You are on page 1of 9

O governo de Carlos I, o incio das tenses que conduziram Revoluo Inglesa.

Ao vermos a grande reverncia e prestgio que as autoridades monrquicas inglesas possuem, nem chegamos perto de imaginar que esse pas foi palco de um conflito contra sua realeza. No entanto, no sculo XVII, a ilha britnica protagonizou um dos primeiros episdios que sinalizavam a crise do Antigo Regime. Foi durante a Revoluo Inglesa que as instituies nobilirquicas foram alvo de uma violenta disputa que marcou a histria poltica da Inglaterra. Durante os reinados da dinastia Tudor, a Inglaterra viveu um notrio desenvolvimento de sua economia. Sob a tutela do rei Henrique VIII e, posteriormente, da rainha Elizabeth I, a burguesia britnica viveu anos de intensa ascenso econmica. A formao de monoplios comerciais e o desenvolvimento de lucrativas atividades fizeram com que a parte da burguesia britnica enriquecesse rapidamente. No entanto, os pequenos comerciantes acabaram sendo prejudicados. As vantagens da poltica econmica britnica beneficiavam uma parcela limitada de uma burguesia bem relacionada com as autoridades reais da poca. Alm disso, parte das corporaes de ofcio inglesas detinha o monoplio sob a produo de certos produtos manufaturados que impediam a ampliao do campo de atividades econmicas explorados pela burguesia. No campo, a velha economia agrcola voltada ao abastecimento sofria grandes transformaes. As terras passaram por um grande processo de especulao econmica decorrente da demanda da burguesia por matrias-primas. Foi nesse perodo que se instituiu a poltica dos cercamentos. Tal medida visava ampliar a disponibilidade de matria-prima por meio da apropriao das terras coletivas e devolutas. Com isso, vrios

camponeses e pequenos proprietrios de terra sofreram uma terrvel perda que empobreceu tais setores da sociedade britnica. Nesse contexto contraditrio, onde a Inglaterra enriquecia custa da excluso econmica de parte da populao, que temos preparado o contexto revolucionrio ingls. Alm dos problemas de carter econmico, as contendas religiosas entre catlicos e protestantes dividiam a sociedade britnica em mais uma delicada questo histrica. As tenses sociais e a situao da monarquia britnica se agravaram quando, em 1603, a dinastia Stuart chegou ao trono ingls. Influenciados por uma forte tradio catlica e interessada em fixar bases mais slidas ao absolutismo britnico, os monarcas da famlia Stuart acabaram alimentando disputas de carter econmico e religioso. Dessa forma, foi dado incio s disputas entre o Parlamento, de viso liberal e composta por burgueses protestantes; e o reis da Dinastia Stuart, que eram catlicos e procuravam ampliar sua autoridade poltica. O autoritarismo real contribuiu para que diversos conflitos acabassem se desenvolvendo no interior da Inglaterra. No conseguindo atingir a imposio de reformas que acabassem com os problemas religiosos e econmicos, o Parlamento buscou no apoio popular a instaurao de uma guerra civil que marcou as primeiras etapas do processo revolucionrio ingls.
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-inglesa.htm

Revoluo Inglesa
No sculo XVII, a Inglaterra viveu um perodo de transformaes sociais e polticas conhecido por Revoluo Inglesa. Teve incio em 1640 e fim em 1688/89 com o golpe de Estado. Naquela poca, os elementos da nobreza e os pequenos proprietrios de terras comearam a exportar seus produtos a outros pases da Europa e conforme a exportao aumentava, os proprietrios de terras iam expulsando famlias camponesas das terras. Essa prtica recebeu o nome de cercamento. Os camponeses foram obrigados a irem para as cidades buscando empregos com baixos salrios nas manufaturas e nas pequenas fbricas que iam surgindo. Dessa forma, os industriais e os comerciantes enriqueceram rapidamente. As burguesias atuantes formada pelos industriais e pelos comerciantes enriquecidos passaram juntamente com a nobreza a considerar o controle dos reis absolutistas sobre a economia um obstculo expanso dos seus negcios e passaram a reagir contra o absolutismo real. Com a morte da rainha Elizabeth I, o rei da Esccia, seu primo titulado como Jaime I assumiu o lugar de Ellizabeth I exigindo o reconhecimento como rei. Jaime I tentou impor o anglicanismo para ampliar o poder em suas mos perseguindo os catlicos e os calvinistas. Atravs do seu comportamento, Jaime I conseguiu irar boa parte do Parlamento e quando decidiu criar novos impostos e aumentar os que j existiam, tal relacionamento piorou. O Parlamento reagiu contra o aumento e os novos impostos e o rei dissolveu a Cmara dos Lordes e a dos Comuns. O sucessor de Jaime I foi seu filho Carlos I que se mostrou mais autoritrio, intolerante e impopular que seu pai. Aps assumir o poder, entrou em guerra com a Frana e reabriu o Parlamento, pois necessitava de dinheiro. O Parlamento por sua vez fez com que o rei assinasse a Petio de Direitos em 1628 que proibia o rei de convocar o exrcito, de propor novos impostos sem a aprovao do Parlamento. Carlos I assinou a petio e um ano depois voltou atrs dissolvendo novamente o Parlamento. Novamente tentaram impor o anglicanismo aos ingleses, escoceses e irlandeses, mas os puritanos e presbiterianos reagiram e foram perseguidos, presos e castigados pelo governo.

