You are on page 1of 43

Auriculoterapia Chinesa

Apostila elaborada por:

Evaldo Mazer

Apostila do curso de Auriculoterapia

Este material parte integrante do curso de qualificao em auriculoterapia e no pode ser vendido separadamente.

Curso de formao em auriculoterapia

impossvel para um homem aprender aquilo que ele acha que j sabe.
Epteto, filsofo grego (50-135 d.C)

Curso de formao em auriculoterapia

ndice
Medicina Tradicional Chinesa Histrico Princpio nico - Taosmo Taosmo Tao Yin e Yang O Tai-Ji A energia Qi Fontes de energia Conceito de energia Fontes de energia Os 5 elementos Ciclo de Gerao Ciclo de Dominao A relao da teoria dos 5 elementos com a medicina chinesa A grande circulao de energia As 5 estaes Tabela das principais correspondncias dos 5 elementos Auriculoterapia Chinesa O que auriculoterapia Anatomia da Orelha (Pavilho auricular) Cartografia chinesa Formas de aplicao Observao e cuidados Diagnsticos Aurculo-diagnstico Diagnstico atravs da pulsologia chinesa Associao da avaliao do pulso com o emocional Tringulo ciberntico Bibliografia 05 06 07 07 08 09 13 18 18 18 19 21 22 23 24 25 25 26 27 27 28 28 29 29 30 30 32 38 38 40

Curso de formao em auriculoterapia

Medicina Tradicional Chinesa


Introduo
Para se falar de Princpio nico (Tao), teoria do Yin e Yang e dos Cinco Elementos, se faz necessrio uma breve introduo e um breve relato histrico sobre a Medicina Tradicional Chinesa. A medicina tradicional chinesa (doravante designada mtc) no pode simplesmente ser considerada uma prtica mdica, ela mais que isso. Consideramos aqui a palavra mdica dentro do conceito ocidental que significa "arte ou cincia de evitar, curar ou atenuar as doenas (segundo o dicionrio Aurlio)". Se dissermos que a mtc um conjunto de recursos teraputicos, tambm no a definirmos bem. Na verdade o seu conceito muito mais amplo. Quando entramos em contato com a mtc ela se mostra como um caminho de tratamento, mas logo em seguida percebemos que para se tratar a doena precisamos desenvolver o nosso autoconhecimento e finalmente percebemos que a mtc um caminho de transformao e uma opo de vida. Na realidade, quando estudamos profundamente a mtc percebemos que suas razes encontram-se fundamentadas no "Livro das Mutaes" (I Ching). Este influenciou a cincia, a filosofia, a arte e toda a sabedoria do povo chins. O I Ching uma cincia numerolgica, onde se classificam todos os eventos nos 64 hexagramas. Tambm muito utilizado como um orculo de sabedoria. Influenciou o confucionismo, o taosmo e o budismo na China. Como podemos observar a mtc esta baseada em princpios filosficos, na observao dos fenmenos da natureza e sua influncia energtica no ser humano e em suas relaes internas e externas, na astrologia chinesa, na compreenso do princpio nico (Tao) e sua dualidade energtica (Yin e Yang). O objetivo das prticas teraputicas baseadas na mtc compreender os fatores que propiciaram ao indivduo o seu desequilbrio energtico e tentar estabelecer a fluidez energtica obtendo o equilbrio. Para tanto, o seu diagnstico (uma correta avaliao energtica) procura estabelecer relaes do seu comportamento e alimentao, e ainda analisa odores, transpirao, pulso, lngua e condies da natureza que esteve exposto, entre outras coisas para determinar qual o princpio de tratamento a ser realizado. Este tratamento energtico pode ser obtido atravs de diversas prticas teraputicas orientais, como: Acupuntura: tcnica de inserir agulhas finssimas em pontos especficos dos meridianos com o objetivo de restabelecer o fluxo natural de energia (Qi). A acupuntura pode ser dividida em sistmica (aquela que utiliza agulhas no corpo inteiro), auriculoterapia (utiliza o pavilho auricular com agulhas, sementes, esferas e magnetos), Koryo Sooji Chim (insere agulhas nas mos), Colorpuntura (utiliza as cores) entre outras tcnicas. Moxabusto: tcnica que consiste em aquecer ou queimar os pontos, ativando o fluxo de Qi. Tambm muito utilizada para expulsar o frio dos canais.
Curso de formao em auriculoterapia 5

Ventosa: tcnica que se utiliza copos que produzem o vcuo sobre uma determinada regio (presso negativa), promovendo assim que o sangue se superficialize, com isto desfaz a estagnao de sangue. Muitas vezes tambm utilizado para promover a sangria da regio. Massagem: atravs de toques, presses e deslizamentos tem como objetivo ativar o fluxo energtico (Qi). H diversos tipos de massagem (shiatsu, tuin, anma, seitai, entre outras). Fitoterapia: atravs da utilizao de plantas, propicia a ativao, eliminao e o fortalecimento do Qi. Tchi Kun: tcnica que se utiliza exerccios, posturas e meditaes baseadas na respirao, tem como objetivo desenvolver a conscincia e o aprimoramento do Qi. I Ching: tcnica cabalstica que tende atravs da sabedoria dos hexagramas e sua interpretao, mostrar as opes do caminho a seguir. Astrologia Chinesa: atravs das influncias das energias no momento (hora), dia, ms e ano do seu nascimento tenta ajudar na compreenso da sua personalidade e tendncias. No ocidente, acredita-se que as prticas teraputicas orientais so uma maneira apenas de tratamento das doenas. Isto um erro! Estas prticas so integrantes de uma cincia com conceitos prprios, diferentes e independentes dos conceitos da medicina ocidental.

Histrico
Em 1970 na China, arqueologistas descobriram uma tumba do perodo da Dinastia Han (206-220 a.C.) na regio de Ma Dui, provncia Hunan. Dentro desta tumba, foi descoberto um tratado mdico escrito durante o perodo da "Guerra entre os Estados" (403221 a.C.). O nome deste tratado "Frmulas para o tratamento de cinqenta e duas doenas". Outro tratado fundamental da mtc foi escrito por Zhang Zhong-jing (150-219) o Shang Han Lun (Tratado do Frio Nocivo). O mais antigo livro de medicina que ainda hoje se mantm em uso o "HUANG DI NEI JING" (Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo), tendo sido encontrado um exemplar, em escavaes arqueolgicas, datado de cerca de 500 a.C. Atribui-se sua autoria a HUANG DI (Imperador Amarelo), que mais um ttulo do que o nome de uma pessoa. HUANG DI foi um dos trs imperadores mticos da China. Os outros dois foram FU SHI, a quem se atribui a criao dos trigramas, a 1 escrita chinesa, e o "YI JING" (ou "I Ching" como mais conhecido), e SHEN NONG, a quem se atribui o ensino da agricultura. So mticos porque no h registros histricos de sua passagem, apenas a tradio oral. HUANG DI teria sido o unificador da China e reinado de 2.690 A 2.590 A.C, aproximadamente. O "HUANG DI NEI JING" dividido em 2 volumes: "SU WEN" e "LING SHU".
Curso de formao em auriculoterapia 6

O 1. referido como sendo o Livro das Patologias e o 2. como o Livro da Acupuntura. Portanto, podemos assegurar mtc, uma histria escrita de pelo menos 2.500 anos. Se considerarmos verdadeira sua autoria, poderamos ampliar isso para 4.500 anos. Hipcrates, chamado o Pai da Medicina (ocidental), viveu por volta de 500 a.C., o que justifica dizermos que o livro que trata de mtc ser a mais antiga obra de medicina (mesmo que oriental) ainda hoje em uso, pois toda a literatura a respeito faz referncia ao "NEI JING". As escavaes arqueolgicas revelaram tambm a utilizao de antigas agulhas de pedra, chamadas "bian", depois substitudas por outras de bambu e espinhas de peixe, at chegar-se s metlicas. Como foram descobertos os canais (meridianos) de energia (Qi) e os pontos pelos quais estes poderiam ser estimulados, ningum sabe ao certo. Acreditamos que grandes mestres de Tchi Kun visualizaram estes canais e pontos. Da mesma forma que descobriram as propriedades energticas das plantas. No incio a mtc chegou ao ocidente atravs das viagens China por comerciantes e posteriormente pela imigrao Chinesa. Mas o grande crescimento da mtc no ocidente se deu ao fato das imigraes orientais para o ocidente e atravs de um diplomata francs "SOULIE DE MORNAT", que se encantou com a prtica da acupuntura e tornou-se um estudioso sobre a prtica. Quando voltou a Frana, tornou-se um divulgador da acupuntura. No Brasil, a mtc foi trazida principalmente pela imigrao japonesa que introduziu aqui o Shiatsu e a Acupuntura, h 100 anos. A fitoterapia chinesa e o tchi kun foram introduzidos posteriormente pela imigrao chinesa. Mas estas tcnicas s comearam a serem amplamente divulgadas aps a criao do Instituto Brasileiro de Chi Kung.

