You are on page 1of 5

Porque devo ser um Calvinista

Explicando a soberania de Deus sobre o homem e o pacto com o homem por

P. Andrew Sandlin
Pois, se anuncio o evangelho, no tenho de que me gloriar, porque me imposta essa obrigao; e ai de mim, se no anunciar o evangelho! 1 Corntios 9:16

Nosso mundo ps-moderno diz muito sobre opes. dito muito pouco sobre

convices. Supe-se que todos sejam felizes com suas prprias preferncias, e o acordo tcito que eu no me preocuparei demais com suas preferncias (digamos, por exemplo, homossexualidade, corn flakes [N.T.: sucrilhos de milho], Oldsmobilne [N.T.: marca de automvel], pedofilia, ou Dan Rather) se voc no se preocupar demais com as minhas. Ns simplesmente fazemos escolhas, e estamos certos que no nos tornamos dogmticos demais sobre elas. A Bblia, por outro lado, tem pouco a dizer sobre o que chamaramos preferncias. Tem muito que dizer sobre o que definimos como convices. Preferncias so escolhas que nos agradam; convices so crenas que nos compelem. Paulo estava convencido de que Deus o havia chamado para pregar o evangelho. Isto no era uma preferncia. Era uma convico. Este o porque ele declarou que era imposta essa obrigao sobre ele. Ele era dirigido por uma obrigao interna uma compulso que o prprio Deus tinha instilado nele para pregar o evangelho. Hoje vou falar sobre porque eu devo ser um Calvinista. No estou falando principalmente porque voc deveria ser um Calvinista, embora se voc no seja um Calvinista, espero que se torne um. No estou abordando o tema, Porque sou um Calvinista. Isto poderia simplesmente terminar sendo uma dissertao desapaixonada. Sobre o que estou falando hoje arde em minha alma e inflama a minha mente. Isto o que verdadeiras convices fazem. No so simplesmente assuntos de discusso vagarosa. So assuntos de convico apaixonada. Porque eu devo ser um Calvinista?

Razes Insuficientes
Primeiro, deixe-me discutir razes insuficientes para eu ser um Calvinista. Eu no sou um Calvinista porque tenho uma viso exaltada de Joo Calvino. Ele foi um grande homem, piedoso e erudito. Mas era, apesar de tudo, um ser humano como o resto de ns; e ele cometeu alguns enganos at mesmo srios enganos. Eu no sou um Calvinista porque eu exalto Calvino, mas antes porque eu creio que as crenas de Calvino estavam inteiramente prximas do que a Bblia ensina. Calvino (em minha opinio) basicamente a entendeu direito.

Algumas vezes se pensa que Calvino o pai das igrejas Reformadas, e uso os termos Calvinista e Reformado preferencialmente de maneira sinnima. Menciono as igrejas Reformadas. H muitas delas, e freqentemente estas igrejas esto alinhadas com denominaes. Eu no sou um Calvinista simplesmente sobre a base de que sou um denominacionalista. Muitos Calvinistas no so membros de alguma denominao particular, embora todos deveriam ser membros de uma igreja sadia. H boas denominaes e h ms denominaes; e a verdade do Calvinismo no descansa no estado ou viso de algumas denominaes (ou alguma igreja particular, para essa matria). Eu no abrao o Calvinismo sobre a base de que nasci em uma famlia Calvinista. Na realidade, eu nasci numa bela famlia, bblica e temente a Deus, que no era Calvinista. No sou um Calvinista por nascimento, mas por escolha! Calvino o homem, as denominaes Calvinistas, e o ter nascido numa famlia Calvinista no so (para mim) razes suficientes para abraar o Calvinismo. Finalmente, no abraces o Calvinismo porque voc meramente o selecionou como uma opo. Abrace o Calvinismo porque me atrevo a dizer? tem que fazer assim. Sua verdade penetra at a medula de teu ser, e no podes fazer outra coisa.

Catolicidade
importante entender primeiro que os Calvinistas sustentam com outros setores da igreja, certos distintivos. Ns os Calvinistas concordamos com todos os outros Cristos ortodoxos em abraar as crenas bsicas Crists sumarizadas no Credo Apostlico. Sustentamos o Trinitarianismo explicado claramente no Credo Niceno. Afirmamos a Cristologia (viso da Pessoa de Cristo) articulada na frmula de Calcednia. Cremos que Jesus Cristo o Filho de Deus, Deus em carne. Temos f que Ele derramou Seu sangue sobre a cruz para expiar nossos pecados; que se levantou corporalmente da tumba ao terceiro dia; e que Ele voltar outra vez com visvel esplendor e grande glria para julgar as naes. Cremos que o evangelho o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr. Como nossos homlogos ortodoxos, cremos na histria redentora aqueles grandes e milagrosos eventos da obra de Deus em Cristo para salvar os pecadores . Nestes e noutros assuntos fundamentais, concordamos com todos os Cristos ortodoxos. Estes so simplesmente assuntos da f catlica (universal, no Romana) nos quais todos consentimos.

