You are on page 1of 7

Teatro: O vendedor de sonhos

Cena I
Personagens: vendedor de sonhos, Jlio Csar. A cena comea com a personagem em palco, as cortinas abrem e v-se algum emocionalmente perturbado com uma pistola apontada cabea, respira ofegante, profunda e ritmadamente. (10 segundos para se criar um clima tenso, dramtico e srio). Do pblico levanta-se o vendedor de sonhos, mal vestido, com a maior naturalidade sobe ao palco e senta-se. J.C.- (gritando). V-se embora, seno eu mato-me! (o vendedor de sonhos ignora, e com a sua continua tranquilidade tira uma sandes do bolso, vai comendo enquanto assobia uma msica alegre, Jlio aos berros). Pare com essa msica. Vou disparar! V.S.- (intrpido). Quer fazer o favor de no perturbar o meu jantar? (oferece um bocado da sua sandes). J.C.- Eu vou-me matar! (respira fundo e puxa o gatilho) . V.S.- (levanta-se, declama em voz alta) Seja anulado no parntese do tempo o dia em que este homem nasceu! Que na manh desse dia seja dissipado o orvalho que humedecia a relva! Que seja retida a claridade da tarde que trouxe jbilo aos caminhantes! Que a noite em que este homem foi concebido seja usurpada pela angustia! Resgate-se dessa noite o brilho das estrelas que pontilhavam o cu! Recolham-se da sua infncia os seus sorrisos e os seus medos! Anulem-se da sua meninice as suas peripcias e as suas aventuras! Risquem-se da sua maturidade os seus sonhos e pesadelos, a sua lucidez e as suas loucuras! J.C.- (indignado). Quem voc para querer assassinar o meu passado?! Que direito tem de destruir a minha infncia? Que ousadia essa? V.S.- Cuidado! Pensar perigoso, principalmente para quem quer morrer. Se quiser matar-se, no pense. (silncio, Jlio Csar mostra-se confuso, o vendedor prossegue com mais suavidade) No pense! Porque, se pensar, vai perceber que quem se mata comete mltiplos homicdios: mata-se primeiro a si, e depois, aos poucos, os que ficam. Se pensar, entender que a culpa, os erros, as decepes e as desgraas so privilgio de uma vida consciente. A morte no tem esses privilgios! (diz o nmero quatro e movimenta indignadamente a cabea) J.C.- Quem voc que. Em vez de me poupar, me confronta? Porque no me trata como um miservel doente mental, digno de pena? (aumenta o tom de voz) saia daqui! Sou um homem completamente acabado. V.S.- Quem disse que voc uma pessoa frgil ou um pobre deprimido que perdeu o prazer de viver? Ou um desprivilegeado um frustrado? Ou um moribundo que no consegue carregar peso das suas perdas? Para mim, voc no nada disso. Para mim, voc apenas um homem orgulhoso, preso na sua gaiola emocional, alienado de misrias maiores que a sua. J.C.- (baixa a arma, com a voz embargada) Quem voc para me chamar orgulhoso, um prisioneiro da minha gaiola emocional? Quem voc para dizer que estou alienado de sofrimentos maiores que os meus?! (com lgrimas, num tom mais ameno) Cala-se. No diga mais nada. Deixeme morrer em paz.

