You are on page 1of 37

ndice

Apresentao......................................................................................... 3 Como Escolhemos Nossas Msicas Favoritas?.............................................4 A Influncia de Cada Parte no Todo...........................................................5 Apresentando a Escala Musipontos......................................................... 6 As Etapas (e truques) da Produo........................................................... 7 1.Criao.......................................................................................8 2.Registro Original........................................................................ 10 3.Anlises.................................................................................... 11 4.Experimentaes....................................................................... 13 5.Gravao-Guia...........................................................................15 6.Captao das Bases................................................................... 17 7.Captao das Coberturas............................................................ 19 8.Overdubs e Rough Mix................................................................20 9.Mixagem...................................................................................22 10.Masterizao........................................................................... 25 A Produo est Concluda!.................................................................... 27 Por Dentro da Escala Musipontos............................................................ 28 Cenrio Musical - A Verdade Nua e Crua.................................................. 31 Avaliando Msicas com Musipontos......................................................... 33 O Papel da Tecnologia........................................................................... 35 Glossrio............................................................................................. 37 Para se Aprofundar no Assunto............................................................... 37

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Apresentao
Conceber uma msica deixar um rastro de existncia. Uma marca no mundo, dizendo quem voc e o que pensa. Para muitos um hobby, para outros uma profisso. Nossa criatividade no tem limites, mas nem sempre est pronta para trabalhar, depende de inspirao, preparo e estado mental. Costuma aparecer nas crises e presentear mais uns do que outros. Muitas pessoas que conheo comeam a fazer uma msica e nunca terminam. Talvez porque nunca sintam-se satisfeitas com o resultado, ou estejam esperando por um estalo de criatividade - difcil caminho. Tantas outras tm idias fantsticas, mas no conseguem transform-las em msica formatada, clara e consumvel. Todos ns j ouvimos que a arte "1% inspirao e 99% transpirao". Este manual de bolso ensina tcnicas e conceitos de produo musical, trazendo tona o funcionamento do mercado e os mecanismos por trs da percepo dos ouvintes.

Nesta leitura, voc aprender:

Quais so as variveis que determinam o impacto de uma Onde devemos concentrar esforos durante a produo musical Como avaliar uma msica As particularidades de cenrio atual A tecnologia no processo produtivo Os truques do produtor musical Conceitos bsicos e avanados Termos e linguagem da Produo Musical

msica

Se a inspirao aparecer durante a produo musical, timo! Mas no deixe de fazer msica porque acredita que no tem talento. To importante quanto o talento a dedicao - estudos, prtica e consistncia. Este pocket guide pode ser um grande aliado nos momentos de bloqueio criativo. Recomendo sua leitura integral como ponto de partida para o planejamento da sua produo. Posteriormente, utilize-o como referncia de consulta para tpicos particulares ou reforo das tcnicas. Estas tcnicas so universais e no foram criadas para nenhum estilo musical em particular. Se voc deseja fazer msica, amador ou profissional, esta leitura ir ajud-lo!

Ao longo do texto, os termos sublinhados esto definidos no Glossrio do website.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Como Escolhemos Nossas Msicas Favoritas?


Nossa percepo de uma msica depende de vrios fatores. Sem dvida, o gosto pessoal tem grande influncia sobre o que escutamos, compramos, baixamos e recomendamos - memrias da infncia, situaes vividas, hbitos adquiridos, amigos e familiares. A mdia tambm exerce um poderoso papel: a exposio constante a determinadas msicas e artistas, de certa forma, fora a nossa aceitao e cria referncias. O poder dos principais canais de comunicao to grande, que pode-se popularizar virtualmente qualquer coisa: programas, histrias, polticos, ideias, msicas, filmes, seriados, artistas. Com raras excees, tudo aquilo que bombardeado pela mdia acada sendo aceito e valorizado (da a importncia, ainda inegvel, das grandes mdias e dos programas de maior audincia no sucesso de um artista pop, goste ele ou no desta condio). H problemas neste cenrio. O espao e o tempo destes canais so limitados h muitos outros contedos de alta qualidade, que teriam todo o potencial de se tornarem populares, mas no conseguem aparecer. Pop deixou de ser sinnimo de bom. Pelo contrrio, na msica, tenho descoberto muito mais originalidade, canes e artistas interessantes fora do circuito tradicional, que frequentemente chamamos de alternativo ou underground. Essa discusso merece um captulo parte e a inteno deste livro tratar sobre a produo musical. No entanto, algo me parece verdadeiro: elevar a qualidade das produes sempre um reforo para sua evidncia, popularidade, poder de conquista.0 Conforme nos afastamos da euforia da fama efmera, no longo prazo, as msicas que permanecem na nossa lista particular de favoritas tm algumas caractersticas em comum, que podem ser identificadas. Caractersticas que no dependem de massiva exposio para serem apreciadas. Essas mesmas msicas que sobrevivem por geraes, no saem de moda e sempre nos emocionam, so tambm as mais tocadas nas rdios, as que mais influenciam, vendem e conquistam o grande pblico ano aps ano. Elas vieram para ficar e no por acaso que se destacam da mdia.

Se uma msica nos parece interessante, cansativa, memorvel ou energtica, podemos encontrar os fatores que fizeram surgir esta avaliao. Isto , na verdade, o "segredo" por trs da Produo Musical.
s vezes nos lembramos de um filme por causa do final surpreendente. Gostamos de outro que tem uma cena de ao muito bem feita, ou desistimos de assistir logo no incio porque ele "muito parado". O mais comum, no entanto, simplesmente gostar ou no do filme - do conjunto, do todo. interessante perceber como rapidamente fazemos uma avaliao. Quando nos perguntam o que achamos da estria de ontem, podemos facilmente comparar com outros filmes e inclusive detalhar os critrios: roteiro, direo, efeitos especiais. Na msica, porm, no temos este hbito. Crticos, produtores e ouvintes profissionais talvez analisem diversos critrios. O grande pblico, no entanto, simplesmente gosta ou no gosta, sem saber explicar porque. 2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Sim, alguns detalhes podem fazer toda a diferena e consagrar uma obra. Mas isto a exceo, no a regra! No filme, cada parte tem influncia no todo - fotografia, trilha sonora, atuao - e se todas forem produzidas cuidadosamente, as chances de sucesso sero bem maiores do que concentrar-se em apenas um elemento, tentando com que ele supere todas as expectativas e ofusque os demais.

A Influncia de Cada Parte no Todo


Como produtor musical, ouvinte e amante da msica, sempre senti falta de uma escala de avaliao que auxiliasse msicos e tcnicos no processo de produo. Algo que pudesse avaliar objetivamente uma msica, conforme a escutamos, no somente a composio ou a interpretao do artista. Uma escala que considerasse tanto a qualidade de udio quanto os demais recursos tcnicos e artsticos gravao, arranjo, mixagem, masterizao e que pudesse ser utilizada por diferentes profissionais, sem precisarmos fazer cursos ou despender muito tempo para aprender a usar. O mundo do vinho conta com diversas escalas de avaliao. Talvez a mais conhecida e respeitada seja a escala de Robert Parker. Profundo conhecedor de vinhos e dotado de uma capacidade e memria gustativas nicas, Parker capaz de analisar diversos critrios de um vinho e pontu-lo com uma nota que varia at 100 pontos. Embora sua nota sirva de referncia para muitos consumidores, influenciando diretamente consumo, preo e popularidade de um produto ou produtor, sempre haver aqueles que discordam de sua avaliao, alegando que impossvel se comparar todos os vinhos sob uma mesma escala, que haveria diferentes produtos para diferentes propsitos situaes, pblicos, culturas e faixas de preo ( claro que as reclamaes nunca se originam daqueles que receberam boas notas). Polmicas parte, a maioria da indstria, do comrcio e da imprensa especializada parece concordar que um vinho bem pontuado de fato um grande produto, merecedor de tal avaliao. Suas notas so explicitamente divulgadas nas lojas, revistas e websites. Outras escalas similares existem, com menor popularidade. Na minha opinio, lamento que esse mtodo de avaliao usado por Parker no possa ser utilizado por outras pessoas, at mesmo pelos consumidores, refletindo em uma mesma pontuao. Claro, primeiramente estas pessoas precisariam conhecer todos os critrios, alm de possuir a capacidade tcnica para avaliar. No fundo, porm, o grande valor da nota ela ter sido dada pelo prprio Robert Parker. Na msica, seria muito til aos profissionais e consumidores a possibilidade de se avaliar uma cano de uma maneira mais objetiva. Afinal, como dissemos, ao longo prazo, as msicas consideradas como as melhores possuem algo em comum. Seria possvel listar e categorizar essas variveis? Qual o peso de cada quesito? Criei a escala musipontos originalmente para uso prprio, com a inteno de facilitar o dilogo com os artistas, evitando que o gosto pessoal, tanto meu quanto deles, pudesse interferir demasiadamente nas decises. Alm disso, foi uma oportunidade de estudar diferentes fases da produo musical, desmistificar a excessiva importncia de algumas delas e compreender um pouco mais sobre o que faz uma msica ser uma boa msica, bem produzida. Com tempo e uso, os critrios de avaliao e a influncia de cada parte no todo se tornaram mais claros.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

O mtodo musipontos avalia uma produo de 0 a 10 (notas tradicionais) para facilitar interpretaes e comparaes. Naturalmente, a nota sempre depender de quem est avaliando, mas a metodologia procura minimizar os julgamentos subjetivos, espelhando-se no comportamento mdio da populao e nos aspectos objetivos, tanto artsticos quanto tcnicos. A idia que muitas pessoas possam entend-la e utiliz-la. Ao menos, atravs da escala, possam compreender melhor como funciona uma produo musical. Possam parar para refletir sobre esforos, sucesso, fracassos, dificuldades, competncias. A escala musipontos no pretende ser infalvel e nem referncia de mercado, mas pode ser uma boa ferramenta para suas produes. Ela apresentada a seguir e aprofundada em detalhes no final do livro.

Apresentando a Escala Musipontos


Na produo musical, costumo repartir as prioridades da seguinte maneira: de tudo que podemos fazer para contribuir no resultado final de uma msica...

40% provm da Composio 30% da Pr-Produo 20% da Gravao 10% da Mixagem / Masterizao --------100% Total

De onde tirei esse modelo de propores? justamente essa resposta que voc dever encontrar nos captulos que seguem. Ao final, voc dever concordar com os critrios ou pelo menos compartilhar da viso, criando seu prprio mtodo de avaliao que no dever ser muito diferente. Ele surgiu da anlise de msicas durante anos de trabalho como produtor musical e tantos outros como ouvinte questionador. De maneira alguma representa a verdade absoluta, mas tem funcionado muito bem para muitas produes. Nesta escala, cada uma das etapas acima pode contribuir com um nmero limitado de pontos, somando o mximo de 10 musipontos. A composio avaliada de 0 a 4, a pr-produo pode ter de 0 a 3 pontos, gravaes recebem at 2 musipontos e no mximo 1 para a mixagem/masterizao.

