You are on page 1of 3

A liderana efetiva

Floriano Serra Jnior (*)

O que liderar?

Esta uma das mais antigas questes que tenho ouvido em todos os meus anos de contato com a administrao de empresas e a gesto de pessoas.

Uma das definies mais simples e diretas de liderana que conheo e que acho que a maioria dos profissionais aceita : obter resultados por meio de outras pessoas. Logo, ser lder ser capaz de conseguir que uma ou mais pessoas mova- se no sentido de um resultado comum.

Depois de muitos anos de teoria e prtica, tanto acadmica quanto profissional, decidi adotar o modelo que estou chamando de Liderana Efetiva e que tem sua base fundamentada nos conceitos da Servant Leadership.

Segundo o Michaelis, efetiva significa; 1. real, verdadeira; 2. que produz efeito; 3. permanente. Desta forma, por Liderana Efetiva quero dizer a liderana verdadeira, que no precisa da presena fsica do lder para mover os liderados a atingir os resultados desejados e que permanece ao longo do temp o.

Como isso possvel? Servant Leadership um termo introduzido em 1970 por Robert Greenleaf - em uma publicao ainda no lanada no Brasil - para denominar a liderana onde, para tornar- se lder, primeiro deve- se servir. Mais recentemente no B rasil, o sucesso do livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter (ainda no ranking dos mais vendidos, segundo a revista Veja), divulgou o conceito da Servant Leadership por meio da estria de um executivo que aprende a liderar por meio do desenvolvimento da autoridade e confiana.

Mas espere a! Depois de penar por anos at chegar ao posto de chefe e finalmente poder ser servido, que estria essa de servir?

Em primeiro lugar, sabemos todos que h uma grande diferena em ser chefe oc upar um cargo de poder imposto pela empresa e ser lder desenvolver autoridade pessoal, inspirando outras pessoas a atingir, com entusiasmo, os resultados organizacionais desejados.

No h dvidas de que o poder formal funciona afinal as pirmides do Egito foram construdas neste modelo autocrata mas no mundo atual pode-se observar alguns efeitos colaterais deste modelo como a baixa produtividade, falta de criatividade, aumento do absentesmo e rotatividade, baixa colaborao espontnea , jogos" de poder, dentre outros.

Em segundo lugar, servir, neste caso, nada tem a ver com ser subserviente, obedecer a ordens ou realizar as vontades dos liderados, mas sim com satisfazer suas reais necessidades de segurana e bem estar para que eles possam atingir as metas estipuladas. -

Para o desenvolvimento da liderana efetiva necessrio que o lder seja uma escolha dos liderados e no uma imposio. Desta forma, para o funcionrio, seguir o lder e sua viso deve ser uma questo de misso pessoal no caminho de tornar- se o melhor que ele pode ser.

Se pensarmos no papel do lder com algum que tem todas as respostas, recebe benefcios especiais da empresa e dispe de todos ao seu redor atendendo prontamente s suas vontades, concordo que a situao acima parece utpica.

Mas seguindo os conceitos da Servant Leadership, o papel do lder, em primeira instncia, prover seus liderados de tudo o que for necessrio - fsica e psicologicamente - para que eles se desenvolvam pessoal e profissionalmente, para atingir a plenitude de suas competncias no sentido de alcanar as metas esperadas.

O lder deve inspirar e influenciar seus liderados. E isso s possvel com o desenvolvimento da autoridade e confiana por meio de um comportamento consistente, verdadeiro, respeitoso e tico.

Em essncia, o lder no trabalha para a empresa, trabalha para os seus liderados. Estes sim que trabalham para a empresa, so eles que produzem os resultados. Cabe ao lder dar- lhes o rumo (viso) e prov- los do que eles necessitam para atingir as metas. Cabe ao lder desenvolver a comunidade empresarial e cuidar do clima organizacional.

Servant Leadership a Liderana Efetiva porque gera nos liderados o sentimento espontneo de que seguir o lder e sua viso o caminho para o prprio desenvolvimento pessoal e profissional. Caracteriza-se assim como um processo automotivador que faz com que as pessoas sejam o melhor que elas podem ser no sentido de alcanar os objetivos da empresa, para o bem -comum.

A boa notcia que os conceitos da Servant Leadership so evidentes e auto- explicativos e,

como habilidade, a Liderana Efetiva pode ser desenvolvida por todos que desejarem... e se comprometerem com o desenvolvimento pessoal. Sim, porque o fato de se basear em conceitos simples e evidentes no significa que seja fcil aplic- los. necessrio mudar velhos hbitos e atitudes, e isso no uma tarefa fcil nem rpida. Ento, o desafio de adotar este novo modelo de gesto de pessoas no o de aprender o truque, seguir frmulas ou de assimilar novos conceitos, mas sim de empenhar-se em desenvolver novos hbitos e atitudes. Como em todo processo de verdadeira mudana, o caminho para o desenvolvimento da Liderana Efetiva ou da Servant Leadership rduo e desconfortvel, mas tem um final altamente gratificante porque, como citei no incio, produz resultados e permanente.
(*) Floriano Serra Jnior engenheiro de produo, ps -graduado em Marketing e MBA em Comrcio Internacional (FIA/USP). docente e diretor da SOMMA4 - Gesto de Pessoas para Resultados. Fonte: Estilo & Gesto RH - Disponibilizado em 16/02/2005

You might also like