You are on page 1of 7

Como captar o movimento de uma bola de futebol chutada pelo goleiro?

O goleiro coloca a bola em jogo com um chute forte. A bola sobe at um ponto mximo e comea a descer descrevendo, assim, uma curva que recebeu o nome de parbola. O fsico italiano Galileu Galilei, 1564 a 1642 (foto), estudou atentamente movimentos como o desta bola e concluiu que, se no fosse a resistncia do ar, qualquer corpo solto no campo de gravidade da Terra se movimentaria do mesmo modo. Ou seja, ao fim de 1 segundo percorreria cerca de 5 X 12 = 5 metros;depois de 2 segundos, percorreria cerca de 5 X 22 = 20

metros; depois de 3 segundos, 5 X 32 = 45 metros; e assim sucessivamente. Desta forma, depois de x segundos, percorreria 5 X x2 metros, onde 5 aproximadamente a metade da acelerao da gravidade em metros por segundo, em cada segundo. Isto o mesmo que escrever a funo f (x) = 5x2. Galileu agrupou todos esses elementos em um importante conceito matemtico: funo quadrtica. Toda funo na qual a varivel x aparece com o expoente mximo igual a 2 chamada de funo quadrtica, ou polinomial de segundo grau, pois o expoente mximo da varivel o quadrado.

1. O grau de uma funo O grau de uma varivel independente dado pelo seu expoente. Assim, as funes de segundo grau so dadas por um polinmio de segundo grau, e o grau do polinmio dado pelo monmio de maior grau.

Portanto, as funes de segundo grau tm a varivel independente com grau 2, ou seja, o seu maior expoente 2. O grfico que corresponde a essas funes uma curva denominada parbola.

No dia-a-dia, h muitas situaes definidas pelas funes de segundo grau. A trajetria de uma bola lanada para a frente uma parbola. Se fizermos vrios furos em vrias alturas num bote cheio de gua, os pequenos jorros de gua que saem pelos furos descrevem parbolas. A antena parablica tem a forma de parbola, originando o seu nome. 2. Definio Em geral, uma funo quadrtica ou polinomial do segundo grau expressa da seguinte forma:

f (x) = ax2 + bx + c, onde a

Observamos que aparece um termo de segundo grau, ax2. essencial que exista um termo de segundo grau na funo para que ela seja uma funo quadrtica, ou de segundo grau. Alm disso, esse termo deve ser o de maior grau da funo, pois se houvesse um termo de grau 3, isto , ax3, ou de grau superior, estaramos falando de uma funo polinomial de terceiro grau. Assim como os polinmios podem ser completos ou incompletos, temos funes de segundo grau incompletas, como:

f (x) = x2 f (x) = ax2 f (x) = ax2+ bx f (x) = ax2 + c

Pode acontecer de o termo de segundo grau aparecer isoladamente, como na expresso geral y = ax2; acompanhado por um termo de primeiro grau, como no caso geral y = ax2 + bx; ou tambm unido a um termo independente ou a um valor constante, como em y = ax2 + c.

Figura 1

Figura 2

Como exemplo, vamos analisar as duas situaes seguintes: Como calcular a rea de um crculo cujo raio ir variar? (Figura 1, acima, esquerda). Qual ser a rea de um retngulo cuja altura cinco unidades menor que sua base? (Figura 2, acima). Precisamos das funes quadrticas para resolver estes problemas. No primeiro caso, a funo ser:

A (r) =

r2

No segundo caso, teremos:

A (x) = x2 5x

comum pensarmos que a expresso algbrica de uma funo quadrtica mais complexa que a das funes lineares. Normalmente, tambm supomos que sua representao grfica mais complicada. Mas no sempre assim. Alm disso, os grficos das funes quadrticas so curvas muito interessantes, conhecidas como parbolas. 3. Representao grfica da funo y = ax2 Como acontece com toda funo, para represent-la graficamente temos, antes, de construir uma tabela de valores (Figura 3, ao lado). Comeamos representando a funo quadrtica y = x2, que a expresso mais simples da funo polinomial de segundo grau.

Figura 3

Se unirmos os pontos com uma linha contnua, o resultado uma parbola, como mostra a Figura 4, abaixo: Observando atentamente a tabela de valores e a representao grfica da funo y = x2 vamos perceber que o eixo Y, das ordenadas, o eixo de simetria do grfico.

