You are on page 1of 3

Universidade Federal Fluminense Denise Rosa Xavier - 1 perodo Psicologia Antropologia III Franz Boas e a crtica ao Evolucionismo Cultural

O evolucionismo cultural umas das correntes da Antropologia que supe uma origem comum a todos os povos. De acordo com Celso Castro1 a premissa bsica do evolucionismo a de que a sociedade humana teria se desenvolvido em estgios sucessivos e obrigatrios, numa trajetria basicamente unilinear e ascendente. Isto significa dizer que a humanidade teria, ento, uma origem comum e vivenciaria os mesmos estgios, de forma ascendente, ainda que em tempos diferentes. Estes estgios seriam trs: a selvageria, a barbrie e a civilizao, impreterivelmente nesta ordem e que explicariam, assim, a ocorrncia de eventos semelhantes em pocas e lugares diferentes e a diversidade de culturas no mundo. Os dois primeiros estgios se subdividiriam ainda em trs subperodos: inicial, intermedirio e final. Trs autores so representativos desta teoria: Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer. Para Morgan2 as invenes e descobertas, assim como as instituies sociais e civis, registram estes estgios e tendem a mostrar a origem nica da humanidade, a semelhana de desejos humanos em um mesmo estgio de avano e a uniformidade das operaes da mente humana em condies similares de sociedade. Para os autores evolucionistas, havia uma unidade psquica humana, o que eliminava a ideia de uma variedade hereditria, tratando a humanidade como homognea em natureza, embora situada em diferentes graus de civilizao. Deste modo, haveria uma s raa humana, com uma s origem e a ideia de uma desigualdade natural, fruto de origens diferentes, d lugar desigualdade de grau, no de gnero.

1 2

Castro, C. Evolucionismo Cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Ed. Zahar, 2009 Morgan,L.H. A Sociedade Antiga In: Castro, C. Evolucionismo Cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Ed. Zahar,2009

Tal suposio parte de um mtodo de estudo em que se utiliza a comparao entre traos comuns existentes em diversas culturas. define assim o processo do mtodo comparativo na Antropologia:
Um primeiro passo no estudo da civilizao dissec-la em detalhes e, em seguida, classific-los em seus grupos apropriados.[...] com vista a estabelecer sua distribuio na geografia e na histria e a relao existente entre eles. Em que consiste essa tarefa um ponto que pode ser quase perfeitamente ilustrado comparando esses detalhes de culturas com as espcies de plantas e animais tal como estudadas pelo naturalista. (p. 31)

Tylor3

Atravs do mtodo comparativo, buscava-se elementos comuns e similaridades dos vrios povos pesquisados de modo a reconstruir os diferentes estgios do processo evolutivo. Franz Boas4 parte da fragilidade da teoria da origem nica da humanidade para criticar o evolucionismo cultural. Para ele, os mesmos fenmenos podem se desenvolver por uma multiplicidade de caminhos e que a ocorrncia frequente desses fenmenos no prova nem um origem comum, nem que elas tenham se desenvolvido por fora de uma uniformidade de ideias da humanidade. A crtica maior de Boas reside no fato de que o mtodo comparativo, na antropologia, possui a ambio de descobrir as leis e a histria da evoluo da sociedade humana. Ao considerar a existncia de um sistema que rege o desenvolvimento da humanidade em todos os lugares pressupe-se que os mesmos fenmenos devem-se sempre s mesmas causas. Para Boas, isso s seria verdade se nenhuma outra causa pudesse ter levado s mesmas ideias. E, antes de iniciar as comparaes num espectro mais amplo, preciso que se verifique a comparabilidade do material. inconcebvel, neste aspecto, que se compare tribos de regies distintas, que surgiram de forma mpar e sugerir que seus costumes, tradies e invenes similares tenham surgido de uma mesma causa.
3

Tylor, E.B. In: Castro, C. Evolucionismo Cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro,Ed. Zahar, 2009. 4 Boas, F. As limitaes do mtodo comparativo da antropologia. In: Castro, C. Antropologia Cultural. Textos selecionados. Ed. Zahar, Rio de Janeiro ,2009.

Para Boas, o mtodo comparativo s poder obter resultados significativos quando basear suas investigaes nos resultados histricos de pesquisas dedicadas a esclarecer as complexas relaes de cada cultura individual e que atravs do mtodo histrico que se pode reconstruir a histria do desenvolvimento das ideias com uma preciso muito maior que a permitida pelo mtodo comparativo. Isto significa dizer que preciso estudar as culturas primeiro individualmente, reconstruindo sua histria, para da buscar conexes ou no com outras culturas,porm sem amarrar fenmenos camisa-de-fora de uma teoria. na

You might also like