You are on page 1of 7

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Algumas intrigantes paisagens das metamorfoses senianas


Profa. Dra. Ida Ferreira Alves1 (UFF/CNPq) Mestranda Kassia Fernandes da Cunha2 (UFF)

Resumo:
Nesta comunicao, pretendemos focalizar a vertente descritiva da poesia seniana, atravs da ecfrase. Na coletnea de poemas Metamorfoses, Jorge de Sena parte da observao de diferentes expresses da arte plstica para, aps ter meditado sobre elas, transformar o que viu, ou o que as obras lhe deram a ver, em poemas. Tais poemas pretendem, muito alm do que descrever os quadros, esculturas e fotografias, que lhes servem de ponto de partida, recri-los, metamorfose-los em escritura potica. So as impresses de um sujeito potico, de sua perspectiva, que vo construir um dilogo entre a imagem captada e o texto. Os trs poemas selecionados constituem-se num recorte. Atravs deles procuraremos demonstrar como o poeta percebe e recria, na linguagem, uma paisagem particular, que denuncia o seu olhar sobre o mundo.

Palavras-chave: Jorge de Sena, Literatura Portuguesa, paisagem, espao, memria.


Fiquemos no visvel em sentido estrito e prosaico: enquanto pinta, o pintor, qualquer que seja, pratica uma teoria mgica da viso. Ele tem que admitir que as coisas entram nele ou que, consoante o dilema sarcstico de Malebranche, o esprito sai pelos olhos para ir passear pelas coisas, visto que no cessa de ajustar a elas a sua vidncia.(MERLEAU-PONTY, 1997, pp. 263-4)

Introduo
A epgrafe acima torna-se bastante pertinente na breve abordagem que faremos da relao da poesia de Jorge de Sena com a paisagem, uma vez que sua escrita potica permeada pela subjetividade do olhar. No presente ano, completamos trinta anos sem Jorge de Sena. A apresentao deste trabalho converte-se ento em uma oportunidade de record-lo e homenage-lo, trazendo discusso alguns de seus poemas sob o vis paisagstico. A idia inicial, conforme consta no resumo, seria um estudo da paisagem na poesia ecfrstica de Metamorfoses, porm, diante do manancial de opes que a obra oferece, escolhemos outros caminhos, ampliando nossa pesquisa para outras metamorfoses presentes na coletnea Peregrinatio ad loca infecta, considerada pelo poeta como um esparso dirio dos seus exlios americanos, mas abrange tambm o lugar de exlio que lhe foi a ptria portuguesa. O ttulo do livro uma caricatura de Peregrinatio ad loca santa, de pretensa autoria de uma freira talvez de Praga, que, em 395 da nossa era viajou Palestina, ao Sinai, ao Egito e a Constantinopla e relatou a peregrinao por esses lugares santos. O livro se divide em quatro blocos espao-temporais, que correspondem s quatro estaes da sua peregrinao existencial: Portugal (1950-59), Brasil (1959-65), Estados Unidos da Amrica (1965-69) e Notas de um Regresso Europa (1968-69), tendo permanecido em Portugal por apenas dois curtos meses nesse perodo. Esta espiral dos tempos e espaos da biografia possibilita uma viso do modo como o eu- lrico possui uma historicidade que se constri como errncia e destino, como peregrinao pelos lugares inacabados ou imperfeitos do mundo que lhe foi dado viver, no esquecendo que essa peregrinao tambm existencial, no deve ser tomada simplesmente como impresses de uma viagem turstica.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Nos poemas desta viagem, ou peregrinao, intentamos demonstrar de que forma se comporta o olhar do sujeito potico, tendo como referncias os estudos realizados na rea da geografia cultural e dos pressupostos tericos de Michel Collot, para quem o eu, o mundo e as palavras encontramse intrinsecamente ligados.