Alm disso, o ponto mais baixo da curva (aquele em que a curva se intercepta com o eixo Y) o ponto de coordenadas (0, 0). Este ponto conhecido como vrtice da parbola. Figura 4

Na Figura 5, ao lado, esto as representaes grficas de vrias funes que tm como expresso geral y = ax2. Observando com ateno a Figura 5 podemos afirmar: O eixo de simetria de todos os grficos o eixo Y. Como x2 = ( x)2, a curva simtrica em relao ao eixo das Figura 5 ordenadas. A funo y = x2 crescente para x > xv e decrescente para x < xv.

Trata-se de uma funo contnua, pois para pequenas variaes de x correspondem pequenas variaes de y. Todas as curvas tm o vrtice no ponto (0,0). Todas as curvas que esto no semiplano de ordenadas positivas, com exceo do vrtice V (0,0), tm ponto de mnimo que o prprio vrtice. Todas as curvas que esto no semiplano de ordenadas negativas, com exceo do vrtice V (0,0), tm ponto de mximo que o prprio vrtice. Se o valor de a for positivo, os ramos da parbola se dirigem para cima. Ao contrrio, se a for negativo, os ramos se dirigem para baixo. Dessa forma, o sinal do coeficiente determina a orientao da parbola: a > 0, a parbola abre-se para valores positivos de y. a < 0, a parbola abre-se para valores negativos de y. medida que aumenta o valor absoluto de a, a parbola mais fechada, isto , os ramos ficam mais prximos do eixo de simetria: quanto maior |a|, mais a parbola se fecha. Os grficos de y = ax2 e y = ax2 so simtricos entre si com relao ao eixo X, das abscissas.

Figura 6a 4. Representao grfica da funo y = ax2 + c Vamos observar as tabelas de valores e suas representaes grficas nas Figuras 6a, acima e 6b, abaixo:

Figura 6b O grfico y = x2 3 obtido baixando-se 3 unidades no grfico da funo y = x2. O grfico de y = x2 + 5 obtm-se elevando-se em 5 unidades o grfico da funo y = x2. Para lembrar:

Figura 7

Em geral, o grfico da funo y = ax2 + c se obtm deslocando o grfico y = ax2 em c unidades na direo do eixo Y, como mostra a Figura 7, ao lado.

As duas funes y = x2 3 e y = x2 + 5, representadas nas Figuras 6a e 6b, tm as seguintes caractersticas: Seu eixo de simetria Y. So simtricas com relao ao eixo Y. Para a > 0, o grfico se abre para as ordenadas positivas. Para a < 0, o grfico se abre para as ordenadas negativas. O vrtice da parbola o ponto V (0, c). O grfico desloca-se verticalmente em funo de c. 5. Representao grfica da funo y = ax2 + bx Acrescentar um termo de primeiro grau funo estudada y = ax2 implica uma nica modificao: a parbola sofre uma translao. Isto significa que o vrtice j no ser o ponto (0, 0), como mostra a Figura 8, abaixo.

Por isso, para poder representar a parbola, ser necessrio encontrar um mtodo que nos permita localizar a posio do novo vrtice.

Partimos da funo y = ax2 + bx. Esta funo tambm pode ser escrita como y = x (ax + b). Sabemos que nos pontos em que os ramos da parbola cortam o eixo X, das abscissas, o valor de y ser 0. Por isso podemos dizer que x X (ax + b) = 0. Resolvendo esta expresso, saberemos os pontos em que a parbola corta o eixo X. Figura 8 Podemos facilmente notar que uma soluo x = 0, e se isolarmos o x em (ax + b) = 0, obteremos x = (b/a). Se a parbola corta o eixo X nos pontos 0 e (b/a), a abscissa do vrtice (Xv) ser necessariamente o ponto mdio do segmento que tem por extremos 0 e (b/a). Assim:

Para obter o valor da ordenada do vrtice, basta substituir o valor de x por (b/2a) na funo. A partir da ficamos conhecendo os valores que mais nos interessam para construir a tabela e representar graficamente a funo.

6. Representao grfica da funo y = a (x h)2 Quando a funo f (x) = ax2 + bx + c pode ser expressa na forma f (x) = a (x h)2, esta uma translao horizontal sobre o eixo X da funo y = ax2. Temos a funo f (x) = x2 4x + 4, que, por ser um quadrado perfeito, pode ser expressa como f (x) = (x 2)2. Vamos representar f (x) = x2 e f (x) = (x 2)2 num mesmo grfico (Figura 9, abaixo): Observando a Figura 9 (ao lado), vemos que a curva f (x) = (x 2)2 idntica a y = x2, mas com o vrtice em V (2, 0).

