You are on page 1of 43

CRTICA

marxista

Historiadores franceses debatem a Comuna de Paris

Apresentao Crtica Marxista inaugura esta nova seo, que denominamos Documentos, com a publicao de um antigo debate, ainda indito em portugus, entre os historiadores franceses sobre a natureza poltica e social da Comuna de Paris de 1871. Vrios motivos nos levaram publicao desse documento: a relevncia da experincia da Comuna de Paris na histria do movimento operrio e socialista, a qualidade do referido debate, a importncia do seu tema, suas implicaes polticas e, tambm, o interesse que a Comuna de Paris despertou no Brasil durante este ano de 2001, por ocasio dos eventos comemorativos do seu 130o aniversrio. O debate entre os historiadores franceses ocorreu trinta anos atrs, em maio de 1971, quando se comemorava o centenrio da Comuna de Paris. A conjuntura poltica mundial de ento reunia aspectos aparentemente contraditrios. Caracterizava-se, de um lado, pela ascenso do movimento operrio e popular, principalmente no centro do sistema capitalista internacional, mas, de outro lado, era uma conjuntura de crescimento das divises e dificuldades no movimento socialista internacional. A conjuntura terica e acadmica na Frana, por sua vez, estava marcada pelo fortalecimento do marxismo, sua forte presena no debate poltico e cultural e sua posio irradiadora em diversas reas do conhecimento, destacando-se, ento, os trabalhos de intelectuais, filsofos e historiadores como Louis Althusser, Charles Bettelheim, Nicos Poulantzas, Albert Soboul e outros. Foi nos quadros dessa situao poltica e intelectual de intensa luta de idias que dezenas de historiadores franceses, juntamente com alguns historiaCRTICA MARXISTA 119

DOCUMENTOS

dores de outras nacionalidades, reuniram-se em Paris, nos dias 21, 22 e 23 de maio de 1971, para um encontro que denominaram Colquio Universitrio para a Comemorao do Centenrio da Comuna de 1871. As ditions Ouvrires publicaram as atas desse colquio, das quais constam as principais conferncias do evento1. Selecionamos a conferncia do historiador Jacques Rougerie e o debate que se seguiu para publicao na nossa revista. Rougerie havia publicado, sete anos antes, em 1964, um importante trabalho sobre a Comuna de Paris Le procs des communards. Nesse livro, Rougerie lanava pesadas dvidas sobre a idia, defendida originalmente por vrios dirigentes da Comuna e tambm por Marx, segundo a qual a Comuna seria o primeiro captulo do processo de revoluo operria e socialista. No seu livro, Rougerie insistia na continuidade entre a revoluo burguesa de 1789 e o episdio da Comuna de 1871. Os anos de 1789, 1793, 1830, 1848 e 1871 marcariam, na histria da Frana e, particularmente, de Paris, momentos altos de um mesmo e nico ciclo revolucionrio, isso significando que a Comuna seria o ltimo episdio do ciclo da revoluo burguesa na Frana, ainda que com um forte ou predominante contedo popular. A obra de Rougerie foi recebida como uma crtica direta anlise marxista da Comuna. Pois bem, na conferncia que publicamos, Rougerie retoma, em parte, essa idia, mas, ao mesmo tempo, vai se afastando dela, iniciando, no nosso modo de ver, uma reviso, isto , uma espcie de autocrtica. A argumentao de Rougerie vasta, complexa, provm de quem pesquisou a fundo a Comuna e , hoje em dia na Frana, apresentado por muitos como o seu maior historiador. O debate que se seguiu foi um episdio memorvel da historiografia francesa e europia, com historiadores como Ernest Labrousse, Albert Soboul, R. Gossez e outros intervindo em oposio ou em apoio s teses de Rougerie. Esta nota de apresentao conferncia de Rougerie e ao debate que se seguiu no o lugar para nos delongarmos em consideraes sobre o conjunto dos temas discutidos. Queremos, contudo, chamar a ateno do leitor para um dos pontos importantes da discusso. Na nossa avaliao, a tese que Marx cunhara no calor dos acontecimentos, segundo a qual a Comuna de Paris trazia em si o socialismo, foi duramente colocada prova, ganhou novos esclarecimentos e, ao final, saiu, segundo nosso juzo, fortalecida. Qual era a tese central de Marx sobre a natureza poltica e social da Comuna? Destaquemos, inicialmente, que Marx no afirmou, nos seus textos de 1871, que o governo da Comuna era constitudo por uma maioria de socialistas conscientes que tivessem colocado a implantao do socialismo como o objetivo declarado e imediato do novo poder. Logo, o fato de, dez anos mais tarde, Marx ter destaColloque universitaire pour la commmoration de la Commune de 1871, Actes. Paris, ditions Ouvrires, 1971. A revista Le Mouvement Social tambm publicou as atas desse colquio em 1972.
1

120 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

cado que a maioria do Conselho da Comuna no era socialista, ao contrrio do que afirmam alguns, no significa uma reviso do que ele escrevera antes. A tese sobre a natureza social e poltica da Comuna, presente nos textos de Marx de 1871, pode ser resumida na formulao, contida no texto A Guerra Civil na Frana, segundo a qual a Comuna trazia em si o socialismo. Essa expresso deve ser entendida como a Comuna tendia ao socialismo. Expresso de um mero desejo? Anlise prospectiva sem fundamentao terica e sem respaldo nos fatos? Acreditamos que no. A idia de Marx que o Estado de novo tipo, que j um semi-Estado, criado pela Comuna produziu uma situao contraditria entre, de um lado, a socializao do poder poltico e, de outro lado, a apropriao privada dos meios de produo. Essa contradio entre o poltico e o econmico teria de se resolver, seja pela reapropriao burguesa e estritamente estatal do poder, seja pela socializao dos meios de produo. Isso, no que respeita fundamentao terica. Quanto ao respaldo nos fatos, impressiona ver como um sculo de pesquisa histrica e importantes descobertas documentais, que os historiadores trazem luz na conferncia e no debate, referendam a tese de Marx segundo a qual o governo da Comuna tendia ao socialismo. Rougerie, consultando a documentao indita dos arquivos da Guerra Franco-Prussiana, pde constatar o signficado vivo e real desse tendia ao socialismo. Na verdade, no de supreender. Marx escrevia como terico e dirigente ativo do movimento e a direo da Associao Internacional dos Trabalhadores detinha informaes detalhadas e privilegiadas sobre o movimento de Paris. O leitor encontrar na conferncia de Rougerie e no debate* que se seguiu muitos elementos para formar um juzo prprio sobre esse ponto polmico e sobre tantos outros pontos importantes suscitados pelo material que ora publicamos. Armando Boito Jr.

* Algumas das notas bibliogrficas aparecem incompletas pois elas assim se encontram no texto original.

CRTICA MARXISTA 121

marxista

CRTICA

DOCUMENTOS
*

Tradio e criao na Comuna de Paris


[Continuao da revoluo burguesa ou incio da revoluo operria? ]*
CONFERNCIA DE JACQUES ROUGERIE

(...) Colocando de lado qualquer retrica, sou obrigado a mostrar as cartas logo de incio. A tradio [oriunda da luta revolucionria de 1789], vejo-a claramente na Comuna de 1871, vejo-a, alguns podero dizer, bastante clara, ou bem, pesada: essa herana (modificada, claro, deformada, mas, no essencial, intacta) que redescobrimos nos atos, nos pensamentos e nos gestos dos homens da Comuna, de alto a baixo; essa lembrana que redescobrimos constante em estratos superpostos, em reimpresses, de todas as revolues, todas as emoes populares que a precederam; naturalmente, de forma inaugural, sobretudo aquelas da Grande Revoluo que foi, segundo as palavras de Michelet, no a revoluo mas a fundao, que estabelece, como disse to bem L. Girard, o nvel inferior da totalidade do sculo XIX, o acontecimento que, para L. Chevalier, santificou o passado2.
Traduo de Lelita Benoit. Edio e reviso de texto de Armando Boito Jr. O texto transcrio de uma conferncia e de um debate pblico. muito provvel que Jacques Rougerie tenha revisto o texto de sua conferncia, pois nele inseriu notas de rodap com indicaes bibliogrficas completas e detalhadas. Mantivemos a quase totalidade dessas notas. As palavras e expresses entre colchetes foram inseridas pelo editor. Algumas palavras ou pequenos perodos foram suprimidos. As supresses so indicadas pelo sinal proposto no Novo Dicionrio Aurlio o sinal de trs pontos entre parnteses: (...).
2 [Devo muito] ao trabalho precursor de Louis Girard, tude compare des mouvements rvolutionnaires en France en 1830, 1848 et 1870-1871, curso proferido na Sorbonne em 1960 e 1961, editado por C.D.U., Paris, 1960, 1961.

122 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

Em contrapartida, a criao e a novidade [na Comuna] so, parece-me, de mais difcil delimitao! Uma banalidade elementar: a Comuna somente existiu por 72 dias, sua assemblia teve apenas algumas semanas para executar sua obra; o que inventar, o que realizar em to pouco tempo? Alm disso, mesmo ou apenas nesses trs meses, tradio e renovao se mesclam intimamente, indiscernivelmente: no sculo XIX, a Revoluo, como a Repblica que sua irm gmea, una e indivisvel. No se esquea enfim de que aquilo que 1871 desejava, pde criar, tornou-se, por seu lado, tradio para o movimento revolucionrio que se seguiu, o qual no deixou (...) de modelar, de deformar, de transfigurar o que exatamente aconteceu no ano 71 do sculo XIX, ou 79 da repblica. Pretendo me deter, me limitar ao prprio ano de 1871; outros podero narrar a seqncia dessa histria que , igualmente, apaixonante. [O peso da tradio revolucionria de 1789 na Comuna de 1871] Tradio e criao: h maneiras e maneiras de descrever esse fenmeno. Entre elas, h uma que afasto de imediato, mas que, entretanto, seguramente, tornaria a tarefa mais cmoda e iramos finaliz-la bem rapidamente. Na Comuna, duas tendncias, dois campos, uma maioria [e] uma minoria esto brutalmente em oposio, notadamente quando se trata de decidir, no comeo de maio, a formao do Comit de Salvao Pblica o organismo caracterstico da grande tradio , mas tambm em muitas outras circunstncias. Poderamos, muito comodamente, decidir que aqui est o antigo, ali, o novo. Cito Martial Delpit, que foi o relator geral da Comisso parlamentar de investigao, sobre a insurreio do 18 de maro:
Dois grandes partidos dividiam a Comuna. Os jacobinos, ou blanquistas, que () tomavam por modelo a Comuna de 1792 (), a ditadura () concentrando todos os poderes e se impondo Frana inteira; [j] para os sectrios da [Associao] Internacional [dos Trabalhadores], a Comuna () era uma primeira realizao das aspiraes das classes operrias, um ser coletivo concentrando todas as foras sociais, tendo posse da terra e da indstria e distribuindo, entre os [seus] adeptos, para a explorao de uma e de outra, as funes e as vantagens ()3.

Evidentemente, isto no de todo inexato, e voltaremos a este assunto. Os prprios Communeux assinalaram a existncia desta diviso, que, em seguida, nos tempos desgastantes do exlio, continuou cada vez mais rgida (...). Foi sobre esta hiptese de dois partidos dividindo a Comuna (na verdade, de trs, pois deveramos rigorosamente distinguir jacobinos e blanquistas) que
Enqute parlamentaire sur linsurrection du 18 mars 1871. Paris, 1872. p. 26 (paginao da edio em um s volume).
3

CRTICA MARXISTA 123

Ch. Rihs escreveu um livro consagrado s doutrinas da Comuna4. Porm, (...) no aprecio as etiquetas precisas e estritas; de muito sistematizar, no perdemos perigosamente de vista a realidade? Os jacobinos so ditatoriais, centralizadores?
Soberania comunal; nem prefeitura, nem departamento; liberao, emancipao, autonomia da Comuna reconstituda igualitariamente, administrandose livremente, tendo vida, fora e vontade ().5

Esse texto, do comeo dos anos 1850, proveio da organizao dos emigrados que adotaram o nome de Comuna Revolucionria. A primeira das assinaturas, logo abaixo, a de Flix Pyat, um dos mais ativos dirigentes (...) do jacobinismo de 1871. No insistirei neste lado, neste campo, a no ser para ainda lembrar que a declarao Ao povo francs de 19 de abril esse testamento federalista da Comuna foi votado por unanimidade menos um voto; se o jacobino de puro sangue que era Delescluze no foi o seu nico autor, como sugere Valls, seguramente teve grande participao na sua redao. Vejamos diretamente os Internacionalistas, que so, principalmente para Ch. Rihs (e para muitos outros), proudhonianos, seguramente com vestgios de bakuninismo, [e], nesse sentido (...), renovadores. Que provas de seu tradicionalismo poderamos resgatar? Eles foram os primeiros a reencontrar a lngua, as prprias palavras da Grande Revoluo [de 1789] em sua declarao Ao povo alemo, da noite de 4 de setembro de 1870:
Em nome de 38 milhes de seres, animados do mesmo sentimento patritico e revolucionrio, ns repetimos aquilo que declaramos Europa em 1793: o povo francs no faz a paz com o inimigo que ocupa seu territrio; o povo francs amigo e aliado de todos os povos livres; nunca se intromete no governo das outras naes [e] no admite que as outras naes se intrometam no seu ().

Esses so, salvo engano, os termos exatos do artigo 121 da Constituio do ano I. Ou ainda este texto do 29 de abril de 1871:
Hoje, cidados, estamos diante de dois programas. O primeiro, o dos realistas de Versalhes, conduzidos pelos estpidos legitimistas e dominados pelos generais do golpe de Estado (). O outro programa, cidados, aquele pelo qual fizemos trs revolues (). a reivindicao dos Direitos do Homem ().
Ch. Rihs. La commune de Paris, sa structure et ses doctrines (1871). Genebra, Droz, 1955. [Para uma viso mais ponderada]: H. Koeglin. Die Pariser Commune im Bewusstsein ihrer Anhnger, Mulhouse, 1950.
5 4

Este documento reproduzido por A. Muller-Lhning. The international association (1855-1859). In: International Review for Social History, 1938. v. 3

124 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

Vamos! No h inteis: que as mulheres consolem os feridos; que os velhos encorajem os jovens; que os homens de boa sade no olhem em direo aos anos vindouros, sigam seus irmos e partilhem o mesmo perigo ().

