You are on page 1of 13

OS INIMIGOS DA IGREJA

(Baseado no livro A Ortodoxia da Igreja de Watcmann Nee)

O livro de Apocalipse (ou Revelao, sua interpretao literal) costuma afastar boa parte dos irmos de sua leitura por considerarem um livro que trata apenas das coisas do fim, sendo muitas vezes de difcil compreenso. Entretanto, devemos considerar que na ocasio que Joo escreveu o livro, os acontecimentos vistos por ele estavam no futuro, ainda iriam acontecer. Hoje quando lemos Apocalipse temos duas situaes bem claras: vrios eventos j aconteceram e fazem parte da histria e outros ainda esto por acontecer. Um dos aspectos mais relevantes de Apocalipse que diz respeito a ns, so as Cartas s Igrejas, visto que ali encontramos as palavras tanto de elogio como de correo do Senhor, visando colocar-nos novamente em direo ao alvo. A primeira coisa que devemos considerar sobre estas cartas que elas no so literais, no foram dirigidas s igrejas da poca com os mesmos nomes, visto que havia mais de sete igrejas no mundo ento. Deus escolheu sete igrejas que tinham caractersticas de mtua afinidade e colocou a profecia sobre elas. Na terra h sete igrejas e no cu apenas sete candeeiros. Duas vezes Joo fala para guardar as profecias deste livro este um livro para se guardar e no para estudar (1:3, 22:7). Estas cartas possuem uma peculiaridade interessante, apenas as quatro ltimas falam da volta de Jesus. Elas esto alinhadas historicamente, trs j passaram, mas as quatro ltimas existiro na terra at a volta do Senhor. Isto um pouco estranho para quem possui uma viso dispensacionalista dos acontecimentos, onde uma igreja sucedia a outra at a volta do Senhor, que seria por ocasio da Igreja de Laodicia. No existe base slida para crermos nisto, como veremos a seguir.

Qual o ensino para estas igrejas? Quais so os inimigos presentes em algumas destas igrejas e que as tornam reprovveis? E por fim, podem estes inimigos estarem presentes entre ns ainda hoje?

A o anjo da igreja em feso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mo direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheo as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverana, e que no podes suportar homens maus, e que puseste prova os que a si mesmos se declaram apstolos e no so, e os achaste mentirosos; e tens perseverana, e suportaste provas por causa do meu nome, e no te deixaste esmorecer. Tenho, porm, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caste, arrepende-te e volta prtica das primeiras obras; e, se no, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso no te arrependas. Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolatas, as quais eu tambm odeio. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da rvore da vida que se encontra no paraso de Deus. Ap 2:1-7 feso significa desejvel a igreja logo aps a era apostlica. Seu principal pecado foi ter abandonado o primeiro amor (proten no original, que tem sentido de melhor). Aparece pela primeira vez um dos inimigos da igreja, os nicolatas. No original esta palavra composta e significa nikao conquistar + laos povo, ou seja, conquistar o povo ou estar sobre o povo. A partir do terceiro sculo o sacerdcio dos santos foi substitudo pelo sacerdcio profissional, Constantino tornou a f crist uma religio oficial e passou a assalariar os sacerdotes. Deste ento o clero foi separado dos leigos criando uma casta, ou seja, sobrepujando sobre o povo e seu ministrio. Deus se agradava do fato dos Efsios odiarem as obras dos nicolatas, o que Ele tambm odiava. Deus nunca desejou uma casta sacerdotal, nem mesmo com Israel, ele queria toda uma nao de sacerdotes (Ex 19:6), entretanto Israel abdicou deste desejo de Deus e pediu para Moiss se tornar um intermedirio entre eles (Dt 5:27). Com os nicolatas na igreja, o cristianismo se tornou judasmo.

Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o ltimo, que esteve morto e tornou a viver: Conheo a tua tribulao, a tua pobreza (mas tu s rico) e a blasfmia dos que a si mesmos se declaram judeus e no so, sendo, antes, sinagoga de Satans. No temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo est para lanar em priso alguns dentre vs, para serdes postos prova, e tereis tribulao de dez dias. S fiel at morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrer dano da segunda morte. Ap 2:8-11 Esmirna, derivado de mirra, significa sofrimento, a igreja sob perseguio. Os judeus aqui so os inimigos, Deus os chama de sinagoga de satans. No oposio contra Israel, pois estaria em contradio com o que Paulo fala em Romanos 9, mas aos judaizantes dentro da igreja. Temos que separar o amor de Deus e suas promessas para Israel, que nada tem a ver com a estrutura religiosa e as principais caractersticas do judasmo e com isto ver o que o Senhor estava se referindo. O templo, a lei, os sacerdotes e as promessas eram as bases do judasmo. O judasmo uma religio terrena. Um templo material, regulamentos de letras, sacerdotes mediadores e gozo nesta terra. No judasmo, se quero ser abenoado ou agradecer uma bno, tenho que ir ao templo. Se quiser fazer um sacrifcio, o mesmo. No novo testamento no assim, no existe lugar especial, ns somos sacerdotes, somos templo. O lugar de adorao o adorador! Na igreja Deus habita no homem. No judasmo Deus habita em uma casa. Esta prtica penetrou dentro da igreja ao longo dos sculos a ponto de muitos chamarem o local de reunio de templo, mas mesmo quando chamamos de igreja isto no fica amenizado, pois igreja somos ns, no o local de reunio. Devemos considerar que se vamos igreja, no somos igreja! Igreja no original ekklesia, que significa os chamados para fora. O Senhor nos designou para sermos suas testemunhas e isto se faz no mundo e no entre quatro paredes. Ele nos enviou como ovelhas no meio de lobos, esta a essncia missionria da igreja. Paulo falou de pessoas dentro da igreja que o seu deus o ventre (Fp 3:19), uma forma diferente de falar sobre aqueles que pensam apenas em seu bem estar, que esto na igreja para se banquetear com os irmos como Judas e Pedro falam em suas epstolas.

Os judaizantes querem transformar a igreja em um local de satisfao do homem, de bnos terrenas, um evangelho com o homem no centro, de regras. No judasmo a responsabilidade do povo levar o boi ou a ovelha ao templo, os encargos espirituais ficam por conta dos sacerdotes. A motivao sempre um sacrifcio por uma melhor colheita, a fertilidade do gado ou outros benefcios pessoais. Na Nova Aliana no temos o templo, no h o que sacrificar para pedir algo para Deus, visto que o ltimo e perfeito sacrifcio j foi feito por Cristo na cruz e este sacrifcio nos concedeu a maior bno que podemos alcanar, que o acesso ao Pai e sua famlia, por isto Paulo fala na carta aos Efsios que ns fomos abenoados (Ef 1:3), no passado. No existe em todo o Novo Testamento um ensino para pedir uma bno, todas as vezes que existe um ensino ou episdio de orao com um pedido ele invariavelmente est relacionado com a carga de Cristo que pesa sobre ns. Vejamos: Por isso, tambm no cessamos de orar por vs, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocao e cumpra com poder todo propsito de bondade e obra de f, (II Tes 1:1) Finalmente, irmos, orai por ns, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como tambm est acontecendo entre vs; (II Tes 3:1)" Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Esprito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. (At 4:31) Tu, porm, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orars a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. E, orando, no useis de vs repeties, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar sero ouvidos. No vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peais. Portanto, vs orareis assim: Pai nosso, que ests nos cus, santificado seja o teu nome; venha o teu

