You are on page 1of 29

ESCOLA ESTADUAL TECNICO INDUSTRIAL PROFESSOR FONTES CURSO DE MECANICA / COMANDOS ELETRICOS 2009 APOSTILA 7 MOTORES ELETRICOS CONTEDO

O UNIVERSO DOS MOTORES ELETRICOS INTRODUO AOS MOTORES E GERADORES GERADORES ELETRICOS GERADORES SINCRONOS GERADORES ASSINCRONOS DE INDUO MOTORES ELETRICOS ROTOR ESTATOR CLASSIFICAO DOS MOTORES ELETRICOS MOTORES DE CORRENTE CONTINUA TIPO DE MOTORES DE CORRENTE CONTINUA MOTOR SERIE MOTOR PARALELO OU SHUNT MOTOR MISTO INVERAO DO SENTIDO DE ROTAO E CONTROLE DE VELOCIDADE DO MOTOR CC MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA MOTORES SINCRONOS CA MOTORES ASSINCRONOS CA MOTORES ESPECIAIS MOTORES DE CORRENTE CONTINUA ESPECIAIS MOTOR DE PASSO SERVO MOTORE MOTOR UNIVERSAL ACIONAMENTO E PROTEO DE MOTORES LIGAO DE MOTORES TRIFASICOS PARTIDA DE MOTORES INVERSO DE FREQUENCIA

Introduo aos Geradores e Motores Eltricos


Na natureza a energia se encontra distribuda sob diversas formas: Como energia mecnica, trmica, luminosa e outras formas; no entanto a energia mecnica a mais conhecida forma de energia na qual o homem tem mais domnio. A energia mecnica, tal como ela est disponvel na natureza de difcil utilizao prtica, alm de ser uma energia varivel no tempo. Ento se converte a energia mecnica em Energia Eltrica, atravs das Mquinas Eltricas conhecidas como geradores. A energia eltrica possui as vantagens de ser uma energia limpa, de fcil transporte e de fcil manuseio, podendo ser reconvertida em energia trmica, luminosa, eletromagntica, e tambm em energia mecnica. Quem efetua esta ltima transformao so as Mquinas Eltricas conhecidas como motores. O motor um elemento de trabalho que converte energia eltrica em energia mecnica de rotao. O gerador uma mquina que converte energia mecnica de rotao em energia eltrica.

GERADORES ELTRICOS Gerador um dispositivo utilizado para a converso da energia mecnica, qumica ou outra forma de energia em energia eltrica. Tipos de geradores que convertem energia mecnica em eltrica: Gerador Sncrono Gerador de Induo ou Assincrono Gerador de Corrente contnua Tipos de geradores que convertem energia quimica/fisica em eltrica: Geradores de clula combustvel (pilha) Geradores fotovolticos ( energia solar)

O tipo mais comum de gerador eltrico e o dnamo (gerador de corrente contnua) O dnamo funciona convertendo a energia mecnica contida na rotao do eixo do motor, fazendo com que a intensidade do campo magntico produzido por um m permanente, varie no tempo. Ecitando o compo magntico e provacondo um fluxo de eletrons. Este tipo de gerador muito comum em bicicletas e motos, com farol. Gerador sncrono um dos tipos mais importantes de mquinas eltricas. Geradores sncronos so utilizados em todas as usinas hidreltricas e termeltricas. O nome Sncrono se deve ao fato desta mquina operar com uma velocidade de rotao constante sincronizada com a frequencia da tenso alternada aplicada nos terminais da mesma. Gerador assncrono ou de induo Este tipo de gerador tem seu desempenho muito inferior aos demais tipos de geradores, sendo este utilizado mais como motor. Uma vez que o seu desempenho como motor, e mais aceito na indstria devido ao seu baixo custo.

MOTORES ELTRICOS Motor eltrico uma mquina destinada a transformar energia eltrica em mecnica. o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da energia eltrica de baixo custo, a facilidade de transporte, limpeza e a simplicidade de seu comando. Sua construo simples e de custo reduzido sendo de grande versatilidade na adaptao s cargas dos mais diversos tipos com um timo rendimento.