V.S.- (calmo) Eu respeito a sua dor e no posso elaborar nenhuma tese sobre ela. A sua dor nica, e a nica que voc consegue realmente sentir. Ela pertence-lhe e a mais ningum. Para mim voc tambm um ser humano corajoso, pois tenciona esmagar o seu corpo em troca de uma longa noite de sono no claustro de um tmulo! , sem dvida, uma bela iluso(para como que para dar tempo ao suicida de perceber as consequncias do seu acto.) J.C.- No vejo motivo para continuar esta merda de vida! V.S.- (com tom de voz forte e energtico) Merda de vida? Mas que ingratido! O seu corao, neste instante, deve querer rasgar o seu trax e protestar com lgrimas de sangue o extermnio da vida! (muda o tom de voz, fazendo se passar pelo corao de Jlio) No! No! Tem compaixo de mim! Eu bombeei o teu sangue incansavelmente, milhes de vezes. Supri as tuas necessidades fui teu servo sem reclamar. E agora queres calar-me, sem me dares direito de defesa? Ora eu fui o mais fiel dos escravos. E qual o meu prmio? Qual a minha recompensa? Uma morte estpida! Queres interromper a minha pulsao s para estancar o teu sofrimento. Ah! Mas que tremendo egosta que s! Quem me dera poder bombear-te coragem! Enfrenta a vida, se egocntrico! (aponta para o peito do suicida) J.C.- J me sentenceie morte. No h esperana. V.S.- J se sentenciou? Sabia que o suicdio a condenao mais injusta? Porque quem se mata executa contra si mesmo uma sentena fatal sem ao menos se dar o direito de defesa. Porque se autocondena sem se defender? Porque no se d ao direito de argumentar com os seus fantasmas, encarar as perdas e lutar contra as suas ideias pessimistas? mais fcil dizer que no vale a pena viver voc realmente injusto consigo mesmo! J.C.- Quem voc? V.S.- Quem sou eu? Como ousa perguntar que sou eu se nem sabe quem voc ? Quem voc, que procura na morte silenciar a sua existncia diante de uma plateia assombrada? (aponta para a plateia) J.C.- Eu? Quem sou eu? Sou um homem que em poucos momentos deixar de existir. E j no saberei quem sou e o que fui. V.S. Pois eu sou diferente de si. Porque voc parou de se procurar a si mesmo. Tornou-se um deus. Enquanto eu diariamente me pergunto: Quem sou? E quer saber qual a resposta que encontrei? (Jlio Csar acena com a cabea, dizendo que sim). Eu respondo se primeiro me responder. De que fonte filosfica, religiosa ou cientifica bebeu para defender a tese de que a morte o fim da existncia? Somos tomos vivos que se desintegram para nunca mais resgatar a sua estrutura? Somos apenas um crebro organizado ou temos uma psique que coexiste com o crebro e transcende os seus limites? Que mortal sabe isso? Voc sabe? Que religioso pode defender o seu pensamento se no usar o elemento da f? Que neurocientista pode defender os seus argumentos se no usar o fenmeno da especulao? Que ateu ou agnstico pode defender as suas ideias sem margem de insegurana e sem distores? (pausa) somos dois ignorantes. A diferena entre ns que eu reconheo que sou. (as cortinas fecham)

Cena II
Personagens: vendedor de sonhos, Jlio Csar, um bombeiro, um psiquiatra, uma adolescente gorda, bbado, senhora de idade (com uma bengala), um polcia, e um annimo. A cena comea com o vendedor de sonhos e Jlio Csar (ainda com a pistola) congelados boca de cena num canto do palco. Do outro lado, afastado um grupo (constitudo pelas restantes personagens menos o bbado), estes esto como que a assistir conversa entre o V.S. e J.C. entra o bbado, divertido e aos encontres a toda a gente. Bbado - (indo contra algum) hei! Atropelou-me. No v que estou na faixa da esquerda? (indo contra outro) d licena, amigo, que estou com pressa.(anda mais uns paos, tropea e apoia-se na senhor idosa, acabando por cair em cima dela.) S.I.- (tentando desenvencilhar-se dele, d-lhe uma bengalada na cabea e grita) Sai de cima, seu tarado! Bbado - (sem foras para se levantar, grita ainda mais alto) Socorro! Acudam-me! Esta velinha est a agarrar-me. (o annimo e o policia tiram-no de cima da senhora) Annimo - (emperrando o drunk) Chega para l, seu malandro. Bbado - Obrigado pessoal, pelo empuempuempurrozinho (sacode as calas) vocs salvaram-me desta (a senhora levanta a bengala ameaando) desta bonita senhora. (vai andando mais um pouco e para a olhar para o V.S. e J.C.) Estou a ver! Estou a ver o E.T. Cuidado pessoal! Ele amarelo e tem chifres. E tem uma arma nas mos! (agarra-se as pessoas com medo, mas estas soltam-se dando-lhe safanes e insultos) Que gente mal educada! S porque vi primeiro o E. T., morrem de inveja. (O vendedor de sonhos e Jlio descongelam, os outros continuam agitados e atentos conversa destes) V.S.- Porque que Darwin, nos instantes finais de sua vida, quando sofria de intolerveis nuseas e vmitos, bradava Deus meu? era ele um fraco ao clamar por Deus diante do esgotamento das suas foras? Era ele um covarde por se perturbar diante da dor e, ao aproximar-se da morte, consider-la um fenmeno antinatural, embora a sua teoria se fundamentasse em processos naturais da seleco das espcies? Porque que ocorreu um grave conflito entre a sua existncia e a sua teoria? A morte o fim ou o comeo? Nela perdemo-nos ou encontramo-nos? Ser que quando morremos, somos regurgitados da Histria como actores que nunca mais contracenam? J.C.- (pousa a arma, e baixa a cabea) No, no sei. Nunca pensei nessas questes. V.S. Trabalhamos, compramos, vendemos e construmos relaes sociais; discorremos sobre poltica, economia e cincias, mas no fundo somos crianas que brincam no teatro da existncia, sem poder alcanar a sua complexidade. Escrevemos milhes de livros e armazenamo-los em imensas bibliotecas, mas somos apenas crianas. No sabemos quase nada sobre o que somos. Somos mil milhes de meninos que, durante dcadas a fio, brincam neste deslumbrante planeta.