1 Entre a tica e a esttica, o olhar


Jorge de Sena considera a sua poesia e tambm a sua narrativa como uma forma de dar testemunho de si mesmo e das circunstncias, sem com isso menosprezar o trabalho de organizao esttica das emoes e dos sentimentos, baseados na observao, na meditao e na rememorao de uma experincia muito concreta. E o exlio, temtica constante em sua produo literria, faz parte dessa experincia de vida. Sendo assim, o exlio se manifesta em sua obra sob os mais variados aspectos. Nosso objetivo aqui explorar a viso do sujeito potico sobre aquilo que lhe mostrado nos caminhos que percorre, o que as coisas lhe do a ver e a forma como tudo isso se transforma num objeto esttico o poema. Segundo Augustin Berque, a paisagem desempenha um papel na aquisio individual de conhecimentos, atitudes e reflexos necessrios nossa existncia: constitui o quadro em relao ao qual aprendemos a nos orientar; fala da sociedade na qual estamos inseridos, e das relaes que a se estabelecem entre o homem e a natureza. A memria possui um papel primordial neste cenrio, repleto de lembranas histricas cuja significao pouco a pouco apreendida. A paisagem , assim, uma das matrizes da cultura, mas , tambm, o lugar onde as atividades humanas gravam sua marca. E em funo dos elos que se formam entre o homem e a paisagem, que se manifestam os testemunhos literrios e as obras de arte pictricas. O termo paisagem, usado em diversas reas de conhecimento, bastante abrangente, podendo assumir diversos significados. Segundo Collot, no que diz respeito aos estudos da arte includa a a Literatura, o conceito de paisagem se relaciona com a questo do ponto de vista especfico de um sujeito; ou seja, da maneira particular de como esse sujeito vai construir os sentidos do seu texto a partir de seu olhar sobre a paisagem, e do modo como ele realiza a transio entre a linguagem potica e o mundo que capaz de demonstrar atravs dela. Assim, para ele, trabalhar a paisagem tambm trabalhar o sujeito. Na poesia seniana, fica muito evidente o tratamento que o sujeito potico d paisagem: o espao construdo como expresso de uma subjetividade, capaz de oferecer variadas facetas, to complexas quanto o alcance do visvel, que segundo Merleau-Ponty, de difcil definio, j que no se pode abarc-lo:
to impossvel fazer um inventrio limitativo do visvel quanto dos usos possveis de uma lngua, ou apenas do seu vocabulrio e dos seus estilos. Instrumento que se move por si mesmo, meio que inventa seus prprios fins, o olho aquilo que foi comovido por um certo impacto do mundo e que o restitui ao visvel pelos traos da mo. (MERLEAU-PONTY, 1997, p. 263).

No caso da poesia, o objeto esttico restitudo o poema, resultado do que o olho do sujeito captou e foi capaz de recriar literariamente. No corpus selecionado, nosso objetivo indicar algumas manifestaes da paisagem, sob a tica seniana, detendo-nos, em separado, pelos quatro estgios da viagem, ou melhor, da peregrinatio. 1.1 Portugal O nmero de poemas dessa fase bastante reduzido, esse momento em que Sena passa por grandes dificuldades dentro do seu pas: a ditadura, a falta de liberdade, principalmente de expresso, enfim, em que vive um espartilhamento que culmina em sua vinda para o Brasil.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Selecionamos fragmentos do poema AVE NOCTURNA.. para sintetizar a viso que esse sujeito potico consegue captar de Portugal:
Ave nocturna ponte de cometas invalidada tnica de simples pregas direi que me conheces quando pelas suas as luzes na manh futura j se apagam como pensamentos que se fecham sobre o impossvel (...) ventos que cruzavam com mais ventos doutras eras doutros lugares de stios a que nunca fui seno comigo mesmo e aonde levarei ardente nas mos entreabertas s memria das tuas entre os dedos se partem e so pedaos pousados no cho sujo de tantas polues perdidas que os ps pisam nesta viagem beira de outro rio negro oleoso crespo e oleoso e crespo como sabes nunca mais. (SENA, 1989, p. 26)

