You are on page 1of 2

Crticas noo de Globalizao

Paul Hirst e G. Thompsom


1) O cenrio atual no inteiramente indito: na verdade, a economia internacional atual revela-se menos aberta e integrada do que no perodo 1870 1914; 2) A noo de empresa internacional, supostamente um dos agentes-chave dos processos de globalizao, no passa de um mito: a maior parte dessas empresas mantm base e suporte nacionais (inclusive militar), beneficiando-se de subsdios e incentivos proporcionados por seus governos em vista da abertura de novos mercados e oportunidades de investimento; 3) A suposta mobilidade e fluxo globais de capital no implica na circulao financeira e transferncia de recursos de maneira igualitria aos quatro cantos do mundo: a maior parte dessas transferncias converge em direo aos principais pases e economias do globo (o chamado centro do sistema capitalista internacional); 4) A despeito da aclamada formao de uma cultural global, decorrente da suposta circulao mundial de smbolos e referncias (muitos dos quais provenientes das sociedades que ocupam lugar de maior proeminncia no globo), padres de comportamento e concepes de mundo locais e nacionais parecem reforar-se e restabelecer sua presena diante da ameaa desintegradora desses mesmos smbolos e referncias globais; 5) O alardeado fluxo de fora de trabalho (mo de obra) entre as diversas naes e regies do globo revela-se consideravelmente inferior aos fluxo de capitais e de mercadorias; 7) Muitas das agncias internacionais e estruturas de poder global apiam-se nos governos dos Estados-nao de maior relevncia no cenrio geopoltico: Um bom exemplo disso o peso desproporcional de apenas cinco naes no Conselho de Segurana da ONU, as nicas que possuem poder de veto (EUA, China, Rssia, Frana e Gr-Bretanha); nesse sentido, sintomtica a resistncia de todas elas em relao a uma reforma que ampliasse o nmero de assentos permanentes e com poder de voto no Conselho de Segurana (algo almejado por pases como Brasil, ndia, Japo e Alemanha)

Octvio Ianni
A Era do Globalismo
Objetivo: Interessa ao autor fazer uma discusso sobre a globalizao no mundo ps-Guerra Fria. Para tanto, ele prope que conceitos anteriormente usados j so insuficientes para explicar a nova realidade, em que o capitalismo se mostra um processo civilizatrio de alcance mundial. A ideia do autor a ressignificao de conceitos como centro/periferia, primeiro/segundo/terceiro mundo, norte/sul, industrializado/agrrio, e outras noes que tendem a simplificar uma realidade que multifacetada. Outro objetivo do autor parece ser o prprio delineamento das caractersticas que ele considera como marcantes em uma sociedade global, mostrando o impacto do globalismo nesta sociedade.

Quais so as caractersticas da globalizao?


1. Nova diviso transnacional do trabalho: redistribuio dos atores envolvidos no capitalismo global - como as grandes empresas e corporaes - em diferentes partes do globo. Essa nova diviso internacional do trabalho marcada fundamentalmente pela industrializao da periferia e pela desindustrializao, financeirizao e terciarizao (setor de servios) no centro do capitalismo. Nesse sentido que o mundo parece ter-se transformado em uma imensa fbrica. 2. Urbanizao e industrializao do campo: a tecnificao, maquinizao e quimificao dos processos de trabalho e produo no mundo rural expressam o industrialismo e o urbanismo. O urbanismo entendido, pelo autor, como modo de vida, padres e valores scio-culturais, secularizao do comportamento e individuao. 3. Enfraquecimento da soberania do Estado-nao: a dinmica poltica nacional perde relevncia (capacidade decisria) em favor de rgos, instituies, corporaes econmicas e processos globais, que passam a sujeitar as decises de governo a seus prprios interesses. Essas estruturas globais de poder orientam e limitam os espaos da soberania nacional. As grandes corporaes industriais tambm condicionam seus investimentos adoo de certas medidas que nem sempre so interesse dos governos nacionais e locais. 4. Regionalizao: os agrupamentos de Estados-nao em regies especficas podem ser vistos como uma tcnica de preservao de interesses nacionais por meio da integrao, no entanto sempre no mbito da globalizao.

Referncias Bibliogrficas
HIRST, P.; THOMPSON, G. Globalizao em questo. Petrpolis: Vozes, 1999. IANNI, Octavio. A Era do Globalismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1996.

Paul Hirst e a crtica em relao noo de Globalizao!


