You are on page 1of 11

Infantrio De Esmoriz

rea de Estudo da Comunidade


Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 Qual a designao desta Instituio?


O Centro de Assistncia Social de Esmoriz, doravante designado por CASE, uma Instituio Particular de Solidariedade Social, com sede na Rua Florbela Espanca, n 525, Esmoriz.

 Esta Instituio Particular ou Publica?


Na sua natureza jurdica, para alm de Instituio de Utilidade Pblica, o CASE assume a forma de uma Instituio Particular de Solidariedade Social, tendo em conta as actividades que promove no domnio da educao e solidariedade social, com registo n 25/83 do Livro 2 das Associaes de Solidariedade Social.

 Qual a provenincia deste grupo em termos de rea


geogrfica? A maioria dos utentes desta instituio proveniente de Esmoriz e arredores como Cortegaa, Paramos, Gondezende e Esmoriz, existindo escassas crianas doutras freguesias como Maceda, Paos de Brando, So Joo de Ver ou Santa Maria da Feira.

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 A que grupo etrio se destina este servio?


O Centro de Assistncia Social de Esmoriz serve duas faixas etrias distintas: a primeira infncia e 3 idade e comporta diferentes valncias, o Centro de Dia, Apoio Domicilirio, Creche, Pr-Escolar e C.A.T.L.

 Qual o nvel socioeconmico deste grupo de utentes?


Embora tenhamos uma populao mais ou menos homognea ao nvel socioeconmico, verifica-se uma maior percentagem de crianas provenientes de um meio mais desfavorvel, o que compreensvel uma vez que estamos perante uma instituio de solidariedade social sem fins lucrativos.

 Quais as idades?
No centro de dia no existe uma faixa etria especfica, tendo a maioria dos utentes mais de 65 anos. No centro infantil, as idades variam entre os 4 meses e os 10 anos de acordo com cada valncia:  Creche: entre os 4 meses e os 2/3 anos;  Pr-escolar: entre os 2/3 anos e os 5/6 anos;  A.T.L.: entre os 5/6 anos e os 9/10 anos.

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 Qual o horrio de funcionamento deste servio?


O CASE tem um horrio de funcionamento alargado, com abertura s 7h30, mas com transporte a partir das 7h00m e encerra s 18h30, com tolerncia de 30 minutos. As crianas permanecem na Sala da Acolhimento at chegada das auxiliares de aco educativa, por volta das 8h00m/8h30m, as quais encaminham as crianas para as respectivas salas. As actividades lectivas tm incio por volta das 9h00m com a chegada das Educadoras e terminam por volta das 17h00m. A partir das 18h00m as crianas permanecem na Sala de Acolhimento at sua sada. Dentro do perodo de actividades, existe um tempo pedaggico, das 9h00m/ 9h30m s 16h30m/17h00m onde as crianas gozam do acompanhamento da educadora e participam no plano de actividades dirio, na rotina diria, pelo que se pede que todas as crianas dem entrada na instituio at s 9h30m. Contido neste tempo, encontram-se os perodos de almoo e dormitrio, estabelecidos para cada faixa etria. Para a creche os almoos so servidos das 10h30m s 11h15m e o lanche das 14h45m s 15h15. Para o jardim-de-infncia os almoos so servidos das 11h30m s 12h00m e o lanche das 15h30m s 16h00m. No A.T.L. o almoo servido s 12h30m e o lanche s 16h30m Cada refeio servida com intervalos de 15 minutos entre cada sala.

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 Que actividades esto propostas nestes servios?


Na valncia de Creche as actividades focalizam-se mais ao nvel da satisfao dos cuidados essenciais como a alimentao, higiene, sono e segurana, principalmente com as crianas do 4 aos 12 meses, visando todas as actividades o bem-estar e desenvolvimento integral e harmonioso da criana. A partir dos 18 meses at valncia do pr-escolar, as actividades apresentam maior carcter ldico proporcionando s crianas actividades de expresso plstica, dramtica, musical e motora, assim como actividades que desenvolvam o seu domnio social, moral, afectivo e cognitivo, contemplando tambm outras reas de contedo como rea de formao pessoal e social, reas de expresso e comunicao, domnio da linguagem oral e abordagem escrita, domnio da matemtica e rea do conhecimento do mundo.

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 Quais as actividades que se realizam?


As crianas da valncia do Jardim-de-infncia tm a oportunidade de participar, semanalmente, em aulas de natao, ministradas por um professor de natao, numa Piscina pblica da cidade. Uma actividade que possibilita o contacto com o meio aqutico e pela sua natureza potencia um conjunto de novas aprendizagens e o No ms de Julho promovemos a ida praia de Esmoriz, para as crianas da sala dos 2 anos que pertencem Creche e para todas as crianas que constituem as valncias do Jardim-de-infncia e A.T.L. Todos os anos, o CASE proporciona momentos pontuais de encontro entre a instituio, famlia e comunidade com a festa de Natal, em Dezembro e a festa de final de ano, em Julho, assim como as festas de S. Martinho, Carnaval e Santos Populares. A festa de Natal costuma realizar-se no Cine-teatro Esmoriztur e as outras festividades, nas instalaes do CASE. Para alm destes encontros, faz parte do Plano Anual de Actividades, proporcionar sadas e visitas, como o passeio de final do ano, a ida ao shopping na altura do Natal, entre outros momentos, promovendo o contacto com a natureza e com outros meios. As sadas esto relacionadas com o tema do projecto educativo, com os temas dos projectos ldicos de cada sala e com os interesses e necessidades das crianas. Estas actividades intercalam-se com as propostas mencionadas na questo anterior. actividades

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 Quais os objectivos desta instituio/actividade?