No poema, predomina uma viso voltada para dentro do sujeito, o eu-lrico v muito mais a si prprio que ao espao exterior. Fica entrevisto, portanto, que o sujeito se relaciona com um espao de aprisionamento, fora do mundo, o que se d devido a uma relao tensa com a ptria. Este o seu testemunho, com ele tece o poema, baseado no que v e sente. Sob esse aspecto, percebemos a importncia da problematizao do espao na literatura, uma vez que esta, em seus princpios bsicos, tem a funo de questionar o homem e suas relaes com o mundo. 1.2 Brasil A mudana para o Brasil permite a Jorge de Sena uma reconverso profissional que vai ao encontro da sua vocao, quando pode finalmente dedicar-se ao ensino da literatura, acabando por se doutorar em Letras, obtendo tambm o diploma de Livre-Docncia, para o que teve que naturalizar-se brasileiro (1963). Os anos vividos no territrio brasileiro lhe proporcionam talvez o seu perodo mais criativo, em condies de criar e expressar-se em toda a sua plenitude, gozando dos benefcios de um pas democrtico, o que podemos atestar no poema A NOITE PROFUNDA.
de repente que a noite profunda chega, como um enjoo, uma agonia, uma vertigem, uma queda irreparvel, no vcuo, no vazio, na treva em que tudo perde significado, em que no h gestos, palavras, sombras, nem memrias de espectros e remorsos, nada seno a queda repousada e lenta, a descida tranquila, inenarravelmente amarga de tranquilidade, indiferena, de abandono. Repentinamente (a msica tocava, a noite fsica do mundo viera serena e perpassante para ficar), a outra noite chegou abrupta, inexorvel, impiedosa, feroz, cruel, tirnica, no entanto extensamente e vastamente alheia,

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias


tomando posse do que um corpo , posse por dentro, por fora, no deixando um vo, um vo sequer que seja livre. (SENA, 1989, p. 56)

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Atravs de estudos mais abrangentes da poesia seniana, percebe-se como o poeta tem fixao pela noite, motivo recorrente em vrios poemas. A NOITE PROFUNDA deixa entrever como o espao dominado pela noite para o sujeito um espao de mal-estar, atestado nas vrias comparaes: a noite como um enjo, uma agonia, uma vertigem, / uma queda irreparvel... e nos vrios adjetivos de campos semnticos negativos que a designam: abrupta, inexorvel, impiedosa, / feroz, cruel, tirnica....
Tal como veio, partir. De sbito, o claro dia est. O sol de coisa alguma. e como se nada tivesse acontecido, e o enjoo, a agonia, a vertigem, a queda, no houvessem sido mais que imaginados. (SENA, 1989, p. 57)

Por fim, as sensaes ruins causadas pela noite, permanecem apenas como lembrana, como algo imaginado por esse sujeito, que apenas est transmitindo uma reminiscncia, uma apreenso de mundo diversa do que realmente viu, que , na verdade, a sua conscincia de sujeito nesse mundo. A seguir, em outro poema, um de seus mais famosos, EM CRETA, COM O MINOTAURO, o poeta experimenta uma liberdade muito grande, quando expe as suas impresses de exilado, criticando abertamente o fato de no poder estar em sua ptria:
Nascido em Portugal, de pais portugueses, e pai de brasileiros no Brasil, serei talvez norte-americano quando l estiver. Coleccionarei nacionalidades como camisas se despem, se usam e se deitam fora, com todo o respeito necessrio roupa que se veste e que prestou servio. Eu sou eu mesmo a minha ptria. A ptria de que escrevo a lngua em que por acaso de geraes nasci. E a do que fao e de que vivo esta raiva que tenho de pouca humanidade neste mundo quando no acredito em outro, e s outro quereria que este mesmo fosse. Mas, se um dia me esquecer de tudo, espero envelhecer tomando caf em Creta com o Minotauro, sob o olhar de deuses sem vergonha. (SENA, 1989, p. 74)

