You are on page 1of 22

Introduo

Mecnica a parte da fsica que estuda os movimentos dos corpos, tanto em movimento quanto em repouso. No de hoje que o homem procura explicaes para os fenmenos ocorridos na natureza, essa busca vem desde a Antiguidade, principalmente no que diz respeito explicao para os movimentos que os corpos executam. Talvez seja por isso que a mecnica o ramo de estudo mais antigo da fsica. Homens famosos como Aristteles, Galileu, Ptolomeu foram alguns dos muitos cientistas que estiveram na busca por explicaes sobre os movimentos, alm de serem os responsveis por estabelecer muitas das leis que hoje conhecemos.

A mecnica em si estuda os seguintes movimentos: Movimento uniforme e uniformemente variado; Movimento circular; Lanamento vertical e oblquo. Ela, alm de estudar esses movimentos que acontecem diariamente, busca a explicao para as suas ocorrncias, fazendo anlises das foras que atuam sobre os corpos em repouso ou em movimento. Essa a dinmica, uma parte da mecnica que tem como principal estudo a explicao de como um corpo em repouso capaz de entrar em movimento e como possvel alterar o estado de movimento de um corpo. Para o desenvolvimento do estudo da mecnica, bem como o de todas as outras reas de estudo, necessrio ter o domnio dos conceitos de vetor e suas caractersticas (mdulo, direo e sentido) e a compreenso e diferenciao entre grandezas escalares e vetoriais.

Introduo a Cinemtica

Cinemtica a parte da fsica que estuda o movimento sem se preocupar com os motivos (fora) que originam esse movimento. As foras so estudadas na dinmica. Para chegarmos ao estudo da dinmica teremos que organizar informaes sobre a posio, o deslocamento, o espao percorrido, a velocidade, a rapidez e a acelerao dos corpos que estudaremos aqui na Cinemtica.

Conceitos Bsicos
1. Espao
Considere um corpo em movimento em uma trajetria (percurso) conhecida . Sua posio nessa trajetria ir depender de um ponto de referncia que podemos simbolizar por

o. O deslocamento desse corpo a

o a posio dele na trajetria, e esse percurso feito pelo corpo denominado espao, simbolizado pela grandeza s.
partir de Exemplo: Quando estamos viajando e passamos por uma placa Km 25, por exemplo, entendemos que estamos a 25 km do Km 0 que pode ser considerado a origem da trajetria. No ponto

o, denominada origem do espao, o espao s igual a zero, pois no ocorreu deslocamento.

Em qualquer outro ponto dessa trajetria o espao poder assumir valor negativo ou positivo, dependendo da sua orientao que indica o sentido para o qual o espao cresce.

O Sistema Internacional de Unidades (SI) estabelece como unidade de medida do espao o metro (m).

2. Deslocamento Escalar
Como no item anterior, deslocamento o espao percorrido em uma determinada trajetria. Veja:

Um corpo em uma mesma trajetria em espaos diferentes. Conclumos que a variao dos espaos e tempo percorridos por esse corpo calculado da seguinte forma: S = S2 - S1 t = t2 - t1

Ento, se o corpo desloca: no sentido da trajetria: S2 > S1 S > 0 no sentido oposto ao da trajetria: S2 < S1 S < 0 Agora, se no instante t1 e t2, o corpo estiver na mesma posio teremos:

S2 = S1 S = 0

Leis de Newton, Movimentos.

