You are on page 1of 15

Fernando Pessoa

Ortnimo

O poeta tenta decifrar o ser e a existncia e confrontar-se com apluralidade. Sente que muitos e que no ningum. Sente-sefragmentado. Por isso, procura a sua identidade.

A sua poesia revela a sua solido interior, a angstia de no saberquem e qual a razo da sua existncia, as suas interrogaesfilosficas e as suas inquietaes.

Refugia-se no sonho e evade-se da realidade, porque no consegue viver a vida tal como ela . Procura refgio num mundo imaginrio e em viagens exticas, tambm imaginrias.

A nostalgia (saudade) da infncia uma constante na sua poesia. O poeta fala-nos de uma infncia perfeita e feliz, em que ainda no sentia a angstia de no saber quem . Esta infncia, que surge to feliz e to perfeita, fruto da imaginao do poeta, como se tivesse criado um refgio para as horas menos felizes.

Fernando pessoa revela dor de pensar, pois o pensamento traz-lhe recordao todas as suas angstias. Por isso, para ele, o ideal racionalizar os sentimentos. Isto que dizer que no escreve o que sente, mas o que queria ou deveria sentir.

Tudo isto conduz o poeta ao fingimento potico. A poesia no um retrato fiel da emoo e dos sentimentos do

poeta, mas sim as suas emoes e sentimentos transfigurados e filtrados pela razo.

A sua poesia no alegre, mas sim reveladora do tdio e das inquietaes da alma.

O poeta centra-se exclusivamente em si prprio (egotismo exacerbado) e procura o momento perfeito de felicidade.

Heternimos Alberto Caeiro

o poeta da natureza e das coisas simples.

sensacionalista apreende e conhece o mundo atravs das Informaes que os sentidos lhe transmitem.
1

Conhece o mundo que o rodeia atravs da informao que os sentidos lhe do. Por isso, ele o poeta do real e do objectivo. Recusa o pensamento e aceita as coisas sem se interrogar, tal comoelas so.

O diabolismo, ou seja, o facto de o poeta se referir quilo que v enquanto anda de um lado para o outro, outra das suas caractersticas.

Tal como uma criana, este poeta mostra uma eterna surpresa pela novidade das coisas. V tudo o que o rodeia com o mesmo espanto da primeira vez. Tem uma atitude ingnua e desprendida.

Revela um grande amor pelo mundo tal como ele , em especial pela natureza.

Acredita que todas as coisas so divinas (pantesmo) e desvaloriza o conceito de tempo. Tudo acontece quando tem de acontecer e o mundo renova-se ciclicamente, como as estaes.

Vive o momento presente, recusa pensar no passado e no fazplanos para o futuro. S o presente interessa e deve ser apreciado(epicurismo).

Recusa o pensamento e a introspeco (anlise dos nossos sentimentos e emoes), assim como tudo o que subjectivo.

Alberto Caeiro diz que pensar estar doente dos olhos. A viso o sentido mais importante para a apreenso e conhecimento do real.

A sua poesia espontnea e o poeta no mostra preocupao com a forma. Os seus poemas aproximam-se da prosa e da linguagemfalada. Este heternimo intencionalmente inculto.

Ricardo Reis

o mais clssico dos heternimos pessoanos.

Acredita que a verdadeira sabedoria da vida consiste em no a viver.

Ao tentar evitar a dor que o excesso provoca, procura aprender acalma e a tranquilidade, assim como um estado de apatia eataraxia, de forma a evitar o sofrimento perante as circunstnciasda vida. Desta forma, tenta apreciar o momento que passa, comcalma e equilbrio (epicurismo).

Por isso, vive sem intensidade, placidamente, aceitando o fluir do tempo e a decadncia que ele traz (estoicismo). Demonstra uma atitude de resignao, como se caminhasse para a morte sem qualquer sobressalto.

Inspira-se nas filosofias estico-epicuristas da AntiguidadeClssica: - evita envolver-se em situaes que lhe possamprovocar a dor e, ao mesmo tempo, privilegia a beleza domomento para o poder apreciar melhor (carpe diem).

Na sua poesia, encontramos um epicurismo triste, em que noh espontaneidade, em que evidente o esforo de controlar osinstintos e as emoes, racionalizando-os.

Tentando atingir o ideal da tranquilidade suprema, Ricardo Reisrecusa-se a viver a vida, pois no quer sofrer com a saudade dosmomentos bons ou com a mgoa dos momentos maus.

