You are on page 1of 16

Sumrio

Introduo. Primeira Parte O PASSADO I. II. O incio do trabalho como organizao. O Incio da era trabalhista.

02

03 03

Segunda Parte O PRESENTE III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. A situao atual, desemprego. Quais so as causas? A falta de Instruo Ento, o que fazer? Educao X Tecnologia Flexibilizao, funcionaria? O quarto setor, a informalidade 04 05 06 06 07 07 08

Terceira parte O FUTURO X. XI. XII. XIII. XIV. XV. XVI. Como ser o futuro? O emprego morrer? O trabalho em casa. A rede mundial, Internet. O terceiro setor, os servios. A terceirizao da velha economia. Na falta de emprego, brasileiro vira empreendedor. O quinto setor, o crime. 09 10 10 11 12 12 13

Concluso. Bibliografia.

14 15

Introduo

N
ingum pode descrever com exatido como sero as relaes trabalhistas dos prximos anos. A nica certeza que passaro por profundas alteraes. A mudana ser de tal porte que se constituir na marca do comeo do sculo que est por vir, simultaneamente causa e efeito dos novos patamares em que as atividades econmicas se colocaro. Sem risco de exagero, pode-se dizer que o trabalho no sculo 21, comeando j neste ltimo ano do sculo 20, ter de ser visto sob uma tica to nova quanto aquela que surpreendeu o mundo na chegada da Revoluo Industrial. Basicamente este trabalho foi elaborado tendo em vista os antagonismos entre o passado, o presente e futuro do trabalho. Abordando levemente o passado, pois sem ele no entenderamos o futuro, nos remetemos idia de como toda esta complexidade de relaes trabalhistas surgiu em nossa sociedade e no Brasil.O incio da produo em larga escala, a era do protecionismo, novas leis que valorizaram os trabalhadores. Em seguida temos o presente, ou pelo menos no momento em que escrevo, pois no mundo de hoje o presente quase no existe por causa da velocidade das transformaes. Sendo assim no seria de muito espanto afirmar certamente que o desemprego um dos flagelos mundiais da atualidade, inclusive no Brasil. Em sntese sero apresentadas as causas (tecnologia, competio, falta de instruo, etc.), o que se tem feito em vrios campos, sejam eles bom ou ruins para o trabalhador. Em fim, o futuro, que na verdade j est comeando. Quem saber realmente como ser o futuro? No sabemos com certeza, mas as novas tecnologias esto a para nos dar uma pista, as relaes de trabalho contra o emprego se intensificam, a tendncia de sermos cada um uma empresa est cada dia mais forte e assim evolumos (ou regredimos dependendo do ponto de vista). Seria quase impossvel abordar todos os assuntos relacionados ao tema, h material e assunto suficiente para escrever no s um trabalho, mas sim vrios livros. Porm os assuntos mais importantes foram abordados, alguns com mais nfase, outros de forma mais leve, mas o cuidado foi para que tenhamos o mximo, em uma ordem o mais simples possvel. A coletnea de informaes e teses aqui organizadas e formuladas tem por objetivo sintetizar este to complexo tema no qual sua grandiosidade no se restringe apenas sua quantidade de assuntos, mas tambm a suma importncia para cada um de ns seja l quem somos.

Robson Tavares

Primeira Parte O PASSADO I. O Incio do Trabalho como Organizao

cerca de 100 000 anos, tudo de que precisvamos para sobreviver era caar e procriar. Depois, com mais ferramentas e armas, alcanamos certa organizao no trabalho, e outras maneiras de sobreviver foram surgindo. As primeiras tecnologias de irrigao, h 12 000 anos, permitiram que as lavouras se fixassem, gerando excedente de alimentos, menos obrigaes de caa e mais tempo para nos especializarmos em outras tarefas - como na minerao e na metalurgia. Surgiram as primeiras vilas, e nossas necessidades aumentaram, estimulando os esforos de massa e o aparecimento de lderes para planejar e controlar o trabalho. Construmos cidades, monumentos e templos e continuamos crescendo em quantidade de indivduos e em qualidade de conhecimento. Dominamos tcnicas de manufatura, desenvolvemos materiais, descobrimos novos mundos e sofisticamos nossas relaes sociais e comerciais at o mximo - afinal, sempre acreditamos que estamos na fronteira, no limite entre o possvel e o impossvel. O sculo 20 trouxe a boa nova da linha de montagem, o aumento da produtividade, o barateamento e a popularizao dos produtos, mas tambm a desvalorizao das habilidades de cada um no trabalho. Fomos salvos, como h 100 000 anos, por uma ferramenta - o computador -, que modificou profundamente nosso dia-a-dia. Mais uma vez, temos a impresso de estar no limite, no extremo do que possvel, do que razovel. A coleo de artigos e reportagens que aqui se encontra foi elaborada para lembrar que isso no verdade. Estamos na iminncia de uma revoluo - que, alis, antecede outra e outra, e assim por diante. Como nunca, em toda a Histria, precisamos nos preparar para o novo, para algo que no conhecemos e que chega cada vez mais rpido.

II.

