You are on page 1of 11

PG.

3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 1 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

1. OBJETIVO Nortear a execuo dos trabalhos de instrutoria no desenvolvimento das aes e atividades, considerando efetivada sua seleo (conforme o Procedimento da Gesto Instrutoria/Seleo), com a finalidade de tornar eficiente e eficaz o processo ensino-aprendizagem da Formao Profissional Rural (FPR) e da Promoo Social (PS). 2. DEFINIO A instrutoria um processo educativo, firmado na troca de saberes, baseado no dilogo instrutor-participante, visando a busca conjunta de novos conhecimentos. Segundo a Srie Metodolgica do SENAR/Central a instrutoria atuar em aes de Formao Profissional Rural (FPR) e atividades da Promoo Social (PS), voltadas s pessoas do meio rural, contribuindo para sua profissionalizao, sua integrao na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exerccio da cidadania. A ao da instrutoria inicia na aceitao do documento norteador dos trabalhos para realizao de cada ao / atividade, denominado Termo de Aceite da Proposta de Prestao de Servio (TAPPS). 3. DESCRIO 3.1 Processo da Instrutoria 3.1.1 Instrutor Agente de competncia comprovada, atuando como prestador de servio (pessoa fsica ou pessoa jurdica), que exerce o papel de educador/facilitador, tendo por necessidade usar a metodologia de trabalho adotada pelo SENAR, unindo seus conhecimentos tcnicos ao saber didtico-pedaggico. A partir deste preceito, o instrutor tem por obrigao profissional, manter o padro de qualidade na execuo dos eventos ligados FPR e PS desenvolvidos pelo SENAR/AR-GO.

Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 2 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

3.1.2 Postura profissional desejada do Instrutor a) Exercer suas atividades profissionais com base no Plano Instrucional de FPR ou PS (F-7 ou F-8), elaborado conforme o Contedo Programtico contido no PG 3T03 e em conformidade com a realidade regional. b) Submeter-se s normas do SENAR/AR-GO de preparo continuado para exercer a instrutoria, tais como capacitao metodolgica e atualizao tcnica. c) Apresentar-se pontualmente para cumprimento da jornada diria do trabalho de instrutoria, com observncia dos intervalos previamente combinados com os participantes, quando da elaborao do Contrato Psicolgico, no incio da ao/atividade, conforme orientado no Treinamento em Metodologia do SENAR/AR-GO e a Legislao respectiva vigente. d) Apresentar-se com aparncia e traje adequado ao ambiente de trabalho. e) Estar preparado para Superviso Tcnica e Metodolgica do Departamento Tcnico do SENAR/AR-GO quando ocorrer. Esta Superviso poder ocorrer durante ou aps o evento, onde ser elaborado Relatrio de Superviso da Instrutoria (F6), ficando uma via para o SENAR/AR-GO e outra via para o instrutor. 3.2 Execuo da Ao/Atividade 3.2.1 As Aes/Atividades so inseridas no SISGO/WEB (Sistema Informatizado do SENAR/AR-GO), gerando o calendrio das aes e das atividades com a respectiva escala dos instrutores. 3.2.2 Responsabilidade dos prestadores de servio de instrutoria: a) Buscar constantemente sua escala de trabalho e o Termo de Aceite da Proposta de Prestao de Servio (TAPPS) no SISGO/WEB, principalmente o status do evento antes de se deslocar para o local da ao, ou seja, o evento dever estar confirmado. No caso de no aceitar aplicar a ao/atividade, entrar em contato urgente com o Departamento Tcnico do Senar/AR-GO de modo a possibilitar que seja escalado outro instrutor e a ao/atividade no seja cancelada.

Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 3 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

b) Comunicar ao Departamento de Administrao, o mais breve possvel, alteraes na carga horria do evento a ser aplicado, de maneira a retificar e publicar novo Termo de Aceitao da Proposta de Prestao de Servio (TAPPS). Esta alterao dever ser informada no Relatrio da Ao ou Atividade (F9), nos itens 1.3 e 2, identificando e justificando sua alterao. c) Elaborar e enviar no incio de cada semestre por e-mail Superviso Pedaggica do Departamento Tcnico, o formulrio Plano Instrucional da FPR (F7) ou da PS (F8), referente a cada ao/atividade para anlise e sua aprovao. Aps aprovado a instrutoria dever entregar uma via deste Plano Instrucional, assinado, no Departamento Tcnico do SENAR/AR-GO. d) Retirar no almoxarifado o kit de recursos instrucionais do SENAR/ARGO referente ao curso ou treinamento a ser ministrado. e) Entrar em contato, caso necessrio, com o parceiro responsvel pela organizao do evento. Observao importante: A relao dos parceiros e seus respectivos contatos encontram-se disponvel no site do SENAR/AR-GO (www.senargo.org.br ). f) Antes de o instrutor escalado deslocar-se at o local da ao/atividade, este dever consultar, atravs do Sistema SISGO/WEB, se o nmero de prinscritos constantes do formulrio F2 - Relao de Participantes atinge, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) do nmero planejado/ideal, computados somente aqueles relacionados com todos os dados (nome completo e respectivo documento). Caso no contenha os quesitos acima, o instrutor escalado estar desautorizado a deslocar-se at o local programado. g) Deslocar-se at o local da ao/atividade em tempo hbil, utilizando meio de transporte prprio ou alugado, visando cumprir a carga horria diria planejada, observando-se os intervalos recomendados. h) Iniciar s 08h00min o treinamento/curso objetivando cumprir a programao prevista na TAPPS. Em casos excepcionais, poder haver ajustes na carga horria do evento, mas como citado no item 3.2.2 b), com procedimento prprio. i) Verificar logo que chegar ao local da ao/atividade, a sua adequao execuo do evento e a disponibilidade dos recursos instrucionais essenciais

Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 4 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

execuo do treinamento, conforme previsto no Procedimento da Gesto do Contedo Programtico PG 3T03. j) Verificar se o nmero de participantes presentes no incio/abertura dos trabalhos atingiu, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) do nmero planejado/ideal constante do PG 3T-03 Contedo relativo Ao/Atividade em questo. Observao importante: Neste caso, computam-se os pr-inscritos na F2 e os inscritos no local da ao, desde que sejam pblico do SENAR/AR-GO Ao/Atividade. k) Interromper a realizao do evento nos casos de no ser atingido o percentual acima descrito e/ou por outros motivos que no oferea as condies mnimas de realizao do evento, o que dever ser registrado no Relatrio da Ao ou Atividade - (F9), com o preenchimento do Anexo I, incluindo a assinatura do mobilizador ou dirigente da parceria. Comunicar logo que possvel ao Departamento de Administrao do SENAR/AR-GO. Observao importante: A relao dos pr-inscritos poder conter, a mais, at trs participantes no nmero planejado/ideal de cada ao/atividade. No entanto a realizao do evento poder acontecer, com no mximo dois participantes, alm do nmero planejado por ao/atividade, desde que os recursos instrucionais essenciais sejam suficientes e que estes dois participantes relacionados na Relao de Pr-Inscritos (F-2). l) Elaborar a lista de presena dos participantes na ao/atividade, parte integrante do Relatrio da Ao ou Atividade (F9), anotando as informaes pessoais com base em conferncia no documento individual do participante tambm estejam e tenham perfil adequado para respectiva

Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 5 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

