You are on page 1of 40

1

Curso

COMO ENFRENTAR ESSA DIFCIL, MAS MARAVILHOSA TAREFA DE EDUCAR OS FILHOS

Sonia das Graas Oliveira Silva

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

Por: Sonia das Graas Oliveira Silva1 Tema: COMO ENFRENTAR ESSA DIFCIL, MAS MARAVILHOSA, TAREFA DE EDUCAR OS FILHOS

OBJETIVOS Num processo de leituras e pesquisas pretende-se repensar a educao ao longo da vida e a difcil tarefa de educar os filhos que, nos dias atuais, torna-se cada vez mais complicada. Estimular a reflexo sobre o tema, assim como o levantamento de possveis dvidas, bem como, tentativa de elucid-las da melhor maneira possvel a inteno deste curso. Educar algo desafiador e complexo e consiste, sobretudo, na possibilidade dos pais crescerem junto com os filhos, respeitando e acompanhando a trajetria que vai da dependncia quase total do beb para a crescente autonomia e independncia do filho j adulto. No entanto, ns pais, no temos muita experincia. O que temos em relao arte de educar o nosso prprio sentimento, nossas intuies, sensibilidades e a prpria fora do vnculo que une pais e filhos.
1

Sonia das Graas Oliveira Silva. Professora, Empresria, Especialista em Educao Infantil pela FACED, Faculdade de Educao da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Mdia e Deficincia, pela FACOM, Faculdade de Comunicao da Universidade Federal de Juiz de Fora.

www.profissionalizando.com

Page 1 of 40

www.profissionalizando.org

3 Na tentativa de elucidar o mais possvel este assunto, que para muitos pais gera uma enorme insegurana, venho colocar-me disposio para esclarecer alguma dvida, usando bem mais que conhecimentos bibliogrficos, mas conhecimentos prticos da vivncia de quem tambm j passou por etapas difceis, outras mais fceis e prazerosas, mas que no final nos levam, a ns todos, pais e mes, a esta bagagem gratificante e nica que o contato com os nossos filhos.

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

Mdulo 1 A DIFCIL TAREFA DE EDUCAR 1.1 O comportamento dos pais e sua influncia 1.2 Pequeno histrico sobre educao antigamente Mdulo 2 A EDUCAO DENTRO DO LAR 2.1 analisando a atitude dos pais Mdulo 3 A CAMINHO DA PRIMEIRA ESCOLA 3.1 Quanto ao perfil profissional do professor de educao infantil Mdulo 4 A ESCOLA NA FORMAO DO CIDADO 4.1 O papel da escola Mdulo 5 A RELAO FAMLIA e ESCOLA 5.1 A importncia da famlia na vida da criana

www.profissionalizando.com

Page 3 of 40

www.profissionalizando.org

1 A DIFCIL TAREFA DE EDUCAR

(Obs. Abaixo)

A tarefa de educar os filhos muito complexa. At chegar a idade adulta a criana passa por vrias fases. A cada nova etapa no desenvolvimento da criana um desafio criatividade, pacincia e flexibilidade dos pais. A cada tempo os pais so obrigados a mudar os padres de conduta, mudar quanto ao atendimento s necessidades e solicitaes dos filhos.

importante ressaltar que sempre falarei em pais, simbolizando o pai e a me e sempre falarei em filhos, simbolizando filhos e filhas.

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

6 So inmeras as dvidas e perguntas que passam pela cabea dos pais quando sentem que aquele ser pequenino est sob sua total responsabilidade. Sentem-se, de modo geral, inseguros, desorientados e indefinidos em seu papel de educadores. A preocupao em fazer sempre o certo, o que bom para o desenvolvimento emocional da criana, muitas vezes acaba por atrapalhar e fazer com que os pais percam o bom senso e a espontaneidade. As crianas, desde que nascem, participam de diversas prticas sociais no seu cotidiano, dentro e fora da escola. Desse modo, adquirem conhecimentos sobre a vida ao seu redor. A famlia, os parentes e os amigos, a escola, a igreja, o posto de sade, o mercado, a rua entre outros, constituem espaos de construo do conhecimento social. Assim sendo, na escola, a criana encontra a possibilidade de ampliar as experincias que traz de casa e de outros lugares, estabelece novas formas de relao e de contato com uma grande diversidade de costumes, hbitos e expresses culturais. Da a grande importncia de se colocar a criana na escola, no deix-la fora dessa oportunidade de continuar aquilo que os pais comearam em casa.

1.1 O comportamento dos pais e sua influncia Realmente, a criana sofre influncia das pessoas que a cercam. Essa influncia acontece de forma natural e, geralmente, inconsciente. Para as crianas, os adultos so modelos de comportamento e a forma como agem diante de situaes boas, prazerosas ou situaes difceis, complicadas, um referencial fundamental para sua formao. A prova disso que muitas vezes ns, pais e mes, nos enxergamos nas atitudes de nossos filhos. O que se torna um grande problema quando os pais tentam fazer dos filhos uma continuao de si mesmos, ou ainda, tentam dar na vida dos filhos uma reviravolta que gostariam de ter dado em suas prprias vidas. A, os adultos passam a ser ditadores do destino de seus filhos, causando, muitas vezes, discrdia e sofrimento, pois pensam que podem controlar o presente e o futuro das crianas e adolescentes. www.profissionalizando.com

Page 5 of 40

www.profissionalizando.org

7 Os pais, de modo geral, fazem somente planos bons para os filhos, sonham coisas maravilhosas para a vida deles. Mas, importante levar em conta que nem sempre esse sonho o melhor para eles. Muitos exemplos podem ser considerados, como aqueles pais que querem escolher a carreira profissional que os filhos devem seguir. Por vezes, essa carreira a que eles, os pais, por um motivo ou outro, no conseguiram seguir. Tem-se a impresso que querem ver nos filhos a si prprios, quando mais jovens, interferindo at mesmo na aparncia fsica, opinando sobre os cuidados com o corpo dos filhos, o que devem fazer, revelando nesse modo de agir os ideais de sua prpria beleza. A criana e o adolescente precisam ter os prprios sonhos, precisam idealizar a prpria vida. A influncia desse modo pode acarretar insegurana e medo de no se dar bem em uma profisso que no foi a escolhida pelos pais e isso pode fazer com que os filhos acabem escolhendo e se ajustando a sonhos que no eram os seus. Percebe-se, ento que, muitas vezes, semelhanas existentes entre pais e filhos, pode ser fruto da convivncia, do comportamento dos adultos. E a est um grande desafio nas relaes familiares: aprender a aceitar as diferenas, as opinies de outras pessoas, aceitar que os desejos dos filhos podem ser diferentes dos desejos dos pais. 1.2 Pequeno histrico sobre a educao antigamente

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

8 Antigamente, as crianas acompanhavam os adultos em todas as suas atividades, os pais comandavam sua educao e exerciam ao mximo sua autoridade sobre os filhos, reprimindo quase todos os seus desejos. Era comum ver crianas aprendendo o trabalho dos pais; estudar no era importante (bem o contrrio de hoje, que os pais querem que os filhos estudem para depois pensar em trabalho). A partir da Idade Mdia, surgiu a escola que tinha a responsabilidade de educar. Algumas pessoas se especializaram na tarefa de ensinar e ento, alguns locais especficos para isso, foram construdos. No princpio, a escola era apenas para as elites, ensinava-se a cultura da aristocracia e contedos religiosos. As crianas mais simples recebiam educao em seus prprios lares, principalmente, educao para o trabalho. A Revoluo Industrial, as mquinas e o processo de industrializao dificultaram educar para o trabalho dentro de casa. Devido s exigncias do manuseio das novas tecnologias, o ensino foi entregue as pessoas qualificadas. A famlia acabou perdendo uma de suas funes e por meio de vrias reivindicaes, a escola se estendeu a todas as camadas sociais. Na escola acontecia, ento, todo o aprendizado formal, sendo a escrita, leitura, clculos, etc. e tambm o aprendizado social, como transmisso de valores e modelos de comportamento. A tecnologia continuou seu avano e aos pais cada vez ficava mais difcil acompanhar as mudanas, desse modo a escola procurou atualizar-se no sentido de informar e formar novos cidados. Atualmente, quase impossvel as crianas aprenderem tudo sem sair de casa. A criana precisa ter acesso a todo tipo de informao, ela tem que freqentar uma escola, no se admite, na sociedade de hoje, que haja crianas fora da escola. (ou pelo menos, admite-se bastante esforos para que isso no acontea). Como eu vou saber da terra, se eu nunca me sujar? Como eu vou saber das gentes, sem aprender a gostar? Quero ver com os meus olhos, ................................................... * * *.............................*** ........................................... www.profissionalizando.com quero a vida at o fundo, Quero ter barro nos ps, eu quero aprender o mundo! (Pedro Bandeira)

