You are on page 1of 4

01 ano sem o nosso amigo.

Boletim Esperana
Informe de Estudos Espritas, RJ, Ano II, N. 21 EDITORIAL
Desde que vivia em cavernas, o homem temia os riscos que a natureza representava. Os fenmenos climticos, interpretados pela ignorncia dos antigos, deu azo a toda sorte de superstio. S h pouco tempo a civilizao passou a conhecer um pouco mais sobre eles, substituindo o medo pelo respeito e, mais recentemente, pelo desprezo. Tantas vidas marcadas pela tragdia a que nos conduziu a incria no trato com as coisas da Terra. Sabemos que Deus existe, e que alm de onisciente soberanamente justo e bom, assim, mesmo em um desastre natural h algum proveito aos envolvidos. possvel, por exemplo, que sejam duros resgates em que toda uma coletividade experimenta, ao mesmo tempo, a oportunidade de expiar, liquidando dbitos do passado e avanando mais leve s vidas futuras. De certo, podemos afirmar com segurana, as causas desse evento no se esgotam na matria e no se devem ao acaso. O que nos consola a todos que a destruio do vaso fsico um instante em meio a um caminho infinito, pois a morte uma transio e no um ponto final. Confia e segue fazendo o bem, pois Deus te guarda e inspira!

JANEIRO, 2011

NESTE BOLETIM
Capa
EDITORIAL GOTAS DE AMOR DE EMMANUEL

A EQUIPE

Pgina 02
MUITO ALM DAS COMPETNCIAS COLUNA DO CAMINHO

Leia na Coluna do Caminho desse ms:

Festividades Dezembro - o ms das Festividades

Pgina 03
MENSAGEM DO MS PALAVRA DE F AOS PARENTES E AMIGOS

GOTA DE AMOR DE EMMANUEL


Do livro O Consolador. imprescindvel vigiar a boca, porque o verbo cria, insinua, inclina, modifica, renova ou destri, por dilatao viva de nossa personalidade. Do livro Vinha de Luz A queixa um vcio imperceptvel que distrai pessoas bem-intencionadas da execuo do dever justo. Quem se preocupa em transpor diversas portas, em movimento simultneo, acaba sem atravessar porta alguma. Cada homem uma casa espiritual que deve estar, por deliberao e esforo do morador, em contnua modificao para melhor. S uma lei existe e sobreviver aos escombros da inquietao do homem a lei do amor, instituda por meu Pai, desde o princpio da Criao . Do livro Po Nosso A inatividade costuma induzir-nos a falsas apreciaes dos desgnios de Deus, a impacincias, a desesperaes e rebeldias. Do livro Renncia Toda modificao para melhor reclama luta, tanto quanto qualquer ascenso exige esforo. Boletim Esperana Pgina 1

Pgina 04
SINOPSE DO LIVRO DO MS ESCOLA ESPERANA ANIVERSARIANTES DO MS EXPEDIENTE PROGRAMAO DA CASA DATAS IMPORTANTES

03 de abril de 2011, de 09 s 13h 8 SEMINRIO BENEFICENTE

DIVALDO FRANCO
Tema: Mediunidade, Paranormalidade na Transio Planetria. LTIMOS INGRESSOS
BEM-VINDOS A equipe do Boletim Esperana sada o casal Jurandyr e Marilene Paulo. Bem-vindos de volta ao Caminho da Esperana, nosso osis no deserto do mundo material.

Crnicas de famlia um programa apresentado por Ana e Anete Guimares, sendo recomendado para toda a famlia, por abordar temas e casos diferenciados, sempre relacionados convivncia familiar, com orientaes para a soluo de eventuais conflitos.

MUITO ALM DAS COMPETNCIAS


"A educao a arte de formar os homens, isto , a arte de fazer eclodir neles os germes da virtude e abafar os do vcio; de desenvolver sua inteligncia e de lhes dar instruo prpria s suas necessidades; enfim, de formar o corpo e de lhe dar fora e sade. Numa palavra, a meta da educao consiste no desenvolvimento das faculdades morais, fsicas e intelectuais. Eis os que todos repetem, mas o que no se pratica."

