You are on page 1of 24

Educao

28 de fevereiro de 2011

Governo Federal Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica Ministro Wellington Moreira Franco

O Sistema de Indicadores de Percepo Social (SIPS)


O Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) atua como importante agente no cenrio das polticas pblicas. O Instituto assume o compromisso de articular e disseminar estudos e pesquisas, subsidiar a elaborao de planos, polticas e programas governamentais, assessorar processos decisrios de instituies governamentais, alm de cooperar com governos e entidades internacionais no seu campo de atuao. Apesar do imenso leque de aes voltadas para a elaborao de estudos sobre cenrios, o Ipea tem pouca tradio na formulao de dados primrios. O trabalho atual, portanto, possui como benefcio direto o aprimoramento das funes do Instituto dentro da sociedade civil, tornando-se um produtor de dados primrios em nichos especficos de atuao. Esse novo ramo de atividade garantir visibilidade e respaldo ao Ipea, concedendo-lhe maior participao no ciclo de planejamento, implementao e avaliao das polticas pblicas do Pas. Esta pesquisa configura um sistema de indicadores sociais para verificao de como a populao avalia os servios de utilidade pblica e o grau de importncia deles para a sociedade. Logo, permitir ao Estado atuar de maneira mais eficaz e em pontos especficos da complexa cultura e demanda da populao brasileira. O Sistema de Indicadores de Percepo Social (SIPS) tem como finalidade servir um quadro de dados sobre a percepo da populao nas seguintes questes: i) justia; ii) cultura; iii) segurana pblica; iv) servios para mulheres e de cuidados das crianas, v) bancos; vi) mobilidade urbana; vii) sade; viii) educao; e; ix) qualificao para o trabalho. Logo, as anlises dos dados serviro como arcabouo pragmtico para otimizar a eficcia e a eficincia dos investimentos pblicos diante dos servios direcionados a estes fins. A pesquisa servir tanto como indicador essencial para o setor pblico estruturar da melhor maneira suas aes, como tambm uma forma de a sociedade civil entender o que de fato se configura como de interesse comum e quais os fatores mais requisitados ao Estado.

Fundao pblica vinculada Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos.

Presidente Marcio Pochmann Diretor de Desenvolvimento Institucional Fernando Ferreira Diretor de Estudos e Relaes Econmicas e Polticas Internacionais Mrio Lisboa Theodoro Diretor de Estudos e Polticas do Estado, das Instituies e da Democracia Jos Celso Pereira Cardoso Jnior Diretor de Estudos e Polticas Macroeconmicas Joo Sics Diretora de Estudos e Polticas Regionais, Urbanas e Ambientais Liana Maria da Frota Carleial Diretor de Estudos e Polticas Setoriais, de Inovao, Regulao e Infraestrutura Mrcio Wohlers de Almeida Diretor de Estudos e Polticas Sociais Jorge Abraho de Castro Chefe de Gabinete Prsio Marco Antonio Davison Assessor-chefe de Imprensa e Comunicao Daniel Castro URL: http://www.ipea.gov.br Ouvidoria: http://www.ipea.gov.br/ouvidoria

Introduo1
O Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) desenvolveu o Sistema de Indicadores de Percepo Social (SIPS) com o objetivo de captar a opinio e a avaliao da populao brasileira sobre polticas e servios pblicos em diversas reas, como sade, cultura, trabalho, justia, segurana pblica e mobilidade urbana, entre outras. A presente edio se destina a mostrar os resultados do SIPS para a rea de educao. Para tanto, buscou-se captar a percepo atual da populao em relao educao pblica de forma geral e a opinio sobre algumas aes pblicas de educao, entendidas como importantes para uma educao de qualidade. So elas: os Conselhos Escolares, o Programa do Livro Didtico e o Programa da Merenda Escolar. As trs aes especficas so consideradas fundamentais para a garantia de permanncia das crianas na escola, para a qualificao do aprendizado e para o apoio gesto escolar. Em relao ao ensino superior, o SIPS captou a opinio da populao sobre o Programa Universidade para Todos, o ProUni. A construo de indicadores de percepo da populao sobre as polticas e servios pblicos uma forma til aos gestores governamentais na busca pelo aprimoramento das aes do Estado, especialmente na fase de monitoramento de polticas em implementao, a fim de proporcionar maior eficcia e eficincia aos investimentos pblicos. No caso especfico da educao, foi aplicado um questionrio com 21 questes objetivas, para 2.773 pessoas nas suas residncias, em todo o Brasil, no perodo de 3 a 19 de novembro de 2010. A amostra foi definida por cotas, tendo como parmetro a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domiclios (PNAD) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Todos os entrevistados responderam a perguntas sobre a qualidade da educao pblica no Brasil, independentemente de freqentarem a escola ou serem responsveis por alunos. J as questes especficas sobre os programas da Merenda Escolar e Livro Didtico e sobre os Conselhos Escolares se limitaram a captar a opinio de quem se declarou conhecedor do programa especfico, seja como pai, me ou responsvel pelo aluno; como servidor de escola
Este estudo contou com a participao de Jorge Abraho de Castro, Eduardo Luiz Zen e Paulo Corbucci e com os comentrios de Luciana Mendes Santos Servo.
1

