You are on page 1of 16

NCIH / DGST / HRT

Controle de bactria multirresistente

Mdulo Especial VII Ncleo de Controle de Infeco Hospitalar HRT, Reviso 2009
1

NCIH / DGST / HRT

Controle de bactria multirresistente


1- Conceitos Bactria multirresistente (BMR): A caracterizao de uma bactria multirresistente depende de fatores clnicos, epidemiolgicos e microbiolgicos. Qualquer alterao do padro de resposta ao tratamento usual de uma infeco ou dos resultados dos testes de sensibilidade antimicrobiana de uma espcie de microorganismos deve ser avaliada quanto necessidade de medidas especiais de controle de transmisso. Padres de caracterizao de multirresistncia pelo antibiograma so apresentados no Anexo 1. Pessoa colonizada: qualquer pessoa que possui cultura positiva para BMR, mas no possui sinais ou sintomas de infeco causada pelo microrganismo. Cada BMR coloniza, geralmente, stios especficos. Por exemplo, o MRSA coloniza a regio anterior das narinas, as leses cutneas e, menos freqentemente, o perneo, as axilas, o reto e a vagina. Enterococos colonizam intestino grosso e regio genital. As mos so provavelmente contaminadas a partir desses stios. A pessoa colonizada pode transferir BMR para outras pessoas, atuando como portador transitrio ou persistente. Portador persistente: pessoa que est persistentemente colonizada pelo BMR, em um ou mais stios. A colonizao pode persistir por tempo varivel: semanas, meses ou anos. Paciente infectado: paciente que apresenta evidncia clnica ou laboratorial de doena causada por BMR. Paciente com BMR: paciente colonizado e/ou infectado por BMR.

2- Aspectos epidemiolgicos da transmisso de bactria multirresistente Para fins didticos pode-se considerar o seguinte modelo de transmisso de BMR nos hospitais:

Fonte de Microrganismo (Reservatrio)

Hospedeiro Suscetvel

Via de transmisso: contato direto e indireto

Figura 1 Modelo epidemiolgico de transmisso de BMR

NCIH / DGST / HRT Reservatrio: o local onde a BMR subsiste, multiplica e/ou permanece continuamente. No hospital, o principal reservatrio de BMR o paciente colonizado ou infectado por esse agente. A importncia do ambiente e das outras pessoas (profissional de sade e acompanhante) , na maioria das vezes, mnima. A introduo de BMR num hospital ocorre mais comumente por meio da admisso de um paciente colonizado ou infectado que atua como reservatrio. No modelo apresentado, o reservatrio pode-se constituir tambm em fonte, ao transmitir o microrganismo diretamente para um hospedeiro. Fonte de microrganismo: o local onde o BMR est presente ao se transferir para o hospedeiro. No necessariamente esse local fornece condies para a permanncia contnua do agente. As mos dos profissionais de sade so as principais fontes de BMR no hospital. Ao cuidar de um paciente colonizado ou infectado com BMR, o profissional de sade pode-se tornar portador da bactria em suas mos. A contaminao das mos pode acontecer tambm a partir de stios colonizados da prpria pessoa ou a partir de artigos e superfcies contaminados com secrees, excrees, etc. Se no lavar as mos de forma adequada ou se no trocar as luvas, ele pode transferir o BMR para outro paciente, para o ambiente ou mesmo colonizar stios do seu prprio corpo. Embora, na maioria das vezes o profissional de sade seja apenas um portador transitrio, esse tempo pode ser suficiente para a disseminao de BMR. Via de transmisso: o modo como a BMR transferido da fonte para o hospedeiro suscetvel. A transmisso, predominantemente, ocorre atravs do contato direto ou indireto. Contato direto a principal via de transmisso de BMR. Nessa situao necessrio o contato fsico entre a fonte e o hospedeiro suscetvel, o que geralmente ocorre atravs das mos dos profissionais de sade. Contato indireto ocorre atravs de um objeto intermedirio. Roupas, luvas, instrumentos e outros artigos contaminados podem se interpor entre a fonte e o hospedeiro. Esta via particularmente importante para os microrganismos com capacidade de sobrevivncia no meio ambiente. Algumas BMR possuem grande capacidade de sobrevivncia em objetos inanimados, inclusive em superfcies secas (Ex.: Enterococos e Acinetobacter baumannii). Hospedeiro suscetvel: o indivduo com potencial de ser colonizado/infectado ao entrar em contato com BMR. Geralmente, o paciente primeiro colonizado para depois tornar-se infectado. Fatores do hospedeiro que propiciam uma maior vulnerabilidade colonizao e/ou infeco pelo BMR: paciente submetido antibioticoterapia, sobretudo se prolongada e/ou de largo espectro, paciente com traqueostomia ou em hemodilise, leses cutneas, etc. Fatores ambientais que aumentam a probabilidade de exposio ao BMR: hospitalizao prolongada, restrio ao leito com total dependncia da equipe de sade, internao em setores onde BMR freqente (por ex.: UTI e unidade de tratamento de queimados), internao em leito prximo a um paciente com BMR, etc.