Ao empurrar uma caixa sobre uma mesa notrio que ela s se movimenta enquanto estiver exercendo sobre ela uma fora. Se a fora cessar, ou seja, se parar de empurr-la, ela logo para. Tal observao levou o filsofo grego Aristteles a estabelecer a seguinte concluso: Um corpo s permanece em movimento se estiver atuando sobre ele uma fora. Essa interpretao, formulada no sculo IV a.C., de Aristteles foi aceita at o Renascimento (sc. XVII). Galileu Galilei dizia que o estudo sobre os movimentos requeria experincias mais cuidadosas. Aps a realizao de vrios experimentos Galileu percebeu que sobre um livro que empurrado, por exemplo, existe a atuao de uma fora denominada de Fora de Atrito, e que tal fora sempre contrria tendncia do movimento dos corpos. Assim, ele percebeu que se no houvesse a presena do atrito o livro no pararia se cessasse a aplicao da fora sobre ele, ao contrrio do que pensava Aristteles. As concluses de Galileu podem ser sintetizadas da seguinte maneira: Se um corpo estiver em repouso, necessria a aplicao de uma fora para que ele possa alterar o seu estado de repouso. Uma vez iniciado o movimento e depois de cessado a aplicao da fora, e livre da ao da fora de atrito, o corpo permanecer em movimento retilneo uniforme (MRU) indefinidamente. Os experimentos de Galileu levaram concluso da seguinte propriedade fsica da matria: inrcia. Segundo essa propriedade, se um corpo est em repouso, ou seja, se a resultante das foras que atuam sobre ele for nula, ele tende a ficar em repouso. E se ele est em movimento ele tende a permanecer em movimento retilneo uniforme. Anos mais tarde, aps Galileu ter estabelecido o conceito de inrcia, Sir Isaac Newton formulou as leis da dinmica denominadas de as trs leis de Newton. Newton concordou com as concluses de Galileu e utilizou-as em suas leis. Primeira Lei de Newton Tambm chamada de Lei da Inrcia, apresenta o seguinte enunciado: Na ausncia de foras, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento, continua em movimento retilneo uniforme (MRU). Movimento Retilneo Uniforme o movimento no qual a velocidade permanece constante durante todo o percurso de um corpo. A velocidade constante e diferente de zero (V0) e a acelerao nula (a = 0). Assim, tanto Galileu quanto Newton perceberam que um corpo pode se movimentar sem que nenhuma fora esteja atuando sobre ele.

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.)

Exemplo de MUV.

Definio Consideremos trs mveis: A, B e C, cujas velocidades escalares instantneas esto representadas em funo do tempo nos grficos a seguir:

Mvel A: Analisando o grfico correspondente ao mvel A, nota-se que sua velocidade escalar constante e igual a 30m/s. Ento o movimento de A uniforme, e por isso, sua acelerao escalar constantemente nula.

Mvel B: Analisando o grfico correspondente ao mvel B, nota-se que sua velocidade escalar varia com o tempo. Ento o movimento de B variado e conseqentemente, sua acelerao escalar no nula.

Mvel C: Com relao ao movimento de C, observa-se que sua velocidade escalar tambm varia com o tempo, tratando-se, portanto, de mais um movimento variado. Os mveis B e C representam movimentos variados. Existe, porm, uma diferena marcante entre os dois: A velocidade escalar de C sofre variaes iguais, em iguais intervalos de tempo, o que no ocorre com a velocidade escalar de B. De fato, observamos nos grficos que a velocidade escalar de B varia 5m/s no primeiro segundo, 10m/s no segundo, 13m/s no terceiro, 9m/s no quarto e 5m/s no ltimo segundo, significando que a acelerao escalar de B varivel. Por outro lado vemos que a velocidade escalar de C varia sempre em 10m/s em cada segundo, o que significa que sua acelerao escalar constante e igual a 10m/s. Por isso, o movimento variado de C denominado uniformemente variado. Movimento uniformemente variado (MUV) aquele em que a acelerao escalar constante e diferente de zero. Conseqentemente, a velocidade escalar sofre variaes iguais em intervalos de tempo iguais. Representao grfica da acelerao escalar em funo do tempo Sendo uma constante diferente de zero, a acelerao escalar representada graficamente por uma das duas maneiras seguintes:

Observando que a acelerao escalar mdia de uma partcula em movimento uniformemente variado, calculada em qualquer intervalo de tempo, coincide com a acelerao escalar instantnea em qualquer instante, por ser esta igual em todos os instantes do movimento.

am =

Assim, num MUV, temos: a (constante e diferente de zero)

Propriedade do grfico da acelerao escalar em funo do tempo. No grfico da acelerao escalar (a) em funo do tempo (t) dado a seguir, calculemos a rea A limitada pelo grfico e pelo eixo dos tempos, entre os instantes t1 e t2:

A = t . a

Como Assim:

ento

t . a = v

A = v

Funo horria da velocidade escalar instantnea

Podemos escrever:

v = v0 + a . t
Essas expresses fornecem a velocidade escalar v num instante t qualquer do movimento. Ela , por isso, denominada funo horria da velocidade escalar instantnea. A funo obtida de primeiro grau em t.

