You are on page 1of 3

PERGUNTAS FREQUENTES

O que um museu? Museu o espao institucionalizado onde se desenvolve a relao especfica do homem/sujeito com o bem cultural. Em uma definio de carter operacional, de 1974, o Conselho Internacional de Museus Icom conceitua museu como estabelecimento permanente, sem fins lucrativos, a servio da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao pblico, que coleciona, conserva, pesquisa, comunica e exibe, para o estudo, a educao e o entretenimento, a evidncia material do homem e seu meio ambiente. O que bem cultural? Bem cultural, em seu sentido amplo, compreende todo testemunho do homem e seu meio, apreciado em si mesmo, sem estabelecer limitaes derivadas de sua propriedade, uso, antiguidade, ou valor econmi co. Os bens culturais podem ser divididos em trs grandes categorias: bens naturais (rios, cachoeiras, matas, florestas, grutas, climas, etc), bens materiais (stios e achados arqueolgicos,formaes rurais e urbanas, bens mveis, como objetos de arte, objetos utilitrios, documentos arquivsticos e iconogrficos; bens imveis, como edificaes rurais e urbanas) e bens imateriais (tradies e tcnicas do fazer e do saber fazer humanos, como polir, esculpir, construir, cozinhar, tecer, pintar, manifestaes folclricas e religiosas, a msica, a literatura, a dana, o teatro, etc). O que patrimnio cultural? Entende-se por patrimnio cultural toda a produo humana, de ordem emocional, intelectual, material e imaterial, independente de sua origem, poca natureza ou aspecto formal, que propicie o conhecimento e a conscincia do homem sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia. Esse conceito se conjuga com o prprio conceito de cultura, entendida como um sistema interdependente e ordenado de atividades humanas na sua dinmica, em que no se separam as condies do meio ambiente daquelas do fazer do homem; em que no se deve privilegiar o produto habitao, templo, artefato, dana, canto, palavra em detrimento das condies histricas, socioeconmicas, tnicas e ecolgicos em que tal produto se encontra inserido. O que um acervo museolgico? O acervo museolgico se constitui de bens culturais, de carter material ou imaterial, mvel ou imvel, que compem o campo documental de possvel interesse de um museu. o conjunto de objetos/documentos que corresponde ao interesse e objetivo de preservao, pesquisa e comunicao de um museu. O que uma coleo? Uma coleo um conjunto de objetos naturais e artificiais reunidos por pessoas ou instituies que perderam seu valor de uso, mantidos fora do circuito econmico, sujeitos proteo especial, em local reservado para esse fim. Mas o que, de fato, caracteriza e distingue os objetos de colees de outros conjuntos de objetos o papel de representarem determinadas realidades ou entidades, constituindo-se em intermedirios entre aqueles que olham, os espectadores, e o mundo no visvel passado, eternidade, mortos, etc. que representam. O que um inventrio? Um inventrio a metodologia de pesquisa que constitui o primeiro passo na atividade