beneficiada; ou como conhecedor do programa por outro meio. No caso do ProUni, as perguntas tambm se limitaram a quem se declarou conhecedor do Programa, seja como bolsista; como parente ou conhecido de quem bolsista; ou, ainda, como conhecedor do ProUni por outro meio. Apesar de o questionrio aplicado ter solicitado resposta sobre a forma de conhecimento do programa especfico estudado, a metodologia da amostra no permite fazer inferncias por esses subgrupos, j que buscou captar a opinio da populao como um todo, representativa de cada regio do territrio nacional, alm de diferenas por escolaridade, sexo, etnia, estado civil e renda. Por essa razo, a anlise feita nesta edio no levar em conta a opinio isolada de grupos a partir de diferentes formas de conhecimento dos programas e sim a opinio dos respondentes. Os resultados aqui apresentados so uma anlise inicial dos dados coletados. O prprio nvel de informao de interesse na rea de educao ser aprimorado e ampliado nas prximas edies do SIPS.

1. A populao brasileira percebe que a educao pblica melhorou


Sistemas de avaliao do ensino tm apontado uma evoluo positiva na qualidade da educao no Brasil. O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB), divulgado a cada dois anos pelo Ministrio da Educao (MEC), tem mostrado uma melhora na qualidade da educao nos nveis de ensino avaliados. Numa escala de zero a dez, o IDEB evoluiu, entre 2007 para 2009, de 4,2 para 4,6 em relao aos anos iniciais do ensino fundamental; de 3,8 para 4,0 em relao aos anos finais do ensino fundamental; e de 3,5 para 3,6 em relao ao ensino mdio. O IDEB mede basicamente aprovao e mdia de desempenho dos estudantes em lngua portuguesa e matemtica. Outro estudo divulgado recentemente que apresentou evoluo positiva foi o Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa), da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). Apesar de a pontuao do Brasil ainda estar bem abaixo da mdia dos pases pesquisados2, o relatrio 2009 do Pisa mostrou que o Brasil foi um dos que mais evoluram ao longo da ltima dcada. No ano de 2000, o Brasil tinha 368 pontos no Pisa e, em 2009, chegou a 401, uma diferena positiva de 33 pontos. Entre os pases avaliados, essa evoluo s foi superada no
2

A pontuao de 2009 do Pisa coloca o Brasil na 53 posio no ranking, em uma avaliao de 65 pases.

mesmo perodo pela diferena apresentada nas pontuaes do Chile, equivalente a 37 pontos, e de Luxemburgo, de 38 pontos. Os resultados do Pisa so medidos a partir da aplicao de provas de leitura, matemtica e cincias aos alunos. Os resultados do SIPS sobre a educao pblica no Brasil parecem acompanhar a evoluo dos ndices do IDEB e do Pisa. De modo geral, a percepo de 48,7% dos entrevistados de que a educao pblica melhorou. Para 27,2%, no houve mudanas e 24,2% acreditam que a educao pblica piorou. Apenas 12,1% acham que a educao melhorou bastante. Por outro lado, aqueles que acham que piorou bastante so apenas 13,1% (grfico 1)3 .

Grfico 1: Proporo (%) da opinio dos entrevistados sobre a educao pblica. Brasil, 2010
60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 36,6 um pouco 27,2

48,7%
12,1 bastante

Proporo (%)

27,2% 24,2%
13,1 bastante 11,1 um pouco

Melhorou

Continua igual

Piorou

Fonte: Sips/Ipea

Na anlise pelos recortes analticos propostos na pesquisa, foram identificadas diferenas significativas. Ao considerar o sexo dos entrevistados, a pesquisa revelou que as mulheres so mais crticas que os homens sobre a situao da educao pblica (grfico 2).

As propores utilizadas em todos os grficos deste estudo referem-se somente aos que responderam questo especfica. Os demais dados descritos no texto e no representados por grficos, consideram na proporo calculada as alternativas no sabe (NS) e no respondeu (NR).

Grfico 2: Proporo (%) da opinio dos entrevistados sobre a educao pblica, segundo sexo. Brasil, 2010
100,0 51,0 50,0 21,1 Masculino Piorou Continua igual Feminino Melhorou 27,9 26,9 26,5 46,6

Fonte: Sips/Ipea

Em relao faixa etria dos entrevistados, os mais velhos foram os que apresentaram a menor proporo de respostas positivas, ou seja, que a educao melhorou (44,1%). Para aqueles na faixa de 35 a 44 anos, as avaliaes positivas alcanaram 53,1%. Por outro lado, os jovens de 18 a 24 anos se revelaram como o grupo com a menor proporo de respostas negativas (piorou), apenas 17,5%, ao passo que na faixa de 55 anos ou mais a taxa ficou em 29 % (grfico 3).