Movimentos sob a ao da gravidade


Galileu considerado como o introdutor do mtodo experimental na Fsica, acreditava que Galilei, qualquer afirmativa referente ao comportamento da natureza s deveria ser aceita aps sua comprovao por meio de experincias cuidadosas. Para testar as

Movimento Vertical no Vcuo


Ideias de Aristteles, conta-se que Galileu realizou a experincia descrita a seguir. Estando no alto da torre de Pisa, Galileu abandonou simultaneamente algumas esferas de pesos diferentes, verificando que todas chegaram ao solo no mesmo instante. Quando dois corpos quaisquer so abandonados de uma mesma altura e caem no vcuo ou no ar com resistncia desprezvel (queda livre), o tempo de queda igual para ambos, mesmo que seus pesos sejam diferentes. Todos os corpos exercem, uns sobre os outros, uma atrao denominada gravitacional. Quando um corpo abandonado de uma certa altura, ele cai, devido ao da atrao gravitacional. Seu movimento chamado queda livre. Nos lanamentos verticais e na queda livre, o movimento do corpo ser uniformemente variado, pois este corpo sofrer a mesma acelerao, devido ao efeito da gravidade. Essa acelerao chamada acelerao da gravidade.

Movimento Circular
O movimento circular uniforme (MCU) o movimento no qual o corpo descreve trajetria circular, podendo ser uma circunferncia ou um arco de circunferncia. A velocidade escalar permanece constante durante todo o trajeto e a velocidade vetorial apresenta mdulo

constante, no entanto sua direo varivel. A acelerao tangencial nula (a t = 0), porm, com a acelerao centrpeta no ocorre o mesmo, ou seja, a acelerao no nula (ac 0). A direo da acelerao centrpeta, em cada ponto da trajetria, perpendicular velocidade vetorial e aponta para o centro da trajetria. O mdulo da acelerao centrpeta escrito da seguinte forma: ac = v2/r, onde r o raio da circunferncia descrita pelo mvel. Um corpo que descreve um movimento circular uniforme passa de tempo em tempo no mesmo ponto da trajetria, sempre com a mesma velocidade. Assim, podemos dizer que esse movimento repetitivo, e pode ser chamado de movimento peridico. Nos movimentos peridicos existem dois conceitos muito importantes que so: frequncia e perodo. Frequncia: o nmero de voltas que o corpo efetua em um determinado tempo (f = 1/ T). Perodo: o tempo gasto para se completar um ciclo (T = 1/ f). Ao observar a definio de perodo e de frequncia podemos dizer que o perodo o inverso da frequncia. Equaes do Movimento Circular As equaes que determinam o movimento circular so as seguintes: Posio angular: S = .R, onde R o raio da circunferncia. Velocidade angular mdia: m = /t Acelerao centrpeta: ac = v2/R, onde R o raio da circunferncia. Fora Centrpeta Para que um mvel possa descrever o movimento circular uniforme necessrio que esteja atuando uma fora sobre ele, de modo que faa com que ele mude de posio, pois se tal fato no ocorrer o mvel passaria a descrever um movimento retilneo uniforme. Essa fora tem o nome de fora centrpeta, e matematicamente descrita da seguinte forma:

Fc = m. ac

Onde ac a acelerao centrpeta, ac = v2/R. Substituindo na equao acima temos:

Fc = m. v2/R

A fora centrpeta sempre direcionada para o centro da circunferncia. No cotidiano existem alguns exemplos de fora centrpeta como a secadora de roupas e os satlites que ficam em rbita circular em torno do centro da Terra

Cinemtica Vetorial
Na Cinemtica Escalar, estudamos a descrio de um movimento em trajetria conhecida, utilizando as grandezas escalares. Agora, veremos como obter e correlacionar as grandezas vetoriais descritivas de um movimento, mesmo que no sejam conhecidas previamente as trajetrias. Grandezas Escalares Ficam perfeitamente definidas por seus valores numricos acompanhados das respectivas unidades de medida. Exemplos: massa, temperatura, volume, densidade, comprimento, etc. Grandezas vetoriais Exigem, alm do valor numrico e da unidade de medida, uma direo e um sentido para que fiquem completamente determinadas. Exemplos: deslocamento, velocidade, acelerao,

fora, etc. VETORES Para representar as grandezas vetoriais, so utilizados os vetores: entes matemticos abstratos caracterizados por um mdulo, por uma direo e por um sentido. Representao de um vetor Graficamente, um vetor representado por um segmento orientado de reta:

Elementos de um vetor: Direo Dada pela reta suporte (r) do vetor. Mdulo Dado pelo comprimento do vetor. Sentido Dado pela orientao do segmento. Resultante de vetores (vetor-soma) Considere um automvel deslocando-se de A para B e, em seguida, para C. O efeito desses dois deslocamentos combinados levar o carro de A para C. Dizemos, ento, que o vetor vetores e . a soma ou resultante dos

Regra do Polgono Para determinar a resultante

dos vetores

, traamos, como na figura acima,

os vetores de modo que a origem de um coincida com a extremidade do outro. O vetor que une a origem de com a extremidade de o resultante .