e solicitar ao mobilizador (a) as Fichas de Inscrio dos Participantes (F-1) devidamente preenchida. m) Realizar o Eixo Mobilizador, conforme orientao da Superviso Pedaggica no Treinamento em Metodologia, elaborando o Contrato Psicolgico e o Levantamento de Expectativas com os participantes do evento. Informar aos participantes que devem procurar o seu certificado na sede do parceiro trinta dias aps o trmino do evento. n) Aplicar o treinamento conforme contedo programtico e necessidades dos participantes, com base no formulrio do Plano Instrucional da FPR ou PS (F7 ou F8). A relao dos materiais instrucionais necessrios aplicao do evento est disponibilizada no site do Senar/AR-GO (www.senargo.org.br), conforme o PG 3T03 Contedo Programtico. o) Receber os Supervisores do Departamento Tcnico do SENAR/AR-GO e contribuir para o preenchimento do formulrio do Relatrio de Superviso da Instrutoria (F6). p) Avaliar o treinamento com base no Contrato Psicolgico e Levantamento de Expectativas elaborado inicialmente, conforme orientao da Superviso Pedaggica, no Treinamento em Metodologia. q) Informar de maneira respeitosa aos participantes e ao mobilizador da parceria, quando terminar a ao/atividade, quais foram os participantes aprovados e reprovados, conforme previsto no eixo mobilizador composto pelo Contrato Psicolgico, Levantamento de Expectativas e as condies para Certificao. r) Redigir o formulrio do Relatrio da Ao ou Atividade (F9), conforme orientao do Departamento Tcnico, e anexar as Fichas de Inscrio dos Participantes (F-1) preenchida pelos mobilizadores e revisada pelos instrutores. s) Aplicar questionrios de interesse metodolgico e profissional, propostos pelo Senar/AR-GO, quando for solicitado. t) Em caso de evento interrompido aps o seu incio, o instrutor dever descrever o motivo da interrupo no Relatrio da Ao/Atividade, formulrio F9. A remunerao ao prestador de servio de instrutoria ser no mnimo 50% da carga horria da respectiva ao/atividade. Em casos de eventos interrompidos com carga horria realizada acima de 50% do planejado o Departamento Tcnico far anlise do Relatrio e emitir parecer quanto carga horria a ser remunerada e o possvel retorno do instrutor para concluso do referido evento.
Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 6 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

u) Para receber o pagamento pelo servio prestado, a instrutoria dever entregar todos os documentos abaixo citados, caracterizando o encerramento da ao/atividade: 1. Formulrio do Relatrio da Ao ou Atividade (F9). 2. Ficha de Pr-inscrio/Inscrio dos Participantes (F-1) (previsto no Procedimento da Gesto da Mobilizao). 3. Cpia do Termo de Aceite de Proposta de Prestao de Servio (TAPPS) especfica para o evento realizado e assinado pelo instrutor. 4. Documentao Fiscal, conforme TAPPS, para o pagamento do prestador de servio de instrutoria, preenchida conforme orientao do Senar/AR-GO. 3.3 Advertncia, suspenso e descredenciamento 3.3.1. Advertncia: O instrutor ser advertido, por escrito, quando agir em desacordo com as orientaes estabelecidas pelo SENAR/AR-GO, que constam neste documento e/ou no Contrato de Prestao de Servio elaborado pela Assessoria Jurdica do SENAR/AR-GO. Esta advertncia ser redigida pelo Supervisor da rea Ocupacional respectiva, com endosso do Chefe do Departamento Tcnico do SENAR/AR-GO. A empresa de prestao de servio de instrutoria advertida, com mais de um instrutor prestando servio ao SENAR/AR-GO dever ter o instrutor identificado. Este instrutor, atravs de sua empresa prestadora de servio, poder se justificar, por escrito, para que o Departamento Tcnico possa analisar seu contedo. Caso ocorram trs advertncias ao mesmo instrutor e considerando as justificativas deste sem sustentao, poder acarretar a Suspenso do Contrato de Prestao de Servio, de acordo com entendimento do SENAR/AR-GO.

a)

b)

c)

d)

Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 7 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

