You are on page 1of 6

UNIDADE I: INTRODUO FISIOLOGIA VEGETAL: CONCEITOS E APLICAES

1. IMPORTNCIA DAS PLANTAS PARA A HUMANIDADE 2. CONCEITO DE FISIOLOGIA VEGETAL E SEU RELACIONAMENTO COM OUTRAS CINCIAS 3. APLICAES DE FISIOLOGIA VEGETAL 4. DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ESTUDO DA FISIOLOGIA VEGETAL

FISIOLOGIA VEGETAL: CONCEITOS E APLICAO

1. IMPORTNCIA DAS PLANTAS PARA A HUMANIDADE O estudo das plantas desperta o interesse, no s por simples curiosidade, mas, principalmente, pelo fato de serem essenciais e imprescindveis ao homem. A histria do Homo sapiens na terra uma demonstrao clara de que desde os primrdios de sua existncia ele depende, direta ou indiretamente, das plantas que vivem na superfcie terrestre, nos oceanos, nos rios e nos lagos.

Por esta razo que muitos afirmam que a histria da botnica confunde-se com a histria da humanidade. As populaes primitivas se interessaram pelas plantas, no s porque elas forneciam madeira que era utilizada para fabricar suas moradias, seus instrumentos de caa e pesca, mas, principalmente, devido s suas propriedades alimentcias, txicas e medicinais. O homem contemporneo continua estreitamente dependente das plantas. E considerando apenas as (PTERIDFITAS, plantas vasculares GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS) verifica-se que elas fornecem:

Alimentos para o homem e animais; Madeira para moradia e mobilirio; Fibras para vestimenta; Medicamentos para preveno e cura de doenas em animais e no homem; Papel, borracha e temperos; Bebidas alcolicas (cerveja, vinho, licor, rum, aguardente, etc.); Bebidas no alcolicas (caf, ch, chocolate, sucos, etc.); Combustveis e seus derivados (lcool, asfalto, fertilizantes, gasolina, madeira, plstico, querosene, etc.). Alm disto, as plantas contribuem para o embelezamento do ambiente fsico e manuteno do oxignio atmosfrico em nveis que permitem a vida animal em nosso planeta.

Esta dependncia do homem pelas plantas gerou o interesse no estudo dos diversos aspectos do vegetal, tais como: Sua estrutura (morfologia) e a origem dos diferentes tecidos e rgos que compem o corpo da planta (morfognese); As caractersticas do vegetal so transmitidas de uma gerao para a outra (gentica); As plantas so classificadas (taxonomia) e quais suas relaes filogenticas (sistemtica); As plantas esto distribudas na superfcie terrestre (fitogeografia); As plantas interagem com o ambiente que as cerca (ecologia); E como os vegetais crescem e se multiplicam (fisiologia).

2. CONCEITO DE FISIOLOGIA VEGETAL


Maneira simplista: o ramo da botnica que trata dos fenmenos vitais que ocorrem nas plantas, isto , como os vegetais funcionam. Maneira especfica: o ramo da botnica que estuda os processos e as funes do vegetal, bem como as respostas das plantas s variaes do meio ambiente. Processo: qualquer seqncia natural e contnua de acontecimentos que possa ser observada nas plantas. Ex: Respirao, fotossntese, absoro e conduo de gua e de nutrientes, germinao, florao, etc. Funo: a atividade natural de uma parte qualquer do vegetal, ou seja, o papel desempenhado por um rgo, tecido, clula, organela ou constituinte qumico da planta. Ex: A atividade fundamental dos cloroplastos a fotossntese, das mitocndrias a respirao, etc. Obs: no estudo dos seres vivos, a relao entre estrutura e funo, apesar de complexa, interdependente, ou seja, a funo depende da estrutura e esta ltima criada pela funo.

ASPECTO ORGANIZACIONAL ORGANISMO RGOS TECIDOS CLULAS ORGANELAS M O R F O L O G I A F S I C A F I S I O L O G I A Q U M I C A

ASPECTO FUNCIONAL CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Crescimento e desenvolvimento Processos e funes do organismo Atividade fsica e qumica dos componentes celulares (metabolismo) Potencial hereditrio Regulada pela interao Meio ambiente

ATIVIDADE FSICA E QUMICA DOS COMPONENTES CELULARES (METABOLISMO)

MOLCULAS TOMOS PRTONS, LTRONS, NEUTRONS, ETC.