Regra do paralelogramo Os vetores so dispostos de modo que suas origens coincidam. Traando-se um paralelogramo, que tenha e como lados, a resultante ser dada pela diagonal que parte da

origem comum dos dois vetores.

Componentes ortogonais de um vetor A componente de um vetor, segundo uma dada direo, a projeo ortogonal (perpendicular) do vetor naquela direo. Decompondo-se um vetor suas componentes retangulares,
xe y,

, encontramos =
x+ y.

que conjuntamente podem substitu-lo, ou seja,

Dinmica
As leis de Newton
No estudo do movimento, a cinemtica, prope-se descrev-lo sem se preocupar com as suas causas. Quando nos preocupamos com as causas do movimento, estamos entrando em uma rea da mecnica conhecida comodinmica. Da dinmica, temos trs leis em que todo o estudo do movimento pode ser resumido. Essas leis so conhecidas como as leis de Newton:

Primeira lei de Newton - a lei da inrcia

Segunda lei de Newton - o princpio fundamental da dinmica

Terceira lei de Newton - a lei da ao e reao A primeira lei de Newton descreve o que ocorre com os corpos que esto em equilbrio. A segunda lei explica o que ocorre quando no h o equilbrio, e a terceira lei mostra como o comportamento das foras quando temos dois corpos interagindo entre si. Para o entendimento dessas leis, necessrio conhecer alguns conceitos fsicos muito importantes, como fora e equilbrio. Observe a sua situao nesse exato momento: provavelmente voc est sentado em uma cadeira lendo esse texto. Nesse momento existem foras agindo sobre voc: elas vm da cadeira, do cho e de algum outro objeto em que esteja encostado. Observe que, mesmo com a existncia dessas foras, voc continua parado. Isso ocorre porque elas esto se cancelando. Podemos dizer, portanto, que voc se encontra em equilbrio. O repouso no a nica situao de equilbrio possvel. Imagine-se de p em um nibus em movimento: se ele acelerar, frear ou fizer uma curva, voc pode acabar se desequilibrando e caindo. Mas existe um caso que, mesmo com o nibus em movimento, no haver perigo nenhum de voc cair. Isso acontecer caso o nibus execute um movimento retilneo e uniforme (em outras palavras, quando ele se movimenta em linha reta e com velocidade constante). Nessa situao, podemos dizer que o nibus est em equilbrio.

Os dois casos exemplificados anteriormente ilustram situaes de corpos em equilbrio. O primeiro mostra o equilbrio dos corpos em repouso, que conhecido como equilbrio esttico. O segundo mostra o equilbrio dos corpos em movimento, que conhecido como equilbrio dinmico. Nos dois casos temos algo em comum que define a situao de equilbrio, e esse algo em comum o fato de que todas as foras que esto atuando estarem se anulando. Portanto: O equilbrio ocorre em toda a situao em que as foras atuantes em determinado corpo se cancelam. A primeira lei de Newton - a lei da inrcia Na natureza, todos os corpos apresentam certa resistncia a alteraes no seu estado de equilbrio, seja ele esttico ou dinmico. Imagine que voc tenha que chutar duas bolas no cho: uma de vlei e uma de boliche. claro que a bola de vlei ser chutada com mais facilidade que a de boliche, que apresenta uma maior resistncia para sair do lugar. maior tendncia em se manter em equilbrio, ou ainda, apresenta uma maior inrcia. Define-se inrcia como uma resistncia natural dos corpos a alteraes no estado de equilbrio. A primeira lei de Newton trata dos corpos em equilbrio e pode ser enunciada da seguinte forma: Quando as foras atuantes em um corpo se anulam, ele permanecer em repouso ou em movimento retilneo uniforme. Um objeto que repousa sobre sua mesa, por exemplo, est em equilbrio esttico, e tende a ficar permanecer nessa situao indefinidamente. No caso dos corpos em movimento, podemos imaginar um carro em movimento que freia bruscamente. Os passageiros sero lanado para frente porque tendem a continuar em movimento. Fora Resultante No nosso cotidiano, impossvel encontrar um corpo sobre o qual no existam foras atuando - s o fato de vivermos na Terra j nos submete fora da gravidade. Muitas vezes essas foras se anulam, o que resulta em equilbro. Em outros casos, a resultante das foras que atuam sobre um corpo diferente de zero. Quando isso ocorre, o resultado dessas foras definido como fora resultante. A determinao de uma fora resultante no algo simples, j que se trata de uma grandeza vetorial. Isso quer dizer que uma fora definida por uma intensidade, uma direo e um sentido. Como a fora se trata de uma grandeza vetorial, no podemos determinar a fora resultante utilizando a lgebra com que estamos acostumados. preciso conhecer um processo matemtico chamado de soma vetorial. A seguir, esto ilustrados os casos mais conhecidos para a determinao da fora resultante de duas foras aplicadas em um corpo. Caso 1 - Foras com mesma direo e sentido.