Para Paul Hirst, na obra Globalizao em questo, no existem estruturas de poder globais capazes de submeter a soberania dos Estados nacionais aos seus interesses. Ou seja, diferentemente de Ianni, Hirst acredita que os Estados-nao tanto quanto a poltica nacional permanecem atores e processos-chave nas dinmicas polticas domsticas, a despeito da consolidao de estruturas de poder poltico e econmico mundiais (ONU, FMI, corporaes econmicas). 5. Desenvolvimento e expanso do capital: o capital adquire - desde o fim da Segunda Guerra Mundial e, em escala mais ampla, desde o trmino da Guerra Fria propores propriamente universais, subsumindo moedas, reservas cambiais, dvidas externas e internas, taxas de cmbio, cartes de crdito e todas as outras moedas reais ou imaginrias. 6. Desenvolvimento de estruturas de poder propriamente globais: tais estruturas expressam as configuraes e os movimentos, as articulaes e as contradies no mbito da sociedade global. Essas estruturas globais podem tanto apoiar-se nas estruturas de poder nacionais quanto combat-las. Exemplos tpicos de estruturas globais de poder so o Fundo Monetrio Internacional (FMI), Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD), Organizao Mundial de Comrcio (OMC). 7. Impactos sobre o mundo do trabalho: a globalizao contempornea da automao da produo (operao de sistemas de mquinas auto-reguladas). A flexibilizao dos processos de trabalho tende a fragmentar o processo produtivo em escala global. Observa-se grande mobilidade internacional de fora de trabalho, via de regra para a ocupao de postos de trabalho precrios e sem quaisquer garantias legais. Mais ainda, interessante notar que tende a ocorrer um processo de desregulamentao da legislao trabalhista a fim de facilitar o fluxo de investimentos, diminuir o custo da mo-de-obra e da produo. Naturalmente, isto v-se acompanhado do crescimento dos setores informais da economia. 8. Globalizao da questo social: a questo social - entendida pelo autor como o prprio fenmeno da pobreza e da desigualdade, que acaba por estigmatizar os operrios que ocupam postos de trabalho precrios - torna-se uma questo global. A globalizao da questo social impulsionada por um movimento de carter dialtico: de um lado as grandes corporaes, que atuam em nvel internacional, buscam fora de trabalho barata em todas as partes do mundo; de outro lado, o nmero de migraes aumentam para toda a parte do mundo, em busca de emprego. Toda essa movimentao envolve problemas culturais, religiosos, lingsticos e raciais, simultaneamente sociais, econmicos e polticos. Emergem xenofobias, etnocentrismos, racismos, fundamentalismos, radicalismos, violncias.

9. Novos desafios tericos e a questo ambiental: o planeta Terra, num contexto de globalizao, passa a ser visto finalmente como o territrio da humanidade, ou seja, como meio ambiente: o globo terrestre se revela o nicho ecolgico de todo o mundo. Isto gera um movimento global em relao tomada de decises que possam dar conta de problemas ambientais que no so de um ou outro pas, mas sim do mundo como totalidade, tais como Lixo txico, poluio do ar e dos mares, contaminao nuclear, aquecimento da atmosfera. So todos eventos ocasionados pela interveno humana no meio ambiente e que transcendem fronteiras, passando a ameaar populaes ao redor de todo o globo terrestre. Do ponto de vista terico, coloca-se, portanto, no apenas a dialtica sociedade/natureza, mas tambm a contradio que acaba por ser construda entre ambas. A causa da contradio o prprio uso auto-destrutivo da fora de trabalho, do espao e da natureza. Esse o contexto em que muitos comeam a compreender que possuem problema similares, a despeito de viverem em condies diversas, em lugares distantes, sob distintas formas de governo. 10. A questo da cultura: passa tambm haver uma discusso entre o par cultura/universalizao. O autor no se aprofunda neste tema, mas seria o caso de pensar em termos de uma indstria cultural que se apresenta como fenmeno global, principalmente aps a Segunda Guerra Mundial, sempre filiando-se a noes como a de modernidade. 11. Nomadismo: os meios de transporte (automvel, avio, trem, navio), alm de espaos de circulao como aeroportos e as prprias ruas e avenidas, tornam-se importantes espaos de sociabilidade e pontos de encontro. Telefones mveis, televisores, computadores e notebooks favorecem tambm um estilo de vida nmade. As formas de alimentar-se tambm adaptam-se a este novo esquema, por meio das redes de fast food (e do drive-thru) e do microondas, alm dos alimentos enlatados pensados em funo da praticidade. 12. Globalizao no sinnimo de homegeneizao: Esse um universo de diversidades, tenses e antagonismos, simultaneamente s articulaes, associaes e integraes regionais, transnacionais e globais. no contexto da globalizao - quando, mais que nunca, os indivduos so postos diante da alteridade -, que so feitas no apenas recriaes, mas tambm afirmaes de identidades. O autor ressalta: ... a afirmao da autonomia, independncia, identidade, soberania ou hegemonia em geral se refora no contraponto com o outro. Assim, h uma coexistncia em todo o globo entre as singularidades de cada lugar e as singularidades da sociedade global, que gera entrecruzamentos, antagonismos, fuses, afirmaes, diferenciaes.

You might also like