You are on page 1of 8

Falncia na idade mdia Na idade mdia era considerado um delito sujeitando o falido as punies que iam da priso a mutilao-

falliti sunt fraudatores os falidos so fraudadores, enganadores, velhacos. Com a evoluo, em que pese ressentir-se a falncia de aspecto negativo (o falido e sempre visto com reservas), vai o instituto passando por grandes transformaes, assumindo pouco a pouco um sentido econmico-social, em que se sobressai o interesse pblico que objetiva, antes de tudo, a sobrevivncia da empresa, vista hoje como uma instituio social. Consoante a nova lei de falncia, esta fica reservada a casos extremos, dando-se preferncia a recuperao extrajudicial ou judicial da empresa, como forma de sua preservao, com a manuteno de empregos e o sustento de dezenas, se no milhares de trabalhadores e de suas respectivas famlias. Conceito A falncia pode ser vista sobre dois ngulos distintos sendo um econmico que a condio daquele que, havendo recebido uma prestao a crdito, no tenha a disposio, para a execuo contraprestao, um valor suficiente realizvel no momento da contraprestao e, o outro do ponto de vista jurdico que diz que falncia um processo de execuo coletiva contra o devedor insolvente, podendo essa execuo se dar por litisconsrcio ativo quando existe a pluralidade de autores e litisconsrcio passivo, ou seja pluralidade de rus. Natureza Jurdica Existem varias convergncias entre os ramos do direito, pois encontramos preceitos de direito comercial, civil, administrativo, processual e at mesmo penal, nos crimes falimentares. No direito Brasileiro sempre foi situada na esfera mercantil, porm no se pode estabelecer a prevalncia de normas processuais sobre normas objetivas tampouco dessas sobre as administrativas. A falncia um processo de execuo coletiva contra o devedor empresrio ou sociedade empresria insolentes. Causas que determinam falncia A falncia uma situao jurdica que decorre da insolvncia do empresrio, revelada essa ou pela impontualidade no pagamento de obrigao lquida ou por atos inequvocos que denunciem manifesto desequilbrio econmico, divulgando situao financeira ruinosa. Segundo Carvalho de Mendona, a impontualidade e considerada a manifestao tpica, direta, o sinal ostensivo, qualificado, da impossibilidade de pagar e, consequentemente, do estado de falncia.

Da Assim, a impontualidade seria a manifestao por excelncia da insolvabilidade e no causa determinante pos si s, da quebra. De acordo com Miranda Valverde, juridicamente a falncia se caracteriza por atos ou fatos que denotam, comumente, um desequilbrio no patrimnio do devedor. Insolvncia Casta em que se encontra a pessoa jurdica ou pessoa fsica que no pode saldar suas dvidas, pois possui um passivo bem maior que o ativo. Impontualidade Como visto acima o que caracteriza a falncia a insolvncia revelada esta pela impontualidade, ou por atos ou fatos por ela publicados. Imperioso ressaltar que a legislao Brasileira se fundamenta no critrio da insolvncia exteriorizada pela impontualidade, definida no dicionrio enciclopdico comercial que diz ... o no-cumprimento de uma obrigao. Obrigao cumprida irregularmente. Falta de pagamento de uma divida na data do seu vencimento ou no prazo ajustado. Falta de cumprimento de uma promessa ou compromisso. Por outra banda, os entendimentos vo de encontro legislao, pois se a empresa tem a possibilidade de efetuar o depsito elisivo, pois quem sada seus dbitos no pode ser considerado insolvente este que elide a falncia justamente porque afasta a presuno de insolvncia. Protesto Existem duas acepes jurdicas distintas para a palavra protesto, sendo uma delas o protesto judicial que se esta sobre a gide do Art. 867, CPC e tem por finalidade a conservao e prover a ressalva de direitos. Sobre a segunda acepo o protesto extrajudicial, tambm chamado de protesto cambial que visa comprovar a falta ou recusa de aceite ou falta de pagamento de uma obrigao constante de ttulo de crdito, que est subdividido em protesto por falta de aceite; protesto por falta de pagamento; protesto por falta de aceite na letra de cambio com vencimento a tempo certo da vista ou de um prazo determinado por estipulao especial (art . 25 da Lei Uniforme). O aceite o reconhecimento do dbito, obrigando o aceitante (sacado) cambialmente, sendo que este aceite necessrio para que o ttulo se revista de eficcia executiva (art. 586 CPC), porm poder existir com ou sem ele. Mesmo que no seja compulsrio, a apresentao do ttulo com vencimento a tempo certo da vista ao sacado, para o respectivo aceite obrigatria.

