You are on page 1of 22

Anlise Dimensional Semelhana

Anlise Dimensional e Semelhana

Anlise Dimensional
Anlise dimensional um meio para simplificao de um problema fsico empregando a homogeneidade dimensional para reduzir o nmero das variveis de anlise. A anlise dimensional particularmente til para: - Apresentar e interpretar dados experimentais; - Resolver problemas difceis de atacar com soluo analtica; - Estabelecer a importncia relativa de um determinado fenmeno; - Modelagem fsica.

Anlise Dimensional e Semelhana

Dimenses primrias
massa comprimento tempo temperatura M L T [kg] [m] [s] [K]

Dimenses de grandezas derivadas


Grandeza rea Volume Velocidade Velocidade Angular Vazo Fluxo de massa Fora Torque Energia Potncia Presso Densidade Viscosidade Viscosidade Cinemtica Tenso superficial Condutividade Trmica Calor Especfico Smbolo Dimenso A L2 V L3 U LT-1 T-1 Q L3T-1 & MT-1 m F MLT-2 T ML2T-2 E ML2T-2 P ML2T-3 p ML-1T-2 ML-3 ML-1T-1 L2T-1 MT-2 k MLT-3 CP, CV L2T-2-1

Geometria

Cinemtica

Dinmica

Propriedades dos Fluidos

Anlise Dimensional e Semelhana

Semelhana
Problemas em Engenharia (principalmente na rea de Trmica e Fluidos) dificilmente so resolvidos aplicando-se exclusivamente anlise terica. Portanto, utilizam-se com freqncia estudos experimentais. Mtodos analticos nem sempre so satisfatrios: - Limitaes devido s simplificaes necessrias para resolver as equaes; Anlise detalhada com grande complexidade/custo; Muito do trabalho experimental feito com o prprio equipamento ou com rplicas exatas. Porm, a maior parte das aplicaes em Engenharia realizada utilizando-se modelos em escala. No entanto, sem planejamento e organizao, os procedimentos experimentais podem: - Consumir muito tempo; - No ter objetividade; - Custarem muito.

Anlise Dimensional e Semelhana

Utilizao de modelos em escala


- Vantagens econmicas (tempo e dinheiro); - Podem-se utilizar fluidos diferentes dos fluidos de trabalho; - Os resultados podem ser extrapolados; - Podem-se utilizar modelos reduzidos expandidos (dependendo da convenincia); ou

As comparaes so realizadas entre o PROTTIPO (avio, navio) em escala real e o MODELO em escala reduzida ou aumentada.

Anlise Dimensional e Semelhana

Comparao entre Prottipo e Modelo


Para ser possvel esta comparao e conseqente a utilizao dos resultados do modelo ao prottipo indispensvel que os conjuntos de condies sejam FISICAMENTE SEMELHANTES. O termo SEMELHANA FSICA um termo geral que envolve uma variedade de tipos de semelhana.

Semelhana Geomtrica Semelhana Cinemtica Semelhana Dinmica

Anlise Dimensional e Semelhana

Semelhana Geomtrica
Semelhana de forma. A propriedade caracterstica dos sistemas geometricamente semelhantes (modelo e prottipo) que a razo entre qualquer comprimento no modelo e o seu comprimento correspondente no prottipo uma constante. Esta razo conhecida como FATOR DE ESCALA. A semelhana geomtrica o requisito mais bvio para que um modelo possa corresponder a um dado prottipo. Nem sempre fcil obter a semelhana geomtrica perfeita. Deve-se lembrar que no s a forma global do modelo tem que ser semelhante do prottipo, como tambm a rugosidade das superfcies deveria ser geometricamente semelhantes.

