You are on page 1of 5

Faculdade Piauiense FAP Curso de Ps Graduao Turismo e Negcio: Planejamento e Gesto Disciplina: Gesto Financeira e de Custos Professora: Maria

ia Valria Santos Leal

Resenha do Livro: Independncia Financeira

Aluno: Givaldo Santos

Teresina PI, novembro de 2008.

KIYOSAKI, Robert T; LECHTER, Sharon L. Independncia Financeira: o guia do pai rico. Traduo de Maria Fernanda Wolff de Carvalho. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Robert T. Kiyosaki ao retornar da guerra, comeou sua carreira como empresrio. Fundou em 1977 uma empresa que lanou as primeiras carteiras de nilon e velcron. Em 1985 foi co-fundador e uma empresa internacional de educao que atua em sete pases, e que ensina sobre negcios e investimentos. Foi Criador do jogo CasfhFlow que ensinava o jogo do dinheiro. Foi o autor de diversos livros como Pai Rico, Pai Pobre, Independncia Financeira: o Guia do Pai Rico, Profecias do Pai Rico, Pai Rico: o Guia de Investimentos, Pai Rico: o Guia de Aposentado Jovem e Rico e Filho Rico, Filho Vencedor. Sharon L. Lechter formada em contabilidade pela Universidade Estadual da Flrida, foi diretora financeira de uma consultoria na rea de informtica, diretora da rea fiscal de uma seguradora e fundadora e editora associada da primeira revista feminina e Wisconsin. Ajudou a expandir a indstria de livros eletrnicos que ela representa hoje em dia. Foi co-autora do livro Independncia financeira: o guia do pai rico.

Na primeira parte do livro os autores empenham-se em explicar detalhadamente o que vem a ser cada tem que compe o quadrante de fluxo de caixa, alm de elencar as caractersticas existentes nas pessoas que ocupam determinados quadrantes ao invs de outro. De acordo com os autores, as pessoas possuem uma pr-disposio de se encaixar no lado direito do quadrante do fluxo de caixa, preferindo a segurana liberdade e independncia financeira. Comumente, as pessoas migram do quadrante E para o A, sendo o ultimo o mais difcil e arriscado. Ainda na primeira parte, os autores buscam estabelecer a diferena entre segurana no emprego, segurana econmica e independncia

financeira, onde o primeiro refere-se a pessoas muito bem instrudas, porm com pouco ou nenhum conhecimento referente aos quadrantes D e I. O segundo refere-se confiana que as pessoas sentem em seus conhecimentos de investidor e empregados. J o terceiro constitui o caminho para a independncia financeira. Os autores ento passam a abordar cada quadrante do lado direito de forma mais direta, elucidando alguns pontos fortes e fracos, bem como alguns caminhos a serem seguidos por aqueles que desejam ser bem sucedidos no lado direito do quadrante de fluxo de caixa, e como as pessoas desse lado utilizam os impostos como ativos, em vez de passivo, o que ele representa para a maioria das pessoas do lado esquerdo do quadrante. A primeira parte concluda com uma breve explanao sobre alguns aspectos referentes a transaes financeiras. Nesta parte do livro, ainda possvel entender algumas definies de termos como passivo, ativo, balancete, alm de entender como ocorre todo esse processo de juros, poupanas, hipotecas, dentre outros.

A segunda parte do livro iniciada com uma tentativa dos autores de induzirem aos leitores uma intensa busca da identificao de quem realmente so, descobrindo suas verdadeiras paixes e investindo de forma eficaz nelas. De acordo com os autores, a competncia e a capacidade da pessoa se tornar um milionrio pertence a todos, sendo necessrio apenas cada um a buscar os melhores meios para tal. Nesta parte do livro ainda trabalhada a idia particular de cada quadrante, onde ainda so comparados entre si, elucidando as suas diferenas, alm de apresentar uma pequena formula de como conseguir alcanar os seus objetivos: ser fazer ter, alm de abordar a importncia de fazer o dinheiro trabalhar para voc, sem que sejam necessrios muitos esforos, dando ainda exemplos de como ganhar juros assim como os bancos.

Na terceira parte do livro, os autores buscam apontar idias e dicas aes que as pessoas podem desenvolver para se tornar um D e I bem sucedidos. Segundos os autores, so necessrios dar pequenos passos rumo ao lado direito do quadrante de fluxo de caixa. De forma lenta, as pessoas devem migrar do lado esquerdo para o lado direito. Nessa parte, ainda so apresentados padres de fluxo de caixa para as classes baixa, mdia e alta, alm de sete etapas necessrias para encontrar um caminho para o sucesso.

A obra oferece subsdios nossa pesquisa cientifica medida que trata de assuntos financeiros, dentro do campo de contabilidade, sobretudo na formao de pensamentos coerentes com o que vem a ser de fato uma independncia financeira, reportando-se a esclarecimentos de pessoas renomadas sempre que necessrio, tornando a obra com uma credibilidade cada vez maior. Com slidos conhecimentos na rea de finanas e economia, os autores empenham-se em apresentar clara e detalhadamente as circunstancias e caractersticas da independncia financeira, levando-nos a compreender as idias bsicas de como alcanar o mesmo. De um modo geral, o autor apia-se em diversas personalidades renomadas para emitir seus pensamentos e concluses. uma leitura que no exige conhecimentos prvios para ser entendida, nem de releituras e pesquisas quanto a conceitos de economia, finanas, ou quaisquer outros termos condizentes com esses ambientes, uma vez que tais conceitos podem ser encontrados no livro, tornando a leitura mais fcil e prazerosa. Com um estilo claro e objetivo, os autores oferecem esclarecimentos de como funciona o processo de enriquecimento financeiro, bem como a sua importncia para uma independncia de fato no ramo financeiro,

exemplificando e impulsionando uma reflexo critica sobre os temas abordados. Os exemplos citados amplamente nos auxiliam na compreenso do

que seja de fato uma independncia financeira e nos possibilitam analisar e confrontar varias posies, a fim de chegarmos nossa prpria concluso. Contudo, este livro pode ser indicado a todos aqueles que buscam um maior aprendizado e sucesso em suas anlises referente ao ambiente financeiro, sobretudo a todos os estudiosos e pesquisadores da rea contbil e administrativa, pois com o estudo dessa obra podemos amadurecer mais, inclusive para desenvolvermos idias prprias, o que em muito pode nos enriquecer, tanto do lado mental como do lado financeiro tambm.

You might also like