Page 7 of 40

www.profissionalizando.org

Coincidentemente, durante a fase de elaborao deste curso, a TV Globo exibiu o programa Globo Reprter, na sexta feira dia 12/10, dia da criana. Abaixo transcrevo exatamente o que foi exibido, com o ttulo de: PAIS E FILHOS: UMA RELAO DELICADA. Programa da Rede Globo exibido em 12/10/2007.

Pais e filhos: uma relao delicada


Encontre esta matria em: www.globo.com http://globoreporter.globo.com [

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

10

Uma famlia na favela de Helipolis, outra num bairro de classe mdia, no Jardim da Sade. Os dois ficam na Zona Sudeste de So Paulo. A cozinha de um muito diferente da cozinha do outro. Mas a relao entre pais e filhos enfrenta os mesmos desafios. Olhar de pai, olhar de me, olhar de filho. Durante dez dias, Leandro Ledo, de 18 anos, a me, o pai e o irmo dele filmaram o dia-a-dia da vida deles. O Globo Reprter pediu, eles aceitaram e usaram a cmera de um amigo da famlia. Na outra casa, a cmera do msico Vicente Madeira, pai de Danilo, de 18 anos. Os dois tambm tiveram dez dias para filmar e revelar a intimidade entre pai e filho. Como ser amigo do filho e, ao mesmo tempo, conseguir dar os limites? "Talvez o segredo seja ser amigo", comenta Vicente. "Pelo que eu vejo dos meus amigos, bem diferente do comum. Quando eu falo, eles acham at engraado tanta amizade assim. Eles perguntam: ' um pai ou um amigo'", conta Danilo. Amizade importante, mas tem seus limites. Na outra famlia, a dona de casa Janeci Ledo sabe que ser me ser amiga, mas , principalmente, poder dizer "no". "Outro dia, o Ricardo (irmo de Leandro) saiu e me ligou para perguntar: 'Me, posso dormir na casa do meu amigo?'. Eu falei: 'No conheo ele. Ento, no vai dormir'. Ele insistiu, mas eu no deixei. E ele obedeceu", conta Janeci. Dizer "no" nunca dispensa uma boa conversa. "O importante sempre trocar idias", ressalta Vicente. O motoqueiro e o carona esto chegando. Na direo, o pai; na garupa, o filho. Agora, no estdio, vo tirar da cabea a relao pai e filho. Sero apenas companheiros da mesma msica. Na guitarra, Danilo; no vocal, Vicente. A msica aproximou pai e filho durante a adolescncia do rapaz. Alm de estudar msica juntos, eles tm uma banda. E os ensaios continuam em casa. Os erros e os acertos ensinam Vicente a encontrar um caminho para educar e incentivar o filho. Danilo escolheu ser msico. E, por enquanto, deixou a faculdade de lado. "Se eu estivesse no lugar dele, talvez continuasse a faculdade. Mas eu sempre falei para ele: 'A deciso exclusivamente sua. Eu vou apoi-lo no que voc desejar'. Ele pegou toda uma gama de informaes que eu passei para ele, formou uma opinio prpria e tomou uma deciso. J demonstrou uma maturidade muito grande. Isso para mim foi uma experincia fantstica, uma das mais difceis", diz Vicente. Vicente acompanha a evoluo de Danilo bem de perto. E a cada nova indeciso, est sempre disponvel para encaminhar o filho. Mas o que fazer quando o filho fecha a porta do quarto? www.profissionalizando.com

Page 9 of 40

www.profissionalizando.org

11

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

12 A MELHOR HERANA Na luz fraca da casa onde vive, Yuri Ricardo dos Santos l os livros que se espremem na gaveta da sala. Ele tem 10 anos e adora os estudos, os livros, a escola. S que para chegar l preciso atravessar uma avenida muito perigosa. "S lembro que a moto passou o sinal vermelho. Depois, eu no lembro mais", conta Yuri. Naquela manh de maio, Yuri foi atropelado, passou por vrias cirurgias nas pernas e desde ento no conseguiu mais voltar para a escola. Mas ele continua no caminho de ser bom aluno, em casa mesmo, com a ajuda da av, Isolina Lencino dos Santos. "Eu sou metida!", diz. Dona Isolina sabe que no preciso ser professora para ensinar o que tem valor nessa vida. "Ser bom colega, bom filho, procurar no mentir. Mesmo que ele seja culpado de alguma coisa, deve falar a verdade. Foi o que eu aprendi quando era pequena e procuro passar para ele", conta. Yuri diz que a av um exemplo. "Me sinto uma pessoa feliz!", revela o neto orgulhoso. "Eu estou aprendendo, ento, no posso parar, no posso desistir", adianta o menino, que pretende estudar por muitos anos. Todas as cidades deixam alguma herana para seus filhos. Porto Alegre, por exemplo, deixa o Rio Guaba. Resta aos seus herdeiros saber cuidar desse rio que abraa a cidade docemente. Todo pai e toda me deixa alguma herana para seus filhos. s vezes, um objeto. s vezes, um gesto. Uma dedicao ao trabalho, uma crena na educao. Resta aos filhos saber cuidar dessa herana recebida. "Foi a necessidade. Queria que meus filhos tivessem o que eu no tive", diz a aposentada Dalila da Silva Cristaldo, que como uma rvore grande no quintal uma referncia slida na vida dos filhos e dos netos. Firme nos seus propsitos, mas flexvel para aceitar seu destino. Quando tinha 38 anos, ficou viva. "Eu estava com cinco filhos: trs meninas e dois rapazes. Para trabalhar sem deix-los, lavei para fora na minha casa mesmo. Lavava e botava tudo no quarador. No tinha sabo em p, no tinha essas coisas. tarde, as gurias que j estavam em casa ficavam cuidando da outra pequena enquanto eu ia fazer faxina em outra casa. Eu fazia isso com muito prazer. E sa vitoriosa! Eu fazia de tudo para eles estudarem", conta dona Dalila. O filho mais velho, Paulo Roberto Cristaldo, virou advogado e um dia se deu conta de que a me, analfabeta, quem sabe, tambm gostaria de aprender a ler, ainda que tarde, ainda que fraca das vistas. "At ento eu no sabia o quo importante era estudar para ela", diz o primognito. "Ele me buscava e me levava. Quando ele saa de noite para o colgio, eu ficava cuidando dos filhos dele para ele e a mulher dele estudarem", conta dona Dalila. Os cinco filhos de dona Dalila estudaram uns mais, outros menos e levam hoje uma vida confortvel. Na casa dela, o cheiro do caf uma presena antiga das tardes em que www.profissionalizando.com

Page 11 of 40

www.profissionalizando.org

13

.......................................................***.....................................***................................... Diante do exposto gostaria de questionar com os leitores o seguinte: 1- Voc j se sentiu inseguro em alguma ocasio, ao ter que decidir algo importante sobre a educao dos seus filhos? 2- Voc considera que a realidade da educao nas famlias hoje muito diferente de antigamente? 3- Por que ser que cada vez mais me e pai tm dificuldades de educar os filhos? 4- Voc considera que os pais devem influenciar os filhos nas decises quanto ao futuro, quanto carreira? ..............................................***...................................***............................................. Transcrevo abaixo um artigo de Alessandro Garcia que relata a perplexidade de se ter abundncia de conhecimentos e mesmo assim os pais sentem a dificuldade de se educar um filho nos dias atuais. Este artigo faz um breve resumo sobre o livro de Vitria Camps: O que se deve ensinar aos filhos. mais uma bibliografia que recomendo para leitura.

