You are on page 1of 29

1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CINCIAS AGROVETERINRIAS CAV CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA: SILVICULTURA GERAL PROFESSOR: ADELAR MANTOVANI

INVENTRIO FLORESTAL FLORESTA DE Pinus taeda

Douglas Bandeira Luiz Augusto C. Pereira Mateus Santos Nascimento Osnildo Rodrigues Jr.

LAGES, JULHO/ 2011

Douglas Bandeira Luiz Augusto C. Pereira Mateus Santos Nascimento Osnildo Rodigues Jr.

INVENTRIO FLORESTAL FLORESTA DE Pinus taeda

Trabalho

apresentado

disciplina

de

Silvicultura Geral, do curso de Agronomia, como requisito de avaliao. Mantovani. Prof. Adelar

LAGES, JULHO 2011

4
1. INTRODUO

Parte da cincia florestal que se preocupa com a avaliao qualitativa e quantitativa dos recursos florestais com vistas a planos de manejo, explorao, economia e tambm aos aspectos preservacionistas e recreacionistas. Sua importncia est em quantificar o volume do povoamento com finalidade comercial, estimar estoque de produtos madeireiros e no madeireiros, implantao de indstria florestal, conhecer processo dinmico da floresta (crescimento, mortalidade, ingresso de novos indivduos), avaliao ambiental quando se tratar de florestas nativas, entre outros. A rea inventariada situa-se na Fazenda Sol Brilhante de propriedade do senhor Osnildo Rodrigues, localizada no municpio de Curitibanos SC (ver anexo 1). A espcie plantada Pinus taeda, em uma rea de 12 ha. O plantio foi feito com espaamento de 2,5 metros X 2,5 metros, na rea j foi realizado um desbaste.

5
2. REVISO BIBLIOGRFICA INVENTRIO FLORESTAL O Inventrio Florestal a base para o planejamento do uso dos recursos florestais, atravs dele possvel a caracterizao de uma determinada rea e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espcies que a compe. Os objetivos do Inventrio so estabelecidos de acordo com a utilizao da rea. No caso das florestas com fins madeireiros, o inventrio florestal visa principalmente a determinao ou a estimativa de variveis como peso, rea basal, volume, qualidade do fuste, estado fitossanitrio, classe de copa e potencial de crescimento da espcie florestal. H diversas classificaes para os Inventrios Florestais. Os Inventrios Florestais de Reconhecimento fornecem informaes generalizadas que permitem identificar e delimitar reas de grande potencial madeireiro ou passveis de uso indireto. Os de Semidetalhe fornecem estimativas mais precisas relacionadas aos parmetros da populao florestal. Devem ter escala compatvel com o nvel de informaes que se quer obter e permitir a definio de reas para explorao florestal. J os Inventrios de Pr-explorao Florestal apresentam 100% de intensidade, sendo suas principais caractersticas: mensurao de todos os indivduos existentes na rea demarcada e os cuidados principais relacionados com os erros de medio.
O Inventrio realizado no presente trabalho pode ser classificado como um Inventrio

de reconhecimento com algum detalhamento, pois compreende a primeira medio dos indivduos que constam na rea explorada. Quanto abrangncia os inventrios podem ser: Inventrio Florestal Nacional: abrangem pases inteiros, visando fornecer bases para a definio de polticas, administrao e planos florestais. Inventrio Florestal Regional: cobrem regies de ocorrncia natural de uma determinada espcie, com o objetivo de embasar planos estratgicos de desenvolvimento regional, adoo de medidas que visem a conservao de certas espcies, viabilidade de instalao de indstrias madeireiras, entre outros. Inventrio Florestal de reas Restritas: So os mais comuns. Geralmente visam determinar o potencial florestal para utilizao imediata ou embasar a elaborao de planos de manejo.
nesta ltima classe que se enquadra o presente estudo. Trata-se de um inventrio de

uma rea restrita, com o intuito de reconhecimento, determinao da qualidade florestal e planejamento do manejo a ser adotado na rea de 12 ha.

6
Quanto obteno de dados, os inventrios classificam-se em: Enumerao Total ou Censo: Ocorre quando todos os indivduos da populao so observados e medidos, obtendo-se os valores reais. No entanto, sua realizao s se justifica em avaliaes de populaes pequenas, de grande importncia econmica, ou em pesquisa. Amostragem: Observa-se apenas uma parte da populao e obtem-se uma estimativa dos seus parmetros, com um determinado erro de amostragem. Geralmente utilizado em grandes populaes, especialmente quando os resultados devem ser obtidos no menor espao de tempo, pelo menor custo e com a preciso desejada.
O inventrio realizado na propriedade do Sr. Osnildo Rodrigues foi realizado por

amostragem, pois no se objetivava um censo, apenas um conhecimento da populao florestal instalada na rea. Alm disso, os resultados obtidos com a amostragem so suficientes neste caso, pois o reflorestamento apresenta grande uniformidade entre indivduos e entre parcelas ou unidades amostrais. Tabela de Produo: Constitui a base do manejo florestal, pois expressa o comportamento de uma espcie ao longo do tempo, em um determinado stio, submetida a um regime de manejo definido, desde a implantao at o final da rotao. Neste mtodo so apresentadas as estimativas dos parmetros dendromtricos das rvores e dos povoamentos de uma espcie, por stio e idade, para um determinado sistema de manejo.
Caso se desejasse, poderia ser feito um levantamento contnuo da rea desde sua

implantao definindo uma tabela de produo com possibilidade de definio temporal de certas prticas de manejo que levam em relevncia o incremento florestal. No entanto, as medies que sero apresentadas neste trabalho pedaggico, referem-se a uma coleta de informaes.Tem-se apenas alguns dados referentes ao pr plantio das mudas de Pinus taeda.

TRABALHOS REALIZADOS EM CAMPO Aps o planejamento no qual so definidos os objetivos, os parmetros mais importantes do Inventrio Florestal e o tipo de amostragem a ser realizado, parte-se para a execuo que compreende a interpretao de imagens e os trabalhos de campo. Nos trabalhos de campo, ocorre a realizao de tarefas como a localizao das unidades de amostras, e a obteno das variveis de interesse. As mais freqentes variveis obtidas em campo so: Altura comercial: medida da base da rvore at a primeira bifurcao significativa. Esta informao pode ser obtida por meio de qualquer instrumento baseado em relaes trigonomtricas. Dimetro (DAP): o dimetro tomado a 1,30 m do solo, podendo ser obtido por meio de um aparelho chamado suta ou por uma fita diamtrica.