Princpio nico - Taosmo


Os fundamentos da medicina tradicional chinesa dependem da compreenso da filosofia taosta, do conceito de energia e do estudo das relaes entre o homem, o cu e a terra. Uma singular diferena entre o modo chins de pensar em contraste com o ocidental, diz respeito ao seu carter sinttico, enquanto o nosso foi genericamente articulado com feio analtica.

Taosmo
Tao tudo o que existe e ao mesmo tempo nada. o princpio da unicidade. A palavra Tao poder ser traduzida de diversas formas. Literalmente, significa: falar, dizer ou conduzir. Poderia ser traduzido como orientao da mente" ou "o caminho para a mente espiritual". Ou como alguns escritores preferem: "o caminho para a imortalidade". Segundo Lao-Ts: "O Tao que pode ser definido, no o Tao Eterno". O Taosmo utiliza o conhecimento das cincias mticas, cosmologia, tchi kun, meditao, poesia, filosofia para que o indivduo atravs do autoconhecimento se torne um com o universo. Alguns dos filsofos que introduziram e divulgaram o taosmo foram:
Curso de formao em auriculoterapia 7

- Lao-Ts: escreveu o grande livro que pode ser considerado como a Bblia taosta: Tao Te King - O livro do sentido da vida. - Chuang-Ts: foi o discpulo mais prximo de Lao-Ts, e tambm escrevia versos pitorescos. - Chu-Shao-Hsien: Escreveu o Tao Tsang, grande cnone taosta que tinha nada menos que 5.485 volumes.

Tao
O Tao no pode ser definido, s podendo ser compreendido atravs de percepo direta, pois est alm do alcance do racional. Tudo o que for escrito sobre ele no o Tao verdadeiro, mas, mesmo assim, torna-se necessrio a tentativa frustrada de explic-lo. O termo apareceu primeiramente em Tao Te King (O Livro do Tao e Sua Virtude), de Lao Ts: ... o Tao Todo em tudo. O Tao como vazio indiferenciado e puro esprito, a me do cosmos; como no vazio, o receptculo, o amparo e, num certo sentido, o ser dos objetos inumerveis, que permeia a todos. Como o alvo da existncia, o Caminho do Cu, da Terra e do Homem. Segundo ensinou Lao-Ts, melhor confiar as coisas ao Tao, sem intervir em seu curso natural, pois: "coisa mais fraca no cu e na terra, supera a mais forte, vem de lugar nenhum e penetra onde no h nenhuma fenda. Sei assim o valor da inatividade. Raros so os que reconhecem o mrito do ensino sem palavras e sem atos. Lao-Ts ensina que Tao (Caminho) no passa de um termo aceitvel para que fora melhor chamado "o Inominado". Dizer que existe, equivale dizer que no existe, apesar de o vazio ser a sua verdadeira natureza. Dizer que no existe excluir a plenitude permeada por ele. As palavras limitam e o Tao no tem limites. Tai Hsu (o Grande Vazio), isento de caractersticas, auto-existente, indiferenciado, inconcebivelmente vasto, mas presente todo inteiro numa semente. tambm Tai Chi (a Causa Final, a Mola Mestra do Cosmos). E ainda Tai I (o Grande Modificador), suas mutaes no conhecem termo. Apreendido pela viso limitada do homem, tambm Tien (o Cu), fonte do governo e ordem. a Me do Cu e da Terra, e nada existiria sem seu alimento. Essa concepo do Tao torna-o muito maior que Deus, de vez que os destas asseguram estar o criador para sempre separado de suas criaturas. O cristo, embora aspire viver diante da face de Deus, jamais sonharia em ser um Deus! Assim, Deus menos que infinito e exclui aquilo que no Deus. Para o Taosta nada est separado do Tao. Por ser "Todo em tudo", o Tao indivisvel e seu movimento que nos ilude de que existem objetos separados e distintos uns dos outros. Compreendendo o movimento do Tao, os sbios distinguiram duas categorias bsicas a que denominaram Yin e Yang, movimentos opostos, mas que no existem um sem o outro e mais ainda: um nasce do outro e o outro do um, em eterna mutao.

Curso de formao em auriculoterapia

Yin e Yang
O conceito de Yin e Yang
O conceito de Yin Yang provavelmente o mais importante e distintivo da Medicina Tradicional Chinesa. Podemos dizer que toda fisiologia mdica chinesa, patologia e tratamento podem, eventualmente ser reduzidos ao Yin e Yang. Ainda que profundo, o conceito de Yin e Yang extremamente simples. A teoria Yin e Yang, juntamente com o Qi tm permeado a filosofia chinesa h sculos, sendo radicalmente diferente de qualquer idia filosfica ocidental. Yin e Yang representam qualidades opostas, mas tambm complementares. Cada coisa ou fenmeno poderia existir por si mesma ou pelo seu oposto. Alm disso, Yin contm a semente de Yang e vice-versa. A teoria do Yin e Yang considera o mundo como um todo e que esse todo o resultado da unidade contraditria dos dois princpios, o Yin e o Yang. No SU WEN (captulo 5) est declarado: O Yang puro o cu, o Yin turvo a terra. O Qi da terra sobe como nuvem, o Qi do cu desce como chuva. Desta forma, todos os fenmenos do universo encerram os dois aspectos opostos do Yin e Yang, como o dia e a noite, a atividade e o repouso, etc. Percebemos que tudo constitudo pelo movimento e a transformao dos dois aspectos Yin e Yang.

Natureza do conceito do Yin e Yang


O caractere chins Yin, indica o lado com sombra de uma colina e o caractere chins Yang indica o lado ensolarado. Ento, podemos dizer que tambm indicam: escurido e luminosidade ou sombreado e brilhante.

YIN

YANG

Como duas fases de um movimento cclico


bem provvel que a mais antiga origem do fenmeno Yin e Yang tenha se originado da observao de camponeses sobre as alteraes cclicas entre o dia e a noite. Levando em considerao a natureza do conceito Yin e Yang, o dia corresponde ao Yang e a noite ao Yin, e, por conseguinte, a atividade refere-se ao Yang e o repouso ao Yin. Isto nos leva primeira observao da alternncia contnua de todo o fenmeno entre os dois plos cclicos: um corresponde luz, sol, luminosidade e atividade (Yang), e o outro, escurido, lua, sombra e
Curso de formao em auriculoterapia 9

repouso (Yin). Partindo deste princpio, Yin e Yang so dois estgios de um movimento cclico, sendo que se percebe a interferncia constante de um no outro, tal como o dia cedendo lugar para a noite e vice-versa. Desta forma, podemos apresentar as primeiras correspondncias:

Yang
Luminosidade Sol Brilho Atividade Cu Redondo Tempo Leste Sul Esquerda

Yin
Escurido Lua Sombra Descanso Terra Plano Espao Oeste Norte Direita

Portanto, sob este ponto de vista, Yin e Yang so uma expresso de dualidade no tempo, uma alternncia de dois estgios opostos no tempo. Cada fenmeno no universo se altera por meio de movimentos cclicos de altos e baixos, e a alternncia de Yin e Yang a fora motriz desta mudana e movimento. Assim temos, o dia se transformando em noite, o vero em inverno, crescimento em deteriorao e vice-versa. Sendo assim, o desenvolvimento de todos os fenmenos do universo resultado de uma interao destes dois estgios, Yin e Yang. E cada fenmeno contm em si mesmo ambos os aspectos, porm em diferentes graus de manifestao. Por exemplo: O dia pertence ao Yang, mas aps alcanar o seu pico ao meiodia, o Yin dentro dele, comea gradualmente a se desdobrar e a se manifestar. Desta forma, cada fenmeno pode pertencer ao Yin ou Yang, mas sempre ir conter a semente do estgio oposto em si mesmo. O ciclo dirio abaixo ilustra muito bem isto:

Yin e Yang no ciclo dirio. Curso de formao em auriculoterapia 10

Se substituirmos ciclo dirio por ciclo anual, o mesmo acontece, bastando para tal substituir meio-dia por Vero, pr-do-sol por Outono, meia-noite por Inverno e nascer do sol por primavera. Assim teremos:

Yin e Yang no ciclo anual.

