You are on page 1of 9

DIREITO PENAL

07

Concurso de Pessoas

Concurso de Pessoas
Noes Gerais
Freqentemente a infrao penal realizada por duas ou mais pessoas que concorrem para o evento. Nesta hiptese, est-se diante de um caso de concurso de pessoas, fenmeno conhecido como concurso de agentes, concurso de delinqentes, co-autoria, co-delinqncia ou participao. O concurso de pessoas pode ser definido como a ciente e voluntria participao de duas ou mais pessoas na mesma infrao penal. H convergncia de vontades para um fim comum, que a realizao do tipo penal, sendo dispensvel a existncia de um acordo prvio entre as vrias pessoas; basta que um dos delinqentes esteja ciente de que participa da conduta de outra para que se esteja diante do concurso. O concurso de agentes pode ser:

1) Eventual (facultativo): quando o delito pode tambm ser praticado por uma s pessoa (crimes unissubjetivos); 2) Necessrio (imprprio): quando por sua natureza intrnseca, s podem ser cometidos por duas ou mais pessoas, como adultrio, a bigamia, a rixa, o crime de quadrilha ou bando, etc. (crimes plurisubjetivos). Concurso Posterior:
No existe concurso posterior: a co-participao tem que ser concorrente ou antecedente ao crime (ex.: elemento esconde objeto furtado, ele no co-autor, s favoreceu esse autor em momento posterior ao crime).

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 1

Concurso Intelectual e Material:


Concurso intelectual se d quando o agente A influi para que B pratique crime. J no material o agente A e agente B, juntos, executam o crime.

Teorias
1) Teoria Monista ou Unitria:
O crime, ainda quando tenha sido praticado em concurso de vrias pessoas, permanece nico e indivisvel. No se distingue entre as vrias categorias de pessoas (autor, partcipe, instigador, cmplice, etc.), sendo todos autores (ou co-autores) do crime.

2) Teoria Pluralista:
multiplicidade de agentes corresponde um real concurso de aes distintas e, em consequncia, uma pluralidade de delitos, praticando cada uma das pessoas um crime prprio, autnomo. A falha apontada nessa teoria a de que as participaes de cada um dos agentes no so formas autnomas, mas convergem para uma ao nica, j que h um nico resultado que deriva de todas as causas diversas.

3) Teoria Dualista:
H um crime para os autores e outro para os partcipes. Existe no crime uma ao principal, que a ao do autor do crime, o que executa a ao tpica, e aes secundrias, acessrias, que so as realizadas pelas pessoas que instigam ou auxiliam o autor a cometer o delito. A lei penal brasileira adota a teoria monista quando determina que todos os que deram causa ao resultado respondem por este, mas as ressalvas desse dispositivo e do 2. impem a verificao quanto a cada um dos concorrentes do elemento subjetivo do crime (dolo ou culpa) e da censurabilidade da conduta. Nessas excees, a lei aproxima-se da teoria dualista, distinguindo a coautoria da participao.
Art. 29. - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. 1 - Se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero. 2 - Se algum dos concorrentes quis participar de crimes menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave.

Todos os autores, co-autores e partcipes incidem nas penas cominadas aos crimes praticados. Entretanto, no processo de aplicao da pena deve o juiz distinguir a situao de cada um na medida de sua culpabilidade, ou seja, segundo a reprovabilidade da conduta do co-autor ou partcipe. Assim, segundo esse vertente, a circunstncia de ter o partcipe desenvolvido uma atividade de menor importncia que o autor ou co-autores pode levar a uma causa geral de diminuio de pena.

Trata-se de uma reduo facultativa, pois se o juiz achar que embora sua atuao fosse de pouca importncia, a inteno era semelhante aos demais, pode ser equiparado no plano da culpabilidade.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 2

J no 2 tm-se a cooperao dolosamente distinta, onde o dispositivo consagra formalmente a necessidade de se ajustar a pena de acordo com o elemento subjetivo do crime e a culpabilidade do sujeito ativo (ex.: A fornece a B uma gazua para que este pratique furto em uma casa cujos moradores saram em viagem. B, ao penetrar na residncia, depara com um imprevisto vigia e pratica violncia contra este para obter a subtrao. Nos termos da lei, B o responsvel por roubo enquanto a A ser imputada apenas a prtica de furto qualificado com emprego de chave falsa, j que queria crime menos grave. Se a presena do vigia fosse previsvel para A a ele ainda ser imputada a prtica do furto, mas a pena dever ser aumentada at a metade.).

