You are on page 1of 6

Primeiramente, importante salientar, que o crime um fenmeno social, conforme afirma o professor Heleno Cludio Fragoso, 2004, p.

175:
o crime um desvalor da vida social, ou seja, uma ao ou omisso que se probe e se procura evitar, ameaando com pena, porque -a constitui ofensa (dano ou perigo) a um bem, ou a um valor da vida social. O contedo daquele desvalor social substancialmente dado pelo dano ou exposio a perigo de um bem jurdico.

Ainda sobre o conceito de crime entende -se que tal instituto, composto pela tipicidade, antijuridicidade por fim, pela culpabilidade.

Sobre a tipicidade podemos destacar que o tipo penal o modelo de comportamento proibido, disposto no artigo 1 do Cdigo Penal Brasileiro. Art. 1 - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal Tipo penal o padro de conduta elegido pelo Estado como danoso sociedade, por isso, para segurana so previstos em leis, atribuindo-se a essas condutas, uma sano penal. Como utilizar, o tipo, no dia a dia forense. Para isso, basta exercitar uma comparao se o fato no se enquadra ao tipo previsto em lei , no se cumpre o primeiro dos elementos do crime, concluindo se tratar de um fato atpico, indiferente ao direito penal,. Esse juzo de comparao denominado tipicidade, isto , o ajuste entre o concreto e o abstrato. Uma vez estabelecida a tipicidade , dirige-se o estudo para a anlise da antijuridicidade. A antijuridicidade tem sido compreendida como a relao de divergncia entre certo fato da vida e o ordenamento jurdico. A relao de incompatibilidade que se estabelece entre uma conduta humana e o ordenamento jurdico, que vem a causar leso ou expor a perigo de leso um bem jurdico tutelado. Uma vez confirmada a

ilicitude da conduta, volta -se o estudo para o terceiro elemento do crime a culpabilidade A culpabilidade a reprovabilidade da conduta. O juzo de proibio incidente sobre o comportamento humano tpico e ilcito, individual, diante das peculiaridades do caso real, verificando se em um dado momento, sob circunstncias exgenas e endgenas, a faculdade de agir de outra forma. Aps o exame deste trip, cumpre responder a uma indagao: todo fato tpico, ilcito e culpvel passvel de sano? Em tese sim, desde que no incida as chamadas excludentes. As causas de justificao, ou excludentes, esto dispersas por vrios diplomas legais, utilizaremos como exemplo o artigo 23 do referido Cdigo Penal. As excludentes de ilicitude podem ser classificadas em trs grandes grupos: I. II. III. Situao de necessidade (legtima defesa / estado de necessidade); Atuao do direito (exerccio regular de direito / estrito cumprimento do dever legal); Situao de ausncia de (consentimento do ofendido). inquestionvel interesse, falta de representao

que

de

todas

as

excludentes

apresentadas, a legtima defesa a que provoca intensos debates e maior uso no cotidiano criminal. O ato de legtima defesa se origina, de forma natural no mago do ser humano desde os primrdios dos tempos. At porque a defesa do ser humano e de seu bens, um deles dos mais caros que sua prpria vida, independe de um poder civilizatrio e de uma estruturao social, quase puramente instintivo. Ccero, o grande orador, na orao em favor de Milone, exps com maestria acerca da legtima defesa:
uma lei sagrada, juzes, lei no escrita mas que nasceu com o homem, lei anterior aos legistas, tradio, aos livros, e que a natureza nos oferece gravada no seu cdigo imortal, de onde ns a temos tirado, de onde ns a temos extrado, lei menos estudada que sentida: - num

perigo iminente, preparado pela astcia ou pela violncia, sob o punhal da cupidez ou do dio, todo meio de salvao legtimo.

Legtima defesa Art. 25 Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Enfim, fica para registro os requisitos bsicos da legtima defesa: reao a uma agresso humana, desde de que agresso injusta, atual ou eminente, seja em defesa de direito prprio ou alheio, sempre com uso moderado dos meios necessrios para obstar a ofensa bem com o a clara inteno de defesa que veremos um a um com maiores detalhes a seguir. O primeiro requisito a existncia de agresso injusta, atual ou iminente. Agresso o comportamento humano capaz de gerar leso ou provocar um perigo concreto de leso. No admitindo na legtima defesa, agresso vinda de animal. Neste caso, invoca-se outra excludente, o estado de necessidade. Contudo, se o mesmo animal bravio for utilizado como longa manus por seu dono, ou seja, for utilizado pelo seu dono para gerar agresso a outrem, estaria a, configurada a legtima defesa. Alm da agresso humana imprescindvel que a mesma seja contrria ao direito, ou seja, proibida em lei. A agresso humana injusta e deve ser atual ou iminente. Significa que a mesma dever estar ocorrendo ou prestes a acontecer e nunca j ter cessado. Outro fator importante a ser considerado para a configurao da legtima defesa, que somente pode ser utilizada quando no existir a possibilidade do Estado atuar no momento em que o individuo est sendo agredido ou ofendido no seu direito. A ao de defesa promovida em face da agresso, deve ser praticada com vontade de defesa , ou seja, deve ser a inteno do agredido de se defender ou defender bem jurdico de alheio.