O Incio da Era Trabalhista Brasileira

urante as primeiras dcadas do regime republicano, o movimento operrio brasileiro refletiu , em grande parte que acontecia na Europa . Foi o imigrante que vindo trabalhar como operrio em nosso pas que divulgou idias organizao operria e liderou no primeiro momento a luta dos trabalhadores. O ano de 1917 foi um ano especial para o movimento operrio em todo o mundo, foi o ano da revoluo socialista na Unio Sovitica. No Brasil o movimento operrio se intensificou. Tendo em vista tal poder de movimento, quando Getlio Vargas tomou o poder em 1930 fez vrias concesses classe trabalhadora salrio mnimo, frias remuneradas, repouso semanal, indenizao por dispensa sem justa causa, etc. Direitos estes conquistados com muito suor e sangue no passado e que eram considerados intocveis aps a conquista, e muito desta fora se dava, como dito acima, pela presena constante das idias socialistas que competiam de igual para igual com o sistema capitalista, sendo assim a mximas do capitalismo como a livre competio e a livre negociao esbarravam na possibilidade de que, se no fosse do agrado do povo, este povo poderia recair para o lado vermelho.

Sendo assim, a idia paternalista caia bem em um mundo fechado onde a nica competio era entre capitalistas e comunistas.

Segunda Parte O PRESENTE III. A situao atual, desemprego.

os anos 90, as maiores taxas de desemprego foram verificadas em algumas regies metropolitanas. Essa foi, diga-se de passagem, a pior dcada para o desemprego nos ltimos cem anos. Em 1998 a taxa mdia brasileira foi de 8,3% da sua populao desempregada. A situao melhorou muito pouco no ano seguinte, quando 8,2% das pessoas no tinham emprego formal, e em 2000 uma nova queda, que se fosse constante nos traria nimo, porm com as crises externas e a crise de energia (racionamento e a eminncia de apages) j projetam elevao novamente nestes ndices. Somente a indstria de transformao fez desaparecer 1,4 milho de postos de trabalho, embora uma parte disso tenha migrado para o setor tercirio.
Taxa de desemprego - aberto (%) - referncia: 365 dias - 6 RMs Anual - IBGE/PME - Pme12_TDA12

10 9 8 7 6 5 4 3
19 80

19 82

19 84

19 86

19 90

19 92

19 94

19 96

19 98

19 88

O Brasil, porm, no est sozinho. Em 1999, em todo o mundo havia 150 milhes de desempregados. Os brasileiros ocupavam terceiro lugar, com seus mais de 8 milhes de desempregados, vindo logo depois da Rssia, com 9,1 milhes, e da ndia, com 40 milhes. No incio da dcada, a situao do pas era melhor, pois estava no oitavo lugar, mas em 1997 j havia chegado ao quinto posto. Esses dados foram analisados no estudo "Desemprego na economia global: Dimenso, hierarquia e evoluo no ltimo quartel do sculo 20", do economista Mrcio Pochmann, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho. Podemos afirmar que a economia internacional hoje funciona da seguinte maneira. Nos ltimos 25 anos, o comrcio mundial subiu de meio trilho de dlares ao ano para 6 trilhes. Os preos de muitos produtos industrializados tambm esto em queda, em funo dos ganhos tecnolgicos. Uma calota feita para a indstria automobilstica custava 9 dlares no comeo da dcada. Produzida por novas mquinas, seu preo caiu para 3. Um metro de brim custava 6 reais h cinco anos. Com os novos teares, o preo baixou para menos de 4. Para sobreviver nesse ambiente, as empresas perderam a bandeira da ptria e ignoram fronteiras. Transformaram-se numa fora impressionante. H trinta anos, existiam 7000 multinacionais. Hoje, h 39.000, com 270.000 subsidirias.

20 00

Essas empresas instalam suas fbricas onde o preo da mo-de-obra for mais barato e as normas que regem o sistema de emprego, mais flexvel. Trocam peas entre suas subsidirias, compram matriaprima onde o preo estiver bom. O Brasil ficou fora desse jogo por muito tempo. Tornou-se pesado, lento. Agora um dos competidores e tem de manter o corpo esguio e gil. O desemprego uma das fichas que se pagam para entrar no jogo internacional, mas no h alternativa. Do processo de globalizao s escapam economias arcaicas, como a cubana. Os que entram na partida correm riscos e s vezes quebram como aconteceu com os Tigres Asiticos, mas podem voltar tona com certa facilidade, como ocorreu com o Mxico depois de 1994. J os que ficam de fora empobrecem e, no fim das contas, sacrificam muito mais suas populaes. A interligao das economias e a modernizao das empresas tm efeitos diferentes entre os pases. A sia balanou por problemas financeiros. A Europa e o Japo esto estagnados. Os Estados Unidos, aps um perodo de pleno crescimento no qual diminuiu relevantemente sua taxa de desemprego, j d sinais de fadiga, entrando em uma recesso. A situao do Brasil no to boa quanto a dos Estados Unidos, mas menos grave do que em outras regies no que diz respeito ao emprego. A situao provocada pela abertura econmica e pela modernizao da indstria ganhou contornos mais preocupantes depois que a crise na sia obrigou o governo a tomar medidas de esfriamento da economia. O Brasil, cuja bolsa de valores era a primeira em crescimento no mundo, que tinha indstrias como a automobilstica e a de eletroeletrnicos expandindo-se a ritmo chins, de um momento para outro caiu para um patamar zero de crescimento, com menos contrataes e mais demisses. Alm disso, o investidor estrangeiro tornou-se mais cauteloso. As admisses timidamente que esto sendo efetivadas iriam continuar por mais algum tempo. Porm as expectativas novamente so esfriadas, pois com a atual situao de crise energtica nacionalidade e a eminncia de apages, j se fala em crescimento da taxa de desemprego. Independente disso os analistas vem o pas como um territrio que ser reconstrudo. Haver necessidade de mo-de-obra para recuperar estradas, expandir redes de energia eltrica, construir casas, porque falta tudo no Brasil, at mesmo redes de esgoto e sistemas de transporte ferrovirio decentes, para no falar em construo de aeroportos, portos, redes de metr. H setores em que a atividade econmica apenas comeou, caso da telefonia celular ou da explorao, refino e transporte de petrleo, liberados pela lei que aboliu o monoplio da Petrobrs. Existe tambm o campo vasto e desperdiado do turismo e das atividades de entretenimento. De acordo com um estudo da Bain & Company, consultoria empresarial americana com escritrio em So Paulo, o emprego em atividades de entretenimento pode crescer 70% nos prximos dez anos, se as coisas se ajustarem e no tivermos mais sustos de surpresa. A prpria modernizao industrial, que est demitindo, capaz de gerar empregos indiretos mais tarde, pois produzir renda e consumo. "As tecnologias que economizam mo-de-obra provocam demisso onde ocorrem, mas podem criar oportunidades de trabalho em outras reas em diferentes modalidades", diz o economista Jos Pastore, um dos maiores especialistas em emprego e trabalho do pas.

