You are on page 1of 11

1.

A ao direta de inconstitucionalidade estadual

a)pode ser proposta perante o Tribunal de Justia para controlar as omisses da Constituio Federal que afetem o Estado -membro respectivo. b)pode ser proposta perante o Tribunal de Justia para impugnar lei estadual ou municipal contrrias Constituio Estadual. c)pode ser proposta perante o Supremo Tribunal Federal para impugnar lei estadual contrria Constituio Federal. d)no existe no sistema brasileiro de controle da constitucionalidade.
2. Assinale a alternativa correta:

a)ao Presidente da Repblica compete suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; b)ao Presidente da Cmara dos Deputados c ompete suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; c)ao Conselho da Repblica compete suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; d)ao Senado Federal compete suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
3. (OAB/SP 112) Ao direta de inconstitucionalidade (ADIN), proposta por Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e encaminhada para julgamento ao plenrio do Supremo Tribunal Federal, com objetivo de controlar a constitucionalidade de dispositivos constantes de emenda Constituio Federal e de lei estadual, no devera ser conhecida por que:

a) Lei estadual no pode ser objeto de ADIN b) O plenrio do Supremo Tribunal Federal no rgo competente para julgamento, mas, sim, uma das Turmas da referida Corte c) O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no legitimado para propor ADIN d) A emenda Constituio Federal no pode ser objeto de ADIN.
4. (Magistratura-RR/FCC/2008) Existindo comprovada controvrsia

constitucional sobre dispositivo de lei estadual anterior Constituio da Republica, detm o governador do Estado legitimidade para propor, perante o Supremo Tribunal Federal.

a) ao direta de inconstitucionalidade. b) Argio de descumprimento de preceito fundamental. c) Ao declaratria de constitucionalidade. d) Mandado de injuno. e) Mandado de segurana.
5. (PFN --- ESAF --- 2005-6) De modo geral, a deciso do STF declarando a inconstitucionalidade de lei em ao direta de inconstitucionalidade comea a produzir todos os seus efeitos:

a) desde o trnsito em julgado da deciso. b) desde a publicao do acrdo, com a respectiva ementa, no dirio de justia. c) desde a data da publicao da ata sesso de julgamento. d) desde o dia mesmo do julgamento de ao. e) no primeiro dia til seguinte ao julgamento da ao.
6. (OAB/ SP 120) A deciso do Supremo Tribunal Federal que, em ao direta de inconstitucionalidade, declara a inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto de determinado dispositivo de lei, implica:

a) Nulidade do dispositivo, no sendo mais permit ida sua aplicao integral b) Nulidade de parte do texto do dispositivo, sendo permitida a aplicao da parte restante c) Manuteno integral do texto do dispositivo, no sendo mais permitida a aplicao da interpretao incompatvel com a Constituio Fed eral d) Manuteno parcial do texto do dispositivo, no sendo mais permitida a aplicao da interpretao incompatvel com a Constituio Federal .
7. ( OAB/111) A deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal em Ao Direta de Inconstitucionalidade que declarar a inconstitucionalidade de tratado internacional, devidamente ratificado e promulgado pelo Estado Brasileiro:

a) ser nula, uma vez que tratados internacionais no podem ser objeto de ao direta de Inconstitucionalidade;

b) produzira apenas efeitos ex tunc, uma vez que, pelo principio da soberania, os estados estrangeiros no podero ser vinculados ao cumprimento de tal deciso. c) depender de posterior manifestao do Senado federal para suspender a execuo do tratado na ordem jurdica interna ; d) produzir efeitos erga omnes e vinculante, resultando na inaplicao do tratado na ordem jurdica interna.
8. (OAB/SP 124) A deciso em Ao Direta de Inconstitucionalidade, processada perante o Supremo Tribunal Federal, que declara inconstitucional a Lei B, revogadora da Lei A, produz efeito:

a) Ex tunc, restaura a eficcia da Lei A e vincula os rgos do Poder Judicirio e a Administrao Pblica b) Ex nunc, mantm revogada a Lei A e vincula somente os rgos do Poder Judicirio c) Ex nunc, restaura a eficcia da Lei A e vincula somente os rgos do Poder Judicirio d) Ex tunc, mantm revogada a Lei A e vincula somente a Administrao Pblica.
9. (MAGIS. FED./ 1996) No esto legitimados para propor a Ao Direta de Inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal:

a) O Presidente da Republica e o Governador do Estado b) As Mesas do Senado, da Cmara dos Deputados e das Assemblias Legislativas c) O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e o partido poltico com representao nas Assemblias Legislativas d) O Procurador-Geral da Republica e Confederao Sindical ou entidade de classe de mbito nacional.