Anlise Dimensional e Semelhana

Semelhana Geomtrica
Muitas vezes, a rugosidade de um modelo em escala reduzida no pode ser obtida de acordo com o fator de escala problema de construo/de material/de acabamento das superfcies do modelo. Exemplo: Estudo do movimento dos sedimentos nos rios. Um modelo em escala pode exigir o uso de um p excessivamente fino para representar o sedimento. No caso de prottipos muito grandes, o recurso de modelos distorcidos (fator de escala diferentes entre os comprimentos na horizontal e na vertical) inevitvel.

Anlise Dimensional e Semelhana

Semelhana Cinemtica
Semelhana movimento, semelhana geomtrica) e cinemtica a semelhana do o que implica necessariamente de comprimentos (semelhana semelhana de intervalos de tempo.
Tempo no prottipo

Comprimento no prottipo
Comprimento no modelo

Tempo no modelo

Velocidade (acelerao) no prottipo

Velocidade (acelerao) no modelo

Exemplo de semelhana cinemtica: Planetrio. O firmamento reproduzido de acordo com um certo fator de escala de comprimento e, ao copiar os movimentos dos planetas, utiliza-se uma razo fixa de intervalos de tempo e, portanto, de velocidades e aceleraes.

Anlise Dimensional e Semelhana

Semelhana Cinemtica
Escoamentos que possuem semelhana cinemtica, os padres formados pelas linhas de corrente so geometricamente semelhantes.

Prottipo

Modelo

Uma vez que as fronteiras do escoamento correspondem a linhas de correntes, s possvel obter escoamentos semelhantes, do ponto de vista cinemtico, em fronteiras geometricamente semelhantes.

Anlise Dimensional e Semelhana

10

Semelhana Cinemtica
No entanto, esta condio no suficiente para assegurar a semelhana geomtrica dos padres das linhas de corrente a uma distncia significativa das fronteiras.

Prottipo

Modelo

A semelhana geomtrica nas fronteiras uma condio necessria, mas no suficiente para haver semelhana cinemtica dos escoamentos.

Anlise Dimensional e Semelhana

11

Semelhana Dinmica
Semelhana Dinmica a semelhana das foras. Dois sistemas so dinamicamente semelhantes quando os valores absolutos das foras, em pontos equivalentes dos dois sistemas, esto numa razo fixa. As foras que determinam o comportamento dos fluidos tm vrias origens: 1. Foras devidas s diferenas de presso;

pL2
2. Foras resultantes da ao da viscosidade;

UL
L

3.

Foras devido tenso superficial;

4.

Foras elsticas;

KL2
5. Foras de inrcia.

L2U 2
6. Foras devido atrao gravitacional

L3 g

Anlise Dimensional e Semelhana

12

Grupos Adimensionais
Grupo Nome Adimensional Nmero de UL Reynolds Razo das representadas foras Smbolo habitual Re

Fora de Inrcia Fora Viscosa Fora de Inrcia Fora da gravidade Fora de Inrcia Fora de tenso superficial Fora de Inrcia Fora elstica

(Lg )

1 2
1 2

Nmero de Froude Nmero de Weber Nmero de Mach

Fr

L U U c

We M

Anlise Dimensional e Semelhana

13

Semelhana Geomtrica
Semelhana Cinemtica

Semelhana Dinmica

Semelhana Geomtrica - das formas - das linhas de corrente - das linhas de fora

Anlise Dimensional e Semelhana

14

Determinao de Grupos Adimensionais em um Problema Fsico


Teorema dos Pi de Buckingham
Dado um problema fsico no qual um parmetro de interesse uma funo de n-1 parmetros independentes, possvel escrever a seguinte relao:

q1 = f (q 2 , q3 ,..., q n )
(1)
Pode-se expressar esta mesma relao de uma forma alternativa:

g (q 2 , q3 ,..., q n ) = 0
(2)
O Teorema dos Pi de Buckingham declara que dada uma relao entre n parmetros da forma da Eq.(2), ento, os n parmetros podem ser agrupados em n-m razes independentes adimensionais, ou parmetros , os quais podem ser expressos como segue:

G ( 1 , 2 ,..., n m ) = 0 1 = G1 ( 2 , 3 ,..., n m )

