You are on page 1of 17

H P1 2 C

Mdulo I

Parabns por adquirir um curso dos Cursos 24 Horas. Voc est investindo no seu futuro! Ns esperamos que o curso traga os melhores resultados possveis. Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

APRESENTAO DA HP12C

A fim de apresentar a mais popular calculadora financeira no mercado brasileiro, foram efetuadas perguntas e respostas , do ponto de vista de uma pessoa que acabou de tirar a calculadora da caixa. Como fao para saber se minha calculadora est ok ? Com a calculadora desligada pressione X e segure , pressione ON e ento solte X. Aparecer running no visor e depois -8,8,8,8,8,8,8,8,8,8 . O que so os smbolos escritos acima e abaixo das teclas? Como h um nmero grande de funes e, para reduzir o tamanho da calculadora, cada tecla possui na verdade 3 funes. A principal, escrita em branco no corpo da tecla (chamada de flag) e duas secundrias, escritas em azul, na parte inferior da tecla, e em dourado, na parte superior. Assim, caso queira acessar uma dessas funes, voc precisa primeiro, pressionar a tecla acionadora da funo secundria desejada e depois a mesma. Onde f, com a cor da tecla dourada, acionar as funes grifadas em dourado e g, com a cor da tecla azul, acionar as funes grifadas em azul. Associando-se a cor da tecla de funo a cor da funo que ser utilizada. Como a HP faz contas ? Cad o sinal de igual ? A HP12C usa a Notao Polonesa Invertida para efetuar as operaes. O que isso quer dizer? Enquanto em outras calculadoras para realizar uma conta como 3+ 1 = 4 voc pressiona as teclas nessa ordem, na HP12C voc digitar 3 ENTER 1+ e aparece o resultado 4 A HP12C possui memria? A HP12C tem 5 tipos de memrias: 1

1. 2. 3. 4. 5.

pilha operacional, registradores de uso geral, registradores financeiros, memrias de programao memrias estatsticas. O que uma memria de uso geral ?

Como o prprio nome diz um tipo de memria usado para arquivar dados. Quem utiliza a calculadora comum conhece esse tipo de registrador pelas teclas M+, M-, M=. A HP12C possui 20 registradores disponveis mas apenas os registradores 0 1 2 3 e 4 aceitam acumulao, ou seja, mais de um nmero. Nos outros apenas um dado pode ser arquivado. E o que so stacks ou pilhas operacionais? A HP12C utiliza 4 memrias, sendo 1 principal (X) e 3 auxiliares (Y, Z e T). Falaremos muito em registrador X, registrado em Y, nmeros em Z, etc... sempre se referindo aos nmeros armazenados nessas memrias. Estas memrias so "colocadas" uma em cima da outra , na seguinte ordem, de baixo para cima: X, Y, Z, T. Formando um "stack" ou seja, uma pilha. Vamos supor que voc est utilizando pela primeira vez a HP12C e voc digita um nmero e depois outro nmero. No visor voc v apenas o que est digitando mas a HP vai "empurrando " para as memrias secundrias os nmeros digitados anteriormente. Isso uma caracterstica muito til como veremos adiante.

Como Limpar sua calculadora Teclas Significado f CLEAR REG (f CLX) Limpa tudo , exceto a memria de programao Limpa os registros estatsticos, os registros da pilha operacional e f CLEAR o visor Limpa os registros financeiros f CLEAR FIN Limpa a memria de programao (quando no modo PRGM) f CLEAR PRGM Limpa os valores contidos no Visor CLX

TECLAS PRINCIPAIS Entenda-se por teclas principais, aquelas cujos smbolos esto nos corpos das teclas ou flags, em branco: ON f Liga/desliga e sai do programa, mas mantm a memria permanente. Pressione essa tecla quando necessitar: acessar as funes escritas em dourado especificar o nmero de casas decimais a trabalhar. Suponhamos que voc deseja trabalhar com 3 casa decimais . Pressione f e em seguida 3 e todos os nmeros aparecero no formato XX,000. usar notao exponencial. Pressione f e em seguida . (ponto decimal).