COLUNA DO CAMINHO
DEZEMBRO O MS DAS FESTIVIDADES
Em todas as partes do mundo, em dezembro, as festas so abundantes. No Caminho da Esperana, so vrios importantes eventos ao longo do ms. A comear pelas confraternizaes envolvendo as senhoras, participantes das reunies de tera-feira, bem como as crianas da Escola Estudos Espritas Esperana, nos dias 07 e 11 de dezembro, respectivamente. A festa das senhoras, contou com a presena de Ana Guimares, e culminou com um almoo fraterno, enquanto o Natal das crianas foi animado com belas performances e surpreendente apresentao de carat. E, aps o saboroso cachorro quente, as crianas visitaram as lojas, escolhendo seus presentes, roupas, doces e artigos de higiene pessoal, saindo com um sorriso de felicidade. Em seguida, veio o dia 17, data do aniversrio do nosso eterno vice- presidente Geraldo Guimares, que, embora fazendo morada no plano espiritual, deu o ar da graa, enviando breve e emocionante mensagem de gratido a todos. Dois dias depois, felicitamos na intimidade, com discrio e simplicidade, a aniversariante Ana Guimares, que, emocionada, agradeceu as singelas homenagens. Chega, ento o Natal, trazendo a oportunidade de festejarmos mais um aniversrio do bom Menino Jesus. Foi inesquecvel! A festa no ficou limitada a comidas, presentes e decoraes, mas foi enriquecida com uma atividade, habilmente conduzida por Ana Guimares, que estimulava a participao de todos na busca da essncia do esprito do Natal, iniciando a histria do nascimento de Jesus, deixando a continuidade a critrio da imaginao de cada um, culminando com todos entoando Noite Feliz. Outro evento de igual significao, no dia 29 de dezembro, foi o aniversrio do Caminho da Esperana ao completar 29 anos de sua fundao. Aps breve histrico sobre a aquisio da sede atual, atravs de doao concedida a Geraldo e Ana Guimares, foi interessante ouvirmos de cada presente depoimentos emocionantes acerca de como iniciou o seu vnculo com a Casa, passando a integrar a Famlia Esperana. Aps a tradicional foto para os anais da posteridade, foi servido um fraternal jantar comunitrio que agradou a todos os paladares. Formulamos votos de parabns a todos os ilustres aniversariantes do ms. Rita Pontes.

Hippolyte Lon Denizard Rivail

Todos os professores anseiam por uma mudana radical que possibilite desenvolver competncias em vez de passar contedos e fazer avaliaes. S que o rompimento do processo gradual, mostrando resultados. Para isso necessrio muito estudo e prticas novas, mesmo tendo de cumprir os padres exigidos pelo modelo atualmedieval. preciso entender que somos seres espirituais e que as diferenas no combinam com padres. Pensar nisso j um comeo para desconstruir aos poucos os velhos mtodos, unindo foras e grupos que pensam a mesma coisa para exigir as transformaes que j esto comeando, mesmo que ainda no as percebamos. A burocracia existe, mas necessrio seguir novos modelos, procurando sempre avanar e no desanimar, nem se deixar levar pela revolta. O que vai resolver a prtica do conhecimento, rompendo barreiras, mesmo que isso tenha um custo elevado, pois os resultados compensam os desgastes e os enfrentamentos. preciso forar a ruptura, sim, e no apenas ficar reclamando das obrigaes impostas pelo sistema, pois h tericos e pensadores que, mesmo com as melhores das intenes, ainda no entenderam essa necessidade de transformao e de impor uma nova ordem pedaggica ou, como disse Divaldo Franco, uma nova psicopedagogia. Tambm no podemos exigir educao s para ricos ou esperar que o governo d as ferramentas e os salrios necessrios para o trabalho dos educadores. Lutar por melhores condies obrigao de todos, mas temos de ter a conscincia de que educao cabe em qualquer lugar. Junto com essas reivindicaes temos que nos doar com muito amor pelos pequenos seres que todos os dias esto nossa espera para crescer como Espritos que vieram para evoluir. Ensinar a aprender e no apenas ensinar, despertando em cada indivduo as suas potencialidades. Essa a regra que o governo e o sistema, mais dia, menos dia, tero de engolir e apoiar. As imposies burocrticas marginalizam, levam ao fracasso e impedem as mudanas. O que deve ser mudado todos j sabemos. Quebrar o paradigma da educao como um todo obrigao de quem quer evoluir. Temos de rever tudo. S isso. Como fazer, outra histria que pode comear em ns mesmos, em nossas conscincias e em nossas competncias. A nova gerao se recusa a aprender dentro dos velhos padres da moderna educao. Sem entender isso, vamos continuar reclamando, deixando tudo como est.
Eugenia Maria Pinheiro Ramires

