You are on page 1of 4

FUPAC FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS CURSO: ADMINISTRAO 1 perodo DISCIPLINA: Direito Pblico e Privado PROFESSOR: RAFAEL GUSMO

MO DIAS SVIZZERO -------------------------------------------------------------------------------------------

DIREITO
ORIGEM: A palavra Direito tem origem em duas expresses latinas distintas: Directum (linha reta): a nomenclatura vem do conceito geomtrico "linha reta", simbolizando a retido do sistema jurdico. A palavra apresenta o maior valor do Direito, que o "justo". Todos os institutos jurdicos, sem qualquer exceo, visam a busca do justo, de forma implcita. O valor "justo" objetivo, sendo encontrado nas fontes do Direito, principalmente nos princpios e regras constitucionais. Jus, juris (vnculo): a palavra em questo traz a idia de relao jurdica, isto , a relao lgica do sistema, estabelecida por uma premissa maior (norma), uma premissa menor (fato) e a concluso, que a subsuno do fato norma. CONCEITO: Direito a norma que rege as aes humanas e suas conseqncias na vida real, estabelecida por uma organizao soberana, com carter sancionatrio. O conjunto das normas gerais e positivas, que regulam a vida social. (RADBRUCH); Sistema de normas imperativo-atributivas, que regulam a vida social do homem, orientando-a para a justia. (GILVANDRO COELHO). Indispensvel portanto, determinada ordem. Pressupe estas certas restries ou limitaes atividade de cada um de ns, a fim de que possamos realizar nosso destino. O fim do direito precisamente determinar regras que permitam aos homens a vida em sociedade. A ordem jurdica no outra coisa seno o estabelecimento dessas restries, a determinao desses limites, a cuja observncia todos os indivduos se acham indistintamente submetidos, para que se torne possvel a coexistncia social. O direito domina e absorve a vida da humanidade. Como mostra a imagem simblica da balana, o direito busca um equilbrio.

FUPAC FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS CURSO: ADMINISTRAO 1 perodo DISCIPLINA: Direito Pblico e Privado PROFESSOR: RAFAEL GUSMO DIAS SVIZZERO ------------------------------------------------------------------------------------------DIREITO E MORAL A moral concentra-se no homem em relao aos seus deveres, suas crenas religiosas, profissionais, amorosas, etc, enfim, seu foro ntimo. J o Direito preocupa-se unicamente com o homem em sociedade, nas relaes com os demais membros do grupo. Enquanto o tribunal do Direito regulado pelo Estado, o tribunal da conscincia que reduto da Moral, que cada um de ns carregamos.

DIREITO Bilateral dirigi-se ao menos para duas pessoas Heternomo obrigatrio a sua observncia Exterior o direito se exterioriza na sociedade, voltado para ela. Coercvel pode ser utilizado da fora para ser cumprido. Possui Sano prefixada as penas pelo descumprimento esto previamente estabelecidas.

MORAL Unilateral voltado para a pessoa que a segue. Autnomo indicam apenas um comportamento, no sendo obrigatrio. Interior calcado na conscincia de cada indivduo. Incoercvel o mecanismo de constrangimento no dotado da fora para se induzir a obedincia. Sanes difusas no existe pena pr-estabelecida, normalmente ser a reprovao social, o enfraquecimento de laos de amizade

DIREITO OBJETIVO E DIREITO SUBJETIVO A palavra direito encerra duas significaes diversas traduzidas pelas expresses direito objetivo e direito subjetivo. DIREITO OBJETIVO - a regra de direito, a regra imposta ao proceder humano, a norma de comportamento a que o indivduo deve se submeter, o preceito que, deve inspirar sua atuao. O direito objetivo designa o direito enquanto regra (jus est norma agendi). DIREITO SUBJETIVO - o poder, so, as prerrogativas de que uma pessoa titular, no sentido de obter certo efeito jurdico, em virtude da
2