Nesse sentido, quando da apresentao, em caso prtico, a falta ou recusa do aceite enseja ao credor protest-lo, na forma do Art. 44 da Lei uniforme, transcrito abaixo: A recusa ou de pagamento deve ser comprovada por um ato formal, ou seja, o devido protesto por falta de aceite ou falta de pagamento. O protesto por falta ou recusa do aceite antecipa o vencimento do ttulo, que neste caso, dispensar o protesto por falta de pagamento. Protesto facultativo Ser facultativo nos casos em que o ttulo tiver sido aceito regularmente, inexistindo endossantes e respectivos avalistas ou em hipteses de haver declarao do sacador dizendo no ser letra aceitvel, com a s restries observadas no art. 22 da Lei Uniforme. Tambm ser facultativo nos casos em que existam as clausulas sem despesas ou sem protesto, observadas as exigncias do Art. 46 da Lei Uniforme. Protesto obrigatrio De modo correto, pode-se tratar do protesto obrigatrio, como medida o que dar a maior seguridade quando se fizer necessrio o direito de regresso. Sendo assim, o legislador visou com as distines de protesto obrigatrio e facultativo, mostrar que em certos casos, para garantir a eficcia do ttulo, h de se possuir, pois ser fundamental, indispensvel e necessrio. Talvez usar no final Para se fazer um breve aparato ate o momento verifica-se que a falncia decorre da insolvncia do devedor, estado econmico-financeiro que se revela, ou pela impontualidade ou por qualquer dos atos enumerados no art. 94 da Lei Falimentar. A impontualidade exterioriza-se no pela mera cessao do pagamento, mas pelo protesto. O protesto , pois imprescindvel para caracterizao da impontualidade, tornando-se obrigatrio ou necessrio para propositura da ao falimentar. Protesto de ttulos de credores diferentes Segundo a Lei 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, impe-se ao requerente da falncia com base na impontualidade, fundamentar o pedido com o titulo executivo prprio, inclusive da titularidade de terceiros devidamente protestado. Assim o 1do art. 94, traz a hiptese de litisconsrcio a fim de perfazer o limite mnimo para o pedido de falncia com base no inciso I do caput do referido dispositivo.

Cabe pedido de falncia nos casos, de no mnimode de 40 salrios mnimos. No pagamento de obrigao lquida Quando a sentena no determinar o valor devido, deve-se proceder na liquidao da sentena, nos termos do art. 475 do CPC. Consoante Carvalho de Mendona, a obrigao lquida quando no se pode duvidar. Na, quid, quale, quantum debeatur. Em resumo liquida a obrigao certa quanto a sua quantidade, qualidade e objeto, porm ao basta somente ser liquida, deve tambm ensejar ao executiva essa que, segundo Pedro Orlando e aquela que comea pela execuo e penhora como se j estivesse transitado em julgado. Existem ainda o titulo executivo judicial e o extrajudicial, sendo o judicial basicamente a sentena judicial transitada em julgado e, o titulo extrajudicial representado nesses casos por letra de cambio, nota promissria, cheque e duplicata entre outros. De acordo com o art. 94, II, da Lei de falncias, ser decretada a falncia do devedor que executado por qualquer quantia lquida, no paga no deposita e no nomeia penhora de bens suficientes dentro do prazo legal. Duplicata sem aceite acompanhada de nota de entrega de mercadoria Em conformidade com a lei de duplicata, mais precisamente no capitulo, V, arts. 15 e 17, se revestia a duplicata mercantil sem aceite, desde que acompanhada de nota de entrega de mercadoria, de eficcia executiva. Aps a promulgao do novo Cdigo de Processo Civil, a execuo para a cobrana de crdito passou a fundar-se exclusivamente em ttulo lquido, certo e exigvel. Sendo assim, a duplicata no aceita no ttulo lquido, sendo inbil para o requerimento de falncia, o que to logo gerou insegurana nas indstrias e do comrcio, sendo que e ao perceberem a relevncia do assunto, resolveram pacificar a jurisprudncia assegurando a duplicata no aceita desde que acompanhada de nota de entrega da mercadoria, eficcia executiva, proclamando, outrossim, a sua liquidez para legitimar pedido de falncia. Para o deslinde desse item, fao uma ressalva quanto ao art .94 da Lei de Falncias que enumera os atos e fatos que ensejam o pedido de falncia. Legitimidade passiva O novo Cdigo Civil eliminou e unificou a diviso entre empresrio civil e comercial, passando a partir de agora sendo regulados igualmente pelo cdigo civil, podendo valer-se da sucednea e concordata.