Distintivos
Porm ns Calvinistas temos certas crenas e prticas distintivas. Estas nos distinguem do resto da Cristandade ortodoxa. No afirmamos que nossos irmos e irms sejam menos Cristos do que ns somos. Reivindicamos, contudo, que eles tm um entendimento menos perfeito ou maduro, da f. Se, certamente, crssemos como eles crem, seramos membros de suas igrejas. precisamente porque estamos convencidos da exatido da crena e prtica Calvinista que somos membros de igrejas Reformadas e, mais importante ainda, abraamos o Calvinismo. Note que digo crena e prtica. Como todos os outros setores do Cristianismo, o Calvinismo no somente um sistema de crena; tambm um sistema de vida. No que voc cr influencia como voc vive. No final da dcada de 40, Richard Weaver, o grande historiador do Sul, escreveu um livro intitulado As Idias Tm Conseqncias. Certamente elas tm. O que voc cr e pensa modela como voc atua e comporta. Ns Calvinistas no somos doutrinalistas [2] . No cremos que a f esteja limitada doutrina, ainda que seja essencial, e certamente no est limitado ao tipo de teologia acadmica que algum encontra somente nos seminrios de torres de marfim que concedem licenciaturas de Th.D [N.T.: Doctor of Theology = Doutor de Teologia]. No, o Calvinismo uma crena e uma vida. Na linguagem de Tiago do Novo Testamento, f e obras juntos. Tendo tudo isto em mente, deixe-me dizer-lhe porque devo ser um Calvinista.

A Soberania de Deus
Eu devo ser um Calvinista, primeiro, porque eu no posso reconhecer nenhum fato maior no universo do que a soberania de Deus. O que a soberania de Deus? Nas palavras de um sbio ministro, a soberania de Deus significa que Deus ...Deus. Deus no um homem, e no h ningum a quem possamos compar-LO (Isaas 40:18). Os antigos deuses pagos e os falsos deuses de hoje, com a relao a isto eram simplesmente extenses da humanidade. Eles eram insignificantes, vingativos, caprichosos e tmidos. Expressavam caractersticas exageradas do prprio homem. Este no o Deus revelado na Bblia, e no o Deus dos Calvinistas. Cremos que Deus absoluto, todo-poderoso, onisciente, onipresente, sempre amoroso, sempre justo, sempre perfeito. Ele autocontido, auto-suficiente e autodeterminado. Ele no contingente em nenhum sentido. Ele no depende de ningum ou de algo mais para Seu ser ou aes. Quando Moiss perguntou a este Jeov Deus qual era o Seu nome, Deus respondeu simplesmente, Eu sou, ou Eu sou o que sou. No h nenhum fator externo ou derivado com o qual possamos comparar a Deus. Deus simplesmente . Este o Deus a quem amamos e servimos. Cremos que Deus faz o que Lhe agrada. Na realidade, Ele nos diz em Sua Palavra, a Bblia, que isto precisamente o que Ele faz (Salmos 115:3). Ele no pede permisso para o homem. Ele o Criador, e o homem a criatura (Gnesis 2:7). O homem a sua mais alta criatura, e foi feito Sua imagem; mas apesar de tudo o homem uma criatura. Deus soberano. Ele conhece o fim desde o princpio porque Ele determina o fim desde o princpio. Ningum pode frustrar a sua vontade, e ningum pode deter Sua mo. No podemos escudrinhar Sua mente, e no podemos conhecer Sua vontade aparte de Sua revelao na Bblia e na criao e em Seu Filho Jesus Cristo. Em Isaas lemos, assim como meus pensamentos so mais altos que vossos pensamentos (Isaas 55:9-10). Como o resto de Sua criao, o prprio homem uma criatura; e Deus faz com o homem o que Ele quer. Romanos 9 faz isto abundantemente claro. Deus soberano, e isto significa que o homem no soberano. bastante claro como Deus exerce esta soberania. Ele o faz por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. Jesus Cristo o grande Rei. [3] Como resultado de Sua morte e ressurreio, o Pai concedeu a Cristo o domnio universal (Daniel 7:13-14; Mateus 28:18-20; Filipenses 2:5-11). Ele est governando hoje desde os cus (Atos 2:29-36). O grande centro da f para os Cristos primitivos era o Senhorio do Cristo elevado e exaltado. [4] Na realidade, a f Crist pode ser resumida em trs palavras:

Jesus Senhor
A soberania de Deus vista na criao e muito mais, porm alcana sua plena expresso no governo de Seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, Salvador e Rei. A morte de Cristo na cruz e sua ressurreio da tumba asseguram a salvao dos homens, e voc pode estar seguro que nosso Deus soberano na salvao do homem, da mesma forma como soberano em qualquer outro aspecto do universo. Este o princpio dominante da crena Calvinista na soberania de Deus. Deus salva homens; Ele no os ajuda a se salvarem. Deus no est no negcio de fazer com que os homens que andam dando tombos voltem a afirmar seus ps com segurana. Os pecadores esto mortos em delitos e pecados (Efsios 2:1). Eles no so homens enfermos que necessitem de um remdio: so homens mortos que necessitam de uma ressurreio. Isto exatamente o que o Esprito Santo d aos eleitos, os escolhidos de Deus. A salvao de acordo com os Calvinistas no um esforo cooperativo. Deus enviou a Seu Filho, Jesus Cristo, terra para salvar pecadores que Ele amou (Joo 3:16). Sua morte no faz simplesmente a salvao disponvel; sua morte na realidade assegurou a salvao dos pecadores. Este o porque o escritos de Hebreus nos diz, No pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu prprio sangue [de Jesus Cristo], entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redeno (Hebreus 9:12, nfase adicionada). Ele realmente obteve salvao. Deus salva pecadores; Ele no os ajuda a se salvarem. [5] Nenhuma destas coisas significa que o homem uma mquina ou um autmato. Deus certamente deu uma vontade e uma escolha ao homem. Repetidamente, Deus apela vontade do homem. Para o Israel do Antigo Testamento, Jeov disse, V que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal (Deuteronmio 30:15). No Novo Testamento, o prprio Jesus declara, Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28). As escolhas do homem so escolhas reais, e sua vontade uma vontade real. Porm este um ponto crucial acima de toda a vontade e escolhas do homem est a soberana e eterna vontade de Deus (Efsios 1:11).

Como ns, os Calvinistas, explicamos isto? Como a soberania de Deus e a vontade do homem se harmonizam? Uma resposta simples : ns no sabemos. De fato, precisamente porque Deus soberano e ns no, que no professamos entender a relao entre a soberania de Deus e vontade do homem. Sabemos que Deus soberano em todas as coisas, e sabemos que o homem tem uma vontade e uma capacidade de escolha que tem um significado real; e deixamos isto nesse ponto. Se Deus soberano, Ele to soberano que pode criar um ser como o homem com uma vontade cujas aes no so coagidas por Deus, e no obstante, cumpre de maneira perfeita a vontade de Deus. Como pode ser isto? Eu no sei. Deus soberano e ns no o somos.

A Centralidade do Pacto
H uma segunda razo pela qual eu devo ser um Calvinista. Os Calvinistas crem que o pacto se acha no centro dos relacionamentos de Deus com o homem, e creio que isto exatamente o que a Bblia ensina. Este o segundo grande distintivo do Calvinismo. 6] um distintivo cuja importncia freqentemente no reconhecida. Parte da razo para esta falta de reconhecimento devido uma poca na qual se perdeu a noo total de pacto. Um pacto um vnculo sagrado. uma relao na qual o amor e a legalidade se harmonizam da forma mais bela. Ns freqentemente tendemos a ver estes dois fenmenos de uma maneira antittica: a lei e o amor so opostos. O amor espontneo e emocional, enquanto a lei calculada e racional. Mas a doutrina Bblica do pacto destri esta falsa anttese. Nos pactos bblicos (e eu estou falando dos pactos entre Deus e os homens), Deus entra em uma relao obrigatria com o homem. No menos obrigatria porque ela cheia de amor, e no menos amorosa porque obrigatria. Deus ama tanto o homem que est disposto a comprometer a Si mesmo para com o homem. Como resultado do prvio amor de Deus para com o homem, o homem est disposto a se obrigar para com Deus por causa de seu amor por Deus. Ele tanto espontneo como calculado, tanto emocional como racional. Deus ama o homem e faz um compromisso para com o homem; o homem ama a Deus e faz um compromisso para com Deus. Esta a base do pacto bblico. O pacto um tema dominante na Bblia desde o pacto de Deus com No de que nunca destruiria novamente a terra com um dilvio, Seu pacto com Abrao de que Ele seria Deus para ele e para sua descendncia depois dele e que abenoaria a todas as famlias da terra atravs daquela semente, Seu pacto com Israel como nao de que lhes abenoaria tanto que eles guardariam Sua lei, Seu pacto com Davi de que levantaria um rei para sempre no trono de Israel do fruto dos lombos de Davi, at o novo pacto que Deus colocaria Sua lei nos coraes de Seu povo. [7] Jesus ratificou seu novo pacto com o derramamento de Seu sangue na cruz, da qual Sua ltima refeio com os discpulos, ou a Ceia do Senhor, um poderoso sinal ou selo. Paulo, o grande apstolo do Novo Testamento, definiu seu ministrio em termos do novo pacto (2 Corntios 3:6). O fato : o pacto a maneira como Deus se relaciona com o homem. Ele poderia ter escolhido outra maneira, mas Ele no o fez. Ele escolheu entrar em um vnculo sagrado e bilateral com os homens no tempo e na histria. Ele amorosamente Se comprometeu para com os homens, e eles respondem por um comprometimento amoroso para com Ele. Deus nos deu Sua Palavra em revelao como uma palavra pactual. Tem duas partes, o Antigo e o Novo Testamento, ou o antigo e o novo pacto. Esta Palavra, as sagradas Escrituras, confirmam a relao pactual com Seu povo; e esta Palavra, uma palavra infalvel, apresenta Seus termos para Suas criaturas. Esta Palavra a forma escrita do vnculo pactual. [8] O pacto necessita f inter-geracional. Somos membros do pacto Abramico, nicos a Cristo, a semente prometida. Porm nossos filhos, tambm, esto no pacto com o Senhor (Gensis 17:7-14; Atos 2:38-39; 1 Corntios. 7:14). Como Andrew Murray certa vez observou, Deus deu a Isaque as mesmas promessas que Ele deu a Abrao. [9] Deus o mesmo Deus, e Suas promessas so as mesmas promessas. Confiamos que Deus salvar nossos filhos e os trar para Si mesmo e que eles O seguiro. Eles so Sua propriedade especial. Eles permanecem no pacto com Ele. E ns permanecemos nas promessas do pacto de Deus na criao de nossos filhos. Eu devo ser um Calvinista porque creio que o pacto o meio pelo qual Deus se relaciona com Seu povo.