O que notao exponencial? uma forma de representar, de forma graficamente curta, um nmero "grande". Por exemplo, 17 bilhes ficaria 17.000.000.000; em forma exponencial fica 1,7 X 1010. No visor os dois zeros direita representam o expoente. g Pressione essa tecla quando necessitar acessar as funes escritas em azul.

ENTER Coloca o nmero mostrado na pilha. CHS EEX CHange Signal. Muda o sinal do nmero ou expoente atual. Entrar EXpoente. Aps pressionar essa tecla, o prximo nmero ser considerado como um expoente de base 10. O que a base de um nmero? De forma simplificada seria a maneira de "contar" uma cadeia de nmeros. Quando trabalhamos com base 10 significa dizer que temos 10 nmeros bsicos e todos os outros so derivados deles. Por exemplo: 50 5 vezes 10; 75 5 vezes 10 mais 5; 11 10 mais 1. 0-9 . CLX +-x/ Nmeros inteiros. Ponto decimal. Limpa a tela. Operadores aritmticos.

STO

STOre n. Seguido por um nmero, armazena na memria o valor desejado para posterior utilizao. Vamos supor que voc deseja efetuar uma conta e quer guardar o resultado. Ao invs de escrever num pedao de papel voc digita STO 1 e arquiva na memria 1 o valor. 3

RCL

ReCaL n. Seguido por um nmero, recupera da memria n e apresenta na tela o valor armazenado naquele registro. Percent, ou Percentil, utilizado nos clculos de porcentagens. Armazena tambm o resultado numa seo da memria que vamos chamar de Registro - Y. O que ser muito til. Compara a diferena percentual entre o valor armazenado no Registro Y e o valor mostrado no visor. Calcula a porcentagem que x do nmero armazenado no Registro Y. Armazena ou calcula os juros. Armazena ou calcula a quantidade de perodos. Armazena ou calcula o valor presente. Armazena ou calcula pagamentos. Armazena ou calcula o valor futuro de pagamento. Acumuladores de estatsticas que usam nmeros de X e Y, registram e armazenam nos registradores R1 ao R6. Tecle o valor y. Pressione ENTRA. Tecle o valor x. Aperte SUM+. Cada vez voc pressionar SUM+, a calculadora faz a seguinte operao: O nmero em R1 aumentado antes por 1, e o resultado copiado no visor. O valor x acrescentado ao nmero em R2. O quadrado do valor x acrescentado ao nmero em R3. O valor y acrescentado ao nmero em R4. O quadrado do valor y acrescentado ao nmero em R5. O produto de x e y sero acrescentados ao nmero em R6. Eleva o nmero no registrador Y pelo registrador X Divide 1 pelo nmero mostrado no registrador X Troca o contedo dos registradores x e y entre si Baixa o contedo das pilhas e mostra-as no visor. Single STep mostra o numero da linha e o contedo do programa. Se utilizado em modo Programao (tecla PRGM - funo secundria dourada) mostra o nmero e o contedo de todas as linhas, uma por vez. No modo Execuo (RUN) executa as instrues, mostra o resultado e move para a prxima linha.

%T i n PV PMT FV SUM+

yx 1/x x><y R SST

NOMENCLATURA A fim de poupar tempo e facilitar a aprendizagem, optou-se por agrupar todas as definies dos termos usados neste documento de matemtica financeira nesta sesso, ao invs de ficar enunciandoas a cada lio. i Do ingls Interest, usado para representar os juros envolvidos em quaisquer operaes financeiras. Do ingls Capital, usado para representar o Capital utilizado numa aplicao financeira. Do ingls aMount, usado para representar o Montante, que o resultado da soma do Capital com os juros. Nesse caso uma incgnita (quem aprendeu equaes do segundo grau usou muitas incgnitas. Todos aqueles x, y, z so incgnitas.) referente ao perodo de tempo (dias, semanas, meses, anos...) de uma aplicao financeira. Lembre-se da expresso : "levou n dias para devolver o dinheiro..." Abreviao usada para designar ao dia Abreviao usada para designar ao ms Abreviao usada para designar ao ano Do ingls Discount, usado para representar o desconto conseguido numa aplicao financeira. Do ingls Nominal, usado para representar o valor Nominal ou de face de um documento financeiro. Do ingls Actual , usado para representar o valor real ou atual de um documento financeiro em uma determinada data. Incgnita usada para representar o Valor Atual em casos de renda certa ou anuidades Incgnita usada para representar o Valor Nominal em casos de renda certa ou anuidades Expresso que representa o fator de valor atual de uma srie de pagamentos. Expresso que representa o fator de acumulao de capital de uma srie de pagamentos.