H um hall de sujeitos que esto expressamente excludos da falncia como, por exemplo, sociedades cooperativas, empresa pblica, sociedade de economia mista etc... Tambm os profissionais liberais a exemplo advogados, mdicos engenheiros, contadores. Pode-se requisitar a falncia dos scios solidrios, scios retirante, falncia do esplio, desde que o de cujus tenha sido empresrio, tambm o menor emancipado, sociedade em comum, irregular ou de fato entre outros. Legitimidade ativa A legislao falimentar no permite a falncia de ex-officio, ou seja a hiptese de declarao de falncia, pelo juiz, independentemente de provocao. A falncia pode ser requerida pelo credor, prprio devedor cnjuge sobrevivente, herdeiros e o inventariante na falncia do espolio e pelo scioacionista da sociedade devedora. A falncia pode ser requerida pelo credor, desde que o devedor seja empresrio de sociedade empresria ou que seu credito se revista de liquidez fundada em ao executiva, pois tem o direito de exigir de outrem o cumprimento de uma obrigao de dar, fazer ou no fazer. Autofalncia a forma do devedor que no rena condies para requerer sua recuperao judicial, encontrando-se em insolvncia, no espera ser cobrado, e requer ele mesmo a sua falncia. No caso de falecimento do devedor, h a hiptese de ser requerida a falncia pelo cnjuge sobrevivente, sendo requerida a falncia dos bens do de cujus, ou seja, do esplio, sendo que o prazo para requerer a falncia do esplio de um ano da morte do devedor. Em outros casos a falncia pode ser requerida pelo scio ou acionista garantindo a oportunidade dos scios minoritrios no restarem prejudicados, visto que, em certas situaes no lhes so conferidos poderes de deciso, ficando impedidos de requisitarem o pedido de autofalncia. Preliminarmente h de ser analisada a competncia com relao justia responsvel por processar e julgar, visto que existem variados rgos do Judicirio e compete a cada um determinada competncia. Fica em evidncia que a falncia ou a recuperao judicial da empresa deve ser proposta em juzo comum em vara cvel, devendo a escolha do lugar se dar em face do domiclio do empresrio, ou seja, o lugar onde esta situada a sede das atividades da sua empresa ou da filial de empresa que tenha sede fora do pas, conforme o Art.3.

O prazo estabelecido pelo Art. 98 da lei de falncias de dez dias aps a sua citao. Quando o devedor for citado poder efetuar a quantia correspondente ao credito reclamado, esse depsito conhecido como depsito elisivo, que tem por objetivo principal eliminar a hiptese de quebra da empresa, mesmo que essa venha a ser julgada procedente, nos termos do art.98. Existem trs possibilidades de se efetuar o deposito elisivo, aparentemente semelhantes, porm com o desfecho diverso, sendo o primeiro sem apresentar contestao que demonstra verdadeira confisso da legitimidade do crdito reclamado, restando ao juiz deferir a expedio de alvar em favor da parte credora para levantamento das quantias depositas e julgando extinta a ao. Na segunda hiptese de deposito elisivo com apresentao de defesa, ter regular prosseguimento ate que seja determinado pelo juiz sentena, no mais referente falncia, mas a quem cabe o crdito e, acolhida a defesa julgando improcedente a ao e de parte do autor deferindo o levantamento da quantia depositada. Por outra banda pode no haver depsito, mas sim haver contestao, limitando-se a defesa. Recuperao Judicial de Empresas Antes mesmo de falar sobre a recuperao em si, cabe uma breve explanao de como era e por que a falncia e vista de uma nova forma. Nos primrdios a falncia era imposta com o carter punitivo, ficando exposto degradao pblica. Com o passar dos tempos e para evitar que a falncia fosse um simples processo de executar bens, procurou-se tornar menos gravoso o processo trazendo a tona a moratria, que que a dilao concedida ao devedor para que possa solver suas obrigaes sucedneo do que viria a ser a concordata. Era a nica possibilidade jurdica de sobrevivncia que a empresa possua, por tal relevncia passou por diversas alteraes, o que culminou o surgimento da recuperao judicial. A concordata com o passar do tempo foi se demonstrando inadequada por no permitir condies para que a empresa mantivesse regularmente suas atividades ou estoque, impossibilitando essa de saudar suas obrigaes. Os bancos se recusavam a receber seus crditos por no haverem garantias, isso praticamente condenava as empresas a falncia. No s as tentativas de fraudar os credores com o pedido de concordata, mas como outros aspectos foram motivos responsveis pela alterao da legislao falimentar.

