You are on page 1of 13

FID Faculdades Integradas de Diamantino

Apostila Projeto e Gerncia de Redes

Curso: Sistemas de Informao Turma: 6 Semestre 2010/2

Disciplina: Redes de Computadores II Prof. Timteo dos Santos Oliveira

Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Construo e Viabilidade de Projetos


1. Viabilizando Projetos Um projeto pode estar condenado ao fracasso mesmo antes de ser iniciado se no resultar em vantagens e melhorias prticas para as aplicaes dos usurios a que se destina. Afinal, os usurios de uma rede esperam solues, de preferncia econmicas, para seus problemas e no apenas paliativos. Muitas vezes a razo para um retorno negativo aps a concluso de uma melhoria est em uma falha ocorrida no incio do projeto, no momento de se fazer trs estimativas importantes: o custo para a implantao, os benefcios a serem alcanados e os recursos disponveis. Para que um projeto seja vivel (e econmico), ele deve prover benefcios que excedam os custos e no deve vincular custos que excedam os recursos disponveis. 1.1. Benefcios X Custos muito importante prever corretamente a proporo entre os benefcios de um projeto e seu custo de implementao. Se os benefcios no excedem os custos de maneira significativa, ainda h tempo para rever os objetivos e os critrios para alcan-los. Todavia, no se devem observar apenas os custos e ignorar completamente os benefcios. Uma abordagem mais equilibrada seria incluir consideraes sobre os benefcios potenciais do projeto de forma que possam ser comparados aos seus custos, atravs da medida das melhorias obtidas para as aplicaes dos usurios, tanto pela resoluo dos problemas como pelo oferecimento de novas facilidades e novos servios de rede.

1.2. Recursos X Custos Um projeto s deve ser iniciado se houver condies de termin-lo, ou seja, se no h condies de se custear as diversas etapas, um projeto no deve ser aprovado ou iniciado. Da mesma forma, se no houver profissionais que possam executar o projeto em sua totalidade, os usurios clientes devem aguardar o momento mais oportuno ou partir para outra soluo.

1.3. Benefcios X Recursos Na vida real, a grande maioria dos projetos enfrenta a situao de ter mais oportunidades de gastar os recursos disponveis do que recursos disponveis para gastar. Por esse motivo, a utilizao dos recursos deve ser cuidadosamente planejada durante a execuo do projeto a fim de que se possa avaliar a vantagem dos benefcios obtidos sobre os custos.

Figura 1 Recursos X custos X benefcios


Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

1.4. Itenizao Na maioria das vezes tendemos a examinar um projeto como um todo, com um custo e benefcio nicos. Entretanto, cada etapa de um projeto rende seus prprios benefcios, acarreta seus prprios custos e, na mesma medida, exige recursos prprios. A ao de dividir um projeto entre partes independentes em termos de benefcios oferecidos chamase itenizao. Torna-se necessrio analisar cada um desses aspectos (custos, benefcios, e recursos) individualmente por quatro motivos: Primeiro, para auxiliar a decidir como cada parte do projeto deve ser realizada; segundo, para ajudar a determinar como essas partes devero ser implementadas; terceiro, para auxiliar na deciso do que antecipar, retardar ou mesmo cancelar (analisar os riscos), de forma que o projeto possa prosseguir mesmo com menos recursos; e quarto, ajudar a estimativa dos custos e benefcios totais do projeto.

Figura 2 - Itenizao 2. Ciclo de vida do projeto O ciclo de vida de um projeto passa basicamente por quatro fases distintas: Fase conceitual: Nessa fase temos a identificao de necessidades, estabelecimento da viabilidade, busca de alternativas, preparao de propostas, desenvolvimento de oramentos e cronogramas iniciais e a nomeao da equipe de projeto; Fase de Planejamento: Inclui a programao de recursos (humanos, materiais e financeiros), a realizao de estudos e anlises em campo (site survey), anlise de resultados e obteno de aprovao para a fase de execuo; Fase de execuo: nessa fase temos o cumprimento das atividades programadas e a modificao dos planos, conforme necessrio. Inclui tambm o monitoramento e controle das atividades programadas;

Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Fase Final: inclui o encerramento das atividades do projeto, comissionamento de equipamentos, treinamento de pessoal operacional e realocao dos membros da equipe.