A aventura de educar os filhos


Atualmente, no a ignorncia a principal responsvel pela dvida sobre de que forma se deve realizar determinada ao ou proceder em determinado caso. A abundncia de conhecimentos o que produz mais perplexidade, maiores questionamentos e desorientao sobre um enorme leque de possibilidades que se abre. Nisto, se inclui com certeza, a paternidade e a forma de se educar os filhos, uma arte que nunca primou pela facilidade, mas que, nos dias atuais, encontra ainda mais empecilhos frente s tcnicas diversas, e especialistas das mais diferentes correntes a afirmar o que se deve e o que no se deve ser feito. O que se deve ensinar aos filhos o ttulo do livro e a pergunta que a filsofa espanhola Victoria Camps prope para tornar ainda mais saudvel tal debate, e tentar enriquecer todo e qualquer meio onde a questo da educao dos filhos se faz presente. Desde o comeo, v-se que a autora no pretende dar uma resposta definitiva sobre o tema. J no prlogo esclarece no ser especialista em psicologia, nem em pedagogia ou qualquer outra disciplina que poderia ser mais apropriada para tratar sobre o tema. Utiliza-se, www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

14 ento, do que conhece: a filosofia e a experincia de ser me de trs filhos (para ela, a tarefa de educar uma criana possui muito mais segredos e meandros do que os que poderiam ser transcritos em forma de um manual de instrues). para a vida que um filho criado. No h, portanto, regras rgidas e prestabelecidas para se obter xito na boa educao de uma criana. Da mesma maneira que fatalmente uma mulher chega a ser me sem ter se preparado fundamentalmente para s-lo, as receitas tambm de nada serviriam para tentar moldar os descendentes de quem se encarrega desta louca e maravilhosa tarefa. Se no h regras, no entanto, fica a cargo do instinto (ou, quem sabe, de um certo talento natural) a educao de um filho? Bem, se no h receita, para que serve escrever (e mesmo ler) um livro cujo ttulo se prope elucidao? E, por favor, no se culpe uma possvel traduo oportunista: o ttulo original do livro aparece com a mesma tentadora frase em resposta s dvidas de qualquer pai ou me (Qu hay que ensear a Los Hijos). Victoria Camps, como boa filsofa que mostra ser, nada mais faz do que contribuir e de maneira bem significativa para as questes que invariavelmente se levantam nestas horas. E sua contribuio se d de uma maneira prtica e direta. Se verdade que a abundncia de conhecimentos gera mais perplexidade, a autora no se perde em rodeios ao abordar assuntos que considera de fundamental importncia. Por isso, o livro dividido em dezenove captulos, nomeados com uma idia ou conceito, que servem tanto para elaborar perguntas (e suscitar reflexes) quanto para abordar pontos primordiais sobre o que se considerado virtude e passvel de ser ensinado aos filhos. E so idias e conceitos essenciais felicidade, carter, responsabilidade, auto-estima, respeito, gratido, liberdade, amabilidade, etc. que podem ser lidos como se consulta um dicionrio (neste caso, buscando o significado que a autora coloca e que usa, na maioria das vezes, a partir do senso comum). Ou ainda regando-se ao prazer de estabelecer dilogo com a autora sobre determinados temas que se vinculam uns aos outros, como quem conversa com uma "me amiga" sobre os desafios da criao de uma criana. Afinal, a despretenso que norteia as pginas do livro: despretenso de dar respostas definitivas, porque simplesmente no h respostas definitivas. Comeando pela "felicidade", a autora recorre a Sneca para afirmar que a vida feliz a que est em conformidade com a natureza das coisas. Frase que em si j um timo argumento para reforar que ser feliz pode ser simplesmente saber aceitar. Aceitar a prpria realidade: a sua e a dos filhos que no devem ser o resultado das frustraes dos pais ou dos seus desejos pessoais no realizados. No fim das contas, v-se nisso uma certa ingenuidade; a mesma que abriga desejos de conquista da felicidade. Vista como algo tctil, ou como um objetivo a ser alcanado, ela nada mais do que o prprio prazer da realizao de tantas pequenas e grandes coisas. Ter em vista, continuamente, esta verdade, j poderia ser um grande "atalho" para muitos pais que nada mais querem a no ser felicidade dos filhos. No entanto, educar uma criana para felicidade, para, digamos a "no-realizao" imediata e para a fuga dos modelos de oferecidos pela sociedade a grande questo. Como levar uma criana a entender que "felicidade" no est necessariamente na conquista do mais "belo", no mais "rico" e no mais "forte"? Cabe aos pais se perguntarem se no so os prprios www.profissionalizando.com

Page 13 of 40

www.profissionalizando.org

15 fomentadores da disputa da satisfao a qualquer preo. Conforme vo se apresentando os captulos, descobre-se o quanto difcil proporcionar a to sonhada "boa educao". Se a necessidade de se desvencilhar de regras rgidas esbarra em uma tentativa de educar na liberdade, quo irresponsveis e indisciplinados no podero ser nossos filhos? E como embutir-lhes o respeito sem produzir, ao mesmo tempo, o medo? So perguntas que se estendem por exatas 118 pginas e que funcionam quase como um terapia de grupo de pais. Pois, longe da imposio pedaggica, dos macetes ou das formas modernas de educao, o que se tem neste livro um material de leitura fcil e agradvel. Como no poderia deixar de aparecer em um livro desta espcie, so gastas algumas pginas para um pequeno debate acerca da televiso. um dos poucos momentos em que seu discurso se iguala ao de todos os detratores da TV, com argumentos j vistos e revistos. Considero perda de tempo acusar, igualmente, a publicidade como "manipuladora" e dar eco a teorias antiquadas que vem os programas televisivos como "monstros devoradores da infncia": As crianas h estatsticas que o confirmam passam horas demais vendo televiso, e vendo certos programas que vo da trivialidade ao mau gosto, quando no caem no decididamente desaconselhvel. So pontos, no entanto, que, de maneira alguma, ofuscam o valor da obra (e da sua conveniente contribuio em tempos onde tudo "fcil", "rpido" e "descartvel"). Livros assim servem como um lembrete de como preciso manter-se atento s pequenas peculiaridades e aos grandes esforos durante a educao das crianas. Uma tarefa que no se reduz a pequenas receitas, e para a qual so necessrios permanentes ateno e amor.

O que se deve ensinar aos filhos - 118 pgs. So Paulo: Martins Fontes, 2003 Victoria Camps, natural de Barcelona e catedrtica de filosofia moral da Universidad Autnoma de Barcelona. autora de diversos livros, entre os quais: Virtudes Pblicas, prmio Espasa de Ensayo 1990; Los Valores de La Educacin; Manual de Civismo, escrito em colaborao com Salvador Giner; e El Siglo de Las Mujeres, sua obra mais recente.

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

16 Aps essa leitura peo que faam uma resenha crtica (Um texto com suas palavras, baseado nessas leituras sugeridas, deixando claro sua crtica a respeito das dificuldades em educar filhos hoje em dia) e me enviem por e-mail (soniajf23@yahoo.com.br), assim como um texto com as respostas das perguntas feitas na pgina 14 acima. Ento passaremos para o segundo mdulo do curso.

