You are on page 1of 11

Aula 4 Direito Romano

Histria Interna (institutos)


y y y

Perodo Pr-clssico (753 a.C. a 149 a 126 a.C.) Perodo Clssico (149 a 126 a.C. at 305 d.C.) Fim do Reinado de Diocleciano Perodo Ps Clssico (305 d.C. a 565 d.C.) Final do Reinado de Justiniano Justiniano foi adotado pelo seu tio Justino, que era o imperador antecessor, pois Justino no tinha filhos homens, apenas filhas mulheres. De 140 a 126 A.C. foi o momento que foi promulgado a lei (lex) AEBUTIA, que deu grande fora ao trabalho dos pretores, concedendo poderes ao pretores urbanos quanto peregrinos.

Das pessoas Fsicas ou jurdicas


No havia agrupamentos S estudaremos as pessoas fsicas Eles simplesmente concediam a personalidade jurdica e capacidade semdefinio. PERSONALIDADE JURDICA: Toda pessoa tem direito e deveres desde o nascimento. O nascituro parte das vsceras da mulher, o aborto era permitido. Nem se falava sobre direito do nascituro. Atributos jurdicos que todos tm a partir do nasciment . o absoluta. CAPACIDADE JURDICA: Aptido de adquirir direitos e deveres na ordem civil. No absoluta, pode no ter a capacidade jurdica plena. Medida para a capacidade a pessoa pode ter limitada. Enfim: capacidade absoluta ou relativa. CAPACIDADE DE FATO: Poder que a pessoa tem por si mesma de adquirir seus direitos comea com os 18 aos. No direito romano no existia maioridade. No direito romano no se fazia muitas definies, apelas aplicavam prdigo, quando os gatos se tornam excessiva a prpria pessoa que os comete.

SUI IURIS nico que tem a personalidade, capacidade jurdica e capacidade de fato. Em regra o paterfamilias. ALIENT IURIS Pessoas que estavam atreladas ao paterfamilias. Pessoas fsicas:

Os escravos eram objetos. So homens, mas no so sujeitos dedireito, so objetos de direito. As mulheres eram chamadas de imbecilitas sexus (sexo imbecil). Existem momentos em que os homens tinham certas capacidades: 7 anos: capacidade de raciocnio, pensamento; 14 anos: maturidade fsica (exame fsico), ver se a pessoa podia ter filhos para se casar. Definiu-se 14 anos para os homens e 12 anos para as mulheres como maioridade fsica, para propsito do casamento; 25 anos: no tem personalidade jurdica se tiver um paterfamilias, mas adquire capacidade. Todos os filhos so subordinados aos paterfamilias at a morte deste. A primogenitura era muito importante. Quando o pai morria, era comum o primognito assumir. A grande diferena entre o direito brasileiro e o direito romano, que no primeiro nasceu e respirou tem personalidade, j no Romano no. Ainda no direito romano a outra diferena era o aborto, no existia o sentido de expectativa de vida. Ainda outra diferena que no existe maioridade, sempre estaro vinculados aos pais, exceto quando o paterfamilias morrer. 17 de maio de 2011 Todos so caracterizados como pessoas, mas a faculdade somente do homem sexo masculino. O escravo era considerado res, ou seja, uma coisa, como qualquer objeto. Mesmo depois quando existem os escravos libertos, existiam limitaes. Por exemplo: no poderiam casar com senadores ou filhos de senadores. No imprio Romano nem todo homem pessoa fsica, no sentido que se pode adquirir personalidade. Para estabelecer quem a pessoa fsica no Imprio Romano, a primeira preocupao: estabelecer qual a condio da pessoa. Condio natural: Nascimento, vida extrauterina, forma humana. o Nascimento: Para que se tenha personalidade jurdica, tem que ocorrer o parto. No Imprio Romano era a questo do parto das vsceras, logo, tinha que apenas nascer. Enquanto a criana t sendo gerada, no tem expectativa de lei. Esse parto era feito de forma natural. A cesariana s era permitida em mulheres mortas, em caso quando a me morre e se tem que tirar o nascituro. A primeira vez que se faz uma cesariana foi no nascimento de Csar. o Vida Extrauterina: depois de muito tempo, comeou a se considerar que o nascituro depois de seis meses poderia sobreviver. Tem que nascer e continuar vivendo. A confuso (como temos hoje) de quando se nasce e logo em seguida se morre tambm era considerado no direito romano, tambm se mudava o direito sucessrio caso o paterfamilias no deixasse testamento. Uma polmica entre duas escolas existentes no imprio romano:  Proculeianos (conservadores): a criana tinha que chorar para ser considerada vida extrauterina.  Sabinianos (liberais): consideravam que bastava qualquer indcio de vida, como por exemplo, a respirao, ou o prprio choro. No existiam grandes diferenas entre essas duas escolas, era mais questo de como se fosse federal X Curitiba , birra.