Grfico 3: Proporo (%) da opinio dos entrevistados sobre a educao pblica, segundo faixa etria. Brasil, 2010
100,0

51,1 50,0 39,6 23,2 23,9 17,5

48,8

53,1 46,0 44,1 29,0 26,7

23,4 18,2

27,6 29,1

18 a 24 anos 25 a 34 anos Piorou 35 a 44 anos Continua igual 45 a 54 anos Melhorou mais de 54 anos

Fonte: Sips/Ipea

As avaliaes mais positivas por parte de jovens podem estar associadas ampliao do acesso educao bsica, ocorrida nas ltimas duas dcadas, assim como

ampliao do acesso educao superior, por meio de programas como o ProUni, e implementao de aes afirmativas, a exemplo das cotas para ingresso na educao superior. A percepo dos entrevistados, quando desagregada pelo nvel de escolaridade, tambm revelou diferenas significativas, principalmente em relao s respostas negativas. Neste caso, verifica-se que 35,4% dos respondentes com nvel superior completo ou ps-graduao afirmaram que a educao havia piorado, contra somente 21,4% daqueles com escolaridade de 5 8 srie. Por outro lado, 54% dos entrevistados com curso superior incompleto consideraram que a educao teria melhorado, mas somente 43,8% dos que tinham nvel superior ou ps-graduao compartilharam desse entendimento (grfico 4).

Grfico 4: Proporo (%) da opinio dos entrevistados sobre a educao pblica, segundo nveis de escolaridade. Brasil, 2010
100,0

50,0 28,3

47,5 30,2 21,4

48,4

49,8

54,0 43,8 35,4

24,3

24,4 25,8

25,1

20,9

20,8

At 4 srie do 1 grau de 5 a 8 srie do 1 grau Piorou 2 grau completo ou incompleto Superior Incompleto Melhorou Superior Completo e Ps-Graduao

Continua igual

Fonte: Sips/Ipea

Com relao ao quesito cor ou raa dos entrevistados, constataram-se avaliaes mais favorveis entre pretos e pardos, quando comparadas s dos brancos. Isso foi verificado tanto na proporo de respostas negativas (piorou), quanto na de respostas positivas. No primeiro caso, 50,9% dos entrevistados pretos e pardos consideraram que a educao havia melhorado, enquanto avaliao feita por 46,4% dos entrevistados que se autodeclararam brancos (grfico 5).

Grfico 5: Proporo (%) da opinio dos entrevistados sobre a educao pblica, segundo cor ou raa. Brasil, 2010
100,0

50,0 26,6 27,0

46,4 26,9

50,9

22,2

Branca Piorou Continua igual Negra Melhorou

Fonte: Sips/Ipea. Nota: Foram excludos da anlise os entrevistados que declararam sua cor ou raa como amarela e como indgena, visto que o nmero de respondentes foi muito pequeno (abaixo de 40 entrevistados).

Quando a anlise considera o nvel de renda dos entrevistados, observam-se diferenas nas respostas, especialmente as negativas. O grfico 6 mostra que apenas 19,3% dos entrevistados com renda de at dois salrios mnimos (SM) consideraram que a educao havia piorado, entendimento compartilhado por cerca de um tero (34,2%) dos entrevistados com renda acima de 10 SM a 20 SM. Este segmento tambm apresentou a menor proporo de avaliaes positivas (43,4%).

Grfico 6: Proporo (%) da opinio dos entrevistados sobre a educao pblica, segundo nveis de renda. Brasil, 2010
100,0

49,5 50,0 31,2 25,2 25,9 19,3

48,8

49,2 43,4 34,2 26,6 24,2 29,3 22,4 23,9

46,7

At 2 SM Mais de 2 a 5 SM Piorou Mais de 5 a 10 SM Mais de 10 a 20 SM Continua igual Melhorou Acima de 20 SM

Fonte: Sips/Ipea

Os grupos de menor renda e escolaridade, assim como pretos e pardos evidenciaram percepes mais favorveis em relao situao da educao pblica, visto que tiveram menor proporo de respostas negativas e maior incidncia de respostas positivas. possvel que tais percepes, assim como a opinio dos mais jovens, tambm estejam relacionadas com a ampliao do acesso educao formal, que resultou em significativa reduo das desigualdades educacionais.

2. Regies Sudeste e Sul veem menores melhoras na educao


Quando se desagregam os dados pelas grandes regies brasileiras, verifica-se que o maior ndice de percepo positiva foi registrado no Centro-Oeste, enquanto o menor coube ao Sudeste, conforme mostra o grfico 7.

