You are on page 1of 5

A msica na educao Mrcia Luiza Barros Moratori RESUMO O artigo relata a importncia da msica na educao para o bom desenvolvimento

cognitivo, afetivo e social da criana assim como um bom instrumento para o aprendizado, recreao. Tal artigo foi baseado na temtica educacional redigida por Lcia Fortunato Lucas sob o ttulo: A Importncia da Msica na Educao Infantil.

Palavra-chave: Msica, Educao Infantil, Desenvolvimento e Aprendizado.

INTRODUO Sempre gostei e achei vlido trabalhar com msica na sala de aula. Quando criana gostava de participar de apresentaes na escola. Contudo naquela poca a msica era somente introduzida no planejamento quando havia alguma comemorao, depois entendi que a musica transforma o evento o tornando mais interessante e prazeroso de assistir. Como educadora introduzo com frequncia a msica nas aulas, e sempre deram timos resultados, pois a msica tem o dom de despertar na criana o interesse pelas atividades propostas. Ela sempre foi meu diferencial na transmisso de conhecimentos. certo que hoje, bem mais que na minha poca de criana, a msica sim um instrumento de grande valia no espao educacional, proporcionando a criana um maior contato com o fazer, construir e sentir a msica como uma forte aliada de seu desenvolvimento cognitivo, pois atravs dela podemos viajar na imaginao, conhecer lugares e fatos nunca conhecidos. Como futura pedagoga, acredito profundamente que educao x msica seja um excelente recurso para o bom desenvolvimento e crescimento da criana, produzindo assim no s a alegria e a vontade dela em aprender e internalizar o aprendizado, levando o conhecimento para toda sua vida educacional.

A HISTRIA DA MSICA NA EDUCAO A msica considerada uma linguagem universal, tendo participado da histria da humanidade desde as primeiras civilizaes. Conforme dados antropolgicos, as primeiras msicas seriam usadas em rituais, como: nascimento, casamento, morte, recuperao de doenas e fertilidade. Com o desenvolvimento das sociedades, a msica tambm passou a ser utilizada em louvor a lderes, como a executada nas procisses reais do antigo Egito e na Sumria. Na Grcia Clssica o ensino da msica era obrigatrio, e h indcios de que j havia orquestras naquela poca. Pitgoras de Samos, filsofo grego da antiguidade, ensinava como determinados acordes musicais e certas melodias criavam reaes definidas no organismo humano, de acordo com Brescia (2003).

A CRIANA E A MDIA

Contudo relevante ressaltar o quanto preocupante o fcil acesso de nossas crianas s msicas expostas na mdia que muitas vezes so qualquer tipo de msica, que podem se mostrar negativamente para a formao das mesmas. preciso haver um cuidado por parte dos pais e educadores ao selecionar o tipo de msica que se vai levar para a criana ou trabalhar na escola, observando o tipo de vocabulrio e temas tratados na cano. Com isso creio na importncia do papel da escola, com pedagogos mais bem informados no assunto para proporcionar criana o contato com diferentes estilos musicais, de qualidade que tragam informaes e orientaes saudveis e inteligentes. Fugindo assim do conceito superficial que se tem da msica de hoje. Temos um arsenal com grande bagagem cultural nossa disposio basta sabermos fazer a escolha certa e, contudo termos objetivos concretos e especficos. No basta apenas jogarmos uma msica em sala de aula para passar tempo ou apenas divertir, preciso haver um planejamento prvio do que queremos alcanar com tal atividade, trabalhando assim de forma inteligente para que o resultado seja positivo. Minha inteno com tal tema de mostrar a importncia da msica e tudo que ela pode proporcionar s crianas, o que vai alm de coreografias comemorativas, mas sim o

quanto ela um forte instrumento para o desenvolvimento das nossas crianas. Sendo popular ou erudita pode ser uma grande transmissora de saber e cultura.

A MSICA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANA A criana desde beb desenvolve reaes e estmulos sonoros, ou seja, a criana desde seu nascimento est intimamente ligada aos sons, o que facilita sua aceitao da msica em todos os instantes de sua vida, inclusive na escola como instrumento de aprendizado. A msica muito importante para o desenvolvimento afetivo da criana, facilitando assim a sua relao com o outro e consequentemente facilitando o seu aprendizado. De acordo com diversos estudos ficou comprovado que uma melodia serena acalma e melodias mais aceleradas tambm causam reaes. Todos sabem que ao fazer uma criana dormir se opta por cantigas de ninar delicadas e que causem o efeito sono na criana. J em uma festa de aniversrio, por exemplo, o objetivo buscar msicas alegres animadas que levem criana a pular e danar. Ou seja, tudo na msica deve ter um fundamento. A linguagem musical tem sido destacada como importante rea de interesse e gosto de todo ser humano sem observar idade, pois hoje se faz msica para todo tipo de pblico e com certeza a criana um pblico alvo bem receptivo e fcil de agradar, claro levando em conta seus interesses e faixa etria. A msica tambm colabora para o desenvolvimento social, uma vez que a criana quando brinca de roda, por exemplo, est interagindo com outras crianas e ao mesmo tempo trocam conhecimentos atravs das cantigas, trocam informaes e tambm aprendem com as brincadeiras. Enfim, considero a msica um recurso interessante, importante, valioso e vasto para a elaborao de atividades na sala de aula. Com certeza o aprendizado ser de qualidade e satisfatrio tanto para a criana quanto para o professor, desde que o mesmo saiba explor-la de maneira correta.

CONCLUSO Enfim conclui com o todo contedo estudado para essa pesquisa, que com certeza, a minha viso sobre o assunto, hoje muito mais complexa do que quando comecei a pesquisar. Agora tenho muito mais certeza da importncia da utilizao da msica quanto instrumento de aproveitamento e crescimento cognitivo, afetivo e social da criana.

preciso mais que nunca, perceber a diferena da msica como apenas um modo de entreter a criana entre uma atividade e outra e o verdadeiro objetivo da msica na educao, nada na educao pode ser feito sem um objetivo concreto.

A msica na educao deve ser em primeiro lugar, um instrumento usado pelo educador, para trazer a criana novos conhecimentos e consequentemente novos interesses pelo ambiente escolar, despertar seu interesse e conhecimento por diferentes estilos musicais, no apenas a aquele de seu dia a dia.

Ento, a partir desse conceito, ficou internalizada uma questo simples, porm importante para o incio de uma pesquisa educacional sobre musica, que : porque no introduzir a msica como fonte de aprendizado e cultura, afinal a mesma vem desde os povos mais antigos, ela pode ser popular, sacra, erudita em qualquer estilo faz parte da nossa vivncia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Mariana Parisi; Msica e educao um casamento que d certo; 2003.

Msica na escola; Revista Nova Escola; edio: 2010.

BRSCIA, Vera Lcia Pessagno. Educao Musical: bases psicolgicas e ao preventiva. So Paulo: tomo, 2003. CAMPBELL, Linda; CAMPBELL, Bruce; DICKINSON, Dee . Ensino e

Aprendizagem por meio das Inteligncias Mltiplas. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. So Paulo: Summus, 1988. GARDNER, Howard. Inteligncias Mltiplas: a teoria na prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. GREGORI, Maria Lcia P. Msica e Yoga Transformando sua Vida. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. MRSICO, Leda Osrio. A criana e a msica: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criana. Rio de Janeiro: Globo, 1982. SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da msica? 2. ed. So Paulo: Cortez, 1994.

You might also like