A Abrangncia da F
Terceiro, e finalmente, devo ser um Calvinista porque estou convencido que a F Crist deve dominar a totalidade da vida e da existncia do homem. No h expresso do Cristianismo ortodoxo que haja reconhecido este fato tanto como o Calvinismo o fez. Os Calvinistas crem que Jesus Cristo Senhor, no somente do

servio de adorao da igreja nos Domingos, mas tambm das salas de reunies ou seminrios nas Segundas. [10] Tudo pertence a Cristo e tudo o que presentemente se encontra debaixo do domnio do pecado deve ser reorientado para a justia bblica. Os Calvinistas concordam com Francis Schaeffer quando ele declarou que um dos grandes problemas com os Cristos hoje que eles vem as coisas em pequenos pedaos, em vez de v-las como um todo. [11] Estas boas pessoas vem os males na sociedade aqui e ali, mas no reconhecem que estes males so parte de um sistema de vida particular, ou cosmoviso. No Ocidente, esta cosmoviso o humanismo secular. Porm pior ainda, os Cristos no entendem que o mesmo Cristianismo requer seu prprio sistema de vida distintivo. Por quase dois mil anos o Cristianismo dominou as vidas dos devotos, e hoje esta necessidade ainda mais premente. Diferentemente de muitos de nossos antepassados na Europa e nos Estados Unidos, j na vivemos dentro de uma cultura Crist. Portanto, devemos estar especialmente vigilantes para enfatizar o Senhorio de Cristo em todas as reas da vida, a fim de que no venhamos simplesmente a afirmar a viso humanista secular das coisas, por falta de outra opo. A Bblia declara que o que quer que comamos ou bebamos, devemos fazer tudo para a glria de Deus (1 Corntios 10:31). Isto significa que todas as reas da vida devem estar debaixo da autoridade de Cristo. A arte, cincia, tecnologia, vocao, mdia, polticas, economias todas estas e mais se encontram debaixo da autoridade de Cristo. O Calvinista no cr que haja reas neutras da vida e que tanto o crente como o no crente possam concordar nos princpios bsicos destas reas. <[12] Jesus Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele no simplesmente um caminho, uma verdade e uma vida para alguma parte de nossa existncia. O prprio Jesus nos diz que vamos ao Pai somente por Cristo; e se no vamos ao Pai, somos espiritualmente cegos (1 Corntios 2:14). Necessitamos interpretar as coisas desde a perspectiva de Deus para interpret-las apropriadamente. Se Jesus Cristo no o Senhor da vida de algum, o homem no pode esperar interpretar (inclusive a si mesmo) o mundo com exatido. Se o conhecimento de Cristo domina nosso prprio ser, devemos, como as Escrituras dizem, trazer todo pensamento cativo a Cristo (2 Corntios 10:5). Simplesmente no podemos ser Cristos de meio tempo. [13] O Cristianismo se estende muito alm da esfera entre nossas duas orelhas ele deve dominar a totalidade da cultura, a totalidade da vida.

Concluso
Deus soberano. Deus se relaciona com o homem por meio de pacto. E a f abrangente, no limitada poucas reas. H muito mais que poderia ser dito, mas isto o porque eu devo ser um Calvinista. Oro para que voc tambm se torne um.

You might also like