7
Distncia: pode ser empregada a metodologia do Vizinho Mais Prximo (VMP), que consiste em considerar as distncias das rvores a pontos pr-determinados e aplicar os processos de mensurao e identificao quelas que esto mais prximos deles. necessrio medir a distncia que vai do centro s rvores mais prximas; tal distncia pode ser medida com trena, sendo importante para o clculo que cada rvore ocupa dentro do espao amostral. Sanidade aparente: diz respeito ao aspecto externo da rvore em que se avalia a qualidade do fuste o qual poder apresentar caractersticas indesejveis como ataque de insetos, apodrecimentos, ocos ou deformaes.
A distncia definida e acima parece ser mais condizente com

florestas nativas,

heterogneas. Em reflorestamentos, tm-se distncias pr-determinadas entre os indivduos, no sendo necessria a metodologia do vizinho mais prximo.

AMOSTRAGEM A amostragem o processo mais eficiente e utilizado no Inventrio Florestal, tratando-se de uma ferramenta que permite avaliar uma poro representativa da rea, sendo utilizada em grandes reas de florestas, em que se torna invivel a medio de toda a rea. De um modo geral, a amostragem realizada em florestas homogneas como o caso de reflorestamentos, mais fcil do que em florestas heterogneas como o caso das florestas nativas, pois neste caso os custos so mais elevados, uma vez que h necessidade de uma maior intensidade amostral. Amostra: A amostra pode ser definida como uma parte da populao, constituda de indivduos que apresentam caractersticas comuns que identificam a populao a que pertencem. importante garantir que a amostra seja representativa da populao, ela deve possuir as mesmas caractersticas bsicas da populao, no que diz respeito varivel a ser estimada. Unidade Amostral: A unidade amostral o espao fsico sobre o qual so observadas e medidas as caractersticas quantitativas e qualitativas da populao. As unidades amostrais podem ser constitudas por parcelas de rea fixa, pontos amostrais ou rvores.
Para este estudo, utilizou-se como unidades amostrais parcelas de rea fixa (600m2).

Intensidade Amostral: a razo entre o nmero de unidades da amostra e o nmero total de unidades da populao, ou a razo entre a rea amostrada e a rea total da populao.

CLASSIFICACAO DA AMOSTRAGEM Conforme a periodicidade: uma ocasio ou mltiplas ocasies.


Realizou-se a amostragem em uma ocasio, pois foi efetuada uma nica abordagem

na populao considerada. Sendo que no ser realizada amostragem peridica em espaos regulares de tempo. Conforme a estrutura: Aleatria: as unidades amostrais so sorteadas com probabilidade aleatria. Sistemtica: seleo aleatria da primeira unidade amostral, a partir da qual todas as demais unidades da amostra so automaticamente selecionadas e distribudas na populao. Mista: seleo amostral envolvendo sempre dois ou mais estgios, em que haja as selees aleatrias e sistemticas simultaneamente.
No presente caso, no se efetuou nenhuma das formas estruturais de amostragem. O

tamanho da rea e das parcelas fez com que o nmero de parcelas total se tornasse muito grande. Caso o mapa existente fosse subdividido e a partir dele se realizasse o sorteio ou a sistematizao das parcelas amostrais, ficaria quase invivel encontrar exatamente tais parcelas no campo. Ento foram escolhidos pontos dispersos na rea, nos quais obteve-se parcelas de 600 m2. Processos de amostragem dentro da estruturao: Amostragem Aleatria Simples As unidades amostrais da populao devem ter igual chance de serem amostradas, sendo que a seleo de cada unidade amostral deve ser livre de qualquer escolha e totalmente independente da seleo das demais unidades da amostra. A rea florestal a ser inventariada tratada como uma populao nica. Amostragem Estratificada No caso de uma populao com grande variabilidade, possvel dividir tal populao em sub-populaes ou estratos homogneos, de forma que os valores da varivel de interesse variem pouco de uma unidade para outra. Amostragem Sistemtica Consiste na seleo de unidades amostrais a partir de um esquema rgido e preestabelecido de sistematizao, com o propsito de cobrir a populao, em toda a sua extenso, e obter um modelo sistemtico simples e uniforme. Principais parmetros: mdia, varincia da mdia, erro padro, erro de amostragem, intervalo de confiana para mdia, total estimado, intervalo de confiana para o total.
Em vista dos diferentes processos de amostragem, a amostragem sistemtica a que

mais se aproxima da amostragem realizada na rea de realizao prtica deste trabalho, pois mesmo

9
no tendo nenhum processo correto, tentou-se abranger toda a caracterizao da rea com a distribuio dos pontos amostrais. Amostragem em Dois Estgios Consiste na diviso da populao em um nmero de unidades do primeiro estgio (primrias), as quais podem ser subdivididas em um nmero de unidades do segundo estgio (secundrias). Amostragem em Conglomerados uma variao da amostragem em dois estgios, em que o segundo estgio sistematicamente organizado dentro do primeiro estgio de amostragem. Os conglomerados so organizados das mais diversas formas, tamanhos e arranjos espaciais. Amostragem Sistemtica com Mltiplos Incios Aleatrios A amostragem sistemtica com um incio aleatrio assemelha-se amostragem em conglomerados com um conglomerado apenas, na qual a unidade conglomerada consiste de um nmero de subunidades distribudas uniformemente sobre a populao. Amostragem em Mltiplas Ocasies Neste processo so realizadas sucessivas abordagens que permitem avaliar o carter dinmico da populao. As informaes obtidas na primeira abordagem so correlacionadas s da segunda, quando um conjunto de unidades amostrais remedido em cada uma das abordagens, permitindo que seja estabelecida uma ntima ligao entre elas. Este procedimento resulta, no caso dos inventrios florestais contnuos, na obteno de uma srie de informaes fundamentais aos manejadores como avaliao do crescimento, mudanas volumtricas entre outros.