2 EDUCAO DENTRO DO LAR

www.profissionalizando.com

Page 15 of 40

www.profissionalizando.org

17 Hoje em dia, as famlias, independente da classe social a que pertencem se organizam das mais variadas maneiras. Alm da famlia tradicional que formada pelo pai, me e filhos aparecem hoje as famlias monoparentais, ou seja, somente a me ou somente o pai est presente. Outras famlias foram constitudas por novos casamentos e existem filhos advindos dessas novas relaes. Ainda temos as grandes famlias, comuns na histria brasileira, onde numa mesma casa convivem vrias geraes, ou pessoas ligadas por graus de parentescos diversos. Tambm possvel encontrar vrias famlias morando juntas, na mesma casa. Saliento que um fato que as crianas tm direito de ser educadas no seio de suas famlias. Est presente no Estatuto da Criana e do Adolescente que a famlia a primeira instituio social responsvel pela efetivao dos direitos bsicos das crianas. Portanto, as instituies escolares precisam ter dilogo aberto com as famlias, considerando-as como parceiras na educao dessas crianas. Nesse sentido, as instituies de educao infantil e seus profissionais devem desenvolver a capacidade de ouvir, de observar e aprender tambm com as famlias. muito importante compreender o que ocorre com as famlias das crianas, entender seus valores, seus hbitos, como se relacionam com outras pessoas. Tudo isso poder ajudar na construo em conjunto de aes em benefcio das prprias crianas.

2.1 Analisando as atitudes dos pais

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

18

A falta de tempo dos pais: alguns pais no sabem nada sobre seus filhos, vivem ausentes de casa. No tm tempo para conversar com os filhos. Os filhos no percebem a casa como um lar, apenas moram nela. Pais que protegem demais: Eles tentam resolver todos os problemas dos filhos, se apegam excessivamente eles e, s vezes, consideram que os filhos no conseguiro enfrentar determinadas situaes ajudando mais do que precisariam. Isso torna os filhos dependentes, precisando de ateno e ajuda constante de outras pessoas. Pais autoritrios, dominadores, exigentes: Esses pais ajudam a criar filhos impulsivos e agressivos, desenvolvendo neles uma personalidade insegura e instvel. Desse modo eles tero dificuldades para se adaptarem aos grupos de amigos, s brincadeiras, dificultando suas amizades. Pais que tudo permitem: Estes pais mimam demais os filhos e admitem seus caprichos. As crianas tornam-se egostas e ficam esperando dos outros ateno contnua, no conseguem aceitar frustraes e reagem com impacincia e agressividade. A indiferena de alguns pais para com os filhos: Esses pais no do mostras de carinho e afeto. As crianas ficam tristes e fogem da convivncia com os outros, tm dificuldades em relacionar-se porque no tiveram a base de afeto necessria para isso. Agem com os companheiros com a mesma frieza com que so tratados. Muitas vezes, essa indiferena significa uma rejeio aos filhos e os pais os tratam com prepotncia e insensibilidade. Isso diminui a auto-estima das crianas e resulta, mais tarde, em atitudes anti-sociais e agressivas. Est comprovado que, se as relaes familiares, entre pai e me, entre pais e filhos e entre irmos forem adequadas, os filhos conseguiro adaptar-se mais facilmente convivncia social fora de casa. Para os pais demonstrarem carinho com os filhos no precisam renunciar a exigir coisas deles. As prprias crianas demonstram que querem que os pais www.profissionalizando.com

Page 17 of 40

www.profissionalizando.org

19 exijam delas, quando recebem menos ateno sentem-se menos queridas. Com carinho, os pais devem ter para com os filhos uma exigncia compreensiva, ou seja, ser ao mesmo tempo compreensivos e exigentes. A compreenso sem exigncia cria pais permissivos, e a exigncia sem compreenso cria pais autoritrios. .........................................***...........................................***........................................... Vamos ler um artigo que fala no tema: Falando sobre limites. FALANDO SOBRE LIMITES Por Sonia das Graas Oliveira Silva Muitas vezes, impor limites uma questo de bom senso. Na relao pais e filhos vital que se tenha o dilogo, a compreenso e o amor. Por vezes, a indisciplina, o grito, o choro, so sinais, so pedidos de ajuda, so pedidos de limites por parte das crianas. Quando os pais cedem e no percebem, eles praticamente deixam as crianas sem parmetros para a vida. Existem famlias que do tanta liberdade para os filhos que mais parece abandono. No demonstram preocupao, nem tentam corrigi-los nos erros ou ajud-los em seus problemas. Essa autonomia dada pelos pais aos filhos deve ser observada. A educao da atualidade fez com que pais se tornassem muito modernos e desaprendessem de dizer no. A liberdade excessiva produz adultos sem noo de limites e responsabilidades. As noes de educao dos filhos passaram por grandes mudanas, desde quando o pai, senhor absoluto da casa fazia com que os filhos o respeitassem e obedecessem, no sendo possvel por parte dele nenhum gesto de carinho aos filhos. Os anos 90 trouxeram pais que procuravam encontrar um ponto de equilbrio entre aquela autoridade opressiva e a noo de liberdade sem fronteiras que a sucedeu. Educar implica batalhas. E h que se pensar em para que e como se educar. preciso ter clareza quando for dizer no. Os pais no podem abrir mo de sua autoridade de pais ao educar e nem devem ter medo ao enfrentar o filho em seus momentos de raiva. A educao com baixos limites tem causado resultados desastrosos. Segundo o Psiclogo Armando Correa de Siqueira Neto, alguns pontos-chave so destacados no processo de educao como, o sacrifcio. A tarefa da educao requer sacrifcios como o da pacincia, perseverana e firmeza. No dia-a-dia que se constri a educao, portanto, a sua manuteno persistente fundamental. A constncia permite um resultado bem melhor. Conscincia e vontade na educao dos filhos so fundamentais. Atitudes como deixar que os filhos decidam sozinhos sobre suas vidas e seus afazeres fugir das responsabilidades de pais e de educadores e no educar. Educao envolve erros e acertos. To errado como abandonar os filhos achar que eles www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

20 devem seguir risca tudo que foi idealizado pelos pais. No existe uma receita infalvel que transforma filhos em adultos felizes e bem sucedidos. Educar envolve a conscincia. O pais precisam se questionar se esto educando para a auto confiana e auto-estima dos filhos. Precisam ter clareza mental, ter equilbrio, o que levar a harmonia, serenidade, flexibilidade e espontaneidade. .............................................***.....................................***............................................. necessrio haver um debate onde questionaremos alguns fatos: Qual a realidade de nossas crianas hoje em dia? Como andam as famlias? Como anda seu tempo para seu filho? Voc um pai ou me que tudo permite? Ou voc impe limites a seu filho? Voc agrada seus filhos com muitos presentes, como que justificando sua ausncia em casa ao lado deles? Voc acredita que o mais importante no a quantidade de tempo no lar, mas a qualidade do tempo ao lado dos filhos? Responda para mim a pelo menos alguma dessas questes e passaremos para o mdulo seguinte.

3 A CAMINHO DA PRIMEIRA ESCOLA

www.profissionalizando.com

Page 19 of 40

www.profissionalizando.org

21

O ser humano est o tempo todo aprendendo. Nesse sentido papel fundamental da famlia decidir, desde cedo, o qu sua criana precisa aprender e qual escola dever freqentar. O ingresso na escola um evento muito importante na vida de uma criana, pois o primeiro passo rumo independncia em relao aos pais. Trata-se da preparao de um espao prprio, que marcar sua trajetria para o futuro. Para os pais tambm se trata de um tempo decisivo, principalmente se o primeiro filho. um momento de separao, tem-se a impresso de que aquele beb cresceu e est se tornando menos dependente, e ns pais, no gostamos disso, pois queremos nossos filhotes sempre ao nosso redor. Quando este novo espao surge, vrios sentimentos se entrelaam em funo da separao que acontece com a ida da criana para a instituio de educao infantil. Estes sentimentos evidenciam o desejo que a me tem de que a criana se adapte na escola ou no. Quando se menciona a questo de no querer que o filho fique na escola, no um pensamento premeditado e sim um sentimento que foge ao controle dos pais. Segundo Joana Maria Rodrigues Di Santo, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre em Educao, diretora do CRE e Consultora em Educao, alguns pais sentem-se culpados por colocarem os filhos muito cedo na escola. No entanto, nos dias de hoje, em que as famlias so cada vez menores o que dificulta as relaes das crianas com outras da mesma idade, o fato de muitas delas ingressarem na escola nos primeiros anos de vida pode representar um ganho, favorecendo o desenvolvimento infantil.