Dessa forma temos: - Vero = Yang dentro do Yang = Yang mximo - Outono = Yin dentro do Yang = Crescimento do Yin - Inverno = Yin dentro do Yin = Yin mximo - Primavera = Yang dentro do Yin = Crescimento do Yang Os dois estgios intermedirios (nascer do sol Primavera e pr-do-sol Outono) no representam estgios neutros entre o Yin e Yang: eles ainda pertencem fundamentalmente um ao outro (isto , nascer do sol Primavera pertence ao Yang e pr-do-sol Outono pertence ao Yin), de maneira que o ciclo pode sempre ser restrito polaridade de dois estgios.

Dois estgios de transformao


Yin e Yang representam dois estgios no processo de mudana e transformao de todas as coisas no universo. Como j vimos, tudo atravessa uma fase cclica, e ao faz-lo, sua forma tambm se modifica. Exemplo: a gua dos lagos e oceanos esquenta durante o dia, transformando-se em vapor. Como o ar torna-se mais frio noite, o vapor se condensa em gua novamente. A forma pode ser um material mais ou menos denso. A partir disso, Yang simboliza o estado mais rarefeito e imaterial da substncia, enquanto o Yin representa o estado mais material e denso. Utilizando-se o mesmo exemplo, a gua em seu estado lquido pertence ao Yin, e o vapor advindo do calor pertence ao Yang.
Curso de formao em auriculoterapia 11

O mais importante para se compreender isto, que os dois estados opostos de condensao ou agregao das coisas no so independentes um do outro, mas modificam-se mutuamente. Yin e Yang simbolizam tambm, dois estados opostos de agregao das coisas. Na sua forma mais pura e rarefeita, Yang e totalmente imaterial e corresponde energia pura e Yin no seu estado mais spero e denso totalmente material e corresponde substncia. A partir deste ponto de vista, energia e matria so dois estados de um contnuo, com um nmero de possibilidades infinitas de estados de agregao. Yin calmo, Yang ativo. Yang origina a vida. Yin promove o desenvolvimento. Yang transformado em Qi, Yin transformado em vida material. Como o Yang corresponde criao e atividade, naturalmente corresponde tambm expanso e, por conseguinte, ascende. Como o Yin corresponde condensao e materializao, naturalmente corresponde tambm contrao e, portanto, descende. Desta forma, podemos adicionar mais algumas qualidades lista de correspondncias do Yin e Yang:

Yang
Imaterial Produz energia Gera No substancial Energia Ascendente Expanso Fora centrfuga Rpido Ascendncia Acima Vero Calor Fogo Seco Cu Luz Dia Masculino

Yin
Material Produz forma Cresce Substancial Matria Descendente Contrao Fora centrpeta Lento Descendncia Abaixo Inverno Frio gua Molhado Terra Escurido Noite Feminino

Curso de formao em auriculoterapia

12

O Tai-Ji
Os relacionamentos de interdependncias entre o Yin e Yang podem ser representados no famoso smbolo:

Este smbolo chamado Tai-ji (Mximo Supremo) e representa bem a interdependncia do Yin e Yang. Os principais pontos desta interdependncia so: 1. Embora sejam estgios opostos, Yin e Yang forma uma unidade e so complementares; 2. Yang contm a semente do Yin e vice-versa. Isto representado no smbolo acima pelos crculos menores - branco e preto; 3. Nada totalmente Yin ou totalmente Yang; 4. Yang transforma-se em Yin e vice-versa.

Aspectos do relacionamento
Os aspectos principais do relacionamento Yin e Yang podem ser resumidos em quatro. 1. Oposio do Yin e Yang Como j foi visto, Yin e Yang so tanto estgios opostos de um ciclo como estados de agregao. Nada no mundo natural escapa desta oposio. E esta contradio interna que constitui a fora motriz de toda modificao, desenvolvimento e deteriorao das coisas. Porm, a oposio relativa e no absoluta, assim como nada totalmente Yin ou totalmente Yang. Tudo contm a semente do seu oposto. Alm disso, a oposio do Yin e Yang relativa, assim como a qualidade Yin ou Yang.
Curso de formao em auriculoterapia 13

Vamos tomar como exemplo o quente (Yang) e o frio (Yin); podemos dizer que o clima em So Paulo e Yang em relao a Porto Alegre e Yin em relao Fortaleza. Mesmo tudo contendo Yin e Yang, no haver nunca a estatstica proporcional de meioa-meio (50% / 50%). O que existe um equilbrio dinmico e constantemente varivel. Exemplo: a temperatura do corpo humano em bom estado de sade quase constante dentro de uma faixa muito estreita. Isto no o resultado de uma situao estatstica, mas de um equilbrio dinmico criado por vrias foras opostas, que originam o desenvolvimento e a transformao dos objetos. 2. Relao recproca do Yin e Yang Embora opostos, um no pode existir sem o outro. So interdependentes. Esta relao recproca que liga intimamente o Yin e o Yang faz com que no se possa separar um princpio do outro e que nenhum dos dois possa existir separadamente. O dia oposto noite, no pode haver atividade sem descanso, energia sem matria ou contrao sem expanso. O alto Yang, o baixo Yin, se no houver alto, no se pode falar em baixo, do mesmo modo que se no houver baixo, no se pode falar de alto. A esquerda Yang e a direita Yin, sem esquerda no se pode falar de direita e vice-versa, etc. Todos os aspectos do Yin e Yang so assim, o Yin existe pelo Yang, o Yang pelo Yin. Cada um tem o outro como condio de existncia. 3. Consumo mtuo do Yin e Yang Como j foi citado, Yin e Yang esto num constante estado de equilbrio dinmico, que mantido por meio de ajustes contnuos dos nveis relativos do Yin e Yang. Isto quer dizer que os dois aspectos opostos e unidos do Yin e do Yang no esto em repouso, mas em movimento de crescimento e decrescimento mtuo. Quando Yang decresce, o Yin cresce, quando o Yin decresce, o Yang cresce. Quando eles esto em desequilbrio, afetam-se mutuamente e modificam sua proporo, alcanando um novo equilbrio. Alm do estado de equilbrio normal do Yin e Yang, existem outros quatro possveis estados de desequilbrio relacionados abaixo e ilustrados na pgina seguinte:

a) Plenitude do Yin
Quando o Yin estiver em plenitude, provocar uma diminuio de Yang, isto , o excesso de Yin consome o Yang.

b) Plenitude do Yang
Quando o Yang estiver em plenitude, provocar uma diminuio de Yin, ou seja, o excesso de Yang consome Yin.

c) Deficincia do Yin
Quando o Yin estiver deficiente, o Yang aparecer em excesso.

d) Deficincia do Yang
Quando o Yang estiver deficiente, o Yin aparecer em excesso.
Curso de formao em auriculoterapia 14

Nos dois casos de deficincia, o excesso somente aparncia j que este excesso se d apenas em relao a uma qualidade deficiente, no em absoluto. Simplificando; nestes casos o excesso causado pela deficincia do seu oposto. 4. Inter-relacionamento do Yin e Yang A partir de uma certa quantidade de um elemento, e se as condies externas forem adequadas, pode ocorrer a mudana de um aspecto no aspecto oposto, ou seja, pode-se assistir a uma transformao do Yin e Yang e vice-versa. Segundo o Nei Jing: Deve-se haver repouso aps um movimento exagerado, um Yang excessivo, tornar-se- um Yin. Depois de atingido um certo limite, a mudana na direo oposta inevitvel. H uma frmula que deixa isso claro: Do frio extremo nasce o calor, do calor extremo nasce o frio. Percebe-se que a mudana quantitativa (a quantidade de um fator), leva a uma mudana qualitativa (de um oposto a outro). Na verdade, mais do que uma transformao ocorre uma transmutao. Usemos como exemplo a mudana das estaes: quando o calor do vero atinge o mximo, entra o frescor do outono, aps o perodo mais frio do inverno, entra a primavera com o reaquecimento da temperatura.
Linha de equilbrio

Yin e Yang em equilbrio

Linha de equilbrio

Plenitude

Linha de equilbrio

Deficincia

Transmutao dos elementos

Figura: Deficincia e plenitude de Yin e Yang.