Isto tudo no soa como as palavras de Barre na Conveno de 23 de agosto de 1793? Esse texto de um cartaz afixado pela municipalidade comunal do XVIIo distrito [de Paris], [do bairro] dos Batignolles, inteiramente composto por internacionalistas. No mesmo momento, alis, nas adjacncias, a prefeitura do XVIIIo [distrito], [do bairro de] Montmartre, (...) [de tendncia blanquista], lana a mesma proclamao. Tanto quanto os outros communards, os internacionalistas invocam constantemente nossos pais de 1789, 1792 e 1793. Sim, afirma Paul Martine em alguma parte de suas Memrias, ns ramos filhos dos homens de 93, os herdeiros diretos dos jacobinistas mais decididos, dos montanheses mais determinados!6. Martine membro da seo da Internacional [do bairro] de Batignolles, desde 18 de fevereiro de 1871. Falemos um pouco do Comit de Salvao Pblica, no qual se espera fazer tal recorte [entre jacobinos e internacionalistas]. Se quisermos fazer as contas, encontraremos internacionalistas tanto (e mesmo sobretudo) na maioria quanto na minoria. O primeiro que reclamou esse Comit tipo 93 (...) foi Henri Goull, (...), que consta entre os membros mais ativos e mais influentes da A.I.T. parisiense. Decidida a criao do Comit, ele passou a ser o seu defensor incondicional em A Revoluo poltica e social, rgo quase oficial da Associao [Internacional dos Trabalhadores] durante a Comuna:
Em 1792, os Direitos que o Povo havia conquistado () correram o risco de ser perdidos. Os homens ento devotados causa da nossa classe recorreram ao expediente extremo de delegar todas as foras vivas da Revoluo a alguns cidados que, armados de um poder ilimitado, puderam, pela energia e clareza de sua ao, salvar nossos direitos durante um certo tempo (). A Comuna acaba de recorrer a essa medida ditada pelas circunstncias (). Ns no trataremos de discuti-la filosoficamente em nossas sees. preciso salvar Paris!7

Deixo rapidamente o problema das sistematizaes doutrinrias da histria da Comuna, que secundrio. Aquilo que esperava colocar em evidncia,
6 P. Martine. Mmoires, manuscritos conservados na Biblioteca Nacional de Paris, Novas Aquisies Francesas, 12712-12717. Uma parte dessas memrias foi publicada recentemente. Ver Paul Martine. Souvenirs dun insurg. Paris, 1971. Prefcio e notas de J. Suffel. Contudo, [essa parte] inicia-se apenas em 18 de maro, e a citao que estou fazendo de um perodo anterior. Que Martine pertencia Internacional algo abundantemente provado por seu dossi nos Arquivos Histricos da Guerra (prximo A.H.G.), IV Conselho de Guerra, dossi no 1656. 7

La Rvolution politique et sociale, rgo das sees de Ivry e Berey reunidas. no 6. 8/05/1871.

CRTICA MARXISTA 125

com as numerosas citaes nas quais so abundantes as palavras evocadoras da grande tradio Povo, cidado, patriota, chouannerie8, Direitos do Homem, firmeza (nergie) , que todos os Communeux, quer sejam jacobinos de ascendncia direta, quer sejam jovens internacionalistas, apoiaram-se na Revoluo, que era certamente para todos a fundao, o nvel de base. Devo acumular ainda outras provas? A maiorida dos jornais que apareceram em 1871 tinham ttulos que evocavam imediatamente a lembrana dos anos 1789-1793 A Montanha [La Montagne], A Salvao Pblica [Le Salut Public], O Vingador [Le Vengeur]; ou, filiao ainda mais ntida, tomaram esses ttulos diretamente das publicaes do perodo da Grande Revoluo: Vermorel ressuscita O Amigo do Povo [LAmi du Peuple] de Marat, Paschal Grousset, A Boca de Ferro [La Bouche de Fer], Lissagaray relana (com menos sucesso) A Tribuna do Povo [Le Tribun du Peuple]. E h, sobretudo, O Pai Duchne [Le Pre Duchne] de Vermersch e Vuillaume; somente quem no o leu pode dizer que um plgio medocre do grande Pai Duschesne [Le Pre Duchesne] de Hbert. O Pai Duchne, o jornal mais lido, chegou a alcanar 60.000 exemplares. [Ele era, na poca da Comuna de 1871,] o mais prestigiado, o melhor confidente do povo simples [petit peuple] parisiense. E todos estes jornais, analismo-los com cuidado, que neles encontraremos incessantemente a magistral linguagem dos tempos antigos. E ainda em se tratando de palavras, claro, a fundamental: Comuna. Ela sofreu, sem dvida, no correr dos anos, contaminaes diversas fourieristas, cabetistas, proudhonianas (...); mas, enfim, de qualquer ponto de vista, quando se diz Comuna em 1871, na de 10 de agosto de 1792 que se est pensando9. At agora, falei apenas dos de cima. Desamos mais abaixo, no nvel do povo (me guardo ainda de dizer proletariado); ali, evidentemente, que preciso ir procurar, de forma privilegiada, como prosseguiu, como se manteve, a tradio revolucionria. So, no palavreado de 1871, os midos (menus), os magros (maigres) por oposio aos opulentos (gras) que fazem as revolues, que se deixam matar. Em vrias ocasies esbocei esse retrato dos midos da Comuna: me dispensem de, no momento, entrar em muitos detalhes10. Eles me apareceram
8

N. do T. - chouannerie: insurreio monarquista do oeste da Frana durante a Revoluo Francesa.

H naturalmente os homens de 1871 no se detinham ainda em anlises mais aprofundadas como so as de nossos historiadores de hoje equvocos sobre a palavra Comuna. No se diferencia a Comuna popular, sans-culotte, ou quase, de 1792, daquela Comuna que se tornou robespierista mais tarde, aps severa depurao. (...) Entretanto, Comuna em 1871 soa habitualmente como libertria, memorizada como auto ou self-government, antes de tudo.
10 Remeto a meu Procs des communards. Paris, Archives, 1964, reedio em 1971 e [ao meu outro trabalho] Paris libre 1871. Paris, Seuil, 1971. (...)

126 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

em primeiro plano como os sans-culottes do ano 79 [da repblica]. E quanto mais tentei aprofundar, esculpir esse retrato, mais impressionantes, mais completas, apareciam-me as semelhanas entre o homem de 1871 e o do Ano II (...). Eu reconheo os Communeux por sua vestimenta e por sua arma, como o seu ancestral. Sua vestimenta, o uniforme da Guarda Nacional (...); a Comuna, Paris, a Repblica (a verdadeira Repblica, no a de Thiers), na iconografia revolucionria da poca, usam quase sempre o barrete frgio. Sua arma: um fuzil rudimentar, no muito mais eficaz que a venervel pique dantan11, mas, de qualquer modo, dizia-se ento que somente os cidados tm o direito de estar armados em Paris. A frase, que do Ano II, encontraria mltiplos equivalentes em 1871. Uma das reivindicaes fundamentais da Guarda Nacional (tambm uma das causas circunstanciais da insurreio) no que o exrcito (o exrcito no-cidado, vergonhosamente vencido) deixe a capital e se retire para vinte postos de distncia? Como se comporta esse Communeux, na vida do dia-a-dia? um patriota radical, um republicano extremado, fantico. um cidado que pertence cidade-rainha que Paris, quem afirma e dita suas reivindicaes Frana, e tambm isso tudo era uma herana da Grande Revoluo. Quem desertou Paris no momento do combate era termo tambm freqente um emigrado. Notemos, de passagem, a semelhana revelada pelas circunstncias: o guarda nacional o de trinta soldos, o sans-culotte o homem de quarenta soldos: a misria retornou. Mais profundamente, o Communeux era socialmente o homem de trabalho, do trabalho. O valente sans-culotte aquele que vive, no dia-a-dia, do trabalho de suas mos, dizia o antigo Pre Duchesne. desse modo que retomo, para designar o proletrio de 1871, a definio, praticamente a mesma, nas palavras de um redator (um internacionalista) do jornal Le Proltaire, rgo do XIo distrito de Paris: cidado vivendo no dia-a-dia [apenas com o mnimo para se sustentar]. Homem do trabalho de cada dia, em primeiro lugar, certamente, o assalariado propriamente dito, mas tambm o pequeno empreendedor que, muitas vezes, trabalha junto com seu assalariado e o empregado [de comrcio, de escritrio] ainda que se manifeste s vezes uma certa desconfiana, em 1871 como no Ano II, em relao ao que chamado, sob a Comuna, de caixeiro [courtauds], e que se chamava durante a revoluo de cours-tt de loja. No se estudou ainda de modo bastante aprofundado a composio do pessoal sublevado de 1871 (...). No fcil compar-la com aquela do movimento popular no decorrer da Grande Revoluo. Mas se quisermos falar
11

N. do T. - nome da arma rudimentar utilizada pelos sans-culottes.

CRTICA MARXISTA 127

de nmeros, um detalhe exemplar me impressiona. A inegvel concordncia que existe, por exemplo, entre a composio do corpo de delegados da Guarda Nacional, em princpio os motores e condutores de uma insurreio da qual poderamos, parece-me, consider-los como uma tima imagem, e aquela dos comits populares revolucionrios [de 1793], estudados por Albert Sobul. [Tomemos o] caso do IIIo distrito, totalmente popular (...). Os dez batalhes [da Guarda Nacional] do distrito esto todos representados na Federao da Guarda Nacional. Todas as companhias, ou quase todas, tm seus representantes, pouco mais de uma centena, e possvel precisar com certeza a situao de 79 dentre elas. Os trabalhadores predominam, sendo que pertencem a quase todas as tradicionais profisses artesanais (a bijuteria, a relojoaria, a gravura). So 60 [trabalhadores]: 44 operrios assalariados, mas tambm quatorze patres-trabalhadores ou fabricantes e 2 contra-mestres. [Esses 60 esto] lado a lado de sete comerciantes e sete empregados. No nos aproximamos aqui das propores pesquisadas por Albert Soboul? Poderia acrescentar, entre outros, 132 delegados conhecidos do XIo e outros 85 do XXo distrito12: as relaes em quase nada mudam quando se trata da parte suplementar, aquela dos que vivem de renda e dos membros das profissies liberais, presentes freqentemente nas assemblias e comits sans-culottes. Diramos que a Paris-povo, a Paris sublevada mudou tanto assim? No me deterei longamente na questo das mentalidades profundas. Lembro entretanto que o Communeux, e antes dele o sans-culotte, tem bons costumes. preciso, afirma O Pai Duchne de 1871, que o povo tenha bons costumes; que se dane, o Pai Duchne os tem tambm. Outros tempos, outros costumes: adota-se, por toda parte, em 1871, medidas contra os bbados (...), as prostitutas e aqueles que se deixam corromper. No Ano II, perseguia-se tambm o bbado: Aquele que quer a perda de sua razo no digno de ser um republicano. A Sociedade dos Republicanos Revolucionrios desejava que se retivesse as prostitutas em abrigos nacionais onde se trataria de purificlas fsica e moralmente13. A moral burguesa nada conta neste caso. (...) Para o popular, [a concubinagem] uma forma natural de casamento, e os filhos naturais que dela saem so to dignos qunato os outros da preocupao da nova sociedade. As sees do Ano II freqentemente reivindicaram
12 Se no apresento dados mais precisos sobre o XIo, o XXo, ou qualquer outro distrito, porque, segundo as fontes de que disponho, no possvel, como o caso do IIIo, fazer distino, uma distino significativa, entre patres e operrios. Se as fontes muitas vezes nada dizem sobre este ponto, que, em certa medida, na Paris do trabalho de ento, a diferena tende a se apagar; posso dizer mesmo, que tende a desaparecer. A comparao com o Ano II torna-se mais difcil, ao menos de uma maneira rigorosa. 13

A. Soboul Les sans-culottes parisiens en lan II . Paris, 1958. p. 674.

128 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

isso. [Por sua vez] todas as municipalidades comunalistas em 1871 tomaram medidas necessrias nessa direo14. Contudo, quero me deter mais no mbito poltico, poltico-social, evidentemente essencial nesse perodo de revoluo popular: as aspiraes, as tendncias, as reivindicaes (ou melhor, ao contrrio, os inimigos) dos Communeux (...). Permitam-me, se no estou abusando, prosseguir ainda um pouco o jogo das citaes (...). Os Communeux querem o levante em massa, a princpio visando a luta implacvel contra o inimigo do exterior, depois contra o do interior, o monarquista, o canalha de Versalhes e seus cmplices. [Querem] a energia, a vigilncia (...), o Terror, naturalmente este ltimo, ao menos em palavras. Mas no posso deixar de aproximar a fala da mulher Chalandon, da seo do Homem armado [dos sans-culottes de 1793], para quem tudo correria bem somente quando houvesse guilhotinas permanentes em todos os cruzamentos de Paris, daquela de uma trabalhadora de cantina do 74o batalho da Comuna, a qual pedia a seu clube quatro guilhotinas funcionando permanentemente em seu bairro. [H tambm] a descristianizao, talvez mais acentuada, mais espontnea do que tinha sido no Ano II, devido aos temveis progressos feitos no plano temporal pela Igreja do segundo Imprio. Mas se em Montmartre, o delegado Le Moussu fechou a igreja Saint-Pierre, porque os padres so bandidos e porque os covis onde eles assassinaram moralmete as massas () so as igrejas, no h a algo como um eco da fala do comissrio Sarette, da seo Brutus [dos sans-culottes de 1793], que se batia com zelo em sua seo para rpida destruio dos padres e das igrejas15? Durante o Stio [de Paris pelos prussianos], tratava-se de expropriar os comerciantes atravessadores que especularam com a misria do povo; no Ano III, dizia-se que os comerciantes iriam ver enfim aproximarse o momento em que o povo esclarecido sobre sua perfdia ir obrig-los a se contentar com um ganho honesto. preciso fuzilar todos os ricos, pedia um clubista de 1871; o bom patriota Saunier, no Ano II, falava de degol-los todos. Antes de passar execuo, seriam taxados: no Ano II, para as necessidades da guerra; em 1871, para fazer com que eles arcassem com a indenizao [de guerra], de cinco bilhes, exigida pelos prussianos.
Idem, ibidem. p. 674-675. Em 1870, no clube da sala dos Mil e um jogos, rua Saint-Antoine, O cidado Tartaret, membro da Associao Internacional ( ) constata que os lares ilegais se formam mais facilmente em Paris do que no campo. que em Paris, ao menos entre o povo, se obedece ao sentimento, enquanto que, para o campons, o casamento uma associao de glebas de terra, e para o burgus uma associao de capitais [ ]. Classificaremos os pais de famlia no-casados na categoria de celibatrios? No ser bem mais justo consultar a natureza ao invs das leis? . Discurso reproduzido por G. Molinari. de Les clubs rouges pendant le sige de Paris. Paris, 1871 (...).
15 14

Soboul, op. cit., p. 579, para as falas da mulher Chalandon e p. 294, para a de Sarette. No multiplicarei mais as referncias. preciso, em suma, reler todo esse livro para acompanhar minhas idias.

