You are on page 1of 3

Conversor analgico-digital

O conversor analgico-digital e tambm muito conhecido como A/D ou ADC um dispositivo capaz de reproduzir uma representao digital a partir de um processo analgico normalmente um sinal por um nvel de tenso ou intensidade de corrente eltrica. Os conversores analgicos digitais so bem utilizados na interface entre os dispositivos digitais (como exemplo: microcontroladores, DSPs, microprocessadores, etc.) e dispositivos analgicos onde so utilizados em leitura de sensores, digitalizao de udio e vdeo. Suponha que temos um conversor analgico-digital (ou A/D) de 10 bits, preparado para um sinal de entrada analgica de tenso varivel de 0V a 5V pode assumir os valores binrios de 0 (0000000000) a 1023 (1111111111), ou seja, capaz de capturar 1024 nveis discretos de um determinado sinal. Se o sinal de entrada do suposto conversor A/D estiver em 2,5V, por exemplo, o valor binrio gerado ser 512. Bons exemplos sobre o que descrevemos acima so as atividades do nosso cotidiano, tais como: a utilizao de um scanner onde voc captura uma imagem, grava sua voz ou usa uma soluo de voz sobre IP. No contexto geral podemos dizer que as informaes digitais no ficam restritas apenas aos computadores. Bons exemplos para distinguirmos isso so quando falamos no telefone onde a voz convertida em um sinal digital j que sua voz um sinal analgico e a comunicao entre as comutadoras de telefonia feita digitalmente. Uma das muitas vantagens que podemos encontrar do sistema digital em cima do analgico a capacidade da compactao de dados, como um sinal digital comparado a um sinal analgico apenas nmeros onde esses nmeros podem ser compactados podendo diminuir o tamanho do arquivo (assim dizendo), economizando ento, espao em disco ou na largura de banda. Como os conversores so limitados em banda, trabalhando apenas em faixa especfica de freqncia, normalmente em [0,fN], na qual, fN representa o dobro da freqncia do maior sinal passvel de ser adquirido (fN/2 freqncia de Nyquist), normalmente utiliza-se um filtro passa-baixas com a finalidade de evitar que amplitudes de harmnicas de alta freqncia apaream na entrada do conversor. importante lembrarmos que sinais gerados por circuitos analgicos so muitas vezes processados por circuitos digitais, por exemplo, um microcontrolador ou um microcomputador. Para que este processamento entre sinais ocorram necessrio necessrio efetuar a converso para a ltima forma, a digital, que podemos dizer que ela efetuada atravs do conversor analgico-digital.

Conversor digital-analgico
No meio em que vivemos hoje basicamente os fenmenos so analgicos, em controversa a tecnologia de processamento digital est cada vez mais avanada e presente em nosso dia a dia, sendo assim precisamos de interfaces que convertam informaes analgicas para informaes digitais (assim dizendo). Podemos iniciar esse entendimento com um simples exemplo, os aparelhos que tocam CD, convertendo informaes digitais, a msica codificada digitalmente para a forma analgica e o som gerado em alto falantes.

Dizemos que o conversor digital-analgico converte uma palavra digital em um sinal analgico sob a forma de uma tenso ou corrente de sada, so formados por elementos passivos, fontes de referncia, chaves e AMPOPs. A converso em geral paralela e o tempo de converso depende essencialmente da velocidade dos componentes utilizados. Analisando os sinais que so gerados por circuitos analgicos so muitas vezes processados por circuitos digitais, por exemplo, temos o microcontrolador ou por um microcomputador. Ao certo para processar os sinais analgicos usando circuitos digitais, deve-se efetuar uma converso para essa ltima forma, a digital, onde a converso efetuada por um Conversor Analgico-Digital (A/D converter ou ADC). O sinal recebido, depois de digitalizado, processado e, na maioria das vezes ser utilizado para atuar sobre o circuito analgico que gerou o sinal original ou at mesmo sobre outro circuito. Por isso, um sinal na forma digital, para ser processado por um bloco funcional analgico, deve ser previamente convertido (ou reconvertido) para a forma analgica equivalente. Um sistema que aceita uma palavra digital como entrada e traduz ou converte o valor recebido para uma voltagem ou correntes analgicas proporcionais entrada chamado de Conversor digital-analgico (D/A converter ou DAC). Indo pouco mais a fundo, dizemos que a entrada de um conversor digital D/A consiste em um acoplamento digital construda a partir de sinais binrios paralelos que so gerados a partir de um sistema de processamento de sinais onde temos, por exemplo, um computador. Os sinais binrios so convertidos em um sinal analgico equivalente por meio de uma referncia e, em seguida, o sinal resultante pode passar por um filtro e por um amplificador. Quanto a sada analgica esta pode ser uma tenso ou uma corrente mais a maioria dos conversores D/A possuem uma sada na forma de tenso. Ele mapeia a palavra binria de entrada em um valor analgico na sada ento os valores analgicos passam por um segundo bloco, onde cada valor analgico armazenado at que a prxima palavra binria convertida.

Concluso:___________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

You might also like