Num motor eltrico, distinguem-se essencialmente duas peas: O estator, conjunto de elementos fixados carcaa da mquina. E o rotor, conjunto de elementos fixados em torno do eixo, internamente ao estator. O Rotor composto de: a) Eixo da Armadura: responsvel pela transmisso de energia mecnica para fora do motor, pelo suporte dos elementos internos do rotor e pela fixao ao estator, por meio de rolamentos e mancais. b) Ncleo da Armadura: composta de lminas de Fe-Si, isoladas umas das outras, com ranhuras axiais na sua periferia para a colocao dos enrolamentos da armadura. c) Enrolamento da Armadura: So bobinas isoladas entre si e eletricamente ligadas ao comutador. d) Comutador: consiste de um anel com segmentos de cobre isolados entre si e eletricamente conectados s bobinas do enrolamento da armadura.

O Estator composto de: a) Carcaa: serve de suporte ao rotor, aos plos e de fechamento do fluxo magntico. b) Enrolamento de campo: so bobinas que geram um campo magntico intenso nos plos. c) Plos ou sapatas polares: distribui o fluxo magntico produzido pela bobinas de campo. d) Escovas: so barras de carvo e grafite que esto em contato permanente como comutador.

<<< Estator e Rotor 5

Todo motor, apresenta suas principais caracterstica eltricas escrita sobre o mesmo ou em uma placa de identificao. Os principais dados eltricos so: Tipo de motor, Tenso nominal, Corrente nominal, Freqncia, Potncia mecnica, Velocidade nominal, Esquema de ligao, Grau de proteo, Temperatura mxima de funcionamento, Fator de servio, Etc..

OS MOTORES ELTRICOS SO CLASSIFICADOS COMO: Motores de Corrente Contnua Motores Srie Motores Paralelos Motores Composto ou Misto Motores de Corrente Alternada Motores Sncronos Motores Assncronos Motores Especiais Servos motores Motores de Passo Universais

MOTORES DE CORRENTE CONTNUA Motores de Corrente Contnua Motor Srie Motor Paralelo Motor Composto ou Misto Os motores de corrente contnua, so motores de custos elevados, alm disso, precisam de uma fonte de corrente contnua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada em corrente continua. Podem funcionar com velocidade ajustvel e se prestam a controles de grande flexibilidade e preciso. Por isso seu uso restrito a casos especiais em que estas exigncias compensam o custo alto da sua instalao, ou de alimentao, como o caso de eletros eletrnicos que fazem o uso de pilhas e baterias. Partes constituintes do motor de corrente contnua Rotor (armadura) Parte girante da mquina, montada sobre o eixo da mquina, construdo de um material ferromagntico envolto em um enrolamento chamado de enrolamento de armadura e o anel comutador. Este enrolamento suporta uma alta corrente em comparao ao enrolamento de campo e o circuito responsvel por transportar a energia proveniente da fonte de energia. Estator (Campo ou excitao) Parte esttica da mquina, montada em volta do rotor, de forma que o mesmo possa girar internamente. Tambm constitudo de material ferromagntico, envolto em um enrolamento de baixa potncia chamado de enrolamento de campo que tem a funo apenas de produzir um campo magntico fixo para interagir com o campo da armadura. Em algumas mquinas comercializadas no mercado possvel encontrar enrolamentos de compensao que tem como funo compensar o efeito desmagnetizante da reao de armadura e enrolamentos de comutao que tem como funo diminuir o fasca mento no anel comutador. 7

Escovas Peas de carvo responsveis por conduzir a energia para o circuito do rotor. A Figura abaixo, nos mostra as partes internas de um motor de corrente contnuo bsico e sua representao esquemtica.

Motor de Corrente Contnua com 2 Plos O motor de corrente contnua apresenta quatro terminais acessveis, dois para as bobinas de campo (terminais 3 e 4) e dois para as bobinas de armadura (terminais 1 e 2). Em alguns motores de baixa potncia, as bobinas de campo so substitudas por ms permanentes. Neste caso, o motor apresenta apenas dois terminais de acesso (terminais 1 e 2 ). O princpio de funcionamento elementar de um motor de corrente contnua est baseado na Fora mecnica que atua sobre um condutor imerso num campo magntico, quando sobre ele circula uma corrente eltrica.

Tipos de Motores de Corrente Contnua Os motores CC so divididos de acordo com o tipo de coneco entre as bobinas do rotor e do estator. Se forem conectados em srie, so chamados de Motor Srie. Se em paralelo, so chamados de Motor Paralelo. E motores Mistos ou Compostos.

