You are on page 1of 6

1.

0 Introduo O estudo das caractersticas da bacia hidrogrfica, bem como seu uso e ocupao, no geral, tornam-se importantes fatores para a avaliao da degradao ambiental que essa bacia possa estar sofrendo ou mesmo contribuindo para que outras sofram. As bacias hidrogrficas na Amrica do Sul, particularmente no Brasil, tm sido consideravelmente alteradas nos ltimos anos em funo do desenvolvimento industrial, do crescimento desordenado das cidades e da superpopulao, alm de diversas atividades antrpicas potencialmente impactantes que se instalam, de forma no planejada ao longo das bacias. Fig 1: Condomnio Residencial Sylvia Matta Neto de Arajo (ponto A), mostrando cidade de Mogi-guau acima do ponto e cidade de Mogi-Mirim.

Fig 2: Topo do morro, antes do dissipador de energia.

Fig 3: Bacia de dissipao de energia.

Fig 4: Eroso da rea de criao de gado.

Fig 5: Eroso estabilizada.

2.0 Objetivo Analisar as caractersticas ambientais de uma rea e realizar um manejo de restaurar a rea analisada. 3.0 Caracterizao ambiental 3.1 Caracterizao fsica: O clima tropical em Mogi-Mirim e Mogi-Guau, o solo argiloso que proporciona como matria prima para empresas da regio como cermica, telhados, tijolos, para a cidade de Mogi Mirim onde localizado o condomnio Residencial Sylvia Matta Neto de Arajo, que foi realiza em cima de uma nascente do rio Mogi-Mirim resultando um maior escoamento da gua alterando a fisiologia do rio. Eroses prximas ao rio e nas margens, criada principalmente pela falta de vegetao devido atividade ligada a criao de gado nas proximidades do rio. A topografia do local mesmo no medindo, porm conclui-se que moderada, mas da margem do rio at o fundo, a declividade alta, o mesmo caso acontece no emissrio da galeria que apia-se em um dissipador de energia deficiente pois sua queda ainda alta

gerando alta velocidade e assim eroso, retirando o caso que recebe ainda de parte dos bairros de Mogi-Mirim sua drenagem para o dissipador. 3.2 Caracterizao do meio biolgico: Existncia de pouca fauna, retirando a criao de gado, a fauna onde os mesmo ficam rara, com predominncia de grama e colonho, do outro lado do rio, onde no criao de gado, uma pequena mata nativa, com arvores de at 7 metros de altura. 3.3 Caracterizao do meio scio econmico: As cidades envolvidas tem uma economia baseada na metalrgico e autopeas, fundio, peas sanitrias, eltrico, alimentcio, bebidas, calados, materiais cirrgicos, papeleiro. 4.0 Concluso Eroso esta estabilizada na maioria do terreno (80%) em um processo de regenerao natural, porm tem a necessidade da retirada do gado, evitando assim a criao de compactao do solo e criao de caminhos preferenciais de escoamento de gua. No mesmo local tem a necessidade de um manejo de espcies arbreas, e realizao da extenso do dissipador de energia e uma bacia de dissipao de energia com gabio ao final do dissipador por segurana.

You might also like