You are on page 1of 16

PROCEDIMENTOS BSICOS DE HIGIENIZAO NAS INDSTRIAS DE ALIMENTOS

HIGIENE ALIMENTAR Para a maior parte das pessoas a palavra higiene significa limpeza. Se uma coisa tem a aparncia limpa ento elas acham que tambm deve ser higinica. Como individuo que trabalha em processamento de produto alimentcio, voc deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para certificar-se de que os alimentos que manipula so 100% higinicos e tem condies de serem ingeridos sem o perigo de causar intoxicao alimentar. A verdadeira definio de higienizao alimentar : A DESTRUIO, nos alimentos, de todas e quaisquer bactrias prejudiciais sade, por meio do cozimento adequado ou de outros processos. A PROTEO dos alimentos contra a contaminao diversa; A INIBIO da multiplicao das bactrias prejudiciais a sade elevar um limite seguro, que mantenha a qualidade do produto para o consumo. HIGIENIZAO PESSOAL Em qualquer caso de intoxicao alimentar existe sempre uma causa humana. A intoxicao alimentar no acontece por acaso, ela causada e sempre causada por algum que no tem bons hbitos de higiene. Portanto, essencial que voc siga uma rotina rigorosa de higiene pessoal para que possa completar os bons hbitos de higiene. Os microorganismos que levam a intoxicao alimentar esto presentes em todas as pessoas, em um momento ou outro independente do cuidado que elas dediquem a sua higiene pessoal. Se voc trabalha na industria alimentcia, tem a obrigao legal e moral de fazer com que os alimentos que manipula no sejam contaminados por causa de sua falta de higiene pessoal. As reas de higiene pessoal em que voc deve ter maior cuidado so as seguintes: MOS E PELE. uma das maiores fontes de contaminao. Suas mos devem ser lavadas com um sabo bactericida sendo as unhas esfregadas com uma escova de unhas e adequadamente secas toda a vez que voc mudar de atividade durante o perodo de trabalho, em especial quando: Antes de entrar na rea de manipulao de alimentos; Antes de usar equipamentos ou manipular qualquer tipo de produto alimentcio. Depois de usar o banheiro; Entre a manipulao de alimentos crus e cozidos; Depois que voc pentear os cabelos; Depois de comer, fumar ou assoar o nariz; Depois de manipular lixo ou resto de alimentos; Uma vez as mos contaminadas passa a contaminao de pessoa para pessoa, pessoa para alimento e pessoa para o ambiente, e pessoa para o equipamento. PS. Manter sempre as unhas curtas e sem esmalte. Os machucados devero ser cobertos com uma bandagem de cor viva e a prova dgua.

CORTES, MACHUCADOS FERIDAS E RASPES

CABELOS

Todos os manipuladores de alimentos devem usar proteo adequada na cabea de maneira a cobrir completamente os cabelos, inclui-se a barba comprida. Qualquer manipulador que tiver corrimento no nariz, orelhas e olhos deve ser afastado da rea de processamento de alimentos. Evitar doces e gomas de mascar devido s bactrias encontradas na boca. Cigarros, charutos e cachimbos nos ambientes de manipulao de alimentos uma prtica ilegal. Deve se impedir o uso de perfume e loo por parte dos manipuladores de produtos alimentcios, porque h uma grande probabilidade de contaminao, em especial aqueles produtos com alto teor de gordura. Brincos, relgios, anis e broches, so armadilhas de sujeiras onde as partculas de alimentos e a poeira pode se acumular e disseminar bactrias prejudiciais sade alm de causar doenas da pele. A nica jia permitida a aliana de ouro. A palavra proteo usada em relao aos alimentos e no a pessoa que usa este tipo de roupa. o produto alimentcio que deve ser protegido pela roupa do manipulador contra as fontes externas de contaminao. Devem ser sempre limpas, lavveis, de cores claras, sem bolsos externos e de preferncia com prendedores do tipo no abotovel. Todo o manipulador de produtos alimentcios deve informar a seus superiores se esto sofrendo de qualquer tipo de doena que possa levar a contaminao de produtos alimentcios. A preveno melhor que a cura.