Figura 9

Em geral, os grficos das funes f (x) = (x c)2 so idnticos a f (x) = x2, mas com o vrtice em (c, 0). Para lembrar:

Essas funes obedecem aos mesmos critrios que f (x) = ax2, com a diferena de que o eixo de simetria passa pelo vrtice (c, 0) e paralelo ao eixo das ordenadas.

7. Representao grfica da funo f (x) = a (x h)2 + k Quando a funo f (x) = ax2 + bx + c no pode ser indicada na forma f (x) = a (x h)2, devemos tentar express-la como f (x) = a (x h)2 + k. Vamos considerar a funo da Figura 10, abaixo:

f (x) = x2 + 6x + 12 = x2 + 6x + 9 + 3

Como:

x2 + 6x + 9 = (x + 3)2

Podemos, portanto, express-la desta maneira:

f (x) = (x + 3)2 + 3

Agora, vamos representar graficamente f (x) = x2:

f (x) = (x + 3)2 f (x) = (x + 3)2 + 3 Figura 10 De acordo com a Figura 10, o grfico da funo f (x) = x2 + 6x + 12 obtido com uma translao da parbola f (x) = x2 em 3 unidades negativas nas abscissas e 3 unidades positivas nas ordenadas. Os grficos obtidos das funes descritas na Figura 11 (abaixo) obedecem aos mesmos critrios gerais. Tendo apenas algumas diferenas: O vrtice encontra-se no ponto (h, k). O eixo de simetria da parbola a reta que passa pelo vrtice (h, k) e paralela ao eixo das ordenadas.

8. Representao grfica da funo y = ax2 + bx + c A funo quadrtica, em sua forma completa, corresponde expresso y = ax2 + bx + c. Seu grfico, em geral, obtido deslocando-se verticalmente a representao grfica da funo y = ax2 + bx. O valor de c o que determina o deslocamento da funo.

Figura 11

Se c for positivo, a funo se deslocar c unidades para cima. Inversamente, se c for negativo, o deslocamento ser de c unidades para baixo.

Figura 12 A partir das funes indicadas na Figura 11, acima, vamos observar suas representaes grficas (Figura 12, abaixo) e as translaes que sofreram: Considere que, para representar graficamente a funo, precisamos conhecer o vrtice da parbola. Observe que nas duas parbolas da Figura 12, ao lado, o valor da abscissa o mesmo: x = 2. Isto nos permite utilizar o mtodo de calcular as coordenadas do vrtice: xy = (b/2a) e o valor da ordenada. Esses clculos podem ser obtidos substituindo-se o valor de x por (b/2a) na funo. Por ltimo, bom guardar as seguintes afirmaes: O eixo de simetria da parbola a reta vertical que passa pelo vrtice da parbola. A parbola corta o eixo Y no ponto (0,c). Os pontos de interseo com o eixo X so determinados resolvendo-se a equao: ax2 + bx + c = 0

Para lembrar:

Pode haver dois pontos de interseo, um, ou nenhum, dependendo do valor do discriminante da equao ser positivo, zero ou negativo, respectivamente.

Figura 13 Exemplo:

Assim, o vrtice estar situado no ponto V (2,2) (Figura 13, acima, direita).

EXERCCIOS 1. Representar graficamente as seguintes funes e compar-las com o grfico da funo y = x2. a) y = x2. b) y = x2 + 2. c) y = x2 4x. d) y = (x2/2) 2x + 3.

2.

Partindo da funo y = x2, desenhar as funes: y = x2 + 1, y = x2 2.

2 2 3. Representar graficamente as funes y = (x 2) , y = (x + 1) a partir de y = x2.

2 2 4. Representar graficamente as funes y = (x + 2) + 1, y = (x 1) 2.

Glossrio Discriminante: na soluo de equaes de segundo grau, a expresso: b2 4ac . Grau: o maior expoente de x. Monmio: expresso algbrica formada por uma parte numrica, denominada coeficiente, e uma parte literal. Dois monmios originam um binmio. Translao: movimento direto em que cada ponto e sua imagem determinam retas paralelas. Valor absoluto: tambm chamado de mdulo de um nmero. o prprio nmero, se este nmero for positivo ou zero. E o oposto desse nmero, se o nmero for negativo. Assim: |2| = |2| = 2

You might also like