J.C. (ignora o V.S. e desabafa com o publico) O meu pai brincava comigo, beijava-me e chamava-me meu filho querido. (suspira) ele abandonou-me quando eu era criana, sem me dar uma explicao (pausa) Eu estava a ver um desenho animado, na sala, quando ouvi um forte estalido que vinha do seu quarto. Quando cheguei para ver o que tinha acontecido, vi que ele sangrava, cado no cho. Eu tinha apenas seis anos. E gritava sem parar, a pedir ajuda. A minha me no estava em casa. Corri para os vizinhos, mas o meu desespero era to grande que, por alguns momentos, ningum entendeu a minha crise. A vida mal comeava e j perdia a minha infncia, a minha inocncia. O meu mundo desabou. Passeis a odiar desenhos animados. No tive outros irmos. A minha me, viva e pobre, tinha de trabalhar fora; lutou como uma valente para me sustentar, mas teve um cancro e morreu quando eu tinha 16 anos. Fui criado por tios. Andava de casa em casa, sentia-me um estranho em lugares que nunca foram meus. Fui um adolescente irritadio, pouco dado s festas de famlia. Pudera: no poucas vezes, fui tratado como um empregado e tinha de me calar. (com uma certa raiva) ultrapassei todos os que gozaram comigo. Tornei-me mais culto e bem sucedido do que eles. Fui um universitrio exemplar e tornei-me um professor respeitadssimo. Fui invejado por uns e odiado por outros. Muitos me admiravam. Caseime e tive um filho, Joo marcos. Mas acho que no fui nem bom amante nem bom pai. O tempo passou, a minha mulher separou-se de mim, quando ela se foi, percebi que ainda a amava; no podia perd-la! Tentei reconquist-la, mas ela estava cansada do intelectual que nunca fora afectivo, que era pessimista, deprimido e, ainda estava falido. Deixou-me. (olha o vendedor de sonhos) V.S- (brincou suavemente) meu amigo, est metido numa grande enrascada. (Jlio Csar sorrio) sei muito bem o que perder! H momentos em que o mundo desabafa sobre ns e ningum capaz de nos compreender! (o vendedor de sonho comove-se e faz um gesto onde limpa as lgrimas) J.C- Diga-me: quem voc? (a resposta: silncio) Annimo: psiclogo? V.S. No sou! Jovem gorda: psiquiatra? V.S. No sou! Velinha filsofo? V.S. Aprecio o mundo das ideias, mas no sou. Bombeiro: um lder religioso? V.S.- No sou! Bbado Voc louco?! V.S- provvel. J.C- (confuso) Quem voc? Diga-me.

V.S Deus, quem s tu? Porque te calas diante das loucuras de alguns religiosos e no abrandas o mar de dvidas dos cpticos? Porque disfaras os teus movimentos atrs das leis da fsica e escondes a tua assinatura nos eventos que ocorrem ao acaso? O teu silencio inquieta-me!

J.C.- Eu no sei quem sou, preciso de me encontrar. Mas, por favor, insisto, quem voc? V.S- (sorri, abre bem os braos, olha o horizonte) Sou um vendedor de sonhos! Bbado Olhem o chefe dos E.T. est de braos abertos e mudou de cor. Psiquiatra (a parte) Eu sabia so da mesma laia. V.S.- (olha Jlio) sim, sou vendedor de sonhos. Annimo Como assim? que produtos vende? V.S.- eu tento vender coragem aos inseguros. Ousadia aos medrosos, alegria aos que perderam o encanto pela vida, sensatez aos incautos, crticas aos pensadores. E aos que querem pr um ponto final na vida, tento vender uma vrgula, apenas uma vrgula. J.C- Uma vrgula? (confuso) V.S- Sim, uma vrgula. Uma pequena virgula para que eles continuem a escrever a sua histria. Venha e siga-me, e eu farei de si um vendedor de sonhos. (as cortinas fecham)