ORELHAS, NARIZ e BOCA.

HABITO DE FUMAR USO DE JIAS PERFUMES E LOES

ROUPAS DE PROTEO

CUIDADOS GERAIS DE SADE E INFORMAES SOBRE DOENAS EDUCAO EM HIGIENE.

HIGIENIZAO DOS EQUIPAMENTOS LIMPEZA: Remoo de resduos orgnicos e minerais constitudos por protenas, gorduras, sais minerais, tendo como funo reduzir a carga microbiana. Reduo dos microorganismos patognicos a nveis considerveis seguros ao consumo humano.

SANIFICAO SANITIZAO/DESINFECO

CONJUNTO DE FATORES DA HIGIENIZAO HE = Energia qumica (1) x Energia mecnica (2) x Energia trmica (3) x Tempo (4) ENERGIA QUMICA Reaes de saponificao e solubilizao de protenas por agentes alcalinos; dissoluo de incrustaes minerais por cidos e eliminao de microorganismos por agentes sanificantes como cloro ou iodo; Responsvel pelo contato dos resduos e microorganismos com os agentes de higienizao (esfregamento ou presso); Com o aumento da temperatura das solues se obtm uma maior eficincia na higienizao. Perodo necessrio de contato entre os agentes qumicos (detergentes, sanificantes) e os resduos para que as reaes ocorram com eficincia. A prncipio quanto maior o tempo de contato, mais eficiente ser a higienizao. No entanto, as reaes qumicas ocorrem com maior eficincia nos minutos iniciais da aplicao dos agentes qumicos. ESTAGIO DA HIGIENIZAO PR-LIMPEZA (gua potvel) uma operao que se realizada de maneira adequada pode reduzir uma grande parte dos resduos presentes no substrato. LIMPEZA (Detergente) a operao mais importante e seu sucesso depende de se conhecer bem as caractersticas do detergente e de respeitar as condies de seu emprego. tambm fundamental que se conhece as caractersticas dos resduos a serem removidos. Em se tratando de alimentos os resduos so aucares, protenas, gorduras e sais minerais. a operao realizada para a remoo de todos os resduos de detergentes que se encontram sobre a superfcie do material. a operao onde so utilizados agentes qumicos ou fsicos a fim de eliminar ou reduzir o nmero de microorganismos a nveis seguros para o consumo humano. Alguns sanitizantes dependendo dos ppm utilizados no necessitam enxge final (Ex. Hipoclorito de sdio, cido peractico e perxido de hidrognio.).
4

ENERGIA MECNICA ENERGIA TRMICA TEMPO

ENXGE (gua potvel)