Grfico 7: Proporo (%) da opinio dos entrevistados sobre a educao pblica, segundo regies, 2010
100,0

62,9 56,2 50,0 39,6 42,9 36,1 23,9 17,5 18,8 18,2 14,7 19,0 40,0 29,1 26,7 54,3

Sul Sudeste Piorou Centro-Oeste Continua igual Nordeste Melhorou Norte

Fonte: Sips/Ipea

Chama a ateno a elevada proporo de respondentes que afirmaram que a educao na regio Sudeste piorou: 36,1%. O maior ndice de percepo de melhora na educao no Centro-Oeste, no Nordeste e no Norte, e o menor ndice no Sul e no Sudeste podem ser uma evidncia de que foram ampliados os investimentos nas trs primeiras regies, j que justamente l onde se encontram os piores indicadores educacionais do Pas. A percepo da populao corroborada, em parte, pelos nmeros do IDEB, que apontam as regies Centro-Oeste, Nordeste e Norte como as que mais tiveram evoluo

positiva na educao, talvez por partirem de um patamar mais baixo. De 2005 a 2009, a mdia de evoluo do IDEB relativo aos primeiros anos do ensino fundamental foi de 26% nos estados do Centro-Oeste, 37% nos estados do Nordeste e 22% nos estados do Norte. J no Sul, a mdia de evoluo percentual do IDEB para essa faixa foi de apenas 15% e, para o Sudeste, de 19%.

3. Entrevistados do Norte e Nordeste reclamam da qualidade e quantidade dos alimentos servidos na merenda escolar
Os dados que apresentam maior relevncia na anlise na percepo da populao sobre a merenda escolar 4 so aqueles relativos qualidade e quantidade dos alimentos servidos aos alunos. De modo geral, a qualidade das refeies foi avaliada positivamente (como boa ou muito boa) por 59,5% dos respondentes. Em torno de 28,1% acham a qualidade dos alimentos regular e 12,4% a consideraram ruim ou muito ruim. Apesar da avaliao positiva, h diferenas significativas de avaliao se consideradas as grandes regies brasileiras, conforme mostra o grfico 8.

Grfico 8: Proporo (%) das opinies dos entrevistados a respeito da qualidade dos alimentos servidos na merenda escolar. Brasil e regies, 2010
100,0 100,0 75,8 65,5 59,5 50,0 28,1 12,4 Brasil Ruim Regular Boa Sul Sudeste Ruim Centro-Oeste Regular Nordeste Boa Norte 16,7 7,5 20,6 13,9 4,1 50,0 25,0 13,9 47,0 39,1 21,7 39,7 38,6

70,9

Fonte: Sips/Ipea

Os dados revelam que a avaliao da populao do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste sobre a qualidade da merenda escolar servida aos alunos est acima da mdia nacional, com percepo de qualidade boa atingindo respectivamente 75,8%, 70,9% e
Em torno de 58% do total de entrevistados afirmaram conhecer o Programa de Merenda Escolar e responderam as questes relacionadas.
4

10

65,5%. J no Norte e no Nordeste, o ndice de avaliao positiva de apenas 39,1% e 38,6%, respectivamente. Nessas duas regies, a resposta mais significativa foi a que considerou regular a qualidade da merenda, opinio de 39,7% e 47% dos respondentes, respectivamente. Chama ateno a proporo de respondentes que avaliaram como ruim a qualidade da merenda servida aos alunos no Norte do Brasil: 21,7%. Os entrevistados tambm foram questionados sobre a quantidade de alimentos oferecida e, novamente, observam-se diferentes percepes de acordo com as regies do Brasil, conforme o grfico 9:

Grfico 9: Proporo (%) das opinies dos entrevistados quanto quantidade dos alimentos servidos na merenda escolar. Brasil e regies, 2010
100,0 100,0 86,7 74,3 67,3 73,2

50,0 28,0

50,0 22,3 4,7 11,3 2,0 Brasil Sul Suficiente Sudeste Muito pouca Centro-Oeste Pouca 3,4 4,1 22,7 7,3

46,3 46,3

44,3 47,4

8,3

Muito pouca Pouca

Nordeste Suficiente

Norte

Fonte: Sips/Ipea

No Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, a maioria absoluta dos respondeste avaliaram como suficiente a quantidade de alimentos servidos na merenda escolar. J no Norte e no Nordeste, este ndice foi de apenas 47,4% e 46,3%, respectivamente. J os que consideram pouca a quantidade de alimentos servidos aos alunos somaram 11,3% no Sul do Brasil, 22,3% no Sudeste e 22,7% no Centro-Oeste. No Norte e no Nordeste, o ndice bem maior, com mais de 50% dos respondentes com a percepo que a quantidade de alimentos servida nas escolas pouca ou muito pouca. Outra questo avaliada em relao merenda escolar foi a percepo da populao quanto ao efeito do programa no rendimento escolar dos alunos. Em geral, o efeito do Programa da Merenda Escolar no teve avaliao to satisfatria, pois menos de 43% reconheceram que o efeito do programa pode ser considerado bom ou muito bom, enquanto cerca de 17% o consideraram ruim para o rendimento dos alunos.