Somente Justiniano que vai declarar como critrio o dos sabinianos. Forma Humana: analisavam realmente se a pessoa tinha a forma humana. Eles entendiam pelos conhecimentos inadequados da poca que a criana que nascia com deformidades era resultado de relaes hbridas entre homem e animal coitus cum bestia. Eles chamavam essas crianas de Monstrum ou Portentum. Essas crianas eram mortas e as mulheres eram afastadas da famlia. Detalhe: at meados da repblica, esse defeito poderia at ser pequeno. Por exemplo: sabemos hoje que a crianas as vezes nasce com o p torto pela posio que fica no tero, e que em 10 dias volta a ser certo. No imprio Romano no dava tempo, e a criana era morta quando nascia.

Se a me se sentir ameaada, ela pode pedir o curator ventris que era um magistrado que cuidaria dessa gestante. At hoje existe isso, no ministrio pblico. S com Justiniano, no final da civilizao romana, que se houve possibilidade de atribuir direitos ao nascituro IN RERUM NATURA ESSE. Quando se tratar de alguma vantagem para o nascituro, se considera o mesmovivo e nascido naquele momento. Exemplo: digamos que me seja uma escrava, e essa me gera um filho que escravo. Mas durante a gestao, a me liberta. Ainda na gestao, a me faz algo que considerado ingrato. Ento, o seu senhor cancela a sua liberdade. Ento, se a me foi liberta, mesmo por um dia, a criana nascer como livre e ingnuo, como se nunca tivesse sido escravo.
y

Condio jurdica: Status Libertatis, status civitatis, status familiae. o Status Libertatis (se homem livre ou escravo): isso era fundamental no imprio romano. Para estabelecer a condio jurdica da pessoa era demasiadamente importante avaliar se era homem livre ou escravo. o Status civitatis: Estabelecer qual a condio da pessoa dentro de uma sociedade jurdica organizada. Se for cidado, peregrino, latino (j morava no local onde foi fundado o Imprio Romano). o Status familiae: Divide em Sui Iuris (em regra paterfamilias) e Alient Iuris (so os demais que esto agregados a um paterfamilias). Explicando: Status Libertatis: 1. Livres a. Ingnuo Nasceu livre e permaneceu nessa condio durante toda a sua vida b. Liberto Aqueles que nasceu escravo e foi libertado; e ainda o que nasceu livre, tornou-se escravo e novamente voltou a ser livre. O liberto tem algumas limitaes, como por exemplo, o liberto nunca poderia se casar com senadores e seus descendentes e ascendentes. 2. Escravos Sempre res = coisa, objeto de direito. Implicaes: nunca poderia se casar legitimamente;