DEIXANDO SAUDADES
Desencarnou, em dia 19 de janeiro, NELI TAVARES MARTINS, esposa do nosso prestigiado colaborador Celso Martins, com quem teve um casal de filhos: Celso e Silvana. Oramos para que o retorno Ptria Espiritual seja cheio de paz e felicidade.

Boletim Esperana Pgina 2

ramosfelizes, como felizes eram as oportunidades de

ouvir o nosso mais fluente orador. Sorriso fcil e presena agradvel em qualquer ocasio, ele sempre soube orientar com o aconselhamento gentil. Houve dia em que desafiado a

D. Elizabeth DEprance, por mais de trs dcadas, serviu de instrumento para os fenmenos de efeitos fsicos, tendo sido analisada por pesquisadores emritos que, com a sua colaborao, tiveram a chance de observar a sobrevivncia da alma e a comunicabilidade dos Espritos. A desmaterializao da mdium foi vista e divulgada por Alexandre Aksakof, no livro Um caso de desmaterializao. Depois de larga reflexo, ela conclura que no seria atravs da observao dos fenmenos que o homem buscaria a sua modificao moral, mas pela fora insofismvel do anteparo filosfico desses fenmenos, da Filosofia Esprita. Ela deixou correr as pginas das lembranas recordando cada companheiro que se houvera beneficiado do convvio dos Espritos materializados, verificando que um ou outro se empregara num aplicativo mais especfico dessa convivncia; a maioria, porm, pouco ou nenhum valor lhes deu, considerando tudo como um acontecimento da vida social. Essa observao deve ter feito sofrer o corao da sensvel mdium, e deixa para ns elementos preciosos para elucubraes mais profundas sobre o efeito que tem tido em ns o conhecimento do Espiritismo. Experincias sobre percepo extrassensorial, realizadas na Rssia, do conta de como as pessoas se influenciam, atravs do pensamento, com conhecimento de causa ou no, trocando energias, de ordinrio, de baixo teor vibratrio. Naturalmente, podemos analisar o tipo de companhia vibratria que elegemos, ao observar o teor dos pensamentos que nos visitam a vida. O autoconhecimento trabalho emergencial, diz respeito nossa aspirao evolutiva e o desejo de ser feliz, o que se consegue possuindo uma conscincia tranquila. Saber o primeiro passo, compreender o segundo. Juntando-os vamos caminhar para a realizao do objetivo, descobrindo que a pessoa a quem devo educar, modificar velhos hbitos, tornar socivel, compreensiva e boa, sou eu. E, se assim procedo, estarei colaborando com o progresso da sociedade onde estou inserida e, por consequncia, da Humanidade. Acostumados a analisar e julgar o comportamento de terceiros, perdemos preciosas chances de crescer, pois a vida mestra incomparvel na escola que a Terra. Preocupados com a autopromoo, olvidamos o alerta do Senhor Jesus, em seu Evangelho, dizendo que o maior no Reino dos Cus seria aquele que servisse a todos sem distino. No simples iniciar-se o processo renovador, por isso, a compreenso daquilo que se aprende com o Espiritismo de vital importncia, pois vai estabelecer o esforo consciente, atitude compatvel com a racionalidade da Doutrina Esprita. Transferindo essa viso para a vivncia no lar, encontraremos elementos, em profuso, a nos animar para os testemunhos mais difceis e mirades de razes para irmos ao encontro dos problemas, a fim de solucion-los, sem magoar ou ferir quem quer que seja. Com o Senhor Jesus e a Doutrina Esprita, todo fardo leve e todo jugo suave..

