You are on page 1of 4

AGUIA

C APROFUNDAMENTO!

APROFUNDAMENTO DE GENTICA PROFESSOR DARCY ROGRIO BAZZO

01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura bsica em gentica. Explique o que significam. 02- (FAAP-SP) D um exemplo de retrocruzamento. 03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da ndia, a pelagem negra dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos -da-ndia negros, com o mesmo gentipo. O que deve fazer para descobrir se esses animais so homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta. 04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundao descendncia constituda por dois tipos de indivduos: com vagens infladas e com vagens achatadas. a)Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto? b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto? 05- (UFPR) No porquinho da ndia, o pelo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pelo preto com outros, tambm homozigotos, de pelo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pelo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pelo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham tambm o pelo marrom? 06- (COMEC-SP) Um homem mope e albino casou-se com uma mulher de pigmentao e viso normais, porm filha de pai mope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracter s e recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de vis e pigmentao de pele o normal? 07- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) tambm pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a anlise desses resultados nos permite concluir? 08- (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substncia amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual ser a probabilidade de um casal (sensvel a essa substncia e heterozigtico) ter um filho do sexo feminino e sensvel ao PTC? 09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mo direita devido a um gene dominante C e o da mo esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensvel ao PTC, casa-se com uma mulher destra, tambm sensvel. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensveis e 2 ins ensveis. Qual o gentipo do casal? 10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia um carter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditria determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e viso normal casa-se com uma mulher mope e com dentes normais, tendo o casal um filho mope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres? 11- (UFRN) Resultam das modificaes produzidas pelo meio ambiente, que no chegam a atingir os gametas, no sendo por isso transmissveis. O texto acima refere-se aos caracteres: a) hereditrios b) dominantes c) genotpicos d) adquiridos e) recessivos

12- (PUCC-SP) O caritipo est relacionado com: a) nmero de cromossomos b) forma dos cromossomos c) tamanho dos cromossomos d) todas alternativas anteriores e) nda 13- (UNESP) Em organismos diplides sexuados, cada par de cromossomos formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos? a) 1/2 b) 1/4 c) 1/8 d) 1/16 e) 1/32 14- (UFSCAR) Relativamente primeira lei de Mendel, s no correto dizer que: a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada carter, sendo, portanto, sempre puro. b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas c) os genes alelos so segregados e passam aos gametas em propores fixas e definidas d) cada gameta puro, isto , s contm um alelo de cada par de genes e) cada carter determinado por um par de genes, que se une na formao dos gametas. 15- (UFSCAR) O que fentipo? a) o conjunto de caractersticas decorrentes da ao do ambiente b) influi no gentipo, transmitindo a este as suas caractersticas c) o conjunto de caractersticas decorrentes da ao do gentipo d) o conjunto de caractersticas de um indivduo e) o conjunto de caracteres exteriores de um indivduo 16- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o nico que Mendel possua quando realizou as experincias que deram origem gentica era: a) a relao genes-cromossomos b) a existncia de cromossomos no ncleo celular c) o processo de reproduo dos vegetais d) a natureza qumica dos genes e) o processo da meiose 17- (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando est em par, e situase no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genticas semelhantes, sendo a cor de pele, o carter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente: a) homlogos, alelos, recessivos, dominantes b) alelos, recessivos, alelos, homlogos c) recessivos, dominantes, alelos, homlogos d) recessivos, alelos, dominantes, homlogos e) recessivos, alelos, homlogos, dominantes 18- (CESGRANRIO-RJ) As clulas de um indivduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homlogos. Esse indivduo den ominado: a) hemizigoto b) heterozigoto c) heterogamtico

d) homozigoto e) haplide 19- (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinao da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor prpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vrios cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

Cruzamento I x aa II x aa III x aa IV x Aa

Resultado 100% prpura 50% prpura; 50% amarelo 100% amarelo 75% prpura; 25% amarelo

20- (Taubat) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, um carter recessivo em muitas espcies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo autofecundada, e 600 de suas sementes so postas para germinar. Quantas teoricam ente, levaro a plantas albinas? Quantas, teoricamente, tero o gentipo parental? a) 150; 300 b) 150; 450 c) 300; 300 d) 150; 150 e) 450; 150 21- (CESESP-PE) A Marabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por "maravilha", apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a gerao F1 dar flores de colorao rsea. Intercruzando - se elementos dessa gerao, na gerao F2 aparecero flores brancas, rosadas, e vermelhas, na proporo de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, voc pode concluir que se trata de um caso de: a) polimeria b) interao gnica c) pleiotropia d) recessividade e) co-dominncia 22- (Med. Catanduva) Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausncia de dominncia, obtm -se em F1 100% de indivduos azuis. Do cruzamento dos indivduos de F1, obtm-se em F2 a seguinte relao fenotpica: a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos d) 25% brancos e 75% pretos e) 25% brancos e 75% azuis Apresentam gentipo Aa as linhagens: a) I e II b) II e III c) II e IV d) I e IV e) III e IV 23- (FEI-SP) Num cromossomo, os genes m e n mantm uma distncia de 14 unidades. Em que porcentagem segregam os gametas do gentipo MN/mn?

24- (UMC-SP) Um indivduo de gentipo desconhecido foi cruzado com o birecessivo mn/mn e produziu os seguintes descendentes: 4% MN/mn; 46% Mn/mn; 46% mN/mn; 4% mn/mn Pergunta-se: a) Qual o gentipo do indivduo? Ele cis ou trans? b) Que tipos de gametas formou e em que procentagem? c) Quais desses gametas so parentais e quais so recombinantes? d) Qual a distncia dos loci m e n no mapa gnico? 25- (Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, cruzado com outro que homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados: - no ocorreu permuta entre os genes A e C - ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D - ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D a) Baseando-se nos resultados acima, qual a seqncia mais provvel desse 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

You might also like