You are on page 1of 15

APOSTILA

ESTUDANDO SOBRE OS DONS ESPIRITUAIS

Antes de comearmos a dar os passos com vistas ao descobrimento dos seus dons, h quatro condies prvias fundamentais que precisam caracterizar a sua vida. Se voc deixar de fora qualquer uma dessas condies prvias, perceber que muito difcil, se no impossvel, descobrir seus dons.

Condies prvias fundamentais para a descoberta dos dons:

Em primeiro lugar, voc deve ser um cristo de verdade . H pessoas que at freqentam os cultos com certa regularidade, contribuem com dinheiro e at exercem algum cargo Mas jamais entraram em um relacionamento pessoal com o Salvador, que poderamos chamar de nascer de novo. Nesta oportunidade vale a pena revermos o que vem a ser uma autntica converso a Cristo, conforme a Epstola aos Colossenses

Em segundo lugar, voc deve crer nos dons espirituais . Voc precisa crer que Deus lhe outorgou um dom espiritual antes que d incio ao processo de descobrimento. Tambm mister que voc tenha um senso de agradecimento a Deus por haver lhe outorgado algum dom espiritual.

Em terceiro lugar, voc deve estar disposto a esforar -se. Deus lhe deu um ou mais dons espirituais, e isso por alguma razo. H um trabalho que Ele quer que voc cumpra no Corpo de Cristo, uma tarefa especfica para a qual Ele lhe tem equipado. Deus sabe se voc srio quanto a trabalhar para Ele. Se voc estiver disposto a usar seu dom espiritual com vistas glria de Deus, bem como ao bem -estar do Corpo de Cristo, Ele haver de ajuda-lo.

Em quarto lugar, voc deve orar. Antes, durante e depois desse processo, voc precisar orar. Tiago recomendou: Se algum de vs necessita de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente (Tg 1:5). Busque a Deus sincera e intensamente, pedi ndo-lhe orientao. Visto que Deus que voc descubra qual o seu dom espiritual, certamente Ele lhe dar toda a ajuda que voc vier a precisar. Simplesmente pea e confie que Ele o far. Armados com essas quatro condies prvias estaremos prontos para examinar

Os cinco passos necessrios para voc descobrir o seu dom espiritual.


Passo 1: Explore as Possibilidades. Ser difcil voc descobrir um dom espiritual e no saber, de antemo, o que lhe convir procurar. O propsito deste primeiro passo explora r as possibilidades, familiarizar -se o bastante com os dons que Deus deu ao Corpo de Cristo, a fim de que, quando voc descobrir o seu dom seja capaz de reconhecer em que consiste tal dom.

Estude a Bblia. Naturalmente, a fonte bsica de informaes sobre os possveis dons espirituais a Bblia. Estude at que voc se sinta familiarizado com o que a Bblia ensina a respeito dos dons.

Leia. Nunca antes, na histria da Igreja, houve uma literatura to farta sobre os dons espirituais como em nossos dia s.

Procure conhecer pessoas que exeram dons espirituais . Converse com crentes que j tenham descoberto, desenvolvido e estejam usando seus dons. Seja abenoado com a experincia destes irmos.

Passo 2: Experimente o maior nmero possvel de Dons. Voc jamais descobrir se tem talento para jogar boliche enquanto no

experimentar. Voc jamais saber se tem jeito para compor poesias se nunca tentar! H dons difceis de experimentar (como o de martrio, por exemplo!), todavia, a maioria deles no apre senta tal dificuldade. Voc pode fazer experincias com os dons e bom ser que experimente o maior nmero possvel. Um ponto permanente consiste em olhar sua volta para ver que necessidades voc seria capaz de identificar. Em seguida, tente fazer alguma coisa para satisfazer essa necessidade. Procure saber quais as necessidades de outras pessoas e da Igreja local. Descubra onde voc pode mostrar-se til em algum sentido e, ento, entre em ao. Mostre -se disponvel para qualquer ocupao na igreja. Quando voc receber alguma tarefa para realizar, faa -a sob orao. Pea que o Senhor lhe mostre, atravs daquela experincia, se voc tem ou no um dom espiritual compatvel com a experincia.

