You are on page 1of 2

Consumo exagerado de sal aumenta chances de infarto Reteno de lquido causa hipertenso, que pode provocar derrame

Por Minha Vida Publicado em 18/1/2011 Consumir sal em excesso faz mal a sade. Boa parte da populao j est acostumada a ouvir a dica de especialistas, normalmente unnimes em recomendar o seu uso moderado. No entanto, por ser algo to arraigado aos costumes dirios, pouca gente presta ateno no aconselhamento, o que um erro e pode provocar graves problemas de sade. O consumo nacional per capita chega a 12 gramas dirios. De acordo com o estabelecido pela Organizao Mundial de Sade (OMS), a quantidade no deveria ultrapassar os 2 gramas (pouco mais de uma colher de ch), sendo que nesta quantidade j devem estar inclusos o sal dos alimentos industrializados, ou seja, bem pouquinho mesmo. Os perigos de salg ar demais a comida podem ser devastadores a mdio e longo prazo. E, claro, o seu corao sentir e responder ao consumo exagerado dele.
Vilo das artrias - Antes de condenar o uso da sal, necessrio lembrar que, se usado com moderao, ele no faz mal. Isso porque o sal rico em sdio, ou seja, uma substncia essencial para manter o equilbrio de lquidos no corpo e ajudar na transmisso de impulsos nervosos e no relaxamento muscular. O problema est no consumo em excesso. Ao consumir alm do recomendado ele reter lquido e, consequentemente, aumentar o volume de sangue nas artrias. O desequilbrio na concentrao de plasma sanguneo faz com que o corao acelere os batimentos, o que provoca a hipertenso.

Controle a presso - A relao entre o consumo excessivo de sdio e o aumento da presso arterial velha conhecida da cincia. "Quanto mais as pessoas abusam do saleiro, mais alterados ficam as funes da artria cartida, como a elasticidade e a rigidez", explica o endocrinolo gista Flvio Sarno. Segundo o profissional, isso prova que o excesso de sdio aumenta o risco de doenas cardiovasculares.

Especialistas so unnimes em apontar que nada provoca mais danos sade do corao que a hipertenso (o que significa, basicamente, uma presso arterial acima dos padres normais). Segundo o mdico, a presso ideal uma mxima de 12 e uma mnima de 8.

Para ser considerado um quadro de hipertenso, ela deve alcanar 14 por 9 ou mais. Se isso acontecer, o sangue est circulando com uma velocidade e uma fora alm das que seriam recomendveis. Os danos, normalmente, so catastrficos.

"As paredes arteriais sofrem uma espcie de eroso que resulta na formao de sulcos, o que vira um depsito de gorduras que causam infarto. A hipertenso tambm pode arrebe ntar uma artria, ou seja, o popular derrame", diz Sarno.
Diminua o consumo de sal - Para blindar o seu corao contra os males provocados pelo sal necessrio reduzir o seu consumo. Uma alimentao balanceada pode garantir a sua longevidade. Portanto, e vite alimentos com muito sdio, como embutidos, salgadinhos e temperos prontos (molhos e at o tempero do macarro instantneo). Para temperar saladas d preferncia a azeite e ervas secas. Compre sal marinho ou sal light em vez do sal tradicional. O primeiro tem outros nutrientes que fazem bem ao organismo e o segundo, por levar cloreto de potssio, tem teor de sdio menor. O estranhamento da falta de sal na comida dura pouco. A mudana vale a pena e o seu corao agradece.

You might also like