C M

a.d. a.m a.a. d

V T ani Sni

CONVERSO DE DATAS Suponha que voc adquira um credirio no dia 10 e, precisa calcular quantos dias restam at o final do ms. necessrio verificar qual dia termina o ms (se dia 28, 30 ou 31) e subtrair a diferena. Voc estar, na verdade, 50% certo. Na verdade, existem 2 mtodos para calcular um intervalo entre duas datas: Tempo exato: o referido acima. Voc verifica em que dia, exato, termina o prazo que voc tem e calcula a diferena. Por exemplo, entre 25 de abril e 27 de setembro voc tem 155 dias. Tempo aproximado ou comercial: aquele no qual assumimos que cada ms possui 30 dias. Assim, pegando o intervalo de datas acima temos decorridos 5 meses de 25 de abril a 25 de setembro (ou seja 150 dias) mais 2 dias at 27 de setembro e temos como total 152 dias. A diferena, claro, acaba sendo mnima mas quando altas quantias esto envolvidas um dia faz muita diferena. Lembre-se que, para fins de equivalncia/proporcionalidade, um ano tem 12 meses e um ms tem 30 dias. Como voc percebeu nem tudo como parece logo de incio. Sempre preste ateno nesses pequenos detalhes. Outro detalhe: as boas calculadoras financeiras possuem opes para ambos os mtodos. J nas planilhas eletrnicas voc consegue calcular, diretamente, apenas o tempo exato. O tempo comercial s atravs de um pequeno truque.

INTRODUO A HP-12C uma calculadora financeira, que facilitar nossos clculos. Aqueles que queiram se familiarizar com a HP, damos algumas dicas: esta calculadora possui at trs funes por tecla: brancas, amarelas e azuis. As funes brancas so automticas. As funes amarelas e azuis aparecem acima e abaixo das teclas, e necessrio que se aperte antes a tecla f ou g, respectivamente,para ativ-las. Relembrando as operaes bsicas: ligar a calculadora - [ ON ] apagar o que tem no visor - [ CLX ] apagar o que tem nas memrias financeiras - [ f ] [ REG ] introduzir um nmero - [ nmero ] [ENTER ] fazer um clculo simples - [ nmero ] [ ENTER ] [ nmero ] [ operao ]
Clculo percentual - [ nmero ] [ ENTER ] [ percentual ] [ % ]

potenciao - [ nmero ] [ ENTER ] [ potncia ] [ radiciao - [ nmero ] [ ENTER ] [ raiz ] [ 1 / X ] [

] ]

armazenar na memria - [ nmero ] [ ENTER ] [ STO ] [ Nmero qualquer] buscar um nmero na memria - [ RCL ] [ nmero onde foi armazenado ] fixar quantidade de casa decimais - [ f ] [ nmero de casas decimais ] Exemplos Soma: 45 + 63 = 108 Multiplicao: 37 x 14 = 518 Percentual: 12% de 1500 = 180 Potenciao: Radiciao: Radiciao: = 50.625 =5 = 3.34 7 Calculadora 45 [ ENTER ] 63 [ + ] 37 [ ENTER ] 14 [ x ] 1500 [ ENTER ] 12 [ % ] 15 [ ENTER ] 4 [ ] ] ]

Clculos contnuos: ( 28 + 54 ) / 8 = 10.25 28 [ ENTER ] 54 [ + ] 8 [ / ]