Todas essas situaes predispem, sobretudo ao contato direto por meio das mos dos profissionais de sade.

NCIH / DGST / HRT 3- Medidas de controle de bactria multirresistente A principal estratgia para interromper a transmisso de BMR em hospitais estabelecer uma barreira entre a fonte de microorganismo e o hospedeiro:

Fonte de Microrganismo (Reservatrio)


Precaues bsicas e adicionais

Hospedeiro Suscetvel

Figura 2 Precaues para o controle de transmisso de BMR As precaues bsicas e adicionais 1 so o principal conjunto de medidas para controlar a disseminao das bactrias multirresistentes e outros agentes infecciosos transmitidos, sobretudo pelo contato. A base da aplicao da aplicao das precaues o desenvolvimento de um modelo de gesto participativa que permita alcanar a seguinte meta: 100% das vezes, 100% da equipe, 100% dos cuidados. Comparando a um muro de tijolos, as precaues bsicas correspondem principal parte da altura de um muro e a existncia de uma equipe multiprofissional estimulada e capacitada compara-se base do muro. Querer construir as precaues bsicas sem a base estar sujeito queda do muro. E pior, querer completar o muro com as precaues adicionais sem priorizar as precaues bsicas assentar tijolos no vazio.

4- Meus cinco momentos para higiene das mos: uma leitura adaptada nossa realidade Uma nova abordagem sobre higiene das mos para o processo de entendimento, treinamento, monitoramento e comunicao em higiene das mos foi proposta pela equipe do controle de infeco hospitalar do Hospital Universitrio de Genebra (1). Este modelo est sendo indicado pela Aliana Mundial para a Segurana dos Pacientes (OMS) como ao estratgica para incrementar a segurana dos pacientes e profissionais. (Anexo 2 Figuras 1 e 2) Essa abordagem coincide em parte com a proposta elaborada pelo NCIH/ HRT sobre precaues bsicas e adicionais de contato (3). (Anexo 2 Figuras 3 e 4)

1 As precaues bsicas nesta verso foram adaptadas para o controle de BMR em hospitais e servios de sade. Originalmente uma verso de maior abrangncia est descrita no Manual de Precaues para o Isolamento Hospitalar. SES-DF (2002) ou no Mdulo Bsico de Controle de infeco Hospitalar (NCIH/HRT, Reviso 2004). As precaues bsicas tambm incluem medidas para a proteo do profissional de sade quanto ao respingo de sangue e lquidos orgnicos e a preveno de acidentes com material perfurocortante.

NCIH / DGST / HRT Em ambos os modelos, a definio conceitual de um espao individualizado do paciente o ponto central para o entendimento da transmisso de microrganismos pela via do contato (direto ou indireto). Partindo do conceito de duas superfcies: rea do paciente & rea de assistncia que possuem a capacidade de trocar microbiota e de dois stios: limpo & contaminado, foram definidos cinco momentos ou oportunidades para realizar a higiene das mos.

As oportunidades de higiene das mos so da responsabilidade de cada um e de toda a equipe.