O casamento de um escravo com um cidado um contubernium, e apenas uma unio de fato, logo no gera no consequncia nenhuma. E o filho est submisso ao paterfamilias. Seu dono pode transferi-lo, por dinheiro ou por doao. A escrava tambm tem direito ao curator ventris. Opaterfamilias poderia usar o escravo para comercio, para que o escravo trabalhasse dessa forma para famlia, contudo, diferente de quando fazia com seu filho, aqui o paterfamilias responsvel caso o escravo cometa alguma bobagem. A mulher, embora fosse pessoa fsica, jamais adquire personalidade jurdica plena no Imprio Romano Imbecilitas sexus. STATUS CIVITATIS 1. Cives Cidado romano. O nico que tem o ius proprium civis romanorum. 2. Latini = j habitavam o norte da Itlia quando ali se inicia o desenvolvimento do Imprio Romano. O norte da Itlia hoje se chama latium. a. Prisci ou veteres Latinos velhos, nas colnias mais antigas criadas bem antes do I.R. Podiam se casar legitimamente. (casamento legtimo: justas npcias) b. Coloniarii Habitantes das colnias mais recentes (ps 268a.c.). 3. Peregrini a. Ordinrios Que lutaram bravamente e sero considerados por isso, e nas suas relaes internas. b. Deditcios c. Que no lutaram bravamente e no teriam respeito do I.R. 4. No colocamos aqui os Brbaros, pois eles no tem relao com Roma, pelo contrrio, era inimigos de Roma. Existe uma lei LEX JULIA feita em 90 a.C., todos os latinos tiveram sua cidadania reconhecida, logo some a diviso entre eles. Uma lei Clucia Papria em 59 a. C. tambm concedeu cidadania aos parceiros de Roma. Em 49 a. C. se concede cidadania romana a todos os habitantes da Glia (estrangeiros). Em 212 d.C. a chamada Constitutio Antoniniana concede a cidadania a quase todos, foi cedido pelo imperador Caracala.

STATUS FAMILIAE 1. Sui Iuris a. Paterfamilias Aquela que coordena e administra a famlia romana em todos os sentidos Sempre o ascendente mais velho vivo. 2. Alieni Iuris (so parentes agnadas) a. Filiusfamilias (plural, ou filiifamilias no singular) b. Mulher casada cum manu (in loco filiae) i. Cum manu: a mulher se transfere para a famlia do noivo, totalmente, se desvincula a sua famlia antiga. ii. Sine manu: a mulher no sai de sua famlia, e o homem e a mulher no precisam morar na mesma casa. S era exigida a fidelidade. c. Netos e netas d. Noras casadas cum masiu e. Clientes f. Colonos g. Escravos STATUS CIVITATIS
y

Direito Pblico o IUS SUFFRAGII  Eleger representantes o IUS HONORUM  Capacidade de se eleger Direito Privado o IUS COMMERCII  Atos negociais que sejam vlidos e eficazes o IUS CONUBII (JUSTAE NUPTIAE)  Casar-se legtimo.  nica unio de direito, que pode ser celebrada de 3 maneiras, dependendo da capacidade matrimonial. o IUS ACTIONES o TESTAMENTI FACTIO  ACTIVA y Possibilidade de elaborar um testamento (disposies das ltimas vontades, que devem ser realizadas depois de sua morte). Pode ser revogado, se houve clausulas ilcitas ou impossveis.  PASSIVA y Faculdade de ser contemplado em testamento, receber um legado. o TRIA NOMEN  PRAENOMEN  NOMEN

COGNOMEN y Como Alexandre O Grande

Os latinos velhos tinham o IUS SUFFRAGII, mas no tinham o IUS HONORUM, no mbito do direito privados, eles no possuam apenas o TRIA NOMEN. Os latinos possuam quase os mesmos direitos dos velhos, mas no possuam os IUS CONUBII Os estrangeiros possuam o IUS COMMERCII para praticar um ato determinado. No podiam circular livremente pelas estradas e rios Romanos, pois eram considerados (estradas e rios) fronteiras importantes Roma Central. STATUS FAMILIAE Famlias numerosas e viviam todos juntos. Havia diferenas entre os filhos, apenas no cristianismo implantado em roma que se inicia a preocupao com a igualdade entre os filhos. Conjunto de pessoas ligadas por um vnculo de parentesco: AGNAO, que esto subordinadas a um paterfamilias. Totalmente patriarcal: todos estavam subordinados ao seu poder [do paterfamilias] inclusive at a sua morte. FAMILIA PROPRIO IURE (famlia propriamente dita) O paterfamilias no precisa ser necessariamente casado ou ter filhos biolgicos, ele apenas o ascendente masculino mais velho de toda a famlia. A coisa mais importante para a famlia era a contemplao dos DEUS LARES, por isso o paterfamilias era to preocupado em deixar um filho homem como sucessor. Quando o paterfamilias morre, todos os seus filhos homens, pessoas que esto ligadas a ele pela Agnao, se transformam em SUI IURIS, mas eles tm a tendncia de serem administradas pelo mais velho. At os 25 anos porm, eles ainda esto sob curatela. Existem 3 tipos de parentesco:
y y

Agnatio (subordinao a um ascendente masculino mais velho vivo) o Foi abolido por Justiniano. Cognatio (consanguneo linha masculina e feminina) o S era levado em conta para impedimentos matrimoniais entre parentes prximos, at no cristianismo Adfinitas (adquira pelo casamento) o Parentes por afinidade (cunhados sogra e genro). Existe entre um dos cnjuges e os parentes cognados de outro. No existe ex-sogra ou ex-nora, por mais que haja dissoluo do casamento, este vnculo no deixa de existir.