Motor CC Srie Neste tipo de motor a corrente que circula pelo campo o mesmo que circula pela armadura. Sendo o torque do motor, proporcional ao fluxo magntico, que por sua vez proporcional corrente de campo. O torque apresenta uma relao exponencial com a corrente de armadura. Sendo esta corrente de alto valor. Concludo portanto que o torque de partida do motor srie muito grande. Devido a esta caracterstica este motor utilizado para acionar trens eltricos, metrs, elevadores, nibus eltricos, automveis eltricos, etc. Este motor conhecido como motor universal por poder funcionar tambm em corrente alternada. Porm este tipo de aplicao s vivel economicamente para pequenos motores de frao de CV.
O CV (cavalo-vapor), uma unidade de potencia que equivale a 75kgf.m.s- Um kgf.m, por sua vez corresponde ao trabalho gasto para se elevar uma massa de um quilograma a um metro de altura ao nvel do mar. Pouco utilizada no meio cientfico devido existncia de uma unidade especfica para isso no Sistema Internacional de Unidades... o Watt. Porm, a sua utilizao persiste, nomeadamente no meio da indstria automobilstica, para classificar a potncia mxima dos motores de combusto interna. Nos pases anglo-saxnicos, utiliza-se o horse power, de smbolo hp, que uma unidade de mesma escala de grandeza, mas com valores diferentes. O Horse Power define-se como sendo a potncia necessria para elevar verticalmente a uma velocidade de 1 p/min uma massa de 33.000 libras. 1 CV = 735,49875 W.

C V ?

1 HP = 745,6987158227022 W 1 HP = 1,0139 CV 1 CV = 0,9863 HP

Motor Paralelo ou Shunt No caso do motor Shunt a corrente de armadura somada corrente de campo nos d a corrente da fonte de alimentao do motor. Nesse caso, a tenso aplicada na armadura a mesma que aplicada no campo. Sendo o fluxo magntico produzido pelo campo praticamente constante. Neste tipo de motor, o torque de partida no to alto quanto no motor srie, portanto no deve ser usado em cargas que exigem alto torque de partida. Ento, se a corrente de armadura for grande (na partida), a velocidade do motor pequena e cresce na medida em que aumenta a tenso at alcanar o seu valor nominal. Este motor no tem problemas de excesso de velocidade na partida sem carga. Motor misto ou composto So motores com dois enrolamentos de excitao, um em srie e outro em derivao, podendo existir o esquema de ligao longo ou curto e composto aditivo ou subtrativo. Neste esquema de ligao utilizam-se uma combinao da excitao srie e shunt, de forma a aproveitar os benefcios de ambas as ligaes. Em muitas aplicaes o enrolamento srie utilizado para compensar o efeito desmagnetizante da reao de armadura.

Inverso no Sentido de Rotao e Controle de Velocidade do Motor CC

10

Para a inverso do sentido de rotao nos motores de corrente contnua, basta inverter as conexes das bobinas de campo (trocar o terminal 3 pelo 4) ou inverter as conexes da bobina da armadura (trocar o terminal 1 pelo 2). Caso o motor seja de m permanente, basta inverter os terminais da armadura. Para inverter o sentido de rotao de qualquer motor CC necessrio inverter a corrente de armadura em relao ao corrente de campo. Deve-se inverter somente um deles, e a inverso em ambos os circuitos mantero no mesmo sentido de rotao. No momento da inverso, o motor que est girando num sentido, entra num processo de frenagem (freio) at alcanar a velocidade zero e depois comea a girar no sentido contrrio. Essa etapa de frenagem muito importante para trens, elevadores, guindastes que necessitam de Fora de Frenagem. A principal aplicao dos motores de corrente contnua o acionamento de mquinas com controle preciso de velocidade.

Motores de Corrente Alternada


11

Motores de Corrente Alternada Motores Sncronos Motores Assncronos Os motores de corrente alternada so os mais utilizados, porque a distribuio de energia eltrica feita normalmente em corrente alternada. Seu princpio de funcionamento baseado no campo girante, que surge quando um sistema de corrente alternada trifsico aplicada em plos defasados fisicamente em 120. Dessa forma, como as correntes so defasadas 120, em cada instante um par de plos possui o campo magntico de maior intensidade, causando a sua movimentao.