A recuperao judicial depende de aprovao dos credores em assemblia geral de credores, porm se no atingir o percentual, o juiz poder conceder a recuperao, contudo respeitando-se a forma cumulativa dos incisos I, II, III do 1 do art. 58. Pode-se perceber os objetivos da recuperao judicial, em anlise ao Art.47, abaixo transcrito: A recuperao judicial viabilizar a superao da crise econmico-finaceira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e do interesse dos credores, promovendo, assim, preservao da empresa, sua funo social e o estmulo a atividade econmica Certamente o maior interesse da recuperao a preservao, vito que dela derivam interesse dos empresrios pelo lucro, salrios dos funcionrios e os tributos pelo Ente Pblico. Meios de recuperao judicial podem ser observados, segundo redao dada pelo art.50 da Lei 11.101/2005: a) concesso de prazos e condies para obrigaes vencidas e vincendas pagamento das

O prazo para que a empresa permanea sob recuperao judicial at que se cumpram todas as obrigaes previstas no plano de dois anos depois da concesso. b) ciso, incorporao, fuso ou transformao de sociedade, constituio de subsidiaria integral, ou cesso de quotas ou aes, so formas alternativas de recuperao judicial de empresas sendo que ciso o processo que divide o patrimnio de uma sociedade em duas ou mais partes para constituio de nova ou novas companhias para integrar o patrimnio de sociedade j existente. Esta que pode ser integral ou parcial sendo que a integral aquela que transfere todo o patrimnio a sociedade cindida e parcial aquela que transfere somente parte do patrimnio. c) incorporao significa ao ou efeito de juntar de incorporar num s corpo, ou seja, a absoro de uma grande empresa por uma menor. d) fuso em sentido amplo abrange a incorporao j que esta possui um ponto em comum. Pois fuso quando duas ou mais sociedades se unem para formar uma nova, j na incorporao uma sociedade absorve uma ou mais congneres, extinguindo-se estas, ao passo que aquela sobrevive. e) transformao a operao pela qual a sociedade passa independentemente de dissoluo e liquidao de um tipo para outro.

Esses so alguns dos principais meios de recuperao judicial, ainda restando os demais menos utilizados, porm no menos importantes que os demais. Recuperao extrajudicial Consoante o art. 2 , III, do Decreto-lei n. 7.661/45 a hiptese em que o devedor se encontrando na situao de insolvncia convocara todos os credores para propor-lhes moratria, e com acordo extrajudicial com todos seus credores se tornar dispensvel a homologao judicial. Nesta modalidade de recuperao no so englobados os dbitos referentes crditos tributrios, trabalhistas decorrentes de acidente de trabalho e crditos garantidos com alienao fiduciria, arrendamento mercantil vendedor ou promitente vendedor de imvel com contratos de clausulas de irrevogabilidade ou irretratabilidade, inclusive incorporaes imobilirias. Quando o credor acordar extrajudicialmente com o devedor, poder requer a homologao judicial, porem lhe ser facultado esse direito, ficando a seu critrio requer ou no, sendo chamada de homologao facultativa. Quando o devedor no conseguir em via administrativa o acordo com mais de trs quintos dos crditos abrngidos pelo plano de recuperao, ocorrer a homologao necessria, essa que porque uma vez deferida obriga todos os credores das espcies por ele abrangidas. S falta os crimes falimentares!

You might also like