SANITIZAO/ SANIFICAO/ DESINFECO

ENXGE FINAL (gua potvel) SECAGEM MANUAL

Etapa onde se elimina os resduos de sanitizantes quando for o caso. PS. Se a gua no for potvel ocorrer a recontaminao. Remoo dos resduos lquidos da superfcie. TIPOS DE HIGIENIZAO Mtodo recomendado para situaes onde a higienizao mecnica no aplicvel, ou quando se exige uma ao mecnica adicional. Usar detergente de mdia alcalinidade ou neutros; Temperaturas de 45C; Sanificantes a base de cloro, Iodo, etc; Utilizar esponjas, escovas, raspadores que no arranhem o substrato; Os utenslios, depois de limpos, devem ser imersos em uma soluo sanitizante at o prximo uso. Sua eficincia depende 100% do operador. Mtodo aplicado a utenslios, partes desmontveis de equipamentos e tubulaes, tais como vlvulas, conexes e, ainda para o interior de tachos e tanques. Usar detergente de mdia ou baixa alcalinidade; Temperaturas de 45 a 50C; Sanificantes a base de cloro, Iodo, etc; Mtodo com alta presso em tnel isolado e jatos direcionados, utilizado nas indstrias de alimentos para higienizao de bandejas, talheres e outros utenslios; nas indstrias de laticnios, tarros transportadores de leites. Detergente de alta alcalinidade; Temperatura de 70 a 80C, pois no h contato com o operador; Sanitizao com agentes qumicos (cloro) ou fsicos (gua quente ou vapor direto); No caso dos lates, devem ser tampados somente aps a evaporao do vapor, para evitar a condensao e conseqente crescimento de microorganismo. Processo de higienizao por alta e baixa presso, com equipamento constitudo por uma pistola e injetor, por onde aspergida gua para pr-lavagem, gua/detergente para limpeza, gua para enxge e gua/santificantes para sanitizao. Aplicado para higienizao de superfcies externas dos equipamentos, tais como tanques, pisos, paredes, etc. Caminho de transportes e rea de processamento. (Requer pessoal especializado). Detergentes neutros ou de baixa alcalinidade;

IMERSO

TIPO TNEL/LAVA JATO

SPRAY

BAIXA PRESSO ALTA PRESSO

Temperaturas de 45 a 50C; Santificantes qumicos (amnia quaternria). CIRCULAO (CLEANING IN PLEASE) (limpeza no lugar) Sistema automtico e permanente onde os equipamentos e tubulaes so higienizados sem desmontagem, a partir de tanques com solues de limpeza, onde so bombeados agentes alcalinos, cidos ou sanitizantes. O processo permite um controle eficiente do fluxo, concentrao, temperatura e tempo de contato das solues circuladas; Agente mecnico = ar comprimido; Detergentes de alta alcalinidade; Temperaturas de 70 a 80C (nunca abaixo de 50C no final do processo); Sanificantes qumicos.

CARACTERSTICAS DOS RESDUOS (Sujidades) RESDUOS GORDURAS: PROTENAS: SAIS MINERAIS (Mono valentes) SOLUBILIDADE REMOO Fcil Difcil Difcil Difcil ALTERAO C Caramelizao Polimerizao Desnaturao Cristalizao CARBOIDRATOS: Solveis em gua Insolveis em gua Solveis alcalinos/tensoativos Insolveis em gua Solveis em alcalinos Solveis em cidos Solveis em gua

CONTAMINAES MICROBIOLGICAS (So combatidas pelos agentes sanificantes) ESTADOS DOS RESDUOS (Sujidade) LIVRES ADERENTES INCRUSTADAS No fixada ao substrato; Fixadas ao substrato. (Necessitam de ao mecnica). Impurezas inclusas nas ranhuras ou poros das superfcies. NATUREZA DAS SUPERFCIES CARACTERSTICAS Permevel umidade, gordura e leos. Difcil manuteno e destruda por alcalinos. Devem ser galvanizados ou estanhados No deve entrar em contato com alimento. Deve ser denso e polido. CUIDADOS Difcil higienizao Usar detergentes neutros. Usar somente detergentes neutros. Usar produtos alcalinos e neutros.

SUPERFCIE MADEIRA AO CARBONO ESTANHO CONCRETO

VIDRO

Liso e impermevel, danificado por alcalinos fortes e alguns tipos de cidos. Tintas adequadas para industrias de alimentos No deve ser porosa e esponjosa. No pode se afetada por alcalinos fortes e solventes orgnicos. Geralmente resistente corroso. Superfcie lisa e impermevel. Facilmente higienizado.

Usar detergentes neutros ou de mdia alcalinidade. Usar detergentes neutros Alcalinos e neutros nas concentraes recomendveis. Certo tipo pode ser corrodo por Halognios (Cl, Br Iodo e flor).