Os romanos tinham costume de escrever testamentos, estabelecendo como queriam que fossem seus velrios, enterros... Quando no dava tempo de escrever testamentos, havia uma ordem de vocao hereditria a herana, descendentes, ascendentes e colaterais (no essa a ordem). Como contado o parentesco: sempre linhas e por graus. Linhas ( uma srie de pessoas que descendem de um ancestral comum). o Reta  Pessoas que descendem uma das outras. Por essa razo no existe limitao de parentesco, o impedimento ocorre sempre (no faz sentido o bisav casar com as netas) o Colateral  Embora no descendam uma das outras, mas elas tm um antepassado comum. Como tios, irmos etc. Esse parentesco limita-se a quarto grau (para impedimentos matrimoniais, e alguns casos de sucesses). Grau o a distncia que vai de uma gerao a outra. O parentesco conta-se por graus. Ser diferente, conforme a linha for reta ou colateral. Na reta ela percorre apenas diretamente. Na linha colateral os graus contam-se partindo de um parentes, subindo at o antepassado comum, e desce at o outro parente que quer se saber.

Os poderes do Paterfamilias (PATRIA POTESTAS)


y

y y y

Vitalcio (pois no existia maioridade) e titularidade (no exercido pelo pai biolgico, mas s pelo paterfamilias, que no necessariamente o ascendente biolgico, mas o ascendente masculino vivo a mais tempo em todos eles, o mais velho na famlia). Ius vitae et necis: o direito de vida e morte sobre os filhos. Por exemplo, o paterfamilias poderia matar um beb [e para eles deveria] quando nascesse deformado. Mas em geral, ele poderia matar o filho, quando achasse necessrio. No inicio da civilizao era ilimitado, mas com o passar do tempo foi sendo reprimido. Esse poder desaparece oficialmente em Constantino, e o pai passa a ser visto como homicida se matar o filho (em 310 d.C.) Ius noxae dndi: o direito de abandonar os filhos em caso de culpa na mo da vtima. Por exemplo, entregar o filho para ser escravo em caso de divida que este tenha feito sem autorizao. Esse poder desaparece em Justiniano. Ius exponendi: a rejeio\abandono de filhos recm nascidos [deformados]. Desaparece em 372, quando se proibi de matar o recm nascido, abandon-lo [literalmente jogar no lixo]. Ius vendendi: a possibilidade que tem de vender seus filhos se ele estiver em ms condies financeiras, no podendo arcar com as despesas, misria extrema. Determinar casamento, quando achar conveniente. Pode impor o divrcio aos filhos e suas esposas.

Algumas denominaes mais especficas: poder sobre a mulher nora: MANUS. Poder sobre os escravos: DOMINICA POTESTAS. Sobre os bens: DOMINIUM.

Peclio
y y y

y y

O peclio um conjunto de bens que pode receber do paterfamilias por um herdeiro, ou de outras formas. Alguns direitos que o filiusfamilias poderia exercer sobre seus bens: PROFECTCIO: um conjunto de bens que o paterfamilias entrega ao seu filho, por perceber que esse tem um talento para sua gesto. O filho apenas um detentor do bem. Se o filho morrer, o patrimnio volta para a famlia. CASTRENSE: Conjunto de bens que o filiusfamilias recebe como militar em acampamentos. Corresponde ao soldo (o que recebe quando est em acampamento) ou presentes de seus superiores (general, por exemplo) e at os saques. Se o filho morrer no ir para a massa famlia, mas para seus descendentes. QUASE CASTRENSE: o conjunto de bens que recebe por ser da corte, na qualidade de funcionrio. ADVENTCIO: Conjunto de bens que os filhos recebem por sucesso.