IV.

Quais so as causas?

s novas exigncias mordem de um lado. As mquinas e os programas de computador mordem do outro. No cho da fbrica, o operrio viu a instalao do tear a jato, quinze vezes mais veloz do que a sua velha mquina. No dia seguinte recebeu o chamado do departamento de pessoal. A fbrica ficou melhor, mas ele procura uma colocao que parece cada vez mais rara. No escritrio, o gerente do almoxarifado perdeu o lugar para um software que trabalha melhor e mais rpido. Uma loja funciona hoje com metade dos caixas se estiver equipada com leitores de cdigo de barras. As pessoas lem que a economia est melhor, mais produtiva, com preos em queda e bilhes de dlares aportando para erguer empresas e tudo isso verdade. Do outro lado, vem o faco operando sem parar. O novo

padro econmico mundial de alta eficincia, baixo custo, tremenda competio. O Brasil mergulhou de cabea nessa nova era a da internacionalizao ou globalizao da economia como foi dito anteriormente, muito rapidamente e ainda est com a pele ardendo. O mergulho foi assustador. Se ele j no perdeu o emprego para um cdigo de barras, est ameaado por exigncias desconhecidas. Querem que fale ingls fluente, pois o manual, o cliente ou o fornecedor estrangeiro. Esperam, ou melhor, exigem que saiba lidar com computador, seja criativo, flexvel, inquieto. Isso quando no perguntam ao candidato a uma vaga se ele, por acaso, teve a interessante experincia de viver alguns anos no exterior. O mundo do trabalho sofre impactos de todos os lados. O pas entrou em regime de privatizao em 1991, com a venda da Usiminas. Conforme dizia o governo, no dava mais para carregar empresas deficitrias nem havia dinheiro para moderniz-las. Cerca de 50.000 pessoas perderam o emprego no processo de privatizao das sete maiores estatais. Dez anos atrs havia 1 milho de bancrios. Sobraram 470.000. Ocorreu tambm a pancada da abertura comercial. De um momento para o outro, as importaes subiram de 20 bilhes de dlares ao ano para um volume trs vezes maior. Os produtos importados modificaram a economia de dois modos. Foraram as empresas brasileiras a baixar seus preos (e seus custos) e devastaram setores sem capacidade de concorrncia. As fbricas de calados do Rio Grande do Sul empregavam 91.000 pessoas em 1993. Sob o impacto das importaes, s restam 60.000 ocupados. H seis anos, a indstria txtil empregava 2,1 milhes de trabalhadores. Estarrecedor: pelas contas de hoje, 1,3 milho de operrios do pano foram para a rua nesse perodo. O que mais sacrifica o emprego a competio. De tudo o que se importa, cerca de 70% so novas mquinas, matrias-primas e componentes. A indstria brasileira passa por uma ducha de renovao como nunca se viu. Teve de se modificar para no desaparecer diante de produtos estrangeiros que surgiram no horizonte com preo muito mais baixo. E, muitas vezes, qualidade melhor.

V.

A Falta de Instruo.

utro fator de extrema relevncia o que constata os nmeros do IBGE, um retrato dramtico da realidade do trabalhador brasileiro. Segundo o Instituto, 36 milhes de brasileiros em idade de trabalhar tm s o 1 grau completo ou nem isso. Essa populao equivale a quase a metade de toda a fora de trabalho do pas e coloca para a sociedade um enorme problema. Para garantir a sobrevivncia, muitos deles ainda conseguem emprego na economia informal com algum xito. Para os outros, o horizonte desolador. Isso porque as empresas, com a modernizao, j no precisam tanto de fora fsica, que o que eles tm a oferecer se no forem educados. O Brasil ainda tem uma vantagem a oferecer a esses trabalhadores, por uma ironia de seu passado recente. Durante mais de uma dcada, o governo abandonou estradas, viadutos, deixou ruas se esburacarem. Assim que a economia voltar a crescer, isso tudo vai ser consertado e haver trabalho para essa massa de gente. O problema saber durante quanto tempo eles podero sobreviver custa desses servios. E o desafio, para o pas, evitar que continue crescendo a populao de subtrabalhadores. O problema atual, criado pela economia remodelada, justamente a gerao de empregos. As vagas esto reaparecendo, como demonstram as contas da Fiesp, do Dieese, e a anlise do Ipea. A questo que uma massa enorme de desempregados no est apta a ocup-las. Para quem s completou o 1 grau est difcil achar trabalho de qualidade apenas razovel. Isso fica evidente quando se investiga o interior dos ndices de desemprego. Cerca de 90% dos que esto de braos cruzados no completaram o 1 grau. Para os que tm universidade, a dificuldade muito menor. Apenas 3% dos desempregados tm formao universitria. E mesmo esses enfrentam desafios.

