You are on page 1of 32

Oficina: Gesto de Dilogos e Parcerias com Partes Interessadas

Programao

Dinmica da oficina - Prtica 1 - Introduo conceitual - Prtica 2 - Caf - Prtica 3 - Resumo e resultados

BSD

Dilogos: Introduo conceitual

Definio Dilogo
Dilogo o processo de conversar com as partes interessadas, corresponder-se com elas ou consult-las de forma multilateral, em busca de um entendimento comum. No dilogo, a empresa e as partes interessadas se expressam de forma livre e sem restries. Dilogo exige disciplina para ouvir com a disponibilidade de considerar outros pontos de vista. A empresa tem o compromisso de responder, mas as partes interessadas devem saber que nem sempre todas as questes podero ser consideradas.
BSD

Definio Engajamento
Engajamento De acordo com a norma AA1000, podemos incluir o dilogo num processo maior de engajamento. Como engajamento, entendemos o processo de buscar pontos de vista das partes interessadas na construo do relacionamento com a organizao.

BSD

Definio Stakeholder (Ethos)


Stakeholders Termo em ingls amplamente utilizado para designar as partes interessadas, ou seja, qualquer indivduo ou grupo que possa afetar o negcio, por meio de suas opinies ou aes, ou ser por ele afetado: pblico interno, fornecedores, consumidores, comunidade, governo, acionistas, etc. H uma tendncia cada vez maior em se considerar stakeholder quem se julgue como tal, e em cada situao a empresa deve procurar fazer um mapeamento dos stakeholders envolvidos. (Instituto Ethos)
BSD

Partes interessadas (Ethos)

Empresa Acionistas
Meio Ambiente Governo

Clientes

Mdia

Sociedade 3o Setor

Fornecedores Empregados
Comunidade

BSD

Por que praticar dilogos?


Oportunidades para empresa Capacidade de responder a desafios: Identificar e gerenciar impactos, responder as necessidades das partes interessadas. Preparao de decises estratgicas e operacionais: Melhor posicionamento frente as partes interessadas.
BSD

Por que praticar dilogos?


Oportunidades para empresa Construo dos relacionamentos: Aprofundar relaes baseadas em valores. Gerenciamento do risco: Identificar assuntos crticos e diminuir riscos. Melhoria da Governana: Sistematizar prestao de contas.
BSD

Por que praticar dilogos?


Oportunidades para partes interessadas Externar preocupaes. Influenciar decises. Construir relacionamentos. Criar sinergias (entre partes interessadas). Identificar oportunidades de projetos. Viabilizar projetos e parcerias.
BSD

Como implementar dilogos?


Definio Gesto A gesto se refere forma como os dilogos so conduzidos e gerenciados pela empresa. Inclui todos os processos relevantes, a atribuio de responsabilidades e o eixo do planejamento do tempo.

BSD

Modelo de Gesto
GESTO DOS DILOGOS COM PARTES INTERESSADAS
PLANEJAMENTO
M APEAM EN TO DAS PARTES IN TERESSADAS

EXECUO
DILOGOS Preparao C apacitao Logstica Ex ecuo: Facilitao

INTEGRAO
RESPOSTAS C omunicar Relatos Protocolos Reunies M onitorar Plano de ao
AVALIAO

Consulta Interna: Plano de ao

PRIORIZAO E PREPARAO

REVISO E AM PLIA O DO ESC OPO

M APEAM EN TO DOS DILOGOS EXISTEN TES


IDEN TIFIC A O DE ASSU N TOS C RTIC OS

IN TEGRA O N O SISTEM A DE GESTO

C RIA O DE IN DIC ADORES

Figura 2: M odelo de gesto do dilogo

BSD

Como implementar dilogos?


GESTO DOS DILO Pontos chaves PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO
MAPEAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS

MAPEAMENTO DOS DILOGOS EXISTENTES


IDENTIFICAO DE ASSUNTOS CRTICOS

PRIORIZAO e PREPARAO

A fase de preparao inclui o empoderamento das partes interessadas para o dilogo que decisivo para um bom resultado do dilogo. Este empoderamento inclui tambm o pblico interno da empresa A empresa levanta previamente os possveis assuntos crticos.

BSD

Como implementar dilogos?


LOGOS COM PARTES INTERES Pontos chaves EXECUCO
EXECUO
DILOGOS Preparao Capacitao Logstica Execuo: Facilitao

Consulta Interna: Plano de ao

RESPOSTAS Comunicar Relatos Protocolos Reunies Monitorar Plano de ao

O dilogo um processo bipolar onde as respostas a todos os assuntos levantados devem ser dadas. Nenhuma ao ou deciso poder ser tomada sem que as reas responsveis dentro da empresa sejam consultadas: A ao deve ter sua viabilidade confirmada antes de qualquer resposta.
BSD

Como implementar dilogos?