METODOS DE AMOSTRAGEM Entende-se por mtodo de amostragem a abordagem referente a uma unidade amostral. A seleo desta unidade amostral feita de acordo com um critrio probabilstico previamente definido, o qual estabelece o mtodo de seleo. Mtodo da rea Fixa: mtodo em que a seleo dos indivduos feita proporcionalmente rea da unidade e freqencia dos indivduos que nela ocorrem. Vantagens: no exigncia de conhecimentos especializados para sua implantao no campo e o perfeito controle das informaes.
Este foi o mtodo utilizado nesta amostragem. Utilizou-se unidades amostrais de 600

m2 (20m x30m). Mtodo de Bitterlich: o mtodo consiste em contar as rvores em um giro de 360, cujos dimetros altura do peito (DAP) so iguais ou maiores que a abertura angular equivalente a: 2 sen

10
angulo fixo/2. O vrtice do ngulo fixo o ponto central da unidade amostral. A seleo das rvores efetuada proporcionalmente a rea basal, ou quadrado do dimetro e freqncia. Mtodo de Strand: focaliza a seleo dos indivduos na unidade amostral com proporcionalidade ao dimetro, para o clculo da rea basal e o nmero de rvores por hectare, e proporcional altura das rvores, para se obter o volume por hectare. Sua abordagem feita em linhas dentro da floresta e em pontos de estao. Mtodo de 6 rvores (Prodan): mtodo em que se considera a medio de seis rvores e a distncia ou raio da sexta rvore como referncia da unidade amostral.

CARACTERISTICAS DA PARCELA Forma: as parcelas podem ser quadradas, triangulares, retangulares, irregulares e circulares. Geralmente as formas de parcelas retangulares so mais eficientes, pois as parcelas alongadas possuem grande probabilidade de incluir maior quantidade de agrupamentos. Arranjo das Parcelas: uma das maneiras mais indicadas a distribuio das parcelas ao longo de uma linha, em intervalos aproximadamente iguais ao comprimento da parcela, possibilitando a obteno de valores mdios representativos das espcies. Tamanho: a definio do tamanho da parcela depende do porte dos indivduos que compem a populao, a fase de desenvolvimento da floresta e o objetivo do levantamento.
No caso de reflorestamento de Pinus taeda o tamanho de parcela mais utilizado de

600 m , em forma retangular.

PARAMETROS FITOSSOCIOLOGICOS Densidade: o nmero de indivduos de cada espcie ou do conjunto de espcies que compem uma comunidade vegetal por unidade de superfcie, geralmente hectare. Dominncia: busca expressar a influncia de cada espcie na comunidade, atravs de sua biomassa. Freqncia: expressa o nmero de ocorrncias de uma determinada espcie nas diferentes parcelas alocadas. Valor de Importncia: consiste na soma dos valores relativos da densidade, da dominncia e da freqncia. Posio Sociolgica: posio que as diferentes espcies ocupam nos diferentes estratos que a floresta apresenta. Regenerao Natural: consiste no levantamento dos descendentes das plantas arbreas.

11
ESPCIE As espcies de Pinus que se destacaram, inicialmente, na silvicultura brasileira, foram P. elliottii e P.taeda, introduzidas dos Estados Unidos, visto que as atividades com florestas plantadas eram restritas s Regies Sul e Sudeste. A partir dos anos 60, iniciaram-se as experimentaes com espcies tropicais como P. caribaea, P.oocarpa, P. tecunumanii, P. maximinoi e P. patula possibilitando a expanso da cultura de Pinus em todo o Brasil, usando-se a espcie adequada para cada regio ecolgica. Pinus taeda Pinus taeda a mais importante dentre as espcies florestais plantadas, comercialmente, no Sul e Sudeste dos Estados Unidos. A cobertura florestal com esta espcie, nos Estados Unidos, estimada em 11,7 milhes de hectares. No Brasil, esta a espcie mais plantada entre os Pinus, abrangendo aproximadamente um milho de hectares, no planalto da Regio Sul do Brasil, para produo de celulose, papel, madeira serrada, chapas e madeira reconstituda. Os plantios iniciais, feitos com semente sem controle de qualidade resultavam em povoamentos de m qualidade de fuste e ramos, apesar do vigor da alta produo de biomassa lenhosa. Atualmente, esto disponveis no mercado, sementes geneticamente melhoradas que permitem a formao de povoamentos comerciais de maior produtividade e melhor qualidade da madeira. Em toda a regio de ocorrncia de P. taeda, o clima mido, temperado-ameno, com veres quentes e longos. A precipitao mdia anual varia de 1.020 mm a 1.520 mm e o perodo livre de geadas varia de cinco meses na parte norte at dez meses, na parte costeira sul. As temperaturas mdias anuais variam de 13o C a 24o C. No Brasil, esta espcie se desenvolve bem nas regies com clima fresco e inverno frio, com disponibilidade constante de umidade durante o ano. Esta condio encontrada em todo o planalto das Regies Sul e Sudeste. Pinus taeda pode ser plantada no planalto das Regies Sul e Sudeste, em solo bem drenado, onde no haja dficit hdrico. Nome Cientfico: Pinus taeda Sinnimos: Pinus lutea por Walter Pinus heterophylla por Small. Nome comum: Pinus, Pinheiro-americano, Pinheiro-amarelo, Loblolly pine (Ingls)

12

Classificao Botnica: Reino Plantae Filo Coniferophyta Classe Pinopsida Ordem Pinales Famlia Pinaceae

Pinus taeda L.

Descrio morfofisiolgica: rvore que pode atingir mais de 20 metros de altura; casca gretada e ramos acinzentados. Acculas reunidas em grupos de 3 (com 15 a 20 cm de comprimento), de cor verde-escura. Cones masculinos cilndricos e amarelados, femininos ovado-oblongos, ssseis ou sub-ssseis, muito persistentes e dotados de escamas espinhosas. Sementes pequenas, cerca de 5 mm de comprimento, com alas de at 25 mm. Madeira resinosa. Disperso: Anemocrica Rota de disperso: Uso florestal, uso ornamental. Vetor de Disperso: Maquinrio, vento, solo Reproduo: Sementes Forma biolgica: Arbrea Introduo: Em 1948, atravs do Servio Florestal do Estado de So Paulo, foram introduzidas, para ensaios, as espcies americanas conhecidas nas origens como "pinheiros amarelos" que incluem P. palustris, P. echinata, P. elliottii e P. taeda. Dentre essas, as duas ltimas se destacaram pela facilidade nos tratos culturais, rpido crescimento e reproduo intensa no Sul e Sudeste do Brasil. Causa da introduo: Por interesse florestal de forma voluntria. So Paulo, 1948. Uso econmico: Principal espcie plantada para fins comerciais no sul do Brasil. Suas principais finalidades so madeira (mveis, celulose, laminao, compensados etc.) e resina (terebentina). Impactos ecolgicos: Na regio da Estepe, representa a total substituio da vegetao original, pois as espcies so essencialmente helifilas e o estabelecimento de plantas de porte arbreo inviabiliza sua permanncia no sistema. J em ambientes originalmente florestais, tendem a permanecer algumas espcies do subbosque e do estrato dominado em povoamentos de Pinus spp. Aumentam a acidez do solo.