VI.

Ento, o que fazer?

P
VII.

elos clculos de Jos Pastore, para absorver a massa de desempregados j existente e arrumar trabalho para os candidatos que chegam ao mercado a cada ano cerca de 1,5 milho de pessoas , a economia precisaria crescer ao ritmo de 5% ao ano, durante uma dcada. Alm de investir maciamente em educao, o qual foi um fator negligenciado durante dcadas porque no se pensava nele como ingrediente econmico importante. Mas em matria de crescimento o Brasil j foi um tigre e agora voltou a ser um jogador de respeito. Ajustou sua indstria, limpou o seu sistema financeiro, adaptou-se ao jogo econmico mundial, mas muito ainda se tem por fazer.

Educao X Tecnologia

uitos se apressam em dizer que a tecnologia s destri empregos. Isso no seria verdade. H pases que usam intensamente as tecnologias modernas e, no entanto, apresentam taxas de desemprego muito baixas como os Estados Unidos (5,5%); o Japo, (3,2%); e os Tigres Asiticos (2% em mdia). Por outro lado, pases da Europa que fazem a mesma coisa, tm taxas escandalosas como a Alemanha (10%); a Frana (12%); a Itlia (13%); a Blgica (14%); e Espanha (23%). Essas discrepncias sugerem que, para conviver pacificamente com os seres humanos, as novas tecnologias exigem mudanas institucionais importantes - especialmente na legislao trabalhista e na educao. Quando a contratao e a dispensa so flexveis - como nos Estados Unidos, Japo de Tigres os estragos so bem menores. Quando se d o inverso, como na Europa, o desastre conhecido. A "precarizao do emprego" atinge quase 50% da nossa fora de trabalho. Sim, porque alm de investirmos pouco no setor produtivo, o Brasil tem uma legislao trabalhista no adaptada realidade e nossos trabalhadores tm apenas 3,5 anos de escola, em mdia. A qualidade da nossa fora de trabalho 14% menor do que a mdia da Amrica Latina, 39% inferior a da Argentina e 45% mais baixa do que a mdia dos pases desenvolvidos (IPEA/PNUD, Relatrio sobre o Desenvolvimento Humano no Brasil, Braslia: 1996). Esse relatrio conclui que "o principal determinante do menor nvel de renda per capita do Brasil em relao aos pases desenvolvidos a menor qualidade relativa da fora de trabalho brasileira" (pg. 27). Nosso governo no chegado a idias de catstrofes (talvez por isso seja pego de surpresa). Mas, preciso olhar atentamente para essa realidade a fim de se encaminhar medidas concretas para gerar mais postos de trabalho para o nosso povo, pois a tecnologia no perdoa. A tecnologia e a globalizao so inevitveis. Nesse quadro, a educao essencial para trabalhar - e o que vem sendo feito nesse campo to louvvel quanto insuficiente e o que se fez at o momento foi irrisrio frente ao tamanho do problema. Tem que se agir com mais afinco e mais velocidade. A deteriorao do quadro do trabalho o estopim para a deteriorao de toda a sociedade. Os sinais j so evidentes na marginalidade, corrupo e desencanto pelo pas.

VIII.

Flexibilizao, funcionaria?
ados recentes do Ministrio do Trabalho mostram que os trabalhadores com carteira assinada e integrantes do mercado formal da economia tiveram um ganho real de salrios, depois do Plano Real, da ordem de 11% enquanto que os que no tm carteira assinada e fazem parte da grande

parcela do mercado informal, tiveram um aumento real de 24% sendo que os autnomos chegaram a quase 40%. Ou seja, os ganhos do pessoal que trabalha na ilegalidade crescem mais depressa dos que trabalham legalmente. No a toa que o mercado informal j chegou a 55% da nossa fora de trabalho - o que um nmero vergonhoso quando comparado com as naes mais avanadas que registram bem menos de 10% de pessoas trabalhando ilegalmente. A reverso desse quadro um problema complexo. Gerar empregos custa muito caro. No Brasil, os investimentos necessrios para criar um posto de trabalho na dcada de 70, no chegavam a US$ 10 mil. Na dcada de 80, isso passou a US$ 15 mil e hoje ultrapassa a casa dos US$ 30 mil. Isso porque as novas tecnologias e os requisitos para proteo ambiental custam muito. Alm do mais, a revoluo tecnolgica est permitindo aos seres humanos produzirem muito, com pouca mo de obra. Alm do problema dos investimentos, o Brasil enfrenta a extrema rigidez das nossas leis trabalhistas. Somos um pas de tudo ou nada. Ou se contrata com todos os direitos ou se contrata sem nenhum direito. Mas o tema est longe de um consenso. Comea a surgir na literatura especializada tese segundo a qual a Europa, a despeito do grande esforo de flexibilizao legal que fez ao longo das dcadas de 70-80, no consegue sair de taxas de desemprego que ultrapassam a casa dos 10%. Ento, o que adiantou flexibilizar? Entre os que condenam a flexibilizao das leis trabalhistas, Joo Antnio Felcio, secretrio adjunto da Central nica dos Trabalhadores, uma das vozes mais fortes. Ele entende que o modelo econmico adotado a partir dos anos 90 acabou repercutindo no mercado de trabalho. Assim, para tornar a produo nacional mais competitiva o empresariado precisaria reduzir seus custos de mo-de-obra e os encargos sociais, passando a exigir maior flexibilizao das relaes. Mas, segundo o sindicalista, a nova legislao no deve trazer benefcios ao trabalhador, assim como no aumentar a oferta de empregos nem estender os direitos trabalhistas conquistados para maior nmero de pessoas. Defensores da flexibilizao, como o socilogo Jos Pastore, da Universidade de So Paulo, acreditam que uma parcela dos que hoje encontram dificuldade para entrar ou se recolocar no mercado de trabalho teria mais chances se as regras fossem outras. que as empresas, com a aprovao dos sindicatos, poderiam passar a contrat-los com encargos sociais menos onerosos e mais flexveis. Os contratos seriam mais realistas, na opinio do socilogo, o que facilitaria a incorporao no mercado formal de trabalho de profissionais autnomos, subcontratados, terceirizados, etc.