Passo 3: Examine seus sentimentos. Nosso Deus sabe que se tive rmos alegria no cumprimento de uma tarefa faremos um trabalho melhor do que se no gostssemos da mesma. Logo, parte do plano de Deus consiste em combinar o dom espiritual que Ele nos tem dado com os nossos sentimentos, de tal maneira que se realmente tivermos um dom, haveremos de desfrutar prazerosamente do mesmo.No Salmo 37:4 lemos: Agrada-te do Senhor, e ele satisfar aos desejos do teu corao. Servindo a Deus fielmente teremos a alegria de viver na Sua perfeita vontade.

Passo 4: Avalie a sua eficincia. Visto que os dons espirituais tm em vista cumprir tarefas, no est fora de ordem esperar que os mesmos funcionem. Se Deus lhe deu algum dom, Ele assim o fez porque quer que voc realize algo para Ele, dentro do contexto do Corpo de Cristo. As pessoas espiritualmente dotadas obtm bons resultados. Se voc estiver experimentando um dom e coerentemente descobrir que aquilo que deveria estar acontecendo no acontece, ento

provvel que voc tenha descoberto um outro dos dons espirituais que Deus no lhe deu.

Se voc recebeu o dom ministerial de evangelista, ento as pessoas aceitaro a Cristo regularmente por meio do seu ministrio. Se voc tiver recebido o dom da exortao, ajudar pessoas em seus problemas e ver vidas serem endireitadas. Se voc tiver recebido o dom de curas, pessoas enfermas sero curadas. Se voc tiver recebido o dom da administrao, sua Igreja ser abenoada pelo seu desempenho. Quando dons espirituais autnticos esto em operao, aquilo que se espera que acontea estar acontecendo.

Passo 5: Espere confirmao por parte do Corpo de Cristo.

Se voc julga que possui um dom espiritual e est procurando exerc -lo, mas ningum em sua Igreja pensa assim, ento o mais provvel que voc esteja enganado. Um dom espiritual precisa ser confirmado. Uma pessoa pode sentir alegria em desempenhar uma funo e ainda assim no possuir o dom espiritual respectivo? Sim. Por isso este passo 5 necessrio. Os nossos sentimentos so importantes, mas esto longe de ser infalveis. Talvez voc tenha um profundo desejo de ajudar a outras pessoas, por exemplo. E sinta que Deus o est chamando para o ministrio de aconselhamento, atravs do dom da exortao. Entretanto, se voc est fazendo experincias com o aconselhamento, e verifica que durante um certo perodo de tempo ningum o procura a fim e ser aconselhado, nem

recomenda a seus amigos e parentes que o procurem, nem lhe escrevem notas dizendo o quanto voc os tem ajudado, ento voc ter boas razes para duvidar da validade de seus s entimentos, no que concerne a algum dom espiritual. A confirmao da parte do Corpo serve de confirmao de todos os passos aqui referidos. Na ordem de apresentao, esse passo o de nmero cinco, mas de muitas maneiras o passo mais importante de todos . Os dons espirituais so conferidos para serem usados dentro do contexto do Corpo de Cristo. necessrio, por conseguinte, que os demais membros do Corpo tenham a palavra final na confirmao de seu dom.

Que este estudo possa contribuir com o cresciment o espiritual de vocs!!!