Curso de formao em auriculoterapia 15

5. Aplicao da teoria Yin e Yang na Medicina Tradicional Chinesa A mtc como um todo, (fisiologia, patologia, diagnstico e tratamento) pode ser reduzida teoria bsica e fundamental do Yin e Yang. Todo, sintoma, sinal ou processo fisiolgico podem ser analisados sob a tica da teoria do Yin e Yang. Portanto, cada modalidade de tratamento embasada numa dessas quatro estratgias: 1. 2. 3. 4. Tonificar o Yang. Tonificar o Yin. Sedar o Yang. Sedar o Yin.

No h Medicina Chinesa sem Yin e Yang. A compreenso da aplicao da teoria do Yin e Yang , portanto, de suprema importncia na Medicina Tradicional Chinesa. 6. Yin e Yang e a estrutura do corpo Cada parte do corpo representa um carter com predominncia Yin ou Yang, e isto muito importante na prtica clnica. Observe-se que este carter somente relativo. Tomemos por exemplo: a rea torcica Yang em relao ao abdome porque se encontra mais acima, porm Yin em relao cabea. Como regra geral, estes so os caracteres para as diversas estruturas corpreas:

Yang
Superior Exterior Superfcie pstero-lateral Costas Funo

Yin
Inferior Interior Superfcie ntero-medial Frente Estrutura

Curso de formao em auriculoterapia

16

Sendo mais especfico, os caracteres Yin e Yang das estruturas corpreas, dos rgos e energias, e tambm de personalidade so:

Yang

Yin

Costas Frente (Trax, abdome) Cabea Corpo Exterior (Pele e msculos) Interior (rgos) Acima da cintura Abaixo da cintura Superfcie Superfcie pstero-lateral dos ntero-medial dos membros membros rgos Yang (ocos) rgos Yin (compactos) Funo dos rgos Estrutura dos rgos Qi Xue Qi defensivo (Wei Qi) Qi nutritivo (Ying Qi) Esticar Encolher Movimento e ao Tranqilidade e repouso Simptico Parassimptico Ritmo respiratrio Ritmo cardaco Inteligncia Instinto Extrovertido Introvertido Falador, esperto Silencioso, calmo Prazer em experimentar Os ps na terra Progressista Conservador Excitvel, reativo Contemplativo Eufrico Depressivo

Curso de formao em auriculoterapia

17

A energia Qi
O conceito de Qi
A tradio oriental descreve o mundo em termos de energia. Todas as coisas so manifestaes da fora vital universal chamado de Qi e Chi na China e de Ki no Japo. tambm conhecida por prana, sopro, energia vital, etc. Esta energia (Qi) a matria fundamental que constitui o universo, e tudo no mundo o resultado de seus movimentos e transformaes. O Qi invisvel, mas todos sabemos que ele est presente. Sua parte material o sangue (xue). O Qi transforma-se o tempo todo, portanto ele mutvel. Parafraseando Newton: "Nada se perde, nada se ganha tudo se transforma". Esta frase tambm pode ser aplicada a mtc. O Qi esta em constante mutao da energia do cu (Yang) para energia da terra (Yin). So estas transformaes que fazem as estaes mudarem, o ser humano crescer e desenvolver, existirem o calor e o frio, o dia e a noite, o homem e a mulher, a ao e a no ao entre outras transformaes.

As funes do Qi
O Qi tem uma funo extremamente importante para o corpo humano, e suas principais caractersticas funcionais so: a) A colocao em movimento (o impulso). b) A regulao da temperatura do corpo. c) A proteo. d) A atividade de controle. e) A atividade de transformao.

Fontes de Energia
Conceito de energia
O conceito de energia que circula no corpo est ligado a uma antiga forma de compreenso da vida baseada na comparao do ser humano com o meio ambiente em que ele habita. Os povos orientais guiavam-se pela observao do universo, e introduziram a interpretao das reaes humanas em relao aos ciclos celestes e terrestres, que de alguma forma mantinham uma afinidade entre si. Se existe uma fora csmica capaz de produzir o movimento nos corpos celestes, todos eles se movem. Se existe uma fora terrestre capaz de fecundar o solo com uma semente, que germina, e brota, e cresce, e floresce e fecunda novamente o solo, e envelhece, e morre e se perpetua na planta seguinte - a filha.
Curso de formao em auriculoterapia 18

Se tambm eu nasci dos meus pais e fui criana, e me tomei um homem, envelhecerei e morrerei deixando nos filhos e no trabalho a semente que fecunda a terra e me perpetua. HAVER ALGO EM COMUM NESTAS TRS FORMAS? . A energia corporal sendo uma extenso, uma continuao, uma representao, uma energia csmica, pode ser medida, interpretada, localizada, modificada e reequilibrada pelo ser humano. Ela tem fontes onde podemos reelaborar a energia que colocamos em contato com a nossa prpria energia e que transforma o momento, a ponto de produzir reaes que reequilibrem o organismo.

Fontes de energia
As fontes de energia so em nmero de cinco, divididas da seguinte forma: a) Primordiais: Estas so assim chamadas, por estarem presentes j nos primrdios da vida. So elas: 1. Macro-csmica 2. Ancestral b) De manuteno: 3. Respiratria 4. Alimentar 5. Interpessoal

1. Fonte macro-csmica
a primeira fonte, aquela que nos induz a tomar o prprio universo como causador e maior interlocutor de nossas vidas. Representa a fora universal que deu origem vida e que, no caso, permitiu toda a evoluo da espcie humana at aqui e permite prosseguir nas crianas de hoje, que sero os pais de amanh. esta a fonte que contm todas as demais, que rene toda a energia pura.

2. Fonte ancestral
Esta a segunda fonte, e j se mostra mais individual, a representao da soma da energia contida pelo pai e pela me do indivduo, capaz de gerar um novo ser. No momento da concepo ocorre a libertao de uma centelha energtica, que produz o fenmeno da vida. Enquanto houver a realimentao desta centelha com energia constante, haver vida. A vida ser mais forte se a preservao do equilbrio da energia for a meta, ou ser enfraquecida se no houver este equilbrio biolgico.

3. Fonte respiratria
Esta fonte de energia na realidade, a primeira utilizada, pois a primeira inspirao de ar que determina o nascimento de uma pessoa. Naturalmente, mantemos o fluxo respiratrio ativo durante toda a nossa existncia, esta funo, que na maior parte de nossa vida
Curso de formao em auriculoterapia 19

involuntria (ou seja, no necessrio pensar na respirao para mant-la), pode tambm ser voluntria, ou bem cuidada, de tal forma que possamos contar esta fonte para estabelecer o equilbrio energtico do fluxo corporal. Hoje em dia, um grande nmero de pessoas vive em cidades e mantm um tipo de vida que as faz utilizar pouco a fonte respiratria, isto faz com que vrias anomalias de ordem respiratria/circulatria se estabeleam no organismo. Alm dos problemas especficos que a m utilizao da respirao pode nos causar, temos que chamar a ateno para o fato de que o equilbrio geral depende da utilizao harmoniosa das trs fontes de manuteno (respiratria alimentar - interpessoal). Com isto, conclumos que uma utilizao precria desta fonte respiratria estar relacionada com o desequilbrio eventual de nossa energia.

4. Fonte alimentar
H muitos conceitos falsos ou incompletos, relacionados a esta fonte. A qualidade do alimento mais importante do que a quantidade, e aqui no estamos julgando qualidade pelo preo do alimento, nem mesmo pelo valor especfico de cada componente do prato a comer. O que h de mais notvel em uma alimentao saudvel a sua capacidade de nos deixar bem ativos e bem humorados. No devemos comer por que est na hora do almoo, ao contrrio, devemos almoar somente quando estivermos com fome. Alis, devemos comer somente quando estivermos com muita fome. Devemos mastigar muito, apreendendo com a energia dos alimentos. O excesso de alimentos, a combinao indevida, o comer apressado, emocionado ou sem ateno, tambm dificulta a absoro desta energia. Devemos comer de forma a sair da mesa com fome e s voltarmos a ela quando j estivermos com muita fome.