Tenha em mente que 1 ponto sempre uma GRANDE melhoria. Cada musiponto adicional requer bastante esforo, seja do ponto de vista artstico ou tcnico.
Conseguir melhorar uma composio de 3 para 4 ou uma gravao de 1 para 2, requer experincia, investimento, know-how e tempo. Mais adiante, entraremos em detalhes sobre a Escala Musipontos e sua relao com o mercado. Por hora, para facilitar o entendimento das etapas da produo musical, podemos utilizar a seguinte classificao para musipontos:

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

1. Muito Fraca 2. Fraca 3. Abaixo da Mdia 4. Razovel (mdia de tudo que se produz) 5. Acima da Mdia (potencial de rdio*) 6. Notvel (sucesso em um nicho de mercado) 7. Destaque (hit, paradas de sucesso) 8. tima (grande pblico) 9. Clssico (sobrevive a diversas geraes) 10. Referncia (grandes e raros marcos na histria)
(*tocar no rdio - aparecer nas paradas etc. - depende de outro fatores de psproduo, algumas msicas 4 j tocaram no rdio e muitas outras 6 ou 7 nunca, so apenas referncias para reforar o valor de uma pontuao)

As Etapas (e truques) da Produo


Cabe ao produtor e ao artista (compositor, intrprete ou banda) entenderem as limitaes de cada etapa para ento priorizarem os aspectos mais importantes. Primeiro as primeiras coisas! E o resultado ser satisfatrio, com bom aproveitamento de tempo, energia e recursos. As 10 fases principais da produo musical esto explicadas em detalhes na seqncia: Composio 1. Criao 2. Registro Original Pr-produo 3. Anlises 4. Experimentaes 5. Gravao Guia Produo 6. Captao da Base 7. Captao da Cobertura 8. Overdubs e Rough Mix 9. Mixagem 10. Masterizao A terminologia outras literaturas. A Produo visa facilitar conceitos importantes aqui usada pode ser diferente daquela existente em diviso que fao entre Composio, Pr-Produo e o entendimento de cada etapa, alm de reforar alguns de cada fase:

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Composio: intimamente ligada ao artista, ao compositor, no depende necessariamente de outros profissionais e no tem se modificado muito ao longo dos anos escrever uma msica, antes de mais nada, significa ordenar notas musicais e letras. Os estilos de trabalho variam consideravelmente de compositor para compositor, mas nunca deixou de ser uma atividade bastante rdua e especializada, para poucos, ao contrrio do que muitos pensam. Pr-produo: possivelmente a fase menos conhecida e explorada, ao mesmo tempo que essencial para o resultado final de uma msica. o momento de planejamentos e decises, que requer uso de tcnicas e disciplina. Est normalmente associada a um produtor musical (que pode atuar mais como arranjador, msico, tcnico, gerente de projeto etc.) e no necessariamente precisa se utilizar de estdios ou instrumentistas profissionais. Produo: relacionada s interpretaes, performances dos msicos, gravao e edio de fonogramas. Ocorre dentro de estdios e salas de controle, englobando gravaes, mixagens e masterizao. Aqui comea o registro definitivo do udio, com valorizao de espaos acsticos, tcnicas, equipamentos e tcnicos.

1. Criao
Tudo comea com uma boa matria prima. O fundamento de uma msica sempre foi e sempre ser o seu contedo lrico e musical. Existem inmeras escolas de ensino, teorias e cursos superiores de Msica, e portanto, sobre a arte de compor, reger, arranjar e interpretar msicas. Algumas dos conhecimentos essenciais de um bom compositor so: Harmonia Contraponto Ritmo Arranjo e Instrumentao Ouvido absoluto e/ou relativo Instrumentos e Timbres Vocabulrio musical Tipos de rimas

Este manual no entrar em detalhes sobre a arte da composio, mas posicionar esta etapa como o ponto de partida fundamental de qualquer produo, definindo o seu papel e algumas tcnicas utilizadas por compositores. Acho importante aproveitar este tema para colocar a idia principal deste texto: esta, e todas as demais etapas que veremos a seguir, exigem dedicao e uma ampla faixa de conhecimentos e habilidades.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Muitas pessoas que conheo imaginam que compor um dom, algo com que nascemos. De fato, muitos artistas parecem ter o toque divino que os separam dos demais, mas muito provavelmente esses mesmos artistas possuem larga experincia e domnio do ofcio, usaram e abusaram das tcnicas de composio para que um dia pudessem fazer uso de sua inspirao e originalidade. Sempre me lembro da minha experincia com Pablo Picasso. Quando tive o primeiro contato com suas obras mais famosas, no fiquei nada convencido das suas qualidades como pintor. Rabiscos grotescos? Parece coisa de criana!, pensava. Tenho certeza que muitos tambm tiveram esta impresso. Depois soube que Picasso nem sempre pintou com aquele estilo. Era um estudioso nato e tinha domnio sobre muitas tcnicas da pintura, podia retratar uma imagem qualquer com perfeio e caminhou por diversos ramos das artes plsticas at desenvolver seu prprio estilo e genialidade. Qualidades que ainda no consigo apreciar por completo, porque no sou especialista nem consumidor frequente desta forma de arte, mas que so inegveis, haja visto o valor de suas pinturas e o reconhecimento mundial que tem sua obra. Compor um processo tcnico e repetitivo. A criatividade importante e pode ser aprimorada com exerccios dirios. No Brasil, temos dezenas de milhares de compositores. Destes, alguns milhares dedicam boa parte do dia para a atividade de compor. Deste grupo, vrias centenas fazem exerccios regulares, estimulando as regies do crebro responsveis por imagens, analogias e descries, escrevendo horas a fio. Finalmente, deste pequeno universo, apenas poucas dezenas de compositores consagrados (com composies de 3 ou 4 musipontos) so responsveis por mais da metade do que ouvimos todos os dias.

Quando o artista concentra-se na concepo da obra, sem pensar nas fases seguintes, est fazendo o melhor uso de suas habilidades.
Quero mostrar que compor um trabalho rduo e especializado. Se este seu objetivo, vale a pena estudar as tcnicas e se dedicar. Lembre-se: dedicar-se, em qualquer profisso, significa estudar e praticar por anos e anos. Suas composies podem comear a atingir notas 2 ou 3 antes do que voc imagina. Saber otimizar msica e letras. Se voc acha que nunca vai atingir 3 ou 4 (nota mxima) nas composies e no est satisfeito com 2 ou 3 musipontos, talvez seja mais interessante utilizar composies de terceiros, participando da produo como instrumentista, arranjador, produtor ou tcnico de som. As editoras musicais so um bom ponto de partida para se buscar compositores e composies. Elas so responsveis por divulgar artistas e repertrios, na busca por licenciamentos, remuneraes para compositores. Diversas gravadoras e produtores buscam talentos nas editoras.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Se voc pretende se especializar em composio, procure estudar como funciona a legislao dos direitos autorais, quais so os editores mais influentes no seu mercado e o que fazer para registrar e divulgar o seu trabalho. Mas acima de tudo, escreva, escreva muito! Rabisque, apague, recomece. Antes de fazer sucesso com uma cano, um compositor normalmente j ter escrito centenas delas. As melhores composies possuem algo em comum:
Representam sentimentos ou situaes universais, facilmente compreendidas por ouvintes que se identificam. So especficas, no sendo objetivas. O grande segredo do compositor conseguir passar uma mensagem clara atravs de uma descrio particular, nica, original, rica.

Esto centradas sobre uma idia genuna, um tema claro.

Utilizam tcnicas musicais e poticas para ganhar interesse (teoria da informao, sentidos do corpo, surpresa, recompensa, humor).

Procure registrar suas idias assim que elas acontecem. Muitas vezes, isso ocorre pela manh, quando nossa cabea ainda est "vazia" e despreocupada. Tenha sempre mo lpis e papel, ou um gravador porttil (muitos celulares possuem esta funo). Este estalo quase sempre o ponto de partida de uma grande composio. Como as pessoas se comportam? O que as interessa? Como VOC enxerga uma determinada situao? Provavelmente h muitas outras pessoas que se identificam com o seu ponto de vista!

2. Registro Original
A msica concebida precisa ser registrada de alguma forma. Tanto para fins de proteo dos direitos autorais quanto para viabilizar uma produo poder ser revisitada, estudada, otimizada, analisada, comunicada a outros profissionais. O registro pode acontecer de vrias formas, sendo que as mais comuns so: partituras, tablaturas, cifras, letras ou uma simples gravao do udio que registra apenas letras sobre melodia, melodia sobre harmonia ou simplesmente ideias meldicas. Em futuras reunies com o produtor musical, o compositor ou intrprete discutir objetivos, expectativas, cronogramas, custos, alternativas, referncias e repertrios. Alm de ser utilizado como ponto de partida para a pr-produo, este registro tambm servir para comunicar ao produtor e sua equipe qual a essncia da msica sua mensagem, contedo lrico e musical. Trata-se, portanto, do primeiro registro objetivo do compositor. Quando gravado em formato de udio, possui uma particularidade de extrema importncia captou intenes espontneas do artista, que so importantes e no devem ser esquecidas durante as prximas fases.

costume revisitar o registro original durante a produo para no se distanciar do objetivo inicial.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

10

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Um produtor experiente saber identificar quais so elementos do registro original que devem ser trabalhados e no julgar a msica como uma produo final - afinal, ela s est comeando. A qualidade do udio, por exemplo, pouco importa neste momento. A gravao original normalmente composta de voz e violo, voz e piano ou algum instrumento de maior familiaridade para o compositor. Muitos artistas preocupam-se em gerar um registro com boa qualidade de udio. Gravam vrias verses, fazem alteraes e colocam instrumentao. Essas etapas deveriam ser deixadas para depois. Na verdade, o resultado pode at ser negativo o registro perde a inteno original e a essncia da composio, que base para a pr-produo que se inicia agora. O registro original no deve ser confundido com a gravao-guia, que ser explicada adiante. O registro original, para todos os efeitos, a expresso mais espontnea e sincera do compositor. A avaliao (e a quantidade de musipontos) de uma composio pode ser feita atravs dele. Com prtica, rapidamente sabemos se estamos diante de uma composio fraca, boa ou excelente.

Curiosidade: depois que a msica j est produzida, como podemos avaliar uma composio isoladamente? s cant-la ou toc-la no violo. Uma boa composio soar interessante, mesmo sem produo! As composies com 3 ou 4 musipontos so as primeiras candidatas a remixes e verses acsticas.