13
Impacto econmico: Perda de reas de campo, com impacto no turismo da regio. Perda de valores culturais associados s paisagens naturais. Requer controle de disperso. Impactos sociais e culturais. Preveno: Espcies que possuem sementes dispersas pelo vento (anemocricas) so muito difceis de controlar aps o estabelecimento. O melhor a ser feito no plantar a espcie mas caso isso ocorra, deve-se plantar uma linha de rvores quebra-vento ao redor do talho para que o vento entre com menos intensidade. Controle mecnico: Tecnicamente, a erradicao de Pinus taeda no uma tarefa complicada, pois, apesar de se dispersar com rapidez e facilidade, as rvores no rebrotam aps o corte. O uso da espcie deve ser destinado exclusivamente a finalidades de produo comercial, cessando o uso ornamental, de paisagismo rodovirio ou de sombreamento. Controle qumico: Pode-se praticar o anelamento na base do tronco ou controle qumico sob forma de glifosato diludo em gua a 2% aplicado com pincel na rea anelada, na base do tronco. Controle biolgico: No necessrio. rea de distribuio onde a espcie nativa: Amrica do Norte, Sudeste dos Estados Unidos. Ambiente natural: Florestas temperadas.

CULTIVO DO PINUS Preparo da rea A metodologia de preparo do solo est diretamente relacionada com a cobertura do solo, condies topogrficas e a natureza do terreno. As operaes realizadas so: roada mecanizada, ou roada com foice; enleiramento; controle de formigas; demarcao e abertura das estradas; demarcao e construo de aceiros, para prevenir incndios; demarcao das reas de plantio; sulcamento e/ou coveamento e plantio. Um dos fatores que mais influenciam no crescimento do Pinus a profundidade efetiva do solo. Se o plantio for em reas anteriormente utilizadas com cultivos agrcolas mecanizados, recomendvel preparar o solo com subsolador, pois provvel que ele esteja compactado. O mesmo procedimento deve ser adotado em reas com solos pedregosos.

14
Em reas de plantio de segundo ciclo de Pinus, o preparo do solo ser necessrio somente se a colheita e a retirada da madeira tiverem sido mecanizadas, pois estas operaes sempre causam compactao do solo. Adubao Geralmente, so utilizados solos de baixa fertilidade natural, o que, de certa forma, afeta a produtividade. O conhecimento das deficincias possibilita indicar os nutrientes que devem ser aplicados e, com isto, propicia melhor aproveitamento dos nutrientes pelas rvores. Os solos destinados ao plantio de Pinus, nas pequenas propriedades rurais, so, normalmente, os de baixa fertilidade natural ou os que no servem para cultivos agrcolas. Embora a adubao do Pinus no seja uma prtica normalmente utilizada no Brasil, existem situaes em que ela necessria para que as rvores sejam produtivas. Para se obter os melhores resultados com o uso de fertilizantes contendo NPK, o adubo deve ser aplicado o mais prximo possvel da muda, para garantir o aproveitamento, sem causar danos s razes. No existe recomendao de adubao baseada apenas nas anlises de solo, nem especifica para cada espcie florestal nos diferentes tipos de solo.
Na propriedade do Sr. Osnildo Rodrigues a rea utilizada para o reflorestamento era

de abrangncia da FOM (Floresta Ombrfila Mista), em estagio inicial de regenerao. Foi realizada a destoca e implantadas as mudas de Pinus taeda, sem preparo de solo, calagem ou adubao. Produo de Mudas A produo de mudas determinante para o sucesso do empreendimento florestal. As tcnicas de produo devem considerar a disponibilidade e a localizao de reas, o grau de tecnologia e os recursos financeiros disponveis. Sementes Deve-se escolher sementes de boa procedncia com atestado de fitossanidade, as informaes sobre a categoria de melhoramento e os dados analticos do grau de pureza e da germinao. Os graus de melhoramento gentico, em sementes de espcies florestais, so designados pela categoria dos povoamentos produtores: a) ACS (rea de Coleta de Sementes): um povoamento comercial de boa qualidade, onde algumas das melhores rvores so selecionadas para a coleta de sementes. O valor gentico das sementes limitado. Baixo custo e a segurana de maior adaptabilidade ao local de produo.

15
b) APS (rea de Produo de Sementes): um povoamento isolado de outros da mesma ou de espcies afins, de excelente desempenho quanto produtividade e qualidade das rvores, que submetido a desbastes seletivos, em vrias etapas, deixando somente as melhores rvores. Sementes de qualidade gentica melhor. c) PS (Pomar de Sementes): constitudo de rvores matrizes com alto grau seleo gentica, manejado e destinado a produzir sementes melhoradas. Normalmente, ele composto de clones de um nmero reduzido de rvores de alto valor gentico, ou de mudas produzidas com suas sementes. As rvores matrizes componentes do pomar so selecionadas para algumas caractersticas especficas. A qualidade gentica das sementes produzidas no pomar da melhor possvel, originando mudas com maior vigor, homogeneidade e pequeno nmero de descartes. Substrato Existem diversos tipos de substrato que podem ser utilizados para a produo de mudas de Pinus. O solo puro no muito utilizado. Existem vrios componentes, classificados como inertes, que podem ser utilizados na formao de substratos como a vermiculita, casca de arroz carbonizada, moinha de carvo vegetal e turfa, alm de outros componentes orgnicos. Outro aspecto que deve ser considerado, na produo de substratos, a necessidade de desinfeco para eliminar fungos patognicos e sementes de plantas invasoras. Recipientes Os recipientes podem ser: a) sacos plsticos b) laminado de pinus - com caractersticas semelhantes s dos sacos plsticos, este tipo de recipiente apresenta a vantagem do baixo custo. O seu uso requer um bom controle do tempo na formao das mudas, para que no se degrade antes do perodo de plantio, alm de cuidados no transporte, visto que, por no ter fundo, pode perder o substrato por desagregao, expondo as razes e causando o seu ressecamento. c) tubetes plsticos
As mudas implantadas na rea reflorestada foram provenientes de viveiro florestal, em

laminado, sendo terra o substrato utilizado. Sistema de plantio O sistema de plantio mais adequado definido com base no objetivo do empreendimento e nos usos a que se destinaro os produtos da floresta. O sucesso desse empreendimento depende de decises e aes cuidadosas nas diversas etapas de sua implementao como a escolha e a limpeza da