Ao desafio de desenvolver o individuo de uma forma completa, acrescentamos estrategicamente a perspectiva do desenvolvimento da comunidade local e regional, assente em princpios de participao activa e articulando um conjunto de factores e intervenes. Importa, no entanto, relembrar e destacar o esforo que tem sido feito e continuar a constituir uma preocupao de todos, no envolvimento da famlia e da comunidade local, na promoo do projecto e na participao empenhada e permanente nas actividades a desenvolver. Desta forma, consideramos que possvel enriquecer de uma ma neira intensa e activa o processo de operacionalizao do projecto educativo e simultaneamente contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento das crianas e dos idosos que frequentam as nossas valncias. neste contexto de permanente troca de saberes e de conhecimentos que pretendemos levar a cabo o nosso trabalho, conhecendo e respeitando tradies, hbitos, culturas e valores e no esquecendo as especificidades de cada indivduo e desta forma responder de forma adequada s necessidades, interesses e motivaes de cada um. Podemos afirmar que a nossa preocupao assenta no tringulo criana jovem idoso, sustentada num outro tringulo de solidariedade social, cultura e sade.

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 No que diz respeito a valncia da Creche:


 A creche deve ser organizada educativamente, em espaos prprios e edifcios prprios, de forma a motivar o desenvolvimento da criana, e no ser um mero depsito de crianas.  A creche deve estimular o desenvolvimento fsico, a coordenao motora, e o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a funo simblica e da linguagem. Deve fornecer o inicio dos hbitos de higiene e do relacionamento com os outros.  O contacto com as outras crianas num ambiente prprio permite o desenvolvimento harmonioso das personalidades. As trocas entre elas vo permitir que o horizonte psicolgico se alargue.  a primeira preparao social para a escola elementar, tendo em ateno o respeitar os ritmos das crianas entre vigia e o sono.

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 Estimular a criana para adquirir a sua independncia e desenvolver o respeito por si e pelos outros;  Promover a socializao em grupo, reconhecendo a individualidade de cada um;  Desenvolver a capacidade de expresso atravs do dilogo e da criatividade;  Desenvolver a curiosidade e o gosto pela compreenso;  Facilitar em tudo o que seja possvel o dia-a-dia dos Pais, sem nunca pretender substituir-se a eles;  Dar confiana e tranquilidade aos pais para que estes possam desempenhar eficazmente as suas tarefas profissionais;  Colaborar com os pais, sempre que possvel, no lanamento de novos servios e opes que vo ao encontro das suas necessidades;  Encorajar a criana, gradualmente, a desenvolver a sua capacidade para estar com os adultos, com as outras crianas, com objectos;  Ajudar a criana a dominar, desembaraar-se e aprender;  Ensinar que existem vrias maneiras de olhar o mundo e que deve aceitar e respeitar as maneiras de ser dos outros.

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

 Que estratgias utilizam para desenvolver as actividades?


Tendo em considerao tais objectivos, a equipa pedaggica optou pela Metodologia de Projecto, permitindo estabelecer uma relao entre o saber e a experincia do quotidiano de cada criana com novas aprendizagens promotoras de conhecimentos e consequente desenvolvimento. A metodologia de projecto prope uma mudana no papel do educador, considerando a criana como um ser capaz e competente, um investigador motivado para a pesquisa e resoluo de problemas, tratando a criana com respeito e considerando-a cada vez mais autnoma e participante no prprio processo de aprendizagem. Cultiva e desenvolve a inteligncia da criana, dos saberes e competncias, das sensibilidades estticas, morais e emocionais, encorajando-a a colocar questes e a resolver problemas, promovendo aprendizagens significativas. Assume a criana como parte de um grupo, com regras de funcionamento e negociaes, onde cada elemento se torna imprescindvel para o funcionamento do grupo.

10

Escola Secundria de Esmoriz Ano Lectivo 2010/2011 CURSO PROFISSIONAL DE ANIMADOR SOCIOCULTURAL 12D

No entanto, tambm usamos os momentos de rotina diria e semanal para envolver as crianas nos contedos a desenvolver, como pequenos gestos do dia-a-dia; As histrias so um meio que as crianas aceitam bem para as envolver em determinados temas; O currculo emergente que resulta da vontade e interesse da criana ou grupo naquele momento, aproveitando a sua curiosidade e interesse espontneo partindo do que a prpria criana sabe para aprofundar e desenvolver os seus saberes, satisfazendo a sua curiosidade.

Trabalho realizado Por: Liliana Gomes Telma Oliveira

11

You might also like