3. Anlises
Esta fase inicia a Pr-Produo.

A Pr-Produo tem funo muito clara no processo: otimizar a composio atravs de um ponto de vista alheio. Fazer com que a msica tome forma e esteja pronta para ser produzida (gravada, mixada).
So planejados cronogramas, recursos e alternativas. A princpio, as etapas que seguem a pr-produo no deveriam voltar atrs para trabalhar, por exemplo, letras, instrumentao, forma ou estilo. Estes aspectos podem e devem ser decididos agora, na pr-produo, justamente para se evitar futuros erros e frustraes. No papel de compositores, fcil termos uma viso bastante particular da nossa obra. como um filho, ns o protegemos e no queremos enxergar seus defeitos. J na pr-produo, altamente recomendado que uma outra pessoa comece a acompanhar o processo produtivo, participando das decises.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

11

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

O produtor musical normalmente comea a agregar nesta fase. Este profissional possui um distanciamento natural da composio e tende a julgar com maior clareza o possvel impacto da msica no pblico. As anlises mais comuns realizadas nesta fase so:
Identificar qual o "estilo de produo" e concentrar-se nele durante todo o processo. Uma msica pode possuir um elemento marcante e repetitivo, lrico ou musical (Hook, Riff), pode querer destacar um ritmo ou levada (Groove), possuir um forte contedo potico e narrar uma histria (Letras), caminhar para um clmax musical (Chorus) etc. Estudar a complexidade da produo para se estimar custos e prazos, bem como metas factveis. Escalar e contratar eventuais profissionais adicionais - tcnicos e msicos. Analisar os elementos principais quanto sua clareza e eficincia (ex.: ttulo, tema, forma, incio, contorno). Avaliar aspectos psicoacsticos da msica, como equilbrio, economia, variedade, contraste e foco.

Planejar o equilbrio tonal: uso do espectro sonoro (instrumentao e arranjo), congestionamento e inteligibilidade.
Otimizar a distribuio espacial e temporal - elementos prximos e distantes, panorama horizontal, "tamanho" de cada instrumento, profundidade, intimismo, punch, naturalidade. Tomar decises conscientes para que se possa seguir adiante e no voltar mais ao assunto. Saber produzir saber quando parar. O processo pode nunca ter fim, sempre haver possibilidades e dvidas. Alis, este um dos principais motivos para se contratar um produtor.

O papel do produtor visualizar o resultado final da msica, que provavelmente s estar claro (e audvel) ao trmino da produo, estimulando decises que contribuam para o objetivo estabelecido. Portanto, uma relao de confiana entre os artistas e o produtor fundamental para o sucesso das prximas etapas. Uma ferramenta muito til durante as anlises o uso de referncias. A grande maioria das composies baseia-se em algum elemento j existente. praticamente impossvel ser 100% original.

As referncias escolhidas pelo artista/intrprete (ou aquelas trazidas pelo produtor) guiam a produo e ajudam a manter o foco.
Obviamente, as referncias devem ser usadas com cuidado para no caracterizarem plgio. Tratam-se de msicas (ou discos) previamente lanadas que possuem algum elemento marcante um timbre, uma levada, um instrumento, uma maneira de se cantar, um efeito sonoro ou estilo musical.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

12

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Nem todos os produtores seguem um padro durante as anlises. Em alguns casos, justamente porque j desenvolveram a habilidade de escutar a composio visualizando o resultado final da produo. Em outros casos (diria at na maioria deles) acreditam que analisar cada um dos detalhes seria uma perda de tempo. Minha viso que tempo de pr-produo nunca tempo perdido! Aproveite que o taxmetro do estdio no est rodando, ainda no h presso da gravadora (ou de quem quer que esteja financiando) e tudo ainda pode ser modificado com certa facilidade. Seguir um roteiro de anlises talvez a melhor maneira de se desenvolver o que chamo de diagnstico da primeira audio. Pode parecer estranho existirem pessoas na produo levando horas para analisar os diferentes aspectos de uma composio, enquanto que os ouvintes simplesmente escutaro a msica, sem ouvidos crticos. Esta talvez a maior resistncia de alguns produtores: Os ouvintes no pensaro nisso, no sabem analisar esses critrios. Ingnuo engano! O pblico bastante crtico, embora no pense conscientemente durante uma avaliao. Apreciar ou criticar fcil gosto, no gosto. Como consumidores, passamos anos e anos desenvolvendo nossos critrios de avaliao, atravs de inmeras experincias, lembranas e referncias. Querendo ou no, somos excelentes crticos! A dificuldade criticar vestindo o chapu de produtor, poder conscientemente criar algo que cause uma determinada reao. Como muitos dizem, com toda razo: criticar fcil, difcil fazer melhor. Ainda que voc trabalhe com produo musical, durante a maior parte do tempo voc estar escutando, no produzindo aprendendo a julgar e no a ser julgado. Quando fao uma avaliao no meu site, explico minha anlise do ponto de vista do produtor. A audio crtica requer prtica e foco, para que eu no me comporte como um ouvinte. No entanto, no final das contas, se avalio, por exemplo, uma msica com nota 6, muito provavelmente a maioria dos ouvintes tambm concordar que se trata de uma produo notvel, mas ainda sem potencial de virar um hit.

4. Experimentaes
Neste momento, as anlises j esto documentadas e diversas decises foram tomadas. At agora, o processo ocorreu atravs de reunies e discusses entre artista e produtor. A prxima fase comea a fazer uso de udio no estdio e/ou tcnica. Verses so gravadas para se testar tonalidade e andamento, estudar complexidade e alternativas. uma espcie de ensaio da gravao e da mixagem, para que msicos e tcnicos possam testar arranjos, formas e variaes, retirando qualquer dvida ainda existente aps as anlises. Ao mesmo tempo, so realizadas algumas gravaes que sero teis durante o desenrolar do processo. O registro original da composio (em udio) pode ser utilizado como base para as verses experimentais, economizando-se tempo. Por questes de agilidade, o prprio produtor ou outra pessoa da equipe pode tocar alguns instrumentos ou mesmo cantar nas verses guias. Neste caso, o artista no deveria se sentir "trado" de maneira alguma.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

13

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Na verdade, se o compositor no exatamente um bom intrprete, sua msica seria muito melhor valorizada se interpretada por outros msicos. Outras vezes, a formao original da banda pode ser modificada durante as gravaes, para o bem da msica - este sempre o objetivo maior. Existem excelentes msicos de estdio que no desempenham bem ao vivo e vice versa. Ser um artista muito mais do que entregar uma boa performance: composio, imagem pblica, presena de palco, visual, histrico, carisma aspectos no necessariamente relacionados produo musical.

As experimentaes so uma oportunidade de testar o entrosamento da equipe e a confiabilidade de equipamentos e processos. J que a qualidade do udio no prioridade, a equipe pode se concentrar na mensagem musical.
Durante os experimentos, traar o contorno emocional da msica outro recurso valioso. O contorno emocional indica graficamente como as informaes musicais entram e desaparecem ao longo da msica. Est bastante conectado ao arranjo, Teoria da Informao e Teoria Gestalt. Que emoes e com que intensidade cada sesso da msica oferece? O contorno estvel e cansativo ou apresenta variaes, picos e respiros interessantes? Rapidamente, a quantidade de testes pode se tornar grande e, assim, muito importante documentar todas as verses: data, equipamentos usados, principais variaes, durao, andamento, tonalidade, forma, letras, harmonia, reaes dos ouvintes. Com os recursos atuais, facilmente o udio pode ser picotado e misturado com outros elementos para agilizar os testes, como batidas diferentes, estilos modernos e antigos, elementos originais ou datados, timbres criativos ou clssicos. Se o artista ainda no possui uma identidade musical, este um bom momento de constru-la. Quando ouvimos Santana, reconhecemos que Santana. The Police, Dire Straits, Steely Dan, Iron Maiden, Elvis Presley, Bach, Jack Johnson e Norah Jones. So todos exemplos de grande personalidade musical que muitas vezes surgiram de experimentaes. cada vez mais difcil se criar uma identidade musical. Um melhor caminho talvez seja encaixar-se em um estilo ou nicho de mercado. Mais uma vez, as referncias se tornam grandes aliadas: gostaria que soasse como U2", "adoro a percusso daquela msica do Jethro Tull", "queria um ritmo marcante como Down on The Corner do Creedence". As referncias ajudam a equipe a eliminar alternativas, a compreender as intenes do artista. Alm disso, auxiliam o pblico a se identificar com faixas e artistas, aceleram a adoo de msicas. Durante esta fase, muito prtico e eficaz utilizar programao MIDI, bibliotecas de loops e samplers. Timbres e ritmos podem ser alterados e "votados" pela equipe. Convide amigos e desconhecidos para testes de audio para ter uma boa idia do que a msica est passando, antes que as horas de estdio sejam agendadas.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

14

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

A mensagem est clara? Soa como plgio ou lugar comum? muito alternativo, de difcil digesto? Qual a primeira reao do pblico?

A primeira reao pesa muito no sucesso de uma msica. Infelizmente, ela tende a desaparecer para aqueles envolvidos na produo, cada vez que escutam a msica mais uma vez.
Ao final das experimentaes, o produtor dever ter diagnosticado profundamente alguns critrios como: clareza, simplicidade, nfase, coerncia, especificidade e repetio - elementos importantes, embora inconscientes, para a percepo (e avaliao) dos ouvintes. Durante os experimentos, deve-se tomar o cuidado para que o artista no considere as verses-teste como uma produo final. Por vrias vezes tive dificuldade para explicar ao cliente que aquilo que ele estava ouvindo no deveria ser julgado como produo finalizada, pois ainda estvamos na prproduo. Timbres que soam como karaok, notas fora de tempo, loops e efeitos baratos somente esto ali para o estudo de possibilidades. uma questo de recursos: por que gastar tempo buscando o melhor timbre na sua biblioteca de loops ou quantizando todas notas no groove se provavelmente aquilo no ser reaproveitado? No entanto, preciso um mnimo de realismo para que se possa comunicar a proposta. Para cada verso, faa um mixdown do udio e salve a sesso do seu software com um nome diferente. Envie o udio para o artista (ou produtor) e pea para ele comentar. Ele pode usar o udio para gravar outro instrumento por cima, editar a forma, testar vocais. Por diversas vezes acabei utilizando 90% do tempo total de uma produo para a pr-produo. Essa a hora de explorar instrumentos e idias que esto engavetadas. muito provvel que, em algum momento, a equipe se manifestar: isso!. Uma descoberta, um detalhe, que parece dar forma msica, clareando a visualizao do resultado final. Este estalo de descoberta e confiana tende a ocorrer vrias vezes durante a produo, preste ateno neles pois podem resolver grandes problemas. Agora hora de fazer uma gravao-guia!

5. Gravao-Guia
Naturalmente, todas as experimentaes e as vrias gravaes realizadas durante a pr-produo caminham para uma gravao-referncia, um mix que resume todas as ideias e contm uma estrutura candidata forma final. Esta ser a verso final da pr-produo. s vezes, esta gravao-guia consegue atingir um resultado tao bom (artstico e tcnico) que passa a fazer parte do CD demo (demonstrao), do EP ou mesmo do LP do artista*. Principalmente quando no h oramento para se seguir adiante com a produo, ou quando importante uma rpida divulgao.
(*EP e LP no sentido de quantidade de faixas, provavelmente o formato ser CD ou arquivo digital MP3 para download)

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

15

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

O CD demo dever incluir de 3 a 5 canes. O repertrio deveria representar o artista da melhor maneira possvel estilo, versatilidade e tcnica.
Uma demo til na divulgao do artista para rdios, casas de show, editoras, selos, produtores, investidores. O problema que centenas de CDs so enviados diariamente para estes caadores-de-talentos e acabam esquecidos numa grande pilha. Quando escutados, podem ser rapidamente descartados se os primeiros segundos da msica principal no se mostram interessantes e muito bem produzidos. por isso que, hoje em dia, uma demo est mais para uma produo final do que para uma gravao-guia. Na fase das gravao-guia, melhor seria seguir adiante, acabar a produo de sua msica e s ento lanar o CD demo, que certamente ter mais chances de se destacar!

