You are on page 1of 5

IGREJA BATISTA X MAONARIA

J fui Batista, no entendo nada de maonaria, mas sempre soube, desde pequeno, que havia uma "cobertura" manica sobre a Igreja Batista em seus primrdios. Minha me citava um certo Salomo Ginsburg que vejo citado no artigo abaixo. Well. Depois de um tempo (quase 50 anos) eu comecei a ficar um pouco mais esperto ou desperto e pela graa de Deus consegui sair da areia movedia e passei a enxergar algumas coisas interessantes. Uma delas o fato de as Igrejas Batistas (no geral) crescerem como rabo de cavalo. Pra baixo. Ou seja, elas, pelo menos aqui no meu estado, no acompanham nem o crescimento vegetativo da populao em termos percentuais. Percebia que havia alguma espcie de ncora na deno minao que limitava o crescimento a nmeros padres para cada tipo ou tamanho de cidade. Hoje isso anda meio mudado, pois as "coberturas" espirituais e as influncias mudaram. O texto abaixo fala da influncia da Maonaria na Denominao.

Batistas e Maonaria

A Maonaria e o Cristianismo Segunda-feira, 16 de outubro de 2006 - 08h40m

ESTATUTOS

Em 1723 foi publicado o primeiro estatuto da novel organizao (A Grande Loja de Londres) conhecido mundialmente como "Constituies de Anderson", por ter sido compilada e redigida pelo Rev. Presbiteriano James Anderson (1680 1739). Outros dizem ser as "Constituies" obra. de seu prefaciador, o Rev. Anglicano Joo Tefilo Desaguliers (1683 - 1744) de famlia huguenote francesa que emigrou para a Inglate rra aps a revogao do dito de Nantes. INFLUNCIA PROTESTANTE

inegvel que a Maonaria Moderna foi organizada sob influencia protestante. Os redatores do primeiro Estatuto (Anderson e Desaguliers) por suas crenas, no poderiam deixar de introduzir princpios evanglicos na nova organizao, principalmente devido ao fim a que ela se destinava. Provavelmente devido a tais princpios, a Maonaria se desenvolveu muito nos pases onde predominava a influencia protestante (Inglaterra. Alemanha e Amrica do Norte), A propagando-se MAONARIA E depois OS para o resto do NO mundo.* BRASIL

BATISTAS

Os emigrados dos EUA que se estabeleceram em Santa Brbara em So Paulo fundaram em 10/09/1871 a Igreja Batista em Santa Brbara (4. pg. 230), a primeira Igreja Batista estabelecida em solo brasileiro (Pr. Richard Ratcliff), fundaram tambm em 1874 a Loja Manica "George Washington" (4, pg. 44), onde se encontravam cerca de oito batistas sendo que pelo menos cinco deles foram tambm fundadores da Primeira Igreja, entre eles estava o Pr. Robert Porter Thomas .

O Pr. Thomas foi interino por diversas oportunidades tanto na Primeira Igreja quanto na Igreja da Estao (2a), fundada em 02/11/1879 (Pr. Elias Hoton Quillin). O pastorado interino do Pr. Thomas nas duas Igrejas somou cerca de 25 anos de profcuo trabalho, sendo o que mais tempo pastoreou tais Igrejas.

Em 12/07/1880, a pedido da Igreja da Estao, foi formado um Conclio reunindo as duas Igrejas, para Recepo e Consagrao ao Ministrio do Irmo Antnio Teixeira de Albuquerque, tendo sido batizado pelo Pr. Thomas. Foi moderador do Conclio que se realizou no salo da Loja Manica, o Pr. Ouillin, conforme se descreve na carta subscrita pelo moderador e pelo secretrio do Conclio (4, pg. 249 - traduo e pg. 407 fac-smile do original) ao Foreign Mission Board of fhe Soufhern Baptist Convention (Richmond, VA., U. S.A. ).

Destaco o fato curioso de que o Primeiro Pastor Batista Brasileiro, alm de ter sido batizado por um Pastor que era Maom foi ainda c onsagrado ao Ministrio da Palavra no salo da Loja Manica.

importante recordar que a Igreja em Santa Brbara era uma igreja missionria. Foi ela que insistiu e conseguiu, que a "Junta de Richmond" nomeasse missionrios para o Brasil, estabelecendo -se ento em Sta. Brbara a "Misso Batista no Brasil". O primeiro missionrio foi o Pr. Ouillin (1878), com sustento prprio. Seguiram-se, sustentados pela "Junta": Bagby (1880), Taylor (1882), Soper (1885), Putheff (1885) e outros sendo que Bagby, Soper e Putheff foram pastores da Igreja em Sta. Brbara, que tinha entre seus membros, um expressivo grupo de maons

Em 1921, Salomo Luiz Ginsburg, Missionrio da Junta de Misses Estrangeiras de Richmond, publicou o seu livro "Um Judeu Errante no Brasil ", sua autobiografia. Encontra -se em algumas partes de seu relato a descrio de sua condio de Maom (5, pg. 82 e 83 ).**

Da imensa obra de Ginsburg desejo destacar poucos tpicos. Foi Ginsburg o editor do primeiro Cantor Cristo (16 hinos) em 1891 e na edi o atual do referido Cantor ele aparece como Autor ou Tradutor de 102 hinos. Destaco ainda, conforme nos informa o Pr. Ebenezer Soares Ferreira (veja O Jornal Batista n 30 de 24/07/94), Ginsburg foi o fundador, na cidade de So Fidlis no Estado do Rio de Janeiro, da Loja Manica Auxlio Virtude (02/07/1894) e

da "Egreja DE CHRISTO, CHAMADA BATISTA" (27/07/1894). que foi a primeira Igreja Batista em So Fidlis Segundo o mesmo autor (9, pg. 64), o primeiro Templo Batista construdo no Brasil, foi o da Primeira Igreja Batista de Campos, edificado sob o pastorado de Salomo Ginsburg e com a colaborao financeira dos Maons.

O Pastor Jos de Souza Marques, que foi Presidente da Conveno Batista Carioca e da Conveno Batista Brasileira, tendo em 1940, na Conveno da Bahia, organizado a Aliana dos Pastores Batistas Brasileiros, que mais tarde tomou o nome de Ordem dos Ministros Batistas do Brasil, permanecendo em sua Presidncia at 1962, cujo fruto todos conhecem, exerceu cargos importantes na administrao manica, tendo sido inclusive presidente, por muito tempo, do Supremo Tribunal de Justia Manica. Ainda hoje, a nica foto existente no Salo do Conselho do Palcio Manico do Lavradio, a do Pr. Souza Marques. No mesmo Palcio, a sala de Tribunal de Justia tem o nome de Jos de Souza Marques. Foi tambm Membro Efetivo do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocs Antigo e Aceito, encontrando -se em sua sede em exposio, um retrato pintado a leo do Pastor Souza Marques. Inmeros outros Homens de F, verdadeiros cristos, inclusive batistas de relevncia na Denominao, entre completo a F tm Crist e sido e maons a prtica fonte sem encontrar *** aqui incompatibilidades artigo Manica.

http://www.lojaantoniojoao.com.br/not -view.php?not_id=5&P HPSESSID=129f607bb342fb744b51d97a7bb9db11

Ronald - Algum que uma vez cansado de comprar po dos sacerdotes, passou a comprar Quem Quem tem no medo ouve a da voz direto verdade, do jamais acaba do poder ouvindo conhecer a voz a do padeiro. VERDADE. Im -postor.

Pastor,

No Visite

http://www.youtube.com/user/ronaldloma

You might also like