You are on page 1of 7

2.1.

As necessidades e expectativas humanas

Guirao (2006) argumenta que todo ser humano precisa se sentir reconhecido como indivduo, alm de querer se sentir aceito e considerado por seus pares. Esta necessidade est, segundo a autora, implcita no relacionamento entre as pessoas e, justamente por isso, geram uma expectativa no que diz respeito s atitudes de uns com os outros.

Assim, de maneira geral, importante observar que todos ns possumos expectativas com relao maneira com que somos tratados pelo outro. Esperamos respeito, ateno, compreenso e prestatividade. Entendemos que se isso que esperamos do outro, dessa forma tambm que devemos trat-lo. Essa , portanto, a base das regras de etiqueta que sero discutidas ao longo dessa aula.

Para iniciar, vamos levantar algumas das atitudes que, para Guirao (2006) geram expectativas e para as quais necessria uma boa habilidade interpessoal da sua parte: Ser gentil Nada mais elegante que demonstrar gentileza com os outros. Um simples Bom dia!, Por favor, Obrigado e at amanh pode fazer milagres. Tambm simptico felicitar os amigos/colegas/familiares por ocasies importantes, chamar as pessoas pelo nome e trat-las com deferncia. Cooperar oferecer ajuda a quem precisa uma grande qualidade. Ao perceber que algum est em dificuldades e voc pode auxiliar, coloque-se disposio para cooperar. No entanto, no leve a mal se a sua ajuda for recusada. A ideia no esperar o retorno do outro. Saber ouvir essa uma atitude de respeito e que previne mal-entendidos. Evite interromper seu interlocutor e sempre deixe que ele termine o seu raciocnio. Saber fazer e receber crticas o modo mais corts de se fazer uma crtica a partir de sugestes. Evite censurar o outro e cuidado com conselhos que no foram pedidos. Ao fazer crticas por meio escrito (carta ou e-mail) seja o mais amvel possvel para evitar desentendimentos futuros. Ao ser criticado, tente no enxergar a crtica como

algo negativo, mas como um instrumento para o seu aperfeioamento. Desconsidere crticas duras demais, injustas ou desnecessrias. Saber fazer e receber elogios sempre bom demonstrar reconhecimento pela qualidade do outro. Isto serve como um reforo positivo. No entanto, cuidado com elogios efusivos demais, pois isso pode causar constrangimentos. Ao receber um elogio, nunca discorde da outra pessoa. Basta ser capaz de dizer um muito obrigado(a).

Apesar de todos esses cuidados, preciso deixar claro que o simples fato de voc ser educado e polido com os outros, no garante que as suas atitudes sejam bem recebidas e compreendidas sempre, pois isso ir depender da percepo e do estado de esprito do outro naquele momento. Isso no motivo para que voc deixe de lado um maior desenvolvimento de suas habilidades interpessoais.

2.2. Apresentaes e cartes de visita Apresentaes pela apresentao que estabelecemos o incio de uma comunicao e, muitas vezes, de um relacionamento. Desse modo, a forma como nos apresentamos aos outros tem grande influncia na primeira impresso que causamos.

Os rituais de apresentaes j no so mais to rgidos quanto antigamente. O grau de formalidade no apresentar ir depender da situao, dos costumes locais e da pessoa que est sendo apresentado. No entanto, para no errar, mais adequado seguir as regras de etiqueta. Deixe-me apresentar a primeira e mais importante

regra das apresentaes fazer as apresentaes. extremamente indelicado consentir que algum em um grupo passe despercebido. Deixar de apresentar uma pessoa ao grupo um erro mais grave que errar o seu nome para as normas de etiqueta. Mostre-se altura independente de voc ser homem ou mulher, esteja de p ao cumprimentar algum. Se estiver sentado, levante-se! H algumas excees: em uma reunio, apenas aqueles que esto prximos ao que acaba de chegar devem levantar; se