O incio da revoluo se deu quando os parlamentares puritanos e presbiterianos se revoltaram contra o absolutismo. Exigiram a priso de dois ministros do rei e aprovaram uma lei proibindo o monarca de dissolver o Parlamento.Em 1641, os irlandeses promoveram uma rebelio a fim de se libertarem da Inglaterra. O Parlamento organizou o exrcito para sufocar a rebelio irlandesa mas negou-se a confiar o comando do exrcito ao rei. Com isso Carlos I invadiu o Parlamento com seus guardas pessoais e prenderam os cinco principais lderes da oposio. A guerra civil Na guerra civil, as foras se dividiam em dois partidos poltico-militares: os cavaleiros que permaneceram ao lado do rei Carlos I apoiados pelo clero, pela aristocracia do norte e do oeste do pas e pelos grupos favorecidos pelos monoplios reais e os cabeas redondas que apoiaram o Parlamento sendo eles principalmente a burguesia mercantil e os empresrios rural sendo a maioria puritana ou presbiteriana. Os cabeas redondas sofreram reveses, mas aps a liderana de Oliver Cromwell venceram as tropas da monarquia, prendendo o rei Carlos I que foi julgado e condenado morte. Foi decapitado em 1649, ano em que Cromwell proclamou a repblica e assumiu a nao. Os primeiros anos de repblica foram conturbados, onde tiveram que enfrentar e sufocar rebelies lideradas pelos niveladores que queriam implantar uma democracia que atendesse aos mais pobres. Externamente, Cromwell invadiu a Irlanda e reprimiu uma rebelio contra seu governo e depois venceu o exrcito escocs que invadira a Inglaterra. Cromwell ento, unificou a Inglaterra, a Esccia e a Irlanda numa s repblica e formou a Comunidade Britnica. Em 1651, decretou o Ato de Navegao que determina a comercializao de mercadorias somente por navios ingleses ou dos pases onde foram produzidas. O Ato de Navegao impulsionou o capitalismo ingls e favoreceu a indstria naval e a burguesia mercantil. Em 1651 a 1654, a Inglaterra entrou em conflito com a Holanda por esta ter sido prejudicada com o Ato de Navegao.Comwell ampliou seus poderes durante a guerra encomendando uma nova Constituio que propunha um nico Parlamento e estabelecia o voto censitrio. A Holanda foi derrotada e ento a Inglaterra tornou-se a maior potncia naval do mundo. Em 1658, Cromwell morreu e passou o poder ao seu filho Ricardo.

http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-inglesa.htm

1. Introduo
O pensamento iluminista do sculo XVIII europeu filho de um contexto histrico interessante, onde o destaque est na ascenso da burguesia europia e na permanncia da aristocracia em certos momentos. O Iluminismo no foge s influncias de seu tempo, pelo contrrio, apresenta a filosofia com certo carter utilitrio no favorecimento do esprito burgus, mas num contexto onde a aristocracia no havia sido extinta. O que lemos na filosofia iluminista a utilizao sinttica dos argumentos racionalistas e empiristas para defender a viso de mundo burguesa. No sendo o Iluminismo uma escola filosfica que trabalhe com a necessidade de criar uma nova teoria do conhecimento, mas sim dar uma outra perspectiva s que j existiam, cabe-nos identificar como construda esta herana.