625 [ ENTER ] 4 [ 1 / X ] [

5 [ ENTER ] 3 [ ENTER ] 4 [ / ] [

LGICA RPN E PILHA DE REGISTRADORES Note que a HP12C no possui uma das principais teclas de calculadoras algbricas comuns que a tecla de igualdade. A razo dessa inexistncia consiste no fato da HP trabalhar com uma lgica matemtica diferente : a lgica RPN. Enquanto em uma operao algbrica comum, os operandos devem ser intercalados por operadores, na lgica RPN os operandos devem ser colocados primeiramente e, depois, devem ser colocados os operadores. Outra caracterstica da HP representada pela pilha de registradores. Embora apenas um dos registradores da mquina seja sempre exibido (o visor, tambm denominado registrador X), existem outros, dispostos em forma de "pilha", que permitem e facilitam a realizao de clculos sucessivos. Veja abaixo como se comporta a pilha de registradores em uma soma de 5 + 4

Seqncias de teclas : 1. Limpa a pilha de registradores com a funo [f] [REG]. Esta funo ser descrita mais detalhadamente a seguir. 2. Digita-se o valor do primeiro operando : 5. Nota-se que o valor foi armazenado no registrador X. 3. Separa-se a entrada dos operandos 5 e 4 com a tecla [ENTER]. Nota-se que o registrador X foi duplicado sendo copiado no registrador Y. 4. Digita-se o valor do segundo operando : 4. Nota-se que o valor foi armazenado no registrador X. No registrador Y continua armazenado o valor do primeiro operando : 5. 5. Solicita-se a operao desejada : soma mediante o operador [+]. Note-se que o registrador Y foi adicionado ao registrador X. No visor (Registrador X) fornecido o resultado : 9. Uma conseqncia do sistema RPN que no existem parnteses nos clculos. Por exemplo, faa o clculo na HP12C da express:o 2 x (12 + 10). Para calcul-lo, basta utilizar o sistema de registradores mostrado acima e digitar: 2 [ENTER] 12 [ENTER] 10 [+] [x] Visor: 44,00 Veja que ao apertar 2 [ENTER] e em seguida 12[ENTER], a HP12C sabe que nenhuma operao ser feita com esses nmeros agora, ento empilha o nmero 2 e deixa o 12 no topo. Ao digitar o 10 [+], ela retira o nmero do topo (12) e soma com o 10. Ao retirar o 12 do topo, o topo passa a ser o 2. Quando digitamos o [x] ela retira o 2 do topo e multiplica com o resultado corrente, totalizando 44.

JUROS SIMPLES

O juro a remunerao pelo emprstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e est disposta a pagar um preo por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar at possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste nterim estiver disposta a emprestar esta quantia a algum, menos paciente, deve ser recompensado por esta abstinncia na proporo do tempo e risco, que a operao envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponvel no mercado para emprstimos definem qual dever ser a remunerao, mais conhecida como taxa de juros. O governo quando quer diminuir o consumo, tentando com isso conter a inflao, diminui quantidade de dinheiro disponvel no mercado para emprstimos. Assim, a remunerao deste emprstimo fica muito alta para quem paga, desmotivando-o a consumir imediatamente e atraente para quem tem o dinheiro, estimulando-o a poupar. Na poca de inflao alta, quando a caderneta de poupana pagava at 30% ao ms, alguns tinham a falsa impresso de que logo ficariam ricos, com os altos juros pagos pelo banco. O que no percebiam que, dependendo do desejo de consumo, ele poderia ficar cada vez mais distante, subindo de preo numa proporo maior que os 30% recebidos. A taxa de juros que o banco cobra e paga inclui alm de itens como o risco e o tempo de emprstimo, a expectativa de inflao para perodo. Esta taxa, quando vem expressa por um perodo que no coincide com o prazo de formao dos juros (capitalizaes), chamada de taxa nominal. Ex.: 15% ao ano, cujos juros so pagos mensalmente. Nestes casos precisamos calcular a taxa efetiva, que ser a taxa nominal dividida pelo nmero de capitalizaes que inclui, acumulada pelo prazo de transao. Veremos com mais detalhes mais adiante. A remunerao real, ou taxa real de uma aplicao ser calculada excluindo-se o percentual de inflao que a taxa efetiva embute.