estiver preso atrs de uma mesa ou com alguma coisa no colo, apenas erga-se parcialmente para cumprimentar quem chega. No escritrio voc deve sair da mesa de trabalho e ir cumprimentar a pessoa, a no ser que seja um colega ou funcionrio da empresa que o visita constantemente. Sempre levante para pessoas importantes, como o reitor quando ele aparecer em sua sala. Em primeiro lugar - existem trs regrinhas bsicas no quesito apresentao para a etiqueta social, so elas: 1) os mais jovens so apresentados aos mais velhos; b) o homem apresentado mulher; e c) a mulher solteira apresentada mulher casada. No entanto, na etiqueta dos negcios, devemos levar em considerao a hierarquia, a pessoa de maior autoridade a primeira a ser mencionada. Porm, h uma exceo regra. Numa empresa privada, o cliente vem e primeiro lugar. Somente os nomes no bastam - a etiqueta tambm indica que as pessoas sejam apresentadas pelo nome e sobrenome em situaes formais, dispensando-se o ltimo nos casos informais. No se aprova os termos minha mulher e meu marido, o ideal que cada um tenha a sua individualidade podendo ser aceito o seguinte ex: essa Maria Cardoso, minha esposa. O exemplo acima est relacionado s apresentaes comerciais, onde conveniente apresentar-se pelo nome + sobrenome + cargo + empresa (sou Arlindo Andrade, engenheiro da Nortex). Para tanto, reprova-se a utilizao do termo ex - essa fulana de tal ex-gerente de vendas da Empresa X - sendo assim, voc pode se informar sobre o cargo atual da pessoa ou simplesmente usar o nome e sobrenome. Olhos nos olhos indelicado falar com uma pessoa e no olhar para ela. Sempre faa contato visual com seu interlocutor. Aperto de mo apesar de se dar pouca importncia ao aperto de mo, ele um dos gestos mais importantes durante a apresentao. Afinal, muitas pessoas acreditam que por meio dele possvel perceber um pouco da personalidade do outro. O aperto de mo no deve ser moderado (nem forte nem fraco demais), a durao no deve ser maior que 3 segundos, a amplitude do movimento s deve levar o antebrao (e no o brao todo) e as palmas das mos que devem ser apertadas (e no os dedos).
Dica 1: Cuidado para que sua mo no esteja molhada na hora do cumprimento. Sempre cumprimente com a mo direita. Se estiver com algum objeto, transfira-o para a mo esquerda.

Abraos e beijos no ambiente de trabalho o nico contato fsico adequado o aperto de mos, pois nos relacionamentos de trabalho os cumprimentos devem ser discretos e

respeitosos. No entanto, um leve beijo no rosto (ou mais, de acordo com o costume do local) pode ser dado caso as pessoas se conheam h algum tempo e mantenham laos afetivos de amizade. Na hora de se apresentar algumas vezes as boas maneiras exigem que ns mesmos nos apresentemos. Isto acontece quando: voc estiver com pessoas que no conhece em uma reunio ou encontro social; a pessoa responsvel pelas apresentaes esquece de apresent-lo; voc se senta ao lado de algum mesa; e ficar bvio que algum que voc conhece no consegue reconhec-lo.
Dica 2: Ao se apresentar, no inclua nenhum doutor, professor ou mestre a seu nome. Diga simplesmente: - Ol, meu nome Flvia Pacheco, sou professora da Universidade Federal de Sergipe.

Carto de visita Mesmo estando na era digital, o carto de visita continua sendo um grande aliado no fortalecimento do networking, j que representa uma pessoa ou organizao. Os cartes de visita dividem-se em sociais e profissionais, so uma espcie de identidade, devem est sempre na carteira ou no porta-cartes, pois nunca se sabe quando ele ser til.

O carto deve apresentar-se limpo, sem dobras ou amasses, seu design deve acompanhar o estilo da pessoa ou organizao. Normalmente, os cartes so entregues s pessoas com as quais o portador deseja manter contato, por isso a importncia de dados como telefone, e-mail e endereo. Existem algumas regras na troca e confeco de cartes, vejamos: Usar papel opaline, verg ou linho em tons claros. D preferncia a letras de cor preta, grafite ou azul-marinho. No use brilho e pense antes de usar relevo; em se tratando de carto comercial, este deve contar com o logotipo da empresa, o endereo completo, o website, o telefone e fax, alm do nome e cargo do funcionrio acompanhado do e-mail funcional; entrega-se o carto com a mo direita, sendo este segurado pela parte superior com os dados posicionados para leitura imediata; trate aquele que lhe entregou o carto com cordialidade, mostre interesse, lendo e tratando o portador pelo nome; e os cartes tambm servem para comunicar uma mudana de endereo, telefone ou e-mail.