Da tradio racionalista, a principal herana utilizada pelos Iluministas a filosofia cartesiana. A teoria do conhecimento de Descartes est fundamentada na valorizao da dvida, na reflexo metafsica como fundamento do saber; no sujeito cognitivo como base do conhecimento; na resposta relativa ao problema da verdade e na busca de um conhecimento prioritariamente progressivo e construtivo, o qual s pode ser dado atravs da mente, consistindo na valorizao da verdade formal [1]. Filha emancipada do cartesianismo, a filosofia do Iluminismo deve a Descartes (...) o gosto do raciocnio, a busca da evidncia intelectual, e, sobretudo, a audcia de exercer livremente seu juzo e de levar a toda parte o esprito da dvida metdica. Sou, logo penso seria de algum modo o cogito do filsofo do Iluminismo, bem prximo do cogito cartesiano. Bem prximo, ma com um sentido extremamente contrrio.[2] Os Iluministas voltaram-se contra algumas colocaes de base cartesiana como o idealismo, o dualismo, o esprito de sistema e de deduo[3]. A herana empirista posta em prtica pelos Iluministas est fortemente fundamentada, especialmente, em Locke, que acaba influenciando de forma mais decisiva os filsofos das Luzes. pela defesa da observao e da anlise contra o esprito de sistema que Locke se imps como um mestre da sabedoria aos filsofos franceses do sculo XVIII. (...) Locke valorizou definitivamente o papel da experincia; ele ensinou a fazer a anlise das idias a fim de se redescobrir a experincia concreta original (que no , alis, um simples objeto fsico, mas implica o jogo do desejo e das tendncias); com isso Locke abria caminho um dos mais fecundos do Iluminismo francs para a crtica de nossas idias morais e de nossas representaes. Com isso, tambm o termo metafsica- na medida em que no se encontrasse banido do vocabulrio mudava de sentido, para designar a anlise das idias.[4]. O papel de Hobbes est na formulao de uma teoria ligada a soberania absoluta, teoria esta que ser constantemente criticada pelos iluministas. A grande preocupao dos filsofos iluministas, decorrente da ascenso burguesa, a crtica da sociedade e da poltica do Antigo Regime, atravs da apologia investigao racional de todas as esferas da vida humana, seja ela de cunho econmico, social, natural ou metafsico. Com isso, o Iluminismo est propondo uma laicizao da razo em nome do projeto de criao de uma esfera pblica burguesa. Essa proposta acabar levando os filsofos a uma grande aproximao com o atesmo, na forma de uma delimitao das questes metafsicas aos limites do racional. O saber adquire um lugar privilegiado dentro do contexto das Luzes, uma vez que atravs dele que o poder poder ser exercido. Diderot e DAlembert, com a elaborao da Encyclopdie, e a sede de construir a rvore do conhecimento iluminista sobre a qual destaca-se o evidente carter laico - so grandes exemplos disso.[5] A Histria, como esfera do saber, tinha um grande fim pragmtico: o de servir de base s crticas da

sociedade do Antigo Regime e os seus pilares: o clero e a nobreza. Assim, a Histria torna-se instrumento capaz de legitimar a construo da esfera pblica de discusso burguesa, at porque passa a ser sinnimo, como matria da educao do indivduo, de civilidade: a educao era capaz de destruir a barbrie, e dentro dela a Histria possua importante papel iconoclasta. Consideradas estas questes, fica clara a importncia da compreenso do iderio de Locke, com influncia direta do pensamento iluminista. Ao debruarmo-nos sobre Locke, porm, percebemos que a grande herana que o sculo XVII deixar aos pensadores do XVIII justamente a abertura de um debate pblico de idias, sendo nesse contexto que grande parte da teoria poltica inglesa vm tona. O debate entre Hobbes e Locke, tema deste texto, est, portanto, na raiz do que viria ser o pensamento iluminista do sculo XVIII: Como esses pensadores amadurecerem suas teorias acerca da natureza humana e das suas relaes com a dimenso do poder do soberano ser o mote epistemolgico deixado aos filsofos das Luzes. A histria est presente no desenvolvimento das idias de Locke e Hobbes no s porque elas desencadeiam um importante processo de desenvolvimento do pensamento, mas porque esses filsofos estavam escrevendo luz de importantes acontecimentos histricos: A Revoluo Puritana no caso de Hobbes e a Revoluo Gloriosa no caso de Locke. Assim, apresentaremos aqui as idias de Hobbes sobre o Estado de Natureza e a relao que este estabelece entre a sua concepo de natureza humana e o poder. Depois, observaremos como essas idias vo influenciar Locke em suas concepes sobre os mesmo assuntos, sempre procurando entender que as diferenas e semelhanas entre ambas esto sujeitas ao contexto especfico em que elas foram escritas. Terminamos com uma concluso que pretende retomar as convergncias e divergncias dos pontos de vista dos autores em questo e indicar melhor como estas idias esto ligadas aos seus contextos e assim abrem espao para o debate de idias do sculo XVIII.