Nesse momento, a memria que entra em ao, reconstruindo subjetivamente uma experincia que j vivenciou. O que o eu-lrico transporta para a fico, encerra no aquilo que , ou que viu, mas o que poderia ter sido, o que v de um modo prprio, compatvel com o que diz Collot a respeito da participao do sujeito na construo/interpretao da paisagem. A inveno do Minotauro fica por conta da imaginao, da sua relao muito particular com as lembranas que arquivou. Da mesma forma que o Minotauro, o sujeito potico de Sena est aprisionado no seu labirinto/exlio, impedido que de desfrutar da sua Creta/Portugal, territrio amado, mas que se encontra fora de seu alcance. Atravs desses fragmentos, procuramos demonstrar a maneira como o sujeito est olhando o mundo: a sua ptria recriada, dando lugar a uma Creta arquetpica, povoada por um ser imaginrio, com quem ele toma um caf. O espao da escrita tambm se manifesta nessa Creta, j que ausente da terra natal, a lngua ser o meio de o poeta interagir com o mundo: A ptria de que escrevo a lngua em que por acaso de geraes nasci, ratificando aquela relao j citada entre o eu, o mundo e as palavras.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias 1.3 Estados Unidos da Amrica

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Devido a uma mudana poltica no Brasil, Sena parte com a famlia para os Estados Unidos em 1965, temendo uma volta ao regime j experimentado em Portugal. Nessa fase, a anlise de seu fazer potico reflete uma nostalgia, o sujeito parece olhar para trs, para o que se perdeu no mundo. O poema NOUTROS LUGARES sintetiza esse sentimento de perda:
No que ser possvel ser feliz acabe, Quando se aprende a s-lo com bem pouco. Ou que no mais saibamos repetir o gesto que mais prazer nos d, ou que daria a outrem um prazer irresistvel. No: o tempo nos afina e nos apura; faramos o gesto com infinda cincia. No que passem as pessoas, quando o nosso pouco feito da passagem delas. Nem tambm que ao jovem seja dado o que a mais velhos se recusa. No. que os lugares acabam, ou ainda antes de serem destrudos, as pessoas somem. e no mais voltam onde parecia que elas ou outras voltariam sempre por toda a eternidade. Mas no voltam, desviadas por razes ou por razo nenhuma. (SENA, 1989, pp. 87-8)

No trecho acima, h uma correspondncia entre espao e tempo, que alis, percorre todo o poema. Temos a noo de como o espao se modifica com o passar do tempo:
que as maneiras, modos, circunstncias mudam. Desertas ficam praias que brilhavam no de gua ou sol mas solta juventude. (...) Apenas sei que as circunstncias mudam e que os lugares acabam. E que a gente no volta ou no repete, e sem razo, o que s por acaso era a razo dos outros. Se do que vi ou tive uma saudade sinto, feita de raiva e do vazio glido, no saudade, no. Mas muito apenas o horror de no saber como se sabe agora o mesmo que aprendi. E a solido de tudo ser igual doutra maneira. E o medo de que a vida seja isto: um hbito quebrado que se no reata, seno noutros lugares que no conheo. (SENA, 1989, pp. 88-9)

As paisagens familiares que um dia o sujeito viu, por um processo mnemnico, ficaram arquivadas, o que permitiu-lhe criar uma viso de mundo. Aps a transformao desse espao, o que restou foi um lugar estranho com o qual esse sujeito no se identifica, por j haver construdo uma idia anterior do que era felicidade, seja com imagens de locais ou da presena humana, que, no fim, esto relacionados entre si. 1.4 Notas de um Regresso Europa

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Nos poemas dedicados Europa, so encontradas imagens de grandes metrpolis, embora o foco principal no seja a paisagem em si, e sim o fato de as cidades terem sido o local onde o homem construiu a sua existncia, interagindo nessa paisagem. A cidade torna-se ento, o palco da grande histria da humanidade. No poema ENCONTRO COM VERMEER EM DELFT, procedemos a uma leitura que d conta de demonstrar essa perspectiva do espao que o poeta deseja atribuir:
Fui deambulando pelas ruas, cruzando canais, seguindo margem de outros, em direco praa principal, e a esparsos vultos que da quietude emergem (como na vista da cidade, com o petit pan de mur jaune) pergunto onde Vermeer morara. Ningum sabia. E fui de rua em rua at chegar a uma pequena loja que vendia simples lembranas da cidade (azuleijinhos, porcelanas, etc., para turistas). A dona por certo saberia. Ela sorriu, trouxe-me outra porta que dava para a grande praa, e mostrou-me a placa na fachada do prdio.(SENA, 1989, p. 101)