IX.

O Quarto Setor, a informalidade.

vnculo de emprego hoje bem diferente do que existia h no mais de dez anos, comenta Luiz Gonzaga Bertelli, do Centro de Integrao Empresa-Escola (CIEE). Hoje, ele explica, os novos profissionais trocam a carteira assinada, que teoricamente garante aposentadoria e assistncia mdica oficiais, 13o salrio, frias e Fundo de Garantia por Tempo de Servio, por novos contratos, em que pesam mais as ofertas de seguro-sade, plano de carreira, bnus salariais por desempenho, etc. "O mercado de menos vnculo e mais terceirizao", resume. Como uma parcela grande da populao perdeu seu emprego formal a partir da primeira metade dos anos 90, sobrou-lhe a alternativa do trabalho informal aquele sem carteira assinada, o famoso "por conta prpria", caracterizado por condies precrias de segurana e, muitas vezes, remunerao insatisfatria. Nos anos 90, para cada dez empregos criados, somente dois eram assalariados, com registro formal. O resultado que hoje se calcula que quase 60% da fora de trabalho viva na informalidade. "Esse nmero absurdamente alto, chega a ser obsceno", admite Jos Pastore, para quem a expanso da

informalidade sem a devida contrapartida de contribuio seguridade social constitui um grave foco de dficit pblico que pode comprometer a economia.Hoje, de cada dez brasileiros, seis esto fora do sistema previdencirio, confirma o governo federal. De um total de 64,8 milhes de brasileiros que constituam a populao ocupada em 1997, apenas 27,9 milhes eram filiados previdncia. Entre os 23,8 milhes de trabalhadores por conta prpria, o nmero baixa para 4,4 milhes de filiados.

Terceira Parte O FUTURO X. Como ser o futuro? O emprego morrer?

um nmero da Revista Fortune (19/09/94) fez um resumo dos estudos na rea trabalhista para anunciar uma estrondosa revoluo para o incio do prximo milnio - tempo em que os empregos completaro o seu desaparecimento.

O qu os seres humanos vo fazer? Como ganharo a vida? Os referidos estudos mostram que o atual conceito de "emprego" refere-se a uma posio fixa, na qual a pessoa exerce uma atividade especfica, de forma contnua, numa mesma empresa. isso que vai acabar. O trabalho do futuro no ter nada de fixo, especfico, contnuo ou concentrado numa empresa. Ao contrrio. Com o avano acelerado das novas tecnologias e com a individualizao das demandas, as grandes empresas, com raras excees, sero foradas a atomizar sua produo, subcontratando atividades para pequenas empresas e para profissionais autnomos. Nesse novo mundo, o trabalho ser dispensado. Os trabalhadores deixaro de ser os "donos dos empregos". Eles vo se transformar em provedores de servios, engajados em projetos que tero comeo, meio e fim. Nesses projetos, os seus colaboradores sero demandados a executar vrias tarefas, distncia ou em locais diferentes e sempre com muita criatividade e periodicidade varivel. Isso atingir tambm os chefes. Alis, a chefia uma categoria que j entrou num acelerado processo de extino. No mundo da flexibilizao do trabalho no haver lugar para grandes hierarquias. Os trabalhadores multifuncionais vo se reportar uns aos outros. As informaes sero amplamente disseminadas. Todos os que trabalham em determinado projeto conhecero as virtudes e os limites das empresas, das tecnologias e dos seus companheiros. O emprego vai morrer para a maioria dos trabalhadores. Estes trabalharo por contratos, em projetos finitos, junto a os mais variados grupos que demandarem seu talento. Terminado um projeto, eles passaro para outro, no mesmo ambiente ou em ambiente diferente. Alguns sero mais mveis; outros usaro intensamente a fibra tica e outras formas de transmisso de idias e comandos. Ser o mundo do tele-trabalho. Todos sero mais donos do seu tempo. E como ficaro as licenas, frias e aposentadoria? J nas primeiras dcadas do prximo milnio, tudo isso vai virar pea de museu porque, no novo mundo do trabalho, desaparecer a relao de subordinao entre empregadores e empregados. Isso ocorrendo, desaparecer quem concede licenas, frias e aposentadoria. No Brasil, a morte do emprego vai demorar. Mas a preparao das novas geraes de trabalhadores tem de comear j. No novo mundo do futuro s haver lugar para quem for educado. Os demais sero parias. O trabalhador desqualificado valer cada vez menos. E no haver lei, constituio, partido ou sindicato que venha a ter fora para reverter essa tendncia. Da mesma maneira como a economia - e, por conseqncia, o universo do trabalho - vai se modificando com rapidez cada vez maior, tambm as carreiras profissionais so hoje, e sem dvida

continuaro sendo nos prximos anos, algo cada vez mais dinmico. Queira voc ou no, perceba ou no, sua vida profissional est em mutao. E, para que ela mude a seu favor, fundamental antecipar os requisitos profissionais que estaro sendo exigidos daqui para frente, e que iro influir efetivamente nesse processo de mudanas.