Neste tipo de motor, o fluxo magntico do estator gerado nas bobinas de campo, pela corrente alternada da fonte de alimentao monofsica ou trifsica, portanto trata-se de um campo magntico cuja intensidade varia continuamente e sua polaridade invertida periodicamente. Motores Sncronos CA No motor sncrono CA, o rotor constitudo por um m permanente ou bobinas alimentadas em corrente contnua mediante anis coletores. Neste caso, o rotor gira com uma velocidade diretamente proporcional a freqncia da corrente no estator e inversamente proporcional ao nmero de plos magnticos do motor. So motores de velocidade constante sendo utilizados somente para grandes potncias devido ao seu alto custo de fabricao.

Motores Assncronos

12

No motor assncrono ou de induo, o rotor possui vrios condutores conectados em curto circuito no formato de uma gaiola de esquilo, conforme mostra a figura. O campo magntico varivel do estator, induz uma correntes senoidal nos condutores da gaiola do rotor. Estas correntes induzidas, por sua vez, criam um campo magntico no rotor que se ope ao campo indutor do estator. Como os plos de mesmo valor se repelem, ento h uma fora no sentido de giro no rotor. O rotor gira com uma velocidade n um pouco inferior velocidade sncrona, isto , a velocidade da corrente do campo. Este tipo de motor no possui uma sincronia com rede eltrica. Observa-se que este tipo de motor no consegue partir, isto , acelerar a partir da velocidade zero at a nominal. As foras que atuam nas barras curto circuitadas se opem uma outra, impedindo o giro. Ento, na partida, utiliza-se uma bobina de campo auxiliar, defasada em 90(graus) das bobinas de campos principais, que cria um campo magntico auxiliar na partida. Assim, o fluxo resultante inicial est defasado em relao ao eixo produzindo um torque de giro. Aps a partida, no h mais a necessidade do enrolamento auxiliar, pois a prpria inrcia do rotor compe a fora que mantm o giro.

13

Motores Especiais Motores de corrente continua e alternada com aplicaes especiais Motores de passo Servos motores Motores Universais Motores de corrente continua especiais Os motores de corrente continua so divididos em dois tipos: Com escova e sem escova. Os motores de corrente contnua sem escovas motores de passo ou BLDC (Brushless DC) oferecem diversas vantagens sobre os motores de corrente continua com escova. Dentre as quais se podem destacar a confiabilidade mais elevada, o rudo reduzido, a vida til mais longa (devido a ausncia de desgaste da escova), a eliminao da ionizao do comutador, e a reduo total de interferencia eletromagntica (EMI). A desvantagem principal do motor sem escovas o custo mais elevado, a qual se deve a dois fatores: Primeiramente, estes motores requerem dispositivos MOSFET de alta potncia na fabricao do controlador eletrnico de velocidade. Por outro lado, os motores de corrente contnua com escovas podem ser regulados por um resistor varivel simples (potencimetro ou reostato), mesmo sendo ineficiente, ele tambm pode ser satisfatrio para algumas aplicaes dependendo do custo-benefcio.Os motores BLDC necessitam de um circuito integrado, para controlar de forma eletrnica a velocidade para assim oferecer o mesmo tipo de controle varivel. Em segundo, ao comparar tcnicas de construo e manufatura entre BLDC e os motores escovados, muitos projetos de BLDC requerem trabalho manual, no caso de fixao da bobinas do estator. Por outro lado, os motores com escovas usam enrolamentos que podem ser bobinados automaticamente e so portanto mais econmicos.Os motores BLDC so considerados mais eficientes do que os motores de corrente contnua escovados. Isso significa que para a mesma potncia de entrada, os motores BLDC convertero mais energia eltrica em energia mecnica do que um motor de corrente contnua escovado.