CRTICA MARXISTA 129

Mas a grande, a fundamental reivindicao, a do governo direto. No Ano II: Os membros da Conveno no devem ser chamados representantes, mas mandatrios do povo. Em 1871: Permaneam em seu papel de simples comissrios () Servidores do povo, no tomem falsos ares de soberanos (). O povo est farto de salvadores; ele pretende daqui em diante discutir seus atos. [O termo que aparece nesse documento de 1871] comissrio. [Mas ns] encontramos to ou mais freqentemente o antigo termo mandatrios. Os eleitos de 26 de maro na Comuna freqentemente foram investidos de um mandato imperativo, implicando controle e censura de seus atos e a possibilidade de sua revogao. Quase no se viu no se teve o tempo de ver em 1871, os efeitos desse tipo de mandato. Todavia, alguns desses mandatrios, no XVIIo e no IVo distrito por exemplo, aceitaram espontaneamente se curvar prestao de contas que deles se exigiu. Lamenta-se incessantemente nos clubes que [o Conselho Municipal da] Comuna e o Comit [Central] da Guarda Nacional no sejam suficientemente controlados. Em 23 de maio, um pouco tarde, os ativistas do clube de Saint-Pierre de Montrouge proclamaram a queda da Comuna porque ela no era suficientemente revolucionria. Governo direto quer dizer tambm governo local, a liberdade para cada bairro se administrar diretamente, com autonomia, como exortavam durante o Stio os militantes revolucionrios que a populao parisiense no tinha querido escutar (....). Com a Comuna, isso se realizou e os membros das sees do Ano II dificilmente teriam sonhado coisa melhor. Esta vida local dos bairros, dos distritos, nem sempre bem conhecida, mas ela essencial em 1871. Os membros [do Conselho Municipal] da Comuna supervisionavam em princpio algumas vezes eficazmente o que se passava no setor da capital que os havia indicado. Mais freqentemente, comits locais os auxiliavam, os suplantavam, de fato, os substituam (...).Depois, os clubes, localizados principalmente nas igrejas, eram os lugares onde se centrava esta vida poltica local, autnoma e crtica, clubes tais como havia desejado Marat, reunio de educao dos patriotas por eles prprios, a fim de que os melhores cidados no se deixassem mais embrutecer pela retrica dos mercadores de palavras. [Eram] igualmente reunies de constante discusso dos atos da Comuna e da conduta de seus funcionrios. No nos esqueamos, nos bairros, da Guarda Nacional, criao ainda da Revoluo [de 1789], que tem como modelo, trao a trao, o que foram as foras armadas das sees do Ano II. A lei de agosto de 1792 previa que comandantes, oficiais e sub-oficiais seriam todos eleitos pelos cidados da seo do exrcito. A eleio de todos os seus chefes sem exceo no foi uma das primeiras e mais temidas reivindicaes da Guarda de 1871?

130 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

[O amlgama tradio/criao. O problema da fora da tradio] necessrio que eu aborde, para finalizar esta parte referente tradio da Grande Revoluo, cujo peso, aps oitenta anos, impressionante, certos pontos que, na obra da Comuna, tm aspecto de renovao (...), mas que possuem tambm uma forte carga de tradio. Tradio e renovao, dizia eu, intimamente misturadas, inseparveis! Quando Vaillant comea a concretizar, em 1871, a instruo laica, gratuita e obrigatria (tarefa que confia, alis, com autonomia, aos distritos, s sees de Paris), no o projeto da Revoluo [de 1789] que ele realiza, e o desejo dos sans-culottes que, como os da seo dos Lombards, pretendiam uma educao obrigatria e gratuita? Aspecto talvez ainda mais fundamental, a respeito do qual insistirei quando falar do novo em 1871, quando falar do socialismo da Comuna, mas que devo invocar desde agora: os sans-culottes reclamavam o direito assistncia, exigiam tambm o direito ao trabalho. [Na Revoluo de 1789], sapateiros, alfaiates e mulheres foram vrias vezes pedir Conveno que retirasse o monoplio de fornecimento de vesturio para as tropas das mos dos fabricantes monopolistas para transferi-lo aos verdadeiros trabalhadores, nos quadros das oficinas das sees [revolucionrias de Paris]. Exatamente a mesma coisa aconteceu em 1871, no que diz respeito ao vesturio da Guarda Nacional, quando a Comuna comea a se preocupar com a organizao do trabalho. Retenhamos particularmente esta declarao da Sociedade dos Homens Livres, em brumrio do Ano II: Em um estado no qual reina a liberdade e a igualdade, os trabalhos pblicos so de propriedade da classe pobre e laboriosa. So palavras quase iguais que se escutaro pronunciar em 1871. Essas palavras esto, de fato, no somente na boca do povo, mas tambm na de Frankel, delegado na Comisso do Trabalho. Vivacidade e revigoramento espantosos, portanto, da tradio da grande Revoluo. Outros, alis, j o destacaram bastante: J. Dubois em seu estudo lexiolgico, to precioso para os historiadores, do vocabulrio poltico e social na Frana, de 1869 a 1872, ainda que se mantendo num nvel de lngua um pouco elevado para meu gosto, o dos escritores e jornalistas influentes, seguramente , negligenciando o dizer (e a memria) daqueles da base; o socilogo H. Lefebvre, analisando em seu livro sobre a proclamao da Comuna a conscincia histrica como elemento da conscincia de classe; o scio-historiador, se ele me permite design-lo sob este termo brbaro, A. Decoufl, em seu trabalho sobre revoluo popular e poder revolucionrio em 187116.
J. Dubois. Le vocabulaire politique et social en France de 1869 1872, travers les oeuvres des crivains, les revues et les journaux. Paris, Larousse, 1962. (....). H. Lefebvre. 26 mars 1871, La proclamation de la Commune. Paris, N.R.F., 1965. A. Decoufl. La Commune de Paris (1871), Rvolution populaire et pouvoir rvolutionnaire. Paris, Cujas, 1969.
16

CRTICA MARXISTA 131

Mas esta vivacidade da tradio, a constatamos, a descrevemos; falta explicar as suas profundezas, e preciso tambm confessar que tanto quanto os outros pesquisadores em cincias humanas, o historiador encontra alguma dificuldade em o fazer. Ns todos dizemos, desde Daniel Halvy at o recente livro de Alice Grard17, que a Revoluo tornou-se f para os franceses no sculo XIX; alis, tambm bem depois; mas e isto importa sobretudo no nvel popular no qual me concentro f sob quais formas, como, por qu? Para uma tal explicao, seria preciso uma associao estreita de todas as disciplinas, associao que se encontra esboada, mas que no encontrou ainda verdadeiramente um caminho. Confesso que no gosto das justificativas milenaristas como aquela que A. Decoufl invoca, citando, aps Halvy, este texto de E. Montgut, escrito em agosto de 1871:
Aconteceu-nos de escrever () que o povo sempre de natureza milenarista. Em todas as poca, em todos os lugares, ele o foi, mas em nenhuma parte no grau a que chegou na Frana, a partir de 1789. A Revoluo foi para ele realmente o grande julgamento das naes que deveria preceder o reino dos mil anos, e desde ento, [o povo] espera a apario do Messias prometido, com uma constncia que os mais cruis desmentidos no puderam abalar18.

Ns somos, permanecemos, mesmo que a coisa deva ser considerada um pouco simplista, no secular, e antes nesta passagem em nenhuma parte no grau a que chegou na Frana desde 1789, nessa situao histrica precisa, que preferiria que nos detivssemos. A. Decoufl, em sua Sociologia das revolues, desvela ainda, em todos os movimentos revolucionrios, certas constantes, a espontaniedade (ou a festa), uma necessidade de soberania, poder, escreve ele, ao mesmo tempo absoluto e difuso, a vigilncia, a violncia, e, ao mesmo tempo, a bonomia E isto seguramente exato. Mas se levarmos as coisas um pouco mais longe, no caso por exemplo desta soberania popular espontnea, direta e difusa, que tem grande peso em 1871, corre-se o risco de desembocar em concluses que assustam um pouco o historiador, homem de conciso e do meio termo, assim como da longa durao. Tais como aquelas de Hannah Arendt, em seu Ensaio, alis bastante sugestivo, sobre a Revoluo:
Decorre disso que nenhuma tradio, nem revolucionria, nem pr-revolucionria, pode ser invocada para dar conta da apario e da reapario desde a
17 D. Halvy. Histoire dune histoire esquisse pour le troisime Cinquantenaire de la Rvolution Franaise. Paris, Grasset, 1939. Por exemplo, na p. 58: No caf Procope, os estudantes republicanos se declaravam, ainda, alguns por Danton, outros por Robespierre. Esses jovens, embebedados de leituras, se voltavam para o passado: a Revoluo tinha se tornado um sentimento. A. Grard. La rvolution franaise, mythes et interprtations, 1789-1970. 18

Halvy, op.cit., p. 53. Todos os dois se apiam em E. Montgut. O en est la Rvolution franaise? Simples propos sur la situation actuelle. Revue des deux mondes, 15/08/1871.

132 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

Revoluo francesa desse sistema de conselhos (). As datas de apario destes organismos e germes de um novo Estado so as seguintes: o ano de 1870, quando a capital francesa sitiada, espontanemente, se reorganizou em um corpo federativo em miniatura que, ento, formou o centro do governo da Comuna (); 1905, quando a vaga de greves espontneas na Rssia subitamente se dotou de uma direo poltica prpria (); a Revoluo de 1917 (); os anos 1918 e 1919 na Alemanha (). Unicamente a enumerao destas datas faria acreditar em uma continuidade que, de fato, jamais existiu. precisamente esta ausncia de continuidade, de tradio e de influncia organizada que torna to evidente a uniformidade do fenmeno19.

Descontinuidade: uma palavra que, para o historiador, difcil admitir! (...). Vigilncia e desconfiana, terror, soberania do povo, essas so exatamente as palavras, as palavras comuns de nossa primeira revoluo. Se me sentir capaz de aceitar, a longo termo, as sugestes dos socilogos, fico apesar de tudo obrigado (...) a procurar, particularmente em Paris, (...) quais so os meios, os intermedirios, quais so as correias de transmisso precisas que asseguraram, no caso particular, permanncias e perpetuao da memria. Pois se os Communeux refazem, ou se quisermos, reinterpretam o Ano II com um certo grau de exatido, deve certamente haver a alguma razo historivel. Tenho apenas, e as proponho brevemente, algumas hipteses. Minha inteno que sirvam, de alguma maneira, a investigaes mais especficas, mais aprofundadas, e essas, naturalmente, sejam pluridisciplinares. Primeira sugesto (a mais simples!): existe uma evidente semelhana de situaes. Do Ano II a 1871, a Histria se repete quase que inteiramente e no somente como farsa, ao contrrio do que dizia Marx com uma cruel ironia. o mesmo drama que recomea. A Ptria em perigo Ptria, Nao, Repblica so ainda uma mesma palavra; o Povo de Paris uma vez mais enfrenta o prussiano, em seguida (ou ao mesmo tempo), o monarquista. Nesse aspecto, as coincidncias vo muito mais longe. Entre os dirigentes do exrcito de Versalhes, h um tal de Charette, filho do sobrinho do Charette da Revoluo [de 1789], com seus soldados bretes, um Cathelineau! Como as palavras chouans e vendens20 no voltariam de modo natural aos lbios dos parisienses de 1871? Pode-se concluir que falta um estudo diacrnico desta trade Ptria-Nao-Repblica! Seria um estudo essencial para uma boa compreenso do que era o patriota de 1871, o insurreto verdadeiro. Ademais, o Stio e suas calamidades ressuscitaram brutalmente (...) a antiqssima crise de subsistncias, e com ela todo o cortejo de conseqn19

Hannah Arendt. Essai sur la rvolution. Paris, N.R.F., p. 387-388.

20

N. do T. - Nomes dos insurretos camponeses, em sua maioria habitantes do departamento francs chamado Vende, que em 1793 rebelaram-se contra a Revoluo Francesa.

CRTICA MARXISTA 133

cias, a desigualdade na penria, como diz o senhor Ernest Labrousse, que sentida talvez ainda mais violentamente que a desigualdade na prosperidade. Como os de trinta soldos, como este povo de recursos irrisrios no teria reencontrado o dio, ainda no esquecido, do proprietrio das subsistncias, do comerciante de alimentos, do aambarcador, do monopolista, e do rico tambm, que tinha os meios de se abastecer no mercado paralelo, no mercado negro? Uma antiga fome secular despertou antigos instintos, deu vida e fora a antigas palavras tradicionais. Paris, alm do mais, no mudou muito, desde o Ano II, em suas estruturas sociais, industriais; quase to pouco como em suas estruturas urbanas, humanas. No me deterei particularmente em explicaes que alguns poderiam qualificar de pobres, mecanicistas, mas enfim devemos primeiro responder questo levantada por Albert Soboul, na ltima pgina de sua tese sobre os sans-culottes no Ano II21.
Durante o decurso do sculo XIX, artesos e pequenos comerciantes agarraram-se firmemente sua condio. Por essa razo, seria interessante conhecer precisamente qual a parte que, das jornadas de junho de 1848 Comuna de 1871, devida ao proletariado propriamente dito e s categorias de tipo tradicional ().

Minha resposta, nesse caso, categrica: do Ano II a 1871, Paris permaneceu sendo Paris. (...) Por certo, aquilo que chamamos revoluo industrial j a tinha atingido: grandes indstrias, fbricas na realidade, sobretudo em sua periferia apareceram. A hierarquia ou a ordem respectiva das profisses industriais estava em vias de se modificar. Mas to superficialmente! No que se refere s estruturas do trabalho, comparo os grandes recenseamentos efetuados pela Cmara do Comrcio em 1848, 1860, 1872, eliminando, para obter uma maior preciso, todas aquelas que no so propriamente profisses industriais. (...) No alto, aparecem sempre as profisses mais tradicionais (no gosto da palavra artesanal e tampouco da palavra proletria, pois, ento, encontrvamo-nos num meio-termo, que podemos denominar capitalismo comercial, com seus empresrios, seus intermedirios, seus assalariados, ora concentrados, no mais das vezes trabalhando em domiclio): o vesturio, mais de um tero do total, depois, as profisses de Paris, os artigos [de luxo, tpicos] de Paris, trabalhos de preciso como aqueles dos metais preciosos, dos mveis, do livro [isso perfazia] uma considervel quinta parte. Essa a maioria decisiva. Vm em seguida, a construo, ativa, mas flutuante sob o Segundo Imprio, tradicional, alis, como tambm agora, a metalurgia, mais ou menos, uma dcima parte, cada qual Totalizemos! Em 1848, 346.000 assalariados para 58.000 patres. Para comparar: em 1860, em uma Paris
21

Soboul, op. cit., p. 1035.