Requisitos
Para que ocorra o concurso de agentes, so indispensveis os seguintes requisitos: a) pluralidade de condutas; b) relevncia causal de cada uma das aes; c) liame subjetivo entre os agentes; d) identidade de fato. O liame psicolgico entre os vrios autores a conscincia de que cooperam numa ao comum. No basta atuar o agente com dolo ou culpa, sendo necessrio uma relao subjetiva entre os concorrentes. Inexistente esse liame psicolgico, no h que se reconhecer o concurso de agentes. No haver esse vnculo na omisso do empregado que se esquece fechar uma porta da casa do empregador, circunstncia que vai favorecer a entrada do autor de um furto. Existir, porm, o liame psicolgico quando o empregado, propositadamente, deixa aberta a porta, ainda que o ladro desconhea a vontade daquele em auxili-lo na subtrao.

Do exposto no exemplo acima depreende-se tambm que no h concurso culposo em crime doloso (ex.: pai deixa uma arma em cima da mesa e os filhos pegam-na para assaltar uma pessoa; o pai no responde).

Conivncia:
A conivncia pode ser considerada uma co-participao negativa (cumplicidade) pela inexistncia de qualquer conduta. Limita-se o conivente a silenciar a respeito do crime de quem tem conhecimento, no denunciando autoridade os seus autores. A conivncia, a menos que constitua um crime autnomo, por no concorrer para o crime, no punida pelo direito brasileiro.

A Constituio faz meno conivncia de determinados crimes:

Art. 5. - ... XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; (Constituio Federal)

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 3

Autoria, Co-Autoria e Participao


Quanto conceituao de quem autor do crime, foram criadas trs teorias:

1) Critrio Formal-Objetivo:
Autor aquele que pratica a conduta tpica inscrita na lei, ou seja, aquele que realiza a ao executiva, a ao principal. o que mata, subtrai, falsifica etc. Esse conceito limitado exclui, porm, aquele que comete o crime valendo-se de quem no age com culpabilidade (menor, insano mental), confundindo autor mediato com partcipe.

Adotam tal conceito Anbal Bruno, Damsio, Fragoso e Frederico Marques.

Autoria Mediata:
Autoria mediata quando o autor consegue a execuo atravs de pessoa que atua sem culpabilidade (ex.: enfermeira, por ordem do mdico ministra veneno ao paciente supondo que se trata de um medicamento).

Agente Provocador:
aquele que influi terceiro a praticar um crime, no importando o efetivo do crime, mas sim que este seja condenado.

2) Critrio Material-Objetivo:
Autor no s o que realiza a conduta tpica, como tambm aquele que concorre com uma causa para o resultado. No se faz assim distino entre autor e partcipe, j que todos os agentes concorreram para o resultado ao contriburem com uma causa para o evento. Tal orientao, porm, desconhece a realidade de quem nem sempre autor aquele que contribui com uma causa para o resultado e que a prpria lei prev distino no tratamento penal daquele que quis participar de crime menos grave, do que teve uma participao menor no fato etc. Ademais, tal conceito viola o princpio da nulla poena sine lege por considerar toda causao do resultado como autoria, em princpio punvel para s posteriormente estabelecer as limitaes do citado princpio.

3) Critrio Final-Objetivo:
Formulada principalmente pela doutrina alem, conceitua como autor aquele que tem o domnio final do fato. Autor ser aquele que, na concreta realizao do fato tpico, consciente o domina mediante o poder de determinar o seu modo e, inclusive, quando possvel, de interromp-lo. Autor , portanto, segundo essa posio, quem tem o poder principal. O inconveniente dessa concepo, porm, abranger, por exemplo, o chefe de uma quadrilha que, sem realizar a ao tpica de um crime, planeja e decide toda a atividade dos demais, tendo assim o domnio final da ao. Nessa hiptese, segundo a teoria examinada, os executores da ao tpica no seriam autores, mas partcipes, o que, pelo senso comum, , no mnimo, inadequado. Adota-se a teoria formal-objetiva, que delimita, com nitidez, a ao do autor (autoria) e a do partcipe (participao), complementada pela idia da autoria mediata. Autor quem realiza diretamente a ao tpica, no todo ou em parte, colaborando na execuo (autoria direta), ou quem a realiza atravs de outrem que no imputvel ou no age com culpabilidade (autoria mediata).