de conhecimento, de salvaguarda e de valorizao dos bens culturais de um acervo, consistindo na sua descrio individual, padronizada e completa, para fins de identificao, classificao, anlise e conservao. O que conservao? Conservao o conjunto de medidas destinado a conter as deterioraes de um objeto ou resguard-lo de danos. De maneira geral, sinnimo de preservao, mas, dentro do universo dos museus, diferencia-se pelo carter mais especfico, pressupondo-se uma materialidade. Identifica-se com os trabalhos de intervenes tcnicas e cientficas, peridicas ou permanentes, repetidos e continuados, aplicados diretamente sobre uma obra ou seu entorno, com o objetivo de prolongar sua vida til e sua integridade. O que exposio? Uma exposio a exibio pblica de objetos organizados e dispostos com o objetivo de comunicar um conceito ou uma interpretao da realidade. Pode ser de carter permanente ou temporrio, fixa ou itinerante. O que curadoria? Curadoria a designao genrica do processo de concepo, organizao e montagem da exposio pblica. Inclui todos os passos necessrios exposio de um acervo, quais sejam: conceituao, documentao e seleo do acervo, produo de textos, publicaes e planejamento da disposio fsica dos objetos. Refere-se tambm ao cargo ou funo exercida por aquele que responsvel por zelar pelo acervo de um museu. O que reserva tcnica? o espao fsico utilizado para o armazenamento das peas do acervo de um museu, quando essas peas no esto em exposio. A guarda de um acervo demanda uma reserva tcnica, com condies fsicas adequadas, condies climticas estveis e condies de segurana apropriadas conservao das obras. Como criar um museu? Um museu uma instituio pblica ou privada definida juridicamente. Grande parte dos museus surgiu de colees, mas atualmente eles surgem da definio de um conceito expresso em um planejamento museolgico. A publicao da Superintendncia de Museus, Cadernos de Diretrizes Museolgicas (clique aqui para fazer o download da publicao), poder auxiliar a criao de um museu. Nela voc encontrar informaes sobre o planejamento museolgico e um modelo de lei de criao de um museu. Como registrar um Museu Municipal? O projeto de implantao de um museu municipal deve ser respaldado por lei especfica. O texto da lei deve conter artigos referentes aos objetivos, s finalidades, atribuies, estrutura tcnico-administrativa e seu local de funcionamento. O que uma Associao de Amigos do Museu? uma instituio privada, sem fins lucrativos e de utilidade pblica, que auxilia os museus na gesto de projetos em parceria com a sociedade civil. Algumas fontes de financiamento s so possveis com a parceria de uma Associao de Amigos.

Como criar uma Associao de Amigos do Museu? Os museus contam com o apoio de representantes da comunidade local, que so constitudos juridicamente na forma de Associao de Amigos. Amparando o poder pblico na gesto dos espaos, as associaes de amigos tm tido papel definidor em projetos bem sucedidos de muitos museus. A Associao de Amigos necessita de um alvar de funcionamento expedido pela prefeitura e o registro em cartrio de seu estatuto. Segue um modelo de estatuto de associao de amigos. O que a ao educativa de um museu? A ao educativa de um museu se constitui dos procedimentos que promovem a educao no museu, tendo o acervo museolgico como centro de suas atividades. Ela visa promover a participao, reflexo crtica e transformao da realidade social integrada apropriao de uma cultura museal. Nesse caso, deve ser entendida como uma ao cultural, que consiste no processo de mediao, permitindo ao homem apreender, em um sentido amplo, o bem cultural, com vistas ao desenvolvimento de uma conscincia crtica e abrangente da realidade que o cerca. Seus resultados devem assegurar a ampliao das possibilidades de expresso dos indivduos e grupos nas diferentes esferas da vida social. Concebida dessa maneira, a ao educativa nos museus promove sempre benefcio para a sociedade, determinando, em ltima instncia, o papel social dos museus. O que musealizao? A musealizao uma das formas de preservar o patrimnio cultural, realizada pelo museu. Constitui a ao, orientada por determinados critrios e valores, de recolher, conservar e difundir objetos como testemunhos do homem e do seu meio. Processo que pressupe a atribuio de significado aos artefatos, capaz de conferir-lhes um valor documental ou representacional. O que museografia? A museografia o campo do conhecimento responsvel pela execuo dos projetos museolgicos. Atravs de diferentes recursos planejamento da disposio de objetos, vitrines ou outros suportes expositivos, legendas e sistemas de iluminao, segurana, conservao e circulao a museografia torna possvel apresentar o acervo, com o objetivo de transmitir, atravs da linguagem visual e espacial, a proposta de uma exposio. O que museologia? a disciplina que tem por objeto o estudo de uma relao especfica do homem com a realidade, ou seja, do homem/sujeito que conhece com os objetos/testemunhos da realidade, no espao/cenrio museu, que pode ser institucionalizado ou no. Nas ltimas dcadas, com a renovao das experincias no campo da museologia, o entendimento corrente de que se trata da cincia dos museus, que se ocupa das finalidades e da organizao da instituio museolgica, cede lugar a novos conceitos, alm do descrito acima, tais como, estudo da implementao de aes de preservao da herana cultural e natural ou estudo dos objetos museolgicos. Fonte: CADERNOS DE DIRETRIZES MUSEOLGICAS 1. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Superintendncia de Museus, 2002.

You might also like