Pr. Anderson Sousa

Teste Dons Espirituais


LEVANTAMENTO DOS DONS ESPIRITUAIS (Teste) INSTRUES 1. Nas pginas seguintes, responda a cada afirmao do Levantamento dos Dons Espirituais utilizando a escala abaixo: 3 = Constantemente, definitivamente certo. 2 = A maioria das vezes, normalmente certo. 1 = algumas vezes, de vez em quando. 0 = Nunca, jamais. 2. Escreva o nmero da sua resposta no quadradinho que corresponde ao nmero da afirmao no Levantamento dos Dons E spirituais, aps preencher todos os quadrinhos da tabela com suas respostas some as colunas e coloque o total acima das respectivas letras. Os trs nmeros maiores sero o resultado do seu teste. 3. Importante: Responda de acordo com o que voc realmente no como quem voc acha que deveria ser, ou gostaria de ser. Estas afirmaes expressam a verdade sobre voc? Qual tem sido a sua experincia? At que ponto estas afirmaes refletem suas tendncias naturais? Questes: ( ) 1. Gosto de organizar pessoas, tarefas e eventos. ( )2. Gostaria de Iniciar igrejas em lugares onde elas no existam. ( )3. Gosto de trabalhar criativamente com madeira, tecido, tinta, metal, vidro ou outros materiais. ( )4. Gosto de desafiar a perspectiva que as pessoas tm de Deus at ravs de variadas formas de arte. ( )5. Posso distinguir com facilidade entre verdade e erro espiritual entre o bem e o mal. ( )6. Normalmente, vejo o potencial das pessoas. ( )7. Comunico o evangelho com clareza e de modo eficaz. ( )8. Acho natural e fci l confiar em Deus para responder s minhas oraes. ( )9. Contribuo, liberalmente e com alegria, para pessoas com necessidades financeiras ou para projetos que requerem verba. ( )10. Gosto de trabalhar na retaguarda apoiando o trabalho dos outros. ( )11. Encaro meu lar como lugar de ministrao s pessoas necessitadas. ( )12. Recebo pedidos de orao de outras pessoas e oro por elas regularmente. ( )13. As pessoas pedem a minha opinio sobre uma passagem ou verdade bblica. ( )14. Consigo motivar pessoas a atingirem um alvo. ( )15. Identifico -me com as pessoas que esto sofrendo, e desejo ajuda -las no processo de restaurao. ( )16. Posso falar de forma a criar convico e mudana nas vidas dos outros. ( )17. Gosto de gastar tempo nutrindo e cuidado das pess oas. ( )18. Consigo comunicar a Palavra de Deus de modo eficaz. ( )19. Freqentemente, as pessoas me procuram para conselho sobre assuntos espiritais ou pessoais. ( )20. Sou cuidadoso, completo e habilitado em administrar detalhes. ( )21. A idia de servir em outro pas ou comunidade muito interessante para mim.

( )22. Tenho habilidade em trabalhar com vrios tipos de ferramenta . ( )23. Gosto de desenvolver e utilizar minhas habilidades artsticas (arte, drama, musica, fotografia, etc.) ( )24. Freqentemente, posso discernir o caracter de uma pessoa baseada apenas nas primeiras impresses. ( )25. Gosto de encorajar e fortalecer aqueles que esto abatidos . ( )26. Procuro, regularmente, oportunidades de construir relacionamentos ntegros com descrentes. ( )27. Tenho confiana na proviso e ajuda continua de Deus, mesmo em tempos difceis. ( )28. Contribuo com mais que o dizimo para que o trabalho do reino de Deus seja realizado. ( )29. Gosto de fazer coisas rotineiras que apoiem o ministrio. ( )30. Gosto de conhecer pessoas novas e de ajuda -las a se sentirem bem-vindas. ( )31. Gosto de passar perodos longos em orao e recebo direo quanto aos assuntos que Deus quer que leve a Ele. ( )32. Recebo informaes do Espirito que no adquiri por meios naturais. ( )33. Posso influenciar pessoas a alcanarem uma viso. ( )34. Consigo apoiar pacientemente aqueles que atravessam experincias dolorosas, enquanto eles tentam (normalizar suas vidas. ( )35. Sinto-me responsvel por confrontar as pessoas com a verdade. ( )36. Tenho compaixo pelos crentes que vacilam na f, e tendo a proteg -los. ( )37. Posso passar tempo estudando, sabendo que a apresentao da verdade far diferena na vida das pessoas. ( )38. Freqentemente, encontro solues simples e praticas no meio do conflito ou confuso. ( )39. Sei esclarecer os alvos e desenvolver estratgias para realiza -los. ( )40. Estou disposto a ter um papel ativo no comeo de uma nova igreja. ( )41. Gosto de fazer (fabricar) coisas para serem usadas no ministrio. ( )42. Ajudo pessoas atravs da expresso artstica a entenderem melhor a si mesmas, seus relacionamentos e a pessoa de Deus. ( )43. Percebo falsidade ou engano antes que seja evidente para outras pessoas. ( )44. Estimulo a esperana nos outros, direcionando -os s promessas de Deus. ( )45. Tenho uma maneira de adaptar o evangelho para que seja relevante s necessidades da pessoa. ( )46. Creio que Deus me ajudar a realizar grandes coisas. ( )47. Administro bem minhas finanas para poder contribuir mais. ( )48. Voluntariamente, assumo tarefas complicadas na igreja para suprir as necessidades dos outros. ( )49. Acredito, verdadeiramente, que o Senhor me envia pessoas. (Ou seja, sou um elo entre as pessoas que necessitam umas das outras.) ( )50. Sou consciente da minis trao aos outros, enquanto oro. ( )51. Sou comprometido e disposto de tempo para leitura e estudo das Escrituras, a fim de entender, mais completamente e com preciso, as verdades bblicas. ( )52. Sei ajustar meu estilo de liderana para que outros faam melhor de si. ( )53. Gosto de ajudar as pessoas que so consideradas inteis ou sem esperana. (casos perdidos) ( )54. Exponho, com ousadia, as tendncias culturais, os ensinos ou eventos que