11

Quando se analisam as respostas segundo as categorias selecionadas, verifica-se maior discrepncia entre homens e mulheres. Enquanto 46% das mulheres atriburam conceito bom, os homens com essa opinio somaram pouco menos de 38%. A proporo de avaliaes positivas maior entre os entrevistados com escolaridade at a 8 srie (44,5%), do que entre os formados em nvel superior ou ps-graduao (38%). Tendncia ainda mais acentuada foi delineada em funo da renda do respondente. Enquanto 46% das pessoas com renda de at 2 SM consideraram que o programa tem efeito bom ou muito bom sobre o rendimento do aluno, apenas 34% dos respondentes na faixa com renda acima de 20 SM tiveram percepo semelhante. As diferenas observadas nas variveis renda e escolaridade parecem indicar que os grupos com maior carncia e dificuldades sociais do mais importncia ao papel da merenda escolar no desempenho dos alunos, se comparados aos grupos sociais de maior poder aquisitivo e escolaridade. Com relao ao futuro do Programa da Merenda Escolar, inequvoca a predominncia do entendimento de que este deva ser ampliado, uma vez que 66% dos respondentes optaram por essa alternativa. Outros 32% entendem que o programa deveria ser mantido.

4. Programa do Livro Didtico bem avaliado pelos entrevistados


Na ltima dcada, o Brasil alcanou a universalizao do atendimento do Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD) para os alunos matriculados nas escolas pblicas de ensino fundamental e de ensino mdio do Pas. At 2002, s os alunos do ensino fundamental recebiam os livros didticos. A partir de ento, o programa foi ampliado gradativamente, passando a atender os alunos do ensino mdio. Em 2008, chegou aos alunos do Programa Brasil Alfabetizado, com a criao do Programa Nacional do Livro Didtico para a Alfabetizao de Jovens e Adultos (PNLA) e, a partir de 2009, est em implantao o PNLD-EJA que visa atender todos os alunos da Educao de Jovens e Adultos.

12

Esses avanos recentes parecem se refletir na percepo dos entrevistados5 que dizem conhecer o Programa do Livro Didtico, com predominncia absoluta de percepes positivas em relao aos itens avaliados. O SIPS investigou a percepo da populao sobre a quantidade de livros didticos distribudos, o estado de conservao dos exemplares, os contedos e mtodos utilizados e a qualidade da encadernao e impresso grfica. Os resultados esto no grfico 10.

Grfico 10: Proporo (%) das opinies dos entrevistados quanto quantidade (A), conservao (B), aos contedos (C) e qualidade da encadernao e impresso grfica (D) dos livros didticos, segundo sexo. Brasil, 2010

(A) Quantidade de livros distribuidos


100,0 100,0

(B) Conservao dos exemplares

59,9 50,0 42,9 48,3 32,6 18,6 8,7 Masculino Muito pouca Pouca Feminino Suficiente 7,4 Masculino Ruim Regular Feminino Boa 49,7 50,0 31,7 22,0 26,0 52,0

(C) Contedo e mtodos utilizados


100,0 100,0

(D) Qualidade da encadernao

Fonte: Sips/Ipea
67,4 60,1 50,0 31,2 23,5 8,7 Masculino Ruim Regular Feminino Boa 9,1 Masculino Ruim Regular Feminino Boa 6,1 7,7 50,0 31,2 23,4 68,9 62,7

Fonte: Sips/Ipea Em torno de 68% do total de entrevistados afirmaram no conhecer o Programa do Livro Didtico. Neste grupo, destacam-se as pessoas que tem at a 4 srie do ensino fundamental e as pessoas com 55 anos ou mais de idade. Em ambas as categorias, mais de 80% responderam que no conhecem o programa.
5

13

Todas as questes tiveram predominncia de percepes positivas sobre os itens pesquisados. Apenas na pergunta sobre a quantidade de livros distribudos, houve um nmero expressivo, cerca de 45%, que considerou pouca ou muito pouca, sendo que os homens so mais crticos. Na questo sobre o estado de conservao dos exemplares, tambm foi expressivo o nmero de respostas que o consideraram apenas regular (31,7%, homens) e ruim (22%, mulheres). Alm das questes acima, tambm foi perguntado sobre o futuro do programa. Neste caso, cerca de 64% opinaram que deveria ser ampliado, enquanto outros 34% responderam que deveria ser mantido. Somente em relao varivel idade houve discrepncia significativa entre a primeira e a ltima faixa etria. No primeiro caso, 75% afirmaram que o programa deveria ser ampliado, contra apenas 46% do grupo com 55 anos ou mais de idade.