Sobre os bens
y y

PROPRIEDADE: o nico poder de direito sobre a coisa. Pode fazer o que quiser com o bem, e caso algum o pegue, tem o direito de ir buscar. POSSE: Voc proprietrio, mas no faz uso do bem, decide ceder o uso, desmembrando a propriedade em POSSE que pode ser direta e indireta. Na direita, fica nas mos do locatrio (exemplo), e a indireta continua sendo do proprietrio.Poder de fato sobre a coisa, juridicamente protegida. DETENO: a poder de fato, sem a proteo jurdica.

FONTES DA PATRIA POTESTAS


y

Casamento legtimo (Justae nuptiae) a nica unio de direito. S podem se casar os cidados romanos e os latinos velhos. O intuito do casamento, inclusive aqui no Imprio Romano, era a reproduo e nessa poca principalmente a do sexo masculino, ter filhos homens.

REQUISITOS: 1. Consentimento (o direito romano primitivo exigia apenas o consentimento do paterfamilias, independente da idade que possuam. Com o passar do tempo os noivos comearam a se manifestar suas vontades, mas em geral, a ltima palavra era do paterfamilias). No perodo do ps clssico, s seria desnecessrio o consentimento do paterfamilias se os dois noivos fosse Sui Iuris. 2. Puberdade Em primeiro momento, era necessrio um exame fsico para saber qu estava em prprio para reproduo. Depois, comearam a achar o exame desagradvel e fixaram a puberdade com 12 anos para mulher e 14 anos para os homens, e no poderiam se casar antes dessa idade.

3. Conubio Consiste na faculdade de se casar legitimamente. Caso algum desses requisitos sejam descumpridos, a unio apenas de fato e no de direito, logo o pai no ter ptria potestas sobre os filhos, por exemplo. Existem ainda outros impedimentos: Impedimento absoluto: escravido, no cidadania romana (exceo aos latinos velhos), servio militar (at 197 d.C., que estavam ainda muito envolvidos em campanhas militares, e os homens no poderiam se casar antes do servio militar. Existiam alguns problemas que surgiam, quando se casavam antes, como quando o marido no voltava da guerra, e a mulher no sabia se ele tinha realmente morrido); e bigamia (no se poderia casar com duas pessoas). Impedimentos relativos (que valem para algumas pessoas em determinados tempos): So muitos e variaram quanto ao tempo, e quanto as pessoas. Primeiro, pode resultar por conta do parentesco (tanto em linha reta, quanto colateral, que seja consanguneo ou no, at o quarto grau era proibido casar). Afinidade: esto proibido se casar os afins de linha reta: o sogro e a nora, a sogra e o genro. No direito romano, perodo ps clssico se proibiu tambm o casamento entre cunhados. Existem impedimentos de condio social: at 445 A.C. quando se proibia o casamento entre Patrcios e Plebeus (lei canulia). Otaviano Augusto permite o casamento de liberto com ingnuas, at ento era proibido. Mas continua proibido o casamento entre libertos e membros da classe senatorial. Impedimentos de ordem prtica: lex julia de aduteriis: A mulher adultera no podia contrair outro casamento (s da mulher adltera). A partir de Justiniano ela pode se casar, mas no com seu cmplice. Senatus Consultos da poca de Marcos Aurlio dizem que o tutor [e curador](e seus descendentes e ascendentes) no podem se casar com seu pupilo ou pupila o homem sob tutela ate os 25 anos e a mulher perpetuamente. Existem ainda Mandatas que estabeleceu a proibio entre governador e mulher nascida ou domiciliada na provncia a ideia era evitar o nepotismo. Existe ainda uma constituio de Constantino, que era proib raptor e ido raptado se casar, mesmo que a mulher tenha consentido no rapto (ter fugido) podiam se casar com outros, mas no com seu raptor/raptado. Na ordem religiosa que influenciou: A proibio entre cristo e judeu. Justiniano tambm proibi padrinho e afilhada. Existiam pocas que pessoas poderiam pedir dispensa em determinados impedimentos relativos, que poderia ser concedida pelo imperador ou no concedida. Existem formas de celebrao do casamento romano legtimo: Confarreatio: tem tudo a ver com os casamentos que vemos hoje. Festas gigantes, com toda a sociedade convidada. No dia da celebrao, a mulher deveria estar vestida de branco. A grinalda e o buqu teriam que ser de flores de laranjeira pureza. Ela era conduzida pelo seu paterfamilias at seu noivo, e se realizava a cerimnia. Outra caracterstica a distribuio do que chamavam de panis farrens