16
rea, o espaamento, o controle de pragas e doenas, a definio do mtodo de plantio e os tratos culturais. O plantio de pinus pode ser manual, mecanizado ou semi-mecanizado. Os mtodos mecanizado e o semi-mecanizado podem ser aplicados em locais com topografia plana, onde se possa usar plantadoras tracionadas por tratores. As plantadoras, normalmente, fazem o sulcamento, a distribuio do adubo e efetivam o plantio. No sistema semi-mecanizado, somente as operaes de preparo de solo e os tratos culturais so mecanizados e o plantio em si manual. O plantio manual recomendado em reas declivosas ou devido presena de obstculos como rochas, tocos ou outras culturas.

Espaamento A escolha do espaamento de plantio, na maioria dos planejamentos florestais, tem sido fundamentada principalmente no uso final da madeira. O espaamento tem uma srie de aplicaes do ponto de vista silvicultural, tecnolgico e econmico. Influncia as taxas de crescimento das plantas, na qualidade das madeiras, a idade de corte, bem como as prticas de explorao e manejo florestal e conseqentemente os custos de produo. A idade de corte e o espaamento encontram-se tambm intimamente relacionados, ou seja, os plantios em espaamentos menores normalmente exigem desbastes ou ciclos mais curtos de corte, pois a competio entre plantas ocorre mais, antecipando a estagnao do crescimento. So utilizados os espaamentos de 3 x 3m em locais de difcil acesso e de 2,0 x 2,5 em locais bons.
O espaamento utilizado na rea foi de 2,5 X 2,5 m.

poca de Plantio Para Pinus sp. a melhor poca de plantio de maio a dezembro.

Replantio As prticas de replantio de pinus acontecem durante a ocorrncia das atividades de manuteno, toda vez que se encontra mudas mortas, faz-se o replante desta cova, mantendo assim as taxas de sobrevivncia sempre prximas de 100%. O perodo de replantio recomendado at 6 meses aps o plantio.

17
Limpeza Iniciam-se algumas meses aps o plantio e se estendem por um perodo variado, at que as plantas atingem crescimento suficiente para dominar a vegetao invasora. Limpeza manual: realizada locais de difcil acesso a mecanizao, feito a roada nas linhas ou coroamento e roada nas entre linhas. Limpeza mecanizada: realizada com trator agrcola acoplado de uma roadora utilizada em locais em terrenos planos e sem pedras, passado na entre linha do plantio, so realizadas aproximadamente com 4 anos de idade. Coroamento: realizado onde no se pode usar trator ou roadora costal, realizado em plantios com at 6 meses de idade, dependendo do mato-competio existente no local. Esta atividade consiste em retirar a vegetao espontnea ao redor de cada muda na foram de reduzir os efeitos de competio por luz, gua e nutrientes entre as mesmas. Esta atividade realizada nas florestas de pinus em desenvolvimento at 2 anos aps o plantio.

No cultivo, todo ano passada roadora com o trator e foice com trabalhadores. Todo ano feita limpeza nas bordaduras para preveno de incndio. Doenas

O pnus pode ser atacado por patgenos, principalmente fungos, desde a fase de viveiro at em plantios adultos. Os principais problemas de doenas em pnus so: tombamento de mudas; podrido-de-raiz; mofo-cinzento; queima de mudas por Sphaeropsis; armilariose; queima de acculas por Cylindrocladium; seca de ponteiros e morte de rvores por Sphaeropsis; ausncia de micorrizas; fumagina; afogamento do coleto; enovelamento de razes; geadas; descargas eltricas e; granizo. Pragas O pnus pode ser atacado por diversas pragas, destacando-se dentre ela, as seguintes: formigas, vespa-da-madeira e pulges. A preveno ao ataque das formigas cortadeiras, deve ser realizada constantemente, atravs da vigilncia e do combate na fase de preparo do solo. O combate realizado no pr-plantio nos 3 meses antecedentes ao plantio, durante o plantio e no ps-plantio at um ano de idade. As espcies mais comuns na regio so as do gnero Atta e Acromyrmex, combatidas com iscas granuladas distribudas nos caminhos.

Foi feito antes da implantao do pinus (Pinus Taeda) o controle de formigas e aps

implantao, continuou-se o controle com inseticida tipo isca (Blitz).

18
Tratos silviculturais

Poda ou desrama Esta atividade tambm chamada de desrama artificial tem a finalidade de melhorar a qualidade da madeira, para a obteno de toras desprovidas de ns. realizado no inverno. A poda tambm previne a ocorrncia de incndios florestais e tambm favorece o acesso aos povoamentos durante os processos silviculturais. Desbaste So cortes parciais realizados nas rvores, com objetivo de estimular o crescimento das rvores remanescente e aumentar a produo da madeira utilizvel. Nesta operao, remove-se as rvores excedentes, para que se possa concentrar o potencial produtivo do povoamento num nmero limitado de rvores selecionadas. Para determinar a interveno preciso conhecer o incremento mdio anual decorrente da floresta, esta anlise possvel mediante a realizao de inventrios florestais. O principal efeito favorvel do desbaste estimular o crescimento em dimetro das rvores remanescentes. A seleo das rvores a serem desbastadas: a. Posio relativa e posio de copa (dominantes); b. Estado de sanidade e condies de copa das rvores; c. Caractersticas de forma e qualidade do tronco.