5. Fonte interpessoal
Todas as trocas humanas envolvem a fonte interpessoal. Falar com uma pessoa que admiramos geralmente nos torna feliz, e esta felicidade a melhor representao de uma forma nutritiva de relao. Se acarinharmos algum querido e sentimos prazer neste toque, ento estamos trocando energia de forma plena e saudvel. No entanto h inmeras formas de relao humana. Ler o livro de algum, ouvir msica agradvel ou pensar em pessoa distante. H, porm, certas ocasies em que trocamos energias negativas, por exemplo, quando dirigimos maus pensamentos a pessoas com as quais nos aborrecemos. Assim, podemos concluir que a troca de energia interpessoal tanto pode ser rica e construtiva com pode ser pobre e destrutiva. Devemos, portanto, manter o mais alto possvel o nvel desta troca de energia interpessoal e purific-la sempre que possvel.

Curso de formao em auriculoterapia

20

Os cinco elementos
A teoria
A teoria dos cinco elementos (ou dos cinco movimentos) considera que o universo e formado pelo movimento e transformao dos cinco princpios representados por: - Madeira, Fogo, Terra, Metal e gua. Os cinco elementos so na realidade, os cinco elementos bsicos que constituem a natureza. Esta teoria classifica os fenmenos da natureza, as espcies vivas, a fisiologia, a patologia e a anatomia do ser humano. Atravs dela, pode-se compreender as influncias da fora da natureza na vida do homem, no meio ambiente e no relacionamento dele para com ele mesmo. A mais de mil anos antes de Cristo, no Shang Shu Da Chuan (escrito entre 1000-71 a.C.), j havia registro destes conhecimentos: gua e fogo o que bebe e como o povo. Metal e madeira so o que ele produz. Terra o que gera os dez mil seres, o que til ao homem. Da, por abstrao, concluiu-se que: os cinco elementos serviram para explicar o universo todo.

As qualidades bsicas.
Ainda citando o Shang Shu, importante entender: Os cinco elementos so gua, Fogo, Madeira, Metal e Terra. A gua umedece em descendncia, o Fogo chameja em ascendncia, a Madeira pode ser dobrada e esticada, o Metal pode ser moldado e endurecido e a Terra permite a disseminao, o crescimento e a colheita. Aquilo que absorve e descende (gua) salgado, o que chameja em ascendncia (Fogo) amargo, o que pode ser dobrado e esticado (Madeira) azedo, que pode ser moldado e enrijecido (Metal) picante, e o que permite disseminar, crescer e colher (Terra) doce. Estas afirmaes mostram de forma clara, que os cinco elementos simbolizam cinco qualidades inerentes diversas e expressam o fenmeno natural. Ao relatar sobre o sabor dos cinco elementos, indica que estes sabores representam mais uma qualidade inerente de determinada coisa e no necessariamente o seu gosto de fato.

A direo de movimentos
Os cinco elementos tambm simbolizam cinco direes diferentes de movimentos dos fenmenos naturais, ou seja: A Madeira representa o movimento expansivo e exterior em todas as direes; O Fogo representa o movimento ascendente e A Terra representa a neutralidade ou estabilidade. O Metal representa o movimento contrado e interior; A gua representa o movimento descendente.
21

Curso de formao em auriculoterapia

Os ciclos sazonais
Cada um dos cinco elementos representa uma estao no ciclo anual. Assim temos: A Madeira corresponde primavera e est associada ao nascimento; O Fogo corresponde ao vero e est associado ao crescimento; A Terra corresponde estao anterior e est associada transformao; O Metal corresponde ao outono e est associado colheita, e A gua corresponde ao inverno e est associada ao armazenamento.

Os inter-relacionamentos
Os inter-relacionamentos so essenciais para o conceito dos cinco elementos. Dentro destes inter-relacionamentos destacam-se, entre outros, os ciclos biolgicos de Gerao e de Dominao.

1. Ciclo de Gerao
Neste ciclo cada elemento gera o outro, sendo ao mesmo tempo gerado. Assim, a Madeira gera o Fogo, o Fogo gera a Terra, a Terra gera o Metal, o Metal gera a gua e a gua gera a Madeira. H gerao sucessiva e num ciclo ininterrupto. Com base nos conhecimentos gerais fcil entender que a Madeira, por sua combusto, capaz de gerar o fogo, assim como promover sua intensidade. Aps a combusto da Madeira, restam cinzas, que so incorporadas Terra. Ao longo dos anos, a Terra, sob o efeito de grandes presses, produz os Metais. E dos metais e rocha brotam as fontes de gua. Por outro lado, a gua d vida aos vegetais e, gerando a Madeira, fecha o ciclo da natureza. A esse tipo de relacionamento, onde cada elemento gerado d existncia a outro elemento, os antigos denominavam relao Me-Filho. Me o elemento que gera o elemento em questo, no caso o Filho. Desta forma, gua Me de Madeira, e esta Filha da gua. Para se equilibrar um possvel desequilbrio utilizando-se do CICLO DE GERAO: tonificamos a ME se o meridiano apresentar falta de energia ou sedamos o FILHO se o meridiano apresentar excesso de energia . Ex.: Para tonificar Fogo, tonificamos sua ME que Madeira.
Curso de formao em auriculoterapia 22

2. Ciclo da Dominao
Neste ciclo, cada elemento domina o outro ao mesmo tempo em que dominado. Desta forma a Madeira domina a Terra, a Terra domina a gua, a gua domina o Fogo, o Fogo domina o Metal e o Metal domina a Madeira. Essa relao de domnio tambm se reproduz sem cessar. Por exemplo: A Madeira domina a Terra, mas dominado pelo Metal. Na concepo oriental sobre natureza, o Metal tem a capacidade de cortar a Madeira, alm disso, as rochas e os metais podem impedir o crescimento da raiz das rvores (Madeira). A Madeira cresce absorvendo os nutrientes da Terra, empobrecendo-a, e as razes e rvores, quando muito longas, perfuram e racham a Terra. A Terra, por seu lado, impede que a gua se espalhe, absorvendoa. Que a gua possa dominar o Fogo muito compreensvel. O Fogo domina o Metal, pois o Metal derretido pelo Fogo. O ciclo de dominao (controle) assegura que o equilbrio ser mantido entre os cinco elementos. Para se equilibrar um possvel desequilbrio utilizando-se do CICLO DE DOMINAO: sedamos o AV se o meridiano apresentar falta de energia ou tonificamos o AV se o meridiano apresentar excesso de energia . Ex.: Para tonificar Fogo, sedamos seu AV que gua.

Curso de formao em auriculoterapia

23

A relao da teoria dos cinco elementos com a medicina chinesa


A teoria chinesa dos cinco elementos e sua classificao submetida s leis da gerao, dominao, agresso e contra-dominao, explica concretamente a fisiologia humana, os fenmenos patolgicos e constitui um guia para a elaborao do diagnstico e do tratamento.

Explicao da funo fisiolgica dos rgos e vsceras (Zang Fu) e de suas relaes recprocas.
1. Correspondncia entre rgos e elementos
Cada rgo e vscera do corpo pertencem a um elemento, portanto temos: Corao, Intestino Delgado, Triplo Aquecedor e Circulao e Sexo pertencem ao elemento Fogo; Bao-Pncreas e Estomago pertencem ao elemento Terra; Pulmo e Intestino Grosso pertencem ao elemento Metal; Rins e Bexiga pertencem ao elemento gua e Fgado e Vescula Biliar pertencem ao elemento Madeira.

2. Relao de sustento e de produo mtuos entre os rgos


A teoria dos cinco elementos explica a existncia da relao fisiolgica entre os rgos. Assim, o Jing (energia essencial) dos RINS (gua) vai alimentar o FGADO; o FGADO (Madeira) estoca o sangue que vai ajudar o CORAO; o calor do CORAO (Fogo) vai aquecer o BAO que transforma o Wei Qi (a essncia dos alimentos), que vai encher o PULMO; o PULMO (Metal) purifica e faz circular para baixo a fim de auxiliar a gua dos RINS.

3. Dominao recproca da atividade dos rgos


O Qi do PULMO (Metal) purifica e desce, pode deter a subida excessiva do Yang do Fgado; a ao reguladora do FGADO (Madeira) pode drenar a congesto do BAO (Terra); o movimento de transporte e transformao do BAO poder deter o transbordamento da gua dos RINS; a modificao dos RINS (gua) poder deter o excesso de calor do fogo do CORAO; o calor Yang do CORAO poder controlar o excesso de refrescamento do metal do PULMO.