5- Outras medidas para prevenir e controlar bactrias multirresistentes: Alm da interrupo da via de transmisso, que so as principais medidas e que devem ser aplicadas de forma aplicao universal e permanente, outras estratgias envolvendo o hospedeiro suscetvel e a fonte de microrganismos tambm devem ser aplicadas em algumas circunstncias:

5.1 - Diminuir os fatores de risco do hospedeiro:

Fonte

Hospedeiro

Figura 3: Reforando as defesas do hospedeiro e diminuindo sua suscetibilidade

Uso racional de antimicrobianos Diagnosticar e tratar a infeco efetivamente, por meio de protocolos clnicos de diagnstico e terapia de infeces. Utilizao criteriosa de procedimentos invasivos Prevenir a infeco, preservando os mecanismos de defesa natural e, quando estritamente necessrio, introduzir e manter dispositivos invasivos de forma adequada. Diminuio do perodo de internao

NCIH / DGST / HRT

5.2 - Reduzir a magnitude da fonte/ reservatrio:

Fonte

Hospedeiro

Figura 4: Eliminando ou reduzindo a magnitude da fonte de microrganismo

Identificar pacientes com BMR Na admisso quando provenientes de setores de risco (Ex.: UTI), realizar a vigilncia laboratorial de BMR Consultar protocolos especficos de vigilncia laboratorial para cada tipo de bactria (NCIH/HRT) Assinalar o pronturio do paciente, indicando a bactria multirresistente no formulrio Controle de Bactria Multirresistente, Anexo 4. Essa formulrio deve ficar facilmente acessvel, possivelmente na contracapa do pronturio Esta medida visa facilitar a identificao em casos de reinternao ou no seguimento ambulatorial. Descolonizar (em geral somente o MRSA) e/ou tratar as infeces por BMR Consultar Protocolo de Descolonizao de MRSA (NCIH/HRT) 6 - Higiene das superfcies para o controle de bactria multirresistente A rea ou unidade do paciente o espao fsico hospitalar onde o paciente permanece a maior parte do tempo, durante o seu perodo de internao. Em geral, compreende o leito cama, o mobilirio e os equipamentos de uso exclusivo do paciente, o piso e as paredes prximas ao leito. Cada setor deve possuir uma padronizao que atenda as particularidades da assistncia ao paciente. (Consultar Protocolo que exemplifica a distino da rea do paciente - NCIH/HRT) A composio da unidade do paciente tem implicaes na definio da rea do paciente e da rea da assistncia. A partir desta caracterizao, so definidos os cuidados de organizao e higienizao dessa rea, respeitando o carter individualizado de cada paciente e sua rea e evitando a troca de microbiota com a rea da assistncia e com a de outros pacientes. A higiene das superfcies compreende os processos de descontaminao, limpeza e desinfeco. Quando o paciente est em precaues bsicas, a limpeza concorrente diria da rea do paciente deve ser feita aps a arrumao da cama. No mnimo, esta higienizao deve compreender a limpeza com detergente e pano mido (de uso nico) da grade lateral, das manivelas, do suporte de soro e dos painis de equipamentos. Quando houver contaminao com matria orgnica deve se realizar a desinfeco com lcool 70%, trs aplicaes. A tabela a seguir procura estabelecer as superfcies compreendidas na higienizao conforme a situao. Quando o paciente est em precaues adicionais, inserir a desinfeco (em geral, lcool a 70%) sempre aps a limpeza, independentemente da contaminao.
6

NCIH / DGST / HRT Anexo 1Caracterizao pelo antibiograma das principais bactrias multirresistentes BMR MRSA Estafilococos resistentes ou intermedirios vancomicina (VRSA ou VISA) Enterococos resistente vancomicina (VRE) BGN hiperprodutoras de beta-lactamases (AmpC)2 isolado Staphylococcus aureus Staphylococcus aureus antibiograma R oxacilina R ou I vancomicina

Enterococcus faecium e, menos freqentemente, E. faecalis -Grupo CESP: Citrobacter spp.; Enterobacter spp.; Serratia marcescens.; Providencia stuartti; Proteus vulgaris; -outras BGN: AmpC plasmidial