10. A Ao Declaratria de Constitucionalidade, proposta pela Mesa do Senado e que tenha por objeto Decreto do Presidente da Repblica regulamentando lei federal, a priori,

a) deve ser julgada procedente, pois no apresenta nenhum vcio de ordem processual.

b) deve ser julgada procedente, pois, mesmo diante de eventual afronta Constituio Federal, o julgamento improcedente implicaria declarao de inconstitucionalidade do ato, o que no possvel nessa espcie de ao que tem por finalidade a declarao da constitucionalidade da norma. c) no deve ser conhecida, porquanto se est diante de questo de ilegalidade e no de inconstitucionalidade. d) no deve ser conhecida, pois o Presidente do Senado, e no a Mesa, legitimado para propor a ao.
11 - premissa para realizao do controle da constitucionalidade das leis, o princpio da

a) b) c) d)

soberania popular. razoabilidade das leis. legalidade. supremacia da constituio.

12 - O sistema brasileiro de controle da constitucionalidade permite

a) a impugnao de lei municipal, em face da Constituio da Repblica, por meio de Ao Direta de Inconstitucionalidade Federal. b) a verificao de inconstitucionalidade durante o processo elaborao da lei. c) o saneamento da omisso inconstitucional, obrigando -se o Poder competente a adotar as providncias necessrias. d) a propositura de Ao Declaratria de Constitucionalidade Federal pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.
13 - No controle difuso, a lei que for declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal ter sua execu o suspensa, no todo ou em parte:

de

a) aps seu trnsito em julgado e publicao no rgo oficial. b) aps ato do Presidente da Repblica no rgo oficial. c) aps resoluo do Senado Federal. d) aps ato do Congresso Nacional.

14 - No controle difuso da constitucionalidade,

a) somente os tribunais podero declarar a inconstitucionalidade das leis e atos normativos, pelo voto da maioria dos seus membros. b) a declarao de inconstitucionalidade nunca produzir efeitos erga omnes. c) as decises proferidas em nica ou ltima instncia estaro sujeitas a recurso extraordinrio, quando declararem a inconstitucionalidade de lei federal. d) o processo dever ser suspenso, se houver ao direta de inconstitucionalidade contra a mesma lei ou a to normativo pendente de julgamento no STF.
15 - Quando se diz caber a todos os componentes do Poder Judicirio o exerccio do controle da compatibilidade vertical das normas da ordenao jurdica de um pas, est se falando em

a)

controle constitucional difuso, por via de ao.

b) jurisdio constitucional concentrada, por via de exceo. c) jurisdio constitucional difusa, por via de exceo.

d) controle constitucional concentrado, por via de ao.


16 - Acerca do controle difuso de controle de constitucionalidade das leis, assinale a opo correta.

a) A competncia do STF para julgar, em sede de recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida julgar vlida lei local contestada em face de lei federal, no tem por finalidade promover a defesa do pacto federativo, mas a compatibilidade da lei estadual em face da lei federal. b) No mbito da argio de descumprimento de preceito fundamental, a liminar pode ser concedida para suspender a eficcia do ato normativo impugnado ou da deciso judicial, mesmo na hiptese de coisa julgada. c) Considere-se que um recurso extraordinrio interposto em 22 de novembro de 2007 tenha o mrito julgado, pelo STF, em 24 de ma ro de 2008, quando seja acolhida a preliminar da repercusso geral. Nessa hiptese, os recursos sobrestados devem ser encaminhados, pelos

tribunais, turmas de uniformizao ou turmas recursais, ao STF para que ele aplique aquele entendimento. d) O STF, de forma excepcional, tem admitido eficcia ex nunc s declaraes de inconstitucionalidade no mbito do controle difuso.