(po com farinha de trigo) que o bolo, como hoje distribudo. A diferena que no se podia deixar de comer de bolo, pois seria uma imensa ofensa. Acreditava-se que ao ingerir ao bolo eles desejavam aos noivos fertilidade. Coemptio: Era a venda da filiifamilias para outro paterfamilias ou noivo. Ao momento que ela era vendida, o noivo a conduzia at o lugar onde eles iriam morar, deveria levar no colo. Mesmo que depois cada um fosse morar em um lugar, mas no momento teria que conduzir a mulher at l. Usus: Corresponde a coabitao por 365 dias + 1 dia [ano e dia] (at o 365 dia era Concubinato [unio estvel], e esse concubinato no os impedia a casar, pois poderia virar casamento). No 366 dia se tornava um casamento.Entendia-se que se gostaria de manter o interesse na relao, e, portanto seriam casados. Caso no se queira transformar em casamento, e se gostaria de manter o concubinato, as pessoas deveriam se afastar no 366 dia e ficar 3 dias e 3 noites afastadas (usurpatio trinoctii), e quando voltam, comea a contagem novamente. Aqui o interessante era que o consentimento no era necessrio, porque era uma concesso de uso capio de bem mvel de 1 ano, se adquiria a mulher [que era considerada um bem] por uso. E se os dois vivem a 1 ano significa que o paterfamilias teria consentido. Causas de dissoluo do casamento: A primeira causa para a dissoluo do casamento era a morte de um dos conjugues. Outras causas era a perda da liberdade e a perda da cidadania (causado por crime poltico, matar uma autoridade como um general, ou ir para outro pais e se naturalizar). E por ltimo: o divrcio (repudium/divortium). Inicialmente, quando no havia consentimento de uma das partes, eles usavam a expresso repudium. E depois genericamente a expresso divortium, usada erroneamente quando no h consenso, quando na verdade a expresso vem de di dois, vortium corte [de relao] e tambm usada quando havia consenso. Na realeza, era pouco usado o divorcio, embora sempre tenha existido sempre o divrcio no Imprio Romano. Existiam trs situaes [na realeza] que o homem podia pedir o divrcio: se a mulher beber vinho, se a mulher fosse adultera, ou se ela pratica o aborto sem o consentimento do marido. A partir do final da repblica, os divrcios comearam a se tornar mais frequente. Otaviano Augusto resolveu que iria dificultar o divrcio: O divrcio deve ser realizado na presena de sete testemunhas - cidados romanos homens pberes (maiores de 14 anos) e depois disso essa deciso do divrcio deveria ser comunicada a outra parte por um liberto. Mas de qualquer forma, no adiantou muito, pois esse Senatus consultos foi imperfeito, e ningum respeitava isso. Isso porque eles no permitiam intromisso do estado na famlia romana.

Os imperadores cristos, por conta da igreja catlica, comearam a combater o divrcio, no chegaram a impedir [pois j estava sacramentado no Imprio], mas combatiam. Constantino delimitou o divrcio a alguns casos especficos alm dos trs clssicos: A mulher adultera, a mulher condenada por crime de envenenamento (m uito comum da poca). Se estabeleceu tambm que a mulher poderia pedir se seu marido fosse condenado por crime de homicdio, envenenamento ou violao de sepulcro [a violao era to comum por conta da prtica dos pagos de colocar ouro no caixo para a vida no mundo baixo, e agora como o cu ficava acima, existiam pessoas que iam roubar esse ouro posto].

Adoptio latu sensu (adoo sentido amplo) o adoptio strictu sensu o Adrogatio (famlia inteira) Que faz surgir o parentesco civil entre as pessoas. A adoo propriamente dita (adoptio) ou de uma famlia inteira (adrogatio). Legitimao Possibilidade que se tem de legitimar filhos nascidos fora do casamento, desde que no sejam adulterinos (feitos durante do casamento) ou incestuosos.

You might also like