contradizem os princpios bblicos. ( )55. Gosto de ajudar a pes soa como todo, social, emocional, espiritualmente, etc. ( )56. Presto muita ateno s palavras, frases e os significados das pessoas que ensinam. ( )57. Tenho facilidade de selecionar o modo de agir mais eficaz dentre varias alternativas. ( )58. Posso identificar e usar os recursos necessrios para realizar uma tarefa de forma eficiente. ( )59. Tenho facilidade em adaptar -me aos ambientes e culturas diferentes. ( )60. Posso visualizar como uma coisa dever ser construda antes de faz -la. ( )61. Gosto de encontrar maneiras novas e interessantes para comunicar a verdade de Deus. ( )62. Percebo as coisas certas e erradas nas situaes. ( )63. Tento encorajar as pessoas que precisam dar passos corajosos na sua f, famlia ou vida. ( )64. Convido descrentes a aceitar a Cristo como Salvador. ( )65. Confio em Deus, nas circunstancias onde o sucesso no pode ser garantido somente pelo esforo humano. ( )66. Quero limitar meu estilo de vida para que possa contribuir com um percentual maior da minha renda. ( )67. Vejo um significado espiritual em fazer coisas praticas. ( )68. Gosto de criar um ambiente onde as pessoas no se sintam sozinhas. ( )69. Oro com confiana sabendo que Deus age em resposta orao. ( )70. Tenho discernimento ou simplesmente sei que certas c oisas so verdadeiras. ( )71. Sei estabelecer alvos e organizar pessoas e recursos para alcan -los de forma eficiente. ( )72. Tenho grande compaixo pelas pessoas que sofrem. ( )73. Vejo a maioria das aes como certas ou erradas, e sinto -me na obrigao de corrigir as erradas. ( )74. Posso providenciar s pessoas apoio e ateno em longo prazo. ( )75. Gosto de estudar a Bblia sistematicamente. ( )76. Posso antecipar provveis conseqncias da ao de um indivduo de um grupo. ( )77. Gosto de ajudar organ izaes ou grupos a se tornarem mais eficientes. ( )78. Sei relacionar -me com outras pessoas respeitando as diferenas culturais. ( )79. Honro a Deus com minhas habilidades artesanais. ( )80. Utilizo varias expresses artsticas para comunicar a verdade de Deus. ( )81. Recebo afirmao de outras pessoas quanto confiana em meu discernimento ou percepo. ( )82. Fortaleo aqueles que esto vacilando na f. ( )83. Falo abertamente que sou crente e gosto que as pessoas perguntem acerca de minha f. ( )84. Tenho plena certeza da presena e ao de Deus em minha vida diariamente. ( )85. Fico contente em saber que minha contribuio financeira significativa na vida e no ministrio do povo de Deus. ( )86. Gosto de achar tarefas pequenas para realiza -las, e freqentemente as fao sem ningum pedir. ( )87. Gosto de receber pessoas em minha casa. ( )88. Quando sei de uma necessidade, sinto -me constrangido a orar.