17. O controle de constitucionalidade das leis no Brasil se realiza:

a) Pelo mtodo difuso, somente. b) Pelo mtodo concentrado e difu so. c) Pelo mtodo concentrado, somente. d) Todas as opes esto incorretas.
18 - Efeitos da Declarao de Inconstitucionalidade:

a) No caso concreto o efeito ex-tunc; b) Na inconstitucionalidade de lei o efeito e ex -tunc; c) No caso concreto o efeito ex-nunc; d) No caso concreto o efeito erga -omnes.
19 - A ao declaratria de constitucionalidade pode ser proposta

a) pelo Governador do Estado. b) pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. c) pelo Procurador Geral da Repblica. d) pela Mesa da Assemblia Legislativa.
20 - Sobre a Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI), marque a nica opo correta.

a) Pode ser proposta ao direta de inconstitucionalidade em relao a qualquer lei distrital, em razo da equivalncia entre o Distrito Federal e os estados-membros. b) No h possibilidade de ser conhecida pelo Supremo Tribunal Federal uma ao direta de inconstitucionalidade na qual se discute a constitucionalidade de um decreto. c) Mesmo sendo equivalentes s emendas constitucionais, os tratados internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa

do Congresso Nacional, em dois turnos de votao, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, podero ser objeto de controle de constitucionalidade por meio de uma ao direta de inconstitucionalidade. d) No caso de um partido poltico perder sua representao no Congresso Nacional aps ter proposto uma ao direta de inconstitucionalidade, essa ao considerada prejudicada, por perda superveniente de legitimidade ativa para a sua propositura. e) A eficcia de uma liminar concedida em sede de ao direta de inconstitucionalidade opera, regra geral, com efeitos ex tunc, podendo ter efeitos ex nunc, em carter excepcional, se o Supremo Tribunal Federal assim o declarar expressamente, demonstrando a convenincia da medida.

21) (TJPR 1998) Relativamente ao controle de constitucionalidade das leis, assinale a nica alternativa correta: a) A inconstitucionalidade formal implica o reconhecimento da invalidade da lei com eficcia ex nunc; b) Na ordem jurdica brasileira, qualquer juiz pode declarar a inconstitucional idade de lei em tese; c) No curso do processo, independentemente da alegao das partes, cabe ao juiz recusar a aplicao da lei eivada de inconstitucionalidade; d) Um dos efeitos da declarao incidental de inconstitucionalidade o expurgo da lei do ordenamento jurdico.

22) Quanto ao controle da inconstitucionalidade por omisso, no correto afirmar: a) as chamadas omisses inconstitucionais em sentido material, por pressuporem a edio de algum ato normativo, s podem, em princpio, ser questionadas no controle abstrato de constitucionalidade; b) o mandado de injuno constitui, no mbito do controle concreto, expresso tipo de remdio judicial previsto na CF/1988; c) a ao direta de inconstitucionalidade por omisso constitui, no mbito do controle abstrato, expresso tipo de remdio judicial previsto na CF/1988; d) a partir da Lei n. 9.882/99, pode-se dizer que a argio de descumprimento de preceito fundamental, por sua modalidade autnoma (caput do art. 1 da citada

Lei), tambm se inclui no rol dos instrumentos judiciais especialmente vocacionados fiscalizao da constitucionalidade dos atos omissivos.

23) Em funo do controle de constitucionalidade das leis ou de sua inconstitucionalidade e controle difuso verdadeiro afirmar: a) compete privativamente ao Senado Federal suspender a execuo, somente, no todo, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal, desde a Constituio de 1934; b) compete ao Supremo Tribunal Federal a declarao de inconstitucionalidade, por via de defesa ou exceo, somente de tratado ou lei federal; c) compete ao Supremo Tribunal Federal a declarao de inconstitucionalidade, por via de defesa ou exceo, somente quando contrariar dispositivo da Constituio; d) compete ao Supremo Tribunal Federal a declarao de inconstitucionalidade, por via de ao direta, de lei ou ato normativo federal ou estadual;

24 Quando se realiza o controle de constitucionalidade de atos normativos por um nico tribunal, independentemente da existncia de um caso concreto a ser julgado, diz-se que esse controle : a) apenas concentrado. b) apenas abstrato. c) concentrado e abstrato. d) difuso e incidental. e) apenas incidental.

25 Sobre o controle de constitucionalidade no Brasil correto afirmar: a) Os juzes de primeira instncia no podem declarar a inconstitucionalidade de lei. b) O Tribunal de Justia estadual no pode declarar a inconstitucionalidade de lei federal.

c) O Supremo Tribunal Federal o nico tribunal que pode julgar ao direta de inconstitucionalidade que ataca lei federal ou estadual por afrontar a Constituio Federal. d) Mesmo que o Supremo Tribunal Federal tenha declarado a validade de uma lei em sede de ao declaratria de constitucionalidade, o servidor do Executivo pode-se recusar a aplicar a mesma lei, se estiver convencido da sua inconstitucionalidade, por um motivo no considerado no julgamento do STF. e) O Superior Tribunal de Justia e o Tribunal Superior do Trabalho no podem declarar a inconstitucionalidade de lei.