Com a gravao-guia em mos, fcil envolver outras pessoas, expor o trabalho para gravadoras e receber crticas. No final do dia, a guia comunica as intenes do artista e da equipe de produo, permitindo que selos e editoras tenham uma boa idia do potencial da cano.
A gravao-guia, bem como toda a documentao que a acompanha, pode ser utilizada pelo compositor (intrprete ou banda) para gravar, mixar e masterizar em um momento futuro, em outro estdio ou cidade, preferencialmente com participao do mesmo produtor. Eventualmente, at com outra equipe de produo. Se uma gravadora se interessar pela msica, ela poder oferecer adiantamentos, financiar os custos de produo, fornecer estdios e tcnicos e at mesmo interferir diretamente na produo (afinal, est pagando). Neste momento, a pr-produo est finalizada e ir garantir uma produo sem grandes falhas ou frustraes. hora de seguir para o estdio. Na fase de captao, artistas e tcnicos podem se concentrar na performance. Com a pr-produo concluda, gastaro menos tempo e dinheiro dentro das salas de gravao, atingindo resultados surpreendentes. Utilize a gravao-guia para avaliar a Pr-Produo, afinal, todas as decises e informaes musicais esto contidas nela. Quantos musipontos voc daria? Se ainda no considera que atingiu 2 dos 3 pontos, que tal gastar um pouco mais de tempo antes de iniciar as sesses de gravao? Procure testar outros arranjos. Lembre-se que retirar elementos costuma ser mais eficiente do que adicionar. A msica est longa ou curta? Tem um foco claro ou muitas coisas interessantes ao mesmo tempo que podem confundir o ouvinte? A composio boa, se sustenta sozinha ou exige muito da produo?

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

16

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

6. Captao das Bases


Aqui comea a produo propriamente dita, na forma de gravaes em estdio e/ou programaes no computador. Quanto maior o domnio sobre os aspectos tcnicos do estdio, maior ser a ateno dada interpretao que o grande foco das fases de captao. O intrprete pode fazer toda a diferena em uma produo, como de fato acontece toda hora com cantores que parecem ter o timbre perfeito para aquela cano. Lembre-se, a seleo dos intrpretes, os testes e as decises j deveriam ter sido feitos durante a pr-produo. Com exceo de alguns estilos musicais e situaes especiais, o processo de gravao sempre do tipo multi-pista seqencial. Cada instrumentista ou grupo de instrumentistas registra sua parte, a qual ser usada como fundo musical (playback) para a gravao do prximo e assim por diante. Quem comea e qual o playback do primeiro msico? As bases costumam ser os primeiros elementos gravados.

Muitas vezes chamadas de "cozinha", constituem os elementos rtmicos, de tempo e marcao, como bateria, baixo e violo.
A gravao das bases independe dos solistas (vocais e instrumentos meldicos de destaque). No entanto, so essenciais para a boa performance dos mesmos, que vir a seguir. Como um vocalista conseguiria gravar sem escutar ritmo e harmonia? Qual o momento exato para a entrada do solo de saxofone? Todo solista precisa escutar a base da msica para poder encaixar sua execuo precisamente no ritmo e na harmonia. A base rtmica inicia a fase de gravaes, podendo utilizar um click (metrnomo) como referncia de tempo. Est difcil? Utilize a gravao-guia como playback, mais uma utilidade para ela! Se tudo correu bem na prproduo, a guia est exatamente no tempo, na tonalidade e na forma final da produo. Em diversos estilos musicais, a base precisa soar orgnica. A gravao seqencial corre o risco de soar artificial e portanto comum que o baterista, o baixista e os demais instrumentistas da base gravem juntos, ao mesmo tempo, na mesma sala, buscando uma maior naturalidade na performance. A qualidade acstica da sala e o conhecimento dos tcnicos pesam muito na gravao das bases. Na verdade, em todas as captaes, incluindo cobertura e overdubs, que veremos na sequncia.

O estdio deve ser encarado como mais um equipamento. A diferena que ele est sempre funcionando, no tem controles e no pode ser desligado!
O som que escutamos interage diretamente com a sala e pode sofrer grandes alteraes.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

17

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Um tratamento acstico adequado cria um ambiente propcio para uma audio precisa, permite maior controle sobre as gravaes e o equilbrio sonoro. Uma sala problemtica esconder todo o potencial daqueles monitores de referncia ou daqueles microfones que voc acabou de comprar e no custaram barato. Melhor gastar tempo dentro do estdio, testando posicionamentos, instrumentos e equipamentos, do que perder ainda mais tempo na tcnica durante a mixagem, correndo o risco de nunca atingir o resultado esperado. As tcnicas de microfonao tm um impacto enorme sobre o resultado final da produo. Faa o teste: caminhe pelo estdio enquanto est falando, perceba como cada posio gera um som distinto. As diferenas podem ser to notveis quanto uma equalizao. O som muda como se estivssemos aplicando efeitos durante a mixagem. Antes de experimentar modelos de microfones ou selecionar equipamentos e plugins que sero aplicados ao udio, escolha cuidadosamente a posio do instrumento e do microfone dentro da sala. A caracterstica acstica da sala determinar quais so as possibilidades (j experimentou gravar sua voz no banheiro?). Em outras palavras, a microfonao equivale a utilizarmos diferentes equipamentos nas etapas subseqentes. Captar o timbre que se deseja neste momento a melhor maneira de se evitar ajustes futuros que no sero to eficientes quanto uma acstica realista e natural. Produtor e tcnicos devem estar muito familiarizados com o estdio e seus equipamentos para que possam se concentrar na sonoridade, utilizando seu know-how de gravao. Os equipamentos tm um peso muito menor do que se costuma imaginar, ficando atrs da acstica, at mesmo da qualidade da energia eltrica em alguns casos. No mundo do udio profissional, sobretudo no Brasil, existe um supervalorizao de equipamentos e softwares. No caia nesta armadilha! Primeiro vem o conhecimento, depois as instalaes (acstica e eltrica), por ltimo, os equipamentos. Voc ficar surpreso em saber que muitas das grandes produes que hoje escutamos foram realizadas com equipamentos extremamente simples, em salas nada ideais. Porm o know-how dos msicos e dos tcnicos falou mais alto. Voc saber dizer se a base est bem captada se os outros instrumentistas no tiverem dificuldades para acompanh-la tocando suas partes. A levada compatvel com a inteno da msica? Os tambores da bateria foram afinados? (acredite, raro que se lembrem disso.) A harmonia conhecida de todos? Todas as sesses da msica possuem os acordes cifrados, em uma partitura, tablatura ou qualquer outra forma de representao? Durante as captaes seguintes base, um novo arranjador poder participar do processo, adicionando ou substituindo instrumentos, pela falta de disponibilidade de msicos ou devido a problemas com algum instrumento. Dessa forma, alguns solistas que no participaram da pr-produo precisaro ter acesso a todas as informaes musicais que sejam necessrias para suas performances. Documente, anote, organize-se. Uma base bem gravada a fundao da msica e ir sustentar as demais performances. O trip fundamental da msica pop moderna composto por Caixa-Bumbo-Baixo. Dedique especial ateno captao destes elementos (ou aqueles que faam estes papis).

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

18

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

7. Captao das Coberturas


Solistas e instrumentos meldicos podem agora registrar suas partes com naturalidade e emoo, encaixando-as perfeitamente sobre a base.

Como o esqueleto da msica j est gravado, outros estdios e at mesmo instrumentistas de outras localidades podem participar das coberturas. Esta possibilidade traz flexibilidade para o projeto.
(isso especialmente verdade para instrumentos raros, orquestrao e naipes que requerem salas especiais ou artistas especializados)

Vocais podem ser gravados em uma sala enquanto o guitarrista registra um solo delicado e demorado em outra. Outros elementos menos fundamentais, que trazem "tempero" e personalidade para a msica, tambm so gravados nesta fase. Frequentemente, so os Pads harmnicos de fundo (conhecidos como "cama"), percusses complementares, backing-vocals, cordas de orquestra, samplers, sintetizadores diversos. Para que possam escutar a base ao gravar suas linhas, os solistas recebero um mix de fundo nos seus headphones (ou monitores). essencial que este mix tenha um volume adequado e destaque os elementos mais importantes para aquele solista. Um percussionista pode precisar de mais bumbo, um vocalista deseja ouvir o piano um pouco mais alto e com reverb. Um erro comum enviar um mix muito baixo ou muito alto para o vocalista, que tender a cantar desafinado. O mesmo acontece quando o msico no consegue escutar a si prprio (aumenta o retorno!). Infelizmente, poucos tcnicos e produtores gastam o devido tempo preparando os mixes que influenciaro diretamente as performances dos artistas. Quando possvel, preferimos gravar as coberturas no mesmo estdio das bases, o que ir garantir maior homogeneidade acstica. Nem sempre percebemos esta vantagem durante as gravaes, mas ela torna-se bastante bvia nas prximas etapas.

No mundo ideal, todos os instrumentistas tocariam juntos e um nico par de microfones captaria a mixagem final em estreo. No precisaramos dividir as gravaes em etapas e nem realizar mixagens.
Na prtica esta situao improvvel, at mesmo impossvel em alguns estilos musicais. Em gravaes ao-vivo, perdemos o controle das partes, dependemos de uma performance perfeita dos msicos, h problemas de vazamentos entre microfones e falta de uma acstica adequada na sala. Este estilo de produo minimalista ainda bastante comum em algumas gravaes audifilas de jazz e msica erudita, conferindo uma naturalidade incrvel. Vale lembrar que no s os artistas, mas tcnicos e produtores, precisam ter domnio total sobre o processo de gravao para se fazer uma gravao audifila ao vivo.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

19

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

8. Overdubs e Rough Mix


Frequentemente, algumas das trilhas gravadas precisam de ajustes. Uma audio detalhada poder revelar rudos de captao, erros de tempo ou notas desafinadas. Talvez o vocalista estivesse resfriado ou pouco inspirado, a pele de um tambor da bateria pode ter desafinado ou um cachorro apareceu latindo bem no meio da bridge.