5. Maioria dos entrevistados desconhece existncia dos Conselhos Escolares


Os conselhos escolares so constitudos por representantes de pais, estudantes, professores, demais servidores da escola e membros da comunidade local. Cabe ao rgo acompanhar a gesto administrativa, pedaggica e financeira da escola. A implantao de conselhos escolares uma das metas do Plano Nacional de Educao e visa cumprir a Constituio de 1988 e a Lei de Diretrizes de Base da Educao, que preconizam uma gesto democrtica do ensino. Seu perfeito funcionamento visto como importante para assegurar a qualidade do ensino, j que os resultados do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep) tm mostrado um desempenho mdio melhor dos alunos matriculados em escolas que contam com conselhos escolares, em relao ao de alunos matriculados em escolas sem conselhos. Apesar dessa importncia, o Sips revelou que 71% da populao brasileira desconhece a existncia dos conselhos escolares. O desconhecimento maior entre pessoas de 55 anos ou mais e entre aqueles com escolaridade at a 4 srie do ensino fundamental, em ambos os casos, acima de 80%. Em seguida, aparecem os respondentes com renda de at 2 SM, com 76% do total. O grfico 11 mostra os ndices segundo a escolaridade dos entrevistados da pesquisa.

14

Grfico 11: Proporo (%) da populao que desconhece a existncia de Conselhos Escolares, segundo nveis de escolaridade. Brasil, 2010
100 71 100 82 70 65 62 51 50 50
34,7 28,8 28,8 #DIV/0!

Brasil

At 4 srie do 1 grau de 5 a 8 srie do 1 grau 2 grau completo ou incompleto Superior Incompleto Superior Completo e PsGraduao

Desconhecem

Desconhecem

Fonte: Sips/Ipea

A despeito de existirem outras modalidades, no abordadas pelo Sips, de participao dos pais e da comunidade na vida escolar, o baixo conhecimento sobre os conselhos escolares parece indicar duas hipteses que demandariam maior investigao. A primeira que h baixa participao dos pais e da comunidade na gesto administrativa, financeira e pedaggica das escolas. De fato, o elevado grau de desconhecimento da populao acerca da existncia dessa instncia da gesto escolar corrobora depoimentos sobre as dificuldades encontradas pelas escolas para viabilizar uma gesto mais democrtica e participativa, mediante o engajamento de pais e responsveis. A segunda hiptese, por outro lado, de que pode haver a resistncia de algumas escolas para criar, manter, fortalecer ou dar relevncia prtica aos conselhos escolares. Uma ou outra hiptese sendo verdadeira, haveria claramente prejuzos busca de maior qualidade na educao. Apesar de os conselhos apresentarem baixa visibilidade social, 91% daqueles que afirmaram saber da existncia deles reconhecem que so importantes ou muito importantes para a fiscalizao da aplicao dos recursos financeiros da escola. Tendncia semelhante e ainda mais acentuada foi identificada em relao ao acompanhamento das questes pedaggicas pelos conselhos escolares. Nesse caso, cerca de 94% consideraram esta funo importante ou muito importante (grfico 12).

15

Grfico 12: Proporo (%) das opinies dos entrevistados quanto atuao dos conselhos escolares na fiscalizao da aplicao de recursos financeiros e no acompanhamento das questes pedaggicas. Brasil, 2010
100,0

54,0 50,0 37,0

49,4

45,2

9,0 Fiscalizao dos recursos financeiros Pouco Importante

5,4 Acompanhar questes pedagogicas Muito Importante

Importante

Fonte: Sips/Ipea

Em relao funo de acompanhar o rendimento escolar dos alunos, houve menor aprovao por parte dos respondentes. Dos entrevistados, 54,2% consideraram que o desempenho desta funo tem sido bom, ao passo que 30,5% afirmaram ser regular, e 15,2% consideraram ruim (grfico 13).

Grfico 13: Proporo (%) da opinio dos entrevistados quanto atuao dos conselhos escolares no acompanhamento do rendimento dos alunos e da atuao da direo e de servidores. Brasil, 2010
100,0

54,2 50,0 30,5 15,2 Acompanhar rendimento dos alunos Ruim Regular 16,5 30,3

53,2

Acompanhar direo e servidores Boa

Fonte: Sips/Ipea

16

O fraco vnculo que os respondentes observam em relao contribuio dos conselhos escolares para o rendimento dos alunos pode ser explicado pela baixa percepo da ligao direta que h entre a boa gesto da escola e o rendimento particular de cada aluno. Pode significar tambm que os conselhos escolares tm se dedicado mais gesto administrativa e financeira da escola, e menos as aes de acompanhamento dos estudantes, como a freqncia e o combate evaso escolar, por exemplo. A ltima questo relativa aos conselhos escolares versou sobre o seu papel no acompanhamento da atuao da direo e dos demais servidores da escola. A distribuio dos respondentes foi similar do item anterior, com 53,2% de avaliaes positivas.. Em seguida, com 30,3%, aparecem os que optaram pelo conceito regular e, por fim, 16,5% declararam que essa atuao era ruim.