Ana Guimares

PALAVRA DE F AOS PARENTES E AMIGOS


Oremos, neste momento, por todos que esto vivendo em meio s tragdias que atingiram as diversas cidades do pas, particularmente as situadas em nosso Estado, a fim de que sejam amenizadas as dores dos que ficaram diante de tantas mortes violentas e inesperadas, de filhos, de pais, de esposas e de amigos causadas pelos deslizamentos de encostas e desabamentos provocados pelas fortes chuvas. Enfim, oremos por todos aqueles que sofreram perdas de seus entes queridos em diversas partes do nosso pas e do mundo, e tambm pelas almas dos que partiram em dolorosas circunstncias, porque a vida continua. De fato, s o tempo consegue amenizar a dor dessas grandes perdas, e, sobretudo, a f na Bondade de Deus que nunca nos desampara, mesmo sabendo, pelo que nos ensina o Espiritismo, que todos os que desencarnam por acidentes so sempre ajudados pelos Benfeitores Espirituais. Porm, gostaria de sugerir a todos que passam por tamanho sofrimento que, ao lembrarem-se dos que partiram, transformem a saudade em orao. Em suas preces, roguem GERALDO para suas almas onde RIGADO a Deus amparo elas estiverem, na certeza de que todas recebero seus pensamentos de amor, impulsionados pela convico de que elas continuam vivas no mundo espiritual. Embora na morte s exista a separao fsica, ainda assim a sua aceitao muito difcil. Por isso mesmo, peamos ao Senhor o amparo para todos os que perderam seus familiares em circunstncias muito dolorosas, oferecendo a seguinte prece para aliviarem o peso da cruz que carregam. Senhor Jesus, alivia o meu corao que sofre muito. Dme fora, Divino Mestre, para suportar a separao dos meus entes queridos que agora vivem na espiritualidade, aceitando sem revolta o cumprimento da vontade de Deus. E lembrando Teu amoroso convite: Vinde a mim, todos vs que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei, eis-me aqui, Senhor, na Tua presena, para receber as bnos da Tua consolao. Faz nascer, Amigo dos Sofredores, a luz bendita da esperana em minha alma, neste momento de tanta angstia e de dor por que passo, pois creio na Tua Infinita Misericrdia!.

Gerson Simes Monteiro

Vice-Presidente da FUNTARSO
(Texto publicado no Jornal Extra no dia 23/01/2011)

Boletim Esperana Pgina 3

TRANSIO PLANETRIA
Estamos no limiar da grande transio, em que o nosso planeta passar da condio de mundo de provas e expiaes para mundo de regenerao. Isso j constava no planejamento celestial h muito tempo e no se dar, obviamente, num passe de mgica, pois se trata de um processo de transformao lento e gradual, porm, impostergvel. As tragdias naturais, como o tsunami do oceano ndico objeto de nossas consideraes fazem parte desse processo, pois elas tm o objetivo de fazer a Humanidade progredir mais depressa, atravs do expurgo daqueles espritos calcetas, refratrios ordem e evoluo moral e espiritual, que j no podem mais ser retardadas. Eles passaro algum tempo em outras esferas, aprendendo as leis do Amor e do Bem, at que tenham condies de retornar ao nosso planeta, para dar sua contribuio em benefcio do progresso da Humanidade. Nesta extraordinria Obra, nossos caros leitores conhecero os mecanismos e as razes da ordem superior da Transio Planetria, em favor das mudanas urgentes e necessrias que promovam o respeito s leis, tica e a Natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo prprio e o prximo.
(Sinopse do livro TRANSIO PLANETRIA obtida no site da LEAL)