reino; faa-se a tua vontade, assim na terra como no cu; o po nosso de cada dia d-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns temos perdoado aos nossos devedores; e no nos deixes cair em tentao; mas livra-nos do mal, pois teu o reino, o poder e a glria para sempre. Amm! Mt 6:6-13 O ensino de Jesus sobre orao nos autoriza a pedir sobre nossas necessidades, apesar de Deus j conhec-las. Tambm coloca temas em ordem de relevncia naquela que acabaria sendo conhecida como orao modelo, sendo que a orao inicia com dois pedidos por cargas do corao do Pai para depois inserir um pedido sobre o nosso po cotidiano. No podemos ampliar mais do que o texto nos permite a promessa de recompensa (apodidomai) que Jesus fala no versculo 6, visto que esta palavra no original pode significar o pagamento de uma dvida (o qual Deus no tem para conosco) ou coisas prometidas por juramento, por isto Jesus repete novamente mais tarde: Porque para Deus no haver impossveis em todas as suas promessas Lc 1:37 e Paulo tambm diz: Porque quantas so as promessas de Deus, tantas tem nele o sim, porquanto tambm por ele o amm para a glria de Deus por nosso intermdio. II Co 1:20 Mas ento porque Jesus disse: e tudo quanto pedirdes em orao, crendo recebereis. Mt 21:22? Ora, nenhuma passagem da escritura pode ser entendida de forma isolada, mas corroborada pelas demais que tratam do mesmo assunto. Jesus exps mais detalhadamente este assunto nos captulos 14, 15 e 16 no evangelho de Joo, com destaque para os seguintes versculos: E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho Jo 14:12 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vs, pedireis o que quiserdes, e vos ser feito. Jo 15:7 Mais tarde, Joo volta neste assunto em sua epstola e diz:

e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe agradvel. I Jo 3:22 E Tiago nos acrescenta: Cobiais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque no pedis; pedis e no recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Tg 4:23 Conclumos que: - Podemos e devemos fazer conhecidas diante de Deus todas as nossas necessidades, sem ansiedade (Fp 4:6); - Deus nos d boas ddivas porque Ele bom (Mt 7:11); - Devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar para podermos esperar receber da parte dEle o atendimento de nossas necessidades (Mt 6:33); - Nossa orao deve ter a mesma nfase que havia na orao do Jesus para a implantao do Reino de Deus na terra (Mt 6:10). Pedir uma bno baseado em repetio ou negcio com Deus Judasmo, falar com o Pai em intimidade e ter um corao grato acima de tudo cristianismo! Ao anjo da igreja em Prgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: Conheo o lugar em que habitas, onde est o trono de Satans, e que conservas o meu nome e no negaste a minha f, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vs, onde Satans habita. Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens a os que sustentam a doutrina de Balao, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos dolos e praticarem a prostituio. Outrossim, tambm tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolatas. Portanto, arrepende-te; e, se no, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do man

escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ningum conhece, exceto aquele que o recebe. Ap 2:12-17 Prgamo significa casamento ou unio. A igreja e o mundo se unem em Prgamo, nasce a religio estatal. Antipas, a testemunha fiel de quem fala o Senhor no existe na histria, portanto deve ser olhado como um nome proftico da mesma forma que as cartas s igrejas. Seu nome significa contra tudo, obviamente no um crtico alucinado, mas algum que se ope a entrada do mundo na igreja e se posiciona de tal maneira que se torna um mrtir. em Prgamo que aparecem aqueles que sustentam a doutrina de Balao, o terceiro inimigo da igreja. Balao era um profeta gentio que vendia seus servios para quem desejasse. Moabe pediu para Balao amaldioar Israel, mas Deus no permitiu. Vemos que mais tarde Balao tramou um plano para destruir a Israel, introduzindo as mulheres Moabitas e seus dolos entre eles (Nm 25 a 31). Balao usa um mtodo muito simples, ele destri a separao existente entre o mundo e a igreja e o resultado idolatria. No compreendeis que a amizade do mundo inimizade contra Deus (Tg 4:4). Balao foi o primeiro a ganhar dinheiro com os dons, o prottipo do mercenrio que Paulo e Pedro falam nas escrituras (II Co 2:178, II Pe 2:2). Pedro e Judas fazem referncia a Balao de forma bastante negativa em suas epstolas. Do ponto de vista financeiro, Constantino introduziu o salrio para os sacerdotes, que agora estavam sob o servio de Mamon e no de Deus. No sem razo, tambm para Prgamo, que agora est unida com o mundo, os Nicolatas no apenas se manifestam com suas obras, como em feso, mas introduzem definitivamente sua doutrina em Prgamo, j que na nova estrutura de igreja estatal mundana no possvel funcionar o sacerdcio dos santos, apenas homens especiais poderiam servir a Deus e isto se estabelece na forma de dogmas, ou seja, de verdades absolutas. As prticas iniciadas em feso se consolidam em Prgamo. Para entendermos bem a diferena entre feso e Prgamo, imaginem um irmo que comete adultrio, isto comportamento, era nesta situao que estava feso. Agora, se este mesmo irmo busca na Bblia exemplos para justificar seu pecado, isto Prgamo, um passo adiante, ensinamento. Na condio de Prgamo os cristos no se sentem em posio

de questionar os sacerdotes especiais e acabam por aceitar a doutrina por eles introduzida, mas devemos lembrar que Deus elogiou a Antipas e mais do que nunca devemos ter a Cristo em ns para no sermos confundidos. Guardei tua palavra em meu corao, para no ser confundido Sl 119:6 . Conclumos que a doutrina de Balao introduziu os ensinamentos dos nicolatas na igreja. Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os ps semelhantes ao bronze polido: Conheo as tuas obras, o teu amor, a tua f, o teu servio, a tua perseverana e as tuas ltimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porm, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, no somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituio e a comerem coisas sacrificadas aos dolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, no quer arrepender-se da sua prostituio. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulao os que com ela adulteram, caso no se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecero que eu sou aquele que sonda mentes e coraes, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. Digo, todavia, a vs outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos no tm essa doutrina e que no conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satans: Outra carga no jogarei sobre vs; to-somente conservai o que tendes, at que eu venha. Ao vencedor, que guardar at ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as naes, e com cetro de ferro as reger e as reduzir a pedaos como se fossem objetos de barro; assim como tambm eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manh. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. Ap 2:18-29 Tiatira significa odor de aflio, isto , repleta de muitos sacrifcios. As

igrejas mencionadas anteriormente passaram, Tiatira permanecer at a volta do Senhor, tal qual Sardes, Filadlfia e Laodicia. Apenas nestas quatro ltimas igrejas existe meno da volta do Senhor.

Em Tiatira surge o ltimo grande inimigo da igreja, Jezabel (I Rs 16). Ela seduz os servos de Deus a praticarem prostituio e sacrifcio a dolos. Foi Jezabel, que levou a Israel a adorar baal. Se a idolatria foi introduzida em Prgamo, agora o problema maior, pois o prprio Deus foi substitudo. A igreja catlica romana surge em Prgamo pelo ano 300 e se solidifica em Tiatira, com a introduo de Maria no status me de Deus. Na prtica a maioria absoluta dos catlicos adora e intercede Maria e no Cristo. Deus nunca reconhece como legtimo o casamento entre seu povo e os gentios, como Jezabel era uma gentia, sua unio era prostituio e no casamento e o resultado da prostituio idolatria. Jezabel reclama para si o direito de ensinar e pregar. A mulher pregando, tendo o que dizer, Tiatira, pois no est submissa a Cristo, que a Palavra de Deus encarnada, somente Ele tem o que falar. Jezabel foi a nica mulher que matava os profetas em Israel e na histria da igreja vemos quantos profetas e cristos verdadeiros morreram nas mos da inquisio Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espritos de Deus e as sete estrelas: Conheo as tuas obras, que tens nome de que vives e ests morto. S vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque no tenho achado ntegras as tuas obras na presena do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se no vigiares, virei como ladro, e no conhecers de modo algum em que hora virei contra ti. Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que no contaminaram as suas vestiduras e andaro de branco junto comigo, pois so dignas. O vencedor ser assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrrio, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. Ap 3:1-6 Sardes Significa: os remanescentes. Sardes a reao de Deus Tiatira, o reavivamento da igreja. Um destes remanescentes foi Lutero. A reforma foi um incio de Sardes, mas no consumou aquilo que Deus queria, por isto disse que suas obras no eram perfeitas. Na verdade os avivamentos foram reaes de Deus a posio de Prgamo e Tiatira. Mesmo aps uma reao,