Caso 2 - Foras perpendiculares.

Caso 3 - Foras com mesma direo e sentidos opostos.

Caso 4 - Caso Geral - Com base na lei dos Cossenos

A Segunda lei de Newton Quando diversas foras atuam em um corpo e elas no se anulam, porque existe uma fora resultante. E como se comporta um corpo que est sob a ao de uma fora resultante? A resposta foi dada por Newton na sua segunda lei do movimento. Ele nos ensinou que, nessas situaes, o corpo ir sofrer uma acelerao. Fora resultante e acelerao so duas grandezas fsicas intimamente ligadas. A segunda lei de Newton tambm nos mostra como fora e acelerao se relacionam: essas duas grandezas so diretamente proporcionais. Isso quer dizer que, se aumentarmos a fora, a acelerao ir aumentar na mesma proporo. A relao de proporo entre fora e acelerao mostrada a seguir.

Onde o smbolo de proporo. Para que possamos trocar a proporo por uma igualdade, precisamos inserir na equao acima uma constante de proporcionalidade. Essa constante a massa do corpo em que aplicada a fora resultante. Por isso, a segunda lei de Newton representada matematicamente pela frmula:

A segunda lei de Newton tambm nos ensina que fora resultante e acelerao sero vetores sempre com a mesma direo e sentido.

Unidades de fora e massa no Sistema Internacional. Fora - newton (N). Massa - quilograma (kg). A terceira Lei de Newton A terceira lei de Newton nos mostra como a troca de foras quando dois corpos interagem entre si, seja essa interao por contato ou por campo. Segundo a terceira lei, se um corpo faz uma fora em outro, imediatamente ele receber desse outro corpo uma fora de igual intensidade, igual direo e sentido oposto fora aplicada, como mostrado na figura a seguir.

Trabalho e Energia
Os objetos de estudo da mecnica
Paulo Augusto Bisquolo* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

A energia algo com que convivemos constantemente. Para nos mantermos vivos, precisamos nos alimentar e, para isso, extrair a energia dos alimentos. Historicamente, o homem se encontra em uma busca constante por formas de energia. A queda das guas para gerar energia eltrica, a queima de combustveis para a gerao de movimento e mais um enorme nmero de exemplos. Desses todos, importante observar que em nenhum deles ocorreu criao de energia, mas sim a sua transformao. Um caso clssico que pode ser citado o de uma usina hidreltrica, onde ocorre a transformao da energia mecnica em energia eltrica. Aqui vamos explicar as formas de energia que so estudadas na mecnica, como o trabalho e as energias cintica, potencial e mecnica. Trabalho Para se colocar algum objeto em movimento, necessria a aplicao de uma fora e, simultaneamente, uma transformao de energia. Quando h a aplicao de uma fora e um deslocamento do ponto de aplicao dessa fora, pode-se dizer que houve uma realizao de trabalho. Note que, para realizar-se um trabalho, existe a necessidade de um deslocamento. Caso algum objeto esteja sob a ao de uma fora, mas em repouso, no haver a realizao de trabalho. As foras que atuam sobre uma pessoa parada segurando uma mala no realizam trabalho pois no h deslocamento do ponto de aplicao dessas foras.

Considere um objeto que est submetido a uma fora deslocamento , como se v abaixo:

e, devido a essa fora, esse objeto sofre um

A fora

pode ser dividida em dois componentes,

, como se mostra a seguir:

Observe que o componente de

que realiza o trabalho

, pois o que tem a mesma direo do

deslocamento. O componente no realiza trabalho, pois perpendicular ao deslocamento e, por isso, no interfere diretamente no movimento.

O trabalho definido como sendo o produto do componente como

pelo deslocamento sofrido pelo objeto e

, teremos a seguinte definio matemtica para o trabalho:

No Sistema Internacional, a unidade de trabalho o joule (J). No exemplo citado, a fora mostrada causadora do movimento do objeto, mas existem casos em que a fora de oposio ao movimento, como por exemplo o atrito. Nessas situaes o trabalho ser negativo. Observe o quadro abaixo:

Uma fora que merece uma ateno especial, ao realizar trabalho, a fora da gravidade. Considere um corpo que abandonado de certa altura. Durante o movimento de queda temos um deslocamento para baixo e uma fora, a gravidade, que tambm direcionada para baixo. Sabemos que, se h uma fora e um deslocamento do ponto de aplicao, haver a realizao de trabalho. Nesse caso o trabalho ser determinado pelo produto da fora da gravidade pela altura de queda do objeto:

importante salientar que o trabalho da fora da gravidade independe da trajetria descrita durante o movimento e por isso ela classificada como fora conservativa. A fora da gravidade tambm conhecida como fora peso que constante quando se est prximo da superfcie da Terra e calculada com o produto da massa do objeto pela a acelerao da gravidade local.