TINTA BORRACHA

AO INOX

A facilidade de limpeza est associada estrutura e tipos da superfcie. Capacidade de limpeza pode ser classificada como: Vidro 100% Inox 80% Alumnio 70% Borracha 30% Plstico 20% Madeira 10% QUALIDADE DA GUA A anlise completa de gua natural indicaria a presena de mais de 50 constituintes nela dissolvida ou em suspenso. Esses constituintes podem ser slidos ionizados, gases e compostos orgnicos dissolvidos, matrias em suspenso, (incluindo microorganismos), matria coloidal, etc. J que toda a substncia capaz de se dissolver na gua em maior ou menor proporo, independente de sua origem. Mesmo sendo proveniente da chuva, onde considerada pura, a gua contm slidos dissolvidos, absorve gases e diversas substncias em suspenso na atmosfera. Um controle de qualidade da gua em seus aspectos fsicos, qumicos e microbiolgicos so fundamentais para o sucesso da higienizao. No h higienizao sem gua potvel. ASPECTOS FSICOS Indicam caractersticas perceptveis pelos sentidos. So geralmente de ordem esttica e incluem: COR TURBIDEZ SABOR/ODOR Substncia de natureza orgnica. Ex. decomposio da lignina; Suspenso de matria de qualquer substncia. Ex: lama, areia; Combinao de diversos fatores: cido sulfdrico, metano e dixido de carbono, matria orgnica e substncias minerais.

ASPECTOS QUMICOS So resultantes da presena de substncias dissolvidas. Em geral avaliveis somente por meios analticos. DUREZA Teores de sais de clcio e magnsio encontrados na gua. Esses sais so perfeitamente normais em gua potvel, mas so prejudiciais quando a gua utilizada no processo de higienizao de pisos, paredes, equipamentos e utenslios. Em temperaturas elevadas, os sais de clcio e magnsio tendem a formar incrustaes que se aderem s paredes internas dos equipamentos. Alm disso, esses sais reagem com alguns componentes de alguns detergentes e sanificantes, reduzindo a eficincia do processo e formando o que chamamos de pedra do leite. Essas incrustaes minerais podem constituir pontos de crescimento e de contaminaes microbiolgicas, dificultando a higienizao. De acordo com os teores de sais Ca, Mg expressos em mg/l de CaCO3 em H2O podem ser classificados em: gua mole at 50 mg/l gua moderadamente dura de 50 a 150 mg/l gua dura de 150 a 300 mg/l gua muito dura acima de 300 mg/l Teores de Dixido de carbono livre (CO2), cidos minerais e orgnicos. Qualquer tipo de acidez gera corroso. Geralmente devido a carbonato, bicarbonatos, hidrxido de clcio, magnsio, ferro, sdio e mangans. Alcalinidade custica devido a presena de hidrxido uma caracterstica indesejvel por ser indicativo de poluio. ASPECTOS MICROBIOLGICOS BACTRIAS TIPOS PSICOTRPICAS Pseudomonas Serratia Chgromobacterium Flavobacterium Bacillus Clostridium Esporuladas Salmonella Vibrio cholerae Escherichia coli Desenvolvem-se sob refrigerao

ACIDEZ ALCALINIDADE

PATOGNICAS OU ALTERADORES

(H2O/Solo)

TRATAMENTO DE GUA MAIS COMUM imprescindvel que a gua utilizada no processo de higienizao seja potvel ou receba tratamento correto para coloc-la dentro dos padres microbiolgicos adequados. a) Armazenamento; b) Sedimentao; c) Coagulao qumica; e) Desinfeco. Os produtos utilizados para o tratamento so: Cloro; Iodo; Oznio; Ultravioleta; Aquecimento. OBS. No Brasil o produto mais utilizado o cloro. O QUE DETERGENTE?

DETERGENTES
uma mistura de agentes qumicos que tem a funo de facilitar a remoo de resduos em todas as superfcies lavveis.