Pontos chaves AVALIACO e INTEGRACO A empresa, junto com os pblicos consultados, desen-volve indicadores especficos para medio de certos temas levantadas. Toda ao de dilogo deve ser integrada com processos existentes e processos de normas que demandam consul-tas as partes interessadas.
AVALIAO

SSADAS
INTEGRAO
REVISO E AMPLIAO DO ESCOPO

INTEGRAO NO SISTEMA DE GESTO

CRIAO DE INDICADORES

BSD

Princpios de qualidade
Princpios do bom dilogo (seguindo AA1000) Materialidade Completude Incluso Regularidade Acessibilidade Neutralidade Compreenso
BSD

Princpios de qualidade
Materialidade Materialidade diz respeito necessidade de incluir informao significativa que pode afetar um ou mais grupos de partes interessadas e sua avaliao do desempenho social e ambiental da organizao. A complexidade de se definir materialidade para questes sociais e ticas demanda processos inclusivos de engajamento de partes interessadas para avaliar a significncia da informao. (Glossrio AA1000)
BSD

Princpios de qualidade
Completude ...diz respeito incluso imparcial nos processos de prestao de contas, ao longo do tempo, de todas as reas apropriadas de atividades relacionadas com o desempenho social e tico da organizao (AA1000) A empresa no pode omitir nenhuma rea de atuao dela ou impactos que so gerados, mais geralmente pouco conhecidos.

BSD

Princpios de qualidade
Incluso ...requer a considerao das partes interessadas sem voz ativa, com geraes futuras e o meio ambiente. (AA1000) A incluso deve permitir que grupos diferentes da sociedade estejam representados, desde representantes da elite at grupos comunitrios.

BSD

Princpios de qualidade
Regularidade ..diz respeito necessidade de ao sistemtica e na hora certa ....para apoiar a tomada de deciso da organizao e de suas partes interessadas (AA1000) A regularidade obriga a empresa a continuar cada processo de dilogo iniciado em espaos de tempo regulares, de forma que solicitaes expressas so respondidas em tempo hbil e monitoradas de forma contnua.
BSD

Princpios de qualidade
Acessibilidade ...diz respeito comunicao apropriada e efetiva para as partes interessadas da organizao (AA1000) O acesso livre implica no acesso barato e fcil do material de comunicao para cada grupo de partes interessadas . Tambm inclui o fato de cada grupo de partes interessadas ter um acesso fcil aos dilogos promovidos, principalmente em respeito as suas possibilidades econmicas.
BSD

Princpios de qualidade
Neutralidade A informao deve ser apresentada com neutralidade, e a organizao deve ser prudente na incluso de informao e descrio de sua posio. (AA1000) Este princpio considera a necessidade de absoluta neutralidade que deve reger os dilogos. O princpio favorece o fato de ter um intermediador que facilita o dilogo. A figura de um consultor externo (neutro) muitas vezes facilita o dilogo com a comunidade.
BSD

Princpios de qualidade
Compreenso Diz respeito compreenso da informao pela organizao e suas partes interessadas, incluindo questes de lngua, estilo e formato. Termos tcnicos e cientficos devem ser explicados... (AA1000)

BSD

Princpios de qualidade
Mais um princpio relativo a gesto: Integrao Diz respeito a fazer com que os processo..... sejam parte das operaes, sistemas e poltica da organizao, e no que sejam tratados como um exerccio isolado. ...a integrao preocupase com o conhecimento e aprendizagem da organizao,..... (AA1000) Em outras palavras, todo dilogo tem que ser alinhado com um processo j existente como por exemplo uma pesquisa de clima interno no caso de dilogo com pblico interno.
BSD

Princpios de qualidade
O dilogo pode ser terceirizado? O dilogo pode ser facilitado por terceiros como ONGs, consultores, acadmicos, etc. Mas: imprescindvel que os representantes da empresa assegurarem um tempo adequado para um engajamento real e para a negociao de seus desdobramentos dentro da empresa. S assim a empresa beneficia-se realmente da aprendizagem interna que resulta dos dilogos.

BSD

Prticas de dilogo
Possveis formas de dialogar Frum Grupos-foco Reunies cascata Comit da comunidade Ombudsman Pesquisa de clima, de percepo Consultas individuais de stakeholders
BSD

Prticas de dilogo
Estgios de dialogar:
ASSUNTOS Assuntos mais estratgicos ESTGIOS Avanado EXEMPLOS: clientes Conselho ou comit permanente Reunio de dilogo Ombudsman Inicial SAC
BSD

Intermedirio Assuntos mais bsicos ou mais operacionais

Prticas de dilogo
Existem formas oficiais de dilogos? No existe uma especificao das modalidades do dilogo, porm o dilogo tem que responder aos prncipios de qualidade. Existem normas como AA1000, GRI, ISO14000, ABNT 16000 que exigem sistematizao dos dilogos com diferentes pblicos. A implementao de dilogos virou uma ferramenta estratgica para muitas empresas, mas ainda pouco sistematizado.
BSD

Estudo de casos empresariais

Estudo de casos empresariais.

Estudo de caso: Casos por pblicos

You might also like