XI.

O Trabalho em casa.
er que o trabalho por natureza uma maldio bblica da qual o homem nunca poder se libertar? Estas so palavras do Professor Domenico De Masi, Socilogo Italiano especialista em sociologia do trabalho, uns dos mais respeitados quando o assunto futuro do trabalho.

Est frase dita acima pode soar de forma ruim aos ouvidos de um desempregado. Porm se este desempregado j pertence nova onda, no se sentira ofendido, este saber que libertar-se do trabalho significa estar apto a outros interesses, estar apto ao cio, de uma forma conjunta ao trabalho amenizando-o e uma destas formas o tele-trabalho, e saber ele que se bem planejado o desemprego ser algo corriqueiro. Como a atividade profissional pode gerar felicidade? Para comear, deixando-se a pessoa cumprir suas funes em casa, com o que j se evitar o stress da locomoo casa-trabalho-trabalho-casa, quase sempre cansativa e demorada. Grande parte dos empregados, mesmo no setor industrial, diz o professor, "poderia ficar tranqilamente em casa, bastando-lhe como instrumento de trabalho um telefone, um fax e um computador". essa a essncia do teletrabalho, que "economiza tempo, melhora a produo e aprimora a qualidade de vida". A idia vem do mercado americano, onde 18 milhes de pessoas j trabalham em casa em tempo integral e outros 16 milhes, em tempo parcial. No Brasil, o grande empecilho era a m qualidade da rede de telefonia. Agora, com a maior oferta de linhas e a crescente capacidade de transmisso de dados, algumas grandes companhias estimulam funcionrios a trabalhar na prpria casa. A Kodak j montou 120 escritrios domsticos. Na Shell, o trabalho a distncia deu certo e dever ser adotado por todo o departamento de vendas at o fim do ano. A Nortel est iniciando um projeto que prev a permanncia em casa de quase metade dos funcionrios no Brasil. So iniciativas que apontam para uma renovao no conceito de escritrio conforme se viu ao longo do sculo XX. No setor de servios, grande parte das funes pode ser transferida para o ambiente residencial. Na teoria, o mtodo traz vantagens para todas as partes envolvidas. As empresas economizam com aluguel e os demais gastos de uma estrutura corporativa. O funcionrio ganha a chance de estar mais perto da famlia e de ser dono do prprio tempo. Na prtica, contudo, trabalhar em casa no to simples. Quem se afasta do convvio dirio com os colegas pode sentir-se abandonado. A Shell transformou em virtual todo o departamento de vendas, que abriga 300 dos 1.300 funcionrios da empresa no pas. Com o fechamento de nove escritrios regionais, restaram apenas os do Rio e os de So Paulo, este reduzido metade. Montar cada escritrio domstico custa, em mdia, 15.000 reais, mas o investimento est sendo rapidamente recuperado. Pesquisa realizada pela empresa AT&T nos Estados Unidos revelou que 73% dos profissionais que trabalham em casa consideram que a mudana melhorou a vida pessoal. Na canadense Nortel, apenas 3% dos 15.000 funcionrios que passaram pela experincia em todo o mundo desistiram por falta de adaptao. Estudos americanos credenciam esse alto ndice de aprovao possibilidade de trabalhar na hora em que se deseja e de resolver problemas pessoais durante o expediente. O principal resultado disso tudo o aumento de eficincia. "A produtividade de quem trabalha em casa 30% maior", afirma a coordenadora do projeto da Shell, Ellen Hartmann.

XII.

A rede mundial, Internet.

seria impossvel hoje se pensar em tele-trabalho sem ela, a Internet. Segundo dados da Impacta, os negcios de e-commerce no Brasil devem gerar cerca de 1,6 bilhes de dlares em 2001 nmero que deve alcanar 2,5 bilhes de dlares em 2002 e chegar a 3,2 bilhes de dlares em 2003. Se as contas estiverem certas, qual ser o resultado desse crescimento para o mercado de trabalho? Nos prximos quatro anos, sero 80 000 novos empregos apenas na rea de e-commerce. Acredita-se, portanto, que no faltar trabalho para profissionais altamente especializados em Internet, como ebusiness specialists (responsveis pela parte comercial do site), webdesigners (visual do site), webwriters (redatores de contedo), gerentes de contedo interativo (editores de contedo) e arquitetos da informao (que determinam a maneira como a informao apresentada no site). Em outras palavras: por mais que se fale em empregos na Internet, na velha economia que vamos continuar encontrando a maior quantidade de ofertas de trabalho. Mesmo que voc passe a comprar suas roupas pela Internet, ser preciso uma confeco para produzi-las. Nos Estados Unidos, pas onde a metade da populao tem acesso Internet, somente 10% dos empregos esto em empresas da Nova Economia. Na Alemanha, apenas 5%. No Brasil os dados so inconsistentes, mas poucos pesquisadores srios arriscam mais de 1%. O jornal americano The Wall Street Journal observou num artigo recente que a indstria continuar existindo no terceiro milnio da mesma forma que a agricultura persistiu ao longo da Era Industrial. E essencial at hoje.

XIII.