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

22 Alguns cuidados so importantes para o ingresso da criana na primeira escolinha, pois um ambiente novo, muitas pessoas estranhas, com outras regras diferentes a seguir. necessrio preparar a criana para sua entrada na escola. Lev-la para conhecer as instalaes, mostrando tudo com entusiasmo, pode ser o primeiro passo. Quanto mais nervosos os pais parecerem, mais apavorada ficar a criana. Ela poder entender que, se sua me est to ansiosa, parecendo triste ao despedir-se dela porque no deve ser muito bom ficar neste colgio. Da para comear o choro rapidinho. E, no raras as vezes, que choram as duas, a me e a criana. Por isso, to importante os pais ficarem calmos e naturais, transmitindo, assim, essa calma e naturalidade para sua criana. A escola deve ser um lugar de prazer para seu filho e um ingresso tranqilo na vida escolar ajudar a criana a se relacionar com o novo ambiente e a enfrentar alguma dificuldade que porventura surgir. Depende muito da habilidade e eficincia dos pais escolherem a escola adequada s expectativas da famlia, e, claro, que v agradar a pessoa mais interessada: a criana. Os pais devero estar atentos s diversas propostas oferecidas na cidade. E so tantas! So muitas propagandas recebidas em casa ou veiculadas pelos meios de comunicao. Cada uma apregoando mais e mais maravilhas que sua criana ir vivenciar se estudar naquela escola! Cuidar de uma criana em um contexto educativo demanda a integrao de vrios campos de conhecimentos e a cooperao de profissionais de diferentes reas. So muitos os aspectos a considerar, assim vejamos: - Voc entende a escola de educao infantil como um lugar para passar o tempo da criana? Um lugar onde deix-la por algumas horas? - Ou voc acha que bom que seu filho v para a escola para conviver com outras crianas de sua idade e no importa qual a proposta pedaggica da escola?

www.profissionalizando.com

Page 21 of 40

www.profissionalizando.org

23 - Voc se preocupa em saber quais os princpios de ensino-aprendizagem seguidos pela escola? Voc sabe quais so os valores humanos e sociais que essa escola preconiza? Alguns valores considerados importantes pela escola devem ser analisados pelos pais. Por exemplo: se a escola considera importante a participao dos pais e da comunidade na vida escolar. Essa escola respeita as diferenas individuais e culturais de cada um? Os professores trabalham em conjunto? Eles acreditam na capacidade e no desejo de aprender das crianas? A escola est empenhada na formao de seres humanos melhores e est ensinando valores compatveis com essa formao? A escola entende que necessrio criana brincar muito, visto que isso ajuda em seu desenvolvimento? Valoriza o tempo de brincadeiras, incentivando-as e ensinando a criana a brincar? Essa escola respeita a idade da criana de 4 ou 5 anos, no a obrigando a se alfabetizar se no for de sua vontade? Isso poder acontecer automaticamente desde que a criana participe por sua livre vontade de atividades voltadas para a alfabetizao. Na visita escola deve-se observar tudo, perguntar tudo que tiver vontade, no levar dvidas para casa, pois voc entrar em pnico se houver dvida. Perceber a forma de atendimento, observar algumas atividades, ver se h facilidade para estacionamento, ver como a entrada e a sada de crianas, se existem porteiros ou pessoas responsveis pela sada das crianas. Outro ponto a ressaltar quanto ao espao fsico. primordial ter um espao bom, tanto interno quanto externo, ao ar livre, de preferncia, com reas verdes. preciso haver muita limpeza, ordem, organizao dos espaos. Os objetos escolares precisam ser do tamanho adequado s crianas. Play-grounds modernos, com brinquedos prprios para evitar que as crianas se machuquem. No caso de escadas, verificar se h o uso de material anti-derrapante. Cozinha em perfeitas condies de higiene, com funcionrios preparados para este servio. Verificar tudo em relao segurana da criana.

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

24 Havendo tanque de areia, verificar se coberto para no haver contaminao com fezes de animais e a troca e lavagem da areia periodicamente. Enfim, so muitos pontos, que podem fazer com voc seja at considerado chato por algumas pessoas da escola, mas se isso acontecer, ser um bom motivo para voc perceber que essa escola no ser boa para seu filho. Voc deve estar sim, preocupado com o lugar onde seu filho passar grande parte do dia. Desse modo, as instituies de ensino infantil precisam favorecer um ambiente fsico e social onde as crianas se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais ele lhes possibilitar a ampliao de conhecimentos acerca de si mesmos, dos outros e do meio em que vivem. Aos pais, resta perceber se a escola, preocupada em fazer com que os alunos desenvolvam capacidades, ajusta sua maneira de ensinar e seleciona os contedos de modo a auxili-los a se adequarem s vrias vivncias a que so expostos em seu universo cultural; se ela considera as capacidades que os alunos j tm e as potencializa; se, se preocupa com aqueles alunos que encontram dificuldade no desenvolvimento das capacidades bsicas. Embora os indivduos tenham a tendncia, em funo de sua natureza, a desenvolver capacidades de maneira heterognea, importante salientar que a escola tem como funo potencializar o desenvolvimento de todas as capacidades, de modo a tornar o ensino mais humano, mais tico. 3.1 Quanto ao perfil profissional do professor de educao infantil O professor (dirijo-me de forma genrica, pensando em professor ou professora) que trabalha direto com crianas precisa ter uma competncia polivalente. Isso significa dizer que dever trabalhar com contedos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados bsicos essenciais at conhecimentos especficos provenientes das diversas reas do conhecimento. Torna-se necessrio, ento, uma formao bastante ampla do profissional, que dever refletir constantemente sua prtica, aperfeioar-se sempre. importante tambm, que haja um debate com colegas, dilogo com as famlias e a comunidade, sempre na busca de informaes novas para o trabalho que desenvolve. www.profissionalizando.com

Page 23 of 40

www.profissionalizando.org

25 Segundo a educadora Guiomar Namo de Mello, em entrevista para a revista Nova Escola (2004), em resposta pergunta: Como deveria ser o currculo para formar professores competentes? A educadora responde que ningum ensina o que no aprendeu. Por isso o curso de formao precisa dar peso grande ao contedo que vai ser ensinado.