134 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

mais ou menos equivalente, aquela dos doze primeiros distritos novos, 338.000 para 68.000. Na grande Paris, compreendendo a periferia anexada, 403.000 assalariados para 68.000 patres, e em 1872, 454.000 para 80.000. Nestes 22 anos, a relao entre operrios e patres permaneceu sempre mais ou menos de seis para um teria mesmo decrescido ligeiramente em 1872. aproximadamente a proporo que Albert Soboul admitia na Paris trabalhadora do Ano II. Seria possvel objetar-me citando as reformas [urbansticas] de Haussmann [na cidade de Paris] e lembrando o afluxo considervel de populao, devido anexo de 1860. Mas, de fato, o que se passou? Haussmann quase que no tocou no Leste de Paris, nos bairros operrios, a no ser para ali traar largas avenidas que dizia serem estratgicas. Com a ajuda da alta dos aluguis, quis descongestionar o centro perigoso da capital. Por esta razo, foi obrigado a fazer a deportao para a periferia, sempre mais a Leste, dos verdadeiros parisienses, particularmente em direo a Belleville. Mas Belleville, o bairro vermelho por excelncia, um dos Mont Aventin da Revoluo, o mais parisiense, o mais tradicional dos bairros de Paris22. Houve simplesmente transplante, deportao de uma populao que, alis, tinha nostalgia de sua verdadeira cidade, e procura reconquist-la. O afluxo constante de uma populao nova? Se acreditarmos nos nmeros imperfeitos, mas que neste caso me parecem aceitveis, do Relatrio Appert, um quarto, mais ou menos, dos indivduos presos sob suspeita de insurreio, era de origem parisiense. Os autores da poca por exemplo, Maxime du Camp, para 1871 apresentam, de bom grado, as insurreies parisienses como um fato devido principalmente queles temidos imigrados, declasss, que vieram a Paris procurar uma oportunidade e no a encontraram. Tema habitual, mas que no corresponde realidade! Trata-se raramente de dclasss. Muito pelo contrrio, [no se pode esquecer] com que facilidade, com que rapidez, o operrio que veio trabalhar na capital era naturalizado parisiense. Todos os autores esto de acordo, dos contemporneos Audiganne ou Martin Nadaud ao historiador L. Chevalier23. Ir a Paris j ter escolhido romper com sua provncia. A, a profisso, o bairro nos absorve bem rapidamente, a meFoi isso que procurei demonstrar, no que se refere a Belleville, em Les Elections de 1869, estudos apresentados por L. Girard. Bibliothque de la Rvolution de 1848. Paris, 1960. t. 21. Pude igualmente me apoiar nos estudos sociais, fundamentados no exame das listas eleitorais de 1871, que foram apresentados nos recentes trabalhos de mestrado de C. Arribaud. La Commune dans le XVIIIe. Arrondissement, Nanterre, Universidade de Nanterre, 1971 e de R. Le Carrer. Le IVe. arrondissement pendant la Commune, Paris, [Universidade de] Paris I, 1971. Montmartre tambm um bairro de deportao basta lembrarmos de LAssommoir , e o IV distrito um dos mais classicamente parisienses.
23 22

L. Chevalier. Les Parisiens. Paris, 1967. p. 362 (...).

CRTICA MARXISTA 135

mria da capital se torna nossa. Que belo exemplo de parisiense nos d o pedreiro Nadaud da regio da Creuse, que viu [a Revoluo de] 1830, filiou-se Sociedade dos Direitos do Homem, fez 1848, foi exilado pelo Imprio, [tornou-se autoridade poltica regional na] Creuse aps 4 de setembro de 1870, e que retornou a Paris em abril de 1871 e pediu a Delescluze para participar da sua Revoluo24. E ns sabemos que papel contagiante, importante para nossa questo, tiveram esses migrantes dos quais ele foi um eco, privilegiado talvez, mas ainda assim tpico. Falava de estruturas industriais, humanas, mas tambm urbanas. A prpria cidade memria. Uma memria coletiva se enraza, como bem mostrou Halbwachs, nas pedras da cidade. Paris so pedras, monumentos, vias que perpetuam uma lembrana: a casa comum, o Hotel de Ville, corao da cidade; a Praa da Bastilha beira do Faubourg Saint-Antoine, com sua coluna elevada aos mrtires de 1830 e de 1848, em torno da qual precisamente se realizam, a partir de fevereiro de 1871, as grandes demonstraes populares contra a m Repblica e contra a paz; o Panteo, diante do qual, durante o Stio, o prefeito republicano Bertillon fazia acontecerem cerimoniosamente os recrutamentos voluntrios; os grandes bulevares (mesmo amputados) onde se desfila, sobre os vestgios dos cortejos revolucionrios de outros tempos25, onde se luta tambm, onde desfilaram os cadveres de Fevereiro de 1848. Do lado oposto, a abominvel coluna de Vendme, a coluna Napoleo, contraponto, nos bairros burgueses, da coluna popular da Bastilha; o infame Palais, as Tulherias, a Chapelle expiatria construda em reparao morte de Lus XVI H. Lefebvre, e antes dele os militantes situacionistas, tiveram razo em salientar que os monumentos de Paris no so inocentes26: os Communeux iro demonstrar isso. As ruas, os bairros manifestam tambm esta perpetuao das lembranas por meio das pedras. A Internacional de Paris se constituiu desde 1870 em sees tambm palavra da Revoluo. Numerosas dessas sees tm nomes de antigamente: na margem direita [do rio Sena], as sees do Roule, do Faubourg-Montmartre, do Faubourg-Saint-Denis, do

24 M. Nadaud. Mmoires de Lonard, ancien garon maon. Bourganeuf, 1895. Uma simples leitura do livro fornecer inumerveis provas de tudo o que estou afirmando. Sobre o episdio de sua entrevista com Delescluze, ver a pgina 408. 25 Cf. M. Ozouf. Le cortge et la Ville, les itinraires parisiens des ftes rvolutionnaires. Annales E.S.C., set-out/1971. p. 889 e ss. 26

Manifesto da Internacional Situacionista Sobre a comuna: A Comuna representa at os dias de hoje a nica realizao de um urbanismo revolucionrio, criticando na prtica os signos petrificados da organizao dominante da vida, reconhecendo o espao social em termos polticos, no acreditando que um monumento possa ser inocente [ ]. O texto de maro de 1962.

136 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

Faubourg-du-Nord, Poissonnire, Popincourt; na margem esquerda, as sees do Jardin-des-Plantes, a dos Gobelins, a do Panthon (...). Para perpetuar as lembranas, h tambm os homens, os escritos, a Histria. (...) De bom grado, destacamos que a dcada que precedeu 1871 foi marcada por brilhante redescoberta da histria da Revoluo [de 1789], com a Histria de Saint-Just de E. Hamel, em 1859, seguida de sua Histria de Robespierre, com o Marat de Bougeart, em 1865, o Anacharsis Cloots de Avenel, a Histria da vida de Danton de Robinet, Os gnios da liberdade de Gastineau, Os ltimos montanheses publicado em 1868 por J. Claretie, com reedio por Vermorel em 1866 e em 1867, Clssicos da revoluo, Robespierre, Danton, Vergniaud, Marat. Conhecemos tambm a reabilitao dos Hebertistas por Tridon (e Blanqui) em 1864, em seguida, os antemas do primeiro contra a Gironda e os girondinos. As sinalizaes so interessantes. Mas claro que seria preciso poder apreciar o grau de difuso desses livros. evidente que atingiram uma elite republicana e revolucionria, elite no menos brilhante. [Quanto s] camadas populares, no creio que seja desse modo que poderemos explicar em profundidade a memria que tinham da Grande Revoluo e, sobretudo, seu comportamento sans-culotte. [Entretanto], na biblioteca ideal que prope ao operrio, Agricol Perdiguier incluiu uma histria da Revoluo. Melhor ainda, tomemos o verdadeiro operrio (...) descrito por Denis Poulot em O sublime:
Ele tem em sua casa a Histria da grande revoluo, a Histria dos dez anos, Os girondinos de Lamartine, a Histria do dois de dezembro; pode-se dizer que a histria sua leitura favorita27.

(...) Mas, tratando-se ainda de escritos, h um que se pode dizer que foi amplamente conhecido e divulgado, em todos os anos deste perodo. Falava-se dele em 1871, falava-se dele em 1848. Em todos os clubes populares, era comentado, estudado: trata-se da Declarao dos Direitos do Homem de Robespierre (...). Este escrito discute explicitamente a questo da soberania popular total, direta:
A soberania reside no povo (). Nenhuma parte do povo pode exercer o poder do povo inteiro (). Cada cidado tem o direito igual de concorrer para a formao da lei e para a nomeao de seus mandatrios e agentes. As funes pblicas so essencialmente temporrias (). Os delitos dos mandatrios do povo e de seus agentes no devem jamais permanecer impunes.

H aqui, parece-me, proposies (pouco importa quais foram as intenes ou a ao de Robespierre) que o povo sans-culotte de 1871 tomou real27 D.-P., Le sublime. Paris, 1872. p. 33. O operrio verdadeiro [no conceito do autor] no bebe, ou no bebe quase nada.

CRTICA MARXISTA 137

mente ao p da letra, das quais deduziu todas as conseqncias. Alis, ele tinha feito o mesmo em um momento determinado de 1848. Enfim, h os homens! Incluo aqui, entre outras, bem amplamente, toda forma de tradio, de transmisses orais (...) que trazem certamente resultado mais eficaz que o escrito. Pensemos particularmente na cano (...) A Marselhesa insere-se nela uma Marselhesa da Comuna ou A cano da Partida. Quantos refres novos so cantados com ares de antigos, e, por exemplo e freqentemente, aquele de A carmagnole28? Todos os livros sobre a Comuna se referem a Bordas cantando La Canaille diante de um auditrio que lhe fazia coro (...). Incluo, ainda, aqueles que poderamos chamar de revolucionrios de profisso, aqueles que encarnam em sua prpria vida toda a tradio da qual estou falando. No h nenhuma necessidade, creio eu, de nos determos em um Blanqui, um Delescluze, ou nas sociedades, secretas ou no, que eles impulsionaram e que, nos anos silenciosos, contriburam, por seu lado, para a perpetuao dessa tradio. aos midos, ao povo simples, que preferiria, se tivesse tempo, me dedicar. Tais como o operrio tapeceiro Thodore Six, combatente de 1830 (...); em 1848, ele membro da Comisso [Governamental do Trabalho] de Luxembourg; deportado pelo Imprio; fundador, em 1867, da Cmara Sindical dos Tapeceiros, havendo pertencido, sob a Comuna, Comisso municipal do VIIo distrito (e autor de um admirvel poema, O povo para o povo, escrito no exlio, em 1852, publicado somente em 1871). Desses humildes combatentes que partilharam todos os perigos, ns [apenas] comeamos a fazer o inventrio. Mas incluo, com mais forte razo ainda, os homens em revoluo, mais amplamente at mesmo as prprias revolues que, naquele sculo, em suma, asseguram sua prpria continuidade, e, diria eu, realizando-a, explicam-na. Cada uma delas impulsionava seguinte, que era o seu eco. Esse era um tema freqente na poca: sempre a mesma revoluo que comea. Tema que, em parte, claro, podemos tomar ao p da letra. Sempre me irritou o milenarismo de um Montgut, mas h tambm esta reflexo, bem mais histrica:
A clera crescia a cada decepo. Foi de incio um abatimento taciturno e um mutismo desconfiado, em seguida uma cena de violentas desaprovaes misturadas com ameaas [referncia Revoluo de 1830], depois uma horrvel crise nervosa acompanhada de blasfmias e de punhos levantados para o cu [1848], finalmente, a resoluo furiosa de uma esperana desesperada [1871] (), e essa a ltima cena que acabamos de assistir (). Eis como a revoluo sempre continua ().29
28

N. do T. Carmagnole o nome de uma dana de roda dos revolucionrios de 1793. Montgut, op. cit.

29

138 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

A cada revoluo, naturalmente, causas prprias, imediatas. Mas em 1830 (...), luta-se pelo Povo, pela Nao, termo ainda de frescor bem recente no a nao [aristocrtica] de Lus Felipe, claro. Em 1848, h, certamente, e de grande proporo, a criao dos operrios de Paris da qual nos falou [neste colquio] R. Gossez. H igualmente o peso de uma tradio que no ainda to distante, um peso que foi avaliado muito bem, em 1850, por Tocqueville aos meus olhos, aquele que, com Marx, foi quem melhor compreendeu este sculo XIX revolucionrio francs, essa revoluo que no termina jamais. [Ouamos o que diz Tocqueville sobre 1848:]
A imitao [de 1789] era to manifesta que escondia a terrvel originalidade dos fatos. Eu tinha incessantemente a impresso de que estavam realizando a representao da Revoluo Francesa bem mais do que a continuando ()30.

Na Revue des deux-mondes, E. Lavolle dir tambm que lhe parece que em 1871 os revolucionrios no tinham feito outra coisa alm de repetir 1848. Sob as vestimentas antigas, sem dvida h, a cada vez, algo de novo. Mas destaquemos este papel particularmente claro de intermedirio interpretado por 1848, particularmente em seu primeiro perodo de liberao resplendorosa. Clubes, jornais, cartazes repetem os antigos, as grandes frases da Revoluo popular, aquelas que reencontraremos em 1871: sans-culotte, mandatrio, comissrio, vigilncia, patriotismo, Comit de Salvao Pblica, e, j ento, Comuna A Sociedade dos Direitos do Homem pde ento se mostrar s claras, ativa, brilhante, divulgava nada mais que a Declarao dos Direitos do Homem, da qual pretendia imprimir 90.000 exemplares. Eis a um feixe de argumentos que o historiador procura oferecer para justificar essa [passagem de E. Montgut, citada mais atrs]: em nenhuma parte no grau a que chegou na Frana, a partir de 1789. Um feixe, uma rede incompleta seguramente, no qual, alm do mais, as coisas no esto colocadas em uma ordem rigorosa, e que eu s proponho com o objetivo de que a reflexo seja criticada, continuada, aprofundada, sobretudo misturada, numa verdadeira mistura harmoniosa e equilibrada na qual as pesquisas de nossas disciplinas irms encontraro seu lugar exato. No que diz respeito tradio, eu terminarei lembrando que, em toda a revoluo francesa do sculo XIX, h ao menos um jornal que teve por ttulo O despertar [Le rveil] .
30

Hannah Arendt cita este texto expressivo em seu Ensaio sobre a revoluo, p. 386. Uma anlise aprofundada dos textos de 1848 confirmaria a afirmao de Tocqueville, que, em 1850, constatou tambm: O que claro para mim, que, desde h sessenta anos, tratou-se de um engano acreditar que o que se via era o fim da Revoluo [...]. evidente [...] que a vaga continua a caminhar, que o mar sobe; que no somente no vimos o fim desta imensa revoluo que comeou antes de ns, mas que a criana que nasce hoje provavelmente no o ver [...]. Com Tocqueville e com Marx, ultrapassa-se evidentemente (...) nossos horizontes parisienses, em direo a uma onda longa que talvez no tenha terminado. As discusses que se seguiro explicitaro os modos e as razes disso.