Em uma descida, o trabalho da fora da gravidade positivo, pois ela est contribuindo com o movimento, mas, em uma subida, o trabalho da fora da gravidade ser negativo, pois agora ela de oposio ao movimento.

o vetor que indica deslocamento. Energia Cintica Considere um corpo inicialmente em repouso, como por exemplo, uma bicicleta. Para coloc-la em movimento ser necessria a aplicao de uma fora e, com isso, a realizao de trabalho. Se essa fora for paralela ao deslocamento, o trabalho ser determinado pelo produto da fora pelo deslocamento.

A fora aplicada determinada pela Segunda lei de Newton, ou seja:

Considerando que a fora aplicada foi constante e que a bicicleta partiu do repouso, ento a ela realizar um movimento uniformemente variado e o seu deslocamento e a sua velocidade sero determinadas da seguinte forma:

Substituindo as equaes de fora e deslocamento na definio de trabalho, teremos:

Lembre que v = a.t e ento chegaremos equao que determina o trabalho realizado pela fora aplicada a essa bicicleta, para que ela atinja a velocidade v.

A expresso acima definida como energia cintica, e expressa a capacidade de um corpo em movimento para realizar trabalho.

Energia potencial gravitacional Estamos todos submetidos a uma fora da gravidade e essa fora praticamente constante quando se est prximo superfcie do planeta. Agora, imagine-se segurando uma pedra a certa altura do solo. Para faz-la entrar em movimento, basta larg-la e durante a queda haver a realizao de trabalho pela fora gravitacional. Observe que quanto maior for a altura inicial da pedra, tanto maior ser o trabalho realizado pela fora da gravidade, pois maior ser o deslocamento realizado por ela. importante perceber que a pedra entra em movimento espontneo, ou seja, voc no precisa forar o movimento. Se isso ocorre, porque na pedra existe uma energia armazenada que ser utilizada na realizao de trabalho. Essa energia definida como energia potencial e, no caso descrito, isto , em que a fora da gravidade realiza trabalho, essa energia definida como energia potencial gravitacional. A energia potencial depende da posio do objeto. No caso da energia potencial gravitacional a posio definida pela a altura em que o objeto se encontra de um nvel horizontal definido como nvel de referncia.

Para determinar o valor da energia potencial gravitacional, basta sabermos o valor do trabalho realizado pela fora peso, ou seja, a energia potencial gravitacional numericamente igual ao trabalho da fora peso.

Energia mecnica Considere novamente um corpo em queda. Durante esse movimento, observamos que, ao longo do trabalho realizado pela fora peso, ocorre um aumento da energia cintica, pois h um aumento de velocidade. O trabalho da fora peso realizado durante esse movimento pode ser determinado pela variao da energia cintica, ou seja:

A expresso matemtica anterior conhecida como o Teorema da Energia Cintica. Observe tambm, que durante a queda, a energia potencial do corpo diminui, pois se tomarmos como nvel de referncia o solo, a altura do corpo em relao ao mesmo, est diminuindo. Nesse caso, o trabalho realizado pela fora peso pode ser determinado pelo decrscimo da energia potencial, isto :

As duas equaes mencionadas aqui so usadas para o mesmo fim, que a determinao do trabalho da fora peso, e por isso elas so iguais. Igualando a primeira equao com a segunda, teremos:

Isolando os termos de energia cintica dos termos de energia potencial, chegamos ao seguinte resultado:

A soma da energia cintica com a energia potencial definida como energia mecnica, e a expresso anterior mostra a sua conservao durante qualquer movimento sob ao exclusiva de foras conservativas, como por exemplo, na mecnica, a fora peso e a fora elstica. Sistemas fsicos que se encontram sob essa situao so definidos como sistemas conservativos.

Energia mecnica

Sistema conservativo No nosso dia-a-dia, muito difcil encontrarmos um sistema conservativo. Em uma queda real existe o atrito com o ar e isso far com que a energia mecnica inicial seja diferente da energia mecnica final, e tal diferena ocorre porque o atrito provoca a dissipao em forma de calor. Essa energia dissipada tem o seu valor, em mdulo, igual diferena da energia mecnica inicial pela energia mecnica final.