R vancomicina

Difcil caracterizao da resistncia antimicrobiana em laboratrios clnicos3. R ceftazidima e/ou cefotaxima, ceftriaxona , aztreonam, penicilinas antipseudomonas. R s cefalosporinas e penicilinas em geral (tambm ao aztreonam)

BGN produtoras de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) Enterobactrias produtoras de carbapenemase (KPC) Pseudomonas Panresistente

Eschericia coli e Klebsiella spp., principalmente -outras BGN Klebsiella spp. (KPC) e outras Enterobacteriaceae

R imipenem e/ou meropenem

Pseudomonas aeruginosa

R imipenem e/ou meropenem, amicacina, ciprofloxacino, cefalosporinas em geral. R imipenem e/ou meropenem

Acinetobacter Panresistente Bactrias naturalmente multirresistentes

Acinetobacter baumannii/ haemolyticus Burkholderia cepacia e Stenotrophomonas maltophilia

Existe dificuldade laboratorial para a deteco de cepas estavelmente desreprimidas, obrigando anlise da situao epidemiolgica em conjunto com o NCIH. 3 A resistncia pode se manifestar aps incio de terapia com beta-lactmicos. A confirmao feita atravs do monitoramento do perfil de sensibilidade no 3-4 dia de tratamento com antibiticos indutores de beta-lactamases. 7

NCIH / DGST / HRT Anexo 2: Precaues bsicas e adicionais de contato

1. rea do paciente A distino da rea do paciente e da rea da assistncia essencial para o entendimento de que as duas superfcies possuem potencial para a troca de microrganismos e a subseqente disseminao de patgenos multirresistentes. O ponto fundamental :

Cada paciente, os objetos e as superfcies em sua volta devem ser considerados como uma unidade individualizada, a rea do paciente.
Dentro da rea do paciente, dois stios - limpo e contaminado devem ser considerados adicionalmente para evitar a transmisso de microrganismos. 2. Manter sempre as precaues bsicas4 para todos os pacientes Todas as vezes que entrar na rea do paciente, observar os 5 cuidados para evitar a troca de microbiota com a rea da assistncia. Esses cuidados compem as precaues bsicas para controlar a disseminao das bactrias multirresistentes e de outros agentes infecciosos transmitidos, sobretudo pelo contato. 1. Evitar o contato desnecessrio com o paciente, com o leito e com objetos e equipamentos prximos. Evitar levar pronturios para as enfermarias. 2. Higienizar as mos (higiene com gua e sabo ou frico com lcool)5 5 momentos. 3. Usar luvas quando houver possibilidade de contato mido (sangue, secrees, excrees, pele no-ntegra, mucosas ou artigos contaminados com material orgnico). 4. Usar capote (avental de mangas compridas), durante procedimentos que possam sujar o uniforme ou o antebrao, por meio do contato ou respingo de lquidos orgnicos. 5. Usar artigos exclusivos (estetoscpio, termmetro, etc.) para cada paciente ou desinfet-los aps cada uso. A organizao e a higienizao diria (concorrente) da unidade do paciente fazem parte das precaues bsicas. A rea da assistncia tambm deve ser higienizada diariamente. Realizar a limpeza geral e, em caso de contaminao com matria orgnica, tambm fazer a desinfeco localizada. Detalhamento dos cuidados e recursos necessrios nos Quadros 1:

Adaptadas do Manual de Precaues para o Isolamento Hospitalar. SES-DF (2002) Consultar o Mdulo Especial II sobre Higiene das mos em estabelecimentos de Sade. NCIH-HRT, (Reviso 2007)
5

NCIH / DGST / HRT Quadro 1 Precaues bsicas6 Orientaes rea do paciente: Distinguir os objetos que compem a rea do paciente Higienizar as mos. Observar os 5 momentos Recursos Necessrios Em geral: leito, mesinha, bomba de infuso, monitor, respirador,. Friccionar com lcool 70% em gel ou lavar as mos com gua e sabo7. Capote (avental de procedimentos) de mangas compridas

Vestir capote quando houver possibilidade de contato com fontes importantes de contaminao ou sujar o antebrao e roupa, especialmente ao dar banho no leito e durante a fisioterapia. Usar luvas quando houver possibilidade de contato com sangue, secrees, excrees, pele no-ntegra, mucosas ou artigos contaminados. Ao terminar os procedimentos, retirar as luvas e o capote com tcnica adequada, evitando o contato com a superfcie externa contaminada do capote8. Aps retirar luvas e capote, higienizar as mos.