Curso de formao em auriculoterapia

24

A grande circulao da Energia

1. Ciclo
Perodo da Manh

2o. Ciclo
Perodo da Tarde

3. Ciclo
Perodo da Noite

Captao Das 03h s 05h Das 05h s 07h Das 07h s 09h Das 09h s 11h P IG E BP

Assimilao Das 11h s 13h Das 13h s 15h Das 15h s 17h Das 17h s 19h C ID B R

Utilizao Das 19h s 21h Das 21h s 23h Das 23h s 01h Das 01h s 03h CS TA VB F

As 5 estaes

Curso de formao em auriculoterapia

25

Curso de formao em auriculoterapia

26

Auriculoterapia chinesa
Histria
Livros de medicina chinesa, escritos aproximadamente no ano 400 a.C. j consideravam a orelha como um sistema de relao com o todo do corpo humano. H relatos em livros, que os chineses j realizavam curas de diversas enfermidades soprando um tubo dentro do ouvido de seus pacientes. Outros tantos autores chineses relatam curas de doenas, tratando a orelha de diferentes formas. Um livro de acupuntura do sc. XVI, explica utilizando a moxabusto nos pontos superiores da orelha, curas para a catarata. Acredita-se que a auriculoterapia data de, aproximadamente, 5000 anos, porm sua raiz ainda desconhecida. Pode ser China, Prsia ou Egito. Sabe-se que os egpcios acalmavam certas dores mediante a estimulao de alguns pontos na orelha. Hipcrates relatou curas de impotncia mediante pequenas sangrias na orelha. Em 1637 um mdico portugus descreve o tratamento de ciatalgia atravs de cauterizaes auriculares. Em 1717 uma obra intitulada Tratamento da aura humana descreve a regio da orelha que se queimava para se combater dor de dentes. De 1850 1857, na Frana, diversos artigos foram publicados sobre este tratamento, vindo a surpreender os mdicos da poca. Um sculo mais tarde, Paul Nogier publicou o mais completo estudo do assunto atravs de sua obra Traite dauriculotherapie.

O que auriculoterapia
um mtodo teraputico que utiliza a orelha para diagnstico e tratamento para diversas enfermidades atravs da utilizao de agulhas, sementes, cristais, etc. Tipograficamente, as pessoas possuem vrias zonas localizadas no corpo humano com funes especficas de ordem reflexolgica, tais como: mos, ps, face, nariz, crnio, lngua, etc. No caso da auriculoterapia, cada ponto de nosso corpo possui uma correspondncia auricular que se torna perceptvel, quando uma regio do corpo perde seu equilbrio fisiolgico. O pavilho auricular ligado a diversas reas do corpo atravs dos canais de energia e do sistema nervoso. Estudos comprovam a liberao de substncias como endorfinas, encefalinas, acetilcolinas, etc. A despeito de sua eficincia, a auriculoterapia possui a vantagem de ser rpido, teoricamente simples e sem efeitos colaterais.
Curso de formao em auriculoterapia 27

Anatomia da Orelha

A cartografia chinesa

Curso de formao em auriculoterapia

28

Formas de aplicao
Para o tratamento com auriculoterapia, podemos fazer uso de:

- Esferas: que podem ser ouro, prata, cristal, sementes de mostarda. - Agulhas semi-permanentes: Permite estmulos contnuo, so as mais utilizadas na
auriculoterapia. Aps implantadas so cobertas com fita adesiva (micropore).

Agulhas intradrmicas ou agulhas de akabane: Utilizadas quando se quer

estimular vrios pontos de uma vez. Geralmente nos pontos relativos a coluna vertebral, proporcionando menor nmero de punturas.

Agulhas sistmicas: Permanecem por aproximadamente 20 minutos, so


movimentadas de acordo com o trabalho que se quer realizar. potncia nos pontos correspondentes.

Laser: Atravs de equipamento apropriado, so aplicados raios laser de baixa Estmulo eltrico: Os pontos so punturados com agulhas sistmicas, conectadas, -

geralmente atravs de garras tipo jacar, ao estimulador eltrico. So emitidos impulsos eltricos, cuja freqncia pode variar de acordo com a rea a ser estimulada. Existem vrios outros mtodos como pontas de cristais, moxabusto, cromoterapia, etc.

Observaes e cuidados
Apesar da auriculoterapia apresentar poucos efeitos colaterais, alguns cuidados devem ser observados como por exemplo: Tomas cuidado com a assepsia, evitando desta forma, possveis infeces. Caso haja alguma ferida no local, evitar a aplicao; - Caso o cliente, durante a aplicao, apresentar tonturas, mal-estar, sudorese, frio nos membros, o tratamento dever ser interrompido. - No aplicar em mulheres grvidas; - No aplicar quando houver inflamao ou infeco no pavilho auricular; - Em clientes desnutridos, anmicos ou em jejuns prolongados, no recomendado a utilizao de muitos pontos ou estmulos fortes; - Caso o cliente seja nervoso, ansioso ou apresentar cansao ou fraqueza, convm fazer as aplicaes na posio deitada. - A auriculoterapia tem seus limites e apresenta melhores resultados quando associada ou como auxiliar de outros tratamentos.
Curso de formao em auriculoterapia 29

Diagnsticos
O diagnstico uma indicao, em qualquer tipo de medicina, para tratamento de qualquer parte do corpo atravs dos sintomas que o cliente apresenta. A medicina chinesa, procura ver o indivduo como um todo. Procura-se na medicina chinesa, chegar a origem de um determinado sintoma e trat-la para que o paciente fique livre no apenas do sintoma mas, o mais importante, a causa. A auriculoterapia usa tanto os diagnsticos clnicos como os alternativos para seus programas de tratamento, faz uso, tambm de uma tcnica denominada aurculodiagnstico.

Aurculo-diagnstico
Quando um rgo ou suas funes apresenta algum distrbio, a rea auricular correspondente sofre uma alterao pigmentar, apresentando manchas, tubrculos, vascularizaes, secura ou maior secreo sebcea. So sinais caractersticos da existncia de desequilbrio. Os pontos auriculares correspondentes se tornam extremamente sensveis ao toque ou aplicao de agulhas.

1- Exame da Superfcie Auricular


O exame da superfcie da orelha muito importante dentro da auriculoterapia. As duas orelhas devero ser examinadas e o dedo polegar e indicador devero ser usados na manipulao das mesmas. De modo sucinto, podemos dizer que a orelha presta-se ao diagnstico atravs das marcas, da sensibilidade, da profundidade das marcas, da profundidade da marca ao pressionar-se com o apalpador e da explorao eltrica. Existem pelo menos dois mtodos de se examinar a orelha:

A atravs da inspeo, para se observar:


- a posio e as alteraes de cores; - os pontos de escamao; - as manchas; - as dilataes de vasos; - a oleosidade.

B atravs da presso: - localizamos pontos de dor;

- observamos alteraes de cor. A orelha no deve ser lavada ou manipulada antes do exame, mas ser limpa s aps o mesmo, quando as reas com alteraes j tiverem sido marcadas pela presso. Deve-se distinguir a colorao que provocada por afeco, daquela que apresenta
Curso de formao em auriculoterapia 30

diferena na pigmentao da pele. Atravs da presso sobre as coloraes diferentes, sabe-se quando a mancha no indicativa de leso ou de determinado rgo ou vscera, pois a cor no se altera. Caso a cor se altere, o ponto deve ser considerado para tratamento.

2- As variaes de cor
A - Cor vermelha:
- Tom claro: - Tom mdio: - Tom escuro: indicativo que a doena est no incio ou que a doena j foi curada, mas est retornando; sintoma de doena crnica e/ou de dor; sintoma de doena mais grave.

B - Cor branca ou brilho esbranquiado;

- Formato irregular, com elevao: doena crnica, tais como gastrite, doena reumtica; - Mancha branca circundada por borda vermelha sem nitidez: geralmente indicativo de doena cardaca, reumtica; - Mancha branca com ponto vermelho no centro: indicativo de doena aguda, tal como gastrite.

C - Cor cinza:

- Indicativo de tumor (quando aparece e desaparece sob presso)

D - Cor marrom:

- Provocada por estagnao da energia e do sangue: doena crnica em andamento ou seqela de enfermidade que j foi curada, pois a cor marrom leva tempo a desaparecer da superfcie da orelha

3- As alteraes morfolgicas mais freqentes


A- Ressecamento da pele: B- Secreo sebcea: C- Sudorese:
- Indica enfermidade de natureza crnica, exigindo um estmulo de tonificao. - Indica enfermidade de natureza sub-aguda: usam-se estmulos de sedao. - Indica tendncias doena degenerativa: tonificam-se os pontos onde houver esse sinal.