Impulso
Quando empurramos um corpo ou at mesmo o puxamos, fazemos a aplicao de uma fora. Observe a gravura que se segue:

Quando um carro enguia, como o caso da gravura, realizamos uma fora para que possamos coloc-lo novamente em movimento. Essa a noo intuitiva de impulso. Impulso a grandeza fsica que determina a atuao de foras sobre um corpo, ou seja, essa grandeza mede o esforo necessrio para colocar um corpo em movimento. Matematicamente falando, essa a frmula que descreve o impulso, veja:

I = F.t

Onde F a fora aplicada sobre o corpo e t o tempo de atuao da fora. O impulso uma grandeza vetorial e como tal, para sua determinao completa e precisa, possui mdulo, direo e sentido. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de impulso o N.s (newton vezes segundo). Como possvel perceber, ao empurrar um determinado carro, como no exemplo acima, o mesmo adquire movimento que proporcional sua massa e fora que aplicada sobre ele. Tal observao faz com que seja possvel estabelecer uma relao entre o impulso e a quantidade de movimento adquirida pelo corpo. A frmula que determina a quantidade de movimento adquirida por um corpo pode ser enunciada da seguinte forma: A quantidade de movimento, tambm chamada de momento linear, Q, de um corpo de massa m q se move com velocidade v definida pela seguinte expresso:

Q = m.v

Onde m a massa do corpo e v a velocidade que ele adquire aps aplicao da fora sobre ele. A quantidade de movimento, assim como o impulso, uma grandeza vetorial, portanto ela tambm possui mdulo, direo e sentido. A unidade no SI o kg. m/s. Como foi dito, existe uma relao entre impulso e quantidade de movimento que denominada deTeorema Impulso Quantidade de Movimento. Tal teorema diz que: O impulso I, produzido pela resultante das foras atuantes sobre um corpo, durante um intervalo de tempo t, igual quantidade de movimento do corpo nesse mesmo intervalo de tempo. Matematicamente fica assim: Onde Qf a quantidade de movimento final e Qi a quantidade de movimento inicial.

I = Qf - Qi

Potncia e Rendimento
Potncia Vamos considerar duas pessoas que realizam o mesmo trabalho. Se uma delas realiza o trabalho em um tempo menor do que a outra, ela tem que fazer um esforo maior, assim dizemos que ela desenvolveu uma potncia maior em relao outra. Outros exemplos: Um carro tem maior potncia quando ele consegue atingir maior velocidade em um menor intervalo de tempo. Um aparelho de som mais potente do que outro quando ele consegue converter mais energia eltrica em energia sonora em um intervalo de tempo menor. Assim sendo, uma mquina caracterizada pelo trabalho que ela pode realizar em um determinado tempo. A eficincia de uma mquina medida atravs da relao do trabalho que ela realiza pelo tempo gasto para realizar o mesmo, definindo a potncia. Defini-se potncia como sendo o tempo gasto para se realizar um determinado trabalho. Matematicamente, a relao entre trabalho e tempo fica da seguinte forma:

Em que Pot a potncia mdia, t o intervalo de tempo gasto para a realizao do trabalho e o trabalho realizado pelo corpo. A unidade de potncia no Sistema Internacional o watt, representado pela letra W. Esta foi uma homenagem ao matemtico e engenheiro escocs James Watt. As outras medidas de potncia so o cavalo-vapor e o horse-power. O termo cavalo-vapor foi dado por James Watt (1736-1819), que inventou a primeira mquina a vapor. James queria mostrar a quantos cavalos correspondia a mquina que ele produzira. Assim sendo, ele observou que um cavalo podia erguer uma carga de 75 kgf, ou seja, 75. 9,8 N=735 N a um metro de altura, em um segundo. P= 735 N.1m/1s= 735 W Feito tal observao, ele denominou que cavalo-vapor (cv) seria a potncia de 735 W. James Watt (1736-1819), engenheiro escocs, autor do princpio da mquina a vapor, fez uma mquina industrial na qual a energia era obtida por cavalos, rodas hidrulicas e moinhos de vento. Rendimento Em nosso dia a dia muito comum falarmos em rendimento, seja na escola, no trabalho ou at mesmo quando queremos saber quantos quilmetros um automvel faz com um litro de combustvel. Noestudo de Fsica, a noo de rendimento est ligada energia e potncia. Todas as vezes que uma mquina realiza um trabalho, parte de sua energia total dissipada, seja por motivos de falha ou at mesmo devido ao atrito. Lembrando que essa energia dissipada no perdida, ela transformada em outros tipos de energia (Lei de Lavoisier). Assim sendo, considera-se a seguinte relao para calcular o rendimento:

Onde: o rendimento da mquina; Pu a potncia utilizada pela mquina; Pt a potncia total recebida pela mquina. A potncia total a soma das potncias til e dissipada. Pt= Pu + Pd Por se tratar de um quociente de grandezas de mesma unidade, rendimento uma grandeza adimensional, ou seja, ele no possui unidade. Rendimento expresso em porcentagem e ele sempre menor que um e maior que zero 0< <1.

