You are on page 1of 8

O Bom Samaritano: Smbolos Esquecidos

JOHN W. WELCH

Professor da Universidade Brigham Young, Faculdade de Direito J. Reuben Clark, redator-chefe da BYU Studies

Uma das histrias de maior repercusso contadas por Jesus Cristo a parbola do bom samaritano. Jesus contou essa parbola a um homem que lhe perguntou: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus respondeu, perguntando: Que est escrito na lei? O homem respondeu, referindo-se a Deuteronmio 6:5 e Levtico 19:18: Amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao () e ao teu prximo como a ti mesmo. Quando Jesus prometeu: Faze isso, e vivers, o homem respondeu desafiadoramente: E quem o meu prximo? Em resposta s perguntas daquele homem, Jesus contou a parbola do bom samaritano (ver Lucas 10:2535).

Nveis Mais Profundos de Significado


O Salvador freqentemente falava por parbolas porque cada uma delas tinha um significado mais profundo, somente compreendido por aqueles que tinham ouvidos para ouvir (Mateus 13:9). O Profeta Joseph Smith afirmou que os descrentes no compreendiam as parbolas do Salvador. Mas para Seus discpulos [o Senhor] explicou [as parbolas] claramente, e podemos compreender as parbolas, ensinou o Profeta, se apenas abrirmos os olhos e lermos com singeleza. 1 O conhecimento desse princpio convida-nos reflexo sobre a mensagem simblica do bom samaritano. luz do evangelho de Jesus Cristo, essa histria maestral resume o plano de salvao to brilhantemente que poucos leitores modernos devem t-lo notado. O contedo dessa parbola claramente prtico e dramtico em seu significado bvio, mas uma tradio crist consagrada pelo tempo tambm v a parbola como uma impressionante alegoria da Queda e Redeno da humanidade. Esse antigo significado cristo da parbola do bom samaritano mostrado em uma famosa catedral do sculo XI, em Chartres, Frana. Um de seus belos vitrais mostra a expulso de Ado e Eva do Jardim do den no alto da janela e, em paralelo, a parbola do bom samaritano na parte de baixo. Isso ilustra uma interpretao simblica da parbola de Cristo que era muito popular na Idade Mdia. 2 Ao ver aquele vitral, perguntei-me: O que a Queda de Ado e Eva tem a ver com a parbola do bom samaritano? Logo descobri a resposta. 3 As origens dessa interpretao alegrica remontam ao incio do cristianismo. No segundo sculo d. C., tanto Irineu, na Frana, quanto Clemente, da Alexandria, viam no bom samaritano um smbolo do prprio Cristo salvando a vtima cada, ferida pelo pecado. Poucos anos depois, Orgenes, discpulo

de Clemente, declarou que essa interpretao lhe foi transmitida pelos primeiros cristos, que descreviam a alegoria da seguinte maneira: O homem que estava descendo pelo caminho Ado. Jerusalm o paraso, e Jeric o mundo. Os salteadores so os poderes hostis. O sacerdote a Lei, o levita so os profetas, e o samaritano Cristo. As feridas so a desobedincia, o animal o corpo do Senhor, a [estalagem], que aceita todos os que desejam entrar, a Igreja. () O hospedeiro da estalagem o cabea da Igreja, que foi confiada aos cuidados dele. E o fato de que o samaritano prometeu voltar representa a segunda vinda do Salvador. 4 Essa leitura alegrica foi ensinada no apenas pelos antigos seguidores de Jesus, mas era praticamente universal em todo o cristianismo primitivo, sendo defendida por Irineu, Clemente e Orgenes, e no sculo IV e V, por Crisstomo, em Constantinopla, Ambrsio, em Milo, e Agostinho, no norte da frica. Essa interpretao encontrada em sua forma mais completa em dois outros vitrais medievais, nas catedrais francesas de Bourges e Sens.