CRTICA MARXISTA 139

[A criao na Comuna de Paris: esboo de uma economia socialista sob controle das associaes operrias] Est na hora de eu abordar a renovao, ou a criao. J confessei o quanto e por que eu poderia v-la mais dbil. Ela existe realmente em 1871 ou somente na sua posteridade lendria? O que pode parecer novo no ser apenas continuidade? verdade que, em Histria, a continuidade , ela prpria, criativa! Sem muito complicar, abordarei o problema de uma nica perspectiva, ou seja: a Comuna foi socialista, um governo socialista, ou, pelo menos, um governo operrio? Colocarei inicialmente os fatos, alguns fatos. Poderemos refletir a seu respeito, e, em seguida, discuti-los. A Comuna tomou, todos sabem, diversas medidas sociais, que no podem ser desprezadas; mas, tambm, no fundo, (...) pouco caractersticas do que se denominou um poder de novo tipo: a questo dos vencimentos das dvidas, dos aluguis (...), a do Mont-de-Pit [devoluo gratuita dos objetos penhorados pelos pobres] No me parece necessrio insistir nisso, pois so, antes de tudo, detalhes circunstanciais (...)31. Sem querer diminuir sua importncia, passo, rapidamente tambm, pelas realizaes da Instruo Pblica de Vaillant. Como eu j disse, ela eco das intenes dos homens de 92 e 93 e precursora da obra que ser realizada pela Terceira Repblica que estava por vir realizada mas desfigurada, dizem alguns (...)32. ao socialismo, ao socialismo datado, de 1871 (com todas as suas reminiscncias e precisamente com as tradies que leva consigo) que irei me restringir. Socialismo, intenes socializantes! Se recorrermos ao lxico feito por J. Dubois, ao vocabulrio das lutas sociais daquele tempo, os antagonismos de classe podem parecer imprecisos, indecisos, incertos. Trabalho, trabalhador, que so os termos mais correntes, tm, ao menos aparentemente, um contedo e uma significao bastante vagos: seus sinnimos (ou suas conotaes) so misria, labuta, pobres, deserdados, povo, servo, cidado. Em face deles, o rico, o burgus, um pouco mais explicitamente, os monpolios e privilgios os privilgios, essa antiga palavra sempre ressuscitada e at, e j
31

Tambm na Espanha libertria, a questo dos Monts-de-Pit estava, em 1936, na ordem do dia. Semelhanas imediatas, similaridades de longa durao! Para (....) a educao, remeto naturalmente Declarao dos Direitos do Homem de 1793, artigo XXI: A instruo uma necessidade de todos. A Sociedade deve facilitar com todas as suas foras os progressos da razo pblica e colocar a instruo ao alcance de todos os cidados. A idia frutificou no sculo XIX, e cresceu: consulte-se sobre este ponto os numerosos trabalhos de M. Dommanget, assim como a preciosa compilao de textos comentatos por S. Frumov La Commune de Paris et la dmocratisation de lcole. Moscou, 1971. Essas indicaes poupam-me de comentrios mais longos.
32

140 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

ento freqentemente, [a palavra] exploradores. Palavras tradicionais, palavras novas. Entretanto, sempre, a oposio que surge mais nitidamente aquela entre o operrio que s produz coisas, cria valor, e o parasita que o sobrecarrega, o ocioso; o ocioso, ou uma srie de outros termos que encontramos, com freqncia, designando aquele que enriquece sem nada fazer, com o trabalho de outro. O trabalho tudo, o primeiro. A sociedade, o governo e seus funcionrios, a burguesia, o patro, [todos] extraem alguma coisa daquilo que o produto verdadeiro [so o] imposto, pr-oferenda [prlibation] como dizia Proudhon, dzimo, como se designa algumas vezes. De qualquer modo, enganao e roubo: no se chegou ainda mais-valia de Marx, mas se est no caminho. O homem simples do povo trabalhador (...) sente-se vtima da apropriao inadmissvel daquilo que ele sabe ter realmente produzido. A idia no nova, mas decididamente aparece cada vez mais viva na manufatura ou na fbrica (onde, alm do mais, reina uma disciplina considerada como priso); sobretudo nas profisses mais antigas, como as do vesturio e dos calados, aparece com mais evidncia que o empresrio, o empresrio intermedirio [que fornece a matria-prima ao trabalhador em domiclio], explora, sem justificao nenhuma, aqueles que ele pe para trabalhar. a que [esse sentimento] , talvez, mais vivo. Devo aos operrios alfaiates esta citao exemplar, do fim de abril de 1871:
O conjunto dos alfaiates recomea os trabalhos do uniforme da guarda nacional. Entrega diretamente o trabalho aos cidados, demonstrando com isso a inutilidade do patronato (). Se o canho pudesse se calar um pouco, a Comuna no nos faria esperar mais ().33

Inutilidade do patronato, disso portanto que, cada vez mais, esto convencidos os operrios. Os patres, como diziam expressivamente os mesmos alfaiates, s existem para monetizar o suor deles. Mas isso tudo ainda est para ser recolocado em uma histria mais longa. O fim do Segundo Imprio tinha visto e teve de tolerar uma grande revivescncia das sociedades operrias, fazendo renascer a experincia de 18481851, [sociedades] que, no entanto, ns j podemos denominar sindicatos. s vsperas da queda do regime, posso contar em Paris quase uma centena delas, no verdadeiro sentido da palavra34. So sociedades que perturbam, que visam um revolucionamento da sociedade, no apenas tendo em vista interesses ou
33

La rvolution politique et sociale, 31/04/1871.

34

Calculo que ainda seria inferior realidade, se acreditarmos em Poulot, op. cit., p. 294: Temos em Paris, em 1870, trezentas ou quatrocentas sociedades cooperativas de consumo, mais cem sociedades cooperativas de produo; duzentas sociedades de poupana e emprstimo mtuo; cerca de sessenta sociedades de resistncia e de solidariedade; sessenta cmaras sindicais de operrios, e muito outros agrupamentos, bibliotecas populares, crculos de ensino etc., etc .

CRTICA MARXISTA 141

reformas passageiras (...). Ao menos vinte so expressamente sees da Associao Internacional dos Trabalhadores (AIT), cerca de sessenta pertencem Cmara Federal das Sociedades Operrias, que , na verdade, uma filial da AIT. o sindicalismo parisiense que est nascendo, ou que reaparece. A finalidade dessas sociedades operrias, definida por elas prprias ou pelo fato de estarem filiadas A.I.T. []: a resistncia antes de tudo, a defesa dos salrios, a exigncia de tarifas adequadas, o direito a uma existncia operria que no seja rebaixada, inferior em direito, em qualidade, em todas as coisas, das outras classes. Junto a esses, outros projetos at mais ambiciosos.
Os sindicatos, dizia Marx, so as escolas do socialismo. nos sindicatos que os operrios se educam e tornam-se socialistas; porque todos os dias encetada sob seus olhos a luta contra o capital (). A grande massa dos operrios atingiu a compreenso de que preciso que sua situao material seja melhorada. Ora, havendo melhorado a situao material do operrio, este pode se consagrar educao de seus filhos, de sua mulher; assim, seus filhos no tm mais necessidade de ir fbrica; ele pode, alm disso, cultivar o seu esprito (). Torna-se socialista sem sombra de dvida ()35.

Mesma idia em E. Varlin, sem dvida, o melhor dos militantes internacionalistas de ento (ele pagou com a prpria vida por sua prtica socialista durante a Comuna):
As sociedades cooperativas () merecem particularmente nossos encorajamentos e nossas simpatias, pois so elas que formam os elementos naturais da edificao social do futuro; so elas que podero facilmente se transformar em associaes de produtores; so elas que podero operar os equipamentos sociais e organizar a produo ()36.

Pindly, delegado francs no Congresso da A.I.T. de Ble, em 1869, vai mais longe ainda:
O conjunto das diferentes corporaes por cidade forma a Comuna do futuro (). O governo substitudo pelos conselhos dos corpos de profisso reunidos e por um comit de seus respectivos delegados, regulando as relaes do trabalho que substituiro a poltica ()37.

At mesmo a palavra Comuna aqui pronunciada! Ser que a Comuna, uma vez concretizada, caminhou realmente nessa direo, que eu chamaria,
35

Trecho de uma conversa entre Marx e o funcionrio sindical Hamann, do sindicato dos metalrgicos alemes, citado em Travail salari et Capital. Paris, Sociales, p. 120.
36 La Marseillaise, 11/03/1870. Apresento por extenso o texto do artigo de Varlin na minha comunicao Les sections franaises de lAssociation internationale des travailleurs, colquio La premire internationale, linstitution, limplantation, le rayonnement . Paris, 1968. p. 126-127. 37

Ver o relatrio de Pindy sobre as sociedades de resistncia, apresentado na reunio de 11/09/1869, em La premire internationale, recueil de documents, apresentados sob a direo de J. Freymond. Genebra, Droz, 1962. t. 2, p. 108-109.

142 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

em sntese, de sindicalizao dos meios de produo, para, em seguida, passar ao estado da simples administrao das coisas? Infelizmente, as perseguies do Imprio e, mais ainda, o Stio desmantelaram, em 1870, as organizaes operrias. Restaram apenas cerca de dez, ou, no mximo, vinte Cmaras Sindicais que tinham alguma atividade. Mas a Comuna possuiu seu Ministrio do Trabalho, a Comisso do Trabalho e da Troca, exclusivamente preenchida, alis, por militantes internacionalistas, sob a direo de Frankel, sendo que essa comisso trabalhou ativamente. Os Arquivos histricos da Guerra conservaram documentos suficientes para que possamos fazer uma idia de sua atividade. A Comisso [do Trabalho e da Troca] consagrou-se inicialmente a humildes tarefas destinadas a colocar em andamento a vida da cidade, mas muito rapidamente chegou s questes operrias propriamente ditas. Para facilitar a retomada do trabalho e, como se dizia, igualizar as relaes entre patres e operrios, assegurou-se a abertura, em cada subprefeitura, de uma espcie de Bolsa do Trabalho, para recolher pedidos e ofertas de emprego. Logo tambm afluram as reivindicaes propriamente operrias. A mais fundamental: que a Comuna entregasse preferencialmente e mesmo, exclusivamente o trabalho de que dispunha para as associaes operrias de produo (em sua maior parte, dependentes das cmaras sindicais). Isso era reivindicado pelos encadernadores, alfaiates e sapateiros, fundidores (...), trabalhadores de couro e peles Tratava-se j da organizao do trabalho. Alfaiates ou sapateiros esperam livrar-se dos confeccionadores e dos intermedirios. A Comisso recebia proposies operrias para uma total remodelagem social. Alis, j citei diversos desses projetos; recordo apenas alguns fragmentos principais daquele do escultor Brismeur:
() Era preciso que a Internacional () estabelecesse em Paris () uma ou duas corporaes das mais indispensveis e das mais numerosas que, uma vez estabelecidas, tomassem conta de todos os trabalhos a serem realizados (). Esta corporao, ou essas duas corporaes, trabalhando e funcionando com sucesso poderiam facilmente extrair do produto de seus trabalhos uma porcentagem de dez a quinze por cento que serviria para estabelecer outras corporaes (). A administrao da primeira () poderia servir de modelo e de meio para estabelecer as demais, uma aps outra, e quando, finalmente, tivssemos abolido toda a explorao privada do patronato e fssemos donos de nossos trabalhos, facilmente imporamos as nossa leis ao comrcio e ao capital ()38.

Concretamente, era necessrio e suficiente, como ponto de partida, crdito ou capital, e a Comuna est l, evidentemente, para fornec-los, possibili38

Ver extratos mais longos desse projeto em meu Procs des communards, op. cit., p. 217-219.

CRTICA MARXISTA 143

tando o estabelecimento de uma ou algumas associaes operrias em uma ou algumas profisses. Geridas com mais eficincia, porque pelos prprios operrios, seus lucros ficando inteiramente para os trabalhadores, sem qualquer interveno ou retirada antecipada de um intil patro, [as associaes] encetariam concorrncia decisiva s empresas que permaneceram capitalistas, e como se ampliariam por contaminao, as aniquilariam progressivamente. A Comisso do Trabalho, se posso diz-lo assim, submeteu-se [a essa exigncia operria]: calculei, pelo menos, dez associaes [operrias] s quais [a Comuna] passou, oficialmente, o trabalho [as encomendas de mercadoria para o Estado]. O movimento deveria continuar. Agora, um ponto particular, mas de importncia, o da organizao do trabalho das mulheres, problema antigo, questo sempre acalorada, e as mulheres eram, de longe, a mo-de-obra mais deserdada na Paris do sculo XIX. A Comisso trabalhava bastante nesse assunto, elaborava projetos, mas, como em 1871 prevalece o antiautoritarismo, a sua realizao foi confiada s prprias mulheres:
Os Comits de Unio das Mulheres [organizao formada e dirigida por E. Dimitrief] esto encarregados pela Comisso do Trabalho e da Troca de realizar os estudos preparatrios para a organizao de oficinas cooperativas ()39.

Uma realizao socialista estava aqui em curso. possvel no poderamos entretanto afirmar com toda a certeza que as primeiras oficinas cooperativas e federadas femininas tenham surgido. Faltou tempo. Na minha avaliao, houve, enfim, e sobretudo, o decreto [do Conselho] da Comuna de 16 de abril, que encarregava as Cmaras Sindicais de confiscar as oficinas abandonadas [pelos patres amedrontados e fugitivos] e de prever o pronto reincio de sua explorao () pela associao cooperativa dos operrios que ali estavam empregados. Muitos julgam que este decreto , de fato, insignificante. Se assim fosse, como ento justificar o entusiasmo incontestvel que provocou no seio das organizaes operrias? Alfaiates:
() Nunca uma ocasio mais favorvel foi oferecida por um governo classe dos trabalhadores. No participar ser trair a causa da emancipao do trabalho ().