( )89. s vezes sei coisas sobre outras pessoas, sem saber exatamente como obtive tal informao. ( )90. Estimulo outras pessoas a fazerem o melhor de si. ( )91. Posso enxergar alem das deficincias e problemas de uma pessoa, e ver uma vida com a qual Deus se importa. ( )92. Gosto de pessoas honestas e que falam a verdade. ( )93. Gosto de dar direo e apoi o pratico a um grupo pequeno. ( )94. Sei comunicar as Escrituras, de forma que os ouvintes estejam motivados a estudar e aprender mais. ( )95. Dou conselho pratico capaz de ajudar as pessoas que se encontram em situaes difceis. ( )96. Gosto de aprender como as organizaes funcionam. ( )97. Gosto de iniciar novos empreendimentos. ( )98. Tenho jeito para trabalhar com as mos e gosto de fazer isso. ( )99. Sou criativo e tenho imaginao. ( )100. Sei identificar pregaes, ensinos ou comunicao que no ba tem com a verdade bblica. ( )101. Gosto de motivar as pessoas e darem passos de crescimento espiritual. ( )102. Digo aberta e claramente o que Cristo fez por mim. ( )103. Normalmente, desafio s pessoas a confiarem em Deus. ( )104. Contribuo liberalmente devido ao meu compromisso como mordomo de Cristo. ( )105. Sinto-me bem auxiliando as pessoas a fazerem suas tarefas de forma eficiente. ( )106. Fao o que for possvel para que as pessoas se sintam parte do grupo. ( )107. Sinto-me honrado quando algum me pede orao. ( )108. Enquanto leio ou estudo a Bblia, descubro verdades bblicas importantes que beneficiam outros ( no corpo de Cristo. ( )109. Sei expor uma viso de modo que as pessoas queiram fazer parte no empreendimento. ( )110. Gosto de trazer esp erana e alegria s pessoas que se encontram em situaes difceis. ( )111. Proclamo a verdade de Deus, mesmo em lugares onde ela no popular ou aceita. ( )112. Consigo ajudar os desviados a voltarem a Cristo. ( )113. Sei passar s pessoas informaes e habilidade num nvel que seja fcil de compreender e aplicar. ( )114. Posso aplicar verdades bblicas de modo que outros achem prtico e eficaz. ( )115. Consigo imaginar um evento a ser realizado, antecipando os problemas e desenvolvendo formas de resolv -los. ( )116. Posso administrar e supervisionar vrios ministrios da igreja. ( )117. Posso planejar e construir coisas que ajudam a igreja. ( )118. Regularmente, preciso estar a ss para refletir e desenvolver minha imaginao. ( )119. Posso perceber quand o poderes demonacos esto agindo em uma situao ou pessoas. ( )120. Posso desafiar ou repreender as pessoas para estimular o crescimento espiritual. ( )121. Procuro oportunidades para conversar com descrentes sobre coisas espirituais. ( )122. Posso ir em frente, apesar da oposio ou falta de apoio, quando percebo a

bno de Deus sobre um empreendimento. ( )123. Acredito que o Senhor tem me dado recursos em abundncia para que eu possa contribuir mais para a obra do Senhor. ( )124. Estou disposto a utili zar meus talentos (naturais ou adquiridos) para ajudar conforme for necessrio, fazendo -o muita alegria. ( )125. Consigo fazer as pessoas se sentirem vontade em ambientes desconhecidos. ( )126. Freqentemente, vejo resultados especficos como respostas d iretas das minhas oraes. ( )127. Compartilho, confiantemente, meu conhecimento e minhas percepes com os outros. ( )128. Enxergo para onde devemos ir e sei planejar os passos para chegarmos l. ( )129. Gosto de fazer algo prtico por pessoas necessitada s. ( )130. Quando percebo uma situao de pecado, sinto -me compelido a denunci -lo e desafiar as pessoas envolvidas ao arrependimento. ( )131. Gosto de nutrir as pessoas em processo de crescimento espiritual, com pacincia, mas com firmeza. ( )132. Gosto de dar explicao s pessoas sobre coisas que possam faz -las crescer espiritual e pessoalmente. ( )133. Penso em solues de problemas que, normalmente, as pessoas no pensam.