3.3.2. Suspenso: a) O Senar/AR-GO ao constatar falha grave de cunho metodolgico, tcnico e ou administrativo, cometido pelo instrutor, poder aplicar Suspenso temporria da contratao do servio da empresa cadastrada. b) A Suspenso dos trabalhos do prestador de servio ser endossada pelo Chefe do Departamento Tcnico do SENAR/AR-GO, aps fundamentao por escrito do Supervisor da respectiva rea Ocupacional. c) A empresa prestadora de servio de instrutoria advertida, para um ou mais instrutores de seu quadro, poder se justificar, por escrito, para que o Departamento Tcnico possa analisar suas ponderaes pelo ocorrido. d) A Suspenso ter a durao necessria para que ocorra uma reavaliao do caso, conforme entendimento do SENAR/AR-GO. Caso no ocorra indicao de sucesso e/ou superao por parte do prestador de servio, poder ocorrer seu descredenciamento. 3.3.3. Descredenciamento: a) A prestadora de servio de instrutoria j advertida ou suspensa temporariamente ser descredenciada (ou no caso de ter mais de um instrutor em seu quadro operacional, ter especificado o profissional) caso reincida em procedimentos que no estejam em conformidade com as orientaes do SENAR/AR-GO. b) Poder ser motivo de descredenciamento: I. Inadequada atualizao Cadastral junto ao SENAR/AR-GO. II. Deixar de realizar, sem justificativa fundamentada, evento de FPR e/ou PS durante seis meses consecutivos. III. Fraudar documentos de prestao de contas ou cobrar por servios indevidamente. IV. Praticar atos eticamente condenveis e gravemente danosos imagem do SENAR/AR-GO e de seus parceiros. V. Outros motivos que interfiram no bom andamento do trabalho no SENAR/AR-GO.

4. OUTROS PROCEDIMENTOS DA INSTRUTORIA

Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 8 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

4.1. Comunicar por escrito ao Departamento Tcnico do Senar/AR-GO, com antecedncia mnima de trinta dias, sua indisponibilidade para atender a escala proposta pela instituio, salvo motivos de fora maior, como por exemplo, doena e bito na famlia. 4.2. A remunerao dos servios prestados pelos instrutores ocorrer por deliberao do SENAR/AR-GO, no estando vinculada a nenhum outro parmetro ou referncia para futuros reajustes. 4.3. Dever ser usado(a) pelo instrutor(a) da empresa prestadora de servio, identificao a ser fornecida pelo SENAR/AR-GO. 4.4. O instrutor somente poder atuar na Ocupao e/ou Atividade para a qual foi credenciado, ratificado pelo Departamento Tcnico do SENAR/AR-GO. 4.5. Nos treinamentos que envolvam o carter ambiental, tais como uso de motosserra ou equivalente ferramenta, a instrutoria dever portar a Declarao de Viabilidade Ambiental elaborada pelo SENAR/AR-GO e emitida pela Agncia Ambiental. 4.6. Caber ao instrutor (a) as seguintes operaes atravs do Sistema de Informaes via internet do SENAR/AR-GO (SISGO/WEB): a) Consultar constantemente o calendrio de eventos inseridos para sua anlise, onde poder selecionar o evento clicando na opo visualizar e verificar os dados do evento, tal como parceiro, nome e telefone do mobilizador, distncia e roteiro ao local da sede do parceiro ao local do evento. Aps o conhecimento de todas as informaes e tendo interesse em prestar o servio de instrutoria o seguinte procedimento dever ser realizado: 1) Marcar na coluna aceite ( direita das especificaes do evento); 2) Clicar no boto Aceite na parte superior da pgina: SIS-GO Web > Consulta Calendrio de Eventos por Instrutor. b) Aps o incio do evento, o instrutor ter a condio de inserir nomes e dados dos participantes inscritos, desde que o evento esteja com o status CONFIRMADO, sendo possvel realizar qualquer alterao na inscrio e cadastro dos alunos. Maiores informaes podero ser obtidas atravs do Manual para uso do SISWEB: Mdulo Instrutor no seguinte endereo: http://www.senargo.com.br , clicando no cone (link) Instrutoria e aps clicando no cone (link) Manuais. c) Alm das informaes obtidas atravs do Manual especificado acima, o sistema orientar o usurio com mensagens destacadas em
Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 9 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