Anlise Dimensional e Semelhana

15

Determinao dos Grupos Pi


Geralmente, a determinao dos grupos adimensionais segue um roteiro descrito a seguir: PASSO 1: Liste todos os parmetros envolvidos. Define-se n como o nmero de parmetros envolvidos; PASSO 2: Expresse estes parmetros em termos das dimenses primrias. Define-se r como o nmero de dimenses primrias presentes no problema; PASSO 3: Selecione da lista um nmero r de parmetros que, em conjunto, incluam todas as dimenses primrias. Tome cuidado para que estes parmetros no sejam linearmente dependentes. Existe a possibilidade de no ser possvel selecionar r parmetros independentes. Neste caso, o nmero de parmetros independentes, m, deve ser considerado ao invs de r; PASSO 4: Estabelea equaes dimensionais combinando os parmetros selecionados no passo anterior com cada um dos outros parmetros para formar grupos adimensionais. Geralmente, o nmero de equaes dimensionais igual ao nmero de parmetros menos o nmero de dimenses primrias presentes no problema (nr), a no ser que r m. Neste caso, o nmero de equaes dimensionais dever ser (n-m); PASSO 5: Resolva as equaes para obter os grupos adimensionais; PASSO 6: Verifique se cada grupo obtido adimensional.

Anlise Dimensional e Semelhana

16

Estudo de Modelos
Uma vez determinadas a importncia dos nmeros adimensionais e a metodologia para sua determinao em um problema fsico, pode-se estudar como estes nmeros (ou grupos) adimensionais podem ser utilizados para a prtica de engenharia. O teorema dos Pi de Buckingham torna possvel determinar quais so os grupos adimensionais importantes para o problema e predizer a relao funcional entre eles. Considere o caso onde foram determinados 2 parmetros adimensionais, relacionados pela seguinte equao funcional:

1 = f ( 2 )
A semelhana dinmica entre modelo e prottipo (objeto em escala real), geometricamente semelhantes, ocorrer se:

( 2 )MODELO = ( 2 )PROTOTIPO
Neste caso, esta igualdade garante que:

(1 )MODELO = (1 )PROTOTIPO
As grandes dificuldades surgem quando o problema fsico apresenta 3 ou mais grupos adimensionais. Considerando um problema com 3 nmeros adimensionais:

1 = f ( 2 , 3 )
Para se ter

(1 )MODELO = (1 )PROTOTIPO
garantir simultaneamente: necessrio que as seguintes situaes ocorrero

Anlise Dimensional e Semelhana

17

( 2 )MODELO = ( 2 )PROTOTIPO
( 3 )MODELO = ( 3 )PROTOTIPO
Em muitas situaes prticas no possvel atender as equaes acima simultaneamente. Porm, a natureza intrpida de um(a) engenheiro(a) no impede que, ainda nestas situaes, o problema fsico seja analisado. Nestas situaes, conhecidas como Semelhana Incompleta, deparase com problemas intrnsecos da mudana de escala. No caso da anlise de escoamentos, a reduo da escala entre modelo e prottipo responsvel por duas situaes muito comuns: 1. Em casos de escoamento de gua com superfcie livre, pode no ser possvel compatibilizar a exigncia da igualdade de nmero de Reynolds e de nmero de Froude. Como, geralmente, a gua o lquido mais conveniente para a realizao destes testes, a garantia de semelhana geomtrica pode levar a adoo de velocidades no modelo que faa com que o regime de escoamento torne-se laminar, enquanto o prottipo opera em regime turbulento; 2. A rugosidade relativa pode no ser possvel de ser atendida no L modelo. Uma vez que L do modelo reduzida, a rugosidade superficial requerida pode tornar-se impossvel de ser atingida.

Anlise Dimensional e Semelhana

18

Exemplo prtico 1

Disponvel no Livro Fox & MacDonald (5 Ed.).