Um Smbolo e Representao do Plano de Salvao


Os leitores podem beneficiar-se muito ponderando as escrituras, particularmente quando esses escritos testificam a respeito de Jesus Cristo (ver Joo 5:39). A parbola do bom samaritano testifica a respeito de Cristo. Ensina o plano de salvao, o amor expiatrio do Salvador e nossa jornada para herdar a vida eterna. Pode ser lida no apenas como uma histria de um homem que descia de Jerusalm para Jeric, mas tambm como a histria de todos que descem da presena de Deus para viver na Terra. Esse significado se torna mais aparente luz do evangelho de Jesus Cristo restaurado por Seus profetas modernos. Analisemos as partes da histria.

Descia um homem de Jerusalm para Jeric, e caiu nas mos dos salteadores
Um homem. Os antigos cristos comparavam esse homem a Ado. Essa relao pode ter sido mais evidente nas lnguas antigas do que nas tradues modernas. Em hebraico, a palavra adam significa homem, humanidade, plural de homens, bem como Ado, como nome prprio.5 Portanto, Clemente de Alexandria poderia muito bem ter visto a vtima dessa alegoria como uma representao de todos ns. De fato, todos nascemos como Ado e Eva, sujeitos aos riscos e vicissitudes da mortalidade: Porque () todos morrem em Ado (I Corntios 15:22). Descia. O antigo escritor cristo Crisstomo viu nessa frase a descida de Ado do jardim para este mundo da glria para o mundano, da imortalidade para a mortalidade. A histria contada em Lucas 10 d a entender que o homem desceu intencionalmente, conhecendo os riscos a que estaria sujeito na jornada. Ningum o forou a descer para Jeric. Ele aparentemente achou que a jornada valia a pena, a despeito dos riscos bastante conhecidos dessas viagens pelas estradas malconservadas da poca de Jesus. 6 De Jerusalm. Jesus descreveu uma pessoa que descia no de um lugar comum, mas de Jerusalm. Devido santidade da cidade-templo sagrada, os cristos primitivos prontamente viram nesse elemento o conceito de que a pessoa tinha descido da presena de Deus.

Para Jeric. Jeric foi prontamente identificada como sendo este mundo. A mais de 250 metros abaixo do nvel do mar, Jeric a cidade mais baixa do mundo. Seu clima moderado no inverno fez dela um prazeroso local de lazer, onde Herodes construiu um suntuoso palcio de frias. Mas devemos observar que o viajante da parbola ainda no tinha chegado a Jeric quando foi atacado pelos salteadores. Aquele homem estava descendo pela ngreme estrada que ia dar em Jeric, mas ainda no tinha chegado ao fim da ladeira. Caiu. fcil ver aqui uma aluso ao estado mortal decado e triste situao do indivduo em decorrncia do pecado: Todos esto decados e perdidos (Alma 34:9). Nas mos de salteadores. Os antigos escritores cristos viam os salteadores (ou ladres) como o diabo e suas foras satnicas, maus espritos ou falsos mestres. A palavra grega para salteadores usada por Lucas d a entender que aqueles ladres no agiam fortuitamente. O viajante foi assaltado por um bando de ladres de beira de estrada maldosos que formavam uma sociedade organizada e maligna e agiam de modo deliberado e bem planejado.

os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.


Despojado de suas vestimentas. Os cristos primitivos achavam que Jesus falava de algo importante aqui. Orgenes e Agostinho viam a perda das roupas do viajante como um smbolo da perda da imortalidade e da incorruptibilidade sofrida pela humanidade. Crisstomo falou da perda de seu manto de imortalidade ou manto de obedincia. Ambrsio disse que o viajante foi despojado da proteo da graa espiritual que [todos] recebemos [de Deus]. Os assaltantes aparentemente queriam a roupa do viajante, porque no h meno de nenhuma outra riqueza ou bem que ele pudesse estar levando consigo. Por algum motivo, os assaltantes pareciam interessados na roupa dele, algo trazido de um lugar sagrado, algo que eles invejavam e que desejavam tirar dele. Feridas. Esse termo era visto como uma representao das dores da vida, das aflies da alma, da agonia decorrente de vrios pecados e vcios. De fato, os inimigos da alma deixam feridas (ver Jac 2:89). A transgresso tem conseqncias reais (ver Alma 41:10). Meio morto. Os salteadores partiram, deixando o indivduo precisamente meio morto. Podemos ver nesse detalhe uma aluso primeira e segunda morte. A pessoa tinha cado, tornando-se sujeita ao pecado, e sofrera a primeira morte, tornando-se mortal. Mas a segunda morte, a separao permanente de Deus, ainda podia ser evitada (ver Alma 12:3236).