CORTE FINAL A madeira se destinar para a fbrica de papel e para a serraria. Este corte ser efetuado quando a floresta novamente entrar em competio. Isto se dar aos 18 anos. A altura da floresta ser de aproximadamente 20 metros, sendo que a altura til de 15 metros. MANEJO DE PLANTAES NO BRASIL O manejo de plantaes de Pinus pode ser examinado segundo as seguintes vertentes bsicas: Plantaes em pequenas propriedades rurais em que os componentes florestais so um complemento da sua atividade produtiva e o proprietrio busca a maximizao do retorno desse empreendimento. Plantaes em grandes empreendimentos nas quais grandes extenses de terra, dedicadas aos plantios florestais, so propriedades de empresas, muitas vezes, proprietrias, tambm, de indstrias processadoras de madeira. Esta particularidade faz com que a prioridade seja o

19
abastecimento da indstria e no, necessariamente, na obteno do mximo retorno monetrio ao investimento na floresta.
O presente inventrio diz respeito a uma pequena propriedade rural que objetiva o

reflorestamento como uma atividade complementar propriedade. IMPORTNCIA SCIO-ECONMICA E AMBIENTAL O setor florestal brasileiro contribui com 3% no PIB, um milho de empregos diretos e indiretos, envolve mais de 600 municpios e tem um forte apelo social como atividade ambientalmente adequada para a conservao dos solos, dos animais e da gua. Medidas com preocupaes na rea ambiental so implementadas tanto por parte do governo quanto de empresas que buscam, em parcerias, proteger reas de mananciais, reservatrios de gua e outras que tenham como objetivo formar uma conscincia ecolgica. A conscincia ambiental, bem como a produo sustentvel de florestas plantadas, faz parte desse contexto. A produo florestal com Pinus est bem desenvolvida no Sul do Brasil, onde existe uma rea estimada em 1,8 milhes de hectares. O sistema de produo predominante preconiza uma rotao maior que 21 anos. So plantadas, inicialmente, 1.667 rvores/ha, Nas idades de 8 e 12 anos so efetuados, respectivamente, o primeiro e segundo desbastes. Isto significa uma reduo no nmero de plantas, em mdia, de 40% no primeiro e 30% do remanescente no segundo desbaste. O corte final feito aps a idade de 21 anos, quando restam, em mdia, 500 rvores/ha. Nesse perodo, possvel obter uma produo mdia de 50 at 70 m3 aos 8 anos, 70 a 120 m 3 aos 12 anos e, aos 21 anos, a produo deve ultrapassar 450 m3. Isto significa, em mdia, uma produo maior que 30 m3/ha.ano. CERTIFICAO DO MANEJO DE PRODUO DE PINUS NO BRASIL Conforme dispe a Associao Brasileira de Normas Tcnicas, ABNT (Associao ..., 2002), denomina-se certificao ao conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente de uma relao comercial (entre produtor e consumidor) com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou servio est em conformidade com os requisitos especificados. Tais requisitos podem ser nacionais, estrangeiros ou internacionais. De outro lado, pode-se certificar produtos, como, por exemplo, utilizando-se das normas da srie ISO9000, ou processos, fazendo uso das normas da srie ISO 14000 (e que dizem respeito aos Sistemas de Gesto Ambiental, SGA.

20
Sistemas de certificao florestal A expresso Certificao Florestal, to amplamente popularizada nos ltimos anos, diz respeito certificao das boas prticas de manejo florestal. O conceito aplica-se tanto para florestas plantadas como para florestas naturais (ou florestas nativas). A essncia do contedo tcnico dos sistemas de certificao florestal diz respeito noo de sustentabilidade, segundo suas dimenses econmica, social e ambiental. Existem diversos sistemas de certificao florestal j operacionalizados no planeta. como o Forest Stewardship Council, FSC e o Sistema Abnt-Cerflor de certificao florestal.

METODOLOGIA Segundo o proprietrio, trata-se de uma rea florestal experimental que totaliza 12 hectares, na qual foram utilizadas rvores de Pinus taeda com 8 anos de idade, com espaamento entre plantas e entre linhas de 2,5m respectivamente. 4.1. Parmetros e estimativas ) Mdia

V = ( vi ) F
i =1

) Varincia A varincia determina o grau de disperso da varivel de interesse em relao a sua mdia.

( xi x ) =
n 1

) Desvio padro O desvio padro expressa a quantidade de variao dos dados na mesma unidade de medida.

) Suficincia Amostral (n)

n=

( N * (E * x ) + s * t )
2 2 2

N * s *t

21
N= nmero total de amostras; S= varincia; E= erro amostral;

x = mdia;
t= tabela t student. ) rea basal (AB) A rea basal obtida pelo somatrio da rea basal individual (gi) das n rvores ocorrentes na rea amostral.
n

AB = ( g i ) F
i =1

, onde g =

( DAP 2 )
4

f) Volume de Madeira: O volume por hectare (V) obtido pela soma dos volumes individuais (vi) das n rvores ocorrentes na rea amostral, multiplicando-se por F:
n

V = ( vi ) F
i =1

Os volumes individuais (vi) podem ser obtidos por equaes volumtricas ou pela frmula tradicional de volume de uma arvore em p. Quando for utilizada a frmula de cubagem das rvores em p, os volumes estimados podem ser corrigidos com um fator de forma e casca buscando tornar as estimativas mais prximas do volume real. RESULTADOS E DISCUSSO A partir das avaliaes realizadas a campo, tornou-se possvel a obteno das estimativas do nmero de plantas existentes na respectiva rea. De posse das sees transversais atravs do DAP e da altura total das plantas pode-se inferir uma estimativa do parmetro volume total de madeira, com o intuito de verificar a possibilidade de explorao. Fator de proporcionalidade (F) F = A/a Onde: A = rea de um hectare a = rea da unidade amostral F = 10000/(25 x 30) F = 13,33

22
Nmero mdio de plantas na unidade amostral (NP) NP = np x F Onde: np = nmero mdio de plantas na rea amostral F = fator de proporcionalidade NP = 64 x 13,33 NP = 853,33 plantas rea mdia basal por hectare (AB) AB = (gi) x F Onde: gi = rea mdia basal F = fator de proporcionalidade AB = 2,46 x 13,33 AB = 32,79 m2

Volume mdio por hectare (V) V = (Vi) x F Onde: Vi = volume individual F = fator de proporcionalidade V = 35,56 x 13,33 V = 474,01 m3 Dados amostrais referentes ao nmero de plantas, rea basal e volume por hectare de um reflorestamento comercial de Pinus elliottii.