TIPOS DE DETERGENTES EXISTENTES NO MERCADO ALCALINOS: ALCALINOS CLORADOS: NEUTROS: ENZIMTICOS: CIDOS: SAPONIFICAO Desincrustantes. PROPRIEDADES DE UM DETERGENTE IDEAL a reao qumica entre os resduos de gordura animal ou vegetal e as substncias alcalinas, ocorrendo formao de sabo, e, tornando-os solveis em gua. Capacidade de dividir leos e gorduras microscpicas, mantendo-as em suspenso ao dos tensoativos que quebra a tenso soluo, conferindo-lhe a propriedade de penetrao das solues. em gotculas na gua; a superficial da molhagem e Alta e baixa alcalinidade. Normalmente alta alcalinidade. pH 7.

EMULSIFICAO

SUSPENSO E ABRANDAMENTO (gua dura) SOLUBILIZAO DE MINERIAS (detergente cido) SOLUBILIDADE

A soluo deve ser capaz de manter as partculas insolveis suspensas e, com isso, prevenir a formao de incrustaes minerais. Para isso atuam os complexantes. Deve remover possveis incrustaes das superfcies interna e externa dos equipamentos. O detergente deve dissolver-se rapidamente e completamente em gua temperatura desejada, sem grande agitao.

CORROSIVIDADE SEGURANA ENXAGUAGEM

O detergente no pode ser corrosivo (atacar o substrato) aos equipamentos nas condies de uso e concentraes indicadas. O detergente no pode atacar os operadores nas condies de uso. Apresentar facilidade de ser removida da superfcie (espumas). PRINCIPAIS AGENTES SANIFICANTES

O QUE SO SANIFICANTES? So agentes qumicos que se caracterizam por apresentarem nveis de eficincia variveis contra resduos contaminantes (microorganismos), em virtude de suas diferentes propriedades. SANIFICANTES QUMICOS cido Peractico; Perxido de Hidrognio; Iodo; Quaternrio de Amnia; Compostos a base de cloro; Clorexidina; Irgasan. CIDO PERACTICO VANTAGENS Excelente ao sanificante; Excelente ao esporicida; Age em baixas temperaturas; Baixo efeito residual; Concentrao facilmente determinada. DESVANTAGENS Irritante pele; Vapores irritantes; Corrosivo ao Ferro, Cobre e Alumnio; Baixa estabilidade na estocagem; Requer cuidados no manuseio.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SANIFICANTES QUMICOS

HIPOCLORITO DE SDIO VANTAGENS Relativamente barato; Age rapidamente; No afetado pela dureza da gua; Efetivo contra uma grande variedade de microorganismos inclusive esporos bacterianos; Efetivo em baixa concentrao; Relativamente no txico nas condies de uso; Facilidade no preparo e aplicao; Concentraes facilmente determinadas; Pode ser usado em tratamento de gua; Os equipamentos no precisam ser rinsados aps a sanificao. DESVANTAGENS Instvel ao armazenamento; Inativo pela matria orgnica; Corrosivo quando no usado corretamente (CC); Irritante pele; Precipitante em gua com Ferro; Menos eficincia com o aumento do pH em soluo; Remove o carbono da borracha.

10

IODO VANTAGENS Boa estabilidade; Ao de molhagem; Eficiente contra todos os microorganismos, exceto sobre esporos bacterianos e bacterifagos; No deve ser utilizado em temperatura acima de 49C; Elimina clulas de leveduras mais rpidas que o Hipoclorito; No afetado pela gua dura; Relativamente no txico; No corrosivo; No penetrante na pele; Boa penetrao e propriedade de espalhamento; Previne formao de incrustaes minerais por ser de natureza cida; Sua colorao indicativa de menos concentrao; Sua concentrao facilmente determinada; Menos sensvel matria orgnica que o cloro; Facilmente preparado. DESVANTAGENS Eficincia diminui com o aumento do pH; Menos eficiente que o cloro sobre bacterianos e bacterifagos; Pode causar odores desagradveis em alguns produtos; Pode provocar descolorao; Mais caro que o cloro; Causa colorao em alguns materiais, como o plstico.