Coloque abaixo as letras das colunas com os trs maiores totais: 1-Letra_________ Dom espiritual_________________________ 2-Letra_________ Dom espiritual_________________________ 3-Letra_________ Dom espiritual_________________________ Resultado: A= ADMINISTRAO B= APOSTOLADO C= ARTESANATO D= COMUNICAO CRIATIVA E= DISCERNIMENTO F= ENCORAJAMENTO G= EVANGELISMO H= F I= CONTRIBUIO J= AUXLIO (SOCORRO)

L= HOSPITALIDADE M= INTERCESSO N= CONHECIMENTO O= LIDERANA P= MISERICRDIA Q= PROFECIA R= PASTOR S= ENSINO T= SABEDORIA

Pergunta: "Como saber qual o meu dom espiritual?" Resposta: No h frmula mgica ou teste para sabermos quais so nossos dons espirituais. O Esprito Santo distribui os dons como Ele mesmo determina (I Corntios 12:7-11). Ao mesmo tempo, Deus no quer que sejamos ignorantes em como Ele quer que ns o sirvamos. O problema que muito fcil que fiquemos to presos idia de dons espirituais que busquemos apenas servir a Deus na rea em que sentimos ter um dom espiritual. No assim que os dons espirituais funcionam. Deus nos chama para servirmos a Ele com obedincia. Ele nos equipar com qualquer dom ou dons que precisarmos para realizar a tarefa ou tarefas que Ele nos chamar a fazer. Identificar nosso dom espiritual algo que podemos conseguir de vrias formas. Testes e avaliaes, nos quais no podemos confiar totalmente, podem, entretanto, nos ajudar a compreender onde pode estar nosso dom. A confirmao por parte de outras pessoas tambm pode dar uma luz quanto ao nosso dom espiritual. Outras pessoas que nos vem servindo ao Senhor podem freqentemente identificar um dom espiritual em uso que ns mesmos no percebemos ou reconhecemos. A orao tambm importante. A nica pessoa que sabe exatamente como somos espiritualmente capacitados o mesmo que nos capacita com dons: o Esprito Santo. Podemos pedir a Deus que nos mostre como somos capacitados, para que possamos melhor usar esses dons espirituais para Sua glria. Sim, Deus chama alguns para serem professores e d a eles o dom do ensino. Deus chama alguns para serem servos e os abenoa com o dom de generosidade. Entretanto, saber especificamente nosso dom espiritual no desculpa para que no sirvamos a Deus em reas fora de nosso dom. ento proveitoso saber que dons espirituais Deus nos deu? Claro que sim. errado se concentrar tanto nos dons espirituais que perdemos outras oportunidades de servir a Deus? Sim! Se formos dedicados, com disposio para sermos usados por Deus, Ele nos equipar com os dons espirituais de que precisamos.

Pergunta: "Como Deus distribui dons espirituais? Ser que Deus vai me dar o dom espiritual pelo qual eu pedir?" Resposta: Romanos 12:3-8 e 1 Corntios 12 deixam bem claro que cada Cristo recebe dons espirituais de acordo com a escolha de Deus. Dons espirituais so distribudos com o propsito de edificao do corpo de Cristo (1 Corntios 12:7; 14:12). O tempo exato de quando essa