FUPAC FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS CURSO: ADMINISTRAO 1 perodo DISCIPLINA: Direito Pblico e Privado PROFESSOR: RAFAEL GUSMO DIAS SVIZZERO ------------------------------------------------------------------------------------------regra de direito. A expresso designa apenas uma faculdade reconhecida pessoa pela lei, e que lhe permite realizar determinados atos. a faculdade que, para o particular, deriva da norma. ( jus est facultas agendi). DIREITO POSITIVO E DIREITO NATURAL - O direito pode ser concebido sob uma forma abstrata, um ideal de perfeio. Os homens esto perenamente insatisfeitos com a situao em que se encontram e sua aspirao melhor-la cada vez mais. O direito positivo o ordenamento jurdico em vigor num determinado pas e numa determinada poca. O direito natural o ordenamento ideal, corresponde a uma justia superior e suprema. H no entanto, quem considere tal idia contrria ao progresso da cincia. Para as escolas Histrica e Positiva, s o direito positivo merece ateno dos estudiosos. No podemos, todavia, deixar de reconhecer a existncia de uma lei anterior e superior ao direito positivo. Leis existem, realmente, que, apesar de no escritas, so indelveis, jamais se apagaro. Cada um de ns as traz gravadas no prprio corao. Sobre elas descansa a vida das comunidades. Elas ordenam o respeito a Deus, o respeito liberdade e aos bens, a defesa da ptria, e constituem as bases permanentes e slidas de toda legislao. O direito natural representa assim "a duplicata ideal do direito positivo". Simboliza a perfeita justia (justo por lei e justo por natureza). DIREITO PBLICO E DIREITO PRIVADO Direito pblico a parte do Direito Positivo que regula o exerccio do poder poltico do Estado, os interesses e necessidades coletivos para conservar e fazer progredir a sociedade. Direito Privado a parte do Direito Positivo que regula os interesses dos indivduos entre si, para permitir a realizao da pessoa humana na sociedade.

FUPAC FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS CURSO: ADMINISTRAO 1 perodo DISCIPLINA: Direito Pblico e Privado PROFESSOR: RAFAEL GUSMO DIAS SVIZZERO ------------------------------------------------------------------------------------------DIVISO DO DIREITO PBLICO: Direito Constitucional Ramo do Direito, Pblico Interno que disciplina a estrutura bsica do Estado e garante os direitos fundamentais do indivduo; Direito Administrativo Ramo do Direito Pblico Interno que regula a organizao e o funcionamento da administrao pblica; Direito Penal Ramo do Direito Pblico Interno que regula os fatos considerados como ilcitos penais, tendo em vista a defesa da sociedade; Direito Financeiro e Tributrio Ramo do Direito Pblico Interno que disciplina a atividade financeira do Estado e disciplina as receitas pblicas de carter compulsrio; Direito Eleitoral Ramo do Direito Pblico Interno que disciplina os partidos polticos, as eleies e a organizao da justia eleitoral; Direito Processual Ramo do Direito Pblico Interno que regula a prestao jurisdicional pelo Estado, atravs do processo; Direito Internacional Pblico Ramo do Direito Pblico Externo que disciplina os direitos e deveres internacionais do Estado e dos organismos inter-estatais; DIVISO DO DIREITO PRIVADO: Direito Civil - Ramo do Direito privado que disciplina as pessoas, os Negcios Jurdicos, a famlia, as obrigaes e contratos, a propriedade e demais direitos reais, bem como a sucesso "mortis causa"; Direito Comercial - Ramo do Direito privado que regula as relaes dos comerciantes entre si e destes com as pessoas que com eles negociam; Direito do Trabalho possui uma classificao controvertida, pois nem todos o admitem como ramo do Direito Privado, porque entendem ser as relaes de trabalho um problema do Estado. Mas, no podemos acatar tal classificao, haja vista que o contrato de trabalho no estabelecido pelo estado, mas sim pelas vontades do empregado e empregador. Temos tambm a questo dos sindicatos que so organizaes no estatais e a negociao coletiva no pblica. Direito Industrial, Direito Martimo, Direito Aeroespacial e Direito Aeronutico.
4

You might also like