O Terceiro Setor, Os Servios.

uem o maior empregador privado do Brasil, com exceo do setor bancrio? Quem pensou na Volkswagen, eterna campe de dcadas atrs, errou feio. O primeiro lugar atualmente do Carrefour. A rede de supermercados emprega 47 000 pessoas. E na segunda posio desse ranking, quem aparece? O concorrente brasileiro Po de Acar, com 45 000 empregados. O pdio se completa com o McDonald's e seus 34 000 funcionrios dos pontos-de-venda espalhados pas afora. Mas e a Volks? Detentora da marca de 46 000 empregados na dcada de 80, ela hoje amarga o quarto lugar, com uma diferena de 19 000 funcionrios em relao ao Carrefour. O que que isso tem a ver com conosco? Daqui por diante, muita coisa. Os dados citados acima do uma noo exata do que tem acontecido no mercado de trabalho e do que ainda devem acontecer nos prximos anos. Enquanto o setor industrial sofre o impacto dos avanos tecnolgicos, extinguindo funes e cortando mo-de-obra (vide grfico abaixo), o setor de servios - ao qual pertencem o Carrefour, o Po de Acar e o McDonald's - tem se mostrado um importante receptador de profissionais. assim em todo o mundo. em direo a ele que corre quem perdeu o emprego na indstria, quem est comeando a dar os primeiros passos no mercado e tambm quem quer dar uma guinada na carreira.
Transform ao de P essoal E pregado - indstria - ndice ( m m dia 1992=100) - Anual - CNI - CNI12 P E P E M 12 103 98 93 88 83 78 73 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000

Essa ser uma das transformaes marcantes da virada econmica. Com o emprego diminuindo na indstria, mas crescendo no setor de servios, que j representa mais da metade do produto interno bruto, PIB. uma tendncia mundial. Nos Estados Unidos, que tm o maior parque industrial do mundo, 80% do PIB vem da rea de servios. ela que est segurando parte dos demitidos da indstria brasileira. A boa notcia que essa proliferao de vagas j comeou. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, IBGE, de junho do ano passado a maio deste ano foram criados mais de 820 000 postos de trabalho no Brasil. Uma em cada duas novas posies foram geradas pelo setor de servios. No campo das comunicaes, esto pipocando ofertas de emprego. At 2003, segundo clculos da Agncia Nacional de Telecomunicaes, Anatel, as companhias de telefonia devem investir 60 bilhes de dlares em ampliao e melhoria das atividades. Tanto dinheiro circulando, mais a iminente liberao concorrncia, que deve acontecer a partir de 2002, significa, em mdio prazo, a gerao de pelo menos 100 000 vagas diretas no setor. Quem ainda no se convenceu do potencial de servios deve prestar ateno em alguns nmeros. No final de 2000, o setor de turismo ter impulsionado a criao de 192 milhes de empregos em todo o mundo, movimentando 3,6 trilhes de dlares, o equivalente a 12% do PIB mundial. No Brasil, o governo prev investimentos da ordem de 650 milhes de reais, distribudos em 24 programas de incentivo ao turismo nacional. Isso vai significar o surgimento de nada menos que 500 000 novos empregos. No rastro desses servios personalizados, ter vez todo tipo de atividade que facilite a vida do cliente. A Atento, a maior empresa de centrais de atendimento do Brasil, apostou todas as fichas na premissa da inovao. Hoje, destaca-se pelo volume e pelo nvel de especializao dos funcionrios. No so todos, evidentemente, mas j h mecnicos oferecendo servios de conserto de caminhes por telefone e analistas financeiros orientando correntistas de grandes bancos do lado de c da linha. Para garantir espao nesse cenrio, portanto, fundamental ser extremamente qualificado, competitivo, dinmico e em fina sintonia com a viso de futuro do empregador. claro, e que ningum duvide disso, que a tecnologia tambm est roubando alguns postos de trabalho no setor de servios. Por enquanto, no entanto, a demanda por profissionais e a criao de empregos esto sendo muitas vezes maiores que a mordida de mquinas e sistemas computadorizados nas vagas do setor. Em servios, ao contrrio da indstria, a tecnologia abre espao para contrataes.

XIV.

A Terceirizao da Velha Economia.

raduzindo para a vida prtica, as grandes fbricas podero funcionar apenas como fiscais do processo produtivo. Em outras palavras, a indstria dever terceirizar muitas de suas operaes nos prximos anos. Isso significa migrao de pessoal da fbrica para os parceiros. Aqueles que continuarem empregados sero supercapacitados. Eles sero os gestores de um novo tipo de indstria, na qual fornecedores entregaro mdulos cada vez mais completos e a rea comercial precisar vender produtos cada vez mais personalizados. Concluso: por mais que daqui a uns anos as indstrias produzam de forma mais diversificada tecnolgica, elas continuaro precisando de pessoas para tocar a produo. O mesmo vale para todo tipo de empresa da velha economia. As empresas que sobrevivero nesse cenrio sero as que incentivarem, desenvolverem e gerenciarem a criatividade dentro da organizao. "Viveremos a poca da inspirao", completa Jair Pianucci, diretor de RH para o Brasil e Mercosul da Hewlett-Packard, empresa de tecnologia e computao. Segundo Melhores e Maiores, a HP uma das empresas que mais crescem no Brasil: 108% em 1999. "A sobrevivncia da empresa estar fundamentada totalmente no conhecimento", diz Pianucci.

XV.

Na falta de emprego, brasileiro vira empreendedor.