ATIVIDADE FSICA E QUMICA DOS COMPONENTES DA MATRIA INANIMADA

Interrelaes entre estrutura e funo nos seres vivos

Relao entre potencial hereditrio, meio ambiente e crescimento e desenvolvimento vegetal

PRINCIPAIS FATORES AMBIENTAIS QUE AFETAM O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS

Luz intensidade, qualidade e durao; Umidade do solo e da atmosfera; Temperatura do solo e do ar; Concentrao de sais no solo nions (cloretos, sulfatos, carbonatos e bicarbonatos) e ctions (sdio, magnsio e clcio); Gases na atmosfera (O2, CO2, C2H4, O3, CO, SO2, H2S, HF, NO, NO2 e compostos orgnicos volteis).

Apesar de muitos dos efeitos destes fatores ambientais no crescimento e desenvolvimento j serem conhecidos, ainda falta muito para que se possa explicar o que ocorre a nvel celular e molecular. A compreenso do que ocorre a este nvel poder fornecer os conhecimentos indispensveis ao desenvolvimento de mtodos e tcnicas de manejo para otimizar a produo agrcola e evitar possveis efeitos deletrios de certos fatores ambientais sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas.

3. Aplicaes da Fisiologia Vegetal


Alm dos aspectos tericos da Fitofisiologia, que ajudam o homem a entender como as plantas nascem, crescem e se reproduzem, o seu estudo fornece conhecimentos que possibilitam um manejo mais adequado dos indivduos e das populaes vegetais nativas e cultivadas. Apesar da Fitofisiologia ter aplicaes na ecologia, no paisagismo e jardinagem, na farmacologia e na fitoqumica, foi na agricultura (olericultura, fruticultura, silvicultura, floricultura, forragicultura e agricultura propriamente dita) onde os conhecimentos oriundos dessa cincia causaram maior impacto. Uma boa produo agrcola conseqncia de um crescimento e desenvolvimento adequados, os quais dependem da operao equilibrada dos diversos processos e funes do vegetal.

AS ALTAS PRODUTIVIDADES OBSERVADAS NA AGRICULTURA MODERNA DEVE-SE AOS SEGUINTES FATORES:

Utilizao de cultivares mais produtivos (contribuio da gentica e do melhoramento); Uso de fertilizantes (contribuio da fitofisiologia e da cincia do solo); Uso de pesticidas (contribuio da fitopatologia e da entomologia); Uso de irrigao e de mquinas agrcolas (contribuio da engenharia agrcola, da cincia do solo e da ecofisiologia);

Uso de tcnicas de propagao (contribuio da fitofisiologia);

vegetativa

Uso de tcnicas de armazenamento e transporte de (contribuio da sementes, frutos e hortalias engenharia agrcola e da fitofisiologia). Estes fatos, por si s, demonstram a importncia da contribuio da fisiologia vegetal para o desenvolvimento da agricultura. Convm salientar, que a utilizao inadequada de algumas destas tecnologias tem provocado, no s o aumento exagerado no consumo de energia e de fertilizantes provenientes de fontes no renovveis, como tambm tem se constitudo em ameaa para a vida em nosso planeta.

Os exemplos mais visveis disto so a salinizao e a poluio dos solos e das guas e a poluio dos alimentos decorrente do uso inadequado de defensivos agrcolas. Alm disto, o aumento constante da populao de nosso planeta vai nos forar, cada vez mais, a utilizar reas que hoje so consideradas inadequadas para a agricultura, devido a falta ou excesso de gua, a problemas de salinidade, de sodicidade, de acidez e alcalinidade dos solos e de temperaturas altas ou baixas.

Mais uma vez, os fitofisiologistas esto sendo chamados para colaborar na soluo destes problemas, atravs de estudos que visam:
O esclarecimento dos mecanismos envolvidos na absoro e transporte de nutrientes, bem como dos de fixao simbitica do nitrognio atmosfrico, encontrado em algumas espcies vegetais. -- Estas descobertas iro contribuir para otimizar o uso de fertilizantes e podero fornecer subsdios para que se transfira a caracterstica de fixar nitrognio para espcies que no a possuem;

A compreenso dos mecanismos envolvidos na resistncia aos diversos tipos de estresses sofridos pelas plantas, a fim de que se possa desenvolver mtodos e tcnicas de manejo capazes de minorar os efeitos deletrios do estresse. -- Informaes desse tipo, acopladas biologia molecular e ao melhoramento podem redundar no desenvolvimento de cultivares que sejam mais produtivos e menos suscetveis aos diferentes tipos de estresses; O esclarecimento dos mecanismos fisiolgicos e bioqumicos envolvendo a relao patgeno/planta e inseto/planta; -- Uma melhor compreenso do que ocorre na fisiologia das plantas suscetveis e das resistentes ao ataque do patgeno ou inseto poder fornecer dados fundamentais para o controle biolgico das doenas e pragas.