6. Maioria pede ampliao do ProUni, mas no quer expandir as isenes de impostos das instituies de ensino privadas
Dentre os programas especficos na rea de educao abordados pelo Sips, o Programa Universidade para Todos (ProUni) apresentou a maior visibilidade social, com 61% dos entrevistados afirmando conhec-lo. provvel que o maior conhecimento da populao em relao ao ProUni esteja relacionado contnua exposio desse programa pela mdia, em especial pela televiso, j que um dos carros-chefe da poltica educacional do governo brasileiro (atual e anterior). De fato, 80% dos que afirmaram conhecer o programa no eram bolsistas nem parentes ou amigos de alunos beneficiados pelo programa. A primeira pergunta sobre o ProUni foi sobre o nmero de vagas disponveis. Verificou-se que houve preponderncia das respostas que consideram a quantidade de vagas ofertadas insuficiente (muito pouca e pouca), 84,2% do total. Outros 15,8% avaliaram como sendo suficiente (boa) (grfico 14).

17

Grfico 14: Proporo (%) da opinio dos entrevistados quanto quantidade de vagas oferecidas e avaliao dos critrios de seleo do ProUni. Brasil, 2010
100,0 100,0

64,4 50,0 50,0 27,3 19,8 15,8

40,0 32,7

Quantidade de vagas oferecidas Muito Pouca Pouca Suficiente

Avaliao dos critrios de seleo Ruim Regular Bom

Fonte: Sips/Ipea

Cabe ressaltar que, quando a anlise considera a faixa etria do entrevistado, apenas aqueles com 55 anos ou mais apresentaram diferenas significativas em sua avaliao: 68% dos entrevistados nessa faixa etria consideraram o nmero de vagas ofertadas insuficiente. Outro destaque refere-se varivel renda: 67% dos entrevistados com renda acima de 20 SM tiveram posicionamento semelhante ao dos entrevistados com idade superior a 55 anos. Os critrios utilizados para seleo de candidatos foram considerados regulares por 40% do total de respondentes que conhecem o programa, o que configurou maior frequncia de resposta. Em seguida, aparecem aqueles que os avaliaram como bons (32,7%), enquanto 27,3% afirmaram que os critrios so ruins. Apesar de os respondentes terem conhecimento do ProUni, 21% daqueles com 55 anos ou mais no souberam opinar sobre os critrios utilizados pelo programa, enquanto o ndice de absteno entre os jovens de 18 a 24 anos foi de apenas 6%. A absteno entre os menos escolarizados tambm se mostrou elevada (18%), assim como entre os grupos de menor e maior renda, respectivamente, 16% e 15%. Sobre a iseno de impostos recebida pelas instituies privadas de ensino superior, 37,7% declararam que ela deveria ser mantida em sua forma atual (grfico 15). A alternativa de ampliao foi escolhida por 27,3%, enquanto os demais se dividiram entre a extino (16,3%) e a reduo (18,6%) da iseno. Mais de 70% dos

18

entrevistados, portanto, entendem que no poderia haver ampliao de isenes de impostos para instituies privadas de ensino superior.

Grfico 15: Proporo (%) da opinio dos entrevistados quanto continuidade do ProUni e iseno de impostos. Brasil, 2010
100,0 73,4

50,0 24,0 16,3 1,6 ProUni deve ser: Extinto Reduzido 0,9 18,6

37,7 27,3

A iseno de impostos deve ser: Mantido Ampliado

Fonte: Sips/Ipea

Existem diferenas significativas de opinio sobre a iseno de impostos, de acordo com a renda dos entrevistados. Entre os da faixa de menor renda, 29% defenderam a ampliao, ao passo que, entre os de maior renda, apenas 11% compartilharam deste entendimento. O segundo segmento tambm foi o que apresentou maior proporo de respondentes que defenderam a manuteno da iseno (44%), ou a sua extino (25%). Finalmente, perguntou-se sobre qual encaminhamento deveria ser dado ao ProUni (grfico 15). Para a maioria, o Programa deveria ser mantido (24,0%) ou ampliado (73,4%).

Consideraes finais
A percepo da populao sobre a educao mediada por inmeros fatores, entre eles, a prpria experincia e histrico educacional; as expectativas criadas em relao educao dos filhos e ao acompanhamento da vida escolar de crianas e jovens; a viso sobre como deveria ser o ensino nas escolas; a formao de uma opinio geral a partir daquilo que divulgado nos meios de comunicao, entre outros. Assim, a opinio da populao sobre as polticas de educao agrega questes relacionadas