3. Etapas do Projeto Como mencionado anteriormente, cada etapa do projeto rende seus prprios benefcios, acarreta seus prprios custos e, na mesma medida, exige recursos prprios.

3.1. Viabilidade A primeira etapa de um projeto inclui o estudo de viabilidade, que dever reunir um conjunto de informaes necessrias para se determinar a viabilidade do projeto ou as concluses sobre sua inviabilidade. O estudo de viabilidade inclui: Estabelecimento das reais necessidades do usurio; Especificar quais os requisitos exigidos; Pesquisas de mercado para validar da existncia econmica da necessidade; Relacionar o conjunto de exigncias que o projeto deve satisfazer.

3.2. Formulao do projeto A formulao do projeto deve Incluir um conjunto de requisitos e critrios baseados em especificaes tcnicas (funcionais, operacionais e construtivas) que devem ser satisfeitas para que o projeto atenda as necessidades dos usurios. Deve incluir ainda a identificao de parmetros cruciais como finalidade, tipos de usurios atendidos e infraestrutura necessria. 3.3. Rol de solues Essa etapa requer dos projetistas de rede criatividade e capacidade analtica na combinao de princpios, utilizao de tcnicas e tecnologias, sistemas e componentes. O desenvolvimento das solues para o projeto utiliza tcnicas como sinergia, inverso, anlise de parmetros e outros, sendo realizado pelo grupo de trabalho, reunindo preferencialmente profissionais com variadas experincias e especializaes. Nesse momento so requeridas a comunicao, coordenao e maturidade emocional da equipe. 3.4. Exeqibilidade fsica Nesta fase temos a anlise das solues obtidas na fase anterior, ou seja, verificado se as condies disponveis possibilitam de fato a realizao do projeto. 3.5. Valor econmico Utiliza mtodos de anlise de valor com o objetivo de otimizar o valor do projeto para um desempenho timo com custo mnimo (recursos X benefcios X custos).
Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

3.6. Viabilidade Financeira uma das etapas mais importantes porque nela se estabelece a formulao dos problemas de custos e se obtm as solues adequadas. Considerando que os benefcios obtidos com um projeto devem superar as despesas de sua execuo, o projeto pode satisfazer as condies anteriores, mas no dispor dos recursos financeiros necessrios para sua implementao.

4. Projeto Bsico O projeto bsico, tambm conhecido como projeto preliminar ou anteprojeto, tem como objetivo definir a concepo global do projeto e dos subsistemas de rede que serviro de base ao projeto executivo. A escolha da melhor soluo se d pela comparao das diversas solues viabilizadas nas etapas anteriores. Uma das tcnicas utilizadas a matriz de deciso e os modelos matemticos, que til para avaliar de modo quantitativo um projeto: Anlise de sensibilidade - Tem como objetivo conhecer o comportamento do sistema, identificar os parmetros de projeto mais importantes, verificar e indicar as limitaes impostas, ter uma idia quantitativa do desempenho do projeto. Anlise de compatibilidade inclui a anlise da compatibilidade e interao entre seus diversos subsistemas e componentes principalmente quando as variveis de sada de um subsistema so as de entrada em outro. Anlise de Estabilidade - Otimizao formal e definio de critrios, levando em conta as restries impostas no projeto. Previso futura - Deve-se considerar as tendncias tecnolgicas, polticas, culturais, scio-econmicas e obsolescncia. Previso do tempo de funcionamento ou vida til - o perodo de tempo durante o qual a utilidade do sistema maior do que qualquer outro sistema que possa substituir o primeiro. Simplificao do projeto Um projeto deve atender as finalidades e possuir esttica e simplicidade. Nesta fase verificado se soluo proposta a maneira mais simples de se obter os resultados desejados antes de submet-la ao detalhamento.

5. Projeto Executivo O projeto executivo tem como objetivo principal detalhar todos os subsistemas e componentes, possibilitando a execuo de prottipos e testes (quando necessrio) e a completa realizao da infra-estrutura necessria.

Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Para que o projeto executivo seja planejado e controlado, deve ser dividido em tarefas que precisam ter dimenses suficientes para serem realizadas pela equipe de trabalho. Deve ser criada ento uma estrutura analtica, sob forma hierrquica, para a diviso do projeto em atividades mensurveis e controlveis.