Cena III
Personagens: vendedor de sonhos, Jlio Csar, um bombeiro, um psiquiatra, uma adolescente gorda, bbado, senhora de idade (com uma bengala), um policia, e um annimo. A cena comea com o vendedor de sonhos e Jlio Csar (sem a pistola) indo em direco ao do grupo (constitudo pelas restantes personagens). O polcia aproxima-se e fita o vendedor de sonhos de cima a baixo. Policia - qual o seu nome? V.S Voc no est alegre por esta pessoa ter corrigido o seu caminho? No entrou num estado de jubilo pelo facto de ela ter resgatado a sua vida? Policia Sim, claro que estou feliz por ele. V.S- Se est feliz, porque que no exterioriza a sua felicidade? Porque no lhe pergunta o nome e lhe d os parabns? Afinal de contas, a vida de um ser humano no vale mais do que este anfiteatro que nos sustenta? Policia - (fica embaraado e procura Jlio Csar) Parabns, senhor. (volta ao encontro do V.S.) Agora os seus documentos, por favor. V.S- No tenho documentos. Policia - Como assim? Toda a gente tem documentos na sociedade! Sem documentos, o senhor no tem identidade. V.S.- A minha identidade o que sou. Policia (tom agressivo) O senhor poder ser preso se no se identificar. Poder ser considerado um terrorista, um perturbador da ordem social, um psicopata. Quem o senhor? V.S- Respondo-lhe se me responder primeiro. Com que autoridade que o senhor quer penetrar nos espaos mais ntimos do meu ser? Quais so as suas credenciais para invadir as entranhas da minha psique? Policia - Sou Pedro Ferreira, chefe da polcia deste distrito (soltando orgulho e confiana). V.S. (indignado) No perguntei a sua profisso, o seu estatuto social, as suas actividades. Quero saber qual a sua essncia. Quem o ser humano que est por baixo dessa farda? (diminui o tom de voz) Qual o seu grande sonho? Policia o meu grande sonho? Bom, eu, eu (gagueja) eu o meu sonho eu V.S. Cuidado! O senhor luta pela segurana social, mas o medo e a solido so ladres que furtam a emoo mais do que perigosos delinquentes. O seu filho no precisa de um chefe policia, mas de um ombro onde chorar, um ser humano a quem possa segredar sentimentos e que o ensine a pensar. Viva esse sonho! (afasta-se do policia) Psiquiatra Quem no revela a sua identidade esconde a sua fragilidade. V.S- Acha que sou frgil? 6

Psiquiatra no sei V.S. Pois, est correcto. Sou frgil. Tenho aprendido que ningum digno de ser uma autoridade, inclusive cientifica, se no reconhece os seus limites e as suas fragilidades. Voc frgil? Psiquiatra Bem . . . V.S. Qual a linha teraputica que segue? Psiquiatra sou freudiano. V.S. Muito bem. Ento responda-me: o que mais complexo, uma teoria psicolgica, seja ela qual for, ou a mente de um ser humano? Psiquiatra Usamos as teorias para decifrar a mente humana. V.S por favor, deixe-me propor mais uma questo: pode definir uma teoria, esgotar a sua leitura, mas poder esgotar a compreenso da mente humana? Psiquiatra no mas eu no estou aqui para ser interrogado por si (com desdm) e muito menos eu, que sou um perito na mente humana. V.S. - Os profissionais de sade mental so poetas da existncia, tm uma misso esplndida, mas nunca podem colocar um paciente dentro de um texto terico, mas sim um texto dentro de um paciente. No enquadre excessivamente os seus pacientes dentro dos muros de uma teoria, caso contrario reduzir as suas dimenses. Cada doena pertence a um doente. Cada doente tem uma mente. Cada mente um universo infinito. (vira-se para o bombeiro) parabns, meu filho, pelos riscos que tem corrido por pessoas que desconhece. Voc um vendedor de sonhos. (continua a andar, virase para o psiquiatra) os loucos entendem-se! Uns tem uma loucura visvel e outros, oculta. Que tipo de loucura a sua? Psiquiatra Eu no, eu sou normal! V.S. Pois a minha visvel (continua andando, olha para o cu estende as mo) Deus me livre dos normais! ( o vendedor de sonhos faz uma roda e comeam a cantar danar com grande euforia) A cena no ia acabar assim, mas a setora cilinha disse que j tinha texto de mais.

You might also like