Luvas de procedimentos

Hamper, contenedor de resduos com tampa.

Friccionar com lcool 70% em gel ou lavar as mos com gua e sabo. Usar artigos e materiais exclusivos para exame Artigos individualizados: e cuidados com o paciente. Na falta de estetoscpio, termmetro, tensimetro individualizado, recomenda-se o uso tensimetro, etc. de papel toalha entre a pele e o manguito. Os artigos reutilizveis devem ser Para desinfeco: bola de algodo adequadamente limpos e desinfetados aps o + lcool 70%, trs aplicaes9. uso.

3. Precaues adicionais de contato As medidas de interrupo da transmisso por contato devem ser reforadas (precaues de contato), quando da confirmao de colonizao ou infeco por bactrias multirresistentes (item 6).Todas as vezes que cuidar de um paciente com precaues adicionais outros 5 cuidados devem ser observados: 6. Definir e identificar a rea do paciente. Quando possvel internar em leito especfico. Manter sinalizao sobre as precaues adicionais de forma que a equipe profissional tenha conhecimento. 7. Usar luvas quando houver a possibilidade de contato com o paciente ou qualquer artigo ou superfcie da rea do paciente.

6 As precaues bsicas so originadas das precaues universais. As medidas que incluem a biossegurana devem ser consultadas no Manual de Precaues para o Isolamento Hospitalar. SES-DF (2002) e no Mdulo Especial IV Exposio de Risco Biolgico, NCIH (2007), disponvel no site www.sade.df.gov.br (link Taguatinga > Controle de Infeco Hospitalar) 7 Consultar o Mdulo Especial II sobre Higiene das mos em estabelecimentos de Sade. NCIH-HRT, (Reviso 2007), disponvel no site www.sade.df.gov.br (link Taguatinga > Controle de Infeco Hospitalar) 8 Em geral, as luvas so as ltimas a serem vestidas e as primeiras a serem retiradas, exceto se for reutilizar o capote. 9 Exposio ao lcool: friccionar deixar secar friccionar deixar secar friccionar deixar secar.

NCIH / DGST / HRT 8. Usar capote quando houver a possibilidade de contato com o paciente ou qualquer artigo ou superfcie da rea do paciente. 9. Distinguir equipe de cuidados. Na medida do possvel, definir em cada turno de trabalho uma equipe especfica para cuidar dos pacientes em precaues de contato, ou pelo menos evitar que todos cuidem de todos. 10. Limpeza e desinfeco geral (concorrente) da rea do paciente. Detalhamento dos cuidados e recursos necessrios nos Quadros 2: Quadro 2 Precaues adicionais de contato Orientaes Ainda que cada paciente possua uma rea individualizada, pode ser necessrio internar em leito especfico com disponibilidade de banheiro privativo. Manter sinalizao sobre as precaues adicionais de contato bem visvel e prxima ao leito. Preferencialmente, manter equipe de sade especfica para cuidar dos pacientes em precaues de contato (coorte de profissionais). Calar luvas quando houver possibilidade de contato das mos com o paciente ou qualquer artigo ou superfcie. Vestir capote quando houver possibilidade de contato. O leito, as superfcies e os equipamentos na rea do paciente e da assistncia devem ser submetidos limpeza e desinfeco geral concorrente (diria). Recursos Necessrios Quarto ou enfermaria especfica

Cartaz ou sinalizao que toda a equipe tenha conhecimento do seu significado Principalmente, enfermeiros e tcnicos de enfermagem em nmero adequado. Luvas de procedimentos

Avental de mangas compridas Para desinfeco: Soluo de hipoclorito de sdio ou lcool 70%. No caso de equipamentos, observar as instrues do fabricante.