26 Sobre o controle de constitucionalidade, marque a nica opo correta. a) A inconstitucionalidade por omisso, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, s pode ser total. b) O Supremo Tribunal Federal no aceita a inconstitucionalidade superveniente por entender que a norma incompatvel com o novo texto constitucional foi por ele derrogada. c) No h possibilidade de manifestar-se o Supremo Tribunal Federal, ainda que incidentalmente, sobre a constitucionalidade de uma proposta de emenda Constituio, uma vez que o controle de constitucionalidade no Brasil repressivo e essa manifestao ofenderia o princpio de separao dos poderes. d) Os rgos fracionrios de Tribunais, onde houver, podem declarar, por maioria absoluta de seus membros, a inconstitucionalidade de uma lei. e) A atribuio do Senado Federal de suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal vinculada.

27 Quanto ao controle de constitucionalidade, assinale a opo correta. a) Entre os modelos clssicos de controle de constitucionalidade, destaca-se o modelo norte-americano de sistema concentrado de controle de

constitucionalidade, segundo o qual a Suprema Corte Americana tem competncia para julgar a inconstitucionalidade das leis de forma concentrada e com eficcia erga omnes. b) Em que pese o controle de constitucionalidade, no Brasil, ser preponderantemente exercido pelo Poder Judicirio, a doutrina registra exemplos

de controle repressivo a cargo do Poder Legislativo - como o exercido pelo Congresso Nacional na rejeio de medida provisria inconstitucional. c) No mbito do controle difuso de controle de constitucionalidade, a chamada clusula de reserva de plenrio obrigatria para o julgamento de cada processo em que se aprecie questo de constitucionalidade. d) No mbito do controle concentrado de constitucionalidade, faz-se necessria a edio de resoluo, por parte do Senado Federal, para que determinada lei seja suspensa em relao s pessoas que no tenham sido parte no processo. e) Decidida pelo plenrio do STF a inconstitucionalidade de uma lei, o Congresso Nacional obrigado a emitir decreto legislativo que suspenda a eficcia da norma declarada inconstitucional. 28 Se o Congresso Nacional aprovasse lei federal determinando que o voto passaria a ser facultativo para todos os eleitores brasileiros, esse dispositivo seria a) constitucional. b) inconstitucional, por tratar-se de matria exclusiva de lei complementar. c) inconstitucional, por violar clusula ptrea. d) inconstitucional, pois essa modificao no direito brasileiro demandaria a edio de emenda Constituio da Repblica. 29 - Quando declarada, no caso concreto, a incostitucionalidade de lei ordinria, o juiz exerce o controle: a - difuso de constitucionalidade, aplicando-se a deciso apenas em tese. b - concreto de constitucionalidade, aplicando-se a deciso a todas as situaes semelhantes que ainda estejam pendente de julgamento. c - difuso de constitucionalidade, aplicando-se sua deciso a todas semelhantes que ainda estejam pendente de julgamento d - concreto de constitucionalidade, aplicando-se sua deciso apenas ao caso concreto. e - difuso de constitucionalidade, aplicando-se sua deciso apenas ao caso concreto. 30 - Em relao ao controle difuso de constitucionalidade, assinale a alternativa CORRETA: a) A declarao incidental de inconstitucionalidade no mbito dos Tribunais de Justia , via de regra, realizada por Turma ou Cmara; b) A origem histrica do modelo de controle difuso de constitucionalidade est no direito norte-americano no clebre julgamento do caso Marbury v. Madison; c) O Supremo Tribunal Federal est excludo do controle difuso de constitucionalidade uma vez que j detm competncia para o julgamento de aes direta de constitucionalidade e aes declaratrias de constitucionalidade; d) O Senado obrigado a editar no prazo de 60 dias resoluo para conferir eficcia erga omnes a deciso declaratria de inconstitucionalidade.

QUESTES 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

RESPOSTAS B D C D C C D A C C D B C C C D A A C C C A D C C

25 26 27 28 29 30

C B D E B

You might also like