Sabe que no pode fugir passagem do tempo e s suasconsequncias. Por isso, deixa-se ir, para no ter o remorso deter vivido.

Em Ricardo Reis, a vida fugaz, efmera, e o futuro

imprevisvel.

A apatia, ou seja, a indiferena, um ideal tico. No adiantafazer esforos para ter fama ou glria, porque a vida para vivercom calma e tranquilidade e elas nada acrescentam.

Tal como Caeiro, temos na sua poesia a urea mediocritas, oambiente buclico e campestre, o fascnio pela natureza ondebusca alguma felicidade.

Discpulo de Caeiro, refugia-se na aparente felicidade pag, acreditando que os deuses so perfeitos.

Acredita nos deuses e nas presenas quase-divinas que habitam todas as coisas (paganismo e pantesmo).

Acredita que, acima dos deuses, est o destino e que devemossubmeter-nos voluntariamente ao fado, para termos uma ilusode liberdade.

Sente-se desadaptado do mundo.

A sua poesia tem um carcter moralista (d-nos dicas para aprendermos a sua filosofia de vida).

Quanto ao estilo, Ricardo Reis prefere a ode de tipo horaciano; osseus versos tm uma mtrica irregular; d importncia ao ritmo;utiliza uma linguagem erudita e frequentemente alatinada; usodo gerndio; uso do imperativo (o que tem a ver com o carcter
3

moralista das odes); o seu estilo pensado e laboriosamente construdo.

lvaro de Campos

o poeta da sensao. Olha o mundo contemporneo e canta o futuro.

O sensacionismo torna a sensao a realidade da vida e a base da arte.

Procura a totalidade das sensaes, quer sentir tudo de todas as maneiras.

O seu sensacionismo distingue-se do de Alberto Caeiro, porque esteheternimo considera que a sensao captada pelos sentidos anica realidade. Contudo, ambos rejeitam o pensamento.

Porque sabe que a vida moderna complexa e dinmica, tenta sentir a violncia e a fora de todas as sensaes.

Quer ultrapassar os limites das sensaes e ser toda a gente e toda a parte.

Depois da euforia quase histrica, Campos deseja a sua prpria destruio, da a abulia, o tdio, a decepo e o absurdo.

Exalta a beleza da fora e da mquina por oposio beleza tradicionalmente concebida.

A sua poesia revela pessimismo, angstia existencial e nostalgia da infncia irremediavelmente perdida.

3 Fases na obra de lvaro de Campos: - Decadentista (tdio, cansao, necessidade de novas sensaes), - Futurista e Sensacionista (exaltao da energia, das dinmicas, da velocidade e da fora); - Intimista ou da Abulia (abatimento, angstia e nostalgia).

No que se refere ao estilo, um poeta que fala de si prprio(presena do biogrfico); utiliza versos decasslabos agrupados emquadras (Opirio) ou verso livre e longo; na segunda fase, tem umestilo torrencial e nas outras, um estilo lento; poetiza o prosaico (ascoisas do quotidiano) e utiliza grande diversidade de recursosestilsticos (exclamaes, anforas, interjeies, apstrofes,enumeraes, comparaes, metforas, antteses).

Alberto Caeiro apresentou-se como o mestre tranquilo da sensao.

Alberto Caeiro, um dos heternimos de Fernando Pessoa,caracteriza-se por ser o poeta do real objectivo, da sensao, quepretende integrar o ser humano na simplicidade da natureza. Por ser opoeta do sensacionismo, da apreenso e do conhecimento do mundoatravs dos sentidos, em especial a viso e o tacto, torna-se o mestre dePessoa Ortnimo e de todos os outros heternimos. Na sua atitude calma e deambulista, Caeiro defende o conhecimentointuitivo da natureza e, tal como uma criana, surpreende-se com a eternanovidade das coisas. com tranquilidade que aceita o passar do tempo eas coisas como elas so, ao mesmo tempo que recusa a metafsica,eliminando a dor de pensar. A nica coisa que lhe interessa captar e vivenciar o mundo pelassensaes, j que o pensamento fonte de infelicidade e, segundo opoeta, s pensa quem est doente dos olhos. Por exemplo, no poema sou um guardador de rebanhos, Caeirorecusa o pensamento e redu-lo a um sentir com os sentidos: Penso comos olhos e com os ouvidos Contudo, sempre que as sensaes soexcessivas, h uma certa tristeza por gozar tanto um dia de calor.Para este heternimo, o sentido das coisas reduz-se s suas caractersticas perceptveis, por isso, afirma, as coisas no tmsignificado, tm existncia e cada coisa o que .