14

A eficincia maior na regio de "baixa-carga" e " vazio" na curva caracterstica do motor. Sob cargas mecnicas elevadas, os motores BLDC e os motores escovados de alta qualidade so equivalentes em eficincia. Aplicaes Os motores BLDC podem ser aplicados em toda funo que seja atualmente feita pelos motores de C.C. com escovas. Por enquanto o custo o maior impedimento para que os motores BLDC substituam os motores com escovas, na maioria das reas comuns de uso. No entanto, estes motores BLDC dominam muitas aplicaes existentes em computadores, tais como dispositivos de movimentao dos HDs, CDs e DVDs. Tambm usado na refrigerao dos PCs por meio dos Coolers (ventiladores) que usam os motores BLDC quase exclusivamente. Para baixa velocidade e baixa potncia, os Motores sem escovas so usados em gira discos (motores de antigos toca discos). Motores BLDC de alta potncia so encontrados em veculos eltricos e alguns maquinrios industriais. Estes motores so essencialmente motores CA sncronos com rotores de m permanente. Os motores de corrente contnua sem escovas podem ser ainda, simples de dois terminais, ou mais complexos de vrios terminais, denominados motores de passos. Os motores CC sem escovas simples so muito utilizados, por exemplo, em ventiladores de computadores, por serem extremamente silenciosos e durveis. Os motores de passos podem ter seu eixo posicionado em passos ou fraes da volta, de acordo com sua alimentao, que, alis, especial e proveniente de circuitos eletrnicos que possibilitam no s o posicionamento do eixo como tambm o controle do sentido e da velocidade de giro. Nos tipos usados nos ventiladores dos computadores a alimentao externa por dois terminais, mas internamente esta alimentao distribuda a vrios terminais. Os motores eltricos de corrente contnua com escovas, apresentam tipos de grandes potncias e grande facilidade de mudana em sua velocidade de giro, alm de poderem girar nos dois sentidos bastando para isso que se inverta a polaridade de sua alimentao. Durante muito tempo os motores CC com escovas eram a nica opo paras aplicaes onde era necessria a utilizao de grande torque e controle de velocidade.

15

Servos Motores Servo Motores so dispositivos de malha fechada, ou seja: Recebem um sinal de controle; verificam a posio atual e atuam no sistema, indo para a posio desejada. Em contraste com os motores contnuos que giram indefinidamente, o eixo dos servo motores possui a liberdade de apenas cerca de 180 graus, mas so precisos quanto a posio. Para isso possuem trs componentes bsicos: Sistema Atuador - O sistema atuador constitudo por um motor eltrico, embora tambm possa encontrar servos com motores de corrente alternada, a maioria utiliza motores de corrente contnua. Tambm est presente um conjunto de engrenagens que forma uma caixa de reduo com uma relao bem longa o que ajuda a amplificar o torque. Sensor - O sensor normalmente um potencimetro solidrio ao eixo do servo. O valor de sua resistncia eltrica indica a posio angular em que se encontra o eixo. A qualidade quanto ao seu funcionamento, ir interferir diretamente na preciso, estabilidade e vida til do servo motor. Circuito de Controle - O circuito de controle formado por componentes eletrnicos discretos ou circuitos integrados, geralmente composto por um oscilador e um controlador PID (Controle proporcional integrativo e derivativo) que recebe um sinal do sensor (posio do eixo). O sinal de controle interpretado pelo circuito, que po sua vez ir acionar o motor no sentido necessrio para posicionar o eixo na posio desejada. O tamanho, o torque, a velocidade do motor, os materiais das engrenagens, a liberdade de giro do eixo e o consumo, so caractersticas-chave para especificao de servo motores. Os servos motores, possuem trs fios de interface, dois para alimentao e um para o sinal de controle. O sinal de controle utiliza o protocolo PWM (modulao por largura de pulso) que possui trs caractersticas bsicas: Largura mnima, largura mxima e taxa de repetio. A largura do pulso de controle determinar a posio do eixo: - largura mxima equivale ao deslocamento do eixo em + 90 da posio central; - largura mnima equivale ao deslocamento do eixo em -90; - demais larguras determinam a posio proporcionalmente. 16

Motores Universais So os motores utilizados em mquinas de pequeno porte que necessitem de grande torque de partida como o caso das mquinas de furar portteis, batedeiras, liquidificadores, enceradeiras, lixadeiras, mquinas de costura entre outros. So motores com escovas, por isso exigem uma manuteno Peridica para a troca dessas escovas. Esses motores podem ser alimentados tanto com tenso contnua quanto com tenso alternada, no entanto o valor de tenso contnua que os alimenta bem inferior ao de tenso alternada, pois neste caso o motor apresenta um valor de reatncia alm do valor de resistncia. Reatncia eltrica a resistncia oferecida passagem de corrente alternada ? por indutncia ou capacitncia num circuito. Sua unidade de medida o Ohm.

