You are on page 1of 3

Prtica Forense Penal captulo 2 ao Penal

9.) Defesa preliminar Lei de Drogas (Lei 11.343/2006)


A foi denunciado pela prtica de trfico ilcito de drogas (art. 33, caput, Lei 11.343/2006) porque foi surpreendido trazendo consigo, sem licena, substncia entorpecente destinada venda. Encontra-se preso em flagrante. A denncia foi oferecida.

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ____ Vara Criminal da Comarca de So Paulo. Processo n ____ A, qualificado nos autos, por seu advogado infra-assinado, consoante poderes que lhe foram outorgados em incluso instrumento particular de mandato (documento 1), vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, em ao penal que move o Ministrio Pblico, tendo sido notificado dos termos da denncia, oferecer a sua DEFESA PRELIMINAR1 (art. 55, 1., e seguintes, da Lei 11.343/2006), expondo e requerendo o que se segue: 1. A denncia atribui ao acusado a prtica de trfico de ilcito de drogas, nos termos do art. 33, caput, da Lei 11.343/2006, por ter sido surpreendido com um pequeno pacote de substncia tida como entorpecente, similar a um tijolo, supostamente destinada a comercializao. 2. Entretanto, a denncia deve ser rejeitada, por inexistirem evidncias da ocorrncia do delito nela capitulado. 3. Sabe-se ser imprescindvel a comprovao da materialidade do delito por laudo que ateste a natureza e a quantidade da droga considerada ilcita. 4. No obstante ser mais flexvel quanto necessidade de habilitao especfica para a subscrio do laudo, a nova Lei sobre a matria no descaracterizou a necessria e precisa identificao de substncia txica, o que no presente caso no ocorreu.
1

Cuida-se de procedimento especial, que continua a ser respeitado, nos termos do art. 394, 2., do CPP.

Guilherme de Souza Nucci

5. Segundo se depreende de simples leitura do laudo, trata-se de mistura de ervas no txicas, com pequena quantidade de cannabis sativa, que afirma o acusado ter preparado ele mesmo, para seu prprio consumo. 6. Embora haja no componente da mistura apreendida em poder do acusado, pequena quantidade de substncia considerada entorpecente, h que ser considerado que a maior parte dos componentes contidos no material apreendido atxica e no consubstancia quantidade indicativa de venda de droga ilcita. 7. Nem mesmo as circunstncias em que foi preso o acusado indicam seu envolvimento no trfico ilcito de drogas. 8. O acusado foi detido no terminal de nibus ____, desta Comarca, quando, sozinho, embarcava para a cidade onde residem seus pais. Levava consigo a mistura objeto da acusao que lhe imputada, para consumo prprio. 9. No se argumente ser o aspecto de tijolo um indicativo de grande e suficiente quantidade para caracterizao do ilcito de trfico, uma vez que, buscando os usurios, comumente, protegerem-se, nos dias de hoje, da violncia caracterstica dos pontos de venda da droga, no raramente trazem consigo, quantidade considervel, para consumo seguro e garantido por um perodo de tempo. 10. Em razo do que se expe, cumpre ressaltar que o denunciado suportou priso em flagrante ilegal. 11. A nova Lei de Entorpecentes no permite a priso do usurio, (art. 48, 2.), restando efetivamente abusiva e injustificvel a sua segregao e a presente imputao de trfico. 12. Se conduta couber ao acusado, o que se alega a ttulo de argumentao, deveria ser capitulada no consumo de substncia entorpecente, razo pela qual a presente denncia no sustentvel, devendo ser rejeitada de plano. 13. Isso porque no incorreu o acusado em comportamento passvel de punio, que s se justificaria frente situao clara e devidamente comprovada em procedimento investigatrio inicial, o que no se deu neste caso. 14. Pelas certides acostadas nos autos, inequvoco o comportamento escorreito do acusado, adaptado e plenamente inserido no grupo social a que pertence, eis que sempre trabalhou honestamente e nunca se envolveu em qualquer atividade ilcita, mesmo passando por dificuldades financeiras. 15. No fossem suficientes os argumentos esposados, necessrio ressaltar que, como fato incontroverso, a dvida deve ser interpretada em favor do acu-

Guilherme de Souza Nucci

sado, razo pela qual tambm por esse prisma a denncia no deve ser recebida. Vale dizer que, em razo da ausncia de elementos que sustentam com segurana a imputao da conduta, permitindo interpretaes diversas, forosa deve ser a opo pela interpretao mais benfica. Ante o exposto, considerando a inexistncia de sustentao para a denncia oferecida, nos termos articulados pelo rgo acusatrio, requer-se no seja a mesma recebida, evitando o ajuizamento de ao penal sem justa causa.2 Assim no entendendo Vossa Excelncia, protesta o denunciado pela produo de todas as provas em Direito admitidas, em especial, por exame de dependncia e pela inquirio de testemunhas, apresentadas no rol que segue abaixo, nos termos do art. 55, 1., da Lei 11.343/2006. Termos em que, Pede Deferimento. Comarca, data. _______________ Defensor ROL DE TESTEMUNHAS: _______________ _______________
2

Inicia-se a ao penal com o oferecimento da denncia, porm, somente considerase ajuizada a ao quando houver o recebimento da pea acusatria. Consultar a nota 7 ao art. 245 do nosso Cdigo de Processo Penal comentado.

You might also like