Sardes por no ter suas obras perfeitas, ou avanava ou retornaria para Tiatira ou Prgamo e temos que considerar que a situao de uma igreja com sacerdcio profissional contaminou at mesmo a reforma. As primeiras igrejas aps a reforma tiveram forte ligao com o estado, ou seja, eram to estatais quanto a igreja catlica. Assim foi com os Luteranos na Alemanha, com os anglicanos na Inglaterra. Nesta poca j havia remanescentes surgindo dentro das igrejas estatais, como os anabatistas, os valdenses, os puritanos, entre outros e que foram perseguidos e mortos tanto pelos catlicos como pelos protestantes nos pases em que possuam ligao com o estado. inegvel que Deus abenoou diversas vezes Sardes com avivamentos, mas os homens tendem a querer tornar estas experincias exclusivas e no promovem o que Deus deseja, que consolida o resto que estava para morrer, desta forma, eles querem conter a bno limitando ela a um grupo ou a uma idia. Pare entendermos, como se as denominaes fossem uma taa onde Deus derramaria seu Esprito. Com o passar do tempo e sem mais o Esprito, as denominaes passam a contender entre si para saber qual a melhor taa! O erro de Sardes no entender que o reavivamento mandado por Deus no para nosso benefcio, mas para fazer a igreja retornar para o princpio, mas para isto muito das estruturas existentes teriam que ser abaladas, o que acaba no ocorrendo. Ao anjo da igreja em Filadlfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ningum fechar, e que fecha, e ningum abrir: Conheo as tuas obras - eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ningum pode fechar - que tens pouca fora, entretanto, guardaste a minha palavra e no negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que so da sinagoga de Satans, desses que a si mesmos se declaram judeus e no so, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus ps e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverana, tambm eu te guardarei da hora da provao que h de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ningum tome a tua coroa. Ao vencedor, f-lo-ei

coluna no santurio do meu Deus, e da jamais sair; gravarei tambm sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalm que desce do cu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. Ap 3:7-13 Filadlfia significa: amor fraternal. a igreja que retorna a doutrina dos apstolos. Das igrejas apenas Esmirna e Filadlfia no foram repreendidas. Filadlfia alm de no ser repreendida, ela louvada. Somente existe Filadlfia quando os nicolatas desaparecem, ou seja, quando a classe mediadora de ministrios especiais substituda pelo sacerdcio dos santos. Qual foi a primeira vez que isto aconteceu? Em 1825 na Irlanda, um grupos de irmos passaram a se reunir sem qualquer bandeira sobre eles, praticavam simplesmente aquilo que estava em Atos. Eles recebiam calorosamente todos que viessem estar com eles, independente da denominao que fizessem parte. Foi nesta poca que restauraram entre eles a identificao de cristos. Este grupo foi chamado de movimento dos irmos. Muitos protestantes histricos abriram mo de seu status e se juntaram a eles nesta poca, entre eles John Nelson Darby. Do ponto de vista de restaurao o movimento dos irmos foi mais alm do que a reforma, entretanto por no estarem vinculados ao poder poltico tinham pouca fora, o resultado disto foi a perseguio de muitos que abraaram a simplicidade do evangelho e a disperso dos irmos. O perigo que vemos para Filadlfia no est em conquistar algo, mas no retrocesso, e isto acabou acontecendo, aps 20 anos o movimento dos irmos de dividiu em dois grandes grupos, os exclusivos e os abertos e podemos dizer que ainda hoje esta diviso existe nas mais diferentes nuances dos chamados movimentos de restaurao da igreja. Porque ocorreu este retrocesso no movimento dos irmos? Vemos que Jesus estava preocupado basicamente com duas coisas com Filadlfia: guardar o seu nome e que o amor mtuo dos irmos se mantivesse aceso. Inferimos que o amor se apagou e quando isto ocorre os comportamentos do lugar a preocupaes exacerbadas com detalhes, levando ao legalismo e a diviso. Na tentativa de rejeitar a unidade terrena e estatal da igreja catlica, o movimento dos irmos enfatizaram uma unidade espiritual nos cus, sem sentido prtico aqui na terra, tornando a unidade desejada por Jesus expressa em Joo 17 apenas idealista.