QUATERNRIO DE AMNIA VANTAGENS Estvel ao armazenamento; Vida longa em prateleira; Estvel a mudanas de temperatura; Efetivo em condies alcalinas; No corrosivo; Boa ao de penetrao; Inodoro; No txico; Controla odores desagradveis; Pouco afetado pela matria orgnica; Efeito bacteriosttico residual nos equipamentos; No irritante pele quando utilizado em limpeza mecnica; Concentrao facilmente determinada. Efetivo contra microorganismos termodricos;
11

DESVANTAGENS Produto de custo elevado; Problema com formao de espuma. Baixa atividade em gua dura; necessrio efetuar a rinsagem do equipamento; Pouco efetivo contra esporos bacterianos, bacterifagos, coliformes e psicotrficos;

PERXIDO DE HIDROGNIO VANTAGENS DESVANTAGENS Baixa toxidade; Corrosivo ao Cobre, Zinco e Bronze; Baixo efeito residual; A baixas temperaturas requer longo tempo No requer enxge. de contato; Requer precauo no manuseio e dosagem; Requer controle do Oxignio ativo na utilizao. No misturar produtos em nenhuma hiptese. importante realizar o rodzio dos sanitizantes. Recomendaes sobre os principais sanificantes para equipamentos, reas especficas e manipuladores: Equipamentos/reas/Manipuladores
Equipamentos de alumnio Tubulaes (CIP)

Sanificante
IRL CQA

Concentrao(mg/L)
12,5 200

Pisos de concreto Ambiente/nebulizao Imerso de mos Superfcies Porosas Equipamentos de ao inoxidvel

Borrachas Azulejos Paredes Prateleira de madeira Recipientes plsticos IRL CRL CQA Iodo Residual Livre Cloro Residual Livre Composto Quaternrio de Amnio

cido/tensoativo 130 CRL 100 IRL 12,5 APA 300 CRL 200 CQA 500 CRL 200 CQA 200 IRL 25 IRL 25 CRL 200 cido/tensoativo 130 CRL 200 IRL 25 APA 300 IRL 25 IRL 25 CRL 200 CRL 200 CQA 200 CRL 200 CRL 200 IRL 25 APA cido Peractico Adaptado: MORRIOT, N.G. (1989).

SANITIZANTES FSICOS OUTROS SANIFICANTES

Calor (vapor observar o tipo de substrato); Radiao ultravioleta (Luz). Fenol; Aldedo Frmico;
12

Glutaroldedo. AS DEZ REGRAS DE OURO DA HIGIENE ALIMENTAR 1. SEMPRE lave bem as mos antes e depois de manipular alimentos, e sempre depois de usar o banheiro. 2. INFORME imediatamente seu superior quando estiver problema de ferimento na pele, irritao do nariz ou da garganta, ou diarria. 3. CERTIFIQUE-SE de ter todos os cortes ou machucados cobertos com bandagem prova dgua. 4. MANTENHA-SE sempre limpo, e use roupas limpas.

5. JAMAIS FUME na cozinha ou nas despensas. ilegal e perigoso. E no deve tossir ou espirrar sobre os alimentos. 6. V LIMPANDO enquanto trabalha. Mantenha todas as superfcies e peas do equipamento sempre limpas. 7. PREPARE os alimentos crus e cozidos em lugares separados. Mantenha os alimentos cobertos, refrigerados ou bem quentes. 8. MANTENHA as mos afastadas dos alimentos, sempre que possvel.

9. GARANTA o correto armazenamento e descarte dos restos de alimentos. Mantenha tampados os lates de lixo e lave as mos depois de lidar com lixo e restos de comida. 10. INFORME o seu supervisor se no for possvel seguir as regras estabelecidas.