O segundo requisito da legtima defesa diz respeito aos meios necessrios e suficientes repulsa da agresso injusta que est ocorrendo ou prestes a ocorrer. Os meios necessrios alm de suficientes, devem estar disponibilizados no momento da agresso, existindo em todo

caso, a observncia da proporcionalidade entre o bem jurdico que se visa resguardar e a repulsa contra o agressor. Empregar moderadamente os meios necessrios significa utilizar dos meios disponveis, na medida em que so necessrios para repelir tal agresso. Devemos considerar aqui as circunstncias em que ocorreu a agresso, tendo-se em vista a sua gravidade e os meios de que o agente podia dispor. Salienta-se, que a possibilidade de fuga no exclui a legtima defesa sendo recomendada quando possvel, Alm do emprego do meio adequado, imprescindvel que o faa com moderao, afim de no cometer o chamado excesso, punvel em lei. inegvel, que todo e qualquer bem de interesse jurdico, deve ser protegido, no importando se vida, liberdade, patrimnio ou qualquer outro. Como o Estado e seu aparato no esto presentes em absoluto, permitida a interferncia de terceiro, na prote o de bens alheios. Isto significa, no s a possibilidade da defesa prpria, mas tambm a defesa de terceiros.

Estando presentes concomitantemente os referidos requisitos, se estar diante da legtima defesa clssica, que por sinal no a nica espcie.
Legtima defesa antecipada e da honra ;

A antecipao da conduta defensiva, diante de agresso injusta futura e incerta, no foi vista com agrado pela doutrina e Tribunais ptrios, sendo repelida veementemente sua aceitao. J a defesa da honra, sempre utilizada nos chamados crimes passionais ou de traio, por evoluo cultural e social, deixou de ser considerada tese louvvel, principalmente no plenrio do jri. No se admite mais por fora da desproporcionalidade.

Legtima defesa putativa ou imaginria;

a suposio (erro) da existncia da legtima defesa, pairando no mundo do imaginrio do agente. Seus fundamentos so: I. II. III. IV. animus defendendi; considerao errnea do agente de existncia de circunstncia de perigo atual. perigo imaginrio. suposta ofensa injusta.

Legtima defesa sucessiva ;

Em poucas palavras, foi exposta a tese de que o excesso na legtima defesa dever ser punido a ttulo de dolo ou culpa, sendo assim agresso injusta. Exatamente por isso, possvel a repulsa contra esse excesso. Neste diapaso, expe o professor mineiro Rogrio Greco, 2005, p.411/412:
A agresso praticada pelo agente, embora inicialmente legtima, transformou-se em agresso injusta quando incidiu no excesso. Nessa hiptese, quando a agresso praticada pelo agente deixa de ser permitida e passa a ser injusta, que podemos falar em legtima defesa sucessiva, no que diz respeito ao agressor inicial...

Em suma, Legtima defesa uma justificao para uma conduta ilcita, que legitima um ato que seria crim e em sua ausncia. Tecnicamente, um conceito do Direito Penal que pertence s excludentes de ilicitudes, circunstncias que removem a ilegalidade de uma determinada conduta, sem alterar o fato de que o ato previsto em lei (tipo penal). a defesa necessria utilizada contra uma agresso injusta, atual ou iminente, contra direito prprio ou de terceiro que inclui sempre o uso moderado, proporcional e necessrio.

Referncia Bibliogrfica

ARAJO, Luiz Alberto David e Vidal Serrano Nunes Jnior. Curso de Direito Constitucional. 9. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. FERRACINI, Luis Alberto. Legtima Defesa. 1. ed. So Paulo. Led Editora de Direito, 1996. FRAGOSO, Heleno Cludio. Lies de Direito Penal. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. 5. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2005.

You might also like