vermelho, auxiliando o uso do SISWEB por inteiro. Maiores informaes podero ser obtidas atravs do email: suporte@senargo.org.br ou pelos fones: (62) 3545 2600 ou 3545 2627. 4.7. O formulrio do Relatrio da Ao ou Atividade (F9) tem como parte integrante o formulrio da Planilha de Avaliao Excel (F10). O preenchimento do formulrio (F10) dever ser realizado apenas pelos (as) instrutores (as) que aplicaro as aes de FPR, e anexando sua impresso junto ao formulrio (F9). 4.8. Os prestadores de servio de instrutoria devero entregar at cinco dias aps a concluso da ao/atividade o Relatrio da Ao ou Atividade (F9), independente de estarem ou no acompanhados da documentao fiscal, conforme citado no Contrato de Prestao de Servio. Isso necessrio para evitar atrasos na emisso dos certificados dos aprovados, para possibilitar o reembolso das despesas efetuadas pelos parceiros na realizao dos eventos e possibilitar o repasse das informaes do nmero de participantes nas aes e atividades no SENAR/AR-GO ao SENAR/Central. 4.9. Os prestadores de servio de instrutoria devem atentar para o cadastramento dos participantes pr-inscritos/inscritos nos eventos, via SISWEB, principalmente para os eventos que terminem no fim do ms. Eventos que encerram dia 30 devem ter os participantes cadastrados at o dia 2 do ms subseqente, informando o nmero total de participantes e o nmero de aprovados nesta ao. 4.10. A entrega da Nota Fiscal e do Termo de Aceite de Prestao de Servio (TAPPS) dever ocorrer, mensalmente e impreterivelmente, dentro de dois perodos, atrelada ao respectivo cronograma de pagamento, como descrito abaixo: a) Do 1 ao 10 dia do ms, com pagamento aprestado para o dia 15 do mesmo ms, ou, se feriado, no primeiro dia til subseqente. b) Do 11 ao 25 dia do ms, com pagamento aprestado para o dia 30 mesmo ms, ou, se feriado, no primeiro dia til subseqente. c) Nota de alerta: No perodo de 26 a 30 de cada ms o Departamento de Administrao no receber Nota Fiscal e nem o Termo de Aceite.

Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 10 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

4.11. Ficar atento para a postagem no correio afim de no ultrapassar o perodo de entrega acima recomendado. 4.12. Os prestadores de servio de instrutoria devero participar de reunio pelo menos uma vez no semestre, para atualizao metodolgica e reviso dos procedimentos da instrutoria, com data a ser informada previamente via SISWEB. 4.13. Os prestadores de servio de instrutoria que possurem terceiro grau ou ensino mdio profissionalizante completo devero constar no cadastro do instrutor o nmero do registro no respectivo Conselho ou entidade vinculada sua profisso. 5. REGISTROS F5 - Avaliao do Evento Pelos Participantes - (FPR - PS) = DESATIVADO; F6 - Relatrio de Superviso da Instrutoria; F7 - Plano Instrucional / FPR; F8 - Plano Instrucional / PS; F9 - Relatrio da Ao ou Atividade - (FPR/PS); F10 - Planilha de Controle de Resultados de Aprendizagem. 6. NATUREZA DA REVISO Dia 26/06/2008: Reviso no item 3.2 - Adequao ao aprimoramento e flexibilizao da mobilizao, e aprovao pelo Conselho Administrativo do Senar/AR-GO. Dia 22/12/2008: Reviso como segue nos itens: 3.2.2 a); 3.2.2 b); 3.2.2 f); 3.2.2 g); 3.2.2 h); 3.2.2 j); 3.2.2 j) Observao importante 3.2.2 k); 3.2.2 m);

Verso 16/01/2009.

PG. 3T02 Rev 02

INSTRUTORIA
Elaborao Aprovao Lauro Lcio Viana Data 23 /10 / 2007 Folha 11 / 11

Dep. Tcnico

Luiz Afonso Angrisani

Retirada do item relativo ao uso do formulrio de Avaliao do Evento pelos Participantes (FPR PS). 3.2.2 o); 3.2.2 p); 3.2.2 q); 3.2.2 r); 3.2.2 s); 4.6 a); 4.6 b). Dia 05/01/2009 - Incluso de novo texto, no item 3.2.2- letra f - com mudana na ordem das letras posteriores. Dia 16/01/2009 Incluso de novo texto, no item 3.2.2-letra t com mudana na ordem das letras posteriores.

Verso 16/01/2009.

You might also like