2. lvaro de Campos
Este heternimo de Fernando Pessoa caracteriza-se por exaltar avida moderna, as mquinas, a velocidade e a energia mecnica. Na suaobra, em simultneo com uma

atraco quase ertica pela mquina,existe tambm a nusea provocada pela poluio fsica e moral da vidamoderna.
5

lvaro de Campos precisa de sentir a realidade (sensacionismo),mas no se contenta com as coisas como elas so, maneira de AlbertoCaeiro. Precisa de sentir tudo de todas as maneiras, o que incluisensaes brutais. Este sensacionismo exagerado, em que h um desejohistrico de sentir, caracteriza o seu estilo potico e consiste no pontomais alto do Modernismo portugus (Futurismo). Tal como Cesrio Verde, lvaro de Campos um poeta da cidade, embora mais futurista. Contudo, foca a cidade, a multido annima, otdio e o cansao. Na poesia de Campos, passa-se da euforia exageradapara uma angstia amarga, pois ele acaba por cair num estadodepressivo. No que se refere ao estilo, podemos dizer que novo eaparentemente desleixado: as estrofes e a mtrica so irregulares eutiliza recursos estilsticos como enumeraes caticas, anforas,aliteraes e onomatopeias. As metforas e algumas expresses que usaso violentas e surgem do desespero de no poder expressar por palavrasa intensidade das sensaes. Os seus poemas mais significativos so Ode Triunfal, Ode Martima e Tabacaria.

3. Ricardo Reis
Ricardo Reis, o mais clssico dos heternimos de Fernando Pessoa,encontra nos gregos o seu modelo de

sabedoria. Neste heternimo,encontramos a aceitao do destino, numa atitude digna e resignada dequem sabe que no pode ir contra ele. Considera a moral pag uma moral de orientao e de disciplina e acrist, de renncia e desapego. Procurando aproveitar a vida semexcessos, nem de prazer nem de dor, defende uma atitude epicurista eestica (carpe diem). Segundo a sua perspectiva, a verdadeirasabedoria consiste em gozar a vida moderadamente e duma formaracional. Por isso, recusa grandes paixes e emoes, por considerar queelas lhe reduzem a liberdade e o impedem de viver em equilbrio. Ricardo Reis um moralista, algum que tem conscincia da dor que a nossa natureza frgil e efmera nos provoca. A velhice e a morte assustam-no, porque, embora sejam naturais e inevitveis, trazem consigo
a debilidade e a aniquilao. Neste heternimo, assistimos a uma dramatizao dopensamento, em que temos a sensao de assistir a uma conversa dealgum consigo prprio ou de algum com um interlocutor. No seu estiloclssico, expressa-se, muitas vezes, em monlogos onde predominam aode e o versilibrismo. Como figuras de estilo, utiliza hiprbatos, latinismos,metforas e comparaes. Os tempos verbais que mais utiliza so opresente do indicativo, o gerndio e o imperativo.

4. O Fingimento Potico em Pessoa Ortnimo

Fernando Pessoa, poeta do Modernismo portugus, destaca-se pelos temas que aborda, tanto na sua produo heternima como ortnima. Uma das temticas mais relevantes de Pessoa Ortnimo ofingimento potico ou a dialctica sinceridade/fingimento ligada conscincia/inconscincia e do sentir/pensar. Atravs da unio decontrrios, o poeta recria a sua linguagem e a sua vida, pois, segundo ele,fingir-se conhecer-se. A distanciao do real, que pode ser entendidacomo mentira ou fingimento, permite um entendimento mais profundo dens e dos outros. O poeta fingidor despersonaliza-se e pe tudo em causa,incluindo a sua prpria sinceridade, o que lhe permite a produo artstica. Para Pessoa Ortnimo, fingir inventar, criar, intelectualizarsentimentos e emoes para, assim, os poder comunicar sob a forma depoesia. Por exemplo, no poema Autopsicografia, refere-se intelectualizao da dor, levando-nos a perceber de que forma a for sentida se torna um conceito mental e chega, ao leitor, transformada.Quando a lemos, no nos deparamos com a dor que o poeta sentiu, mascom a nossa prpria vivncia da dor Por isso, neste poema h trs nveisde dor: a que o sujeito potico sentiu, a que transmitiu e a que o leitorapreende.