Abaixo transcrevo um poema que considerei uma tima definio do professor que trabalha com carinho e arte. [...] Arte est em toda parte Arte est em toda parte Est na educao Pedagogia uma arte A arte de conduzir Abrir novos horizontes E acreditar no porvir Professor, Arte a reflexo De sua prtica educativa Arte ser mediador Arte ser pesquisador ser facilitador Arte tudo que incentiva Professor, Na arte de ensinar A ao que mais fascina sua arte de moldar O que j obra prima. www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

26

Obra prima sem minuta Exige arte e desvelo Depende da sua conduta De estima ou de zelo. Arte, professor, ... Ao entrar em sua sala Perceber cada educando Cada um com sua fala Outros at se calando como a arte de ler o vento Que diz como est o tempo Professor, esse o momento Da arte de se ler Ler seus educandos Que so artistas esperando Fazer arte para aprender Arte est em toda parte Est na vida! Vida. Obra de arte divina Tudo que se descortina a arte de viver bem Como? Arte? Onde se v? Quem o artista? O artista desta arte Encontra-se em toda a parte Um deles... pode ser voc!
*( Maria Terezinha Alves Castilho) - Supervisora de educao infantil da Escola Municipal Padre Germano Mayer - Arapongas/

PARA REFLETIR: Um pequeno poema que diz muita coisa: Professora Ela entrou na sala e viu rostos que perscrutavam, indagavam, esperavam. Comeou a dizer-lhes de suas frias, mas descobriu que esta palavra ali era oca e distante. Abriu ento seu caderno de planos e quis ensinar-lhes as maravilhas que ali escrevera, mas aprendeu que menino triste no tem gosto para manejar o lpis. Quis ensinar uma cano, mas o canto se tornou um choro. Tentou contar-lhes de bruxas, de fadas, de gigantes, mas percebeu que no crem em fantasias os meninos que vivem da verdade de cada dia. Por um instante a professora no encontrou o que fazer. Ento, apenas sorriu para a classe e decidiu dar-lhes primeiro a sua amizade. www.profissionalizando.com

Page 25 of 40

www.profissionalizando.org

27 Depois, mansamente, lhes daria ensinamentos. Bem-aventurada!


(Maria Clia Bueno) do livro: A educao pr-escolar, Marieta Lcia Machado Nicolau.

Analisando esse 3 mdulo podemos considerar as seguintes questes: Quais as causas do ingresso de crianas bem pequenas nas instituies de ensino? 4 A ESCOLA NA FORMAO DO CIDADO

O papel fundamental da educao no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milnio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formao de cidados (PCNs, 1998). Na escola, durante processos de socializao, a criana tem a oportunidade de desenvolver a sua identidade e autonomia. Interagindo com os amiguinhos se d a ampliao de laos afetivos que as crianas podem estabelecer com as outras crianas e com os adultos. Isso poder contribuir para o reconhecimento do outro e para a constatao das diferenas entre as pessoas; diferenas essas, que podem ser aproveitadas para o enriquecimento de si prprias. As instituies de educao infantil se constituem em espaos de socializao, propiciam o contato e o confronto com adultos e crianas de vrias origens socioculturais, de diferentes religies, etnias, costumes, hbitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experincia educativa.

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

28 Desse modo, na escola, criam-se condies para as crianas conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, idias, costumes e papis sociais. A escola deve dar total ateno criana como pessoa, que est num contnuo processo de crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo s suas necessidades. A ateno recebida na escola reflete na criana fazendo com que tome conscincia do mundo de diferentes maneiras em cada etapa de seu desenvolvimento. As transformaes que ocorrem em seu pensamento se do simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de suas capacidades de expresso. A criana bem atendida, considerada um cidado, enquanto cresce se depara com fenmenos, fatos e objetos do mundo; pergunta, rene informaes, organiza explicaes e arrisca respostas. Desse modo, ocorrem mudanas fundamentais no seu modo de conceber a vida, a natureza e a cultura. Alm de promover a educao da criana, mostrando o correto, muitas vezes a escola ter que propiciar situaes para que os pais reflitam sobre seus papis e atribuies, tendo em vista que seus filhos permanecem mais tempo com os profissionais da escola do que com eles mesmos. A criana movida pelo interesse e curiosidade, e, motivada pelas respostas dadas pelo profissional da escola, atravs de informaes vindas dos livros, notcias, reportagens, televiso, rdio, etc. ela ficar segura, sentindo-se protegida naquele espao onde cidad. A infncia um perodo de desenvolvimento cultural do ser humano, cuja importncia vai ficando cada vez mais clara e precisa medida que avanam os conhecimentos sobre o desenvolvimento do crebro. As descobertas nesta rea j so to importantes que chegam a afetar a natureza de currculos da Educao Infantil em alguns pases. o caso, por exemplo, da Frana, que introduziu um currculo para a infncia apoiado em pilares diferenciados dos que nortearam a educao da infncia durante a maior parte do sculo XX.2

Revista CRIANA, publicao do MEC/SEB, n 42, 2006.

www.profissionalizando.com

Page 27 of 40

www.profissionalizando.org

29 Neste novo currculo, as prticas culturais da infncia ganham relevo e o tempo distribudo de forma que atividades que envolvam msica e movimento sejam equiparadas em importncia s atividades mais especificamente voltadas apropriao da leitura e da escrita. Busca-se, assim, uma escolarizao que vise formao da criana enquanto ser de cultura em desenvolvimento. 4.1 O papel da escola Se acreditarmos que o principal papel da escola o desenvolvimento integral da criana, devemos consider-la em suas vrias dimenses: afetiva, ou seja, nas relaes com o meio, com as outras crianas e adultos com quem convive; cognitiva, construindo conhecimentos por meio de trocas com parceiros mais e menos experientes e do contato com o conhecimento historicamente construdo pela humanidade; social, freqentando no s a escola como tambm outros espaos de interao como praas, clubes, festas populares, espaos religiosos, cinemas e outras instituies culturais; e finalmente na dimenso psicolgica, atendendo suas necessidades bsicas como higiene, alimentao, moradia, sono, alm de espao para fala e escuta, carinho, ateno, respeito aos seus direitos (MEC, 2005). Podemos ento observar que os Parmetros Curriculares Nacionais elaborados pela secretaria de Educao Fundamental do Ministrio da Educao (MEC), em 1998, ressaltam tudo isso do seguinte modo: so objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: compreender a cidadania como participao social e poltica, assim como exerccio de direitos e deveres polticos, civis e sociais, adotando, no dia-adia, atitudes de solidariedade, cooperao e repdio s injustias, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; posicionar-se de maneira crtica, responsvel e construtiva nas diferentes situaes sociais, utilizando o dilogo como forma de mediar conflitos e de tomar decises coletivas; conhecer caractersticas fundamentais do Brasil nas dimenses sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noo de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinncia ao pas; conhecer e valorizar a pluralidade do patrimnio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e naes, posicionando-se www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

30 contra qualquer discriminao baseada em diferenas culturais, de classe social, de crenas, de sexo, de etnia ou outras caractersticas individuais e sociais; perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interaes entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente; desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiana em suas capacidades afetiva, fsica, cognitiva, tica, esttica, de inter-relao pessoal e de insero social, para agir com perseverana na busca de conhecimento e no exerccio da cidadania; conhecer o prprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relao sua sade e sade coletiva; utilizar as diferentes linguagens - verbal, musical, matemtica, grfica, plstica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idias, interpretar e usufruir das produes culturais, em contextos pblicos e privados, atendendo a diferentes intenes e situaes de comunicao; saber utilizar diferentes fontes de informao e recursos tecnolgicos para adquirir e construir conhecimentos; questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolv-los, utilizando para isso o pensamento lgico, a criatividade, a intuio, a capacidade de anlise crtica, selecionando procedimentos e verificando sua adequao. O que temos ainda hoje um caminho a ser percorrido. Um caminho de cooperao que s ser efetivo se os pais compreenderem que escola no cabe exercer a funo moral da famlia. E, se a escola promovesse aes de conscientizao junto a essas famlias para que ficasse clara a importncia do dever de cada um no desenvolvimento do aluno/filho, e que, embora essa parceria escola e famlia seja essencial, cada um desses setores deve conservar suas particularidades (DI SANTO, 2007).

Voc acha que a escola est se preocupando em formar cidados? Escreva algo sobre isso.

www.profissionalizando.com

Page 29 of 40

www.profissionalizando.org

31

5 A RELAO FAMLIA e ESCOLA

A qualidade da Educao Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a famlia. Abrir canais de comunicao, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente. Eis algumas aes em que as nicas beneficiadas so as nossas crianas pequenas. (Renata Carraro)3

Em casa a criana experimenta o primeiro contato social de sua vida, convivendo com sua famlia e os entes queridos. As pessoas que cuidam das
3

CARRARO, Renata. Reportagem Revista Criana MEC/SEB, 2006.