A boa notcia a respeito do clculo de juros simples que este , a forma mais simples forma de clculo na Matemtica Financeira. composto da seguinte frmula : j=C*i*n Exemplo: Voc pediu a seu chefe um emprstimo de R$10.000,00 e ele, vai lhe cobrar uma taxa de juros de 5% ao ms, sobre o capital inicial 6 meses depois voc quitar sua dvida. Quanto a mais voc ter de pagar, a ttulo de juros? Aplicando a frmula: j: C: i: o que voc quer descobrir 10.000,00 5% a.m. 9

n:

6 meses

Logo: j = 10000 * 0,05 * 6 = R$3.000,00 Cuidado com as taxas mensais supostamente baixas. Pelo exemplo acima, fica evidenciado que mesmo taxas pequenas, se forem aplicadas por um perodo mais ou menos longo, pode causar um verdadeiro prejuzo ao bolso. Um grande exemplo do dia-a-dia o Credirio.

10

CLCULOS BSICOS

importante relembrar e entender alguns conceitos da matemtica, que sero muito teis, quando trabalharmos com taxas:

Para calcular:

Pela HP: 49 [ENTER] 3 [ENTER] 4 [/] [ ] Visor: 18.52

Pela HP: 64 [ENTER] 2 [CHS] [ENTER] 3 [/] [ ] Visor: 0.0625

11

MONTANTE (JUROS SIMPLES)

A taxa de juros indica qual remunerao ser paga ao dinheiro emprestado, para um determinado perodo. Ela vem normalmente expressa da forma percentual, em seguida da especificao do perodo de tempo a que se refere: 10 % a.a. - (a.a. significa ao ano). 15 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre). Outra forma de apresentao da taxa de juros a unitria, que igual a taxa percentual dividida por 100, sem o smbolo %: 0,12 a.m. - (a.m. significa ao ms ). 0,10 a.q. - ( a.q. significa ao quadrimestre ) Utilizaremos esta notao para clculos. O regime de juros ser simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada perodo no incidiro novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em frmula:

Exemplo 1: Temos uma dvida de R$ 1000,00 que deve ser paga com juros de 8% a.m. pelo regime de juros simples e devemos pag-la em 2 meses. Os juros que pagarei sero: 1000 x 0.08 x 2 = 160 Ao somarmos os juros ao valor principal temos o montante. Assim, Montante = Principal + Juros Montante = Principal + ( Principal x Taxa de juros x Nmero de perodos )

Exemplo 2: Quanto receberei em trs anos por um emprstimo de R$ 2500,00 a uma taxa de 12 % a.a. pelo regime de juros simples? R: R$ 3400,00 M = 2500 x ( 1 + ( 0.12 x 3 ) ) M = 2500 x 1.36 M = 3400 12

EXERCCIOS RESOLVIDOS

1. Calcule a taxa quadrimestral equivalente s seguintes taxas: 18 % a.s.= ( 0.18 / 6 ) x 4 = 12 % a.q. Pela HP:
0.18 [ENTER] 6 [/] 4 [x] 100 [x]

Visor: 12.00

2. Calcular os juros simples de R$ 1200,00 a 13 % a.t. por 4 meses e 15 dias. Os juros so de 13% ao trimestre, ou veja, em 3 meses. Vamos fazer uma diviso de 0.13 por 6 para descobrir quanto de juros h em 15 dias. 0.13 / 6 = 0.02167 Ou seja, a taxa de juros em 15 dias de 0.02167, ou 2,167%. Como 4 meses e 15 dias possuem 9 perodos de 15 dias, vamos multiplicar o resultado encontrado por 9. Desta forma chegaremos nos juros de 4 meses e 15 dias. logo, 4m15d = 0.02167 x 9 = 0.195 j = 1200 x 0.195 = 234 Pela HP:
0.13 [ENTER] 6 [ / ] 9 [X] 1200 [X]

Visor: 234.00

3. Para um principal de R$ 5050,00, calcular as taxas de juros simples mensais, se o montante de R$ 5600,00 aplicado em 2 meses. 5600 = 5050 x ( 1+ ( i x 2 ) ) 5600 / 5050 = 1 + 2i 1.10891 - 1 = 2i i = 0.10891 / 2 i = 0.0545 ou 5.45 % Pela HP: 5600 [ENTER] 5050 [/] 1 [-] 2 [/] 100 [x] Visor: 5.45