As Leis de Kepler

Gravitao Universal

A observao de corpos celestes um fato que, de acordo com registros, vem de milhares de anos. Vrios povos desde a Antiguidade observavam os corpos e desde ento falavam de fenmenos astronmicos, trabalhavam a cultura da lavoura ou at colocavam os seus deuses no cu e atribuam a eles as manifestaes divinas. O estudo dos astros teve incio com os gregos antigos. Foram eles os primeiros a tentarem explicar o movimento dos corpos celestes. O mais importante deles foi Cludio Ptolomeu, que props o sistema planetrio geocntrico (Terra como centro do universo). Segundo esse sistema, a Terra o centro de todo o Universo. O Sol e a Lua descreviam rbitas circulares ao redor da Terra. Quanto aos outros planetas, cada um deles descreveria rbitas circulares em torno de um centro que por sua vez descreveriam rbitas circulares ao redor da Terra. O sistema geocntrico prevaleceu por muitos anos, somente sculos mais tarde que foram feitas contestaes e levantadas novas hipteses sobre o movimento dos corpos celestes e todo o universo. Nicolau Coprnico, em seus estudos, props o Sol como centro do Universo, heliocentrismo, segundo o qual os planetas, ento conhecidos na poca, descreveriam rbitas circulares ao redor do Sol. Esse sistema permaneceu durante um bom tempo, at que anos mais tarde Johannes Kepler, discpulo de Tycho Brahe, determinou as leis do Universo assim como as conhecemos hoje. Kepler herdou de seu mestre todas as suas anotaes e com seus estudos determinou trs leis: Lei das rbitas: os planetas descrevem rbitas elpticas ao redor do Sol, que ocupa um dos focos da elipse descrita.

Lei das reas: o segmento imaginrio que une o centro do Sol e o centro do planeta varre reas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.

O ponto p chamado perilio e o ponto a, aflio. Em p a distncia Terra-Sol mnima e a velocidade mxima e em a a distncia Terra-Sol mxima e a velocidade mnima. Lei dos Perodos: o quadrado do perodo de revoluo de cada planeta proporcional ao cubo do raio mdio da respectiva rbita. T2= Kr3 Sendo T o tempo gasto para um planeta dar uma volta completa ao redor do Sol, e r a medida do semieixo maior de sua rbita (denominado raio mdio), K uma constante de proporcionalidade que s depende da massa do Sol. As leis de Kepler do uma viso cinemtica do Universo, mas no basta s entender os movimentos dos planetas, tambm necessrio entender como eles conseguem permanecer sempre na mesma trajetria, descrevendo as mesmas rbitas elpticas e no caem, como o caso da Lua sobre a Terra. A lei da Gravitao Universal explica como isso possvel. A Lei da Gravitao Universal A lei da Gravitao foi proposta por Sir Isaac Newton, cientista ingls famoso por seus estudos e contribuies na Fsica e na Matemtica, alm de tambm ser alquimista e astrnomo. Autor de clebres livros como o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica no qual ele descreve a Lei da Gravitao Universal e As Leis de Newton. Diz a histria que Newton estava sob uma macieira quando dela caiu uma ma sobre a sua cabea. No sabemos se isso realmente verdade ou no, o que muito importante que isso fez com que se explorassem mais os mistrios do universo e a Gravitao Universal. Newton explicou a razo pela qual a Lua no cai sobre a Terra descrevendo a seguinte equao, equao esta que determina a Lei da Gravitao Universal:

G uma contante gravitacional e seu valor igual a 6,67.10-11 N.m2/Kg2 m1 e m2 so as massas dos corpos que se atraem, medida em Kg. r a distncia entre os dois corpos, medida em metros(m). F a fora gravitacional, e medida em N. Com tal equao matemtica Newton descobriu que os corpos se atraem mutuamente, fazendo com que eles no caiam uns sobre os outros e sempre mantenham a mesma trajetria, ou seja, a sua rbita elptica ao redor do Sol, como descobriu Johannes Kepler em uma de suas trs leis do movimento dos planetas.

You might also like