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 4

Autor portanto aquele que realiza a conduta tpica, o agente em seu derredor podem estar os coautores e os partcipes.

Co-Autoria:
Co-autor quem executa, juntamente com outras pessoas, a ao ou omisso que configura o delito. A co-autoria , em ltima anlise, a prpria autoria. Funda-se ela sobre o princpio da diviso do trabalho; cada autor colabora com sua parte no fato, a parte dos demais, na totalidade do delito e, por isso, responde pelo todo.

Autoria Colateral ou Co-Autoria Lateral ou Imprpria:


Ocorre quando inexiste a conscincia de cooperao na conduta comum, no havendo concurso de pessoas. Caso duas pessoas, ao mesmo tempo, sem conhecerem a inteno uma da outra, dispararem sobre a vtima, respondero cada uma por um crime se os disparos de ambas forem causas da morte. Se a vtima morreu apenas em decorrncia da conduta de uma, a outra responder por tentativa de homicdio. Havendo dvida insanvel quanto causa da morte, ou seja, sobre a autoria, a soluo dever obedecer ao princpio in dubio pro reu, punindo-se ambos por tentativa de homicdio

Participao:
Participao a atividade acessria daquele que colabora para a conduta do autor com a prtica de uma ao que, em si mesma, no penalmente relevante. O partcipe no comete a conduta descrita pelo preceito primrio da norma, mas pratica uma atividade que contribui para a realizao do delito. So vrias as formas de participao: ajuste, determinao, instigao, organizao e chefia, auxlio moral, adeso sem prvio acordo, etc. Entretanto a doutrina considera duas espcies bsicas: a instigao e a cumplicidade.

Instigao:
Instiga aquele que age sobre a vontade do autor, fazendo nascer neste a idia da prtica do crime ou acoroando a j existente, de modo determinante na resoluo do autor.

Cumplicidade:
Cmplice aquele que contribui para o crime prestando auxlio ao autor ou partcipe, exteriorizandose a conduta por um comportamento ativo (o emprstimo de uma arma, a revelao do segredo de um cofre).

Circunstncias do Crime
Crimes Prprios:
Em se tratando de crimes prprios, o autor deve reunir os requisitos previstos no tipo para o sujeito ativo (ser funcionrio pblico, mdico, etc.). Nada impede a co-autoria ou a participao em delitos que tais, bastando que os colaboradores preencham os componentes subjetivos do tipo (o dolo e os demais elementos subjetivos do tipo). Para responderem, porm, pelo delito especial, devem ter conscincia da qualidade do autor. Se no a tiverem e se tratar de crime funcional prprio (prevaricao, corrupo passiva, etc.), no respondem por qualquer ilcito; se se tratar de crime funcional imprprio (peculato, violncia arbitrria, etc.), devem ser responsabilizados pelo crimes menos grave diante do disposto no art. 29, 2..

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 5

Circunstncias Incomunicveis:
Art. 30 - No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime.

As circunstncias no elementares do crime no se transferem para terceiros (ex.: pai espanca o filho com ajuda de um amigo, contra o pai concorre circunstncia agravante de crime contra descendente o terceiro responde sem agravante).

Concurso de Pessoas e Crimes por Omisso


possvel a participao em crime omissivo puro, ocorrendo o concurso de agentes por instigao ou determinao. Assim, se o agente instiga outrem a no efetuar o pagamento de sua prestao alimentcia, responder pela participao no crime de abandono material. No se pode falar, porm, em co-autoria em crime omissivo prprio. Caso duas pessoas deixem de prestar socorro a uma pessoa ferida, podendo cada uma delas faz-lo sem risco pessoal, ambas cometero o crime de omisso de socorro, isoladamente, no se concretizando hiptese de concurso de agentes. Tambm possvel a participao por omisso em crime comissivo. Se um empregado que deve fechar a porta do estabelecimento comercial no o faz, para que terceiro possa mais tarde praticar uma subtrao, h participao criminosa no furto em decorrncia do no cumprimento do dever jurdico de impedir a subtrao.