Os overdubs so regravaes de passagens que precisam ser melhoradas*. Corrigem erros de captao e permitem a colagem de partes para a composio de uma frase musical perfeita.
(*tecnicamente, podem se referir a qualquer gravao realizada sobre outras)

Quando a linha meldica complexa ou rpida demais para ser executada com perfeio em um s take, o processo de overdub permite que um trecho seja gravado repetidas vezes, em loop. Posteriormente, tcnico e produtor podem montar um take perfeito com as melhores partes de cada trecho gravado. Esta tcnica conhecida como comping. Uma sesso de overdub oferece ateno especial ao solista. Grande parte da equipe est concentrada em uma s performance, um instrumento, um microfone. Vrios takes podem ser gravados em loop enquanto existe comunicao em tempo real com o artista - comentrios, avaliaes, sugestes. Um perigo o overdub soar fora de contexto, porque normalmente os takes so gravados em salas (acsticas) diferentes da originalmente usada para as bases ou coberturas, com grande espaamento de tempo. Alm disso, o uso de fones de ouvido e a ausncia de outros instrumentistas na sesso de gravao podem criar um isolamento para o msico, dificultando sua performance. Quanto mais acostumado com o ambiente de estdio, melhores as chances do artista desenvolver sua gravao sem dificuldades. O mix que o artista escuta durante o overdub est agora bem completo, com base e cobertura. Mas ainda no se trata da mixagem final, que tomar bastante tempo e ateno na prxima fase. Assim, este mix rascunho, ou rough mix, pelo menos permite que a gravao ocorrendo neste momento se encaixe no contexto. Os efeitos aplicados sobre o rough mix e o prprio overdub (como compresso e reverberao) so ouvidos pelo msico em tempo real, nos seus headphones, ajudando a melhorar sua interpretao.

O rough mix, ou mixagem rascunho, auxilia na gravao dos overdubs e ainda tem outras utilidades.
Este rough mix resultado de uma mixagem rpida, simples e intuitiva, geralmente com participao de muitas pessoas na sala de controle (tcnicos e msicos). Por este motivo, representa o sentimento espontneo da equipe durante as sesses de gravao e dever ser revisitado regularmente durante a mixagem, para que conceitos e idias importantes no sejam perdidos. 2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

20

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Durante os takes, essencial que o msico tenha total conhecimento da forma da msica, suas entradas e sadas, letras e harmonia, para que o processo no se prolongue e nem se torne cansativo. A boa comunicao entre tcnico e artista agiliza bastante as gravaes e, para tanto, so utilizados gestos previamente combinados e microfones de talkback. Muitos overdubs, sobretudo aqueles que no dependem da acstica de uma sala grande e viva, acontecem dentro da prpria tcnica e isso colabora bastante para o entrosamento entre tcnico, artista e produtor. Um ambiente agradvel, confortvel e criativo retira a presso do artista e do tcnico, favorecendo a msica. Tcnicos devem ter especial cuidado para no interferirem na performance do artista com erros de operao, preocupando-se em testar e instalar equipamentos com antecedncia. Da mesma forma, artistas devem respeitar as limitaes tecnolgicas (mesmo que aparentemente no existam) entregando uma performance ensaiada, de alta qualidade, pois raramente consertar na mixagem a melhor sada. H um limite do que se pode fazer durante a mixagem. Vale sempre lembrar que a gravao (performance, captao) tem muito mais influncia no resultado final do que as fases seguintes, como edio e mixagem. Nem sempre as etapas de captao (base, cobertura e overdubs) precisam ser encaradas como processos independentes. Muitos artistas desempenham nitidamente melhor quando tocam juntos. Mas, naturalmente, quanto mais complexo o arranjo ou quanto maior a dificuldade de cada frase instrumental, mais caminhamos para gravaes independentes e isoladas. Neste cenrio sequencial, o aluguel do estdio pode ser planejado para cada uma das etapas e somente os msicos essenciais para cada take precisam estar presentes naquele perodo de gravao. O produtor (ou tcnico) pode realizar um mixdown das trilhas j gravadas para que todos possam escutar em casa, no carro ou no prprio estdio. uma boa ideia exportar a sesso do software (DAW) para o desenvolvimento de rough-mixes fora do tempo de estdio. O setup de gravao - conexo de cabos e equipamentos, preparao da sesso no computador, seleo de microfones, posicionamento de instrumentos e amplificadores, tcnicas de microfonao costuma tomar muito tempo. Idealmente, um assistente de j estaria familiarizado com as necessidades de cada faixa e take atravs de uma reunio prvia com o produtor. Alguns estdios oferecem uma tolerncia de tempo para montagem e desmontagem, outros permitem a realizao do setup na noite anterior. Informe-se com o seu estdio e certifique-se de que o produtor est a par de todos os detalhes que envolvem a operao horrios de funcionamento, taxas especiais em horrios alternativos, pausas para refeies, polticas de acesso de pessoas, equipamentos disponveis e seu estado de funcionamento, disponibilidade de um tcnico de gravao, formatos de udio, vazamento de rudos, backup de arquivos e transferncia de dados. A msica deveria soar relativamente bem logo aps as gravaes, no rough mix, sem precisar de muitos efeitos, equalizao etc. Demorei muito tempo para aprender esta lio. Se no soar bem* neste momento, sinal de que ainda preciso realizar outras gravaes, possivelmente voltar prproduo e adiar as sesses de mixagem.
(*bem no significa finalizado ou comercial, com prtica, aprendemos a julgar os takes nesta fase da produo, entendendo que no precisam soar lapidados, mas sim convincentes)

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

21

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Todas as trilhas foram analisadas do comeo ao fim? H consistncia nos takes, principalmente entre aqueles de um mesmo instrumento ou voz? A avaliao das gravaes pode ser feita atravs da audio do rough mix. Elas merecem 0, 1 ou 2 musipontos? Nas suas primeiras produes, bem difcil conseguir um som profissional. No existe uma receita, seno seria fcil ensinar e aprender. O som final resultado de muitos fatores: msicos, sala, instrumentos, equipamentos, posicionamento, tcnico...

9. Mixagem
sta etapa s deve comear quando todas as captaes estiverem concludas, editadas e compiladas. Mixar, na verdade, nada mais do que misturar.

Cada gravao foi registrada em uma trilha distinta no computador ou fita. Durante a mixagem, vrias trilhas tocam ao mesmo tempo enquanto o tcnico mistura a proporo (volume), a posio (esquerda, fundo, etc.) e os efeitos de cada uma delas, buscando clareza, impacto, interesse.
A mixagem no precisa ser esttica! Um instrumento podem variar de intensidade durante a msica, mudar de posio, parar de tocar ou soar com outro timbre em algumas partes da msica. Essa imensa gama de possibilidades faz com que cada mix seja diferente do outro. A grande lei da mixagem que cada elemento precisa ter um propsito bem definido, para se evitar congestionamento de informaes. Via de regra, menos mais. Nossa tendncia adicionar para enriquecer, enquanto que retirar pode ser o melhor caminho quando se deseja criar variedade e interesse. Durante as gravaes, provavelmente tcnico e produtor fizeram alguns rough mixes para facilitar overdubs e coberturas. Estes mixes possuem um grande valor e podem ser usados como referncia durante a mixagem, assegurando que a proposta original no seja esquecida. Se o rough mix no estiver suficientemente desenhado para servir de base para a mixagem que se inicia, o produtor criar um neste momento. Um excelente indicador da qualidade da pr-produo (e das gravaes) conseguir fazer um rough mix em poucos minutos, no qual todas as trilhas estejam audveis e claras, sem a necessidade de explorar intensamente recursos da mesa (real ou virtual). Se o rough mix est soando bem ento as trilhas devem estar mais do que prontas para serem mixadas. Se houver tempo, pea que cada msico da banda faa sua prpria mixagem. Os resultados podem ser surpreendentes! H diversos casos de produes que acabaram utilizando um rough mix como verso final da mixagem, porque no conseguiram criar uma mais interessante depois. Mixar um processo tanto artstico quanto tcnico. O engenheiro (tcnico) de mixagem, juntamente com o produtor, pode levar a produo para caminhos totalmente distintos e at irreconhecveis. Por isso importante revisitar, de tempos em tempos, o registro original, a gravaoguia, o rough mix e as referncias fornecidas pelo artista.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

22

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Quatro diferentes domnios so explorados durante a mixagem: Volume, Espectro, Panorama e Profundidade. Qualquer atividade realizada durante o mix, inevitavelmente vai interferir em um ou mais destes domnios. O conceito de mixagem costuma ser confundido com criao, gravao, at mesmo com a produo. Na verdade, trata-se apenas de uma das etapas e deveria ser realizada na ordem proposta neste manual. Se a mixagem comear a modificar profundamente a forma ou a instrumentao da msica, estar de fato fazendo o papel de pr-produo, podendo influenciar muito mais no resultado final, mas normalmente de uma maneira negativa. Um dos aspectos mais importantes da mixagem a correta monitorao, afinal tcnico e produtor faro muitas decises baseadas no que esto ouvindo. O que escutam deve representar com fidelidade o que est gravado. Pode parecer bvio, mas comum o sistema de monitorao (sala, amplificadores, monitores, posio de audio) ser menos do que aceitvel, refletindo em erros que sero revelados mais tarde, na masterizao. Uma monitorao deficiente modifica a percepo de timbres, profundidade, panorama, detalhamento, rudos, efeitos, equilbrio. Mais uma vez, o desempenho acstico da sala se mostra a varivel mais importante, juntamente com ouvidos bem treinados. O tcnico tem papel crucial no fluxo da mixagem. Um profissional experiente conhece as linguagens do meio e pode se comunicar facilmente com artistas e produtor. A economia de tempo e esforo grande, ainda mais se h domnio sobre os equipamentos. Sua ateno deve estar voltada para os aspectos tcnicos da produo, e no ao funcionamento de hardware e software. H produtores que sempre trabalham com o mesmo tcnico, pois reconhecem as vantagens de uma boa interao dentro da sala de controle.

A familiaridade do tcnico com a sala, bem como as caractersticas acsticas da monitorao, tm grande peso no resultado. No por acaso que as produes caseiras no costumam soar to bem.
Alm de volumes (nveis) e panorama (esquerda-centro-direita), os processamentos mais comuns durante a mixagem so:
Equalizao corretiva e criativa, retira excessos ou compensa faltas. Modifica o equilbrio entre as freqncias (graves, mdios, agudos), destacando elementos, corrigindo timbres ou evitando o congestionamento no espectro sonoro. Nossos ouvidos tm dificuldade para separar informaes e a mixagem precisa auxiliar neste processo. EQ uma das ferramentas disponveis durante o mix. Compresso basicamente, controla as variaes de volume de uma trilha ou conjunto de trilhas. Alguns estilos musicais pedem maior uniformidade pouca diferena entre os sons baixos e altos da o nome compresso. Compressores so comumente mal utilizados e podem acabar com a dinmica natural da msica.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

23

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Reverb/Delay os sons naturais que escutamos resultam da soma do som direto com reflexes do ambiente. Algumas reflexes so mais notveis, outras formam um rastro de som. Estas informaes influenciam diretamente na nossa percepo de distncia, tamanho de sala, naturalidade etc. Delays e reverbs artificiais podem melhorar o realismo, a espacialidade e o impacto de instrumentos, muitas vezes colocando-os numa mesma sala virtual.