5. A Nostalgia da Infncia em Pessoa Ortnimo


7

Em Fernando Pessoa Ortnimo, poeta do Modernismo portugus, a nostalgia da infncia, ou o regresso infncia, uma temtica recorrente na sua produo potica. O eu potico exprime a nostalgia do mundo perdido da infncia. Acriana feliz e contente de nada que foi desapareceu num adulto que encara, com desencanto e angstia, a desagregao do tempo. No consegue aproveitar o que de bom lhe vai surgindo, porque est assustado com a brevidade da vida e a fugacidade do tempo. Por isso,refugia-se num mundo de sonho, inveja as crianas que brincamdespreocupadamente e sente profunda saudade de uma ternura que noteve. Na verdade, esta nostalgia tambm produto do intelecto, fruto deum sentimento de abandono e insatisfao que o acompanhou ao longoda sua existncia. Evade-se num mundo imaginrio, em que buscamltiplas emoes e vive sonhos impossveis, regressando realidadesem alegria nem aspirao. Assim, a nostalgia da infncia em Fernando Pessoa , sobretudo, anostalgia daquilo que no foi nem viveu, mas que gostaria de ter sido evivido. O eu recorre a este mundo mgico e enigmtico, perdido entre osonho e a realidade, numa tentativa de vencer a inquietao, a solido e aansiedade que o consomem, tentando reconstruir, no que foi, mas o quepoderia ter sido.

6. A Dor de Pensar em Pessoa Ortnimo


A Dor de Pensar uma temtica comum no Modernismo portugus e podemos encontr-la em Pessoa Ortnimo. Para o eu potico, pensar algo doloroso que lhe traz mentetodas as questes que o atormentam e o impedem

de viver seminquietao, angstia ou ansiedade. Tem conscincia de que quanto maisse pensa e sabe, mais se sofre. Algum que, como ele, busca oconhecimento, encontra sempre novas preocupaes, ao passo que aspessoas humildes e ignorantes conseguem ser felizes na suasimplicidade, apenas porque no se questionam sobre as circunstnciasda vida. Estas pessoas, bem representadas no poema Canta pobre ceifeira, aceitam as tragdias com uma naturalidade que impossvelforjar. Aceitam a sua condio e limitam-se a viver. Por isso, o eupotico inveja a ceifeira que canta como se fosse a pessoa mais feliz domundo, desejando ter a sua inconscincia, mas de forma consciente (oque impossvel). A dor de pensar tambm ocorre sempre que o eu tentaconhecer-se, mas, em vez de se deparar com um ser constante econcreto, depara-se com uma multiplicidade interior que o faz sentir-seperdido em si prprio. Desta forma, no se encontra em si e acaba porinvejar tambm o Gato que brinca na rua, que apenas obedece aos seusinstintos sem se tentar entender, sendo, assim, feliz. Para Pessoa Ortnimo, pensar uma dor e um vcio. Uma dor,porque o conduz problematizao e angstia de se sentir pequeno emltiplo; um vcio, porque no o consegue evitar, porque, mesmo emconstante angstia, no desiste de encontrar respostas e solues. 7. Ricardo Reis considerado um homem lcido e

cauteloso, que tenta construir uma felicidade relativa,um misto de resignao e de moderado gozo que nocompromete a sua liberdade interior. Ricardo Reis, o heternimo clssico de Fernando pessoa, caracteriza-se pela sua atitude serena e lcida, assim como pela tranquilidade comque aceita a fugacidade do mundo e da vida. Os poemas Vem sentar-te comigo, Ldia, beira do rio, Prefirorosas, meu amor, Ptria e Segue o teu destino so representativosdas caractersticas poticas e ideolgicas deste heternimo que procurano equilbrio e na racionalidade da Antiguidade Clssica a orientao deque precisa para viver de uma forma calma, equilibrada e feliz. Contudo, afelicidade que Ricardo Reis alcana relativa, pois, ao mesmo tempo queprocura o prazer do momento, o carpe diem, no cede aos impulsos dosinstintos e esfora-se por disciplinar os seus sentimentos e emoes.Busca a ataraxia, a tranquilidade sem qualquer perturbao, e tenta viversem pensar nas circunstncias da vida, conformando-se com as leis do9

You might also like