Mecnicos:
() Para ns, trabalhadores, esta uma das grandes oportunidades de nos constituir definitivamente e, enfim, colocar em prtica nossos perseverantes e trabalhosos estudos dos ltimos anos ().
39

A.H.G., Ly 23.

144 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

Joalheiros:
No momento em que o socialismo se afirma com um vigor desconhecido at ento, impossvel que ns, operrios de uma profisso que sofreu em mais alto grau o peso da explorao e do capital, permaneamos impassveis ao movimento de emancipao que se exprime sob um governo verdadeira e sinceramente liberal ().

Como justificar essa elogiosa apreciao de Marx [sobre a Comuna]?


() Sim, senhores, a Comuna pretendia abolir a propriedade de classe que faz do trabalho da grande maioria, a riqueza da minoria. Ela visava a expropriao dos expropriadores (). Se a produo cooperativa no deve se constituir em hipocrisia e mentira; se deve substituir o sistema capitalista; se associaes cooperativas unidas devem regulamentar a produo nacional [segundo] um [plano] comum, submetendo-a, desse modo, ao seu prprio controle e colocando fim constante anarquia e s convulses peridicas que so as fatalidades da produo capitalista; ento, senhores, o que isso, seno o comunismo, o verdadeiramente possvel comunismo? (Karl Marx. Guerra civil na Frana)

Pode ser que Marx esteja enfeitando, extrapolando. Mas eu creio profundamente que o decreto de 16 de abril era o comeo da restituio aos trabalhadores de seus meios de trabalho, que preciso considerar esse decreto como uma pea essencial no processo de sindicalizao progressiva e pacfica dos meios de produo, que era o objetivo final. O que subsistiu das Cmaras sindicais (e novidades aparecem naquela ocasio), organizou-se prontamente em Comisso de Investigao e Organizao do Trabalho, que foi constituda em maio; a incumbncia que dada aos delegados [dessa nova Comisso] era esta:
Acabar com a explorao do homem pelo homem, ltima forma de escravido. Organizar o trabalho por meio de associaes solidrias de capital coletivo e inalienvel.

Faltou tempo, uma vez mais. Dez sindicatos tinham empreendido o trabalho de levantamento das oficinas abandonadas, colocado em p associaes de produo. Mas a reunio em que a Comisso de Investigao e de Organizao se constitui definitivamente, em que ela se d estatutos, ocorre em 18 de maio! Eu s encontrei sinais de uma nica oficina confiscada e colocada realmente em funcionamento. Esta a obra, a pequena obra dos socialistas de 1871. Mas as intenes eram vastas. Renovao! desse modo que a vejo. Constatemos entretanto o quanto se estava prximo ainda, o quanto se estava pouco afastado das intenes renovadoras dos operrios de 1848. Que no era to grande sua distncia com a declarao da sociedade dos Homens Livres qual me referi mais acima. No fundo, os argumentos dos sans-culottes eram quase o mesmo dos
CRTICA MARXISTA 145

operrios de 1871: as oficinas funcionariam melhor e com mais lucros sem os empresrios e os intermedirios. No entanto, h, a mais, o sindicalismo, esse sindicalismo que tinha feito seus verdadeiros primeiros passos em 1848 e que se fortalecia. Tradio e criao esto de tal modo entrecruzadas, atadas uma outra, que no posso ter a pretenso de as separar: proponho apenas esta banalidade que a histria pensada como continuidade progressiva. Eu deveria falar aqui do Estado, do novo Estado, parte integrante ao menos os trabalhadores de 1871 nunca tinham imaginado de outro modo sua Comuna da obra de regenerao e de revoluo social, socialista, mais precisamente. Talvez, dessa espcie de no-Estado, reduzido administrao das coisas, devido a essa regenerao e a essa revoluo. Devo deixar esse problema para outros. Quero, no entanto, lembrar o seguinte. Apesar de todos os Comits de Salvao pblica ou formas de ditadura imaginadas, quando a situao se tornava grave foi um governo de liberdade, de completa soberania popular, uma organizao, ousaria dizer, libertria, que os Communeux de 1871 sonhavam realizar. Sabemos que a idia tem descendentes no movimento socialista. Empregando a palavra libertrio, estou rompendo, indevidamente, com a recusa que apresentei mais acima s histrias retroativas? Nada disso! A retroatividade est ali, em 1871 mesmo. Os Communeux reencontram ento as palavras dos sans-culottes, diretamente, espontaneamente. Trata-se de ordenar aquelas palavras e aquelas idias em um sistema? Ou, antes, trata-se de inventar a frmula nova do verdadeiro governo do futuro? Seguramente, h revolucionrios, jornalistas, sobretudo, que pretendem atualizar os trabalhos recentes de Proudhon (...). Ao invs de seus elevados projetos, prefiro, acredito ser mais significativo, mais popular, o projeto do obscuro internacionalista Gaston Ruffier, conhecido como Nostag, que apareceu em A revoluo poltica e social (41). Para o novo regime que tenta construir e que , creio eu, coerente, Nostag invoca Rousseau ao invs de Proudhon de quem retoma o Contrato social: No momento em que um povo constitui representantes, no mais livre, de forma alguma. Um coletivismo comunal traria a soluo completa para esse problema de fundo. No apenas em um estado muito pequeno em que seja fcil o povo se reunir que possvel um governo democrtico?
A distribuio da coletividade em grupos ou estados comunais preenche completamente este objetivo. A Comuna () formar um estado parte, possuindo leis particulares, mas obedecendo ao pacto fundamental ().

Aqueles que so do povo, ou, ao menos, dele esto prximos, procuraram nos grandes e distantes ancestrais a origem da forma enfim encontrada do

40

Nos seis nmeros que foram publicados desse jornal, Nostag comea a construir um projeto de Frana comunalizada que no ter tempo de finalizar. (...).

146 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

governo operrio (se verdade que ela foi realmente encontrada). Gostaria de acrescentar isso, preparando o terreno para um novo debate, apenas para dizer o quanto, no nosso ciclo [revolucionrio] do sculo XIX, tradio e renovao esto indissoluvelmente entrelaadas.

Debate
Ernest Labrousse Farei uma rpida interveno a respeito da comunicao de Jacques Rougerie. Ele nos apresentou a Comuna como uma revoluo com fortes ressonncias da Revoluo Francesa, com forte ressonncia da tradio. E nos disse, terminando, que a Comuna era tambm uma revoluo socialista. Eis a, no momento, nosso problema. Ns nos perguntaremos at que ponto a Comuna foi uma revoluo socialista. Com nuanas, estou de acordo com J. Rougerie. Espero que ele prprio esteja de acordo comigo no decorrer do debate. Evidentemente, a Comuna s podia ser uma revoluo socialista de seu tempo. No devemos exigir dela as doutrinas articuladas que vamos, por exemplo, encontrar na Frana dos anos que se seguem, entre 1878 e 1890, quando comea a penetrar, entre ns, a doutrina marxista. A propaganda dos guesdistas, seu admirvel esforo de pedagogia simplificada, mas muito intuitiva, muito produtiva, articula a doutrina e lhe d naturalmente uma coerncia que no encontramos cerca de quinze anos antes. No vou tentar aqui reconstruir o modelo socialista ento corrente; sobretudo, a partir de declaraes individuais, de trabalhos individuais. Somente vou levar em conta, nesta interveno que pretende ser breve, as deliberaes e os trabalhos coletivos. Inicialmente, a Internacional com seus congressos. A seguir, a Seo francesa da Internacional, as deliberaes da Federao da Guarda Nacional, ou ainda, os programas apresentados quando das eleies de 1871, bem no incio do ano, e que tinham sido decididos coletivamente pelos agrupamentos socialistas revolucionrios. Podemos dizer que se nos colocarmos unicamente no terreno do socialismo econmico, todo um conjunto de afirmaes foram ento apresentadas ao grande pblico. Desde logo, alis, desculpo-me de limitar este debate ao socialismo econmico, pois o socialismo seria bem pouca coisa se fosse apenas um economicismo. Pois o socialismo, naquela poca,

CRTICA MARXISTA 147

como em muitas outras, penetra nas massas, adquire fora, bem mais em outros terrenos do que no de um socialismo doutrinrio e abstrato. Nas greves, a cada vez que ocorre um fato mobilizador, parece possvel apresentar, com alguma profundidade, uma doutrina socialista, algumas concluses gerais que permitem progredir em direo a um corpo mais ou menos coerente de doutrinas. Mas h tambm, ao lado do socialismo econmico, um socialismo poltico que engrandece a Repblica, que retoma, durante a Comuna, os temas republicanos, mas com uma outra nfase, uma outra fora, outras aspiraes, e tambm, preciso diz-lo, com um outro brilho e um sucesso diferentes diante das massas. Mas ento, no estamos mais no domnio caracterstico, original, especfico, da economia socialista; ou seja, de uma economia socialista [que], contudo, j se encontrava esboada em suas grandes linhas, permitam-me lembrar, nas deliberaes coletivas dos organismos responsveis. A Internacional tinha se reunido em quatro congressos, sem falar da Conferncia de Londres de 1865. Tinha se posicionado sobre um certo nmero de temas importantes, tais como a propriedade das ferrovias e das minas e a coletivizao da terra. Tinha tambm tratado da questo da herana. Os diversos congressos tinham se pronunciado, em suas grandes linhas, a respeito dos trs primeiros problemas, pela nacionalizao [ou melhor], por aquilo que chamaramos hoje de nacionalizao, das ferrovias e das minas. No por acaso que a Internacional cantar o refro dos Reis das minas e dos trilhos. Estes Reis das minas e dos trilhos tinham sido solenemente denunciados. Era nestas condies que duas grandes decises tinham sido tomadas, com as quais, alis, o conjunto da delegao francesa estava comprometida No tinha sido assim, para a delegao francesa, no que concerne propriedade coletiva da terra que fora votada em princpio e tampouco, alis, no que concerne herana. Mas estava ali, apesar de tudo, um corpo de doutrinas internacionalistas que comeava a ser esboado. Naturalmente, no devemos dar uma importncia excessiva a essas deliberaes de congresso, tommo-las pelo que so: temas de reflexo comum, acertados por decises sumrias, trabalhos breves e, por vezes, improvisados. No entanto, no indiferente para a histria do socialismo sublinhar estes fatos, [ocorridos] nos anos que precedem imediatamente a Comuna. Pois bem, antes da Comuna, aps o Congresso da Internacional, (...) a ala francesa (...) nunca teve Congresso nacional, mas as sees parisienses haviam deliberado. Dispomos de alguns textos e nestes o problema do trabalho est bem posto. Penso que est efetivamente posto, mas, para dizer a verdade, sem que se destaquem as decises tomadas pela Internacional. A coletivizao no abordada. Eis aqui, por exemplo, uma declarao de novembro de 1870, das sees parisienses da Internacional:

148 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

Os delegados deixam de lado, provisoriamente, as questes do crdito, da troca, da propriedade, da instruo integral, da organizao do trabalho [] convencidos de que o estudo e a conciliao dos interesses favorecero uma soluo pacfica, baseada nos princpios de igualdade e de justia.

Alis, Jacques Rougerie conhece perfeitamente esse documento que ele acabou de publicar em seu Paris libre. Destaquemos agora, no mesmo texto, uma proclamao de princpio que, numa certa medida, pode anunciar uma espcie de coletivizao e de gesto:
Os delegados deixam de lado, provisoriamente, as questes do crdito, da troca [].

Segue-se, como uma espcie de concluso, enfaticamente sublinhada:


[] Ns queremos a solidariedade para todos, no perigo como na abundncia. Ns queremos, enfim, a terra para o campons que a cultiva, a mina para o mineiro que a explora, a fbrica para o operrio que a faz prosperar.

No se trata, bem entendido, de um texto amadurecido de aplicao prtica, mas, simplesmente, de princpios. Iremos logo ver se podemos encontrar a sua inspirao, de alguma forma, nas decises da Comuna quando esta deliberou em matria de direito pblico, tomando uma deciso de ordem geral, tendo fora de lei, no decorrer das semanas ou dos meses que iriam se seguir. Todavia, examinemos preliminarmente, aps esta declarao de meados de novembro de 1870, a declarao das candidaturas socialistas revolucionrias s eleies para a Assemblia Nacional, em fevereiro de 187l. Esta declarao, assinada pela Associao Internacional dos Trabalhadores, pela Cmara Federal das Sociedades Operrias, pela Delegao dos vinte distritos de Paris, apresenta um certo nmero de candidaturas ditas socialistas revolucionrias, como por exemplo, as de Blanqui, de Eudes, de Frankel, de Alphonse Humbert, de Tolain. evidente que tal composio testemunha um largo esprito de conciliao. uma escolha extremamente ecltica entre tendncias as mais diversas, at mesmo, opostas. Mas vemos, ali, afirmar-se que as candidaturas socialistas revolucionrias significam:
Proibio a quem quer que seja de colocar a Repblica em questo. Necessidade do despertar poltico dos trabalhadores. Queda da oligarquia governamental e do feudalismo industrial. Organizao de uma Repblica que, entregando aos operrios os seus instrumentos de trabalho, como ocorreu na de 1792, entregando a terra aos camponeses, realizar a liberdade poltica atravs da igualdade social.

Enfim, terceiro e ltimo texto: a declarao de princpios dos vinte Comits de vigilncia. Estamos agora quase s vsperas da Comuna. No texto, de 20 a 23 de fevereiro de 1871, e no esprito do texto precedente, a Repblica de incio proclamada acima do direito das maiorias mas este um outro problema que nos levaria longe; no tenho inteno de abord-lo hoje. AcresCRTICA MARXISTA 149

centemos, simplesmente, as seguintes consideraes que interessam diretamente ao meu assunto, isto , a proclamao de uma economia socialista tal como ela aparecia aos agrupamentos representativos no tempo da Comuna e antes dos acontecimentos de 18 de maro:
Obter, por todos os meios possveis, a supresso dos privilgios da burguesia, sua deposio como casta dirigente, e o despertar poltico dos trabalhadores. Em uma palavra, a igualdade social. Sem patronato, sem proletariado, sem classes. [Esta declarao] reconhece o trabalho como o nico fundamento da constituio social; o trabalho, cujo produto integral deve pertencer ao trabalhador.