V A RIAV EL NP A B (m 2 ) V (M 3 )

1 56 4,54 19 , 1 1

U N ID A D E S A M O S T R A IS 2 3 48 53 4, 1 4 3 ,7 1 1 8, 1 9 17,14

4 43 6,67 16 , 4 2

5 M E D IA 48 49,6 4, 8 1 4 ,7 7 1 6, 0 1 17,37

S 5,02 1,13 1,27

S2 2 5, 3 1 ,2 9 1 ,6 2

NP = Nmero de plantas - AB = rea basal - V = Volume

23
Resultados mdios referentes ao dimetro a altura do peito (DAP), atravs de um inventrio florestal em um reflorestamento comercial de Pinus elliottii.
D m i etro (cm ) Md ia S S Er p d ro a r o
2

1 2 ,5 8 14 28 ,5 5 68 ,6 3 03 ,3 4

U id d a ot a n a e msr l 2 3 2 ,7 8 05 2 ,5 0 10 25 ,1 8 27 ,4 2 45 ,6 9 61 ,1 0 06 ,2 4 00 ,3 9

4 2 ,9 9 24 27 ,1 4 42 ,7 7 06 ,2 6

5 2 ,0 0 39 25 ,3 9 56 ,5 3 00 ,3 0

M ia d 2 ,9 9 16 25 ,3 0 54 ,5 8 09 ,2 4

As unidades amostrais 2 e 3 apresentaram um menor dimetro altura do peito (DAP) em comparao as unidades 1, 4 e 5 as quais diferiram por possuir um maior DAP. Porm, todas as unidades diferiram entre si quanto ao DAP.

V m olu e 3 (m ) Md ia S S Er p d ro a r o
2

1 07 ,5 6 06 ,1 5 02 ,0 7 02 ,0 1

U id d a ota n a e msr l 2 3 04 ,5 8 09 ,4 8 04 ,1 2 01 ,1 7 02 ,0 0 01 ,0 4 01 ,0 7 01 ,0 5

4 09 ,5 0 01 ,1 5 01 ,0 3 01 ,0 4

5 05 ,6 9 05 ,1 5 02 ,0 4 02 ,0 0

M ia d 07 ,5 4 03 ,1 9 02 ,0 0 01 ,0 7

A unidade amostral 3 apresentou um menor volume mdio de madeira em relao s demais. Isso se deve ao menor dimetro e altura de planta que apresentou esta unidade amostral em comparao com as demais unidades, as quais tiveram um maior porte e DAP. Suficincia amostral (n) n= N x t2 x S2___ N x (E x X)2 + t2 x S2 n = nmero mnimo de unidades amostrais a serem levantadas N = nmero total de unidades amostrais possveis na rea E = erro admissvel X = mdia S2 = varincia t2 = valor de t ( Student) A = 12 ha (120000 m2) Parcela = 20 x 30 m (600 m2) E = 5% S2 = 1,020 t = 5% probabilidade GL = 4 t = 2,776 t2 = 7,706

24
N = 120000/600 N = 200 unidades amostrais

n = _______200 x 1,020 x 7,706_________ 200 x (0,05 x 21,969) + 1,020 x 7,706 Erro amostral (E) n= N x t2 x S2___ N x (E x X)2 + t2 x S2 5 = ______200 x 1,020 x 7,706________ 200 x (E x 21,969)2 + 1,020 x 7,706
2

n = 6,31

n = 7 parcelas

(E x 21,969)2 = (160 x 1,020 x 7,706) (1,020 x 7,706 x 5) 807,86 E2 = 0,0033 E = 0,057 E = 5,7%

Portanto, o nmero de unidades amostrais a serem avaliadas a campo insuficiente, ou seja, deveria-se retornar novamente a rea florestal e efetuar as medidas de mais 2 unidades, sendo estas somadas s cinco primeiras perfazendo um total de 7 unidades amostrais, satisfazendo um erro de 5%. Porm, se considerarmos apenas as cinco unidades amostradas tera-se um erro de 5,7%, o qual anda estaria dentro dos limites permitidos para uma rea de reflorestamento de pinus.

CONSIDERAES FINAIS Ao obter o valor da suficincia amostral, conclumos que o nmero de parcelas amostrais foi insuficiente para representar a rea total da populao . Isto se deve ao fato de haver uma diferena considervel entre as parcelas , no quesito altura e dimetro das rvores, possivelmente em funo da falta de um manejo correto durante as fases da cultura, principalmente na fase juvenil do ciclo , onde ao manejar corretamente uma populao de plantas torna a resposta mais eficiente , promovendo um crescimento da populao mais homogneo, refletindo bons resultados na fase adulta. Durante as medies para a obteno dos dados, erros no-amostrais podem ter ocorridos, dos quais alguns no podem ser explicados estatisticamente, podendo ser originados por inmeras causas, tais como: erros de medio causados pelo operador ou pelo instrumento, erros de registro de dados e erros de procedimento.

25

REVISO BIBLIOGRFICA PELLICO N. & BRENA, Inventrio florestal. 1997. MANTOVANI, A. Inventrio florestal e manejo. 2005. VEIGA, R. A. A. Dendometria e inventrio florestal. Botucatu, Fundao de Estudos e Pesquisas Agrcolas e Florestais, 1984. PIMENTEL- GOMES, F. Amostragem no campo florestal. In: Curso de amostragem. Piracicaba, 51p. 1986. SUASSUNA, J. A cultura do pinus: uma perspectiva e uma preocupao. Brasil Florestal, n 29 Janeiro/Maro de 1977 - Ano VIII SOARES, C.P.B. 2006. Dendrometria e inventrio florestal. Viosa : Ed. UFV, 276p.: il.

26

ANEXOS Anexo 1.

Anexo 2. Planilha contendo valores de dimetros medidos a campo e o valor de rea basal.

27

Anexo 3. Tabela t (Student).