2. A voz de Hobbes
Thomas Hobbes nasceu na Inglaterra em 5 de abril de 1588 numa famlia pobre, filho de um clrigo semi-letrado, teve a maior parte de seus estudos custeada por um tio relativamente prspero. Depois que concluiu o bacharelado em Magdalen Hall, em Oxford e viveu mais de dez anos na Frana; em 1645 torna-se preceptor de do prncipe de Gales, que vir a ser o Rei Carlos II da Inglaterra. Em 1651 publica o Leviat, sua obra mais importante, voltando para seu pas no ano seguinte. Hobbes morre em 1679 em Hardwick. Assim, grande parte da sua vida passou-se no contexto da Revoluo Puritana e da Repblica de Cromwell, que constituam a realidade sobre as quais Hobbes ir refletir fazendo com que possamos concluir que as teorias em torno do homem e do Estado formuladas por este pensador esto profundamente ligadas situao especfica da Inglaterra do sculo XVII: o Parlamento ingls, como representante da burguesia,

disputava o poder com o rei, negando-lhe o aumento de impostos e o comando do exrcito, situao que acaba resultando numa guerra civil entre os anos de 1642 e 1648.

Em 1649 Oliver Cromwell d um golpe de Estado e sobe ao poder com plenos poderes, expulsando os setores mais conservadores do Parlamento e decretando a priso e a morte do rei Carlos I. Ser o ex-aluno de Hobbes, Carlos II, quem ir restaurar a monarquia inglesa em 1660. Compreender o pano de fundo das reflexes de Hobbes compreender a partir de qual sociedade ele estava formulando as suas teorias sobre o homem e o Estado em todos os tempos e, conseqentemente, entend-las melhor. Mas que teorias so essas? Vamos tentar entend-las a partir de alguns trechos do Leviat: Para Hobbes, os homens so iguais e o que os torna iguais o esforo que todos tm em satisfazer seus desejos e a condio de inimigos entre si, uma vez que para satisfazer seus prprios desejos, o homem no hesita diante do aniquilamento do outro, criando uma situao violenta onde todos esto contra todos, que ele chamou de Estado de Natureza. Para controlar os homens em Estado de Natureza preciso que exista entre eles um pacto social, que teria como objetivo assegurar a paz, tal pacto s seria possvel graas existncia do Estado Soberano, que tm poder ilimitado, monopolizando o recurso violncia em nome da segurana da sociedade civil.

importante lembrar que, como defende Macpherson, quando Hobbes est falando de Estado de Natureza ele no est falando de indivduos no civilizados que viveram em pocas passadas; ele est pensando a natureza humana como atemporal, mas partindo do que ele v na sociedade inglesa do sculo XVII: os homens em Estado de Natureza que deveriam ser resgatados pelo Estado Soberano, perfeitos eram os homens que, em Estado de Natureza, constituam a sociedade civil de soberania imperfeita. [6] O Estado de todos contra todos, onde os homens lutam entre si pelo poder, era o que

Hobbes via na sociedade inglesa em que ele vivia, durante a Revoluo Puritana e a guerra civil, atestando a importncia do fator histrico na compreenso das teorias, conforme ele mesmo atesta no fim do Leviat: E assim cheguei ao fim de meu discurso sobre o governo civil e eclesistico, ocasionado pelas desordens dos tempos presentes, sem parcialidade, sem servilismo, e sem outro objetivo seno colocar diante dos olhos dos homens a mtua relao entre proteo e obedincia, de que a condio da natureza humana e as leis divinas (quer naturais, quer positivas ) exigem um cumprimento inviolvel.[7]

