You are on page 1of 3

Renascimento

O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itlia no sculo XV e que, recusando as concepes teocntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupao. Contexto Histrico do Renascimento Renascimento (ou Renascena) foi um movimento cultural, e um perodo da histria europia, considerado como um marco do final da Idade Mdia e do incio da Idade Moderna. Comeou no sculo XIV na iTLIA, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos sculos XV e XVI. Alm de atingir a Filosofia, as Artes e as Cincias, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformaes culturais, sociais, econmicas, polticas e religiosas que caracterizam a transio do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval. O Renascimento cultural manifestou-se, primeiro, nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os pases da Europa Ocidental. Porm, o movimento apresentou maior expresso na Itlia. O Renascimento est associado ao HUMANISMO, o interesse crescente entre os acadmicos europeus, pelos textos clssicos, em latim e em gregoerodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura europia. No sculo XVI encontramos paralelamente ao interesse pela civilizao clssica, um menosprezo pela Idade Mdiassociada a expresses como barbarismo, ignorncia, escurido, gtico, noite de mil anos.
Alm dos aspectos mais filosficos, o pensamento renascentista estendeu-se tambm literatura e s artes. No caso da literatura, este foi o grande veculo de transmisso dos ideais humanistas do Renascimento. Alguns dos escritores renascentistas que mais se destacam so os italianos Pico della Mirandola e Baltazar de Castiglione, autores de "Sobre a Dignidade do Homem" e de "O Corteso", respectivamente, o ingls Tomas Moro, autor de "Utopia" e finalmente, o mais influente de todos, o holands Erasmo de Roterdo, autor de "O Elogio da Loucura". Nas artes, o Renascimento trouxe regeio o estilo gtico medieval de profunda inspirao religiosa, substituindo-o por um novo estilo que faz a fuso entre elementos pagos de inspirao clssica e elementos religiosos e da vida quotidiana. Alguns dos principais vultos das artes Renascentistas foram os italianos Leonardo da Vinci, Miguel ngelo, Rafael, Donatello e Botticelli, os flamengos Van Eyck, Jernimo Bosh e Brueghel e ainda o espanhol El Greco. Em Portugal destacam-se Nuno Gonalves (o presumvel autor dos paineis de S. Vicente) e Gro Vasco.

Costuma-se dividir o Renascimento em trs grandes fases, correspondentes aos sculos XIV

ao XVI. O Trecento (em referncia ao sculo XIV) manifesta-se predominantemente na Itlia, mais especificamente na cidade de Florena, plo poltico, econmico e cultural da regio. Giotto, Dante Aliguieri, Bocaccio e Petrarca esto entre seus representantes. Caractersticas gerais: rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval valorizao do individualismo e dos detalhes humanos Durante o Quattrocento (sculo XV), o Renascimento espalha-se pela pennsula itlica, atingindo seu auge. Neste perodo atuam Masaccio, Mantegna, Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e, no seu final, Michelangelo (que j prenuncia certos ideais anti-clssicos utilizando-se da linguagem clssica, o que caracteriza o Maneirismo, a etapa final do Renascimento), considerados os trs ltimos o trio sagrado da Renascena. Caractersticas gerais: inspirao greco-romana (paganismo e lnguas clssicas), racionalismo, experimentalismo. No Cinquecentto, o Renascimento torna-se, no sculo XVI, um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadncia. Ocorrem as primeiras manifestaes maneiristas e a Contra Reforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Catlica. Na literatura atuou Nicolau Maquiavel. J na pintura, continuam se destacando Rafael e Michelangelo. Caractericas do renascimento Podem ser apontados como caractericas do Renascimento o Antropocentrismo, o Hedonismo, o Racionalismo, o Otimismo e o Individualismo, bem como um tratamento leigo dado a obras religiosas, uma valorizao do abstrato, expresso pelo matemtico, alm tambm de algumas noes artsticas como proporo e profundidade, e, finalmente, a introduo de novas tcnicas artsticas, como a pintura a leo. A valorizao do Homem atravs da imitao dos modelos clssicos grecoromanos que vai ser dado o nome de Humanismo. As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligncia, o conhecimento e o dom artstico; - Enquanto na Idade Mdia a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos sculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo), ou seja a principal caracterstica filosfica do Renascimento assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo; - A razo e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar mtodos experimentais e de observao da natureza e universo.

You might also like