4. Equipe de Gesto Participativa A disseminao de bactrias multirresistentes combatida com a disponibilidade de recursos (pessoal capacitado, material, estrutura fsica) e com a qualificao dos processos de trabalho. Esses processos so definidos, gerenciados e integrados por meio da equipe de gesto participativa da Unidade ou Setor. O planejamento ascendente e a educao permanente so os principais instrumentos da gesto participativa. O compromisso coletivo indispensvel para o alcance da meta:

A meta que em 100% das vezes toda a equipe tenha 100% dos cuidados
Portanto, todas as equipes da Unidade (equipe mdica, de enfermagem, de fisioterapia, de higienizao, etc.) devem ser capacitadas para a aplicao integral e contnua das precaues bsicas e adicionais como parte do Programa de Educao Permanente.

10

NCIH / DGST / HRT 5. Recomendaes Gerais Manter em funcionamento adequado todas as Unidades de Higiene das Mos, sobretudo os pontos de frico com lcool. Revisar rotina de limpeza e desinfeco da Unidade, principalmente de banheiros e sanitrios coletivos. Profissionais de outros setores devem ser orientados e observados quanto aplicao das precaues bsicas e adicionais. Visitantes devem ser orientados sobre higiene das mos e cuidados ao entrar no ambiente individualizado do paciente (observar Normas de Visitantes e Acompanhantes do setor). No caso de paciente em precaues de contato, o acompanhante deve ser orientado e observado quanto aplicao das precaues bsicas e adicionais. Assinalar o pronturio do paciente, indicando a bactria multirresistente no Formulrio Precaues Bsicas e Adicionais de Contato Orientadas para o Controle de Bactria Multirresistente10 (Anexo 4). Esta medida visa facilitar a identificao em casos de reinternao ou de transferncia para outro setor. Havendo necessidade de transportar ou transferir o paciente para algum setor, avisar com antecedncia o setor para o qual est sendo transportado, de forma que seja atendido rapidamente e com as devidas precaues bsicas e adicionais. Objetos utilizados no transporte devem ser desinfetados. 6- Outras medidas para prevenir e controlar bactrias multirresistentes Prevenir a infeco, preservando os mecanismos de defesa natural e, quando estritamente necessrio, introduzir e manter dispositivos invasivos de forma adequada. Diagnosticar e tratar a infeco efetivamente, por meio de protocolos clnicos de diagnstico e terapia de infeces e programa de educao permanente da equipe. Indicar e escolher de forma racional os antimicrobianos, elaborar e implantar protocolos clnicos e aperfeioar o uso observando propriedades de farmacodinmica e farmacocintica dos medicamentos.

10

Este formulrio deve ser facilmente acessvel, possivelmente na contracapa do pronturio. 11

NCIH / DGST / HRT Anexo 3: Figura 1 Precaues bsicas para o controle de BMR

12

NCIH / DGST / HRT Anexo 3: Figura 2 Precaues adicionais de contato para o controle de BMR

13

NCIH / DGST / HRT Anexo 3: Figura 3 rea do paciente e rea da assistncia

14

NCIH / DGST / HRT Anexo 3: Figura 4 Meus cinco momentos de higiene das mos

15

NCIH / DGST / HRT Anexo 4: Precaues bsicas e adicionais de contato para o controle de BMR11
Paciente: Bactria multirresistente (assinalada) Isolado em: / / Material: X Bactria Antibiograma MRSA Staphylococcus aureus R oxacilina Estafilococos Resistentes a Vancomicina (VISA / VRSA) Enterococos Resistentes a Vancomicina (VRE) ESBL (beta-lactamases de espectro estendido) Enterobactrias produtoras de carbapenemase BGN hiperprodutoras de betalactamases AmpC Acinetobacter pan-resistente Pseudomonas pan-resistente Bactrias naturalmente multirresistentes Staphylococcus aureus R ou I vancomicina Enterococcus faecium e, menos freqentemente, E. faecalis R vancomicina Eschericia coli e Klebsiella spp. (e outras BGN) ESBL Klebsiella spp. (KPC) e outras Enterobacteriaceae R imipenem e/ou meropenem Citrobacter; Enterobacter; Serratia marcescens; Providencia stuartti; Proteus 12 vulgaris; e outras BGN produtoras de beta-lactamases AmpC plasmidial Acinetobacter spp R a imipenem/meropenem Pseudomonas aeruginosa R imipenem/meropenem e a outros antibacterianos, exceto polimixinas. Stenotrophomonas maltophilia e Burkolderia cepacia