O mix final avaliado pela equipe de produo e pelos artistas numa sesso de audio. Profissionais da gravadora tambm costumam participar desta sesso. O udio final, normalmente em estreo, gravado com alta qualidade em um formato confivel e de fcil manipulao pelo engenheiro de mixagem. Antigamente, o mixdown (ou bounce) era realizado em tempo real, atravs de um console de mixagem. As trilhas, j editadas e sincronizadas entre si, eram tocadas simultaneamente enquanto o engenheiro de mixagem (auxiliado por outras vrias mos) operava os inmeros controles de volume, panorama, mandadas de efeitos, equalizadores e compressores. Com a evoluo dos consoles, vrias destas operaes passaram a ser automatizadas. As variaes durante a msica, sobretudo os faders de volume, podiam ser planejadas e programadas com antecedncia. Durante a gravao do mix final, estes controles moviam-se sozinhos atravs de motores, facilitando o trabalho e melhorando a preciso do mix. Hoje em dia, alm de podermos automatizar virtualmente qualquer controle dentro do computador, tambm no mais necessrio que se utilize um console de mixagem grande, caro e faminto de manuteno regular. H quem ainda prefira fazer a mixagem out of the box, ou fora do computador. Nesses casos, o computador funciona como um gravador multi-pista (fornecendo as trilhas para o console) e como um gravador estreo (recebendo o mixdown de volta). As razes para se utilizar um console externo podem ser variadas. Muitos engenheiros trabalharam anos e anos com um determinado console e, de fato, tendem a ser muito mais prticos, rpidos e precisos quando utilizam suas mos, ao invs de mouse e teclado. Outros alegam que a qualidade do udio incomparvel, recusando-se a mixar digitalmente. Particularmente, no acredito na diferena de qualidade de udio. Conforme vimos anteriormente, diversos fatores influenciam no resultado final, e no apenas uma das etapas, ou um equipamento em particular. Minha sugesto que o tcnico utilize o mtodo com o qual se sente mais confortvel. Tambm possvel utilizar superfcies de controle externas que simulam um console de mixagem e trazem os benefcios dos dois mundos. Este registro da mixagem final, copiado e arquivado, chama-se de master mix. No futuro, as eventuais remasterizaes para formatos variados (incluindo aqueles que ainda nem existem), sero feitas a partir dele. Quanto melhor a qualidade de udio do master mix, maiores e melhores as possibilidades de masterizao para diferentes formatos e pblicos: CD, SACD, vinil etc. Um dos erros mais comuns durante mixagem adiantar-se e tentar masterizar o mix final na mesma etapa. Assim como no recomendado cortar o prprio cabelo, a masterizao deve ser feita por um outro profissional que esteja menos envolvido no processo de produo e oferea uma viso externa, treinada, mais objetiva e sem influncias.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

24

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

No se preocupe caso a mixagem no esteja soando to alta ou finalizada quanto um CD comercial. Evite utilizar compressores e limitadores, sobretudo no barramento master L+R. s vezes, o som est bom no estdio mas no soa to bem no carro. Melhor do que tentar corrigir estas deficincias, o que pode tomar muito tempo, inclusive prejudicar o udio ainda mais, encare-as como algo normal do processo e siga para a prxima etapa.

10. Masterizao
Se a produo caminhou bem at este momento (e somente se caminhou bem), este ltimo musiponto (mix+master) fundamental! Sendo apenas um ponto, nunca poder elevar uma produo de 4 para 8, mas pode sim transformar uma msica 5 em 6 ou outra 7 em 6 neste ltimo caso, um verdadeiro desperdcio. Costumo dizer que a funo da mixagem e da masterizao fazer jus produo, simplesmente no estragar o que foi feito nas etapas anteriores. Na verdade, uma produo 7 que tenha uma deficiente masterizao (ou mixagem, nota 0 no ltimo quesito) de fato uma produo 8. Considero que o ponto de mix/master quase uma obrigao. Trata-se de um ponto que pode ser conseguido, em ltimo caso, com dinheiro - basta contratarmos bons profissionais. Por outro lado, nem sempre o dinheiro poder melhorar a nota de uma composio. A masterizao talvez uma das atividades mais especializadas e menos compreendidas na produo musical. Muitos acreditam que seja a principal responsvel pela sonoridade final de um CD. Outros imaginam que uma etapa desnecessria, a qual somente as grandes produes burocrticas tenham acesso. Pior ainda pensar que pode ser realizada por algum plugin mgico. Pecar na masterizao como servir um sofisticado prato da culinria francesa em um marmitex de alumnio - no faz o menor sentido e certamente desvaloriza o produto. Teremos uma apresentao prejudicada, menor interesse, pior experincia de consumo, at mesmo outra percepo de sabores. A masterizao tem vrias funes e algumas das principais so:
Uniformizar as faixas de um disco para que soem como partes de uma mesma obra, sem diferenas abruptas. Ex.: volumes e equilbrio tonal. Melhorar a inteligibilidade e o punch do udio, sem causar distores. Preparar a mdia master para ser duplicada, adicionando cdigos e informaes tcnicas, arte, encarte, tags etc. Verificar a confiabilidade e compatibilidade das cpias com equipamentos reprodutores dos consumidores. Testar a traduo do udio em diferentes sistemas de reproduo, simulando a experincia final de diversos usurios.

Minimizar as possveis falhas de mixagem. Consertar erros de edio (rudos, clicks, pops). Definir a seqncia das msicas no disco (contorno emocional).

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

25

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Agregar fade-ins e fade-outs nos extremos das faixas.

Converter com alta qualidade o udio para os formatos desejveis (CD, vinil, MP3, SACD, DVD). Criar verses alternativas, com outros timbres e duraes (rdio, club, audifila, cinema, TV).

Para realizar todas estas tarefas, o experiente engenheiro de masterizao precisa de sala e ferramentas especializadas, capazes de revelar todos os detalhes do udio. No vamos nos enganar mesmo que possamos realizar nossas prprias gravaes e mixagens, dificilmente seremos capazes de masterizar com qualidade. Trata-se uma atividade muito especializada, como deveriam ser todas as demais atividades, e talvez por isso as produes antigas tivessem uma qualidade mdia superior.

Equipamentos prprios para a masterizao oferecem uma preciso cirrgica que raramente existe nas salas de mixagem. Por outro lado, ouvidos treinados so capazes de identificar problemas e encontrar solues.
A iseno emocional do masterizador vem a calhar, tornando-se uma das principais razes para contratarmos um terceiro. Sempre recomendo que a masterizao seja entregue a um especialista. Ele no esteve envolvido na produo e seus julgamentos sero mais objetivos, representando mais fielmente a futura percepo do consumidor. O produtor pode e deve acompanhar a sesso de masterizao (que costuma levar poucas horas), para garantir que as decises tcnicas no comprometam as intenes artsticas do projeto.

Em termos de udio, a masterizao tem a funo de fazer a msica soar finalizada, entregar uma sonoridade que costuma dividir os amadores dos profissionais.
Poucos segundos de audio podem revelar se a masterizao foi cuidadosa e precisa. A maneira mais fcil de fazer este julgamento notar se o som natural, favorecendo a msica, sem interferir. Uma arte transparente que no deveria ser notada (mais uma vez, isso significa que o mix j deve soar muito bem antes da masterizao). Como dissemos no comeo do livro, para todos ns muito mais fcil fazer julgamentos do que criar produtos para serem julgados. Tentar prever a reao do pblico no nada fcil. A masterizao um timo exemplo desse fenmeno. No precisamos ser especialistas em dinmica, equilbrio tonal e nem possuir um sistema Hi-End para perceber se uma msica est soando profissional ou no. A grande dificuldade est no sentido oposto: fazer as modificaes necessrias com preciso e rapidez, sem comprometer outros elementos da msica, de modo que os ouvintes avaliem o resultado final como bom e profissional.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

26

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Demorei muito tempo para entender e aceitar esse dilema. Foi somente depois de projetar minha prpria sala de masterizao, fazer testes, ajust-la, masterizar diversos trabalhos e me frustrar vrias vezes que percebi a importncia dessa etapa. Mesmo assim, havendo oramento do cliente, prefiro delegar esta etapa para um profissional especializado, principalmente quando participei das gravaes e da mixagem. H alguns anos, aprendi uma tcnica reveladora sobre a masterizao. Nossa audio extremamente complexa (a ponto de alguns fenmenos percebidos pelo crebro ainda no estarem completamente explicados), mas uma coisa parece ser bem conhecida sobre o comportamento dos ouvintes: preferimos os sons mais altos! Trata-se de uma iluso, um truque do crebro. No comeo gostamos, mas aps alguns segundos de audio, outros fatores comeam a influenciar em nossa percepo e eventuais distores ou problemas de equilbrio comeam a gerar fadiga auditiva, diminuem o interesse do ouvinte. Eis o que aprendi: sempre comparar dois trechos de udio no mesmo volume!

A Produo est Concluda!


Com o produto em mos, o artista pode agora divulgar e vender seu trabalho. As etapas que seguem a produo (conhecidas como ps-produo) envolvem temas como marketing e distribuio. Eventualmente, podem ser gerenciadas por agncias especializadas, departamentos de selos ou produtores executivos. Msica que no ouvida no msica! Seu produto precisa ser divulgado, com criatividade e consistncia, seja qual for seu pblico, sua ambio ou oramento. Antes de mais nada, informe-se sobre os procedimentos para registro do fonograma. As composies j devem estar registradas, evitando disputas futuras sobre a autoria. Agora estamos lidando com uma nova manifestao da composio, uma produo especfica, em um determinado arranjo e interpretao, onde participaram diversos profissionais, msicos e tcnicos. Tudo isso caracteriza um fonograma e um responsvel (produtor fonogrfico). Essa master pode e deve ser registrada, inclusive recebendo um nmero nico de identificao mundial, conhecido como ISRC (International Standard Recording Code). Muitos artistas se esquecem de dar os devidos crditos equipe de produo, no encarte do CD, no site ou no arquivo MP3. O requerimento de ISRC exige um listagem de participantes, porm, mais importante, compreender direitos e deveres, discutir participaes, porcentagens e direitos conexos entre todas as partes - autor, intrprete, tcnico, produtor, gravadora etc. Eventualmente, contratos sero necessrios, bem como assessoria jurdica. Advogados especializados em direitos autorais podem ajudar nestas questes, que nem sempre so claras. No meu entendimento, mais do que garantir as merecidas rendas para cada participante da produo, a clareza contratual e as discusses deixaro todos os envolvidos confortveis com as decises. Isso muito importante para a confiana e a dedicao em trabalhos futuros. A ps-produo deve se concentrar na exposio do produto. De nada adianta ter um CD em mos, com produes de alto nvel de qualidade tcnica e artstica, se apenas poucas pessoas tero acesso.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

27

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Oferea downloads gratuitos, talvez apenas de uma msica, de trechos ou verses de baixa qualidade de udio. Distribua CDs gratuitos, faa com que seu produto seja escutado por pessoas influentes que trabalham em rdios e gravadoras. Ele precisa de uma boa apresentao grfica, um release do artista com contatos e informaes sucintas e claras. O que mais pode ser adicionado msica para se criar diferenciao? Encartes, fotos, vdeos, convites para um show? Quais so as revistas, publicaes, sites e programas de TV que poderiam se interessar? A Internet democrtica mas precisa ser utilizada com sabedoria. Por um lado, os meios digitais criaram uma concorrncia sem precedentes, bombardeando os consumidores com todo tipo de informao e produtos de qualidade variada. Por outro lado, permitiu que artistas e produes que esto fora do circuito mainstream pudessem ser expostos, em busca de um pblico interessado. O grande segredo encontrar esse pblico, conseguir sua ateno e ter uma chance de ser escutado.