ACIONAMENTO E PROTEO DE MOTORES Por questo de segurana todos os motores fixos devem ter suas carcaas aterradas. Os motores CA no devem, em freqncia nominal, ser energizados por tenso diferente da nominal especificada pelo fabricante do motor, pois sua corrente nessas condies cresce e pode danific-lo. Os motores devem ser acionados por chave contatora, para que sua ligao e desligamento se faam de forma eficiente. Devem ser ligados atravs de fusveis de proteo, contra curto-circuito, devidamente dimensionados.

17

LIGAO DE MOTORES TRIFSICOS Os motores trifsicos podem apresentar 6 ou 12 terminais sendo cada par de terminais referente a uma bobina. Os terminais so numerados como a seguir:

Ligaes em estrela ( ) e em tringulo ( ) Cada bobina do motor trifsico deve receber 220V em funcionamento normal, exceto se for motor especial para alta tenso. O motor de 6 terminais pode ser ligado em 220V ou em 380V; O motor, de 12 terminais pode ser ligado em 220V, 380V, 440V, ou 760V. A tenso com que se pode alimentar o motor depende da forma como so associadas suas bobinas. Tal ligao pode ser estrela ( y) ou tringulo ( ) sendo que em tringulo as bobinas recebem a tenso existente entre fases e em estrela as bobinas recebem tal tenso dividida por 3. As bobinas do motor de 6 terminais podem ser associadas em tringulo (para funcionar em 220V) ou em estrela (para funcionar em 380V ou para partir em 220V). As bobinas do motor de 12 terminais podem ser ligadas de diversas formas diferentes: Tringulo paralelo (220V) , estrela paralelo (380V), tringulo srie (440V) e em estrela srie (760V) 18

Observe-se que em paralelo as tenses so as mesmas do motor de 6 terminais e em srie as tenses so dobradas. Ligao de motores de 6 terminais

19

20

Placa de identificao em um motor


A figura nos d o exemplo de uma placa de um motor trifsico. Os dados mais importantes so:

A potncia do motor dada em HP ou CV (1 HP = 746 W, 1 CV = 735 W), para saber, se esse motor capaz de executar o trabalho desejado (no caso do exemplo da figura acima), a potncia do motor de 3 CV. A tenso alimentadora que o motor exige (220 ou 380 V). A frequncia exigida da tenso alimentadora (60 Hz). A corrente nominal que o motor consumir (9 ou 5,2 A, dependendo da tenso alimentadora), para dimensionar os condutores de alimentao e os dispositivos de proteo. As rotaes que o motor far por minuto (3510 RPM). A letra-cdigo para dimensionar os fusveis (no exemplo H). O esquema de ligao que mostra como os terminais devem ser ligados entre si e com a rede de alimentao.

PARTIDAS DO MOTOR 21

Durante a partida a corrente pode atingir valores muito altos. Por isso, nos motores de maiores potncia utilizam-se meios de aplicar s bobinas menor valor de tenso durante a partida, a fim de se reduzir a corrente nesse momento. Partida Direta IDEAL (do ponto de vista do motor); Provoca: Picos de corrente na rede; Pode provocar: Queda de tenso na rede; Suscita: Restries por parte da concessionria; Reduo da vida til da rede (quando no dimensionada de acordo).

Partida Estrela Triangula Utilizada em aplicaes cujas cargas tem conjugados baixos ou partidas a vazio O motor deve possuir 6 terminais; A corrente e o conjugado de partida ficam reduzidos a 33% ; Dupla tenso, sendo a segunda tenso 3 vezes a primeira; (Ex.: 220/380Volts) Na partida o motor ligado em estrela at prximo da rotao nominal e, ento, ocorre comutao para a configurao tringulo. Uma das formas de se conseguir essa reduo ligar as bobinas de forma que pudessem receber tenso maior que a de funcionamento. Por exemplo, se o motor funciona em 220V, na partida este pode ser ligado em estrela, de forma que cada bobina receba 127V, e depois que o motor atinge pelo menos 75% da rotao nominal as bobinas passam para ligao tringulo. Esta tcnica de partida chamada estrela tringulo, /. Esta mesma tcnica pode ser usada para o motor de 12 terminais que funciona em 440V. Os motores de maior porte, e, por conseguinte maior custo justificam a

22

utilizao de rels de proteo, um para cada parmetro protegido, como rel de sobrecorrente, de subtenso, de sobretenso, de falta de fase e de sobre temperatura.