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

32 crianas, em suas casas, naturalmente possuem laos afetivos e obrigaes especficas, bem como diversas das obrigaes dos educadores nas escolas. Porm, esses dois aspectos se complementam na formao do carter e na educao de nossas crianas. A participao dos pais na educao dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa. Torna-se necessria a parceria de todos para o bem-estar do educando. Cuidar e educar envolvem estudo, dedicao, cooperao, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsveis pelo processo que dinmico e est sempre em evoluo. Os pais e educadores no podem perder de vista que, apesar das transformaes pelas quais passa a famlia, esta continua sendo a primeira fonte de influncia no comportamento, nas emoes e na tica da criana. fato que famlia e escola representam pontos de apoio e sustentao ao ser humano e marcam a sua existncia. A parceria famlia e escola precisa ser cada vez maior, pois quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos sero os resultados na formao do sujeito. A parceria com a famlia e os demais profissionais que se relacionam de forma direta ou indireta com a criana que vai ser o diferencial na formao desse educando. A vida nessa instituio deve funcionar com base na trade pais educadores crianas, como destaca Bonomi (1998). O bom relacionamento entre esses trs personagens (dois dos quais so protagonistas na escola educadores e crianas) fundamental durante o processo de insero da criana na vida escolar, alm de representar a ao conjunta rumo consolidao de uma pedagogia voltada para a infncia. A Professora Di Santo lembra que a fundamentao para a relao educao/ escola/famlia como um dever da ltima para com o processo de escolarizao e importncia de sua presena no contexto escolar publicamente amparada pela legislao nacional e diretrizes do MEC, aprovadas no decorrer dos anos 90, tais como: Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8069/90), nos artigos 4 e 55; Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei 9394/96), artigos 1, 2, 6 e 12; Plano Nacional de Educao (aprovado pela Lei n 10172/2007), que define como uma de suas diretrizes a implantao de conselhos escolares e outras formas de www.profissionalizando.com

Page 31 of 40

www.profissionalizando.org

33 participao da comunidade escolar (composta tambm pela famlia) e local na melhoria do funcionamento das instituies de educao e no enriquecimento das oportunidades educativas e dos recursos pedaggicos e, ainda, a Poltica Nacional de Educao Especial, que tem como uma de suas diretrizes gerais: adotar mecanismos que oportunizem a participao efetiva da famlia no desenvolvimento global do aluno. .......................................................***.........................................***............................. Abaixo transcrevo um artigo j publicado exatamente neste tema: Relao famlia/escola. A RELAO FAMLIA/ESCOLA Por Sonia das Graas Oliveira Silva Hoje em dia h a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a famlia. A escola uma instituio que complementa a famlia e juntas tornam-se lugares agradveis para a convivncia de nossos filhos e alunos. A escola no deveria viver sem a famlia e nem a famlia deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcanar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade. Um ponto que faz a maior diferena nos resultados da educao nas escolas a proximidade dos pais no esforo dirio dos professores. Infelizmente, so poucas as escolas que podem se orgulhar de ter uma aproximao maior com os pais, ou de realizarem algumas aes neste sentido. Entretanto, estas aes concretas, visando atrair os pais para a escola, podem ser uma tima sada para formar melhor os alunos dentro dos padres de estudos esperados e no sentido da cidadania. Atualmente, os pais devem estar cada vez mais atentos aos filhos, ao que eles falam, o que eles fazem, as suas atitudes e comportamentos. E, apesar de ser difcil, a escola tambm precisa estar atenta. Eles se comunicam conosco de vrias formas: atravs de sua ausncia, de sua rebeldia, seu afastamento, recolhimento, choro, silncio. Outras vezes, grito, zanga por pouca coisa, fugas, notas baixas na escola, mudanas na maneira de se vestir, nos gestos e atitudes. Os pais devem perceber os filhos. Muitas vezes, atravs do comportamento, esto querendo dizer alguma coisa aos pais. E estes, na correria do dia-a-dia, nem prestam ateno queles pequenos detalhes. Por vezes, os jovens esto tentando pedir ajuda e, mesmo achando que o filho ultimamente est meio estranho, muitos pais consideram isso como normal, coisa de adolescente, vai passar, s uma fase. H que se observar estes sinais. Podem dizer muito de problemas que precisam ser solucionados, como inadequao, dificuldades nas disciplinas, com os colegas, com os professores, e outras causas. www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

34 A entra a parceria famlia/escola. Uma conversa franca dos professores com os pais, em reunies simples, organizadas, onde permitido aos pais falarem e opinarem sobre todos os assuntos, ser de grande valia na tentativa de entender melhor os filhos/alunos. A construo desta parceria deveria partir dos professores, visando, com a proximidade dos pais na escola, que a famlia esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos. Muitas famlias sentem-se impotentes ao receberem, em suas mos os problemas de seus filhos que lhe so passados pelos professores, no esto prontas para isso. necessria uma conscientizao muito grande para que todos se sintam envolvidos neste processo de constantemente educar os filhos. a sociedade inteira a responsvel pela educao destes jovens, desta nova gerao. As crianas e jovens precisam sentir que pertencem a uma famlia. Sabe-se que a famlia a base para qualquer ser, no se refere aqui somente famlia de sangue, mas tambm famlias construdas atravs de laos de afeto. Famlia, no sentido mais amplo, um conjunto de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas, de construrem algo e de se complementarem. atravs dessas relaes que as pessoas podem se tornar mais humanas, aprendendo a viver o jogo da afetividade de modo mais adequado. Percebe-se que muito tem sido transferido da famlia para a escola, funes que eram das famlias: educao sexual, definio poltica, formao religiosa, entre outros. Com isso a escola vai abandonando seu foco, e a famlia perde a funo. Alm disso, a escola no deve ser s um lugar de aprendizagem, mas tambm um campo de ao no qual haver continuidade da vida afetiva. A escola que funciona como quintal da casa poder desempenhar o papel de parceira na formao de um indivduo inteiro e sadio. na escola que deve se conscientizar a respeito dos problemas do planeta: destruio do meio ambiente, desvalorizao de grupos menos favorecidos economicamente, etc. Na escola deve-se falar sobre amizade, sobre a importncia do grupo social, sobre questes afetivas e respeito ao prximo. Reforo aqui a necessidade de se estudar a relao famlia/escola, onde o educador se esmera em considerar o educando, no perdendo de vista a globalidade da pessoa, percebendo que, o jovem, quando ingressa no sistema escolar, no deixa de ser filho, irmo, amigo, etc. A necessidade de se construir uma relao entre escola e famlia, deve ser para planejar, estabelecer compromissos e acordos mnimos para que o educando/filho tenha uma educao com qualidade tanto em casa quanto na escola.

5.1 A importncia da famlia na vida da criana

www.profissionalizando.com

Page 33 of 40

www.profissionalizando.org

35

O primeiro grupo de pessoas com quem a criana, ao nascer, tem contato a famlia. interessante que logo a criana j demonstra suas preferncias, seus gostos e suas diferenas individuais. Tambm a famlia tem seus hbitos, suas regras, enfim, seu modo de viver. desse modo que a criana comear a aprender a agir, a se comportar, a demonstrar seus interesses e tentar se comunicar com esta famlia. Est a, neste crculo de pessoas que rodeiam a criana, a fonte original da identidade da criana. Desde cedo, os pais precisam transmitir criana os seus valores, como, tica, cidadania, solidariedade, respeito ao prximo, auto-estima, respeito ao meio ambiente, enfim, pensamentos que leve essa criana a ser um adulto flexvel, que saiba resolver problemas, que esteja aberto ao dilogo, s mudanas, s novas tecnologias. A criana j aprende desde pequena o que a me no gosta, o que perigoso, o que pode e o que no pode fazer. Percebe-se, ento, a importncia da orientao dos pais. famlia cabe entender que a criana precisa de liberdade, mas por si s no tem condies de avaliar o que melhor ou pior para ela mesma. A famlia o suporte que toda criana precisa e, infelizmente, nem todas tm. o sustentculo que vai ajudar a criana a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiana em suas capacidades afetiva, fsica, cognitiva, tica, esttica, de inter-relao pessoal e de insero social, para agir com perseverana na busca de conhecimento e no exerccio da cidadania;

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

36

Aqui fao uma sugesto de leitura e peo que elabore um pequeno resumo do que voc entende sobre a importncia da famlia na vida da criana.