6. Concluso Para que o projeto de uma rede seja bem sucedido, o resultado do trabalho no deve apresentar apenas qualidade tcnica. Os ingredientes necessrios para um projeto bem sucedido incluem objetivos claros sobre o que se quer alcanar, planejamento para execuo de todas as etapas envolvidas, consenso entre os participantes do grupo de trabalho e um cronograma realista para a execuo das atividades. Um projeto de rede bem sucedido se traduz, principalmente, em melhorias para os usurios, oferecendo benefcios que excedem seus custos de implantao, sem ultrapassar os recursos disponveis. Tais benefcios podem se caracterizar pelo aumento da produtividade, pela reduo de custos, pelo aprimoramento dos servios disponveis aos usurios, contribuindo decisivamente no aumento da competitividade da empresa.

EXERCCIO:

Monte uma equipe com cinco componentes e desenvolvam um projeto para uma mudana tecnolgica de melhoria nos equipamentos, seja ela de substituio, ampliao ou construo da estrutura da rede de informtica de sua empresa, de modo a melhorar substancialmente a estrutura existente. Seguindo as premissas e teorias discutidas, desenvolva o Projeto Executivo para ser apresentado a Diretoria (no nosso caso a sala).

Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Proposta Executiva do Projeto Projeto: Anlise de Viabilidade Tcnica Situao atual:

Situao proposta:

Vantagens

Desvantagens:

Objetivos:

Estratgias:

Prognstico realizando a proposta

Prognstico no realizando

Recursos:

Envolvidos:

Premissas:

Restries/obstculos:

Aspectos Qualitativos:

Anlise de Viabilidade Financeira Cronograma: Investimentos para Implementao:

Oramento: Despesas de Operao:

Comentrios:

Data:

Elaborado por:

Aprovado por

Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Proposta Executiva do Projeto (como fazer)


Projeto: Informar o nome do projeto e, ao lado, o cdigo de referncia, se houver. Cdigo:

Anlise de Viabilidade Tcnica


Situao atual: Explicar as condies originais, sem a interveno/implementao do projeto. Vantagens: Destacar os pontos positivos que o projeto trar para a organizao e as demais partes interessadas. Situao proposta: Descrever as condies futuras, quando o projeto tiver sido concludo. Desvantagens: Apresentar os aspectos negativos que a nova realidade ter, se existirem.

Objetivos: Especificar os objetivos, produtos e/ou Estratgias: Explicar a metodologia de trabalho, em servios gerados pelo projeto, de forma termos de conceitos fundamentais e tecnologias quantificada. envolvidas. Prognstico realizando a proposta: Descrever o Prognstico no realizando a proposta: Descrever que acontecer caso a proposta seja aceita e o que acontecer caso a proposta no seja aceita e implementada. no haja mudana. Recursos: Relacionar os recursos requeridos, de forma que se possa avaliar os interrelacionamentos mais crticos. Envolvidos: Relacionar os envolvidos, de forma que se antecipem as devidas comunicaes requeridas.

Premissas: Destacar as regras do jogo, ou seja, Restries/obstculos: Avaliar preliminarmente os as condies necessrias para que o projeto riscos envolvidos e possveis impactos organizacionais possa ser implantado. do projeto. Aspectos Qualitativos: Se houverem, relacionar aqui os retornos intangveis que sejam relevantes, em termos de qualidade, custo, tempo e riscos.

Anlise de Viabilidade Financeira


Cronograma: Informar e anexar o cronograma do projeto, se houver. Investimentos para Implementao: Informar valor orado para execuo do projeto Oramento: Indicar aqui o oramento total do projeto. Despesas de Operao: Informar as despesas operacionais/Manuteno [R$/ms]

Comentrios: Consideraes adicionais podem ser registradas e anexadas aqui. Data: Elaborado por: Aprovado por: Indique quem Indique quem decide e aprova. preencheu.

Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Documentao do projeto de rede Entre os motivos para se implementar um projeto de rede esto: Para responder a um Request For Proposal (RFP), ou Carta Consulta, Licitao, etc. Sem RFP, como parte de suas atribuies na empresa H uma forma ligeiramente diferente de lidar com essas duas situaes Em ambos os casos, deve-se preparar um documento de projeto que: Descreve os requisitos do cliente Explica como seu projeto os atende Documenta a rede atual Detalha o projeto lgico e fsico Informa custos previstos Respondendo a um RFP Um RFP lista os requisitos bsicos do projeto e tem a seguinte estrutura comum: Objetivos de negcio para a rede Escopo do projeto Informao sobre a rede e as aplicaes existentes Informao sobre as novas aplicaes Requisitos tcnicos, incluindo escalabilidade, disponibilidade, desempenho, segurana, gerenciabilidade, usabilidade, adaptabilidade e custo-benefcio Requisitos de prazos de garantia para produtos adquiridos Restries arquiteturais e ambientais que podem afetar a implementao Requisitos de treinamento e suporte Cronograma inicial com milestones e artefatos a entregar (deliverables) Termos e condies contratuais legais Alguns RFPs j estabelecem o formato da reposta e deve ser seguida Em geral, os seguintes tpicos so includos: Uma topologia para a rede nova Informao sobre os protocolos, tecnologias e produtos que formam o projeto Um plano de implementao Um plano de treinamento Informao sobre servios de suporte Preo e formas de pagamento Qualificao de quem est respondendo ao RFP Recomendaes de outros clientes para os quais projetos de redes j foram feitos Termos e condies contratuais legais Observe que essa reposta no um projeto completo mas um esboo para ganhar a RFP (licitao) Contedo de um documento de projeto de rede A ser seguido para apresentar um projeto completo de rede (aps ganhar a RFP ou quando no h RFP) As sees do documento so: Resumo executivo Objetivo do projeto Escopo do projeto Requisitos de design (de negcio e tcnicos) Estado da rede atual Projeto lgico Projeto fsico
Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Resultados de testes Plano de implementao Oramento Apndices

Resumo executivo Uma nica pgina resumindo os pontos importantes do projeto Orientado a gerentes que sero os decisores sobre a continuao do projeto O objetivo da seo de vender as vantagens para o negcio do projeto de rede Portanto, no mencione aspectos tcnicos, ou mencione-os de forma extremamente sumria Se foque nos negcios Objetivo do projeto Descrio do objetivo principal Deve ser um objetivo de negcios Deve ter a ver com a questo: "Como a empresa ficar mais competitiva no seu negcio" Um pargrafo nico Deixe claro ao leitor que voc entende como a nova rede vai afetar a empresa Exemplo: "O objetivo deste projeto de desenvolver uma WAN que suportar aplicaes multimdia de alta banda passante e baixo atraso. As novas aplicaes so chave para a implantao bem sucedida de um novo programa de treinamento para a equipe de vendas. A nova rede WAN deve facilitar atingir o objetivo de aumentar vendas domsticas em 50% no prximo ano fiscal" Escopo do projeto Qual tamanho do projeto? uma rede nova ou uma extenso a uma rede existente? Mencione departamentos e redes afetadas pelo projeto Esclarea tambm o que no faz parte do projeto Exemplo: "O escopo do projeto de atualizar a WAN que interconecta os escritrios de vendas principais no pas sede. A nova rede WAN ser acessada por empregados das reas de vendas, marketing e de treinamento. No faz parte do escopo do projeto atualizar qualquer LAN usada por tais empregados. Tampouco faz parte do projeto atualizar as redes acessadas via satlite e por empregados que trabalham em casa" Requisitos de design (de negcio e tcnicos) Liste os objetivos de negcio e tcnicos Em ordem de prioridade Evidenciando os objetivos crticos Os objetivos tcnicos incluem objetivos relacionados escalabilidade, disponibilidade, desempenho, segurana, gerenciabilidade, usabilidade, adaptabilidade, relao custobenefcio Mostre os tradeoffs que o cliente topa fazer, usando uma tabela de priorizao de objetivos Liste as comunidades de usurios e os data stores Liste as aplicaes e seus atributos

Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Estado da rede atual Use um (ou poucos) mapas de alto nvel para mostrar a estrutura e baseline de desempenho da rede atual Mapas detalhados ficam em apndice Mostre VPNs, VLANs, segmentos, firewalls, clusters de servidores, endereamento, etc. Projeto lgico A topologia da rede Um modelo para enderear segmentos de rede e dispositivos Um modelo para dar nomes aos dispositivos de rede Uma lista de protocolos de switching e de roteamento, incluindo qualquer recomendao sobre o uso dos protocolos Mecanismos e produtos recomendados para a segurana Incluir um resumo de polticas de segurana e procedimentos associados Um plano completo de segurana pode ser includo como apndice Recomendaes sobre arquitetura e produtos para a gerncia Explicaes sobre o porqu de vrias decises tomadas, relacionando as decises aos objetivos do cliente Projeto fsico Incluir:

Tecnologias Dispositivos Escolha de provedor Informao de preos

Resultados de testes Mostre evidncias de que o projeto da rede vai funcionar Se um prottipo tiver sido construdo, inclua: Objetivos dos testes realizados Critrios de aceitao dos testes Ferramentas de testes usadas Scripts de testes Resultados e concluses Plano de implementao Inclua recomendaes sobre a implantao da rede O plano no detalhado se voc no for responsvel pela implantao Um plano de implementao inclui: Um cronograma Planos com fornecedores ou provedores de servio para a instalao de enlaces, equipamentos ou servios Planos ou recomendaes de outsourcing da implementao e/ou da gerncia da rede Um plano para informar usurios, gerentes, administradores sobre o projeto Um plano de treinamento para administradores de rede e usurios Um plano para medir a eficcia da nova rede depois de implantada Uma lista de riscos conhecidos que podem atrasar o projeto Um plano de contingncia, caso a implementao venha a falhar
Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Uma plano para a evoluo da rede face ao surgimento de novos requisitos e aplicaes

Um exemplo de cronograma tpico indicando milestones importantes segue: Data de trmino 1 junho 15 junho 22 junho 25 junho 28-29 junho 30 junho-1 julho 6 julho 20 julho 27 julho 10 agosto 17 agosto Contnuo Oramento Milestone (ponto de controle) Projeto terminado e verso inicial do Documento de Projeto distribudo aos principais gerentes, administradores e usurios finais Recepo de comentrios sobre o Documento de Projeto Documento de Projeto final distribudo Instalao de LPCDs entre todos os prdios pelo provedor WAN Administradores de rede treinados sobre o novo sistema Usurios finais treinados sobre o novo sistema Implementao piloto terminada no prdio 1 Feedback recebido dos administradores de rede e usurios finais sobre o piloto Implementao terminada nos prdios 2-5 Feedback recebido dos administradores de rede e usurios finais sobre a implementao nos prdios 2-5 Implementao terminada nos prdios remanescentes Monitorao do novo sistema para verificar que satisfaz requisitos

Deve-se documentar o oramento disponvel, incluindo: Aquisio de hardware e software Contratos de suporte e manuteno Contratos de servios Treinamento Recursos humanos Fees de consultoria Despesas de outsourcing Retorno no investimento A forma mais fcil de convencer o decisor financeiro de bancar o projeto de apresentar uma anlise de Retorno no Investimento (ROI) Um exemplo de anlise ROI: Cliente ABC est considerando gastar R$1.000.000,00 em novo equipamento de comutao WAN Se, em vez de comprar equipamento de rede, R$1.000.000,00 forem investidos por 5 anos, o retorno ser de 5% e considera-se portanto que o investimento seja de R$1,05 milho Suposio: depreciao do equipamento em 5 anos Os equipamentos atualmente em uso j esto pagos e depreciados Porm, precisamos comparar os custos de operar a rede antiga e a nova rede
Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

Com o novo equipamento, sero usados 12 enlaces E1 em vez de 20 enlaces como na rede antiga Cada enlace custa R$1.500,00 por ms (12 enlaces custam R$18K e 20 custam R$30K) Os custos recorrentes sero R$12K menores por ms e o custo de aquisio de R$1,05 milho estar pago em 1.050.000/12.000 = 7 anos, maior que o tempo de depreciao Well ... o homem no gostou ... Vamos tentar de novo!

Apndices Incluir informao suplementar aqui Mapas topolgicos detalhados Configuraes de dispositivos Detalhes de endereamento IP Resultados de testes etc.

Prof. Esp. Timteo dos Santos Oliveira

- www.timoteo.eti.br

You might also like