E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo tambm um levita, chegando quele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Ocasionalmente. A chegada do sacerdote judeu foi ocasional, e no o resultado de uma busca consciente. Sua presena ali no estava nos planos de ningum. Certo sacerdote () e de igual modo tambm um levita. Todos os antigos comentaristas cristos viam o sacerdote como uma representao da lei de Moiss. Na mente deles o problema no era que os portadores do Velho Testamento no

quisessem ajudar o homem cado, mas, sim, que a lei de Moiss no tinha o poder de salv-lo. De fato, a lei de Moiss era apenas um smbolo e representao da Expiao que viria, e no tinha sua plena eficcia (ver Mosias 3:1517). O levita era visto como uma representao dos profetas do Velho Testamento, cujas palavras o Senhor viera cumprir (ver Mateus 5:17; 3 Nfi 15:25). Uma classe inferior de sacerdotes, os levitas, faziam as tarefas braais do templo. Aquele levita, ao menos, aproximou-se para ajudar. Ele chegou e viu. Pode ser que ele quisesse ajudar, mas talvez se considerasse indigno de ajudar; ele tampouco tinha o poder de salvar uma pessoa agonizante.

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao p dele e, vendo-o, moveu-se de ntima compaixo; e, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho;
Um samaritano. Os antigos escritores cristos sem exceo viam o bom samaritano como uma representao de Cristo. Crisstomo sugeriu que um samaritano uma boa representao de Cristo porque da mesma forma que o samaritano no da Judia, Cristo no deste mundo. Os que ouviam Jesus em Jerusalm podem muito bem ter compreendido com isso que o Salvador se referia a Ele mesmo. Alguns judeus de Jerusalm rejeitaram Jesus com o insulto: No dizemos ns bem que s samaritano? (Joo 8:48). Como Nazar fica do outro lado do vale, ao norte de Samaria, esses dois lugares poderiam facilmente ter sido considerados como sendo um s. E assim como os samaritanos eram vistos como os mais desprezveis de toda a humanidade, da mesma forma foi profetizado que o Messias seria desprezado, e o mais rejeitado entre os homens e no fizemos dele caso algum (ver Isaas 53:3). Que ia de viagem. Aparentemente aquele samaritano (que representava Cristo) estava deliberadamente procurando pessoas que necessitassem de ajuda. O texto no diz que ele chegou ali por acaso. Orgenes observou que ele foi com a inteno de resgatar o homem ferido e cuidar dele. O Salvador veio voluntariamente para trazer redeno ao mundo (3 Nfi 9:21). Compaixo. Essa palavra importante fala do puro amor de Cristo. O texto grego diz que as entranhas do samaritano foram movidas de profunda e ntima compaixo. Essa palavra usada no Novo Testamento somente quando os autores desejam descrever as emoes divinas de misericrdia de Deus. Ela aparece com destaque nas parbolas do servo incompassivo, na qual o Senhor (representando Deus) foi movido de ntima compaixo (Mateus 18:27), e do filho prdigo, na qual o pai (novamente representando Deus) viu o filho retornando e se moveu de ntima compaixo e, correndo, lanou-se-lhe ao pescoo e o beijou (Lucas 15:20). Da mesma forma, o samaritano representa o Cristo divinamente compassivo, que sofreu para que se lhe encham de misericrdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades (Alma 7:12). Atou-lhe as feridas. Alguns cristos primitivos disseram que as ataduras representavam amor, f e esperana, que so laos de salvao que no podem ser desfeitos. Outros viram as faixas como os ensinamentos de Cristo, que nos prendem retido. Os santos dos ltimos dias poderiam acrescentar que a pessoa resgatada est ligada ao Senhor por meio de convnios (ver D&C 35:24; 43:9).