Anexo 4. Planilha com valores do volume das rvores. Parcela 1 Volume (m) 0,353 0,298 0,462 0,151 0,236 0,530 0,495 0,260 0,368 0,398 0,213 0,311 0,368 0,368 0,495 0,224 Parcela 2 Volume (m) 0,298 0,298 0,548 0,339 0,413 0,285 0,311 0,191 0,478 0,311 0,429 0,298 0,495 0,298 0,641 0,495 Parcela 3 Volume (m) 0,383 0,325 0,285 0,311 0,353 0,353 0,224 0,445 0,368 0,260 0,353 0,141 0,398 0,311 0,478 0,368 Parcela 4 Volume (m) 0,566 0,368 0,383 0,445 0,462 0,462 0,530 0,566 0,368 0,413 0,429 0,236 0,445 0,311 0,325 0,462 Parcela 5 Volume (m) 0,339 0,530 0,311 0,413 0,213 0,272 0,285 0,368 0,429 0,462 0,368 0,339 0,298 0,272 0,398 0,445

28
0,260 0,368 0,325 0,398 0,368 0,311 0,383 0,495 0,383 0,339 0,311 0,213 0,398 0,298 0,339 0,236 0,339 0,398 0,462 0,398 0,260 0,495 0,325 0,298 0,272 0,272 0,368 0,413 0,429 0,368 0,311 0,236 0,311 0,445 0,236 0,325 0,383 0,260 0,213 0,339 0,58 0,247 0,311 0,339 0,530 0,462 0,462 0,462 0,339 0,368 0,383 0,325 0,236 0,429 0,325 0,325 0,398 0,353 0,339 0,603 0,429 0,311 0,311 0,398 0,339 0,368 0,285 0,353 0,413 0,530 0,398 0,298 0,398 0,383 0,398 0,236 0,339 0,285 0,325 0,429 0,325 0,368 0,325 0,311 0,429 0,213 0,224 0,566 0,339 0,298 0,247 0,260 0,298 0,298 0,236 0,285 0,398 0,285 0,285 0,462 0,272 0,325 0,325 0,325 0,180 0,272 0,260 0,368 0,339 0,272 0,495 0,170 0,413 0,413 0,339 0,213 0,325 0,462 0,530 0,413 0,272 0,311 0,368 0,339 0,530 0,462 0,495 0,398 0,339 0,272 0,339 0,311 0,285 0,285 0,530 0,339 0,368 0,247 0,285 0,260 0,236 0,213 0,339 0,398 0,368 0,325 0,311 0,298 0,398 0,353 0,398 0,353 0,311 0,368 0,353 0,368 0,311 0,285 0,298 0,260 0,285 0,311 0,236 0,398 0,298 0,311 0,339 0,383

Mdia

0,55

0,5

0,6

0,66

29
Parcela 1 Parcela 2 Parcela 3 Dimetro (cm) rea Basal (cm) Dimetro (cm) Basal (cm) rea Dimetro (cm) 23,1 419 19,5 298,64 22 18 254,47 21,5 363,05 23,5 28 615,75 20,5 330,06 21 17 226,98 25 490,87 22,3 22 380,14 22 380,13 24,5 31 754,76 21,5 363,05 24,5 32 804,24 23 415,47 20,5 21 346,36 19 283,53 27,5 26 530,93 27,5 593,95 23 27,5 593,95 24 452,39 21 20 314,16 27 572,55 23,5 24 452,4 22,5 397,6 17,5 25 490,87 30 706,85 26 25 490,87 22,5 397,6 21 29 660,52 31 754,76 28,5 20,5 330,06 28 615,75 21 21 346,36 19,5 298,64 25,5 25 490,9 21 346,36 21 24,5 471,43 25 490,87 24,5 26,5 551,55 31 754,76 23,5 23,5 433,74 29 660,51 27 23 415,47 28 615,75 24,5 25,5 510,7 31 754,76 24 29 660,52 24 452,4 23,5 25,5 510,7 25 490,87 25 24 452,4 27,5 593,95 24 23 415,47 23,5 433,74 21 21,5 363,05 20 314,16 26 26 530,93 27 572,55 20 22,5 397,6 490,87 20,5 25 23 415,47 433,74 31 23,5 20 314,16 380,13 24 22 24 452,4 471,43 22,5 24,5 26 530,93 346,36 20,5 21 28 615,75 32 804,24 21 26 530,93 28 615,75 22,5 27 572,55 25,4 509,7 22,5 31 754,76 23 415,47 20 23,5 433,74 26 530,93 23 22,5 397,6 24 452,4 21 22,5 397,6 23 415,47 25 21,5 363,05 21 346,36 22 26,8 564,1 24,5 471,43 29 26,5 551,54 19 283,53 22,5 27 572,55 30 706,85 23,5 25 490,87 26 530,93 23,5 23 415,46 22,5 397,61 23,5 20 314,16 26 530,93 20 23 415,47 21,5 27,5 593,95 21 20 314,16 25 23,5 433,74 24 25,5 510,7 21,5 21 346,36 20 314,16 25 490,87 21,55 454,94 20,76 414,79 21,5
Parcela 4 Dimetro (cm) rea 380,13 32 433,74 25 346,36 22 390,57 19 471,43 28 471,43 28 330,06 30 593,96 31 415,47 25 346,36 26,5 433,74 27 240,53 21 530,93 27,5 346,36 24 637,93 22,5 346,36 27 510,7 21 346,36 28 471,43 26,5 433,74 26,5 572,55 24 471,43 19 452,4 23,5 433,74 28 490,87 30 452,4 26,5 346,36 21 530,93 23 314,16 25 330,06 24 754,76 30 452,4 28 397,6 29 330,06 26 346,36 24 397,61 21,5 397,61 25 314,16 23,5 415,47 23 346,36 22,5 490,87 26 380,13 24,5 660,52 26 P arcela 5 Basal (cm) Dimetro (cm) rea 804,24 24 490,87 30 380,13 23 283,52 26,5 615,75 19 615,75 21,5 706,85 22 754,76 25 490,87 27 551,54 28 572,55 25 346,36 24 593,95 22,5 452,4 21,5 397,6 26 572,55 27,5 346,36 25 615,75 20,5 551,55 22 551,55 21 452,39 20 283,53 19 433,74 24 615,75 26 706,85 23 551,54 20 346,36 23 415,47 22 490,87 23,5 452,39 28 706,86 19 615,75 24,5 660,52 23 530,93 24 452,39 23 363,05 22 490,87 22 433,74 30 415,47 24 397,6 21 530,93 22 471,43 23 530,93 20 26 22,5 23 24 25,5

397,6 433,74 433,74 433,74 314,16 363,05 346,36 490,87 452,4 363,5 371,82

Basal (cm) 452,4 706,86 415,47 551,54 283,53 363,05 380,13 490,87 572,55 615,75 490,87 452,4 397,6 363,05 530,93 593,96 490,87 330,06 380,13 346,36 314,16 283,52 452,4 530,93 415,47 314,16 415,47 380,13 433,74 615,75 283,53 471,43 415,47 452,4 415,47 380,13 380,12 706,85 452,39 346,36 380,13 415,47 314,16 530,93 397,61 415,47 452,4 510,7


2 2,9 667,59 23,0 9 481,55

You might also like