distribuio acontece na vida do crente no especificamente mencionado. Muitos acreditam que os dons espirituais so distribudos no momento do nascimento espiritual (no momento de salvao). No entanto, h alguns versculos que aparentam indicar que Deus s vezes distribui esses dons espirituais mais tarde. Tanto 1 Timteo 4:14 como 2 Timteo 1:6 mencionam um dom que Timteo tinha recebido no momento de sua ordenao por profecia . Isso provavelmente indica que um dos presbteros durante a ordenao de Timteo falou sob a influncia de Deus sobre um dom espiritual que Timteo receberia para melhor equip-lo para o seu ministrio futuro. 1 Corntios 12:28-31 e 1 Corntios 14:12-13 tambm nos dizem que Deus (no ns mesmos) quem escolhe os dons. Essas passagens tambm indicam que nem todo mundo vai ter um dom em particular. Paulo diz ao crentes da igreja de Corntios que se eles vo desejar ou cobiar certos dons espirituais, que eles devem deixar de lado sua fascinao com os dons espetaculares ou ostentosos , mas ao invs devem procurar os dons que so melhores para edificar, tais como o dom de profecia (falando a palavra de Deus para a edificao de outras pessoas). Agora, por que Paulo diria para eles com tanta veemncia que desejassem os melhores dons, se eles j tivessem recebido tudo que iriam receber, e no tivesse mais oportunidade nenhuma de ganhar esses melhores dons? Essa passagem pode levar algum a acreditar que como at mesmo Salomo procurou ganhar sabedoria de Deus para poder ser um bom governante de seu povo, que Deus vai nos conceder esses dons dos quais precisamos para podermos trazer grande proveito Sua igreja. Tendo dito isso, ainda verdade que esses dons so distribudos de acordo com a escolha de Deus, no a nossa. Se todo crente de Corntios desejasse fortemente um dom em particular, tal como o dom de profecia, Deus no iria dar esse mesmo dom a todo mundo, s porque assim era o seu desejo. Por qu? Onde estariam todos os outros que so necessrios para servir as outras funes do corpo de Cristo? H uma coisa que extremamente clara: o comando de Deus o que Deus usa para capacitar algum a seguir tal comando. Se Deus nos comanda a fazer algo (tal como testificar, amar os que no so amveis, discipular as naes, etc.), Ele vai nos capacitar para seguir Seu chamado. Alguns podem no ser to dotados em evangelismo como outros, mas Deus comanda todos os crentes a testificar e discipular (Mateus 28:18-20; Atos 1:8). Todos ns somos chamados a evangelizar, quer tenhamos o dom de evangelizao ou no. Um Cristo determinado que deseja aprender da Palavra de Deus e desenvolver sua habilidade de ensinar vai se tornar um professor melhor do que aquele que talvez tenha o dom espiritual de ensinar, mas no o usa. Em resumo, os dons espirituais nos so dados quando recebemos a Cristo, ou eles so cultivados atravs da nossa caminhada com Deus? A resposta os dois. Normalmente, os dons espirituais so dados no momento de salvao, mas tambm precisam ser cultivados atravs de crescimento espiritual. Ser que voc pode ir atrs de um desejo do seu corao e desenvolv-lo em um dom espiritual? Voc pode ir atrs de certos dons espirituais? 1 Corntios 12:31 aparenta indicar que possvel procurar, com zelo, os melhores dons . Voc pode pedir a Deus por um dom espiritual e ser zeloso com ele atravs de sua procura de tentar

desenvolver essa rea. Ao mesmo tempo, se no for da vontade de Deus, voc no vai receber certo dom espiritual, no importa quo ardentemente voc o procure. Deus infinitamente sbio e sabe em quais dons voc vai ser o mais produtivo para o Seu reino. No importa quo dotados somos em um dom ou outro, todos ns somos chamados a desenvolver certas reas mencionadas na lista de dons espirituais.... somos chamados a ser hospitaleiros, mostrar atos de misericrdia, servir uns aos outros, evangelizar, etc.... medida que procuramos servir a Deus com amor, para o propsito de encorajar uns ao outros para a s Sua glria, Ele vai trazer glria ao Seu nome, edificar Sua igreja e nos retribuir (1 Corntios 3:58; 12:31-14:1). Deus promete que quando nos deleitamos nEle, Ele vai nos dar os desejos de nosso corao (Salmo 37:4-5). Isso com certeza incluiria nos preparar para servi-lO de uma forma que vai nos trazer propsito e gratificao.