3. A resposta de Locke John Locke pertencia a uma gerao posterior a de Hobbes, tendo nascido na Inglaterra em 1632 e morrido em 1704. Estuda Cincias Naturais e Medicina em Oxford e passa vrios anos na Frana e na Holanda, voltando Inglaterra em 1688, ano da Revoluo Gloriosa.
Assim como as de Hobbes, as suas teorias tambm estavam profundamente ligadas ao contexto em que viveu, mas se para Hobbes o que importava era o poder soberano indivisvel, no importando se ele estava nas mos de Carlos I, que era um rei com pretenses absolutistas, ou se estava no poder quase ditatorial de Cromwell; Locke ver que a restaurao da monarquia por Carlos II no eliminou a disputa entre a coroa e o Parlamento, o que acaba culminando na coroao de Guilherme de Orange, com a condio de estar sempre submetido ao parlamento, surgindo assim o que conhecemos at hoje como monarquia constitucional, consagrando a diviso de poderes e a supremacia do Parlamento. A Revoluo Gloriosa resolveu a antiga questo da disputa de poderes sem que fosse preciso uma nova guerra civil.

Este o pano de fundo das convices de Locke, que vai dialogar profundamente com as teorias de Hobbes, modific-las e estender suas discusses sobre soberania para os pensadores do sculo XVIII, ou seja, os Iluministas, criando assim a esfera de discusso pblica que os burgueses tanto desejavam.
O texto com o qual trabalharemos o Segundo Tratado sobre o Governo Civil de 1690, procuraremos identificar nele os pressupostos da teoria de Locke sobre o homem e o Estado e como estas dialogam com as teorias de Hobbes. Para Locke a nica fonte das idias a experincia, ou seja, elas no so inatas; porm sua noo de experincia estende-se ao conceito de experimentao sensorial, a experincia s chega ao seu grau completo e gera idias se ela tambm est marcada por uma esfera reflexiva dos fenmenos.

Segundo ele, os homens em Estado de Natureza so livres, iguais e independentes na medida em que todos esto sujeitos s leis da natureza, que a razo, no devendo abusar de sua liberdade para prejudicar os outros. Quem agride o outro est indo contra as leis naturais, renunciando razo e dando aos outros o direito de castig-lo, ocasionando as lutas. No se trata mais de uma guerra de todos contra todos como teorizava Hobbes, mas de uma guerra dos seguidores da lei da natureza contra os transgressores da lei da natureza. Neste estado de guerra, a nica forma de obter a paz atravs da eliminao de todos os transgressores e a reparao de todo os danos causados, o que acabava perpetuando a guerra. Para resolver esta questo e assegurar o uso da razo, ou seja, o cumprimento da lei da natureza, os homens devem ceder seu direito de executar a lei por si e entreg-lo a um corpo poltico representativo, o governo.

O governo pode ser um nico indivduo ou vrios, o que importa que sua finalidade a de julgar e castigar os transgressores e assegurar a paz na comunidade. Para isso o governo desdobra-se em vrios poderes, sendo que o principal deles o Legislativo, que estabelece as leis fixas para que todos possam segui-las. Para no legislar em causa prpria o Legislativo no pode executar as leis, o que ficaria a cargo do chamado poder Executivo. Ao poder Federativo fica a incumbncia de se relacionar com outras comunidades ou homens que no aderiram ao pacto, decretando paz ou guerra. Nenhum desses poderes tm poder ilimitado, estando o Federativo e o Executivo subordinados ao Legislativo e este s leis da natureza, o que resulta numa idia contrria ao absolutismo, porque o monarca absoluto no estaria inserido na sociedade, mas sim deliberando de fora dela, causando a desordem e a quebra da lei da natureza. A relao entre as suas teorias e o contexto histrico especfico da Revoluo Gloriosa clara, j no h mais um contexto de conflitos e de guerra civil, mas de um controle da desordem social diante da confirmao do Parlamento como instituio suprema do governo.

4. Concluso Assim, conclumos que a histria do desenvolvimento filosfico da virada do sculo XVII para o XVIII, que deu origem ao pensamento iluminista, tambm pode ser entendida como parte do processo histrico de uma determinada sociedade. Vimos que as idias de Hobbes e de Locke sobre a natureza humana e o Estado, nas suas diferenas, esto profundamente ligadas ao fluxo dos acontecimentos das revolues burguesas na Inglaterra, que constituram o contexto dessas filosofias. Se a teoria de Hobbes est profundamente ligada defesa do Absolutismo, a resposta de Locke est mais de acordo com os ideais burgueses. Tanto a defesa aristocrtica quanto a defesa dos ideais burgueses esto no cerne da constituio do Iluminismo do sculo XVIII, por isso que o debate entre as idias desses filsofos to importante, abrindo um espao sem precedentes para a discusso crtica.
http://www.klepsidra.net/klepsidra27/natureza.htm

You might also like