You are on page 1of 4

FACULDADE NOVOS HORIZONTES Curso de Direito

O PROCESSO DE KAFKA E O ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO

Alfredo Cesar Menezes Itamar Sotero Alves Jos Augusto Pinto Jussara das Graas Loureno Leomar Edson de Oliveira Arajo Melissa Barrioni e Oliveira

Belo Horizonte 2011

O Estado Democrtico de Direito a estrutura de organizao estatal que prev a exigncia de reger-se por normas democrticas, com eleies livres, peridicas e pelo povo, bem como o respeito das autoridades pblicas aos direitos e garantias fundamentais (MORAES, 2006, p. 17). Desta forma, Franz Kakfa, no livro O Processo, apresenta posicionamentos complexos frente ao que prev esse padro adotado atualmente pelo Brasil, conforme disposio constitucional (art. 1, CR/88).

Primeiramente, o ponto mais conflitante entre o que prev o ordenamento jurdico ptrio e o mundo de Joseph K. talvez seja aquele ligado a publicidade dos atos processuais, pois mesmo na hiptese de segredo de justia (art. 5, LX, CR/88), o indivduo que se encontra envolvido em um inqurito ou em um processo deve obrigatoriamente tomar cincia dos termos do procedimento instaurado para poder se defender.

Ademais, sobre isso, a Constituio da Repblica de 1988, no art. 5, LV, trata do direito ao contraditrio e ampla defesa, corolrios do devido processo legal e do Princpio da Legalidade, sem os quais no possvel realizar o princpio de justia, por faltar condies necessrias de resposta acusao, e que se encontram flagrantemente ausentes no O Processo.

Ainda referente a esse assunto, tem-se prejudicado os princpios da verdade real, da persuaso racional do juiz e da correlao, pois sem a adequada apresentao da defesa no processo torna-se impossvel chegar a veracidade do caso para determinar a existncia ou no da culpabilidade e, consequentemente, atrapalha a delineao da punio devida que deveria ser feita a partir de uma anlise dos detalhes previstos nos autos, verificando a ligao entre o fato descrito como criminoso e o fato pelo qual o ru seria condenado (MIRABETE, 2007, p. 25 e 461). Alm disso, h o contrassenso sobre o estado de inocncia, princpio institudo no Direito Brasileiro, mas que tem sua eficcia controvertida nos dias de hoje tanto

quanto Kafka o apresenta, haja vista mesmo que, em tese, uma pessoa s possa ser considerada culpada aps trnsito em julgado de sentena penal condenatria (art. 5, LVII, CR/88), o modo como o indivduo tratado durante o inqurito e o processo, assim como o estigma social imposto ao acusado, j o faz ser culpado. Nota-se que nem sequer preciso haver deciso final para que a pessoa sofra os efeitos de um crime que, por vezes, no cometeu.

Assim, no que se refere ao sistema processual penal descrito no livro de Kafka mister afirmar que se trata do tipo inquisitivo, diferente do que adotado atualmente no Brasil que o acusatrio, sendo que este ltimo prev o contraditrio e a ampla defesa, a publicidade e a imparcialidade, enquanto o primeiro tem como caractersticas o sigilo, ser um procedimento escrito e no possuir a garantia do contraditrio (CAPEZ, 2007, p. 45).

Por fim, a negao de direitos consagrados a afirmao clara de que, apesar de existirem dispositivos normativos que prevejam a proteo dos direitos e garantias fundamentais dos indivduos, o Estado falha ao estabelecer a justia, devido ainda existente obscuridade e tambm ao distanciamento da norma e da populao em geral, pois vigora certa alienao por parte das pessoas sobre os direitos garantidos e, especialmente, sobre os mecanismos de proteo destes.

REFERNCIAS

BRASIL. Constituio (1988) Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 1988.

CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 2007.

KAFKA, Franz. O Processo. So Paulo: Martin Claret, 2006.

MIRABETE, Jlio Fabbrini. Processo Penal. So Paulo: Atlas, 2007.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Atlas, 2006.

You might also like