A - Precaues Bsicas (vlidas para qualquer paciente, independentemente de Bactria Multirresistente): Cada paciente, os objetos e as superfcies em sua volta devem ser considerados como uma unidade individualizada, a rea do paciente. Todas as vezes que entrar na rea do paciente, observar os cinco cuidados para evitar a troca de microbiota com a rea da assistncia: 1. Evitar o contato desnecessrio com o paciente, com o leito e com objetos e equipamentos prximos. Evitar levar pronturios ou qualquer material desnecessrio para as enfermarias. 2. Higienizar as mos (Friccionar com lcool 70% em gel ou lavar as mos com gua e sabo13). Antes e aps o contato com o paciente ou com o ambiente do paciente (mesmo sem contato com o paciente), antes de procedimento em stio limpo e aps procedimento em stio contaminado. 3. Vestir capote (avental de mangas compridas), durante procedimentos que possam sujar o uniforme ou o antebrao, por meio do contato ou respingo de lquidos orgnicos. 4. Usar luvas quando houver possibilidade de contato mido (sangue, secrees, excrees, pele no-ntegra, mucosas ou artigos contaminados). Ao terminar os procedimentos, retirar as luvas e o capote com tcnica 14 adequada, evitando o contato com a superfcie externa contaminada do capote . Aps retirar luvas e capote, higienizar as mos. 5. Usar artigos exclusivos (estetoscpio, termmetro, etc.) para cada paciente ou desinfet-los aps cada uso. Na falta de tensimetro individualizado, recomenda-se o uso de papel toalha entre a pele e o manguito. Os artigos reutilizveis devem ser adequadamente limpos e desinfetados aps o uso. Para desinfeco: bola de algodo + 15 lcool 70%, trs aplicaes . B - Precaues adicionais de contato (somente no caso de paciente com cultura indicando Bactria Multirresistente) Todas as vezes que cuidar de um paciente com precaues adicionais outros cinco cuidados devem ser observados: 6. Definir e identificar a rea do paciente. Internar o paciente em leito especfico, sobretudo quando necessrio banheiro privativo. Manter sinalizao sobre as precaues adicionais de forma que a equipe profissional tenha conhecimento. 7. Calar luvas quando houver possibilidade de contato com o paciente ou qualquer artigo ou superfcie da rea do paciente. 8. Vestir capote quando houver possibilidade de contato. 9. Distinguir equipe de cuidados. Na medida do possvel, definir em cada turno uma equipe especfica para cuidar dos pacientes em precaues de contato, ou pelo menos evitar que todos cuidem de todos. 10. Limpeza e desinfeco geral (concorrente) da rea do paciente (diria). Recomendaes Gerais:
Havendo necessidade de transportar ou transferir o paciente para algum setor, avisar com antecedncia o setor para o qual est sendo transportado, de forma que seja atendido rapidamente e com as devidas precaues bsicas e adicionais. Objetos utilizados no transporte devem ser desinfetados. No caso de paciente em precaues de contato, o acompanhante deve ser orientado e observado quanto aplicao das precaues bsicas e adicionais. Este formulrio deve estar facilmente acessvel, facilitando a identificao em casos de reinternao ou de transferncia para outro setor. Em relao s BGN produtoras de AmpC, difcil a caracterizao laboratorial. necessria a anlise da situao epidemiolgica em conjunto com o Ncleo de Controle de Infeco Hospitalar. 13 Consultar o Mdulo Especial II sobre Higiene das mos. Disponvel no site www.sade.df.gov.br >> Taguatinga > Controle de Infeco 14 Em geral, as luvas so as ltimas a serem vestidas e as primeiras a serem retiradas, exceto se for reutilizar o capote. 15 Exposio ao lcool: friccionar deixar secar friccionar deixar secar friccionar deixar secar.
12 11

16

You might also like