London Business School, a consultoria Ernst & Young e o instituto Kauffman divulgaram recentemente uma pesquisa listando os pases segundo a participao de empreendedores na sociedade. Com base em entrevistas realizadas com 800 especialistas e 43.000 pessoas de 21 pases, o estudo organizou um ranking de naes. Em primeiro lugar da lista est o Brasil. Para Para efeito do trabalho, "empreendedor" aquele que j montou, est montando ou se prepara para montar um negcio. E "negcio" para os pesquisadores tem um sentido amplo: vai do pequeno comerciante ao grande empresrio. Para cada oito brasileiros entre 18 e 64 anos, existe um empreendedor. O ndice nacional supera o de pases como os Estados Unidos, a Austrlia e o Canad. A explicao para esse fato surpreendente, de acordo com os pesquisadores, encontra-se no estado da economia brasileira. Por aqui, lanar-se num negcio prprio no reflete necessariamente uma vocao empresarial nata. Os brasileiros, em boa parte, viram empreendedores porque esto desempregados e precisam encontrar um quebra-galho e essa varivel aumenta a concentrao de empreendedores no Brasil, jogando-o para o primeiro lugar. " como se o resultado final para o Brasil, embora positivo, ainda se devesse aos motivos errados", afirma o professor de administrao Marcos Mueller Schlemm, do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, que foi responsvel pela coleta de dados da pesquisa no pas. Nos Estados Unidos, a situao outra. A maior parte dos que montam um negcio decidiu faz-lo sem a presso do desemprego. Ao fazer isso, costumam abrir empresas capazes de desenvolver tecnologias prprias.

XVI.

O Quinto Setor, o Crime.

o de se espantar que as altas taxas de desemprego brasileiras estejam lado a lado de uma taxa tambm crescente, a da criminalidade. Muitos hoje esto neste mundo, ou melhor, sub-mundo e por que? A tese simplista: h alguns anos atrs o Brasil era um pas tipicamente rural, porm com a tomada do crescimento industrial, a grande parte migrou para este setor, porm com o advento da tecnologia, grandes massas ficaram desempregadas e novamente mudando, agora para o setor de servios o qual j tambm j est dando sinais de exausto de vagas. No podemos deixar de dizer que a falta de qualificao do profissional quase sempre o fator que proporciona est dana de setores. Pois bem, com o terceiro setor no dando mais oportunidades, tem-se o prximo: a informalidade. E quando esta no os comportam mais ou no do os ganhos suficientemente esperados? Tem-se ento o provvel ltimo setor da economia, a criminalidade, que gera lucros rpidos e altos. O fator desemprego no pode ser considerado como fator nico para criar um criminoso, claro que existem n fatores, desde o meio at a condio psicolgica de cada um e no estou aqui dizendo que necessariamente isto tem que acontecer, mas no podemos fechar os olhos para esta situao que infelizmente acontece, e no se pode negar, apesar de no se saber ao certo o montante de movimentao monetria na economia nacional. Principalmente em pases como o Brasil, que no do condies de erguer o cidado mais pobre em prol de um trabalho digno, este setor tem tudo para se desenvolver, desde o mero contrabando ou sonegao at aos crimes contra o patrimnio e a vida.

E no adianta olharmos somente para ns e pensarmos que se sou bem instrudo, falo outra lngua fluentemente e tenho um MBA, minha vida est garantida; pois o quinto setor est a em forte crescimento, que na proporo em que cresce poder ser tornar um problema de estado ou at mesmo se tornar o estado, e ento a sua garantia de vida estar perdida.

Concluso.

No difcil chegar concluso de que o cenrio de inovao e a tendncia de mais e mais inovaes, e cabe a ns nos prepararmos e estarmos atentos e extremamente ligados a tudo e a todo hora. Sendo assim caminhamos para uma outra direo, para uma economia baseada no capital intelectual, em que as pessoas que vo fazer a diferena do negcio. So elas que podero gerar novos empregos, criando novas empresas. Dinheiro real ser feito pelas empresas que investirem nas pessoas, em educao, em alta tecnologia. Quem no se adaptar estar fora do jogo. E se estiver fora, a situao no ser a das mais favorveis, seria muito fcil para ns que temos acesso a informao dizer que basta nos instruirmos e nos qualificarmos que estaremos livres do desemprego, porm se at para ns a situao difcil, imaginemos a do pobre cidado, cujo grau de instruo muito baixo e vive em um pas que no lhe fornece a mo necessria para tir-lo desta condio. Ento que fique aqui um alerta, como a crescente onda de desemprego no tender a cair e a queda de natalidade no poder compensar estas taxas de desemprego, estes aspectos podero gerar a longo prazo, se mantivermos este modelo de capitalismo selvagem, um cenrio de desemprego avassalador e insuportvel. Se lembrarmos que sangrentas revolues e ditaduras do passado tiveram a princpio como pano de fundo a precariedade de trabalho e sobrevivncia de seus povos, estaramos mais atentos a esta situao que talvez no seja hoje, no seja amanh, mas algum dia poder explodir de forma imprevisvel.

FIM

Bibliografia.

Livro: Sites:

DE MASI, D. O Futuro do Trabalho, 3 edio, Braslia DF , Ed. UnB 2000 www.ibge.gov.br www.ipea.gov.br www.josepastore.com.br www.istoe.com.br www.vocesa.com.br , 08/2000 www.veja.com.br , 11/02/98, 21/07/99, 21/06/2000, 05/04/2000 http://www.geocities.com/des2000x/ , Desemprego.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO D JANEIRO

You might also like