Estas so pois certas afirmaes coletivas anteriores Comuna, imediatamente anteriores, que nos permitem esboar aquilo que pode ser, em um primeiro e muito rpido esboo, o socialismo econmico tal como ele era visto ento pelas diversas organizaes de vanguarda. Pois bem, se ns nos colocarmos a questo essencial, que a de saber em que medida a Comuna proclamou o socialismo de seu tempo, aquele socialismo desenhado de maneira rudimentar mas ao qual o futuro pertence , o que vemos ns? O que nos traz a Comuna? O que ela, finalmente, diz ou faz? Textos fragmentados e circunstanciais. Textos caractersticos sem dvida, muito avanados para a sociedade econmica de ento: mas nada que se assemelhe, mesmo nos limites do socialismo da poca, s grandes decises de princpios, agrrias ou industriais, que foram tomadas, por exemplo, no dia seguinte Revoluo de Outubro. E, sobretudo, nada que se assemelhe ao esboo que a Internacional ou os encontros de delegados, de responsveis parisienses, tinham podido esboar nos anos mais prximos, nos meses ou nos dias que precederam a insurreio. Voltemos, ainda uma vez, questo que se repete: em que medida a Comuna foi especificamente socialista? Podemos lhe creditar diversos textos ou decises, alguns bem caractersticos voltarei a falar disso , mas que no retomam as grandes declaraes gerais que a Comuna, ela prpria, no defende oficialmente como suas. Eu dizia que alguns destes textos foram caractersticos. Ns os conhecemos bem. O mais conhecido talvez aquele de 27 de abril que concerne supresso do trabalho noturno dos operrios padeiros, que no tem validade certamente por sua extenso social, cujo valor no est certamente na sua extenso social, mas que vale por sua orientao socialista e sua significao profunda, visto que a Comuna teve neste ponto de tomar partido entre o patronato artesanal da panificao e o operrio padeiro. em favor do operrio que ela se pronuncia. E isto, alis, apesar das reticncias, dos protestos, das manifestaes do patronato. Seguramente, ainda, um outro decreto, de 16 de abril, prescreve a gesto operria e a colocao em funcionamento, pelos operrios, das empresas que tinham sido abandonadas por seus patres foragidos ou que tinham desapare150 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

cido de circulao, a fim de escapar s obrigaes cvicas e sem levar em conta os interesses dos trabalhadores. Aqui ainda, vemos claramente uma inteno. Mas, por ocasio deste decreto, nenhuma proclamao geral foi feita, nenhuma proclamao assumindo o socialismo da poca e retomando ou evocando as grandes declaraes que teriam podido comprometer a Comuna em face da Histria. (...) A Comuna, diante de seu pblico diante dos grandes problemas do socialismo nem sempre encontrou as palavras mais acertadas. Tudo se passa como se um socialismo, ainda contraditrio, ainda mal concebido, padecesse de no sei qual incapacidade de se enunciar claramente, de se proclamar diante do mundo como governo em sua novidade e em sua grandeza. Uma Comuna de maior durao teria encontrado outras ocasies de o fazer, no deixando que estas lhe escapassem. (...) A concluso permanece: a Comuna permanece aqum do socialismo de seu tempo. A Comuna, no plano econmico, permanece aqum do socialismo tal qual podem contribuir para definilo as decises tomadas pela Internacional ou pelos agrupamentos franceses, aos quais s pude fazer uma rpida aluso. Ento, a Comuna, uma revoluo socialista? Respondo: a Comuna, apesar de tudo, em uma grande medida, poder operrio. A Comuna no trouxe o socialismo, no lanou esta proclamao solene que a histria poderia ter acolhido. Mas, se no trazia o socialismo, o carregava em si mesma. Carregava-o por natureza: pelos homens que a compunham, pelas questes que levantou mesmo que tenha sido breve a sua durao. (...) No nos esqueamos de que a Comuna durou 72 dias. No foi mais do que uma fulgurao na histria. No total, todos sabem qual foi sua ressonncia, qual foi a sua acolhida por todos os partidos socialistas constitudos ou por constituir, na Europa; e, mais particularmente, pelos partidos socialistas franceses que logo iriam nascer. Eis porque ns podemos dizer que a Comuna, pelo apoio popular que a tinha levado ao poder, por ter comeado por Paris, porque a fulgurao vinha de Paris e era percebida como tal em todo o mundo, foi certamente uma quarta Revoluo Francesa. Jacques Rougerie S posso expressar meu acordo geral com M.E. Labrousse, apesar de, tambm como ele, colocar algumas nuances. Impressiona-me, escandaliza-me um pouco ouvir dizer que a Comuna eu simplifico estava aqum do socialismo de seu tempo. Seguramente, h textos anteriores que vo mais longe, que exigem mais do que a Comuna realizou. Mas a prtica no pesa tanto, ou at mais que as palavras? Coletivizao (a fortiori, nacionalizao), desapropriao dos Reis das minas e dos trilhos, isto tudo certaCRTICA MARXISTA 151

mente no esteve nunca em questo nas declaraes da Comuna. Antes de tudo porque as minas no estavam em Paris, e se impunham problemas mais urgentes de organizao do trabalho, ou at mesmo, de simples retomada do trabalho em Paris. A ferrovia e isto seria tambm verdadeiro por exemplo para o Banco da Frana pois bem! acontece que a Comuna se sentia, se considerava o governo de Paris; encarava as ferrovias ou o Banco como bens nacionais, tratava-se, para ela, de negcios que caberia Nao (organizada em comunas) tratar (...); isto discutido alis em textos mais obscuros que aqueles que [Labrousse] acabou de citar: Nostag fala disso em seus artigos. J que evoquei a questo do Banco da Frana, devo reconhecer que era uma tolice ttica no se apropriar dele; mas os Communeux eram aquilo que eles eram e, para eles, o Banco da Frana era da Frana. Em contrapartida, quanto a uma prtica coletivista, no ambiente especial que o das profisses parisienses, repito, porque me parece que no consegui ser suficientemente convincente, que acredito que ela aconteceu, que comeou a ser realizada. Como dizia h pouco, sindicalizao dos meios de produo; e arrisco agora uma expresso mais forte, que me constrange por seu carter retroativo: sindicalismo revolucionrio. Ernest Labrousse So os textos da Comuna que me interessam. Ora, a Comuna legislou atravs de seu decreto de abril. E pelo seu decreto de abril, claro, ela vai permitir um certo nmero de apropriaes coletivas, e com gesto operria. Mas este no era um texto de princpios. O que eu disse que a Comuna no inova em matria de direito pblico. No comea a criar um direito pblico socialista. No socializa. Ela socializa muito mais os problemas polticos, cuja resoluo ficou mais simples num regime de fora operria e popular. Jacques Rougerie A Comuna no, eu admito; mas a Comisso do Trabalho, sim; ela socializa problemas que no eram polticos: modestos problemas de reivindicaes operrias cotidianas. E, insisto ainda, no que se refere obra de coletivizao, ela passa diretamente para as mos dos sindicatos, em primeiro lugar, ao dos operrios mecnicos que declara, ele, querer abolir a explorao do homem pelo homem. Voc falava tambm do problema do trabalho noturno dos operrios padeiros. Se se trata da Comuna, da Assemblia comunal, digamos que ela esteve bem perto, sob a presso dos protestos patronais, de anular pura e simplesmente o texto. Foi a Comisso do Trabalho, foi Frankel que impediu que isso ocorresse. E no mutilemos o decreto que emanava da Comisso: ele comportava duas partes, uma consagrada ao problema do trabalho noturno, a outra, supresso das agncias de emprego, segunda questo candente que opunha tambm, desde h muito tempo, pa152 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

tres e operrios padeiros. A, o que aconteceu? Abriram-se, inicialmente, em cada subprefeitura o aspecto municipal da obra comunalista registros nos quais os patres e operrios inscreviam suas ofertas e demandas. Mas, fato significativo, desde o comeo de maio, a colocao dos operrios foi confiada ao sindicato dos operrios padeiros. Na prtica, o sindicalismo assume o controle. No me parece que ns estejamos aqum daquilo que, por exemplo, reivindicava a Internacional, aqum do socialismo de 1871. Ernest Labrousse Esta prtica est de tal modo aqum que ela retoma em realidade formas do Antigo Regime. O problema da colocao dos trabalhadores tinha sido um velho problema dos companheiros; de todo modo, h muito tempo, havia trs solues possveis: a colocao pelos prprios companheiros, a colocao pelo patro e a colocao pela municipalidade. Esta tripla opo permanecia ainda em aberto para o legislador do tempo da Comuna. Jacques Rougerie Optou-se preferencialmente pelo sindicato, forma nova. Por outro lado, ressaltei esta mistura indivisvel das tradies e das inovaes. Ernest Labrousse Nenhuma modificao de estrutura foi introduzida por aquele decreto. No iremos repreender a Comuna de 72 dias pelo fato de no ter criado o novo direito socialista. Mas ela no o anunciou sob a forma solene que conviria. Jacques Rougerie Ela comeou a aplic-lo. Ernest Labrousse Ela tampouco comeou. A prtica da colocao pelo sindicato j era corrente. No digo que fosse predominante. A colocao sindical e a colocao pela Bolsa do Trabalho, por exemplo, que vai ser realizada mais ou menos quinze anos mais tarde, so prticas que no abalam as estruturas do mundo capitalista, enquanto que, ao contrrio, as declaraes da Internacional, de uma certa maneira, as denunciavam. Jacques Rougerie Responderei mais uma vez, sem me deixar abalar: sindicalismo, sindicalismo revolucionrio, sindicalizao dos meios de produo, que tinha sido iniciada e que foi interrompida pela Semana sangrenta. Antes no existiam sindicatos, no sentido prprio do termo. Ernest Labrousse Ns voltamos Comuna dos 72 dias, o que no impediu
CRTICA MARXISTA 153

que durante esses 72 dias nenhuma grande proclamao da chegada do socialismo tenha sado da Comuna. Jacques Rougerie Poderamos encontrar textos da Comisso do Trabalho, mas no tenho tempo de cit-los aqui. De que servem as proclamaes feitas pelos do alto se a ao vinha da base? Ernest Labrousse De que servem os Direitos do Homem? M. Moissonnier Gostaria de, brevemente, trazer para este debate to vivo um documento que pede uma reflexo, me parece, sobre um outro aspecto do problema: o da articulao do passado e do futuro no interior da Comuna. Esta, indiscutivelmente, tem seus aspectos de repetio, chega mesmo a falar na linguagem do passado. Mas foi ela a execuo de um testamento de 1792 ou de 1848, ou ainda, a utilizao relativamente lcida de uma experincia nacional que resulta daquelas revolues? Gostaria de lhes submeter o texto de um cartaz que me parece exprimir esta espcie de aliana lcida entre as formas herdadas da experincia passada e os objetivos novos sugeridos pela Internacional. um documento que convoca os cidados do IIo distrito para uma ao poltica pela construo de uma nova ordem fundada na justia e no trabalho. Cito:
preciso mais do que nunca nos interessarmos pela vida pblica. preciso vos reunir, vos agrupar, reconstituir de alguma maneira os distritos, as assemblias primrias das quais a Revoluo de 1789 retirou, em parte, a sua fora.

Jacques Rougerie Permito-me acrescentar que os membros da Comuna do IIo distrito so todos Internacionalistas: E. Pottier, Serraillier, J. Durand, Johannard. M. Moissonnier Eu ia dizer isso. A seqncia [do documento citado] , de fato, esta:
Desse modo, realizar-se-, pelos esforos de cada um, este grande princpio da renovao social: a emancipao dos trabalhadores pelos prprios trabalhadores.

evidente que por trs desta referncia aos estatutos da A.I.T. h implicitamente todo o peso das discusses e das reflexes que aconteceram no seio da Internacional, as quais foram evocadas por Ernest Labrousse h pouco. Meu problema, quanto a este documento concreto, a articulao entre renovao e herana.
154 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

Jacques Rougerie Os Internacionalistas esto, com efeito, no centro do problema, porque freqente empregarem as palavras antigas, falarem a velha linguagem, e so eles, ao mesmo tempo, os elementos mais renovadores, diria quase que os nicos renovadores em matria social, em 1871. Mas esses dois aspectos caminham juntos e no podem ser separados: [no hino] A Internacional, [fala-se dos] Reis das minas e da ferrovia, mas tambm [dos] tiranos. Nada de direitos sem deveres, diz ela. Isso tambm est nos estatutos da A.I.T., mas Dommanget acaba de nos lembrar, em seu livro sobre Eugne Pottier que era igualmente uma frase de Babeuf, em 1790. Em todo caso, perguntaria a Ernest Labrousse: qual texto mais belo, em direito, que a emancipao dos Trabalhadores ser obra dos prprios Trabalhadores? Ernest Labrousse Estamos completamente de acordo, mas, repito, [eu] falava da Comuna, [do] Governo [da Comuna]. Jacques Rougerie Ela me interessa infinitamente menos que aquilo que acontecia na base, e que continuamos a no discernir bem, pela ausncia de fontes. Ernest Labrousse Mesmo se o Governo da Comuna no proclamou os direitos do trabalhador, sabendo o quanto era frgil o seu poder (...), mesmo se isso era assim, a Comuna podia pensar que um grande chamamento no ficaria sem ressonncia, sem eco, na Europa e na Histria. Esse grande chamamento no aconteceu. O que certamente no impede a Comuna de ser o governo da renovao do qual falei, trazendo, em si, o socialismo. [Mas] ele no trouxe um grande pensamento, uma grande chama. Jacques Rougerie que, para retomar os termos de Vaillant, o Governo da Comuna era uma assemblia de pequenos burgueses tagarelas*. Ernest Labrousse verdade! Estamos totalmente de acordo*! J. Gaillard Ao escutar sucessivamente a fala dos relatores, tive um pouco (...) a impresso de uma interpretao saudosista. De minha parte, o que me impressiona, seria, antes, a exploso das tendncias do passado que cada um de vocs evocou. A embalagem no representa mais o contedo. O passado
*