D- Quistos e tubrculos:

- Indicativos de patologias aguda que est ocorrendo ou ir ocorrer em rgos a que esses pontos se referem. No caso da existncia da enfermidade deve-se
Curso de formao em auriculoterapia 31

neste caso fazer sedao nesses pontos. No havendo sintomas, tonificam-se os pontos.

E- Descamaes:

- Indicam distrbios digestivos e metablicos. A conduta a tonificao dos pontos existentes na rea. Obs.: So consideradas descamaes, as reas que aps receberem o atrito do apalpador, descascar e apresentar, neste local, a pele spera. A verificao dever ser efetuada com o apalpador, um aparelho parecido com uma lapiseira com uma ponta arredondada que se retrai sob presso, tambm podero se utilizar aparelhos detectores eltricos. Se o terapeuta no possuir tais instrumentos, poder usar a ponta de uma pina ou de um objeto pontiagudo, como um palito de fsforo. A presso, controlada pelo terapeuta, dever ser firme, suave e uniforme ao percorrer os pontos da orelha. Se no houver marcas ou pontos muito sensveis, o terapeuta dever colocar as agulhas de acupuntura (ou sementes) nos pontos da orelha associados s doenas vinculadas aos sintomas descritos pelo paciente.

Diagnstico atravs da pulsologia chinesa


O diagnstico atravs do pulso ocupa um papel fundamental dentro da MTC. Ela permite analisar e avaliar a distribuio de energia nos 12 meridianos principais e obter dados sobre o Qi, o sangue e os rgos Zang Fu, permitindo a construo de um diagnstico. Embora no haja dvidas quanto a possibilidade de se diagnosticar atravs do exame do pulso, h quem conteste a importncia deste procedimento. Na MTC, afirma-se que a entrevista pode ser responsvel por 70% do diagnstico, a inspeo 15%, e neste caso, o exame o pulso serviria apenas para confirmar o diagnstico obtido atravs da entrevista. Na China, com a crescente ocidentalizao da MTC, ou seja, muitos mdicos orientais com formao em medicina ocidental, tm este mtodo como subjetivo, vencendo estes obstculos atravs da tecnologia, utilizando aparelhos eletrnicos para avaliao de meridianos, como por exemplo: o Rvoduraku. Na contramo deste fato, h profissionais para os quais o exame de pulso constitui 90% do diagnstico. Podemos dizer que o estudo dos pulsos fcil, porm ele ao mesmo tempo difcil. Ele fcil quando o intuito verificar a intensidade de batimentos cardacos, verificando a plenitude ou deficincia de energia. E, apesar de um pouco mais difcil, medida que vamos aprofundando-nos no conhecimento e no uso da pulsologia, vamos aprendendo a avaliar a qualidade dos batimentos e at a diagnosticar doenas, que mais difcil. claro que isso requer muita prtica, alguns chegam at a prever o tempo mnimo necessrio de prtica de 10 anos. Tambm acho que a sensibilidade, ou a sensitividade de cada um conta muito para que se possa adquirir essa capacidade. S para que se possa ilustrar, para um profissional experiente no exame de pulso possvel diagnosticar a presena de um cncer, infeces com duas semanas de antecedncia, gravidez com apenas dois dias de gestao e o sexo do beb, etc.
Curso de formao em auriculoterapia 32

O pulso e a energia
importante lembrar que a energia circula por todos os meridianos e canais existentes no nosso organismo. A cada duas horas essa energia predominante em um dos meridianos principais. O exame do pulso tambm til para se obter essa verificao. Esse fenmeno deve ser levado em considerao no momento da avaliao do pulso do cliente. Caso encontremos o pulso do cliente cheio entre as 7 e 9 horas da manh, lembrese que neste horrio a energia est percorrendo o meridiano do estmago e isso deve ser levado em considerao, devemos dar um desconto.

As posies bsicas para o diagnstico do pulso


Existem 3 posies bsicas para cada pulso. Medido com o dedo Indicador Mdio Anular Triplo Aquecedor correspondente Superior (Crdio-Respiratrio) Mdio (Digestivo) Inferior (Urogenital) Meridianos C-ID/P-IG F-VB/BP-E R-B/ CS-TA

Existem 6 posies (3 profundas e 3 superficiais) em cada pulso (direito e esquerdo) totalizando os 12 meridianos.

Mo esquerda
Localizao Distal Mdio Proximal Superficial YANG ID- Int. Delgado VB- Vesc. Biliar B- Bexiga Profundo YIN C- Corao F- Fgado R- Rim

Mo direita
Profundo YIN P- Pulmo BP-Bao-Pncreas CS-Circul.-Sexo Superficial YANG IG- Int. Grosso E- Estmago TA-Tr. Aquecedor

Tomamos o pulso no segmento da artria radial correspondente ao punho. - O pulso distal tomado pelos dedos indicadores sobre a artria radial no ponto abaixo (distal) da apfise estilide do rdio. - O pulso mdio tomado pelos dedos mdios sobre a artria radial no ponto que se encontra na direo da apfise estilide do rdio. - O pulso proximal tomado pelos dedos anulares sobre a artria radial no ponto acima (proximal) da apfise estilide do rdio.
Curso de formao em auriculoterapia 33

Superf. Prof.

Prof. Superf.

TA E IG

CS BP P

R F C

B VB ID

Ao analisarmos o pulso, devemos levar em considerao dois aspectos: 1- Quantitativos: Observa-se a intensidade de cada uma das posies com relao pulsao. Essa intensidade em cada ponto vai nos dar o grau de funcionamento ou da energia do rgo correspondente, seguindo o seguinte padro: - pulso mais intenso (forte) = excesso de energia; - pulso menos intenso (fraco) = deficincia de energia. 2- Qualitativos: Observa-se a freqncia, o ritmo, a amplitude, a regularidade, a fora e a fluidez.

Pulso Normal - caractersticas


Levando em considerao o que j foi exposto, um pulso normal apresenta as seguintes caractersticas: - Rtmico e vigoroso: - Freqncia: - Ritmo: - Vigor: Freqncia / intensidade equilibrada nos doze meridianos. 4 pulsaes por respirao completa (inspirao e expirao). Regular e tranqilo. Calmo com fora.

Variaes do pulso
Para analisarmos um pulso devemos levar em considerao as pequenas variaes de intensidades de acordo com o horrio da atividade mxima de cada meridiano (a cada duas horas a energia est mais presente em um dos 12 meridianos) e a estao do ano correspondente a cada elemento. Com relao ao horrio:
Curso de formao em auriculoterapia 34

Horrio
03 05 hs 05 07 hs 07 09 hs 09 11 hs

Meridiano
Pulmo Int. Grosso Estmago Bao-Pncreas

Horrio
11 13 hs 13 15 hs 15 17 hs 17 19 hs

Meridiano
Corao Int. Delgado Bexiga Rim

Horrio
19 21 hs 21 23 hs 23 01 hs 01 03 hs

Meridiano
Circul.-Sexo Tr.Aquecedor Vesc. Biliar Fgado

Com relao s estaes do ano:

Estao
Primavera Vero Alto vero Outono Inverno

Meridianos
Fgado e Vescula biliar Corao e Intestino Delgado Bao-Pncreas e Estmago Pulmo e Intestino Grosso Rins e Bexiga

Devemos levar em conta tambm, as variaes fisiolgicas advindas da idade, do sexo e do aspecto fsico do cliente. - Idade: Quanto mais jovem, mais rpido o pulso. O pulso dos adolescentes, dos adultos e das pessoas em boa sade, tem fora. O pulso dos idosos e das pessoas de constituio frgil fraco. O pulso das mulheres adultas mais fraco e um pouco mais rpido que o dos homens. Durante o ciclo menstrual o pulso apresenta variao, tornando-se um pouco mais forte que o normal. As pessoas de grande estatura tm uma localizao de pulso mais extensa, sendo mais curta nas pessoas de pequena estatura. Em pessoas gordas o pulso mais profundo, e nos magros o pulso levemente superficial.