Pergunta: "Qual a diferena entre um talento e um dom espiritual?" Resposta: H semelhanas e diferenas entre talentos e dons espirituais. Os dois so ddivas divinas. Os dois crescem em efetividade com o uso. Os dois so para ser usados a favor de outras pessoas, no para propsitos egostas. 1 Corntios 12:7 diz que os dons espirituais so dados para beneficiar outras pessoas.... no a ns mesmos. Como os dois maiores mandamentos so para amar a Deus e a outras pessoas, d a entender que talentos devem ser usados para esse propsito. Mas talentos e dons espirituais diferem em para quem so dados e quando. Uma pessoa (independente de sua crena em Deus e Cristo) recebe talento natural como resultado de uma combinao da gentica (alguns tm a habilidade natural para msica, arte ou matemtica) e ambiente (crescendo em uma famlia musical vai ajudar o desenvolvimento do talento em msica), ou simplesmente porque Deus quis favorecer certas pessoas com certos talentos (por exemplo, Bezalel em xodo 31:1-6). Dons espirituais so dados a Cristos pelo Esprito Santo (Romanos 12:3,6) no mesmo tempo que eles colocam sua f em Cristo para perdo de seus pecados. Naquele momento, o Esprito Santo d ao novo crente o(s) dom(ns) espirituais que Ele deseja que aquele crente tenha (1 Corntios 12:11). H trs listas principais de dons espirituais... Romanos 12:3-8 nos d uma lista de dons espirituais: profecia, ministrio de servir (em um sentido geral), ensinar, exortar, generosidade, liderana e mostrando misericrdia. 1 Corntios 12:8-11 faz uma lista dos dons como sendo: a palavra da sabedoria (habilidade de comunicar sabedoria espiritual), a palavra do conhecimento (habilidade de comunicar verdade prtica), f (confiana incomum em Deus), operaes de milagres, profecia, discernimento de espritos, lnguas (habilidade de falar em uma lngua que tal pessoa nunca estudou) e interpretao das lnguas. A terceira lista encontrada em Efsios 4:10-12, que fala de Deus dando a Sua igreja apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Tambm h a pergunta de quantos dons espirituais existem, j que nenhuma lista igual a outra. Tambm possvel que essas listas no sejam completas, que talvez existam dons espirituais adicionais aos que a Bblia menciona. Enquanto o que frequentemente acontece que algum desenvolve seus talentos e depois

direciona sua profisso ou hobby de acordo com esses talentos, dons espirituais for dados am pelo Esprito Santo para a edificao da igreja de Cristo. Com isso, todos os Cristos devem ser ativos em fazer a sua parte na propagao do evangelho de Cristo. Todos so chamados e equipados para serem envolvidos no "desempenho do seu servio" (Efsios 4:12). Todos so dotados para que possam contribuir causa de Cristo por gratido por tudo que Ele tem feito. Ao fazer isso, eles tambm acham satisfao na vida atravs de seu trabalho para Cristo. o trabalho dos lderes da igreja de ajudar a edificar os santos para que sejam mais bem equipados para o ministrio ao qual Deus os tem chamado. O resultado dos dons espirituais ao qual se pretende chegar que a igreja como um todo possa crescer, assim como ser fortificada e unificada pelo que cada membro oferece ao Corpo de Cristo. Para resumir as diferenas entre dons espirituais e talentos: (1) Um talento um resultado de gentica e/ou treinamento, enquanto que um dom espiritual o resultado do poder do Esprito Santo. (2) Qualquer pessoa pode possuir um certo talento, Cristo ou no-Cristo, enquanto que apenas os Cristos possuem dons espirituais. (3) Enquanto talentos e dons espirituais devem ser usados para a glria de Deus e para ministrar uns aos outros, dons espirituais se focalizam nesses servios apenas, enquanto que talentos podem ser usados para objetivos completamente no espirituais.

You might also like