PROGRAMAO DA CASA 2 Feira (20:00 s 21:00) PALESTRAS DOUTRINRIAS: LIVRO DOS ESPRITOS 03/01 Ana Guimares 10/01 Jnio Sales 17/01 Giannina Laucas 24/01 Anete Guimares 31/01 Vanessa Laucas Pereira
LIVRE Questes 447 a 454 Questes 455 LIVRE Questes 456 a 458

3 Feira (14:50 s 15:25) O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 04/01 Rita Pontes 11/01 Vanessa Pereira 18/01 Jnio Sales 25/01 Josu Bezerra
Cap. VIII, item 11-12 Cap. VIII, item 13-15 Cap. VIII, item 16-17 Cap. VIII, item 18-19

5 Feira (19:30 s 21:00) ESTUDO DO LIVRO ATUALIDADE DO PENSAMENTO ESPRITA 06/01 Giannina Laucas 20/01 Jair Cesario 13/01 Rafael Laucas 27/01 Claudia Passarelli

D DA ESCOLA ESPERANA PARA VOC

PROJETOS INFANTO-JUVENIS REGRAS DE NATAL

1. Ningum poder ir ao quarto ou Internet, pois estraga o Natal. 2. Quando estivermos comemorando, devemos estar sorrindo. 3. No reclamar. 4. No brigar. 5. Estar alegre o tempo todo. 6. Fazer tudo com amor. 7. Quem violar duas regras ser punido sem festejar e s abrir o presente daqui a uma semana. Importante: comearemos s 18 horas do dia 24 de dezembro. Felipe Laucas (09 anos de idade)

Sbado (8:30 s 15:00) ESCOLA DE ESTUDOS ESPRITAS ESPERANA


DATAS IMPORTANTES DO MS DE JANEIRO

ANIVERSARIANTES DO MS

11/01 Regina Celia Campos 13/01 Aline Milagres


EXPEDIENTE Direo do Jornal: Rafael Rodrigues Secretria: Regina Celia Campos Revisora: Giannina Laucas Colaboradores: Ana Guimares Vanessa Pereira Rita Pontes DIREO DA INSTITUIO Presidente: Ana Guimares Vice-presidente: Jurandyr Paulo Secretaria: Andr Laucas e Vanessa Pereira Geraldo Guimares Flvia Vieira Marcia Alves

01/01/1846 Nasce o filsofo da Doutrina, Lon Denis. 01/01/1858 Surge o primeiro nmero da Revista Esprita, fundada por Allan Kardec. 06/01/1868 Surge, nas livrarias, a primeira edio de A Gnese, de Allan Kardec. 08/01/1958 Fundado o Lar Fabiano de Cristo. 09/01/1862 Nasce, na Itlia, Ernesto Bozzano, pesquisador de fenmenos espritas. 10/01/1969 Desencarna a notvel mdium Zilda Gama. 12/01/1827 Nasce em Zurique, Suia, Joo Henrique Pestalozzi. 15/01/1861 Aparece a primeira edio de O Livro dos Mdiuns, de Allan Kardec. 15/01/1875 O Livro dos Espritos - primeira traduo no Brasil. 17/01/1875 Nasce Lus Olimpio Guillon Ribeiro, tradutor das obras de Kardec. 20/01/1919 Desencarna a prof. Anlia Franco, trabalhadora incansvel da caridade. 21/01/1883 Desencarna Amlie Gabrielle Boudet, esposa de Allan Kardec, aos 87 anos. 22/01/1909 Desencarna Antonio Gonalves da Silva Batura. 23/01/1906 Nasce, em Baixada Grande-BA, Deolindo Amorim. 24/01/1887 O famoso escritor, e esprita, Arthur Conan Doyle inicia sesses medinicas. 30/01/1938 Desencarna Cairbar de Souza Schutel.

GRUPO ESPRITA CAMINHO DA ESPERANA

Rua Aristides Lobo, 51 Rio Comprido Rio de Janeiro/RJ CEP.: 20.250-450 Tel.: (21) 2504-8512
Boletim Esperana Pgina 4

You might also like