- Sexo:

- Aspecto fsico:

Obs: Existem tambm alguns casos em que o pulso tomado fora da regio anatmica normal, na face dorsal do pulso, por exemplo. Isso ocorre devido a artria radial no estar em sua posio anatmica normal. Isto, porm no corresponde a uma anomalia ou doena.

Curso de formao em auriculoterapia

35

Anlise do pulso em relao intensidade


Ao analisarmos o pulso, isto deve ser feito deve forma bilateral. Desta forma, poderemos comparar: Pulso esquerdo Superficial Distal Pulso direito Profundo Proximal

Como normalmente o pulso esquerdo levemente mais intenso que o direito, temos:

Esquerdo
Pelos 5 elementos Corao Fgado Rim

>

Direito
Pulmo Bao-Pncreas Circulao-Sexo

Domina Domina Domina

Atravs da comparao conseguimos identificar se o indivduo est mais YIN ou YANG.

Comparando
Pulso esquerdo Superficial Distais Pulso direito, temos: Profundo, temos: Proximais, temos: Esquerdo > Direito Yang (normal) * Direito > Esquerdo Yin (alterao) Superficial > Profundo Yang (excesso) Profundo > Superficial Yin (normal) * Distais > Proximais Yang Proximais > Distais Yin

* S haver alterao, se houver grande diferena de intensidade. Analisando as trs posies (distais, mediais e proximais), identificamos de que forma a energia est distribuda em relao aos aquecedores superior, mdio e inferior.

Curiosidade: Existem outros locais do corpo humano que podem ser utilizados para

diagnsticos, mas o de pulso radial, que o sistema em questo, popularizou-se por ser de fcil palpao e tambm, porque nesta poca os mdicos tinham acesso somente s mos e aos ps das mulheres. Ento, tudo tinha que ser diagnosticado e tratado utilizando-se somente estas regies.
Curso de formao em auriculoterapia 36

Resumo das qualidades do pulso


claro, que para diferenciar as qualidades do pulso, se exige muita prtica e sabedoria. Ento para que fosse possvel uma boa interpretao energtica, resumimos ento, em 5 qualidades.

Vazio No se sente pulsao nenhuma, no h


pulso. Meridiano necessita de tonificao.

Fraco Sente-se um mnimo batimento, porm o


pulso est abaixo da mdia. Meridiano necessita de tonificao.

Mdio A freqncia mais presente. Podemos dizer


que o pulso est na normalidade.

Forte Pulso acima da mdia. Meridiano necessita de


sedao.

Cheio A impresso a de que o pulso empurra o


dedo. Sensao de que vai explodir. Meridiano necessita de sedao.
A avaliao de pulso cheio e pulso vazio so raras. Lembramos tambm, que no se deve julgar a avaliao dos pulsos de um cliente com conceitos pr-definidos do que pulso forte ou pulso fraco. Cada ser humano nico e tem a sua mdia, e esta que devemos identificar, para ento avaliar o que esta acima (forte) e o que est abaixo (fraco). Como j vimos, normalmente os idosos tem o pulso mais baixo que os jovens. possvel que um terapeuta acostumado a atender pessoas idosas, ao atender um jovem, pode num primeiro momento achar que todas as posies no pulso esto cheias. Se comparadas ao do idoso sim, mas essa comparao no deve ser feita. Deve-se afinar a percepo e notar que naquele pulso, naquele ritmo mais forte e acelerado existe uma mdia, alguns mais fortes e outros mais fracos, e a partir da sim, montar a avaliao deste cliente.

Curso de formao em auriculoterapia

37

Associao da avaliao do pulso com o emocional


C Forte Fraco ID Forte Fraco F Forte Fraco VB Forte Fraco R Forte Fraco B Forte Fraco Euforia, agressividade P contida Falta de alegria Quero tudo ao meu IG redor. No tenho nada feliz em minha vida. Raiva, ressentimento.
BP

Forte Ansiedade, quero tudo.

Fonte respiratria (Cardaca). Fraco Tristeza e melancolia. Eu comigo. Forte Excesso de apego, tudo Atividades Fsicas. meu. Como me relaciono com Fraco Falta de apego, sem o externo. vontade de conquistar. SENTIR Forte Fraco Forte Fraco Forte Fraco Tudo que no digeri, Fonte alimentar. engoli muitas coisas. Eu e o mundo. No consigo assimilar Ingestes (como nada, depresso. percebo o mundo) Engulo muitas coisas. Como me mostro para a sociedade e como eu Descontrole, falar sem Fao as coisas. pensar. FAZER Estou muito acelerado, Fonte interpessoal agressivo. Eu e o outro No tenho motivao, Prazeres no consigo sair do lugar. a minha atitude, como Ningum me segura, resolvo as coisas para inflamao por vir. mim. No tenho motivao. FLUIR

Falta de motivao, de mpeto. Raiva recente, agresso E fsica. Estou sem motivao, fadiga Excesso de mpeto ou CS infeco recente. Medo, insegurana.

Suporta presso TA Forte demais. No suporta tanta Fraco presso.

Tringulo Ciberntico
Tringulo ciberntico uma expresso criada pelo Professor Marcelo Pereira de Souza como resultados de seus estudos dos antigos mestres da acupuntura. Segundo o Professor Marcelo, os pontos shenmen, rim e simptico, usados em conjunto nesta mesma ordem e como pontos iniciais de um tratamento, dinamizam qualquer tratamento, quer na acupuntura auricular, quer na acupuntura sistmica. No ponto shenmem a aplicao profunda indo do ponto em direo caixa craniana, passando pelo centro da fossa triangular (Fosseta Navicular). Os pontos rim e simptico tm aplicao superficial. Em um tratamento importante respeitar a seqncia de shenmem, rim e simptico, segundo conselhos do Professor Marcelo. A Seguir, descreveremos as funes especficas de cada um destes pontos. 1. Funes do ponto Shenmen - amplia a sensibilidade do tronco cerebral e o crtex a receber estmulos da acupuntura, condicionar e decodificar os reflexos auriculares;
Curso de formao em auriculoterapia 38

- provoca uma abertura de todos os canais de ligao exterior (como pontos de acupuntura sistmica), aumentando a recepo ou a disperso da energia na acupuntura sistmica; - ativa as glndulas localizadas no crebro, produzindo encefalina, endorfina e outros hormnios; - atua como analgsico em dores agudas, cefalias, clicas, labirintite, clicas; - trata hipertenso, irritabilidade, ansiedade, alergias, asma, atuando tambm em todos os sistemas (digestivos, circulatrio, nervoso, etc).
2. Funes do ponto Rim

- estimula as funes do aparelho respiratrio e aumenta o metabolismo do oxignio pelo sangue; - estimula as funes das glndulas endcrinas, ativando a produo de hormnios; - estimula a filtragem do sangue pelos rins; - estimula as funes do aparelho excretor; - trata distrbios no sistema ginecolgico e urogenital; - trata distrbios nos ossos, faringite crnica, dentes frouxos, anemia, leucemia, distrbios nos olhos; - ponto benfico ao crebro, usado em caso de desenvolvimento incompleto do crebro, amnsia, neurastenia, cefalia, surdez, lassitude, queda de cabelo. 3. Funes do ponto Simptico - regula as atividades do sistema neurovegetativo, equilibrando o simptico e o parassimptico; - estimula as funes da medula ssea, o metabolismo do clcio, age sobre o tecido sseo e o peristeo; - tem ao antiinflamatria sobre os msculos; - produz ao relaxante ou tonificante no sistema tendinomuscular; - regula os vasos sangneos; - controla a secreo das glndulas internas (hipertiroidismo); - trata distrbios no sistema neurovegetativo.

Curso de formao em auriculoterapia

39

Bibliografia
Auriculoterapia
Eu Won Lee. Editora Ground

Diagnstico na Medicina Chinesa


B. Auteroche P.Navailh Andrei Editora

Acupuntura Clssica Chinesa


Tom Sintan Wen Editora Cultrix

Zang Fu Sistemas de rgos e vsceras da Medicina Tradicional Chinesa


Jeremy Ross Editora Roca

Sites da Internet.
www.acupuntura.pro.br

Curso de formao em auriculoterapia

40

Naturopata Terapeuta Corporal Acupunturista Radiestesista

Evaldo Mazer
valdmaz@gmail.com (11) 8142-44111

Curso de formao em auriculoterapia

41

Curso de formao em auriculoterapia

42

Curso de formao em auriculoterapia

43

You might also like