O que vemos hoje o resultado desta falha, pois enquanto os abertos estabeleceram como limite a congregao (menor que a cidade), os exclusivos estenderam sua esfera de ao alm dos limites das cidades. Uma igreja para vrias cidades ou vrias igrejas em uma mesma cidade, ambas no so ordenadas por Deus. Ao anjo da igreja em Laodicia escreve: Estas coisas diz o Amm, a testemunha fiel e verdadeira, o princpio da criao de Deus: Conheo as tuas obras, que nem s frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque s morno e nem s quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e no preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu s infeliz, sim, miservel, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que no seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colrio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. S, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como tambm eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. Ap 3:14-22 Laodicia Significa: Justia do povo - Laos (povo) e edikea (costumes). O grande erro de Laodicia foi substituir o ministrio dos santos orientado pelo Esprito Santo pelo ministrio da maioria. Na falta do Esprito Santo, os costumes e opinies da maioria se sobrepujam e se estabelece uma democracia na igreja. Dizer que Laodicia morno, significa que pode estar cheia de conhecimento, mas carente de poder. Filadlfia cada gera Laodicia. A histria nos mostra que muitos proeminentes protestantes, entre eles Scofield, receberam ensino do movimento dos irmos. O conhecimento da palavra e a auto suficincia tornou os irmos presunosos. Este se tornou seu principal pecado: o orgulho espiritual. Quando nos colocamos em posio de no querer ouvir e receber de pessoas ou grupos que consideramos com

menor viso que ns, podemos crer que nos tornamos Laodicia. Paulo disse: aquele que julga saber alguma coisa, ainda no aprendeu como convm saber e mais: o saber ensoberbece, mas o amor edifica. A face de Moiss brilhava, mas ele prprio no tinha conscincia disto, todo aquele que sabe que sua face est brilhando, perder o brilho dela. Pedro diz que a f deve ser provada, o ouro provado pelo fogo (I Pe 1:7). Muitas vezes a doutrina o resultado da transmisso do pensamento de um para o outro, por isto precisamos colrio, pois precisamos ver por ns mesmos. No devemos nos superestimar achando que estamos livres de abraar um destes inimigos da igreja. Os erros se instalam tal qual aconteceu em feso, primeiro comeamos a praticar algo errado, depois passamos a defender doutrinariamente nossas posies como verdades absolutas. Considerando que estas cartas possuem um cunho extremamente prtico, devemos ter em mente que nosso alvo sair de Laodicia e voltarmos para Filadlfia, para isto, o amor fraternal tem que ser restaurado em sua plenitude. Somente com amor fraternal legtimo e ardente (I Pe 1:22) o servio dos santos e as mutualidades sero uma realidade na igreja e poderemos esperar para sermos coluna no santurio de Deus. Carlos Augusto Out/2010

You might also like