Vale ressaltar que essas so regras gerais, o tipo, a cor, o formato, a letra entre outros dados e detalhes dependem muito da inteno e do tipo de indivduo e/ou empresa que se deseja representar. Lembre-se: Carto de visita no folder que entregue de forma indiscriminada. Como presentear Para Mitchell e Corr (2001) dar presentes no ambiente de trabalho algo que exige cautela e bom senso. As duas principais regras so: 1. Presentes extremamente caros so inoportunos, pois acaba criando um padro em que o presenteado se sente forado a comprar presentes to caros quanto o seu como forma de retribuio. 2. Sempre que possvel, melhor trocar presentes fora do horrio de trabalho. Dessa forma, evita-se interromper o trabalho para tal. Vamos entender a melhor como presentear evitando desconfortos no ambiente de trabalho: Se um colega for se casar, apropriado enviar-lhe um presente de

casamento, mesmo que voc no tenha sido convidado para a cerimnia. Caso o colega tenha contato com um grupo da organizao, mais adequado comprar um presente coletivo e envi-lo em nome do grupo. A mesma regra deve ser seguida no caso de nascimento de um beb. melhor ficar longe de presentes engraadinhos. Cuidado ao presentear com flores, principalmente rosas vermelhas, que podem insinuar algum tipo de pretenso romntica da sua parte. Jamais presenteie algum com bebidas alcolicas no ambiente de trabalho.

2.3. A etiqueta visual

Portar-se de maneira elegante e com uma imagem cuidada um trunfo de poucos. Faz-se necessrio saber escolher a roupa, acessrios e modos de se portar em diferentes situaes e lugares, num jantar de negcios ou numa reunio por exemplo.

A boa imagem pessoal transmite segurana e auto-confiana, alm de ser fator determinante em algumas profisses. Pois muitas empresas escolhem seus membros com base na imagem passada na entrevista e outras at determinam como devem se vestir.

Arajo (2006) elenca trs questionamentos que devem ser feitos a voc mesmo para que se alcance uma bela impresso, so eles: 1 Como eu quero ser visto(a)? 2 Minha imagem vende bem o meu contedo? 3 Meu corpo e meus gestos comunicam adequadamente o que eu quero, para atingir meus objetivo? Aps responder as questes acima voc estar pronto(a) para se mostrar ao mundo. Tenha certeza de que as pessoas so interpretadas pela maneira como se vestem e se comportam, da surge a importncia de construir uma boa imagem pessoal. Que, ao contrrio do que se imagina, depende muito mais de bom senso do que de dinheiro. Vejamos alguns pontos importantes no trato pessoal: Postura sentado seja discreto ao sentar, homens cruzam as pernas sem mostrar a sola do sapato, mulheres aproximam as pernas sendo que a direita fica um pouco a frente , jamais balance o p (isso indica nervosismo) e evite emitir rudos ao se levantar. Alm de preocupar-se com a elegncia preocupe-se tambm com a sua coluna, m postura gera problemas graves e isto pode ser resolvido com uma boa ergonomia.

Errado

Certo

Fonte: http://www.dornascostas.com.br/como_sentar.htm

Postura de p: os braos cruzados indicam que a pessoa est na defensiva, as mos no bolso expressam insegurana e mos na cintura soa deselegncia. O aconselhvel deixar as mos um pouco frente do corpo e apoiada uma na outra, um pouco abaixo da linha da cintura ou para trs no caso dos homens.

Maneira de caminhar: nada de arrastar a sandlia essa conduta indica uma pessoa largada, adote uma postura de auto-confianaa, coluna ereta, ombros no lugar certo e passos firmes.

Aperto de mo: o aperto de mo antes de tudo um gesto amistoso, no esteja com a mo gordurosa, suada ou com cheiro desagradvel. Olhe nos olhos da pessoa a qual

deseja cumprimentar. Dicas: No se deve apertar a mo de pessoas sentadas mesa de refeies; a mulher, o idoso e o superior hierrquico tm precedncia no aperto de mos.

Trajes As roupas fazem parte da nossa aparncia e, justamente por isso, devemos ter bastante cuidado ao nos vestir para o ambiente de trabalho. Seguem algumas verdades apontadas por Mitchell e Corr (2001): 1. No existe uma roupa neutra. 2. Tudo o que voc veste representa uma deciso tomada e diz algo sobre a sua personalidade. 3. Boas maneiras pedem roupas adequadas.

Os profissionais da rea de educao preferem se apresentar de modo mais informal e desinibido. Assim, no existe uma regra rgida neste caso. As roupas acabam expressa ndo estilo e gostos pessoais. No entanto, sempre convm tomar cuidado com modismos e estilos exagerados, que costumam intimidar as pessoas.

Nesta aula pudemos compreender melhor a maneira de nos apresentarmos aos colegas, seja atravs de um aperto de mo, pela troca de cartes de visitas ou de presentes e at atravs da nossa postura e modo de vestir. No meio acadmico, deixamos que a maioria dessas aes ocorra de modo bem informal. No entanto, acreditamos que maior parte dessas regras podem se adequar perfeitamente dentro da universidade. Vamos tentar treinar um pouco?

You might also like