Chave de Partida Soft-Starter

23

A chave de partida esttica foi projetada para partir motores eltricos trifsicos utilizados em cargas consideradas leves (exemplo: bombas centrfugas, ventiladores de pequeno porte e pequenos compressores). A chave Soft-starter apresenta muitas vantagens em relao s chaves de partidas convencionais, se sobrepondo inclusive em relao chave compensadora. Pois, consegue-se variar o tempo de acelerao, o tempo de desacelerao e ainda o nvel de tenso na partida. Algumas caractersticas tcnicas Tenso de Alimentao = Rede / Line 220v a 460V Corrente de Sada = de 3 a 30 A Tenso de Sada para o motor = de 220V a 460V

INVERSORES DE FREQNCIA O inversor de freqncia um circuito eletrnico capaz de, transformar uma alimentao alternada em continua e novamente em alternada, variando sua frequencia e com isso modificar a velocidade do motor assncrono, que aumenta com o aumento da freqncia O inversor aumenta a freqncia de alimentao do motor no caso de aumento de carga. Compensando o escorregamento, mantendo a velocidade do motor com o mesmo torque. Alm de modificar a freqncia os inversores modificam tambm a amplitude da tenso, pois com a variao da freqncia, h uma variao em sentido contrrio, tanto da corrente quanto do torque. Por isso o inversor compensa a diminuio da freqncia com diminuio da tenso para limitar o valor de corrente. E compensa o aumento de freqncia com o aumento de tenso para evitar a perda de torque. Os inversores de freqncia modernos se baseiam em um componente eletrnico chamado IGBT. Este um tipo de transistor bipolar com corrente de controle de valor praticamente nulo, alta capacidade de conduo da corrente principal e de alta ? velocidade de comutao, o que lhe garante a possibilidade de desligar o motor em caso de curto antes que a corrente possa danificar a fonte que alimenta o inversor ou o prprio inversor.

24

Transistor um componente semicondutor, que tem como principal aplicao, o chaveamento eletrnico, por meio de seus terminais. Que deveram ser devidamente polarizados ou configurados para entrar em estado de corte ou saturao (ligar e desligar). Nesses inversores de freqncia a tenso trifsica recebida retificada e filtrada, produzindo tenso contnua que alimenta ento um circuito inversor. Os inversores de freqncia alimentam o motor trifsico com trs fases produzidas eletronicamente de modo que, se na alimentao trifsica do inversor faltar uma fase, o motor continua recebendo as trs fases para sua alimentao. A sofisticao do inversor de freqncia garante a proteo do motor contra sobre e sub tenso, sobre corrente, sobre temperatura (mediante sensor) e proteo contra falta de fase. O inversor se encarrega tambm, claro, do controle da corrente de partida. Com estes inversores de freqncia, pode-se ainda fazer o motor partir ou parar com acelerao predeterminada (mesmo com carga, pois o inversor para parar o motor no apenas tira alimentao do motor, ele o alimenta adequadamente de modo a fre-lo).

25

Escola Estadual Tcnico Industrial Professor Fontes 2009 Curso Tcnico de Mecnica /Comandos Eltricos Turma Data Aluno (a) NAtividade de estudo avaliativa N-

26

Escola Estadual Tcnico Industrial Professor Fontes 2009 Curso Tcnico de Mecnica /Comandos Eltricos Turma Data Aluno (a) NAtividade de estudo avaliativa N-

27

Escola Estadual Tcnico Industrial Professor Fontes 2009 Curso Tcnico de Mecnica /Comandos Eltricos Turma Data Aluno (a) NAtividade de estudo avaliativa N-

28

Escola Estadual Tcnico Industrial Professor Fontes 2009 Curso Tcnico de Mecnica /Comandos Eltricos Turma Data Aluno (a) NAtividade de estudo avaliativa N-

29

You might also like