N. do ed. O contexto sugere que essa afirmao foi feita em tom de ironia. N. do ed. Idem nota anterior.

CRTICA MARXISTA 155

subsiste como linguagem, mas h outra coisa, uma contribuio que , ao menos, to rica quanto as lembranas. Acredito alis que isso que vocs pensam. De incio, tomarei um exemplo um pouco exterior a esta inflexo do que quero falar: trata-se da atitude dos Internacionalistas no momento em que a guerra comea. Jacques Rougerie disse, a propsito desta ltima, que reencontramos os ecos de 89 e isso completamente exato. Mas existe tambm um documento importante, uma carta de 18 de julho de 1870, assinada por Internacionalistas que no eram de pouca importncia, Malon, Combault, Chalain, Johannard, na qual se explica que os Internacionalistas viram muito claramente o exagero que se desenvolvia na corrente patritica, que seu objetivo permanece sendo sempre a Repblica universal, mas que se no se quer deixar escapar a oportunidade de uma revoluo, necessrio seguir a tendncia geral, no se afastando das massas. Outro exemplo, este mais prximo do debate, a palavra Comuna. Como disse Jacques Rougerie, J. Dubois toma-a como um ressurgimento de 1793. O que quero salientar aqui que h, entre os Communards , o desejo de ultrapassar a Revoluo, de descobrir, atravs do exemplo revolucionrio, de chegar a uma realidade nacional mais profunda. Encontramos no Jornal Oficial [Journal officiel] da Comuna, uma definio desta que lembra o precedente das comunas medievais, que uma maneira de dar s palavras coisa que faz todo governo novo que procura se firmar seu sentido mais amplo, para que o maior nmero possvel concorde em dar a sua adeso. E talvez esta seja uma da razes que fazem com que a Comuna no tenha lanado declaraes socialistas que estivessem altura do pensamento socialista real do seu tempo, como ressaltou Ernest Labrousse. Mas, finalmente, passo a um texto que considero essencial. Trata-se da organizao do trabalho das mulheres, problema sobre o qual Jacques Rougerie foi breve. Houve o projeto da Comisso do Trabalho, que comeou a ser elaborado em 12 de abril e foi enviado Comisso das Finanas onde permaneceu por um ms e (...), em seguida, foi esquecido. Ora, nesse assunto, parece-me que h o novo, muito mais novo que aquilo que foi feito para os operrios padeiros, ou (...) que o decreto de 16 de abril, medidas para as quais poderamos encontrar facilmente numerosos precedentes. As mulheres vieram ao encontro da Comisso do Trabalho para pedir emprego, e isso respondia a uma necessidade imediata, uma vez que os empreendedores no lhes davam mais [emprego], ou as contrataes eram feitas a preo muito baixo. Mas as coisas no ficaram por a e foi ento que o problema tomou dimenses mais vastas. Levantavam-se duas questes: a do futuro do projeto, a do papel do governo, do governo do futuro. Primeiro tema: iriam simplesmente abrir oficinas para fazer camisas [vareuses41] e calas, a um bom preo, com empreendedores do [bairro do]
41

N. do T.: camisa usada pelos marinheiros e trabalhadores.

156 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

Marais? H um projeto, de autoria de Elisabeth Dimitrieff, que propunha uma reorganizao fundamental, com oficinas especializadas em flores, plumas, bordados, roupas infantis ... , em suma, todas as profisses femininas da poca. Tratava-se de dar imediatamente trabalho s operrias, mas afirmava-se igualmente que seriam viabilizadas oficinas para uma produo para o mercado, no somente para as necessidades urgentes do Estado em guerra, e que estas oficinas perdurariam aps a guerra. Segundo ponto: qual seria o papel do Estado? O projeto de organizao me aparece, neste aspecto, muito diferente do que tinham concebido, por exemplo, com as oficinas nacionais*. Realiza, segundo penso, uma simbiose original. As oficinas so cooperativas, as mulheres, elas prprias, as dirigem, segundo os modelos daquele tempo iriam procurar trabalho em um local qualquer de distribuio, que, em seguida, seria levado para casa, porque as mulheres no queriam trabalhar na fbrica ou na indstria. Est previsto que o Estado emprestar os locais, ajudar na publicidade. Toda uma articulao se instaura entre as organizaes femininas e o Estado que pode lhes dar sustentao. Eis aqui duas breves passagens dos considerandos que encimam o conjunto do projeto:
[] O movimento que acaba de acontecer foi to inesperado, to decisivo que as polticas de profisso no compreenderam nada, e viram neste grande movimento apenas uma revolta sem importncia e sem finalidade. Outros trataram de circunscrever a prpria idia desta revoluo, reduzindo-a a uma simples reivindicao do que chamam franquias municipais [les franchises municipales]. O povo que no est cego pela fico governamental nem pela pretensa representao parlamentar, afirmou claramente, ao proclamar a Comuna, [aqui o texto apresenta diversas imprecises], a criao de uma ordem nova de igualdade, de solidariedade e de liberdade, que ser o destino da produo comunal [].

Eis um projeto que me parece similar ao que Jacques Rougerie chama de socialismo de 1871. No emana das camadas mais avanadas do proletariado ou, se quisermos, das novas profisses, mas das profisses mais antigas que, sem dvida, so tambm as mais sofredoras. Se, como disse Jacques Rougerie, a populao parisiense permaneceu mais ou menos equivalente, em sua composio numrica, ao que ela era em 1848 ou antes, ainda assim com mudanas em profundidade que, de minha parte, no chamarei de detalhe que tornam a condio popular mais penosa, particularmente no que concerne explorao do trabalho feminino.

N. do ed. Oficinas estatais, reivindicadas pelo movimento operrio e criadas pelo governo logo aps a Revoluo de 1848, para dar emprego aos trabalhadores desempregados.

CRTICA MARXISTA 157

Jacques Rougerie No que se refere atitude dos internacionalistas s vsperas ou espera imediata da guerra, sim; eles seguramente se declararam contra ela, contra toda guerra dinstica, em nome da Repblica universal, e o disseram claramente (e corajosamente) em seu Manifesto Contra a Guerra, do ms de julho. No menos verdade que, bem depressa, eles tambm se tornaram patriotas extremados, e Marx os desaprovou bastante. Patriotas, no sentido do Ano II. E esta uma frmula que eu j empreguei: nenhuma Internacional jamais resistiu a uma guerra. No que diz respeito ao trabalho das mulheres, verdade que eu examinei muito rapidamente. Mas esse texto que voc menciona ou mais extamente, esses textos , que eu conhecia bem, j os tinha reproduzido amplamente [nos meus livros] Procs des Communards e Paris libre, e hoje eu no tenho quase tempo para os analisar. Digo os textos, pois h, de uma parte, o projeto de Elisabeth Dimitrieff, que do [perodo final] da Comuna e, de outra, os projetos da Internacional Bertin, que so do incio, e deles que voc retira as consideraes que cita. Lembro-o apenas para, uma vez mais, salientar que, em um estilo totalmente anti-autoritrio, a Comisso do Trabalho finalmente decidiu dar apoio Cmara sindical das mulheres que Elisabeth Dimitrieff queria construir. O projeto no foi enterrado, ao menos sob sua forma final, porque representantes das mulheres aparecem, por exemplo, na Comisso de Investigao e de Organizao do Trabalho, fundada em 18 de maio. Voc tem toda razo em salientar que aqui h o novo, sobretudo, essa idia de um sindicalismo feminino: para Dimitrieff, as associaes produtivas iriam se unir em federaes, seus membros deveriam aderir Internacional. Entretanto, acredito que poderamos encontrar premissas importantes de tal movimento, em particular, em 1848 e at mesmo no Ano II. R. Gossez Em 1848, no se ficou apenas no projeto, passou-se ao, e 20.000 operrias trabalharam do fim de maro at o fim de julho nas oficinas de mulheres das prefeituras, sob a direo de Buchez, seu responsvel na Prefeitura de Paris. Quando esse foi substitudo na Prefeitura de Paris, os subprefeitos dos distritos quiseram manter o trabalho das mulheres contra os interesses dos donos das confeces e um grande debate se produziu, tendo em vista que, na metade dos distritos, as mulheres administravam, elas prprias, aquelas oficinas. Em grande medida, em1848, as mulheres auxiliaram, desse modo, na manuteno de seus homens em greve ou desempregados, porque elas trabalhavam graas a essas oficinas como modistas, costureiras, camiseiras A este movimento estavam estreitamente ligadas Jeanne Deroin, Eugnie Niboyet, Pauline Rolland Em conseqncia, no se partiu de uma idia para impor uma prtica, mas de uma prtica para desenvolver uma idia, e esta prtica foi a da Unio das Associaes Operrias, realizada em 1849-1850, por Jeanne Deroin.

158 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

(...) Albert Soboul Para retornar ao problema do trabalho feminino evocado por J. Gaillard, encontramos, em 1793, guardadas as devidas propores, projetos totalmente semelhantes s oficinas seccionrias, organizando o trabalho feminino, em particular, para o vesturio das tropas, projetos que tendem a se chocar contra as estruturas do capitalismo comercial. Penso que h uma linha reta que vai de 1793 a 1848 e a 1871. Em que medida h em 1871 verdadeiramente renovao em relao a essa longa tradio de reivindicaes operrias femininas? J. Gaillard Trata-se de criar cooperativas que permanecero depois. Albert Soboul - Nesse sentido, h ampliao, com efeito. Digamos que a renovao consiste em uma ampliao da perspectiva, mas h igualmente na base uma tradio antiga. D. Lekovic De minha parte, gostaria de salientar o lado dialtico na pesquisa histrica. Penso que insistimos demasiadamente na continuidade, e no o suficiente na descontinuidade histrica que a Comuna representa. preciso consider-la como um exemplo particularmente claro da retomada das antigas formas para lhes dar um novo contedo. De minha parte, insisto no aspecto renovador da Comuna. Quanto mais durou, mais se purificou da antiga tradio. Tivesse durado mais ainda, creio eu, teria desenvolvido mais seu contedo social, socialista. Jacques Rougerie Evitemos reescrever a histria! Dialtica, estou de acordo, ainda que com bastante freqncia, infelizmente, os historiadores usem mal esta palavra; mas, uma vez que a pronunciamos, maior a necessadade de analisar! E receio um pouco que voc procure extrapolar para o futuro o que me proibi a priori, para no falsear a descrio, a anlise do acontecimento especfico de 1871. Da surgem as questes que lhe devolvo: o que voc coloca nesse contedo novo no interior de formas antigas (...)? Quais os outros exemplos que voc nos daria da renovao, alm daqueles que j evoquei, os quais me pareciam suficientes para caracterizar 1871 tambm como revoluo socialista? D. Lekovic A herana histrica, em situaes diferentes, toma, incontestavelmente, significaes diferentes. E como exemplos precisos daria a radicalizao da revoluo, as exigncias no plano econmico, a insistncia dada supresso da
CRTICA MARXISTA 159

explorao, os projetos eventuais de nacionalizar os meios de produo. H toda uma evoluo no sentido de um crescendo revolucionrio. Jacques Rougerie Creio no ter dito nada diferente. Quanto ao crescendo, parece-me que comea pelo menos no Ano II, e, em boa msica, crescendo exclui qualquer idia de descontinuidade. D. Lekovic Os Communards ultrapassaram amplamente, dadas suas exigncias, o quadro do Ano II. Albert Soboul Evidentemente! Nenhum de ns pensou demonstrar o contrrio. M. Johnstone Jacques Rougerie nos descreveu a Comuna como revoluo socialista. Ele no diria coisa semelhante, segundo penso, das revolues de 1793 e de 1848. Mas diz, ao mesmo tempo, que no h diferena de fundo entre 1871 e essas revolues precedentes. Isso no contraditrio? Jacques Rougerie Voc me leva para mais longe do que eu mesmo fui. Eu havia assinalado, acentuado, excessivamente talvez, as semelhanas de fundo. No tinha dito que no havia diferenas de fundo. Alis, penso que R. Gossez lhe diria que 1848 que foi, em realidade, a primeira revoluo socialista. R. Gossez No! A revoluo de 1848 social, prlogo de uma revoluo social, como a definiu precisamente o poeta helenista Louis Mnard. No h ideologia socialista, mas associacionista, na revoluo de 1848, at a represso de Junho. O estudo do vocabulrio, como foi feito, em particular, por Michle Lefbvre, das peties operrias dirigidas ao Comit do Trabalho, demonstrou isto. Democratas antes de tudo, os operrios de Paris desorientaram-se com a doutrina estatizante de Louis Blanc. Ernest Labrousse Reivindico tambm, para 1789, o ttulo de revoluo social, no obstante a luta de classes ser ainda triangular. R. Gossez A tomada de conscincia socialista veio do choque da represso. Os operrios de Paris disseram a si mesmos: Pois no que os democratas socialistas, aos quais negamos nosso voto, tm razo!. Um nmero considervel tinha se pronunciado por Bonaparte, em junho, e quando foram massa160 HISTORIADORES FRANCESES DEBATEM A COMUNA DE PARIS

crados, votaram em Bonaparte e nos socialistas, no votaram nos republicanos. Eis a tomada de conscincia socialista, eleitoral, se assim se quiser! Quando se recebe balas, se comea a compreender. Mas entre fevereiro e junho, eles agiram por conta prpria, de acordo com os seus hbitos. E esses hbitos j eram sociais. De onde Louis Blanc e Buchez foram tirar suas idias? Dos prprios operrios e, muito particularmente, de dois documentos bem precisos. Quando, em 1840, Louis Blanc publica sua Histria dos dez anos [Histoire de dix ans], ele cita as fontes: a experincia das oficinas de greves dos alfaiates e dos sapateiros. (...) Dali ele retirou a lio: Eis enfim encontrada a forma social da emancipao dos trabalhadores! (...) Quanto a Buchez, sua clebre idia da associao do trabalho, concorrencial, ele a tinha tomado de um projeto de oficina dos operrios marceneiros que tinham pretendido se associar. No texto [de Buchez], apareciam seus prprios acrscimos, modificando o projeto sua maneira, dando-lhe uma finalidade simplesmente comercial. (...) No seria possvel encontrar, em uma poca anterior, essas organizaes de autodefesa dos produtores? D. Johnson Uma pergunta a Jacques Rougerie. No cabe na anlise levar em conta o isolamento de Paris? Voc fez comparaes entre a Comuna e as outras revolues, mas me parece que h uma considervel diferena, em 1871, de uma Paris isolada do resto da Frana, com o Stio, depois com o bloqueio de Thiers, que fez aquilo que Carlos X, em 1830, e Bugeaud, em 1848, deveriam ter feito para vencer. No podemos deixar de pensar nas conseqncias deste isolamento de Paris sobre as atividades da Comuna. Jacques Rougerie Sem dvida, os parisienses fizeram apenas uma revoluo parisiense, e eu disse uma palavra sobre isso que denomino, na falta de um termo mais apropriado, uma espcie de ingenuidade. Eles controlam apenas Paris e, por conseqncia, pretendem, ou ousam, ou sabem, legislar apenas para Paris [lembrem-se da questo] das ferrovias, das minas e do Banco da Frana. No se toca naquilo que pertence Frana, e isso limita, com muito evidncia, consideravelmente, a dimenso da sua obra, em particular, da obra socialista da Revoluo de 1871. Costuma-se, espera-se, para ir mais longe, que o restante do pas siga sua capital, o que desta vez no aconteceu. Mas permitam-me ir mais longe nesta resposta, porque, penso eu, nos colocamos em um terreno que iremos logo abordar quando falarmos das Comunas [que ocorreram nas cidades da provncia e, naturalmente, das relaes entre Paris e a provncia. O que teria feito, o que no teria feito uma Frana toda ela revolucionria? Mas, deste modo, comeo a reescrever a histria.
CRTICA MARXISTA 161

You might also like