13

DESCONTO COMERCIAL SIMPLES O desconto aplicado quando um emprstimo saldado antes do vencimento previsto e, claro, desde que esse desconto esteja previsto em contrato. Assim, no v correndo pagar todas suas contas com um ms de antecedncia, pensando que com isso voc ir conseguir altos descontos. Mesmo porque se voc tiver algum dinheiro sobrando com quase um ms de antecedncia, o melhor colocar numa aplicao rendendo at o vencimento. A frmula : d=N*i*n Exemplo: Qual o desconto de um ttulo no valor de R$50.000,00, se ele for pago 2 meses antes do vencimento uma taxa de 5,5 % a.m.? Aplicando a frmula: d: N: i: n: o que voc quer saber 50.000,00 5,5% = 0,055 2

Logo: d= 50000 * 0,055 * 2 = R$5.500,00 de desconto Pela HP: 50000 [ENTER] 0.055 [x] 2 [x] Visor: 5500,00

14

VALOR ATUAL / NOMINAL O clculo do valor atual est para o Desconto Simples como o Montante para o clculo de Juros Simples, ou seja, o valor final aps calcular o desconto. Pegando o exemplo da seo anterior, o Valor Nominal do ttulo era de R$50.000,00 e o desconto incidente foi de R$5.500,00. (ou seja, A=N-d). Logo, o Valor Atual de R$44.500,00. A frmula para o clculo direto do Valor Atual : A = N * (1 i * n) Exemplo: Aps receber sua devoluo do I.R., voc resolve quitar de uma vez as suas parcelas restantes do seu consrcio, num valor total de R$70.000,00. Faltam 5 parcelas mensais e o desconto ser de um 1% a.m.. Quanto voc ter de pagar em dinheiro? Aplicando a frmula: A: N: i: n: o que voc quer descobrir 70.000,00 1% a.m. 5 meses

Logo: A = 70000 * (1 0,01 * 5) = R$66.500,00.

Pela HP: 70000 [ENTER] 1 [ENTER] 0.01 [ENTER] 5 [x] [-] [x]

Visor: 66500,00

15

TAXAS EQUIVALENTES Antes vamos definir o que quer dizer "taxas equivalentes". Em linguagem simples, quando voc quer verificar se duas taxas quando aplicadas em determinado espao de tempo em determinada quantia tm como resultado o mesmo valor. E isso fundamental, s que h diferentes formas de avaliar uma equivalncia de taxas conforme o regime. Assim, vamos por partes ou regime, como preferir:

Equivalncia entre duas taxas no regime de juros simples: Pegar a taxa e multiplic-la (ou dividi-la) pelo perodo correspondente ao que se deseja descobrir. Exemplo: Voc tem uma taxa de 5% a.m. e quer saber quanto equivalente ao ano. Um ano tem 12 meses ento s multiplicar 5% por 12 e voc tem 60% a.a. O inverso tambm verdadeiro: voc tem uma taxa de 15% a.m. e quer saber quanto ao dia. s dividir 15% por 30 dias e voc tem 0,5% a.d.

Equivalncia entre duas taxas no regime de juros composto: Se voc quer passar de uma unidade de tempo "menor" para uma "maior", como de ms para ano, voc eleva a taxa de juros pelo nmero de perodos correspondente. Se for o contrrio, como por exemplo de ano para ms, voc eleva ao inverso do perodo. Abaixo uma tabela com as converses necessrias: DE a.m. a.d. a.d. a.a. a.m. a.a. PARA a.a. a.m. a.a. a.m. a.d. a.d. FRMULA ia = (1 + im) ^ 12 - 1 im = (1 + id) ^ 30 1 ia = (1 + id) ^360 1 im = (1 + ia) ^ (1 / 12) 1 ia = (1 + im) ^ (1 / 30) 1) id = (1 + ia) ^ (1 / 360) 1

Exemplo: Voc tem uma taxa de 24% a.a. e quer saber quanto equivalente ao ms. Usando a frmula d aproximadamente 1,81% a.m. Ainda descrente? Ento faa uma prova de confirmao: Utilize as duas taxas sobre um valor simples como R$1.000,00 e veja se o resultado igual. (Na verdade h uma pequena diferena porque ocorreu um arredondamento da casa decimal no momento de calcular)

16

You might also like