You are on page 1of 18

Juventude e Cidadania Ativa

Formao e Multiplicao

Secretaria de Educao Secretaria Especial de Juventude

A Universidade da Juventude uma Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico que trabalha com nfase na formao, informao, produo e gesto do conhecimento e assessoria para o desenvolvimento de polticas de juventude, em reas de interesse e impacto social para lideranas jovens, dirigentes e gestores pblicos e outros atores polticos e sociais.

O projeto
O Juventude e Cidadania Ativa foi nomeado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa no World Aware Education Award prmio Mundial da Educao, que nomeia projetos de excelncia ou inovao da rea de construo de redes e parcerias e coordenao para a melhoria da Educao Mundial.

Por que Juventude e Cidadania Ativa?


Os nmeros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2008) so de 50 milhes de jovens entre 15 e 29 anos, o que tem provocado um grande impacto sobre suas condies de vida, principalmente, no mundo do trabalho e da educao. O que no Brasil ficou conhecido como Onda Jovem;
O IDJ - ndice de Desenvolvimento Juvenil (RITLA, 2008) - demonstra que em praticamente todos os aspectos envolvidos na composio do ndice (educao, sade e renda) as juventudes das regies Norte e Nordeste encontram-se em desvantagem quando se compara seus indicadores com os das demais regies brasileiras, demonstrando ser a mais impactada pela dvida social que o pas tem com esta gerao;

Constatada essas necessidades, agregada ao entendimento dos jovens como sujeito de direitos universais percebemos que a efetivao desses direitos inclui, obrigatoriamente, o envolvimento das diversas organizaes e grupos juvenis no combate s desigualdades existentes e na construo de uma cidadania ativa;
Para uma maior participao dessa juventude e efetivao de polticas importante a mudana da lgica de atuao das instncias Governamentais. A participao da sociedade organizada no planejamento, implementao e o monitoramento da gesto de polticas pblicas pode trazer mais eficincia, transparncia e envolvimento dos cidados e as comunidades locais.

Objetivo Geral
Promover a cidadania ativa a partir do reconhecimento do jovem como ator relevante na construo do desenvolvimento econmico, social, poltico e cultural em Jaboato dos Guararapes.

Objetivos Especficos
Fortalecer as capacidades individuais e institucionais com nfase para a ao coletiva das jovens lideranas e dos atores envolvidos na elaborao, na implementao, e monitoramento de polticas, planos, estratgias e programas de juventude em todos os nveis de governo; Apoiar as formas de participao tradicionais e inovadoras e garantir seu impacto na Agenda Pblica do municpio, possibilitando o contato com os participantes das redes sociais e polticas existentes e ativas na rea da juventude; Empoderar, de forma contundente, as aes de associaes locais de jovens para fortalecer sua participao no desenvolvimento de polticas pblicas adequadas (democrticas, transparente, eficientes e justas) que redundem em benefcio econmico, social, educacional ou cultural para toda a sociedade.

Pblico Alvo
Direto Lideranas de organizaes, movimentos e grupos de juventude; Dirigentes e lideranas de organizaes da sociedade civil que trabalhem com as polticas de juventude e a temtica da participao e cidadania; Acadmicos e formadores; Grmios estudantis. Indireto Populao jovem; Gestores pblicos; Populao em geral envolvidos no projeto.

Metodologia
Multiplicadores (30 jovens) Primeira Fase Aulas presenciais (40h); Aulas Virtuais (40h Via Plataforma Moodle); Formao presencial de avaliao de 16 horas. Formadores (900 jovens) Segunda Fase Oficinas presenciais nos bairros (Guia Didtico); Disponibilizao de CD ROMs.

Primeira Fase - Identificao de 15 bairros 30 jovens multiplicadores


Critrios:

Comunidades em que j existam atuao especfica na rea de juventude; 2 pessoas por bairros identificado; Equidade de gnero e racial; Diversidade de organizaes; Perfil de liderana comprovada com experincia em atuao e facilitao de grupos juvenis; Motivao e compromisso de atuar como multiplicador. Obs: os jovens selecionados sero contemplados, ao final do processo, com uma bolsa de R$ 400,00.

Primeira Fase Critrios de participao


Jovens entre 18 a 29 anos; Jovens com ensino mdio completo; Jovens com capacidade de trabalhar em grupo e liderana; Jovens com experincia em coordenar/facilitar trabalhos em grupos com outros jovens, e em particular, jovens com experincia em educao no formal ou educao de pares; Jovens envolvidos ativamente na rea de juventude e/ou poltica de juventude; Jovens com capacidade de trabalhar com computador, e-mail e internet.

Segunda Fase - Multiplicao


Multiplicao para 900 jovens Superviso, apoio e monitoramento dos 30 facilitadores pela equipe; Curso interativo para 60 jovens por bairro; Oficina presencial (8 h); Aprendizagem individual por meio de CD ROM com apoio dos facilitadores e moderadores dos fruns virtuais; Oficina de encerramento presencial (8 h).

Segunda Fase Multiplicao para 900 jovens


Jovens entre 15 a 29 anos; Jovens da Rede Municipal de Ensino, Projovem e etc.; Jovens dos grmios estudantis; Jovens das entidades juvenis/sociedade civil e etc.; Jovens com capacidade de trabalhar com computador, e-mail e internet.

Nmero de Aulas Temticas abordadas Introduo Temtica de Juventude (Prtica, Poltica e Pesquisa) Introduo s Polticas de Juventude no Brasil e em Jaboato dos Guararapes Introduo aos Conceitos de Cidadania Ativa Cidadania e Formas de Participao Mapeamento das Oportunidades de Participao Juvenil em Nvel Local Desenvolvimento da Oficina de Cidadania Ativa e a Construo da Agenda Local de Juventude Ao Local Monitoramento e Avaliao Total Presenciais Virtuais 08 horas 08 horas 08 horas 08 horas 08 horas 08 horas 08 horas 08 horas 56 horas 02 horas 02 horas 04 horas 04 horas 10 horas 08 horas 08 horas 02 horas 40 horas

Total de Aulas 10 horas 10 horas 12 horas 12 horas 18 horas 16 horas 16 horas 10 horas 96 horas

Objetivo da Reunio com a Secretaria de Administrao Regional


Divulgao em pontos importantes nas comunidades (Associaes, Rdios Comunitrias, Igrejas, Centros Espritas, Escolas...), via cartazes, do projeto; Identificao de 15 comunidades em que j existam atuao especfica na rea de juventude.

Obrigada!!

Obrigada!

Equipe UNIJUV Cludia Fidelis: (81) 9917 3628 Deyse Albuquerque: (81) 9692 5034 Rebeka Oliveira: (81)9692 5031 Ditta Dolejsiova: (21) 8146 4716 E-mail: cidadania@unijuv.org.br Site: www.unijuv.org.br Site do Projeto: www.unijuv.org.br/jcajaboatao

You might also like