Na seqncia, mais detalhes sobre a Escala Musipontos e sua aplicao nas msicas atuais.

Por Dentro da Escala Musipontos


Discutidas as etapas da produo, acredito que seja mais intuitivo entendermos os pesos e a influncia de cada fase na avaliao final da msica. Como vimos, do resultado final: 40% provm da Composio 30% da Pr-Produo 20% da Gravao 10% da Mixagem / Masterizao --------100% Total Neste ponto, no deve ser difcil compreender porque a composio pesa tanto. Afinal, ela sempre foi e sempre ser a matria prima da msica. Infelizmente a pr-produo no costuma ser tratada com uma etapa isolada, estando embutida parcialmente na composio, gravao e at na mixagem. Como vimos neste manual, recomendo que ela seja encarada como um processo parte. Os benefcios so grandes e imediatos. Ao longo do livro, imagino que voc tenha percebido a importncia e o funcionamento da pr-produo. A fase de gravao pode enriquecer uma produo, atravs das nuances da interpretaes, da qualidade do udio e dos procedimentos que focam na performance dos artistas. Naturalmente, o que foi criado (composio) e ajustado (pr-produo) mais importante do que o registro em si. De fato, cada fase tem o poder de destruir tudo o que j foi feito, mas nunca salvar o que foi mal feito.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

28

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

O peso de mixagem / masterizao pode parecer pequeno, mas devese notar que, em nosso contexto, a mixagem deveria somente mixar, e no realizar atividades que foram esquecidas ou mal realizadas nas fases anteriores. Da mesma forma, masterizar significa apenas formatar um produto para um determinado pblico. Vimos que um ponto a mais na avaliao de uma msica pode fazer toda a diferena, colocando-a em um grupo seleto de produes. Quanto mais anterior a etapa, mais difcil ser conseguir um ponto adicional. Em outras palavras, mais fcil (rpido, barato, acessvel) conseguir um bom mix do que realizar boas gravaes. Na ordem de prioridades, uma msica bem pr-produzida e bem gravada ser facilmente mixada e masterizada, atingindo uma boa pontuao. Por outro lado, uma excelente masterizao de um mix perfeito de uma msica nada interessante ter uma baixa pontuao. Recapitulando, cada etapa tem um certo peso na avaliao final: Composio 0 a 4 pontos (muito simples, simples, boa, tima, genial) Pr-Produo 0 a 3 pontos (nula, razovel, bem feita, impecvel) Gravao 0 a 2 pontos (experimental, amadora, profissional) Mixagem / Masterizao 0 ou 1 ponto (deficiente, consistente) ________________ Mximo: 10 pontos

O estudo da escala nos faz perceber o seguinte:


A composio o elemento de maior peso no resultado final e aquele que mais pode contribuir para a avaliao final da msica. Ao mesmo tempo, depende das prximas etapas para atingir uma soma alta de musipontos. Isoladamente, uma composio no pode passar de 4 pontos. Cada etapa menos importante que a anterior, embora seja fundamental para a avaliao final. A maior quantidade de esforo, tempo e investimento deve ser alocada s primeiras fases. Quando estas atingirem seu mximo potencial, hora de seguir para a prxima, na tentativa de agregar musipontos. Para uma determinada produo, deve-se conhecer o potencial e limite de cada etapa, buscando o melhor equilbrio entre esforo e resultado. Pra que contratar o melhor engenheiro de mixagem da cidade se nunca chegaremos a 5 pontos?

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

29

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Quanto mais pontos uma etapa receber, maiores as chances de conseguirmos uma boa pontuao na seguinte. Cada etapa influencia a prxima. Em outras palavras, uma pr-produo dificilmente atingir 3 musipontos se a composio vale 1.

Para fins prticos, vamos considerar que no existem notas quebradas. Assim, cada msica tem 10 graus de avaliao (1, 2, ...10). No consigo imaginar uma msica que tenha 0 (zero) musipontos, embora voc deva concordar comigo que algumas que conhecemos esto bem prximas! Exemplos:
Uma composio primordial (4), que no foi pr-produzida (0), relativamente mal gravada (1) e bem mixada (1), somaria apenas 4+0+1+1=6 musipontos, o que um grande desperdcio de talento! Uma composio razovel (2) e muito bem produzida (2 pr + 2 rec + 1 mix/master) atingir uma nota 2+2+2+1=7, definitivamente se destacando da mdia de mercado.

Uma composio fraca (0) pode at ser bem produzida (4), mas nunca ser mais do que "mediana" (esta parece ser a receita atual: investir muito nas ltimas etapas, inundando o mercado com produtos similares, enjoativos, suprfluos e descartveis).
Uma produo top (7 ou mais musipontos) requer excelncia tcnica e artstica em todas as etapas. No basta ser apenas uma boa composio ou ser masterizada na Sterling Sound. Quando uma excelente composio (4) bem pr-produzida (3), o resultado timo (7), mesmo que no esteja muito bem mixada ou masterizada. Porm, um cuidado adicional nestas ltimas etapas poderia consagr-la como um clssico.

Muitas de nossas canes preferidas esto longe de ser referncias de um udio limpo, bem gravado ou mixado. No entanto, so produes equilibradas - com boas pontuaes em todas as etapas e, antes de mais nada, msicas interessantes! Aproveite para praticar, ligue o rdio na sua estao favorita. Voc consegue identificar msicas que se encaixam nos exemplos acima? Uma composio genial: ____________________________________ Por que genial? ________________________________________________________ Outra razovel que poderia ser melhor produzida: ________________ Que falhas de produo so notveis? ________________________________________________________ Uma fraca que se destaca pela produo: _______________________ Por que esta produo funciona? ________________________________________________________

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

30

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Cenrio Musical - A Verdade Nua e Crua


A escala musipontos foi concebida de maneira que as notas sigam um padro de distribuio normal. Este tipo de distribuio bastante comum na estatstica e representa com boa fidelidade diversos fenmenos naturais. Por exemplo, se estudarmos o peso de 1500 pessoas selecionadas ao acaso em uma populao, teremos um grfico parecido com este: A maior densidade (ou ocorrncia) acontece em torno de 70kg, caindo simetricamente conforme nos afastamos da mdia no centro do grfico (70kg). Esse tipo de curva ou decaimento caracteriza uma distribuio normal, um dos modelos estatsticos mais comuns e naturais. Uma distribuio normal, como esta, tem algumas particularidades: A grande maioria dos valores encontra-se em torno da mdia (88% das pessoas pesam entre 55 e 85kg).
Nos extremos, a proporo de valores pequena: abaixo de 48kg=1,2% e acima de 92kg=1%. Embora 70kg seja o valor mais comum (mdia), ele no exatamente a mdia aritmtica da populao. Ou seja, o peso das pessoas no varia de 0 a 140Kg, existem casos acima disso e nenhum abaixo de 20kg.

Da mesma forma, no caso da Msica, existe uma nota mdia ao redor da qual a grande maioria das canes se encontra. H poucas msicas com nota muito alta ou muito baixa e quanto mais distante da mdia, menor a ocorrncia. Qual seria esta nota mdia? Como vimos, no porque as notas variam de 0 a 10 que a mdia necessariamente 5. Existe um valor que o mais frequente, onde h maior ocorrncia de msicas.

Minha teoria que a nota mdia tem diminudo consistentemente nas ltimas dcadas. No seria o momento de reverter a situao?
A qualidade mdia das msicas lanadas no mercado est cada vez menor. No difcil entender este fenmeno se nos dermos conta de que a cada dia, existem mais pessoas produzindo msica e menos especializao. A consequncia natural que a mdia diminua, embora obviamente, ainda existam vrias canes excelentes. 2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

31

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Se voltssemos poca de Mozart, veramos que compositores, instrumentistas, arranjadores, maestros e demais profissionais da Msica costumavam estudar por muitos anos, dedicando-se integralmente profisso. Relativamente, havia poucas pessoas produzindo msica e acesso restrito s escolas e aos mestres. No era nada fcil se encontrar msicos e instrumentos. A exigncia do pblico certamente era maior, enquanto patrocinadores abonados incentivavam a criao musical. Mesmo assim, boa parte da obra de Mozart nunca conseguiu destaque, sendo praticamente desconhecida at o presente. Atualmente, qualquer pessoa com acesso a um computador pode rapidamente aprender a criar msica. A quantidade de estilos e a liberdade criativa so muito menos limitadas. Existem inmeros nichos de mercado e graus de exigncia, as msicas podem ser mais descartveis e, proporcionalmente, poucos profissionais chegaram a estudar tcnicas de produo a fundo. O resultado inevitvel a baixa qualidade mdia. Se voc pedir para amigos e parentes escreverem uma lista de msicas preferidas, muito provvel que a muitas delas sejam da dcada de 60 (ou at mais antigas), vrias dos anos 70 e 80, algumas dos anos 90 e outras poucas do sculo XXI. Isso tambm explica a grande quantidade de remixes de msicas famosas que estamos vivenciando nos ltimos anos. Repare nas msicas das festas de casamento, dos grandes eventos pblicos - os clssicos so eternos e dificilmente so substitudos por msicas mais modernas. raro encontrar msicas atuais muito bem avaliadas (seja na escala musipontos, por crticos especializados ou indicadores de paradas de sucesso). As chances de se serem escutadas no futuro e se tornarem clssicos praticamente no existem. Na verdade, muitas delas caem no esquecimento aps poucas semanas. No acredito que este seja um problema particular da Indstria Fonogrfica. Provavelmente nos alimentamos com menos qualidade do que h alguns anos atrs. Temos menos tempo para nos dedicarmos a estudos e projetos especficos. A cada dez filmes que assistimos, recomendamos apenas um para os nossos amigos. O momento de reflexo: continuar este movimento de banalizar as artes e a qualidade de vida (que parece ser cclico na histria da humanidade) ou resgatar valores, preparando o terreno para uma reviravolta nos prximos anos? Muitas vezes a dificuldade justamente avaliar. Como saber se algo bom ou ruim quando no temos referncias? Como um jovem de 14 anos pode julgar uma gravao se suas referncias so MP3 extremamente comprimidos reproduzidos em fones de ouvidos baratos? Como ele poderia avaliar uma composio, seus recursos musicais e poticos, se as bandas que escuta tocam sempre os mesmos acordes, com o mesmo som e estilo? Na qualidade de apreciadores da msica, temos a responsabilidade (ou mesmo a obrigao) de educar o prximo. Entregar referncias para que faam seus prprios julgamentos. A citao sorte dos ignorantes, que se contentam com pouco talvez seja verdade. Mas para mim, sorte mesmo ter a oportunidade de sempre conhecer coisas novas, comparar, aprender, ser impactado por uma msica, um livro ou um filme que marca um momento. Por que transformar vivncia em sobrevivncia? Que tal comearmos a avaliar msicas sob uma nova tica, criando nossas prprias referncias e julgamentos? Incentivar o debate e desenvolvimento do mercado? Continue lendo!