Johannes Vermeer, tambm conhecido como Vermeer de Delft, o segundo pintor holands mais famoso do sculo XVII, depois de Rembrandt. Grande pintor do cotidiano, as cenas mais comuns, aos olhos de Vermeer, adquirem forte carga espiritual, tanto em suas pinturas de gnero como em suas poucas obras de paisagem, como a Vista de Delft. Temos ento, dentro do poema seniano, uma descrio visual da mesma cidade que abrigou o artista, mas o detalhe que possui real importncia para o sujeito potico est contido no verso: pergunto onde Vermeer morara. E mesmo o que conta: saber onde morara o pintor que contribuiu para o engrandecimento da arte holandesa, ao inserir o cotidiano, o elemento humano nos seus quadros, deixando assim sua marca naquela cultura. O interesse do observador no est concentrado nas imagens do lugar ou em ...simples lembranas da cidade / (azuleijinhos, porcelanas, etc., para turistas)., porque paisagens, para Sena, so construes culturais e cultura para ele o humano. Entrevemos, assim, nesse poema, evidncias de como a paisagem funciona como marca e matriz, de acordo com Berque. Em todos os demais poemas do perodo em que o poeta visitou a Europa, possvel detectarse uma correspondncia positiva entre o homem e a paisagem, com a exaltao dos grandes feitos da humanidade atravs dos tempos, representados por cones de cultura: monumentos, catedrais, casas e at mesmo runas, uma vez que estas denunciam vestgios de civilizaes empreendedoras, registros que so, da passagem do homem e de sua capacidade de interagir na paisagem.

Concluso
Especificamente para esse trabalho, foi selecionado um nmero reduzido de poemas, insuficiente para englobar todos os matizes da paisagem na poesia de Jorge de Sena. Porm, pelo contedo aqui apresentado, tivemos condies de avaliar como cada poema seniano encerra em sua construo um olhar diferenciado de um sujeito, uma metamorfose do ser em sua viso, recorrendo mais uma vez a Merleau-Ponty. Aos nos debruarmos na anlise dos poemas, observamos de que maneira o poeta, em sua peregrinao, interroga as paisagens e o modo como elas se mostram, tal qual a montanha ao pintor, e de que forma, com essa percepo de mundo, nos d suas impresses, seu testemunho.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Se nas mltiplas vises que o mundo oferece, est o poeta com sua arte, a capt-las, cabe a ns interpret-las, buscando sempre a possibilidade de novas leituras, sob novos aspectos paisagsticos. A investigao, dentro da poesia contempornea, de outras relaes entre o homem e a paisagem, torna-se tarefa assaz instigante, principalmente pela riqueza da obra de Sena, sobre a qual todo e qualquer tipo de abordagem ser sempre campo muito frtil.

Referncias Bibliogrficas
[1] MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o esprito. In: DUARTE, Rodrigo: (org) O Belo Autnomo: textos clssicos e de esttica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997. [2] SENA, Jorge de. Poesia III. Lisboa: Edies 70, 1989. [3] COLLOT, Michel. Paysage et posie du romantisme nos jours. Paris: Jos Corti, 2005. [4] CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural: O estado da arte. In: ROSENDAHL, Zeny e CORRA, Roberto Lobato. Manifestaes da cultura no espao. Rio de Janeiro: ed uerj, 1999.

Autor(es)
1

Ida FERREIRA ALVES, Profa. Dra. Universidade Federal Fluminense (UFF/CNPq) Departamento de Letras Clssicas e Vernculas E-mail: idafalves@terra.com.br
2

Kassia FERNANDES DA CUNHA, Mestranda Universidade Federal Fluminense (UFF) Departamento de Letras Clssicas e Vernculas E-mail: kassiafernandes@ig.com.br

You might also like