Concurso em Crimes Culposos


Concurso em Crimes Culposos:
A possibilidade de concurso em crime culposo existe. Existente um vnculo psicolgico entre duas pessoas na prtica da conduta, ainda que no em relao ao resultado, concorrem elas para o resultado lesivo se obrarem com culpa em sentido estrito (ex.: duas pessoas que preparam fogueira, causando por negligncia um incndio).

Culpas Concorrentes:
Deve se distinguir o concurso de agentes em crime culposo da concorrncia de culpas em que duas ou mais pessoas contribuam para um resultado sem que haja o conhecimento por qualquer delas de que est colaborando na conduta de outrem. Assim, numa coliso de veculo em que os dois motoristas atuaram com imprudncia, vindo com isto a causar a morte de terceiro, no h concurso de agentes, mas culpas concorrentes.

Concurso e Execuo do Crime


Art. 31 - O ajuste, a determinao ou instigao e o auxlio, salvo disposio expressa em contrrio, no so punveis, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 6

O dispositivo um corolrio da regra geral de que no h fato punvel onde no haja, pelo menos, comeo de execuo.

1) Ajuste:
Trata-se do pactum sceleris, o acordo que fazem previamente os agentes, visando a prtica do crime.

2) Determinao ou Instigao:
So formas de cooperao moral. A determinao, cria no esprito do executor propsito criminoso inexistente. A instigao refora propsito j existente.

3) Auxlio:
a ajuda material, prestada na preparao ou execuo do crime.

Esse artigo considerado por alguns como incompleto, pois falta a incluso do oferecimento de matar algum ou cometer outro crime qualquer.

Autoria Incerta
De acordo com a teoria monista determina-se que todos respondem pelo resultado, ainda que no se possa saber quem praticou a ao prevista no ncleo do tipo. Nos casos de co-autoria colateral ou imprpria. Inexistente o vnculo psicolgico entre os agentes que praticam atos de execuo de um crime sem que se saiba qual deles causou o resultado (no h co-autoria ou participao), respondero apenas por tentativa e no por um delito consumado.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 7

Questes de Concursos
01 - (Ministrio Pblico/MG 37) Sobre o concurso de pessoas, assinale a opo correta:
( ( ( ( ) ) ) ) a) comunicam-se as circunstncias ou condies de carter pessoal (subjetivas), salvo quando integrantes da figura tpica; b) para que as circunstncias objetivas se comuniquem necessrio que o participante delas tenha conhecimento; c) as circunstncias objetivas nunca se comunicam; d) nenhuma das opes correta.
Pblico/SP 81) No concurso de pessoas, partcipe aquele que concorre para a produo do resultado atravs de: a) ajuste, determinao, instigao, auxlio; b) ajuste, execuo, instigao, auxlio; c) ajuste, determinao, execuo, auxlio; d) ajuste, determinao, instigao, auxlio; e) execuo, determinao, instigao, auxlio.

02 - (Ministrio
( ( ( ( ( ) ) ) ) )

03 - (Ministrio Pblico/SP 81) Em tema de concurso de pessoas,


( ( ( ( ( ) ) ) ) ) a) comunicam-se as circunstncias objetivas ainda que o partcipe delas no tivesse conhecimento. b) responde pelo resultado quem, sem o dever de impedi-lo, mas podendo faze-lo, se omitiu, assentido com sua produo. c) no caso do infanticdio, a elementar estado puerperal jamais se comunica ao partcipe homem, que ser condenado, se for o caso, por crime de homicdio. d) uma vez provado ausente o vnculo subjetivo entre os agentes, havendo incerteza quanto a quem imputar o resultado lesivo, devem todos ser absolvidos se um deles utilizou meio absolutamente imprprio para produzi-lo. e) necessrio que o executor material da infrao tivesse conhecimento da atuao dos demais, que agiram com o propsito de auxili-lo a viabilizar o resultado lesivo.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 8

Gabarito
01.B 02.A 03.D

Bibliografia
Direito Penal Damsio E. de Jesus So Paulo: Editora Saraiva, 9 ed., 1999. Manual de Direito Penal Jlio Fabbrini Mirabete So Paulo: Editora Atlas, 9 ed., 1995.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 9

You might also like