leo. Uma loo de leo de oliva pode ser muito aliviadora. Embora a maioria dos antigos escritores cristos tenham visto nisso um smbolo das palavras de consolo de Cristo, Crisstomo viu isso como uma santa uno que pode referir-se a vrias ordenanas do sacerdcio, cura de enfermos (ver Tiago 5:14), ao dom do Esprito Santo (freqentemente simbolizado pelo leo de oliva) ou uno de um rei ou rainha. Vinho. O samaritano tambm verteu vinho nas feridas para limp-las. Alguns autores cristos posteriores viram esse vinho como a palavra de Deus algo que di mas purifica mas a interpretao dos antigos cristos associava o vinho ao sangue de Cristo, simbolizado pelo sacramento (ver Mateus 26:2729; 3 Nfi 18:8 11). Esse vinho, o sangue expiatrio, limpa o pecado e purifica a alma, permitindo que o Esprito de Deus esteja conosco. Alm de proporcionar ajuda fsica, um verdadeiro bom samaritano ministra tambm os princpios e ordenanas de salvao do evangelho. O vinho expiatrio pode doer a princpio, mas seus efeitos logo proporcionam uma paz curadora.

e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
Ele o ps sobre seu prprio cavalo. Cristo, cumprindo a profecia, toma sobre Si nossas enfermidades (ver Isaas 53:4; Alma 7:11). Supostamente, o animal do samaritano simbolizava o corpo de Cristo. Acredita-se que o fato de o homem ter sido colocado sobre o animal do samaritano seja uma representao de que Deus Se tornou carne, tomou sobre Si os nossos pecados e sofreu por ns. Estalagem. Para os antigos cristos, esse elemento prontamente simbolizava a Igreja. Uma estalagem era uma casa pblica aberta a todos. Um abrigo pblico comparvel Igreja de Cristo em muitos aspectos. Uma estalagem beira do caminho no o destino celeste, mas um auxlio necessrio para ajudar o viajante a alcanar seu lar eterno. Cuidou dele. O samaritano ficou ao lado do homem ferido e cuidou dele pessoalmente na primeira noite. Ele no entregou rapidamente a pessoa ferida aos cuidados do hospedeiro, mas ficou com ele nas horas de escurido. Conforme comentou Orgenes, Jesus cuidou do ferido no apenas durante o dia, mas tambm noite. Ele dedicou toda a sua ateno e atividade a ele.

E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deuos ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
No outro dia. Os antigos comentaristas viram nisso o conceito de que Jesus levantaria de entre os mortos na manh da Ressurreio. Cristo ministrou pessoalmente a Seus discpulos por um breve perodo de tempo. Depois de Sua Ascenso, Ele deixou o viajante aos cuidados da Igreja. O hospedeiro. Conseqentemente, os antigos comentaristas viram o hospedeiro, ou estalajadeiro, como sendo Paulo ou os outros Apstolos e seus sucessores. Se a estalagem se refere Igreja em geral, o hospedeiro e seus empregados, porm, podem representar todos os lderes da Igreja e pessoas que trabalham nela, a quem foram confiados pelo Senhor os cuidados e a ateno dados a toda alma resgatada que buscar a cura. Quando eu voltar. A pessoa que representava Cristo prometeu claramente que voltaria, uma evidente aluso Segunda Vinda de Cristo. O termo grego que

traduzido como voltar s aparece uma vez no Novo Testamento em Lucas 19:15, referindo-se parbola do Senhor que voltaria para julgar o que as pessoas tinham feito com o dinheiro que Ele lhes dera. Essa correlao claramente fortalece essa aluso Segunda Vinda. Pagarei ou recompensarei. Por fim, prometido ao hospedeiro que todas as suas despesas sero pagas: E tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Talvez mais do que qualquer outro elemento da histria, essa promessa que na verdade era como se o hospedeiro recebesse um cheque em branco tem confundido muito os comentaristas modernos que vem essa histria simplesmente como um evento da vida real. Quem, em s conscincia, assumiria um compromisso to generoso com um estalajadeiro desconhecido? Mas se entendermos a histria alegoricamente, essa promessa faz sentido, porque o samaritano (Cristo) e seu estalajadeiro j se conheciam e confiavam um no outro antes de a promessa ser feita.