Semelhana Incompleta entre o Modelo e o Prottipo de uma fragata Os testes em um modelo de navio, em escala 1:80, indicaram que o escoamento apresentou-se laminar (deveria ser turbulento). Isto ocorreu porque no foi possvel atender a igualdade do nmero de Reynolds (situao do problema 1, discutido anteriormente). O fato da no coincidncia dos regimes de escoamento faz com que haja uma grande discrepncia das espessuras das camadas limite e, por conseqncia, do coeficiente de arrasto hidrodinmico. Para que fosse possvel a estimativa da resistncia viscosa, a partir do Modelo, foi necessrio o uso de um artifcio. Da teoria da Camada Limite, estimou-se a espessura da camada limite ao longo do casco do navio (Prottipo). Considerando-se a reduo da escala, estimou-se a espessura da camada limite no Modelo. Como o escoamento no Modelo era laminar, perturbou-se a camada limite de forma a atingir a espessura que garantisse similaridade geomtrica com o Prottipo. Esta perturbao foi realizada acrescentando-se protuberncias ao longo do Modelo. Ao assumir que existe semelhana dinmica quando h semelhana geomtrica entre a espessura da camada limite do Modelo e do Prottipo, foi possvel estimar o coeficiente de arrasto hidrodinmico do navio em estudo. Para se avaliar o impacto do regime de escoamento no coeficiente de arrasto hidrodinmico, observe os dados obtidos a partir do modelo com a camada limite no perturbada ( esquerda) e com a camada limite perturbada ( direita).

Anlise Dimensional e Semelhana

19

Camada limite no perturbada

Camada limite perturbada

Anlise Dimensional e Semelhana

20

Resistncia ao Escoamento em Navios


A partir da anlise dimensional e considerando algumas simplificaes, a resistncia ao escoamento de um navio na gua dada por:

F = .u.2 l 2 . f (Re, Fr )
Onde a massa especfica da gua [kg.m-3], u a velocidade de deslocamento do navio [m.s-1], l o comprimento do navio na linha de gua [m], Re o nmero de Reynolds e Fr o nmero de Froude. A semelhana das foras viscosas (representadas pelo Re) e a semelhana das foras de gravidade (representadas por Fr) no podem ser observadas de forma simultnea. Portanto, faz-se a suposio de que a resistncia ao escoamento de um navio a soma de trs parcelas distintas: a) Resistncia devido gerao de ondas; b) Arrasto viscoso; c) Arrasto devido formao de turbilhes. Admite-se que a parcela (a) no influenciada pela viscosidade (independe de Re). A parcela (c) no simples de se avaliar, mas sabe-se que possui pouca influncia de Re. Portanto, aglutinam-se as parcelas (a) e (c). Desta forma, F a soma de duas funes, uma dependente de Reynolds e outra dependente de Froude: F = f1 (Re) + f 2 ( Fr ) Onde f1 a fora de arrasto viscoso e f 2 chamada de resistncia residual.

Anlise Dimensional e Semelhana

21

Exerccio Proposto Um navio com 125 m de comprimento (na linha de gua) e com uma rea molhada de 3500 m2, vai ser arrastado em gua salgada velocidade de 10 m/s. Um modelo em escala de 1:25 vai ser ensaiado para determinar a resistncia ao movimento. A resistncia total do Modelo (em gua doce) 54,2 N. Determinar a resistncia total no prottipo. Dados: 1. Fora de Arrasto Viscoso: FV = Onde
CF o 0,075 CF = (log10 Re 2)2

1 .u 2 . A.CF 2
arrasto viscoso, definido por:

coeficiente

de

2.

Viscosidade cinemtica da gua doce: =1,235x10-6 m2s-1 Massa Especfica da gua doce: =1000 kg.m-3 Viscosidade cinemtica da gua salgada: =1,188x10-6 m2s-1 Massa Especfica da gua salgada: =1025 kg.m-3

3.

Anlise Dimensional e Semelhana

22

You might also like