A LEI JAMAIS DEVE SER VIOLADA

13

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS 1. Higienizao na Indstria de Alimentos Nlio Jos de Andrade e Jorge Antonio B. de Macedo 2. Manual de higiene e resfriamento do leite CCGL 3. Consulta a revista CBQL - 1 edio 3. Manual do produtor CCPR-MG 4. Manual de higiene para manipuladores de alimentos - 1 edio Dr.Hazelwood & Mclean 5. Manual de limpeza e desinfeco para unidades produtoras de refeies Josedira Carvalho do Rego Zelyta Pinheiro de Faro Autor: Airton Bonacheski Silveira Adriano Martins de Oliveira

14

PRODUTOS PARA LIMPEZA


SOMMACARE
Sabonete cremoso anti-sptico com Irgasan Sabonete cremoso, de cor amarela, aparncia lquida e livre de impurezas, um anti-sptico base de IRGASAN (Triclosan) contendo tensoativos e agentes umectantes, responsveis pela degermao e anti-sepsia das mos. ativo contra a maioria das bactrias gram-positivas e gramnegativas. Anti-sptico destinado a degermao e anti-sepsia em reas semicriticas e no-criticas. ANTI-SEPSIA DAS MOS: molhar as mos e antebraos. Aplicar 5 ml do produto e friccionar durante dois a trs minutos, tendo especial cuidado com unhas, cutculas e espaos interdigitais. Aps enxaguamento final, secar as mos com toalha esterilizada.

CLOROLAN PLG
Alvejante concentrado Lquido transparente, levemente amarelado com poder de alvejamento e desinfeco devido presena do cloro em sua soluo. Indicado para a limpeza e desinfeco de pisos, pias, ralos e esgotos. Usado 1 litro de produto para 30 litros de gua ou at 1 litro de produto para 50 litros de gua.

DETEN 096
Detergente neutro Detergente de cor mbar, neutro e viscoso com propriedades emolientes e umectantes. Indicado na limpeza em geral e na remoo de leos, graxas minerais, animais e vegetais. Os produtos presentes em sua formulao evitam o ressecamento das mos. Usado puro ou diludo em at 1 litro de produto para 30 litros de gua, conforme o grau de incrustao das gorduras.

MAXCLEAN
Desengraxante Multiuso Lquido transparente, no viscoso com ph alcalino e forte poder de remoo de sujeiras, graxas e gorduras carbonizadas. Indicado para a limpeza de coifas, exaustores, churrasqueiras e equipamentos em inox ou vidro, onde seja necessrio a remoo de gorduras pesadas e carbonizadas. Na limpeza de coifas e exaustores utilizar uma soluo de 1 litro de produto para 5 litros de gua e aplicar com uma escova, para equipamentos, imergi-los numa soluo de 1 litro de produto para 10 litros de gua, aguardar de 15 a 20 minutos e enxaguar. Utilizar luvas para o manuseio do produto. O uso em materiais de alumnio ou magnsio causa fosqueamento nos equipamentos, recomenda-se teste prvio.

TEC-ENZIME
Digestor biolgico de gordura TEC-ENZIME um produto especialmente desenvolvido para digerir gorduras e leos, tendo em sua composio enzimas. Seu alto grau de eficincia proporciona que ralos e tubulaes, quando tratados com TEC-ENZIME, mantenham-se livres de entupimentos e com timo fluxo, tambm colabora para que caixas de gordura conservem-se limpas. TEC-ENZIME reduz consideravelmente a necessidade de desentupimento e limpeza de caixas de gordura e tubulaes, otimizando e conservando todo o sistema. Aplicar uma dose de 100ml diariamente no final do trabalho em pontos previamente definidos, por um perodo de 10 dias.
15

Repetir a operao a cada 20 dias. Este sistema muito utilizado em Indstrias de alimentos, Sorveterias, Hotis, Shopping Centers, Cozinhas Industriais, Refeitrios, Padarias, Hospitais e outros.

16

You might also like