Um Mandamento Eterno
Devido a nossa dificuldade em compreender Sua natureza infinita e plenitude divina, Deus nos fala usando smbolos (ver Moiss 5:7). Os smbolos conduzem nossa mente finita a verdades sagradas que esto inseridas no mistrio do incomparvel evangelho de Cristo, e uma compreenso alegrica da parbola do bom samaritano acrescenta pontos de vista eternos s exigncias morais nela contidas. Em Suas parbolas, Jesus ensinou os princpios fundamentais do plano de salvao do Pai. Como smbolo e representao desse plano, a parbola do bom samaritano coloca nossas boas aes para com o prximo aqui na mortalidade dentro do contexto eterno do lugar de onde viemos, como camos para a nossa triste situao atual e como as ordenanas e o amor do Redentor prometido e os cuidados de Sua Igreja podem resgatar-nos de nossa condio atual, medida que servimos e nos tornamos dignos da recompensa em Sua Segunda Vinda. A compreenso dessa parbola sob essa luz convida o leitor a identificar-se praticamente com todos os personagens da histria. Em certo grau, as pessoas podem comparar-se ao bom samaritano, agindo como resgatadores e salvadores no monte Sio, ajudando na extremamente importante misso de resgatar as almas perdidas. Jesus disse ao fariseu: Vai, e faze da mesma maneira (Lucas 10:37). Se agirmos como o samaritano, estaremos unindo-nos a Ele, ajudando no trabalho de levar a efeito a salvao e a vida eterna da humanidade. Os discpulos tambm podem imaginar-se como o hospedeiro que recebeu de Jesus Cristo o encargo de ajudar na recuperao espiritual a longo prazo dos viajantes feridos. Ou tambm, os leitores podem colocar-se no lugar do viajante. No incio da parbola, todos se compadecem do solitrio e cansado viajante e se identificam com ele. Todos precisamos ser salvos. No fim da histria, todos os viajantes podem sentir-se seguros, tendo aprendido que, de acordo com essa interpretao, Aquele que foi o prximo [do que] caiu nas mos dos salteadores (Lucas 10:36) no outro seno o prprio misericordioso Cristo. Ele o nosso melhor exemplo do Prximo.

Esse entendimento responde segunda pergunta do doutor da lei: E quem o meu prximo? Ao mesmo tempo, tambm responde primeira: Que farei para herdar a vida eterna? Alcanamos a vida eterna amando a Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todas as tuas foras, e de todo o teu entendimento (Lucas 10:27) e amando Seu Filho (teu prximo) como a ti mesmo. E isso ocorre quando fazemos o que o Salvador fez, amando nossos semelhantes, porque quando ns os servimos estamos somente a servio de nosso Deus (ver Mosias 2:17).

Smbolos da parbola do bom samaritano


Smbolo Bom samaritano Uma antiga interpretao crist Jesus Cristo

Vtima

Homem ferido pelo pecado

Jerusalm

Paraso

Jeric

Mundo

Sacerdote

Lei de Moiss

Levita

Profetas

Animal

O corpo de Cristo

A estalagem

Igreja

Hospedeiro da estalagem

Cabea da Igreja

Notas
1. 2. 3.
1.

History of the Church, volume 2, p. 266.


2.

Malcolm Miller, Chartres Cathedral, 1985, p. 68.


3.

Para um debate completo e as fontes das citaes deste artigo, ver John W. Welch, The Good Samaritan: A Type and Shadow of the Plan of Salvation, Brigham Young University Studies, primavera de 1999, pp. 51115. Outros

santos dos ltimos dias, inclusive Hugh Nibley, Stephen Robinson, Lisle Brown e Jill Major, interpretaram partes da parbola do bom samaritano de modo semelhante.

4. 5. 6.

4.

Orgenes, Homily 34.3, Joseph T. Lienhard, trans., Origen: Homilies on Luke, Fragments on Luke, 1996, p. 138.
5.

R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, eds.,Theological Wordbook of the Old Testament, (1980), adam, volume 1, p. 10.
6.

Ver Anchor Bible Dictionary, 1992, Travel and Communication, volume 6, pp. 644646. Devido ao grande risco de serem assaltadas por ladres durante as viagens no mundo antigo, as pessoas raramente viajavam sozinhas, como fez o personagem da parbola, sendo essa outra indicao de que o relato bem poderia ser compreendido como um simbolismo.

You might also like