4. Dificuldades encontradas no estudo da Fitofisiologia Dentre as cerca de meio milho de espcies so encontrados indivduos que possuem os mais variados tamanhos, formas, ciclos de vida e que vivem em diferentes habitats. Estes fatos, criam enormes dificuldades aos fitofisilogos no que respeita a generalizaes sobre os processos e as funes de todos estes grupos de indivduos. Esta dificuldade, associada a razes de ordem econmica, levou os fitofisiologistas a concentrarem seus esforos no estudo de plantas produtoras de sementes.

PROCARIOTES GRUPO MONERA SUB-GRUPO EUBACTRIA (bactrias, cianobactrias e micoplasmas). ARCHAEBACTERIA (produtoras de metano, sulfurosas, halofficas e termoflicas). EUCARIOTES PROTISTA 115.000 HETEROTROFOS (protozorios, ferruginosos, chitricomicetos, acrasiomicetos, plasmdios) AUTOTROFOS (diatomceas, dinoflagelados, euglenides, algas douradoas, amareloesverdeadas, pardas, vermelhas e verdes) FUNGOS (zigomicetos, leveduras e bolores ou cogumelos) Uni e pluricelulares; aquticos ou terrestres; nutrio por ingesto ou absoro. CARACTERSTICAS unicelulares ou agregadas; nutrio: por absoro, fotossintticas e quimiossintticas; cido murmico na parede celular. unicelulares ou agregadas; nutrio: por absoro, e quimiossintticas; no contm cido murmico na parede celular.

uni e pluricelulare; grande maioria aquticos e fotossintetizantes.

FUNGI

multicelulares ou raramente unicelulares; filamentosos com parede celular contendo quitina; nutrio heterotrfica por absoro.

PLANTAE 24.000

Plantas avasculares: BRYATA (Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta). Plantas vasculares: PTERIDFITAS (psilfitos, licopdios, cavalinhas e samambaias). GIMNOSPERMAS (cicas, ginkgo, conferas e gnetinas).

pequenos (2 20 cm); terrestres, sem razes, sem folhas verdadeiras, sem tecido de suporte estrutural, no vasculares; reproduzem-se por esporos. maiores que as briatas; terrestres, com razes, folhas e tecidos de suporte estrututal,vasculares; produtoras de esporos terrestres, com razes, folhas e tecido de suporte estrutural, vasculares; fertilizao dupla com produo de sementes nuas. terrestres, com razes, folhas e tecidos de suporte estrutural, vasculares; fertilizao dupla com produo de sementes protegidas pelos tecidos do fruto.

11.000

700

Entretanto, como os representantes destes grupos so indivduos bastante complexos, do ponto de vista morfo-fisiolgico, os pesquisadores tm lanado mo do artifcio de estudar organismos mais simples (algas e bactrias), extrapolando os conhecimentos adquiridos nestes estudos para as plantas vasculares. Ex: Estudos de fotossntese feitos em algas Scenedesmus e Chlorella. Outro fator que limita os estudos dos processos e funes do vegetal, especialmente a nvel celular, a dificuldade de se medir in vivo a atividade metablica nos diversos compartimentos celulares.

250.000

ANGIOSPERMAS (plantas com flores; mono e dicotiledneas)

ANIMALIA MONOCOTILEDNEAS: Orchidaceae, etc. Gramineae,

Todos os animais pluricelulares Palmae, Agavaceae, Bromeliaceae, Musaceae,

DICOTILEDNEAS: Cactaceae, Cruciferae, Rosaceae, Rutaceae, Leguminosae, Malvaceae, Myrtaceae, Cucurbitaceae, Umbeliferae, Rubiaceae, Compositae, Euforbiaceae, etc.

Geralmente, o que se faz quebrar a integridade estrutural do tecido e de suas clulas com o auxlio de tcnicas que envolvem macerao e centrifugao, a fim de isolar-se organelas ou o citosol, onde so feitas as anlises qumicas in vitro. Este tipo de enfoque experimental, que envolve a extrapolao de fenmenos que ocorrem em um tubo de ensaio para o organismo vivo, tem sido responsvel pela elucidao de muitos dos mecanismos envolvidos nos processos fisiolgicos.

Finalmente, como os mtodos usados em Fisiologia Vegetal so fsicos, qumicos ou antomo-citolgicos, os equipamentos utilizados esto, cada vez mais sofisticados e caros, dificultando a aquisio dos mesmos por grupos de pesquisadores que no tenham um bom suporte financeiro para seu trabalho.

You might also like