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

32

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Avaliando Msicas com Musipontos


Dividindo a linha de tempo entre passado e presente, a distribuio de musipontos para as msicas existentes poderia ser aproximada pelos grficos abaixo. Naturalmente, trata-se de apenas de uma teoria, concebida por observaes, pesquisas e experincias. A curva preta representa a densidade (ou ocorrncia) de msicas com uma determinada nota. Repare, por exemplo, que no passado, 40% das msicas tinham nota 6. Hoje em dia, apenas 5% delas atingem esta pontuao na escala. A regio destacada como TOP 20% o grupo das melhores e mais conhecidas msicas existentes em uma determinada poca. Note que este grupo engloba todas as msicas a partir de uma determinada nota, at o mximo de 10 musipontos. No grfico inferior (poca atual), pode parecer que no existem msicas com mais de 7 pontos. Elas existem, mas a porcentagem muito pequena para ser visualizada nesta escala. Em outras palavras, no passado a msica precisaria de pelo menos 7 pontos para aparecer nas posies altas das paradas de sucesso. Hoje em dia muitas msicas 5 ocupam estas posies. As top 20% tm uma particularidade importante: representam a grande maioria do que exposto ao pblico, pelas rdios, TVs, sites, lojas do varejo etc. Seriam os tradicionais hits, que hoje em dia duram apenas 2 meses, por falta de uma nota suficientemente alta. Este fenmeno conhecido como Lei de Pareto. Esta lei explica, por exemplo, porque 20% do seu tempo de trabalho gera 80% dos resultados. Ou ento, que 20% dos produtos de uma loja geram 80% de sua receita. Aqui est um fenmeno comum em diversas reas da cincia que tambm funciona na msica. Em qualquer que seja a mdia, o espao disponvel para a exposio de canes limitado e por isso que as rdios tocam, em mdia, 20% do repertrio durante 80% do tempo. Este seleto grupo, que tem alta exposio ao pblico, est em constante mudana, variando conforme a poca. Estar entre as top 20% aumenta consideravelmente as chances de sucesso, mas no significa que a msica seja excelente nem mesmo que sobreviver por muito tempo. Repare no grfico como as top 20% de antigamente possuam notas melhores. Estar fora do topo no necessariamente ruim, muitas msicas menos conhecidas encontram seus nichos fiis e acabam gerando bastante renda e reconhecimento para o artista. 2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

33

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Estatisticamente, as canes com 8 ou mais musipontos (regio verde do grfico) tendem a se tornar clssicos - agradam vrias geraes e nunca desaparecem. Aquelas com 3 ou menos pontos podem ser consideradas muito fracas, experimentais, sem qualquer possibilidade de serem apresentadas como produto finalizado. Embora a mdia tenha abaixado relativamente pouco nos ltimos anos, as conseqncias so muito maiores do que parecem:
No passado, as top 20%, ou 200 em cada 1000 msicas, possuam 7 ou mais musipontos. Atualmente, apenas 0,2% - 2 em cada 1000 - atingem esta nota e podem causar repercusso, atraindo gravadoras e movimentando um bom volume de vendas. Vender mais do que 1 milho de cpias rarssimo hoje em dia, mesmo porque boa parte deste grupo possui apenas 5 musipontos. A nossas referncia de boa msica - aquilo que escutamos todos os dias - definitivamente caiu de nvel. Antes, surgia um clssico a cada 200 msicas produzidas. Hoje, so necessrias mais de 335.000 msicas lanadas no mercado para que uma se torne imortal (0,0003% das produes). Dependendo do mercado, isso pode significar meses ou anos de lanamentos at que uma msica deste porte aparea. De fato, quantas msicas lanadas no ltimo ano podem ser consideradas um clssico?

O ritmo de produo aumentou o volume de lanamentos quase triplicou nos ltimos anos - mas no d conta de criar megaprodues com a mesma frequncia de antes. Em 2009, foram mais de 100.000 ttulos (lbuns) - aproximadamente 1 milho e 200 mil msicas novas no mercado - mas nem por isso tivemos msicas mais duradouras, lucrativas ou influentes.
Com o aumento de oferta e a queda de qualidade, diminuem os oramentos de produo e o ciclo se mantm, cada vez pior. Atualmente, 1/3 das produes lanado por selos independentes, que no possuem o mesmo poder de financiamento. Em mdia, um lbum lanado no vende mais do que 15.000 (majors) ou 500 (independentes) cpias. Apenas 0,5% das msicas era considerada muito fraca. Nos tempos atuais, 30% dos lanamentos teriam avaliao menor ou igual a 3 na escala musipontos. No um exagero dizer que 1 em cada 3 msicas atuais claramente descartvel. Mesmo as mais populares, com milhes de downloads e pageviews no YouTube, dificilmente so produes de 8 ou 9 pontos.

Conclumos que uma queda de 2 pontos da nota mdia implica numa ocorrncia MUITO menor de boas produes no mercado. Lojas, sites, TVs e rdios contam hoje com um acervo de qualidade inferior.
Conseguir um ponto a mais pode significar sair de um grupo onde esto 70% das msicas e migrar para o grupo das 30% melhores. Mais um ponto e far parte do seleto clube das top 5%, com altssima exposio, potencial de renda e tempo de vida! Vale a pena investir na produo? Sem dvida! Mais do que nunca, para cada uma das etapas, importante planejar, preparar oramento, contratar profissionais e definir cronogramas.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

34

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Lembre-se:
5 musipontos j um bom resultado! Esta deveria ser a meta de qualquer produo levada a srio. Raramente artistas e produtores iniciantes atingem 6 ou 7 pontos. Conseguir avaliar uma msica com preciso no o objetivo da escala, mesmo porque, durante uma avaliao, sempre haver um pequeno fator subjetivo e contextual. Ainda assim, a margem de dvida deveria ser de apenas 1 ponto.

Ser disciplinado durante o processo de produo a uma tima oportunidade de no se perder pontos, at mesmo ganhar mais um. A colaborao entre profissionais poder melhorar uma composio, trazer boas ideias para a pr-produo ou garantir excelncia durante gravaes, mixagens e masterizao. Um ponto pode fazer toda a diferena.

Uma msica avaliada como 7 deve ser uma msica 7, em qualquer poca, para qualquer avaliador sensato. Talvez seja 6, talvez seja 8, o tempo dir, mas nunca 5 ou 9. A escala musipontos no depende de preferncias pessoais, estilos musicais, nmeros de vendas ou popularidade. Com prtica, voc poder avaliar uma msica indita no rdio em poucos segundos, sabendo dizer se 5, 6, 7, 8 ou 9.

(a propsito, comece a reparar nos repertrios das rdios, a maioria das estaes concentra a programao em torno das msicas 7 e 8, eventualmente tocando algumas 5 e 6 - principalmente via jab ou em programas de nicho - e tomando o cuidado para no saturar o ouvinte com muitas 9 e 10)

O Papel da Tecnologia
A tecnologia deveria ajudar na qualidade das msicas, certo? Eu acredito que sim, mas o fato que ela no tem conseguido realizar essa misso com tanta eficcia. Entendo que muitas pessoas envolvidas na produo musical encaram a tecnologia como um substituto para criatividade e trabalho. Este um grande engano.

A tecnologia apenas uma ferramenta, que acelera processos e diminui custos. Os livros no esto necessariamente melhores porque existem impressoras a laser ou corretores ortogrficos.
Ter acesso Internet no nos faz especialistas em todos os assuntos. Ainda precisamos estudar, praticar, desenvolver tcnicas e talentos. Algumas gravaes de dcadas atrs ainda emocionam e soam to bem quanto se pode esperar. Talvez um dia a tecnologia melhore nossa audio ou seja inteligente a ponto de criar, compor e produzir melhor do que os humanos, mas certamente ainda no chegamos l. Ao invs de comprar, baixar, instalar e experimentar diversos softwares e plugins de produo musical, procure se especializar naqueles com os quais voc j tem familiaridade. A imensa oferta de tecnologias e equipamentos microfones, interfaces de udio, monitores, DAWs - tentadora! O problema o tempo que gastamos para selecionar, para aprender a usar e aproveitar cada um deles. 2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

35

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

Procure adquirir software e hardware profissionais, que atendam o mnimo de qualidade e funcionalidades, sem dar um passo maior que a perna. Digo por experincia prpria. No passado, por diversas vezes comprei equipamentos que no eram prioridade, me tomaram um bom tempo de aprendizado e acabaram deixados de lado, substitudos por outros mais intuitivos que tambm possuem boa qualidade. Um Home Studio deveria possuir pelo menos um bom microfone multiuso a condensador. No economize nos cabos, eles devero durar muito tempo, com conectores confiveis. Armazene-os com cuidado, evitando torcer a trama dos fios. Alguns pedestais, um filtro anti-pop, uma interface com duas entradas MIC (pr-amplificadas) e um teclado controlador MIDI pequeno (mais sobre isso no vdeo gratuito Escolhendo os equipamentos para o Home Studio). Este kit bsico j nos permite realizar uma grande variedade de trabalhos, sobretudo na fase de pr-produo. Escolha um pacote DAW e insista nele! A familiaridade com seus recursos e atalhos pode significar muito mais criatividade e fluxo de trabalho. Em algum momento, voc sentir falta de algo e ento saber o que mais comprar. A maioria dos seus equipamentos continuar sendo til. Invista na acstica de sua sala! Este o principal equipamento e pode custar menos do que um simples microfone. Controle de rudos e dos modos ressonantes, difuso do campo sonoro, absoro das reflexes primrias, ajuste do tempo de reverberao, um bom par de monitores de referncia. Um fone de ouvido de boa qualidade pode ser um grande aliado para edio e audio de trilhas, principalmente quando a acstica da sala muito deficiente. Mais do que nunca, as tcnicas da Produo Musical precisam ser estudadas e aplicadas, na busca por reconhecimento e longevidade. O cenrio favorvel para quem produz boas msicas, atualmente uma boa produo tem mais chances de aparecer do que antigamente. Resgatar o nvel mdio significa criar mais espao para as grandes produes e menos exposio para o contedo de baixa qualidade que compete por nossa ateno. Voc est pronto para esta misso?

Espero que esse Manual tenha sido uma boa leitura! Continue estudando sobre a Produo Musical para desenvolver cada vez mais suas habilidades.

Para dvidas, crticas e sugestes, por favor entre em contato comigo atravs do AudicaoCritica.com.

2008-2011 Dennis Zasnicoff | audicaocritica.com | Alguns direitos reservados | p.

36

Proibida a comercializao e criao de obras derivadas. Consulte sobre licenciamento. Cite o autor quando utilizar o texto.

You might also like