19

experincia pessoal, s expectativas de atendimento e s informaes recebidas por diferentes meios. Dessa forma, a percepo geral de que a educao no Brasil melhorou, observada do ponto de vista de quem beneficirio ou potencial beneficirio das polticas pblicas de educao, construda tanto pela experincia no uso ou contato com os diferentes sistemas educacionais, quanto por meio das informaes recebidas pela comunidade e meios de comunicao. A prpria divulgao de avanos positivos nos ndices que medem a qualidade do ensino, aqui citados o IDEB e o Pisa, faz parte da formao dessa percepo na populao. Olhando esses indicadores, por exemplo, vemos que os avanos percebidos pela populao se situam na percepo de melhoras num sistema educacional que est num patamar ainda baixo em termos de qualidade, quando posto em comparao com pesquisas de amplitude internacional. Uma informao importante, partindo da percepo da populao de que a educao melhorou mais nos estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste que nos do Sul e do Sudeste, que pode estar havendo uma estagnao ou diminuio do ritmo de avano da qualidade da educao em regies brasileiras onde os ndices so melhores, mas ainda inferiores aos patamares internacionais de qualidade. Outra constatao o baixo ndice de conhecimento da populao sobre os temas avaliados, especialmente o Programa do Livro Didtico e os Conselhos Escolares. Os maiores ndices de desconhecimento se relacionam com o nvel de escolaridade dos entrevistados. Outras variveis, tais como idade e renda, tambm se mostraram significativas para a explicao desses elevados ndices de desconhecimento, bem como a diferena entre homens e mulheres. Em mdia, o nvel de conhecimento das mulheres sobre os temas avaliados foi aproximadamente 10 pontos percentuais maior que o verificado entre os homens. Essa diferena de gnero no nvel de conhecimento sobre temas educacionais pode ser explicada, de acordo com a literatura especializada, pelo fato de as mes estarem mais atentas vida escolar dos filhos. Nesse sentido, urge a demanda por polticas pblicas que incentivem maior engajamento dos homens na vida escolar de seus filhos, dado que a percepo dos jovens acerca dos estudos fortemente influenciada pelo habitus cultural de seus familiares. De todo modo, o baixo conhecimento da populao em relao a um programa de envergadura, como o do Livro Didtico, que j est universalizado, pode indicar a persistncia de um alheamento das famlias em relao vida escolar de seus filhos. No caso dos Conselhos Escolares, que so instncias representativas, resta claro que as 20

polticas pblicas de educao devem incentivar o envolvimento familiar, por meio destes organismos, at como forma de retroalimentao para a melhoria dos demais programas governamentais na escola. Ademais, preciso refletir at que ponto a percepo acerca dos programas escolares pode contribuir para a construo de comunidades envolvidas com o processo de escolarizao das crianas, especialmente as mais pobres, j que aes como a distribuio gratuita de livros didticos e o fornecimento de uma merenda escolar suficiente e de qualidade constituem-se em importantes elementos para a manuteno dessas crianas no ambiente escolar e para o avano da qualidade do ensino pblico no Pas. Tal considerao se fundamenta na viso de que comunidades empoderadas podero ajudar a elevar a nveis superiores a qualidade da educao no Brasil, dada a histrica experincia dialgica de crescimento da qualidade do ensino nos pases que se situam nas melhores posies do ranking do Pisa.

21

Metodologia
A tcnica amostral utilizada para a confeco da pesquisa pode ser denominada como amostragem por cotas, visando assim, representatividade e operacionalidade.

Margem de erro Foram entrevistadas 2.770 pessoas nas cinco regies do Pas. A tcnica de amostragem por cotas consistiu em dimensionar o tamanho da amostra, de modo a garantir a margem de erro geral (nvel nacional) de 1,86%, considerando um nvel de confiana de 95%, com p = 0,5, dado a heterogeneidade das regies brasileiras. A margem de erro mxima por regio 5% e p = 0,7, mantendo-se o mesmo nvel de confiana. A fim de isolar o erro amostral proveniente das variveis que acredita-se terem grande variabilidade, as seguintes variveis foram controladas: idade, sexo, escolaridade, renda, UF, regio metropolitana (RM) e no-RM e porte do municpio. O controle foi realizado atravs das cotas, de forma que se manteve a composio da populao na distribuio percentual daquelas variveis. Mantendo-se essa composio, a variabilidade da amostra nesses quesitos igual da populao. Esse controle possibilita maximizar as estimativas e se obter uma margem de erro de 5%, com nvel de confiana de 95%, para os nveis do Brasil e das grandes regies.

Acesso ao entrevistado As entrevistas so realizadas com pessoas fsicas nas residncias, de modo a obter as informaes diretamente das famlias, segundo seu local de moradia.

Distribuio e dimensionamento da amostra Inicialmente, foi calculado o nmero de entrevistas necessrio de forma a garantir um nvel mnimo de confiana de 5% para cada regio do territrio nacional, mantendo-se tambm a proporcionalidade existente. Em seguida, a amostra de cada regio foi dividida proporcionalmente entre os respectivos estados. Por sua vez, as amostra estaduais foram dicotomizadas entre metropolitana e no metropolitana. A partir da, os municpios que compem a amostra final foram selecionados, contemplando-se municpios autorrepresentativos, mdios e pequenos. Na seleo, procurou-se representar cada estado espacialmente, ao mesmo tempo em que se buscou garantir operacionalidade das rotas.

22

23

24

You might also like