Livro: OS FILHOS VM DO CU Sub Titulo: Tcnicas positivas de educar os filhos... Autor: John Gray, PH. D. Traduo:Ione Maria de Souza

www.profissionalizando.com

Page 35 of 40

www.profissionalizando.org

37

O clebre escritor sabe o quo difcil e incerta a tarefa de educar um filho ele tem uma filha e duas enteadas e acredita que os pais nunca cometem erros por falta de amor, mas por no conhecer uma maneira melhor de educar. Ao partir do princpio de que os jovens de hoje so muito mais sofisticados e conscientes, Gray conclui que eles tm necessidades diferentes dos de antigamente. Portanto, se os pais quiserem que eles sejam aptos a competir no mundo atual, precisam prepar-los com os mtodos mais modernos e adequados. As tcnicas apresentadas no livro servem para filhos de qualquer idade e tm efeito imediato em seu comportamento.
Gray sugere um mtodo no punitivo de educao. Segundo ele, as crianas podem ser voluntariosas, desde que cooperadoras. Sua vontade deve ser incentivada, em vez de anulada, o que fundamental para desenvolver a confiana, a sensibilidade e a cooperao. Se no passado tentava-se criar filhos submissos, hoje preciso torn-los lderes confiantes. Para que isso acontea, eles no devem ser controlados pelo medo de apanhar. Segundo o autor, a violncia no s gera sujeitos sem iniciativa como tambm cruis. Uma pessoa s respeita as outras quando respeitada. Por isso, o pai e a me devem pedir, em vez de exigir; buscar a cooperao, no a obedincia; recompensar, no punir. Algum questiona que um chefe obtm melhores resultados quando no abusa da autoridade e incentiva seus subordinados? Seguindo esta lgica, Gray defende que no h necessidade de destacar os erros cometidos pelos filhos, mas de enfatizar e recompensar o que eles fazem corretamente. E a forma mais saudvel de fazer isso oferecendo a eles mais tempo com os pais. o que acontece quando a me diz, por exemplo: Se voc se vestir logo, teremos tempo de tomar um sorvete depois Assim, a criana se sente motivada a fazer o que deve ser feito. No vale a pena obter dela um excelente comportamento se for custa de sua auto-estima, com palmadas, ameaas e sanes. O que torna uma criana mimada no dar-lhe mais, dar-lhe mais para evitar confrontos. E h uma grande diferena entre um pirralho lamuriento e um pequeno brilhante negociador. Para aquelas situaes em que nada parece funcionar, quando o filho no faz o que os pais querem de jeito algum, Gray admite o uso de um ltimo recurso: a suspenso. Trata-se de deix-lo sozinho, privado das coisas de que mais gosta. O autor recomenda um minuto de suspenso para cada ano de vida do rebento se seu filho tem 7 anos, deixe-o isolado por sete minutos nesses momentos crticos. Parece pouco, mas Gray assegura ser o suficiente, desde que a suspenso nunca seja usada com ameaa prvia e no seja entendida como um castigo. O mtodo pretende que pais e filhos tenham sempre em mente cinco mensagens: 1) bom ser diferente; 2) bom cometer erros; 3) bom expressar emoes negativas; 4) bom querer mais e 5) bom dizer no, mas lembrem-se de que mame e papai que mandam. E que no se pense que Gray excessivamente benevolente. Ele diz coisas como Deus fez as crianas pequeninas para que os pais possam levant-las e mud-las de lugar e s vezes, a criana precisa apenas chorar bastante para se sentir melhor. Quando John Gray chamou seu livro de Os filhos vm do cu, ele quis dizer que todos nascem bons. Sua teoria de que no existe criana m, apenas criana fora do controle dos pais. E aqui ele explica como os filhos devem ser educados, levando-se em conta fatores como temperamento, ritmo de aprendizagem e tipo de inteligncia. Ao longo da obra, diversas questes vm tona. Como tornar as tarefas divertidas? Como lidar em pblico com uma criana exigente? Como dar ordens a um adolescente? Quais as peculiaridades de filhos de pais divorciados? O que fazer quando o filho usa drogas? Como lidar com a linguagem desrespeitosa? Tudo respondido com grande www.profissionalizando.com conhecimento de causa. E como estamos falando do autor de Homens so de Marte, mulheres so de Vnus, claro que as diferenas entre meninos e meninas tm especial destaque.

www.profissionalizando.org

38 ...........................................***...............................................***................................... Abaixo fao uma enquete para meus leitores amigos: 1 Qual o real papel de pais e educadores na educao de hoje? 2 Como pais e educadores podem contribuir para formao do ser integral? 3 A educao do sculo XXI requer novas habilidades e os pais e educadores esto preparados para este desafio? 4 Qual a importncia da educao familiar? 5 Quais responsabilidades a famlia e a escola possuem no desenvolvimento do

indivduo?
6 Voc, professor, j se encontrou em alguma situao difcil em relao famlia de seu(a) aluno(a)? 7 Voc tem percebido dilogo entre famlia e escola?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABRAMOVICH, Fanny. Quem educa quem? So Paulo: Summus, 1985. ARIS, Philippe. Histria social da criana e da famlia. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. BRASIL. MEC Coordenao de educao Infantil DPEIEF/SEB Revista CRIANA do professor de educao infantil. Braslia, DF, n 42, dez/2006. BRASIL. Estatuto da Criana e do adolescente Lei 8.069/1990. Braslia, DF, 1990.

www.profissionalizando.com

Page 37 of 40

www.profissionalizando.org

39 BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, MEC/SEF, 1997. BONOMI, Adriano. O relacionamento entre educadores e pais. In: BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna. Manual da educao infantil de 0 a 3 anos. POA: ArtMed, p. 161-184, 1998.

CASTILHO, Gerardo. Educar para a amizade, Editora Quadrante, 1999. COSTA, Anna MARIA. Conhea o seu filho. Editora Quadrante. DI SANTO, Joana Maria R. Centro de Referncia Educacional Consultoria e Assessoria em Educao. Disponvel em: <http://www.centrorefeducacional.com.br>. Acesso em outubro/2007. OLIVEIRA SILVA, Sonia das Graas. Os pais, como so importantes! Disponvel em: http://www.emiolo.com.

_____. Criana e Infncia. Disponvel em: http://www.emiolo.com.

_____. Falando sobre limites. Disponvel em: http://www.emiolo.com.

_____. A Relao Famlia/Escola. Disponvel em: http://www.emiolo.com.

_____. Estresse Infantil: Disponvel em: http://www.emiolo.com.

_____. Educao dos Filhos: Tarefa difcil: Disponvel em: http://www.emiolo.com.

www.profissionalizando.com

www.profissionalizando.org

40 _____. Os pais e a escolha da escola para seus filhos. Disponvel em: http://www.emiolo.com.

OLIVEIRA

SILVA,

Sonia

das

Graas.

Infncia.

Disponvel

em;

http://www.emiolo.com.

_____.Educao no lar. Disponvel em: http://www.emiolo.com.

_____. Os pais Como ter um remoto controle sobre a TV. Disponvel em: http://www.emiolo.com.

STENSON, James B. Filhos: Quando educ-los? Ed. Quadrante.

TIBA, Iami. Quem ama, educa! Editora Gente, 2002.

www.profissionalizando.com

Page 39 of 40

www.profissionalizando.org

You might also like